Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619960002&lang=es vol. 04 num. 11 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O novo Conselho Nacional de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A abordagem etnográfica na avaliação de projetos inovadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A avaliação de projetos inovadores suscita a utilização de uma abordagem que leve em conta sua natureza dinâmica e dialética. Nesse sentido, a etnografia, por se tratar de uma abordagem de pesquisa e avaliação flexível e adaptável às especificidades do campo de estudo, muito pode contribuir para estudos avaliativos de inovações. O presente artigo apresenta os princípios, procedimentos e técnicas inerentes à avaliação etnográfica e analisa o emprego desta abordagem a partir de dois estudos de caso, um de inovação educacional e outro de inovação social. Ainda que oriundos de dois campos distintos de conhecimento, os dois casos de inovação revelam semelhanças e paralelismos no que toca à gênese de sua implementação, calcada na interação entre o "existente" e o "novo". Finalmente, argumenta-se que as avaliações conduzidas a partir da abordagem etnográfica permitem que os atores envolvidos reflitam sobre suas visões, atitudes, e práticas, e, desta forma, podem desencadear um questionamento permanente sobre a evolução da inovação em questão.<hr/>The evaluation of innovative projects calls for the adoption of an approach which takes into account its dynamic and dialectic nature. Thus, ethnography, in so far as it consists of a flexible research and evaluation approach easily adapted to field specificities, can offer a significant contribution to the evaluation of innovations. This article introduces the principles, procedures and techniques commonly applied in ethnographic valuations and resorts to two case studies - one of educational innovation and the other of social innovation - to analyze the use of this approach. Even though they belong to two different fields of studies, these cases of innovation reveal many similarities at their implementation level, based on the interaction between the "existent order" and the "new order". Finally, it is argued that evaluations conducted from an ethnographic approach foster participants' reflection over their views, altitudes and practice and set the basis for a permanent questioning about the evolution of a given innovation. <![CDATA[Escola pública de horário integral e qualidade de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Questão de qualidade de ensino nas escolas públicas de horário integral partindo do conceito de qualidade total e fundamental e qualidade emancipadora. Experiências concretas realizadas nos CIEPs CAICs, concepções daquelas escolas, servindo de base às argumentações e considerações levantadas.<hr/>Aspects that allow us to suggest a program of full time public schools based on the emancipated quality concept. It includes an explanation of the educational work realized at CIEPs and CIACs and presents the reasons why we believe in the value of that program according to the emancipated quality concept. <![CDATA[Avaliação gerencial da localização da rede de ensino público de Niterói - RJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este projeto tem como objetivos a avaliação da rede escolar pública de 1º grau de Niterói, tanto no aspecto distribuição espacial quanto na capacidade ofertada. O modelo matemático adotado foi o da P-mediana não capacitado, adotando a hipótese fundamental de que o aluno se dirige à escola mais próxima de sua residência, de forma que, ao nível macroscópico, a localização ideal é aquela que minimiza as distâncias percorridas pelo conjunto de alunos. O estudo concluiu que a atual distribuição de escolas públicas em Niterói é satisfatória, mas identificou alguma área onde a capacidade das escolas deve ser revista para mais ou menos. A pesquisa também avançou na proposta da localização ideal da rede escolar, porém esta não foi aprofundada, principalmente, pela presença maciça de alunos de outros municípios na rede escolar de Niterói, estimada em 14.953 pessoas, pois invalida o critério vizinhança casa-escola e exigiria conhecimento preciso deste fluxo, que tem motivações diversificadas.<hr/>The aim of this Master of Science thesis is the evaluation of the public school network of Niterói - RJ, in particular its spacial distribution and its capacity offered by using civil Engineering systems methodologies. The mathematical model used was the incapacitated p-median model, by adopting the basic hypothesis that the student goes to the school which is the nearest to his/her home, such as that at a macroscopic level the ideal location is one that minimizes the distances covered by the total number of students. The study concludes that the current distribution of public school in Niterói is satisfactory, but it identified some areas where the school capacities must be revised to more or lower. The research also analyzed the proposal of the ideal location of the school network; these are, however, not stated mainly by massive presence of students from other municipalities in the Niterói school network, estimated in 14.953 people, that invalidates the criterion home-school neighborhood and would require accurate knowledge of this flaw which has diversified motivations. <![CDATA[O processo de avaliação institucional numa universidade particular: curso e percurso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se refere ao processo de avaliação institucional efetuado numa universidade particular brasileira, enfocando a ideologia existente no discurso da avaliação, destacando-se assim, tanto as questões fundamentais na realização de uma avaliação participativa e democrática, como os referentes à resistência à mudança. Este relato destaca a necessidade da comunidade acadêmica e dá ênfase aos aspectos qualitativos. O percurso detonou a criação de um Núcleo de Avaliação com a finalidade de desenvolver diversos projetos de avaliação e fundir o conhecimento, adquiridos através de projetos concluídos e outros ainda em fase de conclusão. A dificuldade de conseguirmos investimentos orçamentários acoplado ao fato de numa instituição particular existirem pessoas que receiam pela perda de seus cargos/funções, tornaram mais complexa a continuidade do processo avaliativo.<hr/>This article is about an institutional evaluation process in a Brazilian private university which focus the ideology existed in the evaluation discourse, emphasizing the important elements accomplished by participative and democratic evaluation, such as resistance and change. This report detaches the need for the academic community participation and emphasizes the qualitative aspects. The trajectory stimulated the creation of an Avaliation Center with the purpose to develop many evaluation projects and to merge the knowledge required by these projects. The difficulty of obtaining financial investment associated with the fact that people are afraid to loose their position/function at the university, made the continuation of this evaluation process more complex. <![CDATA[Aplicação de modelo para avaliação da qualidade em educação: o caso de programas de pós-graduação e pesquisa em economia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Utilizando-se o modelo SERVQUAL de Parasuraman et al (1985), foi desenvolvida uma pesquisa para avaliação da qualidade de programas de pós-graduação e pesquisa em Economia, sob a ótica dos usuários. Foram avaliadas 04 instituições, sendo pesquisado um conjunto de duzentos e quatro alunos engajados em programas formais de pós-graduação. A pesquisa foi composta por uma parte qualitativa, onde foram levantados os fatores determinantes da qualidade dos referidos programas e uma parte quantitativa, quando as expectativas e percepções dos usuários foram medidas e avaliadas. Com isto, chegou-se às medidas dos chamados "hiatos da qualidade", diferenças das médias de expectativas e percepções. Para o levantamento das expectativas, pediu-se aos respondentes da pesquisa para imaginar o que seria uma "instituição excelente" no mesmo setor de atividade em que se encontravam inseridos. Concluiu-se que alguns pontos onde as discrepâncias (hiatos) entre expectativas e percepções foram mais significativos merecem tratamento especial, através de um Programa de Melhoria da Qualidade.<hr/>This paper is based on the model developed by Parasuraman, Zeithaml & Berry (1985) which is of paramount importance in the literature of services quality. Four postgraduate and research programs in Economics were evaluated according to the users' view. The qualitative research identified the determinant factors of service quality in the context of postgraduate and research programs in Economies. The quantitative research measured expectations and perceptions as well as the statistical differences between them which were called "quality gaps". Factors associated with significant gaps should be the focus of a Quality Improvement Program. <![CDATA[Cultura, educação popular e escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, em 1995, com o objetivo de discutir as relações entre a educação e a pobreza. O estudo explorou, com base das imagens forjadas por educadores e usuários da escola, a forma como esses atores avaliam e distinguem a escola do tempo parcial (escola comum) e a escola de tempo integral (CIEP) a partir de aspectos como: trabalho pedagógico, formação de professores, qualidade do ensino, sistema de avaliação, evasão e repetência, educação e cultura popular. Este último aspecto - relação entre "arbitrário cultural" (dominação) e "cultura popular" (libertação) é especialmente problematizado por meio da contribuição de pensadores da área de educação e ciências sociais.<hr/>This article the result of research placed at Rio de Janeiro on 1995, with an intention of discussing the relationships between education and poverty. The study was about how teachers and school usuaries valuate and make distinctions between partime and fulltime schools considering the following aspects: pedagogical work professional hability for teaching, educational quality, valuation, dropped out and failed, education and popular culture. The last aspect - the relationship between "cultural arbitrary" (domination) and "popular culture" (freedom) is specially established trough the contribution of people who think about education and social science. <![CDATA[A avaliação da educação, e suas implicações para a cooperação internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, em 1995, com o objetivo de discutir as relações entre a educação e a pobreza. O estudo explorou, com base das imagens forjadas por educadores e usuários da escola, a forma como esses atores avaliam e distinguem a escola do tempo parcial (escola comum) e a escola de tempo integral (CIEP) a partir de aspectos como: trabalho pedagógico, formação de professores, qualidade do ensino, sistema de avaliação, evasão e repetência, educação e cultura popular. Este último aspecto - relação entre "arbitrário cultural" (dominação) e "cultura popular" (libertação) é especialmente problematizado por meio da contribuição de pensadores da área de educação e ciências sociais.<hr/>This article the result of research placed at Rio de Janeiro on 1995, with an intention of discussing the relationships between education and poverty. The study was about how teachers and school usuaries valuate and make distinctions between partime and fulltime schools considering the following aspects: pedagogical work professional hability for teaching, educational quality, valuation, dropped out and failed, education and popular culture. The last aspect - the relationship between "cultural arbitrary" (domination) and "popular culture" (freedom) is specially established trough the contribution of people who think about education and social science. <![CDATA[Subsídios para uma avaliação de currículo: o caso do curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reformulação curricular do Curso de Pedagogia da UFG, levada a efeito em 1984 num contexto de reforma dos currículos de todos os cursos daquela universidade com vistas à implantação do regime seriado anual, ocorreu em meio a amplas discussões sobre a formação do educador que vinham acontecendo em todo o Brasil desde o final da década de 70. Constitui-se em uma reformulação pioneira no país no que tange aos cursos de Pedagogia por ter voltado toda a formação do curso para a educação básica, extinguindo as chamadas habilitações técnicas, neste caso concreto constituído pelas habilitações em Orientação Educacional, Supervisão Escolar de 1º e 2º graus e Administração Escolar de 1º e 2º graus. A reformulação não foi consensual e, desde sua implantação tem sido alvo de constantes avaliações que apontam para a necessidade de nova reformulação, na qual a direção a ser tomada continua não consensual, sendo que as manifestações quanto ao sentido que deve tomar partem dos setores que foram favoráveis à implantação do currículo atual. No entanto, em uma nova reformulação é importante interpretar o silêncio dos que foram contrários à mesma, pois este revela a existência de uma face oculta das representações que o coletivo dos professores faz do curso, que, embora não se faça presente por sua eloqüência, faz-se por sua resistência.<hr/>Goiás Federal University Pedagogy Course suffered in 1984 a curricular reformulation accomplished in middle of large discussions that had been occurred in Brazil since the end of the seventies about educator's graduation. It was carried out inside a curricular reformulation context of all courses of that University required by the implantation of an yearly serial academic schedule. In Brazil, concerning to Pedagogy courses, it was a pioneer reformulation, cause it turned the whole formation carried out by the course to basic education putting out the so-called technical habilitations, constituted in this actual case by Educational Counseling, 1st and 2nd Grades School Supervision, and 1st and 2nd Grades School Administration. That reformulation wasn't generally assented and since its implantation has been subject of repeated evaluations that indicate needs of new changes. In what these changes should consist however, there's no general assent at all. It's important to remark that in this study only people who agree to the current curriculum pass their opinion about what changes should be carried out In a new reformulation however, it's important to try to understand what does the silence of those who set their face against the current curriculum mean, cause their silence reveals the existence of a hidden face of the course representation made by the conjunct of its teachers that although is not present by its eloquence, shows its presence by its resistance. <![CDATA[Avaliação no 3º grau: um estudo exploratório a partir das concepções de professores e alunos do curso de Licenciatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reformulação curricular do Curso de Pedagogia da UFG, levada a efeito em 1984 num contexto de reforma dos currículos de todos os cursos daquela universidade com vistas à implantação do regime seriado anual, ocorreu em meio a amplas discussões sobre a formação do educador que vinham acontecendo em todo o Brasil desde o final da década de 70. Constitui-se em uma reformulação pioneira no país no que tange aos cursos de Pedagogia por ter voltado toda a formação do curso para a educação básica, extinguindo as chamadas habilitações técnicas, neste caso concreto constituído pelas habilitações em Orientação Educacional, Supervisão Escolar de 1º e 2º graus e Administração Escolar de 1º e 2º graus. A reformulação não foi consensual e, desde sua implantação tem sido alvo de constantes avaliações que apontam para a necessidade de nova reformulação, na qual a direção a ser tomada continua não consensual, sendo que as manifestações quanto ao sentido que deve tomar partem dos setores que foram favoráveis à implantação do currículo atual. No entanto, em uma nova reformulação é importante interpretar o silêncio dos que foram contrários à mesma, pois este revela a existência de uma face oculta das representações que o coletivo dos professores faz do curso, que, embora não se faça presente por sua eloqüência, faz-se por sua resistência.<hr/>Goiás Federal University Pedagogy Course suffered in 1984 a curricular reformulation accomplished in middle of large discussions that had been occurred in Brazil since the end of the seventies about educator's graduation. It was carried out inside a curricular reformulation context of all courses of that University required by the implantation of an yearly serial academic schedule. In Brazil, concerning to Pedagogy courses, it was a pioneer reformulation, cause it turned the whole formation carried out by the course to basic education putting out the so-called technical habilitations, constituted in this actual case by Educational Counseling, 1st and 2nd Grades School Supervision, and 1st and 2nd Grades School Administration. That reformulation wasn't generally assented and since its implantation has been subject of repeated evaluations that indicate needs of new changes. In what these changes should consist however, there's no general assent at all. It's important to remark that in this study only people who agree to the current curriculum pass their opinion about what changes should be carried out In a new reformulation however, it's important to try to understand what does the silence of those who set their face against the current curriculum mean, cause their silence reveals the existence of a hidden face of the course representation made by the conjunct of its teachers that although is not present by its eloquence, shows its presence by its resistance. <![CDATA[A interferência dá prática ideológica no trabalho do administrador escolar na instituição pública de ensino fundamental no município do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reformulação curricular do Curso de Pedagogia da UFG, levada a efeito em 1984 num contexto de reforma dos currículos de todos os cursos daquela universidade com vistas à implantação do regime seriado anual, ocorreu em meio a amplas discussões sobre a formação do educador que vinham acontecendo em todo o Brasil desde o final da década de 70. Constitui-se em uma reformulação pioneira no país no que tange aos cursos de Pedagogia por ter voltado toda a formação do curso para a educação básica, extinguindo as chamadas habilitações técnicas, neste caso concreto constituído pelas habilitações em Orientação Educacional, Supervisão Escolar de 1º e 2º graus e Administração Escolar de 1º e 2º graus. A reformulação não foi consensual e, desde sua implantação tem sido alvo de constantes avaliações que apontam para a necessidade de nova reformulação, na qual a direção a ser tomada continua não consensual, sendo que as manifestações quanto ao sentido que deve tomar partem dos setores que foram favoráveis à implantação do currículo atual. No entanto, em uma nova reformulação é importante interpretar o silêncio dos que foram contrários à mesma, pois este revela a existência de uma face oculta das representações que o coletivo dos professores faz do curso, que, embora não se faça presente por sua eloqüência, faz-se por sua resistência.<hr/>Goiás Federal University Pedagogy Course suffered in 1984 a curricular reformulation accomplished in middle of large discussions that had been occurred in Brazil since the end of the seventies about educator's graduation. It was carried out inside a curricular reformulation context of all courses of that University required by the implantation of an yearly serial academic schedule. In Brazil, concerning to Pedagogy courses, it was a pioneer reformulation, cause it turned the whole formation carried out by the course to basic education putting out the so-called technical habilitations, constituted in this actual case by Educational Counseling, 1st and 2nd Grades School Supervision, and 1st and 2nd Grades School Administration. That reformulation wasn't generally assented and since its implantation has been subject of repeated evaluations that indicate needs of new changes. In what these changes should consist however, there's no general assent at all. It's important to remark that in this study only people who agree to the current curriculum pass their opinion about what changes should be carried out In a new reformulation however, it's important to try to understand what does the silence of those who set their face against the current curriculum mean, cause their silence reveals the existence of a hidden face of the course representation made by the conjunct of its teachers that although is not present by its eloquence, shows its presence by its resistance. <![CDATA[Lei nº 9.131 de 24 de novembro de 1995]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências.