Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619970002&lang=es vol. 05 num. 15 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A verdadeira hierarquia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Crer para ver: novos caminhos para a avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A contribuição da educação nas indústrias inovadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo é investigar as relações entre educação formal e inovações tecnológicas na indústria de transformação. Será que os ambientes de trabalho mais dinâmicos e inovadores estão demandando e remunerando melhor os trabalhadores de maior nível de educação? A hipótese central-testada na região de alta tecnologia da Baía de San Francisco, na Califórnia - é de que os rendimentos médios dos trabalhadores da indústria eletrônica de determinado nível de escolaridade são significativamente mais elevados do que os rendimentos da correspondente categoria de trabalhadores nos setores tradicionais da indústria manufatureira. A evidência empírica analisada por modelos de regressão confirma esta expectativa, indicando, ademais, que as diferenças salariais entre as indústrias dinâmicas e tradicionais são maiores para os trabalhadores com curso superior completo.<hr/>The objective of this study is to investigate the relationship between formal education ans technological innovation in the manufacturing industry. Are the dynamic and innovating work environments requiring and paying higher wages to the more educated workers? The central hypothesis - tested in the high technology region of San Francisco Bay, California -is that the average earnings of workers with more years of schooling are significantly higher in the electronics industry than in the traditional industries. The empirical evidence fron regression models confirms this expectation, and indicates that the wage differential between dynamic and traditional industries are higher for the workers with four years of college.<hr/>El objetivo del estudio es investigar las relaciones entre educación formal e innovaciones tecnológicas en la industria de transformación. Será que los ambientes de trabajo más dinámicos e innovadores están demandando y remunerando mejor a los trabajadores de mayor nivel de educación ? La hipótesis central-testada en la región de alta tecnología de la Bahía de San Francisco, en California- es de que los rendimientos medios de los trabajadores de la industria electrónica de determinado nivel de escolaridad son significativamente más elevados que los rendimientos de la correspondiente categoría de trabajadores en los sectores tradicionales de la industria manufacturera. La evidencia empírica analizada por modelos de regresión confirma esta espectativa, indicando, además, que las diferencias salariales entre las industrias dinámicas y tradicionales son mayores para los trabajadores con curso superior completo. <![CDATA[Estruturas acadêmicas corporativas: desafio para o planejamento estratégico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisa a questão do planejamento estratégico nas universidades a partir do princípio de que as mesmas - diferentemente das organizações empresarias - são instituições complexas e de perfil pouco definido. Reconhece que não basta à universidade definir sua missão, suas metas, seus objetivos, ignorando os segmentos que a compõem, em especial o corpo docente, que - sendo seu principal interlocutor - é formado por profissionais que trabalham na diversidade e no pluralismo de idéias e áreas do saber. Detectando o corporativismo nas universidades, a autora reconhece - assim - que a implantação do plane;amento estratégico requer conhecimento técnico e decisão política para pensar a universidade: como uma grande corporação que se mobiliza para defender o que lhe é legítimo: o ensino, a pesquisa, a extensão, a participação e a autonomia na busca da excelência acadêmica.<hr/>The actual study analyses the question of strategic planning in Universities, from a starting point that they - differently than entrepreneurial organizations - are complex institutions with a profile not well defined. I recogne that it is not enough for the University to define its mission, goals and objectives ignoring the departments that composes itself, specially the Faculty that - being its main spokesperson - is formed by professionals that work in the diversity and pluralism of ideas and areas of knowledge. Detecting the corporativism in Universities, the author recognizes that the implantation of strategic planning requires technical knowledge and political decision, in order to consider the University as a large corporation that mobilizes itself to defend of what is legitimale: the teaching, the research, the extension, the participation and the autonomy in the search of Academa Excellence.<hr/>El presente estudio analiza la cuestión del planeamiento estratégico en las universidades a partir del principio de que las mismas - diferentemente de las organizaciones empresariales- son instituciones complejas y de perfil poco definido. Reconoce que no basta a la universidad definir sus misiones, sus metas,.sus objetivos ignorando los segmentos que la componen, en especial el cuerpo docente que - siendo su principal interlocutor- está formado por profesionales que trabajan en la diversidad yen el pluralismo de ideas y áreas del saber. Detectando el corporativismo en las universidades, la autora reconoce que la implantación del planeamiento estratégico requiere conocimiento técnico y decisión política para pensar la universidad como una gran corporación que se mobiliza para defender lo que le es legítimo: la enseñanza, el estudio, la participación y la autonomía en la busqueda de la excelencia académica. <![CDATA[La recepción de Pestalozzi em lãs sociedades latinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho analisa a influência de Pestalozzi na Iberoamérica na segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, tratando dos problemas de recepção e apropriação de idéias segundo diferentes enfoques e os diversos contextos dos países receptadores. O estudo revela que a divulgação dos preceitos de Pestalozzi na América Latina por vezes se fez através de obras de outros autores, como Herbert Spencer, e que sua influência ocorreu preferencialmente via Estados Unidos e Espanha.<hr/>The author analyses the influence of Pestalozzi in Latin America during the second half of the XIXth century and the first decades of the XXth one. He discusses the problems of receiving and adopting ideas using different approaches in accordance with the diverse contexts of the receiving countries. The study reveals that the diffusion of Pestalozzi principles in Latin America has occurred through the writings of other authors such as Herbert Spencer and, very often via USA and Spain.<hr/>EI presente trabajo ana/iza la influencia de Pestalozzi en Iberoamérica en la segunda mitad del siglo XIX y en las primera décadas del siglo XX, tratando los problemas de recepción y apropiación de ideas según diferentes enfoques y los diversos contextos de los países receptores. El estudio revela que la divulgación de los preceptos de Pestalozzi en América Latina algunas veces se hizo através de obras de otros autores, como Herbert Spencer y que su influencia ocurrió preferentemente vía Estados Unidos y España. <![CDATA[Auto-avaliação: uma abordagem pessoal, política e acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se refere à necessidade de conhecermos melhor a escola que temos e pela qual somos responsáveis. Expõe o fruto de vivências e conclusões retiradas ao longo da vida profissional, nos cursos de formação de professores e educação continuada. Traz o questionamento se será permitido ao professor e à escola realizarem sua auto-avaliação, que propiciará o desenvolvimento profissional dos professores e promoverá a melhoria o ensino. Apresenta como condições básicas a essa prática o tempo e a persistência, a troca de experiências, a confiança e a confidência. Conclui afirmando que a auto-avaliação conduz à inovação, uma vez que leva à reflexão sobre o já existente e proporciona a relação com novas idéias e situações que vão surgindo, dando lugar a negociações.<hr/>The purpose of this article is to show the need to be better acquainted with the school we have and for which we are responsible. It exposes the experiences and the conclusions achieved along the teacher's formation and continuous education courses. It also questions whether it will be allowed to the teacher, and the school to realize their self evaluation, which promotes the teachers professional development and improves the qualify of teaching. It presents as basic conditions to this practice time and persistence, exchange, experiences, trust, and confidence. It concludes affirming that self-evaluation guides to innovation, once it allows the questioning of what already exists, relating those ideas with new ones, therefore, giving place to negotiations.<hr/>El propósito de este artículo es mostrar la necesidad de conocerse mejor la escuela que tenemos y por la cual somos responsables. Expone las experiencias y las conclusiones scadas a lo largo de la vida profesional en los cursos de formación de profesores y educación continuada. Trae el questionamento si será permitido al profesor y a la escuela realizar su autoevaluación, lo que promueve el desarrollo profesional del profesor e mejora la calidad de la enseñanza. Presenta como condiciones basicas a esa practica el tiempo e la persistência, el intercambio de experiencias, la confiança e la confidencia. Conclui afirmando que la autoevaluación conduce a la inovacion, ya que permite el questionamento de lo que existe, relacionando esas ideas a nuevas y, asi, permite negociaciones. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem: o desafio de mudar sua prática: relato]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é explanar sobre uma idéia para a avaliação da aprendizagem que atingiu o desafio de sua prática. Parte, evidentemente, de alguns pressupostos, como, por exemplo, uma estrutura metodológica que não desvinculas-se a educação escolar do interior da totalidade social. Dos três momentos significativos da avaliação - a recuperação, a promoção e o registro - enfatizo o registro por concebê-lo como o momento de se estabelecer a relação entre a expressão do desempenho e a intenção filosófica e educativa. Busca não esquecer traços culturais, como a valorização do uso de símbolo numérico. Com o propósito de conjugar estes fatos, o registro do desempenho do aluno é expresso em notas, mas somente quando ele tem aproveitamento satisfatório. É a nota ligada ao êxito escolar, ao alcance de objetivos educacionais propostos. Para aqueles que ainda não alcançaram este aproveitamento, registra-se NR, isto é, Necessita Recuperação. No artigo são abordados resultados da aplicação desta idéia vivenciados no cotidiano de uma escola.<hr/>This article aims at talking about an idea for the evaluation of the learning process which has reached the challenge of its practice. It comes from some presuppositions such as a methodological structure which didn't separate school education from the social context. From the three important moments evaluation - remedial classes, passing/failing and registration of grades - it emphasizes the last one (registration) for considering it as the moment to establish the relationship between the evaluation of the students' performance and the philosophical and educational intentions. It searches for keeping cultural traits such as the use of numerical symbols. Intending to unite these facts, the registration of the students' performance is expressed in grades (numbers) only when he reaches a satisfactory performance, which is the grade, linked to school success. For the ones who haven't reached this ideal performance one should register NR, that is, Needs Remedial Classes. In this article you can see results of idea applied in a school.<hr/>El objetivo de este artículo es explanar sobre una idea para la evaluación del aprendizaje que alcanzó el desafío de su práctica. Parte, evidentemente, de algunos presupuestos, como por ejemplo, una estructura metodológica que no desvinculase la educación escolar del interior de la totalidad social. De los tres momentos significativos de la evaluación - la recuperación, la promoción y el registro-enfatizan el registro por concebirlo como el momento de establecerse la relación entre la expresión del desempeño y la intención filosófica y educativa. Busca no olvidar rasgos culturales, como la valoración del uso de símbolo numérico. Con el propósito de conjugar estos hechos, el registro del desempeño del alumno es expreso en notas, pero solamente cuando el tiene aprovechamiento satisfactorio. Es la nota unida al éxito escolar, al alcance de objetivos educativos propuestos. Para aquelos que todavía no alcanzaron este aprovechamiento se registra NR, esto significa, Necesita Recuperación. En el artículo son abordados resultados de la aplicación de esta idea vividos en el cotidiano de una escuela. <![CDATA[Educação, cidadania, sociedade: agenda LDB; ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é explanar sobre uma idéia para a avaliação da aprendizagem que atingiu o desafio de sua prática. Parte, evidentemente, de alguns pressupostos, como, por exemplo, uma estrutura metodológica que não desvinculas-se a educação escolar do interior da totalidade social. Dos três momentos significativos da avaliação - a recuperação, a promoção e o registro - enfatizo o registro por concebê-lo como o momento de se estabelecer a relação entre a expressão do desempenho e a intenção filosófica e educativa. Busca não esquecer traços culturais, como a valorização do uso de símbolo numérico. Com o propósito de conjugar estes fatos, o registro do desempenho do aluno é expresso em notas, mas somente quando ele tem aproveitamento satisfatório. É a nota ligada ao êxito escolar, ao alcance de objetivos educacionais propostos. Para aqueles que ainda não alcançaram este aproveitamento, registra-se NR, isto é, Necessita Recuperação. No artigo são abordados resultados da aplicação desta idéia vivenciados no cotidiano de uma escola.<hr/>This article aims at talking about an idea for the evaluation of the learning process which has reached the challenge of its practice. It comes from some presuppositions such as a methodological structure which didn't separate school education from the social context. From the three important moments evaluation - remedial classes, passing/failing and registration of grades - it emphasizes the last one (registration) for considering it as the moment to establish the relationship between the evaluation of the students' performance and the philosophical and educational intentions. It searches for keeping cultural traits such as the use of numerical symbols. Intending to unite these facts, the registration of the students' performance is expressed in grades (numbers) only when he reaches a satisfactory performance, which is the grade, linked to school success. For the ones who haven't reached this ideal performance one should register NR, that is, Needs Remedial Classes. In this article you can see results of idea applied in a school.<hr/>El objetivo de este artículo es explanar sobre una idea para la evaluación del aprendizaje que alcanzó el desafío de su práctica. Parte, evidentemente, de algunos presupuestos, como por ejemplo, una estructura metodológica que no desvinculase la educación escolar del interior de la totalidad social. De los tres momentos significativos de la evaluación - la recuperación, la promoción y el registro-enfatizan el registro por concebirlo como el momento de establecerse la relación entre la expresión del desempeño y la intención filosófica y educativa. Busca no olvidar rasgos culturales, como la valoración del uso de símbolo numérico. Con el propósito de conjugar estos hechos, el registro del desempeño del alumno es expreso en notas, pero solamente cuando el tiene aprovechamiento satisfactorio. Es la nota unida al éxito escolar, al alcance de objetivos educativos propuestos. Para aquelos que todavía no alcanzaron este aprovechamiento se registra NR, esto significa, Necesita Recuperación. En el artículo son abordados resultados de la aplicación de esta idea vividos en el cotidiano de una escuela.