Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619950004&lang=es vol. 03 num. 09 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Mundo em transformação e país do presente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Avaliação de cursos e gestão do ensino de graduação em universidades: um estudo de tendência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho coloca em debate a questão da avaliação institucional de universidades, a partir da perspectiva da avaliação dos cursos de graduação. Partindo como referencia conceitual, do documento básico do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), aponta para duas metodologias de levantamento de informações para a tomada de decisão, tendo como suposto a sua complementaridade. Uma, apoiada em questionários, capta as percepções de atores no processo; a outra, baseada em dados quantitativos retirados diretamente do sistema informatizado da instituição, serve para a composição de indicadores. Argumenta-se que estudos de tendência de variáveis / indicadores, entre outras possibilidades, podem ser relevantes na constituição de um quadro de conhecimento sobre o ensino de graduação. Ao final, propõe-se uma agenda para outros tipos de estudos.<hr/>This study discusses the institutional evaluation of universities taking into account the assessment of undergraduate courses. It considers the Institutional Evaluation Program for the Brazilian Universities (PAIUB) basic document as a conceptual reference and points to two methodologies as complementary ways of getting information, helpful to the decision making process. The first, based on questionnaire, represents actors' perceptions about the process. The other, based on quantitative data, is helpful in the creation of university indicators. It argues that tendency studies of variables or indicators, among other possibilities, are relevant to a better knowledge of undergraduate courses. At the and, it proposes an "agenda" for other studies. <![CDATA[Reflexões sobre a aplicação do modelo de qualidade total ao processo de acesso ao ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho desenvolve algumas reflexões sobre a aplicação do modelo de Gestão pela Qualidade Total (GQT) no processo brasileiro de acesso ao ensino superior. O estudo adotado no país com a disponibilizada pela GQT de modo a identificarem-se as alternativas para a melhoria desse processo de acesso.<hr/>This work develop many reflexions about applications of Total Quality Management (TQM) Model in Brazilian university access. The study compare the Brazilian approach wich TQM model in order to finding alternatives for the development of this access Process. <![CDATA[Avaliação do currículo: instrumento de mudança do curso de pedagogia; a experiência da Universidade Católica de Pernambuco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta a experiência de avaliação do currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco. Trata se de uma avaliação com o caráter de pesquisa participante, inspirada no paradigma de "avaliação emancipatória". Com esta metodologia busca-se instalar um amplo e permanente debate sobre a formação do educador através de um conjunto de ações voltadas para: descrição e análise crítica da realidade do curso; construções de soluções negociadas; implantação e avaliação sistemática das soluções negociadas. Essas ações são orientadas pela concepção de avaliação como elemento propulsor de mudanças, geradas a partir da vontade política de seus principais agentes: professores e alunos. Nesse sentido, a avaliação ocupa-se com o levantamento dos principais problemas e a construção de alternativas para superá-los, na perspectiva de uma nova configuração para o Curso de Pedagogia que vai desencadear novos processos avaliativos.<hr/>This article presents the experience of the evaluation of the curriculum of the Education Course at the Catholic University of Pernambuco. It is an evaluation in the style of participant survey, inspired by the paradigm of "emancipatory evaluation". With this methodology we hope to install a wide and permanent debate on the formation of educators through a group of action; directed at: critical description and analysis of the course; construction of negotiated solutions; implementation and systematic evaluation of the negotiated solutions. These actions are oriented by the concept of evaluation as a driving element of change, generated from the political will of its principal agents: the professors and students. In this sense, the evaluation is concerned with raising the principle problems and with the construction of alternatives to overcome them, with the perspective of a new configuration for the Education Course which will unloose new evaluative processes. <![CDATA[Avaliação na gestão de organizações educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Avaliação em educação, historicamente, tem-se constituído em processamento de julgamento dos alunos, tribunal a decidir sua trajetória escolar. Os estudos sobre avaliação. Os estudos sobre avaliação, centrados nos resultados, dedicam-se as análises metodológicas, buscando fidedignidade dos instrumentos para conferir "justiça" à classificação dos alunos. Recentemente começa a ganhar espaço a avaliação institucional, marcada pela concepção positivista da medição e classificação, agora institucional. Que novos paradigmas que novos fundamentos conceituais nos levarão a superar a prática classificatória da avaliação, situando-a na investigação das causas determinantes dos resultados? As reflexões trazidas ao texto aqui apresentado exercitam a construção desses fundamentos e oferecem um ensaio de propostas de avaliação da escola.<hr/>Traditionally an educational/ evaluation has been composed by the process of judgment of the students, for the court to decide their school trajectory. The studies about the evaluation, concentrating on the results, used to concentrate on methodical analysis to get the maximum reliability of the instruments, to verify, "justified accurate", classification of the student. Recently the institutional evaluation, marked by the conception of the positive measurements and classification, is now classified as “Institutional”. May we hope now, that the new paradigms, or new conceptional fundaments, will help us to come over this practice of classificatory evaluation, located on the investigations of the results, of the determined causes? The reflections put into light in the presented text, are a construction of these fundaments and offers a trial to a new proposal of the school evaluation. <![CDATA[Políticas públicas: a necessidade de uma visão de totalidade em oposição a uma visão reducionista e fragmentada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o advento da globalização neste fim do milênio, a política do Estado mínimo e de acentuação do livre mercado - o neoliberalismo - busca expandir-se apoiada na revolução científico-tecnológica em curso, e que ora pretende crescer independente de regulamentação estatal. Ao se tomar a "mudança global" como conceito transdisciplinar, cada vez mais se faz necessária a pesquisa, no sentido de traçar o caminho revelador, não só para as ciências e humanas, como para outros co-participes, objetivando uma interdependência sincrônica. É para esta possibilidade que se pretende chamar a atenção. O objetivo é falar da esquizofrenia como fruto da divisão do mundo entre duas forças absolutamente contrapostas, mas igualmente poderosas: de um lado, o dever da globalização que nos acena, e de outro, o fantasma da fragmentação reinante, responsável não pela suposta globalização por interdependência como se propaga, mas pela competitividade ideada pela lógica própria do capitalismo na corrida do lucro. As colocações expressas envolvem conceitos de técnicas de "Comunidade Justa", Valores e Ecologia Humana, não desprezando os aspectos cognitivos da educação.<hr/>With the advent of globalization at the end of this millennium, the policy that advocates the minimal State and emphasizes the free market - the neo-liberalism - searches for expansion, based on the current scientific technological revolution that now intends to grow independent of State's regulations. Taking the "global change" as a transdisciplinary concept; research is more and more necessary to delineate the revealing path not only to the social and human sciences but also to others co-participants, objectivating a synchronic interdependence. We intend to call attention to this possibility. Our objective is to discuss schizophrenia as a product of the division of the world in two forces absolutely opposite but equally powerful: the task of globalization that summons us and, on the other hand, the phantom of the prevailing fragmentation; that is not responsible for the supposed globalization by interdependence as it is spread about; but for the competitiveness engendered by the characteristic logic of the capitalism in its search for profit. The positions that are exposed involve the concepts of a "Just Society", of Values and of Human Ecology, and they also take into account the cognitive aspects of education. <![CDATA[De Sócrates ao ciberespaço: questões em educação para o terceiro milênio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es As portas do terceiro milênio, as ciências da Educação não podem menos que exibir as marcas de uma realidade que se recém-configura: um porvir que cumpre desentranhar do legado plurívoco que acompanha a educação - e que preferimos qualificar como enigma, a reduzi-lo a mera probabilidade de um ou outro sucesso no acidentado percurso do pensamento e da prática pedagógica. Intentamos leitura que, duplamente, respeitasse a incerteza irredutível de um horizonte temporal amplo, qual seja o que se inicia com o novo século, porém, qual verdadeira hermenêutica, decriptasse alguns sinais, igualmente reais e, neste sentido, prospectivos da realidade que ora se vislumbrar. Para tal fim, estabelecemos um tríplice eixo de investigação: a herança do pensamento grego, o qual se revitaliza algum dos desígnios do discurso pedagógico o remete para antiga e decisiva questão sobre a problemática do simbólico, ínsita e prévia a qualquer discussão sobre o sujeito ou relação intersubjetiva e conceitos afins. Inobstante, um segundo eixo parece fazer o percurso inverso: colocando-nos de chofre na modernidade, deparamo-nos, não com o Topos Uranos, platônico, mas com a infosfera, de onde se produzem questionamentos que o educador não pode mais ignorar: a C8ET (Computer Based Education and Training), a aprendizagem just in time e on demand instalam conceitos novos e geram crises na tradicional relação pedagógica,transferindo, como nunca fora pensável, a possibilidade de aprendizagem para o próprio aluno - antes se transferia, na melhor das hipóteses a responsabilidade pela aprendizagem. O espaço dessa crise tem as exatas dimensões do ciberespaço. Finalmente, o terceiro eixo, tal como se nos afigura, é o institucional. Em que pese as alentadas e, por vezes, doutas discussões sobre cidadania, assistimos à lamentável ausência da reflexão sobre a norma regulamentadora deste e de outros direitos. Não existe pensamento sobre a Educação possível - presente ou futura -, seja sobre quais de suas atinências se queira, divorciado do pensamento jurídico. Reportando-nos ao Direito Constitucional, analisamos o papel do professor; à luz dos direitos e garantias individuais e coletivos, assegurados pela Carta da República, frente às recentes Emendas Constitucionais.<hr/>At the threshold of third millennium the sciences of Education cannot heal but to show the marks of a newly shaped reality: a future that has to be unearthed from the multifaceted legacy that accompanies Education - which we categorize as an enigma rather than reducing it to a mere probability of eventual success along the uneven route of pedagogic thought and practice. We undertook a reading that simultaneously considered the irreductible uncertainly of a wide temporal horizon, i.e., the one beginning with the new century, but as veritable hermeneutics, deciphered a few signals, equally real, and in this sense prospective of the reality we now wish to surmise. To that effect we chose a threefold axis of investigation, the heritage of Greek thought, which reinvigorates some of the purposes of the pedagogic rationale, at the same time referring it to the old and central issue of the problems attending upon the symbolic, inherent and previous to any discussion regarding the subject or intersubjective relation, and correlate concepts. Notwithstanding, a second axis seems to take the reverse route; if we place ourselves abruptly in modernity we come across not with Topos Uranos, platonic, but rather with infosphere, from where spring many issues educators can no longer ignore: just in lime and on demand learning generate new concepts as well as bring on crises in the traditional pedagogic relationship, handling over to the student himself - so far unsought of the possibility of learning. Previously, only the responsibility for learning was handed over, at best. The space of that crises has the exact dimensions of the cyberspace. Finally, the third axis, as we see, it is the institutional one In spite of the sizable, and at time scholarly discussions on citizenship, we can detect the regrettable lack of regulatory norms concerning not only this right but also other rights. No thought on Education is possible today or in the future, in whatever aspect - if divorced from juridical thinking. Having looked into the Constitutional Law, we analyse the teacher's role in the light of individual and collective rights and privileges warranted by the Republic's Chart, as well as in the light of the Constitutional Amendments. <![CDATA[Uma nova forma de avaliação para o 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo procura explicar a avaliação possível na escola visando o melhor desenvolvimento dos alunos sem que nota ou conceito sejam dados pelos colegas ou professores. Sistemas variados de avaliação têm sido testados e utilizados amplamente. Muitos destes enfatizam prioritariamente a aquisição de determinados conteúdos pela criança. Alguns se voltam para o desenvolvimento da criança, observando suas transformações pessoais mais do que simplesmente medindo a aprendizagem realizada ou conferindo notas a um desempenho segundo um padrão desejado. Refletindo sobre a avaliação encontramos experimentos diversos e, quando aqui pretendemos apresentar um deles, isto não significa uma imposição de um modelo, mas sim a oportunidade de uma análise crítica referente a uma prática pedagógica. Trata-se do projeto criado na Universidade de Bielefeld em 1968, quando uma equipe chefiada pelo Prof. Hartmut von Hentig iniciou os estudos que vieram a culminar com a realização da Laborschule, inaugurada em 1974. Dispomos hoje de um grande número de publicações a respeito de cada um dos aspectos da prática pedagógica, inclusive estudo de acompanhamento dos alunos egressos da Laborschule. No momento estamos interessados na avaliação e por isso fixamos nossa atenção neste aspecto. No entanto, para que uma proposta de avaliação seja realmente entendida, é preciso que de algum modo se conheça a idéia geral que inspira a Escola onde esta acontece. Em primeiro lugar, a Laborschule não está realizando experimentos com crianças. A Escola é um espaço de experiência, onde a criança está em ação. Diferente de um experimento, na Laborschule está acontecendo a concretização de uma idéia e não uma seqüência de ensaios e erros, ou seja tentativas para serem observadas. A Escola está estruturada da seguinte forma, em relação às séries anuais: Nível I - Séries 0 até 2 - Pré-Escola Nível II - Séries 3 e 4 Nível III - Séries 5 até 7 Nível IV - Séries 8 até 10 No nível I há 14 alunos em cada grupo, sob a responsabilidade de um professor com auxiliares para áreas específicas, tais como esporte e música. Há pedagogos e educadores sociais responsáveis pelas crianças no segundo turno. Para estas 3 séries há um prédio próprio. Grupos mistos por idade, sexo e condições sócio-econômicas. No nível lI os grupos são compostos por crianças da mesma idade, mantendo-se as outras diversidades. O número de alunos passa a 20 por grupo; 2 a 4 professores por turma. Início das aulas específicas, tais como língua estrangeira (Inglês). No nível III acontecem os primeiros subgrupos devido às disciplinas eletivas e a os chamados clubes de interesses. Na quinta série, ou mesmo na sétima, início da segunda língua estrangeira (Francês ou Latim). No nível IV: escolha de cursos específicos, conclusão das matérias obrigatórias, cursos eletivos, cursos práticos além da escola. Somente na décima série o aluno recebe um boletim com notas segundo o sistema usual para lhe facilitar o ingresso em diferentes escolas do segundo grau, caso ele não prossiga na Laborschule. O sistema de avaliação causa estranheza na medida em que nenhuma nota ou conceito é conferido ao aluno, exceto neste último ano escolar (décima série). A decisão por um sistema tão original surge da observação de que as chamadas notas objetivas não espelham a realidade do aluno, nem mesmo objetivamente se referem aos conteúdos de ensino. Nem os alunos, nem suas famílias ficam esclarecidas sobre o desenvolvimento ocorrido na criança. No lugar de um tradicional relatório ou boletim, existe na Laborschule um sistema de avaliação (também chamado “informações sobre o processo de aprendizagem") que mostra a biografia escolar de um aluno, seu comportamento sacia, sua aprendizagem e seu trabalho junto a uma descrição das aulas. Este novo relatório leva a uma melhor participação do que uma lista de disciplinas relacionada a uma escala de notas. Estes relatórios são importantes para os professores que os escrevem, pois levam-nos a sempre pensar sobre cada aluno individualmente, além de que oferecem um excelente material de acompanhamento da vida escolar deste aluno. Estes relatórios são importantes para os alunos e pais. Os pais não recebem listas de notas abstratas, sem conseqüências quanto à participação. Os relatórios devem levar a uma participação nas dificuldades e nos talentos, nas capacidades específicas e nos problemas pessoais tais como os professores e educadores observam, de modo que pais e seus filhos a partir destes possam ter um aconselhamento.<hr/>This article tries to explain how evaluation in a school can be possible with the aim of better developing the students without any grade or concepts given by peers or teachers. Different systems of evaluation have been largely tested and used Many of them mainly reinforce the acquisition of some subjects by the child. Some pay attention to the child's development, taking care of his personal changes more than only measuring learning or giving grades according to a desired performance. When we think about evaluation we find different experiments. Here is one of them, what is not supposed to be a pattern, but only a chance of critical analysis related to an educational practice. It is the project from the Bielefeld University In 1968 Prof. Hartmut von Hentig and his team began the studies which culminate with the opening of Laborschule in 1974. There are now a great number of publications concerning each of the aspects of the educational practice, including a follow-up study of the students from Laborschule. At the moment we are interested in the evaluation itself. In order to better understand what this project of evaluation is, one needs to know the basic ideas which inspire this school. First of all Laborschule doesn't make experiments with children. The School is a place of experience, where the child acts. It is different from an experiment because in Laborschule it is one idea that really happens, not a trial-and-error situation. The School is structured as following concerning the school years. Step I - Class 0 tilI 2 (pre-school) Step II - Class 3 and 4 Step III - Class 5 till 7 Step IV - Class 8 till 10 Step I - There are 14 children in each group under one teacher's responsibility with help of special professionals as like for sports and music. There are educational professionals who also take care of the children after lunch hour. There is a special building for these three Classes. The groups are mixed by age, sex and social conditions. Step II - Children are divided in groups by the same age. They are now 20 for each group and they have 2 to 4 teachers. They begin with new subjects, e.g. foreign language (English). Step III - The groups are divided according to the elective subjects and "interest clubs". They begin the second foreign language (French or Latin). Step IV - The students choose special subjects and the have to finish their mandatory subjects, elective subjects and off-school practice. The student gets a report with grades according to the common evaluating system only at the last class (10th) in order to permit him to enter in different high school, if he doesn't stay at Laborschule. This evaluating system sounds strange because any grade or concept is given to the student but at this last school year (10th). This was decided after the observation that the grades do not show how is the student doing at school, not even the subjects are objectively shown. Neither the children themselves, nor their families become aware about the child's development. Instead of the traditional report, there is at Laborschule an evaluating system (also called “information about the learning process”) which shows the school life of the student, his social behavior, his learning and his work with a description of the lessons. This new report brings a better participation than a list of subjects and their respective grades. These reports are important for the teachers who write them because they keep the teachers thinking about each student as an individual besides offer an excellent material to follow the school life of this student. These reports are important for the students and their parents. Parents don't receive lists of grades, without consequence concerning to participation. The reports must bring a participation in all difficulties and gifts, special capacities and personal problems as teachers and educational staff notice them, in order to give the parents and their children a guidance. <![CDATA[Trajetórias liberal e radical em defesa do sistema de ensino público no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa pretendeu identificar e discutir as contribuições que alguns educadores brasileiros deram para a elaboração de versões do que denominamos "discurso pedagógico da modernidade”. As bases sociológicas do campo pedagógico brasileiro foram construídas a partir de dois tipos de matrizes: a funcionalista e a radical. Essas matrizes são aqui consideradas as duas principais orientações de uma visão científica de educação nas versões liberal e socialista de educação. A especificidade e as demarcações entre o liberalismo e o socialismo no campo pedagógico foram identificadas por meio reconstituição e análise da produção teórica e das realizações dos seguintes educadores: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes. No processo de estruturação da sociedade e do Estado modernos há necessidade de se esclarecer os homens, prepará-los para a cidadania, o que exige destaque para a educação escolar. Desta os modelos mais acabados e testados são o francês, da campanha republicana, que inaugurou a escola pública, e o norte-americano, que concretizou a possibilidade de formação do cidadão democrático. Inspirados nesses bem sucedidos modelos, os nossos educadores liberais construíram, a partir dos anos 20, o discurso pedagógico da modernidade. Para esse discurso se legitimasse e penetrasse na sociedade brasileira, em trânsito da ordem patrimonial e tradicional para a moderna, os educadores tiveram que enfrentar uma luta sem tréguas contra os representantes do discurso pedagógico tradicional. As fileiras do discurso pedagógico tradicional, lideradas pela voz da Igreja e fortemente influenciadas pela tradição da contra reforma, foram engrossadas por empresários e políticos que não viam com bons olhos a subordinação da educação ao Estado e se sentiam ameaçados diante da possibilidade de ampliação da escola pública. A Sociologia foi ingrediente relevante do discurso pedagógico da modernidade já que, por meio dela, os educadores liberais e socialistas puderam dar a esse discurso o status científico de que necessitavam para denunciar as mazelas da educação escolar brasileira e sugerir projetos modernos. Da Sociologia, especialmente de Durkheim, os educadores liberais extraíram subsídios para escrever manifestos à nação e forjar reformas educacionais com as quais inauguraram suas intervenções na educação escolar pública. A primeira geração de educadores reformistas, nascida no campo do Direito (Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo), ocupou cargos no Estado visando criar condições para civilizar o povo e constituir uma sociedade moderna, cuja direção deveria caber a uma elite ilustrada e competente. Formados em escolas tradicionais jesuíticas, eles assimilaram conhecimentos e valores que impuseram uma reflexão crítica à sua formação original. Pela reconstituição de suas trajetórias, pode-se compreender o processo pelo qual ocorreu a sua conversão, bem como a concepção de um discurso pedagógico que se opunha à pedagogia tradicional na qual haviam sido educados. Esses educadores, que se autodenominaram Pioneiros, além de terem instituído um sistema educacional novo em relação ao então existente, foram os responsáveis pelo recrutamento e preparação de quadros capazes de dar prosseguimento aos seus ideais com verdadeiro espírito missionário. A segunda geração de educadores cujos discursos podem ser lidos como continuidade na construção da modernidade pedagógica, diferindo dos procedimentos implantados pelos seus antecessores, não lançou mão de uma instituição educacional, como a ABE, para expressar e divulgar as suas idéias. O partido político foi o veículo alternativo e mais moderno de difusão e realização de suas propostas de reforma educacional. Ao invés de se preocuparem com a divulgação de um discurso único sobre a questão da educação pública, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro promoveram e implementaram as suas propostas em partidos políticos diferentes e nitidamente marcados por visões divergentes sobre o trabalhismo e o socialismo, o que certamente acarretou um sentido diverso de pensar e de agir sobre a educação pública. A trajetória de vida desses educadores, suas idéias e realizações possibilitaram a identificação de unidades temáticas que integram o discurso pedagógico da modernidade: (1) papel da Sociologia da Educação, (2) visão da educação pública, (3) idéia de reforma, (4) significado de democracia na educação, (5) projeto de universidade, e (6) engajamento político-partidário. O quadro na página ao lado sintetiza as perspectivas liberal e socialista sobre essas temáticas. O discurso pedagógico da modernidade, que no processo educacional brasileiro se inaugurou nas reflexões que os Pioneiros produziram acerca de suas reformas e lutas pela defesa da escola pública, teve duas fases bastante distintas de formulação Ideológicas. A primeira, de conotação liberal, assentou-se no liberalismo e na atuação individual de homens como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, que instituíram no campo pedagógico um discurso em defesa da escola pública, obrigatória, laica e gratuita em todos os níveis. A segunda fase ganhou tons socialistas distintos e se difundiu pela via dos partidos políticos de tradição varguista e/ou trabalhista. A análise da opção político-partidária e da visão educacional de Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes permite vislumbrar uma nova configuração no discurso pedagógico da modernidade, com destaque para o papel desempenhado pelo partido político como agente responsável por transformações nos campos social e educacional. Pode-se detectar algumas diferenças entre os projetos socialistas do PDT e do PT. O projeto educacional do PDT prioriza a escola pública fundamental de tempo integral, preocupando-se em dar à c/asse trabalhadora escolaridade elementar e condições de saúde que lhe permitam se inserir no meio urbano, com domínio sobre os signos da modernidade. No PT a proposta educacional ganhou cunho mais sócio-filosófico, pois, na visão de Florestan, a educação e a “auto-emancipação coletiva dos trabalhadores colocam-se como co-determinantes de uma relação recíproca mediada pela escola e inspirada na função natural da c/asse trabalhadora de negar revolucionariamente a sociedade existente”. (1989, p. 147). A derrocada do socialismo real e a onda neoliberal e globalizante tendem a imprimir à tese de defesa de um espaço público para a educação um sentido de projeto passado e que, segundo alguns educadores e políticos, poderá ser substituído por escolas alternativas administradas por organizações não-governamentais. Tais projetos estariam muito bem sintonizados com a proposta de Estado mínimo e cada vez mais distanciados do dever de cumprimento de direitos sociais, como o de garantir educação escolar para formar cidadãos. Estamos nos deparando hoje com um projeto de educação pública que tende a substituir o sentido público/estatal da educação escolar para uma idéia de público/organizado por entidades da sociedade civil. Consideramos imprescindível e urgente lima avaliação, um balanço dos rumos que estão sendo traçados para a escola pública, sob pena de perdemos a compreensão da importância e do sentido da luta em prol do ensino público desencadeada pelos Pioneiros nos anos 30.<hr/>The research had analyzed the modem pedagogical speech created in Brazil by the thought and action of some liberal and socialist educators that had influenced the built of the educational public system between 1930 and 1990. This article presents some issues that indicate the different meanings that liberal and socialist educators had given to the modem pedagogical speech. It empathizes that whl1e the liberal educators did not agree to take part of political parties, the socialist educators assumed that without the presence of political parties they couldn’t fight for the public school. <![CDATA[Atuação do psicólogo escolar: teoria, prática e compromisso social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou a pesquisa a atuação do psicólogo escolar, considerando o desafio do referido profissional de contribuir com a instituição escolar dentro dos recursos teórico-metodológicos que possui, colocando-se efetivamente a serviço de sua clientela. Foram realizados três estudos visando analisar a atuação profissional deste psicólogo: uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura nacional e estrangeira sobre o trabalho do psicólogo na educação; uma pesquisa de campo sobre a percepção que tem a equipe de profissionais de educação sobre este profissional e um estudo comparativo dos resultados dos dois estudos anteriores. Os resultados demonstraram que a literatura internacional aponta para o psicólogo escolar uma ação ampla, integrada com a comunidade onde está inserida sua clientela, abrangendo atividades de diagnóstico, intervenção, avaliação e pesquisa a partir de uma sólida formação teórica. Por outro lado, as equipes escolares propuseram para o psicólogo escolar, ações de caráter imediatista sem considerar muitas vezes, a origem dos problemas em pauta. Há um impasse entre teoria e prática. No plano teórico foi feito o rompimento com as formas conservadoras e insuficientes para lidar com a dinâmica escolar mas no plano prático o psicólogo ainda possui para trabalhar uma bagagem de conhecimentos que não o instrumentaliza satisfatoriamente. Desta forma, é necessário rever a Universidade para que ela possa preparar recursos humanos que efetivamente atendam às necessidades do meio escolar.<hr/>This research involves the performance of the school psychologist considering his challenge in helping students and schools using his theoretical and methodological resources. The results demonstrated that international literature showed a wide action to the school psychologist; a work integrating the community school and family where is included the diagnosis, intervention, evaluation, and research. In order to achieve this goal it is recommended a consistent theoretical knowledge. In another way the school staff indicated a poor action to the school psychologist. Teachers and pedagogical consultants assign problems resolution to this professional without considering their origins. All data analysed showed that there is a clear contradiction between theory and practice. <![CDATA[Sistema de medición de calidad de la educación el caso chileno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou a pesquisa a atuação do psicólogo escolar, considerando o desafio do referido profissional de contribuir com a instituição escolar dentro dos recursos teórico-metodológicos que possui, colocando-se efetivamente a serviço de sua clientela. Foram realizados três estudos visando analisar a atuação profissional deste psicólogo: uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura nacional e estrangeira sobre o trabalho do psicólogo na educação; uma pesquisa de campo sobre a percepção que tem a equipe de profissionais de educação sobre este profissional e um estudo comparativo dos resultados dos dois estudos anteriores. Os resultados demonstraram que a literatura internacional aponta para o psicólogo escolar uma ação ampla, integrada com a comunidade onde está inserida sua clientela, abrangendo atividades de diagnóstico, intervenção, avaliação e pesquisa a partir de uma sólida formação teórica. Por outro lado, as equipes escolares propuseram para o psicólogo escolar, ações de caráter imediatista sem considerar muitas vezes, a origem dos problemas em pauta. Há um impasse entre teoria e prática. No plano teórico foi feito o rompimento com as formas conservadoras e insuficientes para lidar com a dinâmica escolar mas no plano prático o psicólogo ainda possui para trabalhar uma bagagem de conhecimentos que não o instrumentaliza satisfatoriamente. Desta forma, é necessário rever a Universidade para que ela possa preparar recursos humanos que efetivamente atendam às necessidades do meio escolar.<hr/>This research involves the performance of the school psychologist considering his challenge in helping students and schools using his theoretical and methodological resources. The results demonstrated that international literature showed a wide action to the school psychologist; a work integrating the community school and family where is included the diagnosis, intervention, evaluation, and research. In order to achieve this goal it is recommended a consistent theoretical knowledge. In another way the school staff indicated a poor action to the school psychologist. Teachers and pedagogical consultants assign problems resolution to this professional without considering their origins. All data analysed showed that there is a clear contradiction between theory and practice. <![CDATA[Vestibular discursivo da UNICAMP: um espaço de interação entre a universidade e a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou a pesquisa a atuação do psicólogo escolar, considerando o desafio do referido profissional de contribuir com a instituição escolar dentro dos recursos teórico-metodológicos que possui, colocando-se efetivamente a serviço de sua clientela. Foram realizados três estudos visando analisar a atuação profissional deste psicólogo: uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura nacional e estrangeira sobre o trabalho do psicólogo na educação; uma pesquisa de campo sobre a percepção que tem a equipe de profissionais de educação sobre este profissional e um estudo comparativo dos resultados dos dois estudos anteriores. Os resultados demonstraram que a literatura internacional aponta para o psicólogo escolar uma ação ampla, integrada com a comunidade onde está inserida sua clientela, abrangendo atividades de diagnóstico, intervenção, avaliação e pesquisa a partir de uma sólida formação teórica. Por outro lado, as equipes escolares propuseram para o psicólogo escolar, ações de caráter imediatista sem considerar muitas vezes, a origem dos problemas em pauta. Há um impasse entre teoria e prática. No plano teórico foi feito o rompimento com as formas conservadoras e insuficientes para lidar com a dinâmica escolar mas no plano prático o psicólogo ainda possui para trabalhar uma bagagem de conhecimentos que não o instrumentaliza satisfatoriamente. Desta forma, é necessário rever a Universidade para que ela possa preparar recursos humanos que efetivamente atendam às necessidades do meio escolar.<hr/>This research involves the performance of the school psychologist considering his challenge in helping students and schools using his theoretical and methodological resources. The results demonstrated that international literature showed a wide action to the school psychologist; a work integrating the community school and family where is included the diagnosis, intervention, evaluation, and research. In order to achieve this goal it is recommended a consistent theoretical knowledge. In another way the school staff indicated a poor action to the school psychologist. Teachers and pedagogical consultants assign problems resolution to this professional without considering their origins. All data analysed showed that there is a clear contradiction between theory and practice. <![CDATA[Integração interestadual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou a pesquisa a atuação do psicólogo escolar, considerando o desafio do referido profissional de contribuir com a instituição escolar dentro dos recursos teórico-metodológicos que possui, colocando-se efetivamente a serviço de sua clientela. Foram realizados três estudos visando analisar a atuação profissional deste psicólogo: uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura nacional e estrangeira sobre o trabalho do psicólogo na educação; uma pesquisa de campo sobre a percepção que tem a equipe de profissionais de educação sobre este profissional e um estudo comparativo dos resultados dos dois estudos anteriores. Os resultados demonstraram que a literatura internacional aponta para o psicólogo escolar uma ação ampla, integrada com a comunidade onde está inserida sua clientela, abrangendo atividades de diagnóstico, intervenção, avaliação e pesquisa a partir de uma sólida formação teórica. Por outro lado, as equipes escolares propuseram para o psicólogo escolar, ações de caráter imediatista sem considerar muitas vezes, a origem dos problemas em pauta. Há um impasse entre teoria e prática. No plano teórico foi feito o rompimento com as formas conservadoras e insuficientes para lidar com a dinâmica escolar mas no plano prático o psicólogo ainda possui para trabalhar uma bagagem de conhecimentos que não o instrumentaliza satisfatoriamente. Desta forma, é necessário rever a Universidade para que ela possa preparar recursos humanos que efetivamente atendam às necessidades do meio escolar.<hr/>This research involves the performance of the school psychologist considering his challenge in helping students and schools using his theoretical and methodological resources. The results demonstrated that international literature showed a wide action to the school psychologist; a work integrating the community school and family where is included the diagnosis, intervention, evaluation, and research. In order to achieve this goal it is recommended a consistent theoretical knowledge. In another way the school staff indicated a poor action to the school psychologist. Teachers and pedagogical consultants assign problems resolution to this professional without considering their origins. All data analysed showed that there is a clear contradiction between theory and practice. <![CDATA[Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361995000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivou a pesquisa a atuação do psicólogo escolar, considerando o desafio do referido profissional de contribuir com a instituição escolar dentro dos recursos teórico-metodológicos que possui, colocando-se efetivamente a serviço de sua clientela. Foram realizados três estudos visando analisar a atuação profissional deste psicólogo: uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura nacional e estrangeira sobre o trabalho do psicólogo na educação; uma pesquisa de campo sobre a percepção que tem a equipe de profissionais de educação sobre este profissional e um estudo comparativo dos resultados dos dois estudos anteriores. Os resultados demonstraram que a literatura internacional aponta para o psicólogo escolar uma ação ampla, integrada com a comunidade onde está inserida sua clientela, abrangendo atividades de diagnóstico, intervenção, avaliação e pesquisa a partir de uma sólida formação teórica. Por outro lado, as equipes escolares propuseram para o psicólogo escolar, ações de caráter imediatista sem considerar muitas vezes, a origem dos problemas em pauta. Há um impasse entre teoria e prática. No plano teórico foi feito o rompimento com as formas conservadoras e insuficientes para lidar com a dinâmica escolar mas no plano prático o psicólogo ainda possui para trabalhar uma bagagem de conhecimentos que não o instrumentaliza satisfatoriamente. Desta forma, é necessário rever a Universidade para que ela possa preparar recursos humanos que efetivamente atendam às necessidades do meio escolar.<hr/>This research involves the performance of the school psychologist considering his challenge in helping students and schools using his theoretical and methodological resources. The results demonstrated that international literature showed a wide action to the school psychologist; a work integrating the community school and family where is included the diagnosis, intervention, evaluation, and research. In order to achieve this goal it is recommended a consistent theoretical knowledge. In another way the school staff indicated a poor action to the school psychologist. Teachers and pedagogical consultants assign problems resolution to this professional without considering their origins. All data analysed showed that there is a clear contradiction between theory and practice.