Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619960001&lang=es vol. 04 num. 10 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Jubileu de prata e décimo número]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Enclaves de qualidade em universidades de massa? O Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino superior brasileiro progressivamente se massifica. Diante desta tendência, é lícito perguntar onde serão forjadas nossas elites intelectuais. Uma possível solução seria enclaves de qualidade dentro destas instituições massificadas, como faz o Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES. PET seleciona os melhores alunos dentro de instituições existentes, criando pequenos grupos onde se obtêm níveis de realizações acadêmicas muito superiores à média da instituição como um todo. O PET inspira-se diretamente em um experimento realizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Minas Gerai, a partir dos anos cinqüenta. O presente ensaio historia a criação do programa de bolsas da UFMG, e a evolução do PET. Apesar da ausência de avaliações sistemáticas, a observação de primeira mão do programa sugere que seus graduados apresentam um desempenho amplamente superior ao dos seus colegas não-bolsistas. Há também sugestão de que a presença de um programa PET tem conseqüências positivas sobre o nível de ensino da instituição. O trabalho conclui com uma discussão do futuro do programa bem como dos temas mais candentes na sua operação.<hr/>Brazilian higher education becomes increasingly massified. Under those conditions, one may ask where Brazilian intellectual leaderships will be prepared. One possible solution is to create quality enclaves inside mass institutions, as done by a program of CAPES (the Brazilian Agency for Post-Graduate Education) called PET (Special Training Program). PET selects the best students in existing institutions and keeps them full time in small groups where they work together and are expected to display an academic performance vastly superior to that of their colleagues in the larger institution. The PET program was inspired by an experiment conducted from the fifties on by the School of Economics of the University of Minas Gerais (UFMG). The essay describes the history of the fellowship program at the UFMG as well as the development of PET. Despite the absence of systematic evaluations, first hand observation of the program seems to suggest that its graduates display levels of performance vastly superior to that of their colleagues which do not participate in the program. There is also the suggestion that the presence of an on-going PET program improves the quality of teaching of the entire institution. The paper concludes discussing the future of PET; as well as some of the most critical issues in its operation. <![CDATA[A dimensão cognitiva da engenharia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Recentes contribuições do campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia têm dado ênfase à visão da tecnologia como um corpo autônomo de conhecimento, buscando uma melhor compreensão do que lhe é específico, das características próprias do conhecimento tecnológico. Neste trabalho, a partir desta caracterização, apresentamos e discutimos elementos para uma conceituação do conteúdo do conhecimento relativo à engenharia, ou seja, da dimensão cognitiva da engenharia. Em adição, abordamos as atividades da engenharia - projetação, produção e operação de artefatos - geradoras de conhecimento, com destaque para a projetação. Por último, analisamos possíveis implicações destes conceitos no ensino de engenharia.<hr/>Recent contributions from the area of social studies of science and technology have placed emphasis on the concept of technology as being an autonomous body of knowledge, which searches for a better understanding of its own specifications and for the typical characteristics of such kind of knowledge. In this paper; starting from this characterization, we present and discuss the elements used to form the concept of knowledge content relative to engineering, as to say of the cognitive dimension of engineering. In addition, we approach the engineering activities such as design, production and operation of artifacts, from where this knowledge comes, highlighting the design. At last, we analyse possible implications of these concepts on the teaching of engineering. <![CDATA[A avaliação da escola secundária no Brasil: um modelo em quatro partes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Recentes contribuições do campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia têm dado ênfase à visão da tecnologia como um corpo autônomo de conhecimento, buscando uma melhor compreensão do que lhe é específico, das características próprias do conhecimento tecnológico. Neste trabalho, a partir desta caracterização, apresentamos e discutimos elementos para uma conceituação do conteúdo do conhecimento relativo à engenharia, ou seja, da dimensão cognitiva da engenharia. Em adição, abordamos as atividades da engenharia - projetação, produção e operação de artefatos - geradoras de conhecimento, com destaque para a projetação. Por último, analisamos possíveis implicações destes conceitos no ensino de engenharia.<hr/>Recent contributions from the area of social studies of science and technology have placed emphasis on the concept of technology as being an autonomous body of knowledge, which searches for a better understanding of its own specifications and for the typical characteristics of such kind of knowledge. In this paper; starting from this characterization, we present and discuss the elements used to form the concept of knowledge content relative to engineering, as to say of the cognitive dimension of engineering. In addition, we approach the engineering activities such as design, production and operation of artifacts, from where this knowledge comes, highlighting the design. At last, we analyse possible implications of these concepts on the teaching of engineering. <![CDATA[Avaliando a construção da atitude científica do educador a partir do desempenho pedagógico-didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tenta apresentar, com base em investigação realizada, fatores intervenientes no processo de construção da atitude científica, que visa aprimorar o exercício pedagógico- didático do educador. O artigo relata, de forma sucinta, a explicitação metodológica adotada no estudo. Apresenta alguns argumentos teóricos que possibilitaram a análise e interpretação dos dados e informações da pesquisa. Salienta, como emergentes do estudo, os elementos que concorrem para que o ato educativo passe do plano teórico ao prático e vice-versa. E, finalmente, realça os pontos significativos evidenciados na experiência vivenciada.<hr/>This article, tries to present, with a support in an investigation realized intervenient elements in a process of construction of the scientific altitude, which aims to refine the educator's didactic-pedagogic exercise. The article reports, succinctly the methodology used in the study. It presents some theoric arguments that make possible the analysis and interpretation of the information of the research. It makes clear, how the emergent of the study, the elements that help to the educative action passes from the theoric plan to the practical and vice versa. And finally, it enhances the significant points evidenced in the experience realized. <![CDATA[Relação pedagógica: a dialética entre aprender e avaliar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Aprender a aprender é exatamente o que o ensino deveria perseguir e atingir porque avaliar é sempre reformular, aperfeiçoar e aprender, sendo este o ponto máximo da aprendizagem. Avaliação e aprendizagem correspondem a uma grande via de, mão dupla onde transitam todos os que passam pelo processo ensino-aprendizagem com suas competências (professores, alunos, famílias e instituições), constituindo-se a avaliação, no valor máximo da aprendizagem, pois através dela se verificará o quê e o quanto falta ser aprendido, isto é, "o ponto de contraste e confirmação de que a aprendizagem se produziu e o grau em que se produziu” (Beltrán Llera, 1993). A nova perspectiva de avaliação é mais abrangente e centrada no que os estudantes produzem, demonstram e expressam em diferentes momentos, utilizando-se de instrumentos cuidadosamente elaborados: testes escritos e orais, outras diversas formas de expressão e toda e qualquer modalidade de oportunidade ocorrida que possibilite obter resultados que ajudem professor e aluno a demonstrarem o que conseguiram ensinar e aprender. Uma avaliação qualitativa tem o objetivo de captar, em profundidade e detalhes, as experiências dos alunos. É de natureza fundamentalmente descritiva, importante na verdade, o que o aluno conseguiu saber, aprender e modificar. Completamente e acrescenta um novo e diferente enfoque de análise e julgamento que poderá e deverá enriquecer e ampliar a margem de segurança de acerto, quanto ao resultado final, tanto de parte do aluno, quanto do professor, e todos os envolvidos na prática pedagógica. Esta tendência bipolar corresponde a dois pontos que de vem se aproximar e complementar cada vez mais até tornarem-se um só. Professores e alunos devem estabelecer, em conjunto, critérios que especifiquem condutas discerníveis para ambos, explicitando conteúdo ou habilidade a serem avaliados, como também tornando claros os pontos básicos que nortearão e pontuarão os resultados pretendidos. E importante a participação dos estudantes, já que a fonte primária destes critérios é a própria experiência deles. Uma boa sugestão é a de que eles testem a compreensão destes critérios confrontando-os com situações da vida e do mundo real na prática pedagógica da qual participam. Deste modo, os alunos estariam auxiliando e interagindo com seus professores, pois há uma dialética constante nesta questão: o que o aluno deve aprender e o que o professor deve ensinar. No dia em que a avaliação for ensinada e compreendida como fonte de aprendizagem, e não só, de resultado de aprendizagem, grande parte dos problemas de repetência, fracasso, abandono ou desânimos estariam resolvidos, pois o sujeito estaria envolvido no seu processo de avaliação, dando pistas aos professores sobre como e porque não aprenderam ou aprenderam. O processo cresceria e se realizaria como deve ser: na grande avenida da Escola, em rua de mão dupla, onde toda atenção é necessária mas oferece plenas condições de tráfego e trânsito para todos, especialmente para os principais protagonistas deste artigo: professores e alunos. Outro aspecto essencial a ser considerado (Sternberg, 1992) diz respeito aos mecanismos executivos e de controle, usualmente chamados metacognição, que capacita o aluno a estudar e acompanhar todos os passos dados no sentido da aprendizagem, a fim de que ele possa ter domínio dos mesmos e os utilize toda vez que necessitar de novas aprendizagens. A metacognição é de extrema utilidade para o professor no encaminhamento dos passos a qualquer modalidade de aprendizagem e verificação das falhas desta aprendizagem, reorganizando novos passos para uma próxima avaliação e ao ensino de qualquer tópico em qualquer campo do saber ou fazer. “As ciências sociais tendem a encarar a sociedade e os seres humanos como entidades relativamente estáticas e não como sistemas complexos constantemente em modificação, sobretudo nos processes de desenvolvimento”. Nossa realidade cotidiana oferece-nos evidências desta mudança constante: as crianças se desenvolvem, muitas vezes de maneira imprevisível para os pais, professores e grupo social A geração mais nova constrói seu próprio modo de compreender o mundo, que apenas, parcialmente, acompanha o de seus pais ou da geração anterior, divergindo da compreensão destes de maneira significante e inovadora (Valsiner, 1995, p. 7). A inteligência deveria ser, e é, do interesse do público em gera, principalmente, porque todos estamos envolvidos pela questão da inteligência e suas repercussões no ângulo da família, da escola, dos companheiros e da vida profissional que atinge a cada um de nos, no que se refere a isto. Ela é conhecida pelos seus efeitos e não por ela propriamente dita, enquanto conceituação. Ao longo do tempo nos deparamos com inúmeros conceitos resultantes de diferentes pontos de vista de diversos autores que ora se assemelham, ora diferem totalmente e ora se completam, mas sem muito empenho destes estudiosos em juntar as semelhanças para reduzir as diferenças e se chegar a um crescimento. Com o exposto, queremos alertar para a necessidade de uma constante atualização dos profissionais da Educação. Autores julgam que a inteligência precisa de estímulos, que se amplia ou se estimula e estas informações devem chegar às pessoas, aos diferentes profissionais e especialmente ao professor cuja base de avaliação e julgamento, muitas vezes, recai na questão da inteligência, que é hoje vista como a soma de diferentes capacidades tais como: aprendizagem, raciocínio, memória, adaptação ao ambiente, motivação (fator motivacional), importante na expressão e no uso da inteligência (Renzulli apud Mettrau, 1995a), e o esforço. Cabe a nós, profissionais da Educação acompanhar e utilizar os resultados e os próprios processos destes estudos para atender cada vez mais e melhor à Educação e à Pessoa, pois a inteligência é somente um dos muitos e complexos capítulos do ser humano.<hr/>Learning how to learn, is exactly what teaching should aim to and achieve, because to assess is to always be reformulating, improving and learning this is the highest level of learning. Assessment and learning resemble a great two direction road where everybody passes through the teaching learning procedure, followed by their corresponding qualifying parts (teachers, students, families and institutions). The assessment, the assessment being the maximum estimate of learning because this will show what and how much has yet to be learned that is, the contrasting point and confirmation the learning has been achieved and to what extent (Beltrán Llera, 1993). The new assessment procedure is more complete and is centered on what students produce, show and manifest at different moments, making use of tools carefully built, oral and written tests, other different forms of expression and any other of fact that may help teacher and student show, what they have managed to teach and learn. A QUALITATIVE assessment aims to register the students' experience in depth and details. It is of a fundamentally descriptive nature showing the student has come to modify, to learn and to know. It completes and adds a new and different analyzing judging focus which can and should enrich and widen the rates of getting the final results right, whether it be the students' position or the teachers' and all those involved in the teaching process. This bipolar tendency corresponds to TWO POINTS that should become closer and complement each other until they become as ONE. Teachers and students should establish together the criteria specifying behavior discernible for both, explaining what contents and abilities will be assessed as well as clarifying fundamental aspects that guide and help graduate the results expected. Student participation is very important since the primary source of these criteria is their personal experience. One good suggestion would be for them to test their understanding of these criteria by comparing them to the situation in real life, and the real world of pedagogical practice in which they take part. In this way the students would be helping and interacting with their teachers, because this issue carries its own dialectics: what the student should learn and what the teacher should teach. The day when assessment begins to be taught and understood as a source of learning, and not only as the result of learning, a great part of the problems involving repeater students, flunked students, and dropouts would then be resolved because the student himself would then be involved in his/her assessment procedure, giving information to the teachers about how and why they learned or did not learn. The procedure would grow and be carried out as it should be: in the great avenue of the School on a two way direction road, where all attention available is required while at the same time it offers complete traffic facilities for every body, specially for the main characters of this article: the teachers and students. Another vital aspect to be taken in consideration (Sternberg, 1992) regards controlling and executive mechanisms, usually called metacognition which enables the student to study and follow all learning step so he may master them and apply them each time he needs to learn new procedures. Metacognition is of great value to the teacher to help in any kind of learning and in detecting any failures of this learning, reorganizing new steps for the next assessment, and to the teaching of any topic in any field of learning and doing. "Social Sciences tend to face society and human beings as relative static entities and not as complex constantly changing ones, mainly in the developing processes. Our everyday life gives evidence of this continuous change: children grow in ways unforeseeable to their parents, teachers and social group. The most recent generation creates their own way of understanding the world, who only, partially follow their parents generation or the preceding one, diverging from their comprehension in significative and innovative ways" (Vascancellos & Valsiner, 1995, p7). Intelligence should be and is of general public interest. We are involved by this issue and its effects on the family, on the school an friends, and professional life. Intelligence is known for its effects and not for itself. The course of time shows us several concepts resulting from different points of view of several writers who sometimes resemble each other, who sometimes totally diverge from each other and sometimes complement themselves, but these scholars have not strived to unify their similarities and thus achieve growth by removing their differences. We wish, with what has been said to draw attention to the fact that educational professionals need to be periodically updated. Writers believe intelligence needs stimulation; this information should be promoted and widened so as to reach different professionals, specially teachers whose bases far assessment and judgment, many times revert to the issue of intelligence, which is seen today as the sum of different skills such as: learning, thinking, remembering, adapting to the environment, motivation (motivational factor) all important far the expression and application of intelligence (Renzulli apud Mettrau, 1995a). It is our responsibility as educational professionals, to fallow and make use of the results and the procedures of the studies so as to provide better education, because intelligence is only one of the many and complex chapters of the human being. <![CDATA[Reflexões sobre a avaliação em aulas de tradução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Segundo especialistas da área da educação, a avaliação constitui tema ao mesmo tempo polêmico e relevante, consideradas suas implicações pedagógicas, psicológicas e sócio-econômicas. Observa-se, entre professores, a tendência a realizarem, sem maior reflexão, práticas avaliatórias de natureza objetivizante na busca de uma avaliação 'exata" e “justa”. Neste trabalho, faremos a crítica a esse paradigma, ao lado da qual apresentaremos algumas alternativas envolvendo interação e negociação, processos que levam em conta os sujeitos e as circunstâncias implicadas na produção dos trabalhos avaliados. Embora as reflexões a serem desenvolvidas possam ser ampliadas para qualquer situação de avaliação, trabalharemos a partir de um contexto de aulas de prática de tradução.<hr/>According to education specialists, evaluation is a topic at once controversial and relevant due to its pedagogic, psychological and socioeconomic implications. In their search for a fair and accurate evaluation, teacher tend to favour practices that are supposed/y "objective". This paper challenges this notion of objectivity and presents an alternative approach involving interaction and negotiation. These are processes that take into account the inextricable subject/object relationship and the circumstances of each piece of work to be assessed. This approach, which has been developed in the environment of translator-training courses, may be applied to evaluation of any kind. <![CDATA[Avaliação da educação, cidadania e trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa a relação da avaliação com o trabalho e a formação da cidadania. Discute a avaliação como juízo de valor e tomada de decisões. A importância da avaliação reside no processo de formação de pessoa humana visando a construção da própria cidadania. O artigo aborda a questão de trabalho como fio condutor do processo educativo e a formação do jovem para o mundo do trabalho.<hr/>This article analysis the connection between evaluation with the citizen's work and formation. Discuss the evaluation as a question of value and the decisions agreed. The importance of evaluation is in the human being formation process according to the construction of the citizen. The article treats the question of work as the main question of the education process and the teen ager's formation for the world of work. <![CDATA[A expectativa dos professores e o desempenho dos alunos da 1ª série em matemática: um estudo exploratório SAEB 2º ciclo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Sistema de Avaliação da Educação Básica avalia, por meio de levantamentos periódicos, o desempenho escolar do aluno, a competência docente e a gestão educacional em uma amostra nacional representativa de escolas, diretores, professores e alunos do ensino público. Contando com grande número de informações, permite a realização de estudos específicos que possam aprofundar algumas indicações evidenciadas pelos resultados gerais. Assim, utilizando parte dos dados coletados no SAEB 2º ciclo, este estudo visa a verificar se os professores conhecem realmente o desempenho escolar de seus alunos, se as avaliações de aprendizagem realizadas no âmbito das Unidades Escolares estão acompanhando o processo e evolução da aprendizagem dos estudantes ou se constituem apenas mera tarefa burocrática. Para isso, foi feita uma correlação entre os dados detectados no questionário "oportunidade de aprendizagem", aplicado junto a 81 professores de Matemática, da 1ª série do 1º grau das escolas da amostra do Ceará e o resultado efetivamente obtido no teste de rendimento de matemática respondido por 721 alunos desses professores. Todos os coeficientes de correlação, num total de 20 apresentaram valores próximos de zero, portanto, não significativos. Isso denota que os professores não conhecem o desempenho escolar de seus alunos e que a atividade de avaliação que está sendo realizada nas Unidades Escolares não está servindo para "classificar" corretamente, muito menos para acompanhar o processo de aprendizagem visando a detectar as falhas a fim de supera-las e corrigi-las.<hr/>The "Evaluation System of Basic Education" - SAEB, assesses, through periodic evaluations, the academic performance of students, teacher effectiveness and school management in the public education system, by means of a nation-wide representative sample of schools, school directors, teachers and students. The system makes possible, because of the information it provides, specific studies directed towards a better understanding of particular features hinted at in its global report. Thus, using part of the data collected by SAEB - 2nd assessment, this paper investigates whether teachers really know their students school performance and whether the local evaluation made in the school measure the process and evolution of the students apprenticeship or whether they are just bureaucratic tasks. For this purpose, we correlated the data gathered in the "Opportunities for Learning" question-sheet, as applied lo 81 teachers of mathematics from the first grade of the elementary school ("1st Grade") from the State of Ceará sample, and the results of 721 students of the same teachers in the test "Mathematic Performance". All the 20 correlation coefficients yielded non-significant values, dose to zero. This shows that the teachers do not know the school performance of their students and that the evaluations carried out in the school do not classify the students correctly, and even less, they do not accompany the students learning process, to detect and correct problems and to overcome difficulties. <![CDATA[Retratos de uma escolarização de elite]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta algumas questões desenvolvidas na dissertação de Mestrado - "Escola Católica e Formação das Elites. Um Projeto Conservador?" Partindo das análises de Bourdieu acerca das relações que se estabelecem entre as classes sociais e o mercado escolar; neste trabalho são abordadas especificamente as estratégias utilizadas pelas classes mais favorecidas com vistas à manutenção de sua posição social através da escola.<hr/>This article presents some of the questions developed in the dissertation"Catholic School and Élite Formation. A Conservative Project?”. Starting from Bourdieu analysis about relationships wich are establish between the social classes and school demand this work specifically enters upon strategies used by the upper classes with views on the maintenance of their social position through school. <![CDATA[Evaluación de sistemas educativos en el  Mercosur: el caso uruguayo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta algumas questões desenvolvidas na dissertação de Mestrado - "Escola Católica e Formação das Elites. Um Projeto Conservador?" Partindo das análises de Bourdieu acerca das relações que se estabelecem entre as classes sociais e o mercado escolar; neste trabalho são abordadas especificamente as estratégias utilizadas pelas classes mais favorecidas com vistas à manutenção de sua posição social através da escola.<hr/>This article presents some of the questions developed in the dissertation"Catholic School and Élite Formation. A Conservative Project?”. Starting from Bourdieu analysis about relationships wich are establish between the social classes and school demand this work specifically enters upon strategies used by the upper classes with views on the maintenance of their social position through school. <![CDATA[A UNE em tempos de autoritarismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta algumas questões desenvolvidas na dissertação de Mestrado - "Escola Católica e Formação das Elites. Um Projeto Conservador?" Partindo das análises de Bourdieu acerca das relações que se estabelecem entre as classes sociais e o mercado escolar; neste trabalho são abordadas especificamente as estratégias utilizadas pelas classes mais favorecidas com vistas à manutenção de sua posição social através da escola.<hr/>This article presents some of the questions developed in the dissertation"Catholic School and Élite Formation. A Conservative Project?”. Starting from Bourdieu analysis about relationships wich are establish between the social classes and school demand this work specifically enters upon strategies used by the upper classes with views on the maintenance of their social position through school.