Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619970003&lang=pt vol. 05 num. 16 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Da era do conhecimento para a era da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Professor e compromisso com a aprendizagem na Nova LDB: discutindo a questão dos 200 dias letivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem como objetivo principal este texto argumentar em favor do direito de estudar para o professor básico, com base na nova Lei de Diretrizes e Bases. Entende-se este direito como parte do exercício profissional, ou seja, como parte de seu trabalho. Fundamenta-se a idéia de começar cada semestre com um curso de pelo menos 80 horas (10 dias úteis) para os professores, tendo em vista que a qualidade do professor é o fator preponderante da aprendizagem dos alunos. A proposta da LDB de 200 dias de efetivo trabalho escolar é entendida como dias "letivos", ou seja, de aula, com presença física dos alunos. Embora esta visão da aprendizagem seja totalmente ultrapassada, é ainda aquela que prevalece em nossos ambientes educacionais. Não se aceita ainda que não se perde nada se o aluno perder aula, mas perde tudo se não tiver um professor atualizado e capaz de garantir a aprendizagem. O texto tem como intuito servir de base para argumentar nos Conselhos Estaduais de Educação, para que possam reconhecer este direito de estudar.<hr/>The principal objective of this paper ist to argue in favour of the right to study for the school teacher, taking in account the new Educational Base LAW (LOB). We understand such right as part of the professional practice, i.e., as part of his work. We try to base the idea of starting each semester with a course lasting at least 80 hours (10 weekdays) for the teachers, since the teacher's quality is the predominant factor for the apprenticeship of the student. The proposal of the LOB concerning 200 days of effective school work is understood as class days, i.e., of eating classes, with physical presence of the students. Although this vision of apprenticeship is totally obsolete, it is the prevailing one among our educational environment. We still do not accept that nothing is lost if the student loses classes, but he loses everything if he does not have an updated teacher and capable to guarantee the apprenticeship. This paper aims to be used as base for arguing in the State Councils for Education, intending the chance that they could recognize such right to study.<hr/>El objetivo principal de este texto es argumentar a favor del derecho de estudiar para el profesor básico, con base en la nueva Ley de Directrices y Bases de la Educación (LOB). Se entiende este derecho como parte del ejercicio profesional, o sea, como parte de su trabajo. Se fundamenta la idea de empezar cada semestre con un curso de por lo menos de 80 horas (diez días laborables) para los profesores, teniendo en cuenta que la calidad del profesor es el factor preponderante del aprendizaje de los alumnos. La propuesta de la LOB de 200 días de efectivo trabajo escolar es entendida como días "lectivos", o sea, de clase, con presencia física de los alumnos. Aunque esta visión del aprendizaje sea totalmente ultrapasada, es todavía aquella que prevalece en nuestros ambientes educativos. No se acepta además que no se pierde nada si el alumno pierde clase, pera pierde todo si no hay un profesor actualizado y capaz de garantizar el aprendizaje. El texto tiene como objetivo servir de base para argumentar en los Consejos Estaduales de Educación, para que puedan reconocer este derecho de estudiar. <![CDATA[Avaliação de software educacional hipermídia: a contribuição de especialistas e usuários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A adoção de recursos da informática pela educação tem aumentado a produção de sistemas hipermídia com finalidades educacionais. A literatura a respeito da avaliação desses sistemas indica a necessidade de se utilizarem novos critérios avaliativos que contemplem não apenas o produto - o software educacional hipermídia - mas também o processo de seu uso. Este artigo apresenta alguns resultados da aplicação de uma abordagem alternativa de avaliação da qualidade e dos efeitos do emprego da hipermídia aplicada em situação de ensino-aprendizagem. A comparação da avaliação do produto, feita por especialistas, com a realizada pelos usuários confirmou a necessidade de se avaliar o software em ambientes reais de aprendizagem como componente indispensável da abordagem alternativa.<hr/>The adoption of computer resources by education has increased the creation of hypermedia systems for specific educational purposes. The literature about these systems evaluation indicates new criteria are needed to judge not only the product itself - the educational hypermedia software - but also the process of using it. This article presents some results of a study on the application of an alternative approach to evaluate quality ans effects of hypermedia used in teaching-learning situations. The comparison between product evaluation made by specialists and user's evaluation confirmed that the evaluation of the educational software in real learning environments is an indispensable component of the alternative approach.<hr/>La adopción de recursos de la informática por la educación ha aumentado la producción de sistemas hipermedia con finalidades educativas. La literatura a respecto de la evaluación de esos sistemas indica la necesidad de utilizar nuevos criterios evaluativos que contemplen no solamente el producto - el software educativo hipermedia - sino también el proceso de su uso. Este artículo presenta algunos resultados de la aplicación de un abordaje alternativo de evaluación de calidad y de los efectos del empleo de la hipermedia en situación de enseñanza - aprendizaje. La comparación del producto, hecha por especialistas, con la realizada por los usuarios confirmó la necesidad de evaluar el software en ambientes reales de aprendizaje como componente indispensable del abordaje alternativo. <![CDATA[A qualidade na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto faz, resumidamente, uma análise das duas tendências que nos últimos anos vêm caracterizando a busca da qualidade nas escolas: uma, buscando transplantar das empresas industriais para a escola métodos e técnicas utilizados pelas indústrias, na obtenção de produtos de qualidade; a outra, procurando desenvolver, a partir das características das organizações escolares, uma metodologia capaz de viabilizar uma prática educativa de qualidade. O texto procura, a partir da análise das duas metodologias e das linhas teóricas que as fundamentam, sugerir uma metodologia capaz de instrumentalizar os educadores na definição e na procura da qualidade de sua prática. A metodologia se constitui da identificação, definição e operacionalização de dois conjuntos de dimensões denominadas Condicionantes e Condicionadas. As dimensões condicionantes são identificadas como Política, Humana e Técnica e as condicionadas como Eficiência, Eficácia, Efetividade e Relevância.<hr/>This text, analyzes the two lines that in last years have distinguished, the search of quality in schools. One of them tries, to carry to school the same searching of quality, methods and technique, adopted by industries. In the other hand, the second line tries to develop a methodology, considering the characteristics which are peculiar to schools. Examining the theories that are justified by these two lines, the text suggests, a new methodology, in a way to help educators to define and search quality in their work. This methodology sets up, definition identification and operational research, in order to classify two groups which are called "conditioner group" and "conditioned group". The first one is identified as a group of Political, Human and Technical aspects. The second, as effective, efficient, efficacious and relevant aspects.<hr/>El texto hace, resumidamente, un analisis de las dos tendencias que en los últimos años están caracterizando la búsqueda de la calidad en las escuelas: una, buscando transplantar de las empresas industriales para la escuela, métodos y técnicas utilizados por las industrias, en la obtención de productos de calidad; la otra, buscando desarrollar, a partir de las característicos de las organizaciones escolares, uno metodología capaz de viabilizar una práctica educativo de calidad. El texto busca a partir del análisis de las dos metodologías y de las líneos teóricas que las fundamentan, sugiere una metodología capaz de instrumentalizar a los educadores en la definición y en la búsqueda de la calidad de su práctica. La metodología se constituye de la identificación, definición y operacionalización de dos conjuntos de dimensiones denominadas Condicionantes y Condicionada. Las dimensiones condicionantes son identificadas como Política, Humana y Técnica y las condicionadas como Eficiencia, Eficacia, Efectividad y Relevancia. <![CDATA[Enfoques atuais de inteligência e questões da prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta algumas questões que devem ser usadas pelo professor do em sua prática cotidiana. Apresenta ainda alguns conhecimentos tais como: "aprendizagem fracassada e locus de controle" e a relação entre inteligência e aprendizagem. Finalmente mostra que inteligência deveria ser e é de interesse público porque seus efeitos são encontrados na família, na escola, nos amigos e na vida profissional.<hr/>This article presents some of the questions that must have used by teacher in your today practice. Presents yet some knowledge's such as tall "helplessness and control locus", and the relation between intelligence and learning Finally show that intelligence should be and is of general public interest because we are involved by this and its effect on the family, on the school, on friends and professional life.<hr/>Este artículo presenta algunas cuestiones que deben ser usadas por el profesor en su práctica cotidiana. Presenta además algunos conocimientos tales como: "aprendizaje fracasado y locus de control" y la relación entre inteligencia y aprendizaje. Finalmente muestra que inteligencia debería ser y es de interés público porque sus efectos son encontrados en la familia, en la escuela, en los amigos yen la vida profesional. <![CDATA[E se as escolas aprendessem com as escolas de samba?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores refletem sobre a possibilidade de as escolas tomarem como exemplo as escolas de samba para a sua transformação. Partindo de que, no passado, os sambistas buscaram prestígio na imagem das escolas, o trabalho considera que, hoje, pode-se inverter a direção e recorrer à experiência das escolas de samba para solucionar os atuais problemas das escolas, moldando-as e adaptando-as para que possam realizar as necessárias mudanças na nossa realidade educacional.<hr/>The authors discuss the possibility that schools consider the samba schools as a model for their own transformation. In the past, the samba schools looked at the schools for prestige. Today, the direction should be reversed, with schools using the experience of the samba shoo/s to solve their current problems, molding and adjusting them to implement much needed changes in the Brazilian education.<hr/>Los autores reflexionan sobre la posibilidad de que las escuelas tomen como ejemplo las escuelas de samba para su transformación. Partiendo de que, en el posado, los cambistas buscaron prestigio en la imagen de las escuelas, el trabajo considera que, hoy se puede invertir la dirección y recurrir a la experiencia de las escuelas de samba para solucionar los actuales problemas de las escuelas moldándolas y adaptándolas para que puedan realizar los cambios necesarios en la realidad educativa brasileña. <![CDATA["Ranking" IPEAD/UFMG e Exame Nacional de Cursos: uma comparação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo compara duas formas de se avaliar a educação superior no Brasil. Uma delas, desenvolvida por Schwartzman (1996), analisa os insumos do processo de educação superior: alunos, docentes e infra-estrutura. A outra forma é o Exame Nacional de Cursos (ENC) - o Provão - aplicado pelo Ministério da Educação aos alunos que se formam. Ambos os métodos de avaliação foram aplicados aos cursos de Administração oferecidos em Minas Gerais. Decidiu-se, então, comparar os resultados dos dois processos de avaliação através de uma análise de correlação. O coeficiente de correlação encontrado foi positivo e alto. Conclui-se, então, que as duas formas de avaliação do ensino superior estão em uma direção correta e que elas são equivalentes quanto aos resultados obtidos. A qualidade uma instituição pode avaliada tanto pela aplicação de um teste aos alunos que se formam - seu resultado - como pela avaliação dos insumos ao processo de educação. O uso de uma ou outra metodologia depende de vários fatores, como custos, a disponibilidade dados e a facilidade para se obterem informações acerca da infra-estrutura, do corpo docente e sobre os alunos das instituições de ensino superior.<hr/>This paper compares two ways of evaluating higher education in Brazil. One of them analyses the Schooll's inputs - students, faculty and infra-instructure - using a methodology developed by Schwartzman (1996). The other one is a test token by students at the end of their undergraduate program - the output of education. The Brazilian Deportment of Education (Ministério da Educação - MEC) is in charge of applying the test. The results of both methods of evaluation were available for one area: Management. They were then compared through ranking correlation analysis. The correlation coefficient was positive and high. The conclusion is that both forms of evaluating higher education-through evaluation of input or output - present similar results. A school can be evaluated through a test applied to its students - the output of education - or through the evaluation of its inputs. Which one is to be used depends on several factors, such as costs, the availability of data and information concerning faculty and infra-instructure.<hr/>Este artículo compara dos formas de evaluar la educación superior en Brasil. Una de ellas desarrollada por Schwartzman (1996) analiza los del insumo proceso de educación superior: alumnos, docentes e infraestructura. La otra forma es el Examen Nacional de Cursos (ENC) aplicado por el ministerio de educación a los alumnos que terminan la carrera. Ambos métodos de evaluación han sido aplicados a los cursos de administración ofrecidos en Minas Gerais. Se decidió entonces, comparar los resultados de los dos procesos de evaluación a través de un análisis de correlación. El coeficiente de correlación encontrado fue positivo y alto. Se concluye, entonces, que las dos formas de evaluación de la enseñanza superior están en una dirección correcta y que ellas son equivalentes cuanto a los resultados obtenidos. La calidad de una institución puede ser evaluada tanto por la aplicación de un test a los alumnos que terminan la carrera - su resultado- como por la evaluación de los isumos al proceso de educación. El uso de una u otra metodología depende de varias factores, como costes, la disponibilidad de datas y la facilidad para obtener información acerca infraestructura, del cuerpo docente y sobre los alumnos de las instituciones de enseñanza superior. <![CDATA[Educação, cidadania, sociedade: mídia e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo compara duas formas de se avaliar a educação superior no Brasil. Uma delas, desenvolvida por Schwartzman (1996), analisa os insumos do processo de educação superior: alunos, docentes e infra-estrutura. A outra forma é o Exame Nacional de Cursos (ENC) - o Provão - aplicado pelo Ministério da Educação aos alunos que se formam. Ambos os métodos de avaliação foram aplicados aos cursos de Administração oferecidos em Minas Gerais. Decidiu-se, então, comparar os resultados dos dois processos de avaliação através de uma análise de correlação. O coeficiente de correlação encontrado foi positivo e alto. Conclui-se, então, que as duas formas de avaliação do ensino superior estão em uma direção correta e que elas são equivalentes quanto aos resultados obtidos. A qualidade uma instituição pode avaliada tanto pela aplicação de um teste aos alunos que se formam - seu resultado - como pela avaliação dos insumos ao processo de educação. O uso de uma ou outra metodologia depende de vários fatores, como custos, a disponibilidade dados e a facilidade para se obterem informações acerca da infra-estrutura, do corpo docente e sobre os alunos das instituições de ensino superior.<hr/>This paper compares two ways of evaluating higher education in Brazil. One of them analyses the Schooll's inputs - students, faculty and infra-instructure - using a methodology developed by Schwartzman (1996). The other one is a test token by students at the end of their undergraduate program - the output of education. The Brazilian Deportment of Education (Ministério da Educação - MEC) is in charge of applying the test. The results of both methods of evaluation were available for one area: Management. They were then compared through ranking correlation analysis. The correlation coefficient was positive and high. The conclusion is that both forms of evaluating higher education-through evaluation of input or output - present similar results. A school can be evaluated through a test applied to its students - the output of education - or through the evaluation of its inputs. Which one is to be used depends on several factors, such as costs, the availability of data and information concerning faculty and infra-instructure.<hr/>Este artículo compara dos formas de evaluar la educación superior en Brasil. Una de ellas desarrollada por Schwartzman (1996) analiza los del insumo proceso de educación superior: alumnos, docentes e infraestructura. La otra forma es el Examen Nacional de Cursos (ENC) aplicado por el ministerio de educación a los alumnos que terminan la carrera. Ambos métodos de evaluación han sido aplicados a los cursos de administración ofrecidos en Minas Gerais. Se decidió entonces, comparar los resultados de los dos procesos de evaluación a través de un análisis de correlación. El coeficiente de correlación encontrado fue positivo y alto. Se concluye, entonces, que las dos formas de evaluación de la enseñanza superior están en una dirección correcta y que ellas son equivalentes cuanto a los resultados obtenidos. La calidad de una institución puede ser evaluada tanto por la aplicación de un test a los alumnos que terminan la carrera - su resultado- como por la evaluación de los isumos al proceso de educación. El uso de una u otra metodología depende de varias factores, como costes, la disponibilidad de datas y la facilidad para obtener información acerca infraestructura, del cuerpo docente y sobre los alumnos de las instituciones de enseñanza superior.