Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619960003&lang=pt vol. 04 num. 12 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Vetores de mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Avaliação em educação: comentários sobre desempenho e qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute melhoria de desempenho como resultado de aumentos na produtividade, na eficiência, na eficácia e na efetividade com que operam as organizações e programas no setor público, bem como melhoria de qualidade dos processos, produtos e resultados que são gerados no seu interior; restrita tal discussão aos casos de escolas e universidades ou programas de fomento à melhoria das atividades de ensino. Trata dos conceitos de "avaliação institucional”, "avaliação de desempenho" e "avaliação de qualidade". Apresenta a estrutura básica de um modelo de produção educacional que está sendo utilizado como suporte para avaliar o desempenho (produtividade, eficiência, eficácia e efetividade) e a qualidade (utilidade e relevância) em um curso, instituição, rede de instituições ou sistema de ensino, e que possibilita localizar os alvos dominantes de interesse para suporte a processos de planejamento e decisão de administradores educacionais. Inicia o relato de experimentos realizados para ilustrar a aplicação do modelo e das técnicas de pesquisa operacional utilizadas.<hr/>This paper describes the guidelines of the research on university performance evaluation that is being executed by the authors. The principal idea behind the research is to apply Data Envelopment Analysis to isolate the impacts on university performance due to improvements on management and quality. A stratified education production model is presented. Measures of performance and quality are discussed. An example is provided to illustrate the results that can be get. <![CDATA[Uma metodologia de avaliação de cursos de graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A experiência de avaliação de cursos de graduação no Brasil é incipiente e fragmentada. A avaliação de alunos ao final de curso, atual proposta do MEC é uma iniciativa importante para se conhecer a qualidade dos cursos de graduação no Brasil. Outras formas de avaliação, no entanto, podem coexistir e atender a diferentes finalidades e preocupações. Neste trabalho, apresentamos um modelo de avaliação comparativo utilizando as tradicionais variáveis de insumo (alunos, professores e infra-estrutura) e outras de resultado. Discutimos a questão da escolha e da subjetividade envolvida na ponderação dos diversos indicadores, assim como as especificidades inerentes à avaliação de cursos. O modelo foi testado para todos os cursos de Economia, Contábeis e Administração do Estado de Minas Gerais através da aplicação de um questionário e os resultados são apresentados para diversos conjuntos de ponderações. Examinamos estatisticamente se as diferentes ponderações provocam mudanças significativas no ordenamento dos cursos. Na montagem do questionário procuramos incluir questões que pudessem ser respondidas com facilidade e que fossem quantificáveis evitando-se perguntas abertas de tal forma que o processo de avaliação não exigisse uma grande mobilização de pessoas e de tempo e pudesse, portanto, ser repetido a intervalos regulares de forma a funcionar como um processo ágil de sinalização.<hr/>The experience in evaluating undergraduate courses is incipient and isolated in Brazil. Students evaluation al the end of the course, presently proposed by the Ministry of Education, is an important step for getting acquainted with the quality of undergraduate programs in the country. Other evaluation methods, however, may coexist and serve to different goals and concerns. We present a comparative evaluation model in this paper, by using traditional input variables (students, teachers, and infrastructure) and other variables of result. We discuss the question of choice and subjectivt1y involved in weighing the several indicators as well as the specificities inherent in course evaluation. The model was tested for all courses in economics, accounting, and administration in Minas Gerais, through a questionnaire application. The results for the several weighing sets are presented. Whether different weightings provoke significant changes in program organization was statistically checked. In mounting the questionnaire, we attempted to include questions that could be easily answered and quantifiable, avoiding open questions in such a way as not to require a large mobilization of people and time and that it could be repealed at regular intervals so as to function as a quick mode of signalizing. <![CDATA[Política e educação: os bastidores da LDB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da relação entre Democracia no Brasil, mais especificamente do jogo político, no interior da Câmara dos Deputados, no período compreendido entre dezembro de 1988 e maio de 1993, quando da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Projeto de Lei nº 1.258-c/88). Objetiva descerrar a cortina que envolve o palco legislativo aos olhos do homem comum, mostrando quem são os agentes desse processo, seus interesses específicos e suas táticas de ação. Procura oferecer uma visão panorâmica da movimentação no interior legislativo, buscando tomar simples e visível uma dinâmica intrincada e nem sempre tão evidente.<hr/>This article shows the relationship between education and democracy in Brazil, more specific the political game into the Chamber of Deputies covering from December 1988 to May 1993, when the Law of Directives and Bases of the National Education was made (nº1.258-c/88). The objective is disclose the fog who cover the Legislative process from the eyes of the common men, pointing out who's the political agents, yours interests and yours tactics. It's also intends to offer a global vision of the movement inside the Legislative process, changing it to simple and visible is this process was never have been before. <![CDATA[Uma abordagem interativa ou de relacionamento para a qualidade de serviços]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da relação entre Democracia no Brasil, mais especificamente do jogo político, no interior da Câmara dos Deputados, no período compreendido entre dezembro de 1988 e maio de 1993, quando da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Projeto de Lei nº 1.258-c/88). Objetiva descerrar a cortina que envolve o palco legislativo aos olhos do homem comum, mostrando quem são os agentes desse processo, seus interesses específicos e suas táticas de ação. Procura oferecer uma visão panorâmica da movimentação no interior legislativo, buscando tomar simples e visível uma dinâmica intrincada e nem sempre tão evidente.<hr/>This article shows the relationship between education and democracy in Brazil, more specific the political game into the Chamber of Deputies covering from December 1988 to May 1993, when the Law of Directives and Bases of the National Education was made (nº1.258-c/88). The objective is disclose the fog who cover the Legislative process from the eyes of the common men, pointing out who's the political agents, yours interests and yours tactics. It's also intends to offer a global vision of the movement inside the Legislative process, changing it to simple and visible is this process was never have been before. <![CDATA[Avaliação psicossocial de agricultores em processo de mudança tecnológica: um estudo comparativo no Vale do S. Francisco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de estudar as repercussões psicossociais da implantação de projetos de irrigação (PI) no Vale do São Francisco através da CODEVASF, foram comparados três projetos segundo o tempo de existência e níveis de realização econômica. Após estudo exploratório, os projetos foram avaliados por seus membros em várias esferas indo de atividades de trabalho à vida familiar. Também foram levantados critérios para considerar um PI bem sucedido, mal sucedido e a partição social. Os resultados apontaram mais mudanças para ambos os PI público, implantados há muito tempo, ainda que o mais bem-sucedido economicamente tenha apresentado posturas tradicionais em termos de objetivos de produção (subsistência), posse da terra (bem em si), relação com empresa (ambivalente) e uso de tecnologia (antiga). Ao avaliarem os PI, os agricultores enfatizaram aspectos operacionais e de qualidade de vida em contraste com o de produtividade adotado pela CODEVASF. Enfim, observou-se menos interesse por participação social além do próprio projeto.<hr/>In order to study the psychosocial repercussions in the implementation of irrigation projects (IP) in the São Francisco Valley through CODEVASF, three projects were compared according its time of existence and its levels of economic achievement. After a exploratory study the projects were evaluated by its members in many areas from work activity to familiar life. Besides were collected the criteria to consider a IP well-succeed bad-succeed and social participation. The results pointed out more change to both the IP's at a more time of implementation, despite that the more well-succeed economically showed traditional attitudes regarding goals of production (survivence), ownership of land (good in itself), relationship with enterprise (ambivalent) and use of technology (ancient). In evaluating the IP, the farmers stressed practical and quality of life aspects in contrast to that of productivity adopted by CODEVASF. Finally, we observed less interest in social participation of the three groups beyond the project in itself. <![CDATA[Projeto de capacitação de recursos humanos e fortalecimento institucional das entidades integrantes do programa de atenção a crianças e jovens em circunstâncias especialmente difíceis: uma estratégia interdisciplinar subsidiada por um processo de avaliação de impacto social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de estudar as repercussões psicossociais da implantação de projetos de irrigação (PI) no Vale do São Francisco através da CODEVASF, foram comparados três projetos segundo o tempo de existência e níveis de realização econômica. Após estudo exploratório, os projetos foram avaliados por seus membros em várias esferas indo de atividades de trabalho à vida familiar. Também foram levantados critérios para considerar um PI bem sucedido, mal sucedido e a partição social. Os resultados apontaram mais mudanças para ambos os PI público, implantados há muito tempo, ainda que o mais bem-sucedido economicamente tenha apresentado posturas tradicionais em termos de objetivos de produção (subsistência), posse da terra (bem em si), relação com empresa (ambivalente) e uso de tecnologia (antiga). Ao avaliarem os PI, os agricultores enfatizaram aspectos operacionais e de qualidade de vida em contraste com o de produtividade adotado pela CODEVASF. Enfim, observou-se menos interesse por participação social além do próprio projeto.<hr/>In order to study the psychosocial repercussions in the implementation of irrigation projects (IP) in the São Francisco Valley through CODEVASF, three projects were compared according its time of existence and its levels of economic achievement. After a exploratory study the projects were evaluated by its members in many areas from work activity to familiar life. Besides were collected the criteria to consider a IP well-succeed bad-succeed and social participation. The results pointed out more change to both the IP's at a more time of implementation, despite that the more well-succeed economically showed traditional attitudes regarding goals of production (survivence), ownership of land (good in itself), relationship with enterprise (ambivalent) and use of technology (ancient). In evaluating the IP, the farmers stressed practical and quality of life aspects in contrast to that of productivity adopted by CODEVASF. Finally, we observed less interest in social participation of the three groups beyond the project in itself. <![CDATA[Emenda Constitucional n.14 de 12 de setembro de 1996]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361996000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das disposições Constitucionais Transitórias.