Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619970001&lang=pt vol. 05 num. 14 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Os três eixos da nova lei da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Uma disciplina de metodologia científica voltada para a aprendizagem: experiência com alunos do 3º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recentes estudos têm dado ênfase à dificuldade do professor em garantir uma aprendizagem dos alunos de 3º grau e os problemas no contato face a face entre professor e alunos. Este estudo de caso aplica as técnicas utilizadas por Masetto em seu livro "Aulas Vivas" à Disciplina de Metodologia Científica ministrada na primeira fase, do segundo semestre de 1996, no Curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. São mostradas as etapas desenvolvidas desde o planejamento e definição do conteúdo da disciplina, até a discussão, aprovação e avaliação, envolvendo alunos e professor.<hr/>Recent studies have placed emphasis on the difficulty of the teacher in obtain the apprenticeship of the university students and the problems on the contact face to face between teacher and students. This case study applied the techniques utilized by Masetto in your book "Aulas Vivas" on the Scientific Methodology Class for the students of the first phasis, at second semester 1996, of the Curso de Educação Física, at Universidade do Estado de Santa Catarina. Are showed the stages developed, since the planejament and definition of the content, until the discussion, approval and valuation with teacher and students.<hr/>Recientes estudios han dado énfasis en la dificultad del profesor en garantizar el aprendizaje a los alumnos de 3º grado y a los problemas en el contado cara a cara entre profesor y alumno. Este estudio de caso aplica las técnicas utilizadas por Masetto en su libro "Aulas vivas" a la Asignatura de Metodología Científica suministrada en la primera fase, del segundo semestre de 1996, en el Curso de Educación Física de la Universidade do Estado de Santa Catarina. Son mostradas las etapas desarrolladas desde el planeamiento y definición del contenido de la asignatura, hasta la discusión, aprobación y evaluación, envolviendo a alumnos y profesor. <![CDATA[Avaliação institucional: instrumento para a melhoria da qualidade do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As instituições de ensino superior, em especial as universidades, vêm sendo cobradas nos últimos anos por maior adequação do resultado de suas atividades aos recursos que nelas são dispendidos. A crescente demanda por maior transparência, pertinência e qualidade de suas realizações, em relação à sociedade, tem relativizado o conceito de autonomia dessas instituições e de suas relações com o Estado. Por outro lado, o seu sistema organizacional, de natureza complexa, tem querido novas abordagens e proposições que visam melhor adequá-la aos desafios dos novos tipos de relações que se anunciam contemporaneamente. A avaliação institucional ganha importância como instrumento não só de prestação de contas à sociedade, como de melhoria na qualidade de suas realizações, na medida em que se apresenta como aporte ao processo decisório de sistemas educacionais (macro ou microssistemas), notadamente na escola e seus desdobramentos internos. A avaliação institucional, calcada numa metodologia mista - a avaliação interna mais a externa - ao proporcionar a criação de uma cultura da avaliação, ensejará o cumprimento de três objetivos básicos: um processo de contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico; instrumento de planejamento de gestão; e prestação de contas à sociedade.<hr/>During the last years, higher educational institutions, especially universities, are demanded to adequate the results of their activities to the resources at their disposal. An increasing search for more transparency, pertinence, and quality of their performance in relation to the society, has relativized the concept of autonomy of theses institutions, and their relation with the State. On the other hand, their complex organizational system has demanded new approaches and propositions for a better adjustment to the contemporary challenges of a new kind of relations. An institutional evaluation earns significance not only as an instrument of accountability to the society, but also to improve the quality of their services, if presented as a contribution to the decision procedures of educational systems (macro or micro systems) especially in schools and their internal displays. An institutional evaluation based on a mixed methodology - internal and external evaluation - will create an evaluation culture and therefore proportionate the accomplishment of three basic aims: a process of continuous improvement of the academic practice; an instrument for administrational planning; and accountability to the society.<hr/>En los últimos años se les pide a las instituciones de enseñanza superior, en especial a las universidades, que los resultados de sus actividades sean de acuerdo a los recursos que se les destina. La creciente demanda por la transparencia, la pertinencia y la calidad de sus tareas en relación a la sociedad han relativizado el concepto de autonomía de esas instituciones y de sus relaciones con el Estado. El complejo sistema de organización de esas instituciones, por otro lado, ha requerido nuevas formas de abordaje y propuestas destinadas a ajustarlas mejor a los desafíos de los nuevos tipos de relaciones que se presentan actualmente. La evaluación institucional se vuelve un importante instrumento, no solamente para rendir cuentas a la sociedad, pero también para mejorar la calidad de sus servicios, en la medida en que se presenta como aporte al proceso de decisiones de sistemas educacionales (macro o microsistemas) especialmente en la escuela y sus despliegues internos. La evaluación institucional, basada en una metodología mixta - la evaluación interna y la externa - al proporcionar la creación de una cultura de la evaluación, hará posible el cumplimiento de tres objetivos básicos: un proceso de continuado perfeccionamiento del desempeño académico; instrumento de planificación de gestión; y rendición de cuentas a la sociedad. <![CDATA[A autonomia das universidades públicas e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9394, de 20/12/96)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Constituição Federal, em seu artigo 207, garante às universidades autonomia didático-científica, administrativa de gestão financeira e patrimonial. A garantia assume especial relevância para as universidades públicas, dada a sua submissão às normas de Direito Público e, portanto, a todas as restrições inerentes a este regime. É a autonomia constitucional que lhes reconhece a natureza singular no campo da Administração Pública, proporcionando-lhes - em razão de sua especificidade - regime jurídico diferenciado a ser determinado. A nova LDB, contudo, em algumas de suas disposições, limita a autonomia do art. 207 da Constituição Federal, ao pretender regulamentar o conteúdo do comando constitucional, dispondo sobre o que este não dispôs. O presente artigo pretende apontar as inconstitucionalidades em que incorre a nova lei nesta matéria, especialmente em relação às universidades públicas o tema é introduzido mediante análise da autonomia universitária enquanto bem jurídico, buscando identificar sua função, significando, âmbito e limites, sob a perspectiva do Direito. A seguir, são examinadas algumas das prescrições da LDB que limitam o art. 207 da Constituição Federal, seja por restringir diretamente a autonomia das universidades, seja por possibilitar a sua restrição pelo Poder Público mantenedor.<hr/>The Federal Constitution, in its article 207, grants scientific-didactic autonomy, and financial and patrimonial self-management to universities. This grant is of great consequence especially to public universities, duo to their submission to Public Law norms, and therefore, to all restrictions inherent to this regime. It is the constitutional autonomy that acknowledges them a peculiar nature in the Public Administration field, conferring them, - on the grounds of their specifics - a distinct legal treatment, to be determined. The new LDB however, in some of its dispositions, sets limits to the autonomy granted by the constitutional 207 article, in so far as it sets out to regulate the 207 contents, dealing with situations not treated in it. The present approach aims at pointing out the unconstitutional dispositions contained in the new law, mainly in as far as public universities are concerned. The subject is introduced by means of an analysis of the university autonomy while juridical good, leading into an attempt to define its function, significance, scope and limits, under a law perspective. Following, a view on the LDB dispositions which limit the 207 article, either by directly restricting the autonomy of universities, or by enabling the sponsoring public authority to do so.<hr/>La Constitución Federal, en su artículo 207, garantiza a las universidades autonomía didáctica-científica, administrativa de gestión financiera y patrimonial. La garantía asume especial relevancia para las universidades públicas, debido a su sumisión a las normas de Derecho Público y, por lo tanto, a todas las retricciones inherentes a este régimen. Es la autonomía constitucional que les reconoce la naturaleza singular en el campo de la Administración Pública, proporcionando les en razón de su especificidad - régimen jurídico diferenciado a ser determinado. La nueva LDB, no obstante, en algunas de sus disposiciones, limita la autonomía del artículo 207 de la Constitución Federal al pretender regulamentar el contenido del comando constitucional disponiendo sobre el que este no dispuso. El presente artículo pretende apuntar las inconstitucionalidades en que incurre la nueva ley en esta materia, especialmente en relación a las universidades públicas. El tema es introducido mediante análisis de la autonomía universitaria como bien jurídico, buscando identificar su función, significando, ambito y límites, sobre la perspectiva del Derecho. A seguir, serán examinadas algunas de las prescripciones de la LDB que limitan el artículo 207 de la Constitución Federal, sea por restringir directamente a la autonomía de las universidades, sea por posibilitar a su restricción por el Poder Público mantenedor. <![CDATA[A prática avaliativa de professores de matemática no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo buscou analisar as representações de professores de matemática sobre o ensino e a avaliação desse conteúdo. Traz uma discussão teórica em torno dos impasses e possibilidades da avaliação da aprendizagem, das dificuldades que permeiam o ensino e a avaliação da matemática, bem como propostas emergentes e estudos realizados por pesquisadores, buscando a superação dessas dificuldades. Encontram-se nas considerações finais recomendações e sugestões aos professores de matemática.<hr/>This study attempts to analyze the representations of teachers of Mathematics on the teaching and evaluation of this subject. It discusses theoretically the shortcomings and possibilities of the evaluation of learning of the difficulties that permeat teaching and evaluating Mathematics as well as emergent propositions of studies done by researches who look for the overcoming of these difficulties. In the final considerations there are suggestions for teachers of Mathematics.<hr/>Este estudio buscó las representaciones de profesores de matemáticas sobre la enseñanza y la evaluación de ese contenido. Trae una discusión teórica sobre los impedimentos y posibilidades de la evaluación del aprendizaje de las dificultades que atraviesa la enseñanza y la evaluación de las matemática, bien como propuestas emergentes de estudios realizados por investigadores buscando la superación de esas dificultades. En las consideraciones finales se encuentran recomendaciones y sugestiones para los profesores de matemáticas. <![CDATA[Análise métrica de um instrumento de medida da aprendizagem através da Teoria de Respostas ao Item (TRI)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa é resultado do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos de escolas públicas do Estado do Ceará, realizado no final de 1996. O objetivo foi a estimação dos parâmetros métricos dos itens componentes do teste de português destinado aos alunos da 4° série, através da Teoria de Respostas ao Item (TRI). Utilizando-se as respostas de 17576 alunos, cuja idade média foi 12,27 anos (DP= 1,94), estimou-se a dificuldade e a discriminação dos 25 itens componentes do teste de português através do modelo logístico de dois parâmetros, determinando-se, também, as curvas características dos itens (CCI' s) e do teste (CCT).<hr/>This research is the result of evaluation of learning process of students in public schools in the state of Ceará. It was carried out towards the end of 1996. The objective was to estimate the metric parameters of the items components of a portuguese test destinated for the students of the 4th year of primary school, using the Item Response Theory (IRT). Analysing the answers of 17576 students with an average age of 12,27(DP= 1,94), tile difficulty and discrimination of the 25 items on the portuguese test were estimated by using the logistic model of two parameters. The items characteristic curves (ICC's) and those of the test (TCC) were also estimated.<hr/>Este estudio es resultado del proceso de evaluación del aprendizaje de los alumnos de escuelas públicas del Estado do Ceará, realizado a finales de 1996. El objetivo fue la estimación de los parámetros métricos de los ítems que componen el test de portugués destinada a los alumnos del 4° curso, a través de la Teoría de Respuestas al Item (TRI). Utilizándose las respuestas de 17576 alumnos, cuya edad media fue 12,27 años (DP= 1,94), se estimó la dificultad y la discriminación de los 25 items que componen el test de portugués a través del modelo logístico de dos parámetros, determinándose, también, las curvas características de los items (CCI's) y dei test (CCT). <![CDATA[Avaliação da musicalização infantil na creche Bertha Lutz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa é resultado do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos de escolas públicas do Estado do Ceará, realizado no final de 1996. O objetivo foi a estimação dos parâmetros métricos dos itens componentes do teste de português destinado aos alunos da 4° série, através da Teoria de Respostas ao Item (TRI). Utilizando-se as respostas de 17576 alunos, cuja idade média foi 12,27 anos (DP= 1,94), estimou-se a dificuldade e a discriminação dos 25 itens componentes do teste de português através do modelo logístico de dois parâmetros, determinando-se, também, as curvas características dos itens (CCI' s) e do teste (CCT).<hr/>This research is the result of evaluation of learning process of students in public schools in the state of Ceará. It was carried out towards the end of 1996. The objective was to estimate the metric parameters of the items components of a portuguese test destinated for the students of the 4th year of primary school, using the Item Response Theory (IRT). Analysing the answers of 17576 students with an average age of 12,27(DP= 1,94), tile difficulty and discrimination of the 25 items on the portuguese test were estimated by using the logistic model of two parameters. The items characteristic curves (ICC's) and those of the test (TCC) were also estimated.<hr/>Este estudio es resultado del proceso de evaluación del aprendizaje de los alumnos de escuelas públicas del Estado do Ceará, realizado a finales de 1996. El objetivo fue la estimación de los parámetros métricos de los ítems que componen el test de portugués destinada a los alumnos del 4° curso, a través de la Teoría de Respuestas al Item (TRI). Utilizándose las respuestas de 17576 alumnos, cuya edad media fue 12,27 años (DP= 1,94), se estimó la dificultad y la discriminación de los 25 items que componen el test de portugués a través del modelo logístico de dos parámetros, determinándose, también, las curvas características de los items (CCI's) y dei test (CCT). <![CDATA[Fórum educação, cidadania, sociedade: avaliação do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa é resultado do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos de escolas públicas do Estado do Ceará, realizado no final de 1996. O objetivo foi a estimação dos parâmetros métricos dos itens componentes do teste de português destinado aos alunos da 4° série, através da Teoria de Respostas ao Item (TRI). Utilizando-se as respostas de 17576 alunos, cuja idade média foi 12,27 anos (DP= 1,94), estimou-se a dificuldade e a discriminação dos 25 itens componentes do teste de português através do modelo logístico de dois parâmetros, determinando-se, também, as curvas características dos itens (CCI' s) e do teste (CCT).<hr/>This research is the result of evaluation of learning process of students in public schools in the state of Ceará. It was carried out towards the end of 1996. The objective was to estimate the metric parameters of the items components of a portuguese test destinated for the students of the 4th year of primary school, using the Item Response Theory (IRT). Analysing the answers of 17576 students with an average age of 12,27(DP= 1,94), tile difficulty and discrimination of the 25 items on the portuguese test were estimated by using the logistic model of two parameters. The items characteristic curves (ICC's) and those of the test (TCC) were also estimated.<hr/>Este estudio es resultado del proceso de evaluación del aprendizaje de los alumnos de escuelas públicas del Estado do Ceará, realizado a finales de 1996. El objetivo fue la estimación de los parámetros métricos de los ítems que componen el test de portugués destinada a los alumnos del 4° curso, a través de la Teoría de Respuestas al Item (TRI). Utilizándose las respuestas de 17576 alumnos, cuya edad media fue 12,27 años (DP= 1,94), se estimó la dificultad y la discriminación de los 25 items que componen el test de portugués a través del modelo logístico de dos parámetros, determinándose, también, las curvas características de los items (CCI's) y dei test (CCT).