Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619970004&lang=pt vol. 05 num. 17 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Emprego, desemprego e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ensino privado ou público: eis a (falsa) questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando que as regras a que estejam subordinados os atores do sistema educacional são mais importantes do que sua condição pública ou privada, o autor examina e discute tanto as soluções privadas como as públicas para a organização e oferta de ensino no país. Apresenta, entre outras conclusões, a de que o fundamental é adotar as melhores regras e não a preocupação com princípios ideológicos superados. Nessa linha, defende incentivos adequados, participação da sociedade civil, um novo papel para as empresas, avaliação, novos modelos de gestão escolar, bolsas de estudo nas escolas particulares, e fundos especiais.<hr/>Assuming that the rules to which the actors of the education system are submitted are more important than their public or private condition, the author studies and discusses private and public solutions in the organization and offering of education in Brazil. For him, among other conclusions, it is fundamental to adopt the best rules, worring not with bygone ideological principles. Accordingly, he argues in favor of adequate incentives, participation of the civil society, a new role for business, evaluation, new models of school administration, scholarships for private institutions and special funds.<hr/>Considerando que las reglas a las que estén subordinados los actores del sistema educativo son más importantes que su condición pública o privada, el actor examina y discute tanto las soluciones privadas como las públicas para la organización y oferta de enseñanza en el país. Presenta, entre otras soluciones, que lo fundamental es adoptar las mejores reglas y no la preocupación con principios ideológicos superados. En esa línea, defiende incentivos adecuados, participación de la sociedad civil, un nuevo papel para las empresas, evaluación, nuevos modelos de gestión escolar, becas en las escuelas particulares y fondos especiales. <![CDATA[Linhas de orientação para o sistema de ensino e para a vida cultural na era tecnológica: “Oração de Sapiência”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta "Oração de Sapiência" foi proferida na sessão de inauguração das novas instalações da Faculdade de Letras do Porto em 1995. Refere-se a uma nova era onde as máquinas se multiplicam vertiginosamente sobre a face da terra e convida todos aqueles que participam das Universidades a refletir sobre o problemático futuro que a todos nos aguarda. Destaca o papel da Universidade no quadro das relações entre a ação política e a especulação teórica sobre as graves interrogações da era tecnológica que desponta. Adverte sobre os tempos em que vivemos dominados ainda por critérios economicistas e da sobrevalorização mítica do poder do Dinheiro. Afirma que a era tecnológica é irreversível e desejável, entretanto, a ação técnica contém no seu bojo efeitos nocivos que chegam a ameaçar a sobrevivência da espécie; tal acontece porque, sendo essencialmente instrumenta, ela não possui uma linha de orientação norteadora da atividade cultural e do ensino que humanize a técnica. A Universidade deve intuir o governo quanto à definição de uma clarividente política cultural e de ensino. Entretanto, para que a Universidade se possa ocupar adequadamente das questões do uso da técnica, é necessário, antes de mais nada, que o setor de Humanidades seja valorizado e que a Universidade recupere a visão de sua essência, se estruture de maneira que as ciências humanas, as artes, as ciências formais, as ciências da natureza e a filosofia se entrelacem numa interdisciplinaridade mutuamente fecunda.<hr/>This speech was delivered at the inauguration session of the School of Arts (Languages and Literature) of Oporto, Portugal, in 1995. It deals with a new age characterized by a vertiginous multiplication of machines all over the world and invites universities to think on the problems ahead. The role that the university plays in the relationships between political action and theoretical speculation is emphasized to face the most severe issues in the coming future. The technological era is at the same time irreversible and desirable, but generates undesirable effects that may threaten human survival. Universities should help governments in the definition of far-seeing cultural and educational policies. In order to do those universities need to rescue their essential vision, to value the Humanities, and to be structured in a way that articulates sciences, arts and philosophy in a mutually beneficial relationship.<hr/>Esta "Oración de Sapiencia" fue proferida en la sesión de inauguración de las nuevas instalaciones de la Faculdade de Letras do Porto en 1995. Se refiere a una nueva era donde las máquinas se multiplican vertiginosamente sobre todo el mundo y invita a todo aquellos que participan de las Universidades a reflexionar sobre el problemático futuro que a todos nos aguarda. Destaca el papel de la Universidad en el cuadro de las relaciones entre la acción política y la especulación teórica sobre las graves interrogaciones de la era tecnológica que despunta. Advierte sobre los tiempos en que vivimos dominados aún por criterios económicos y de la sobrevaloración mítica del poder del Dinero. Afirma que la era tecnológica es irresistible y deseable, sin embargo, la acción técnica contiene en su interior efectos nocivos que llegan a amenazar la existencia de la especie, esto posa porque, siendo esencialmente instrumental, ella no posee una línea orientativa de la actividad cultural y de la enseñanza que humaniza la técnica. La Universidad debe intuir al gobierno cuando la definición de una clarividente política cultural y de enseñanza. Sin embargo, para que la universidad se pueda ocupar adecuadamente de las cuestiones del uso de la técnica, es necesario antes de nada, que el sector de Humanidades sea valorado y que la Universidad recupere la visión de su esencia, se estructure de manera que las ciencias humanas, las artes, las ciencias formales, las ciencias de la naturaleza y la filosofía se entrelacen en una interdisciplinaridad mutuamente fecunda. <![CDATA[Gestão de universidades do terceiro milênio: alguns desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A gestão de universidades deve apoiar-se no estabelecimento de relações internas democráticas e de relações externas bem organizadas com o Estado e com as outras instituições da sociedade, as quais têm como base a autonomia universitária. Esta autonomia, definida no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, encontra-se ameaçada pela PEC 370/96 e pelos documentos integrantes da Reforma Administrativa do Estado. Neste trabalho, são analisadas as questões relativas a gestão e autonomia de universidades, passando por sua abordagem nos documentos internacionais e nacionais, para apresentar alguns desafios e perspectivas para a gestão de universidades do terceiro milênio.<hr/>University management is a very important question and must to be supported by internal democratic relations and by good and solid relations with the State and with another social institutions. The university autonomy, defined in Brazilian's Federal Constitution, is fundamental to democratic management and indicates some challenges and some perspectives for third millennium’s university management.<hr/>La gestión de universidades debe apoyarse en el establecimiento de relaciones internas democráticas y de relaciones externas bien organizadas como el Estado y con las otras instituciones de la sociedad, las cuales tienen como base la autonomía universitaria. Esta autonomía, definida en el artículo 207 de la Constitución Federal de 1988, se encuentra amenazada por la PEC 370/96 y por los documentos integrantes de la Reforma Administrativa del Estado. En este trabajo, son analizadas las cuestiones relativas a gestión y autonomía de universidades, pasando por su abordaje en los documentos internacionales y nacionales, para presentar algunos desafíos y perspectivas para la gestión de universidades del tercer milenio. <![CDATA[Formação de professores: diálogo das diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação de professores em uma perspectiva de diálogo das diferenças justifica-se na medida em que a escola brasileira atua em uma sociedade multicultural, em que a diversidade de universos sócio-culturais de grande parte da população é ignorada em práticas pedagógico-curriculares homogeneizadoras. O fracasso escolar, bem como a presença de atitudes preconceituosas contra aquelas parcelas cujos universos sócio-culturais não correspondem aos dominantes remete à importância de se fomentar atitudes de tolerância e apreciação à pluralidade cultural, em futuras gerações. O presente artigo procura discutir pressupostos teóricos e desdobramentos práticos no cotidiano escolar em termos de conteúdos específicos, metodologia dialógica e avaliação diagnóstico, na perspectiva do diálogo das diferenças. À luz destas considerações, analisa também algumas das propostas na área apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, argumentando pela necessidade de uma formação inicial e em serviço de professores para que a perspectiva intercultural traduza-se nas práticas pedagógicas cotidianas.<hr/>Teacher education in a perspective of dialogue of cultural differences is justified in that Brazilian schools operate in a multicultural society, in which the diversify of sociocultural backgrounds of the majority of the population is ignored in homogenizing pedagogical and curricular practices. School failure, as well as stereotypes against those whose sociocultural backgrounds do not correspond to the dominant ones reinforce the relevance of fostering values of tolerance and appreciation of cultural plurality in future generations. The present paper seeks to discuss the theoretical concepts and practical implications in everyday schooling in content teaching, dialogical methodologies and diagnostic assessment, through the dialogue of cultural differences' approach. In the light of such considerations, it also discusses some of the proposals in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Guidelines), arguing for the relevance of initial and continuing teacher education so that the intercultural perspective be translated into everyday pedagogical practices.<hr/>La formación de profesores en una perspectiva de diálogo de las diferencias se justifica en la medida en que la escuela brasileña actúa en una sociedad multicultural, en que la diversidad de universos socio-culturales de gran parte de la población es ignorada en prácticas pedagógico -curriculares homogenizadoras. El fracaso escolar; así como la presencia de actitudes prejuiciosas contra aquellas parcelas cuyos universos socioculturales no corresponden a los dominantes remite a la importancia de fomentarse actitudes de tolerancia y aprecio a la pluralidad cultural, en futuras generaciones. El presente artículo busca discutir presupuestos teóricos y desdoblamientos prácticos en el cotidiano escolar en términos de contenidos específicos, metodología dialógica y evaluación diagnóstica, en la perspectiva del diálogo de las diferencias. A la luz de estas consideraciones analiza también algunas de las propuestas en el área presentadas en los Parámetros Curriculares Nacionales, argumentando por la necesidad de una formación inicial y en servicio de profesores para que la perspectiva itercultural se traduzca en las prácticas pedagógicas cotidianas. <![CDATA[Indicadores educacionais para subpopulações caracterizadas pela cor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As PNADs, desde 1987, perguntam aos indivíduos amostrados como se consideram em relação à cor. Utilizando esses dados, apresentamos neste trabalho a evolução de indicadores educacionais sobre acesso à escola e fluxo dos alunos por subpopulações definidas pela cor. O SAEB/95, pela primeira vez, tem um questionário sobre algumas variáveis relativas ao aluno e entre essas como ele se considera em relação a sua cor. Utilizando o SAEB, apresentamos comparações das distribuições de proficiência em matemática e língua portuguêsa (leitura), para as subpopuloções dos alunos das séries testadas definidas pela cor. Procuramos relacionar essas variáveis com variáveis sócio-econômicas.<hr/>In Brazil, annual National Household Surveys (PNADs), since 1987, ask the respondents how they consider themselves in relation to their ethnic group (white, Afro-american, mulatto, Asian). These data are used in this paper to present the evolution of educational indicators referring to access to school and the flow of students through the educational system for subpopulations characterized by ethnic groups. The Brazilian National Assessment of Basic Education (SAEB), in 1995, introduced a questionnaire with some variables about the student, among them how the student considers himself in relation to his(her) ethnic group. Using the results of SAEB, we compare the proficiency distribution in mathematics and Portuguese language (reading), for subpopulations of students from the assessed grades characterized by these ethnic groups. We look for relationships between these variables with socio-economical variables.<hr/>Las PNADs, desde 1987, preguntan a los individuos de prueba cómo se consideran en relación al color. Utilizando esses datos presentamos en este trabajo la evolución de indicadores educativos sobre el acceso a la escuela y flujo de los alumnos por subpoblaciones definidas por el color. El SAEB/95, por la primera vez, ha hecho un cuestionario sobre algunas variables relativas al alumno y entre esas cómo él se considera en relación a su color. Utilizando el SAEB, presentamos comparaciones de las distribuciones de capacidad en matemáticas y lengua portuguesa (lectura), para las subpoblaciones de los alumnos de los cursos testados, definidos por el color. Buscamos relacionar esas variables con variables socio-económicas. <![CDATA[Qualidade de educação e salário do professor: o debate norte-americano nos anos 80]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da ampliação do consenso sobre os salários dos professores pertencerem ao campo das políticas públicas, a expressão valorização do magistério pode ser interpretada como uma possível educação do educador, uma intervenção do Estado nas decisões sobre a quantidade e qualidade de formação necessária ao desempenho de sua atividade. Assim, o objetivo do presente artigo é socializar os resultados de um estudo sobre como se articulam a carreira e os salários do Magistério nos Estados Unidos, em especial na "Era Reagan". A revisão foi realizada nos periódicos Harvard Educational Review, Sociology of Education, Americam Educational Research Journal, The Vocational Guidance Quaterly e Phi Delta Kappan. Dos cinqüenta e sete (57) artigos, dezesseis (16) tratavam do merit pay (pagamento por mérito) como forma de recompensar, estimular os professores a trabalharem mais e melhor. A análise desses artigos sugere um conjunto de investigações e sugestões para o atual momento brasileiro.<hr/>Starting from the broadened consensus concerning teacher salaries be part of the public politics field, the expression enhancement of teachers hip may be understood as a possible education of the educator, a State interference in the decisions regarding quantity and quality of formation required to perform their tasks. Thus, the present article aims to socializing the results of a study on how to articulate the career and salaries of the magisterial class in the U.5.A., special/y during the "Reagan Era". The revision was carried out in the periodics Harvard Educational Review, Sociology of Education, American Educational Research Journal, The Vocational Guidance Quarterly, and Phi Delta Kappam. Out of 57 articles, 16 dealt with the merit pay as a mean to reward and stimulate the teacher to work harder and better. The analysis of these writings suggests a set of investigations and new perspectives in the interpretation of the teachers salary at the present Brazilian momento.<hr/>A partir de que la ampliación del consenso sobre los sueldos de los profesores pertenecen al campo de las políticas públicas, la expresión valoración del magisterio puede ser interpretada como una posible educación del educador, una intervención del estadado en las decisiones sobre la cantidad y calidad de formación necesaria al desempeño de su actividad. Así, el objetivo del presente artículo es socializar los resultados de un estudio sobre como se articulan la correra y los sueldos del magisterio en los Estados Unidos, en especial en la " Era Reagan". La revisión fue re/izada en los periódicos Harvard Educational Review, Sociology of Education, American Educational Research Journal, The Vocational Guidance Quaterly y Phi Delta kappam. De los cincuenta y siete (57) artículos, dieciseis (16) trataban del merit pay (pago por mérito) como forma de recompensar y estimular a los profesores a que trabajen más y mejor. El análisis de esos textos sugieren un conjunto de investigaciones y nuevas perpectivas en la interpretación sobre los sueldos del magisterio en el actual momento brasileño. <![CDATA[Avaliação da escolarização de crianças com deficiência física: interação sócio-cultural na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361997000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo não é especificamente um estudo sobre a questão da criança portadora de deficiências físicas, mas trata desta criança enquanto aluna de uma escola comum, apresentando as dificuldades de aprendizagem decorrentes. O objetivo é mostrar a importância da criança ser aceita pela escola como alguém diferente e por isso com uma velocidade de aprendizagem, diferente. Pretende-se que a escola respeite a criança em suas maneiras alternativas de realizar a aprendizagem. Através de uma argumentação baseada em autores variados que estudaram o desenvolvimento da criança, a psicologia cultura e as teorias de aprendizagem procuramos enfatizar a importância da permanência desta criança com deficiências físicas numa classe de alunos comuns. Insistimos na observação de outros fatores de desenvolvimento além dos pontos curriculares determinados para cada série, de modo que uma criança nestas condições possa prosseguir na seriação sem reprovações. A avaliação desta criança diferente necessariamente deverá ser diferente, sem o objetivo de medir seu desempenho a fim de que seja promovida ou não para a série seguinte. Faz-se também um destaque ao papel da família como peça fundamental para o desenvolvimento de crianças nesta situação, mas o assunto específico é a interação sócio-cultural na escola. Finalmente sugerimos a necessidade de uma melhor compreensão da escola no caso de crianças com eficiências físicas, de modo a melhor promover o desenvolvimento de outras potencialidades da criança.<hr/>This paper is not specifically a study about the question of a child with physical deficiency, but it is about this child as a student in an ordinary school with learning disabilities according to his (her) deficiency. The purpose is to show how important for the child is to be accepted by the school as someone who is different and because of this learns in a different speed. Through an argumentation based in different author who have studied the child's development, and a/so the cultural psychology and the theories of learning, we have tried to emphasize how important is for this child to be in a class with ordinary students. We insist on the observation of the other factors of development instead of the emphasis on the curriculum subjects for each school year; in order to permit that a child with learning disabilities could go on in school. The evaluation of this different child must be different. The evaluation doesn't hove the purpose of a measure of performance in order to promote or not the child to the next school year. In this paper we give also on emphasis to the family’s role as a basic factor for the disabled children's development, but the main subject of this paper is the social-cultural interaction in school. Final/y we suggest that the school must have a better understanding in case of disabled children, in order to promote the best development of the child's other potentialities.<hr/>Este artículo no es específicamente un estudio sobre la cuestión del niño portador de deficiencias físicas, pera trata de este niño como un alumno de una escuela común presentando las dificultades de aprendizaje transcurrientes. El objetivo es mostrar la importancia del niño a ser aceptado por la escuela como alguien diferente y por eso con una velocidad de aprendizaje diferente. Pretende que la escuela respete al niño en sus maneras alternativas de realizar el aprendizaje. A través de una argumentación basada en autores variados que estudiaron el desarrollo del niño, la psicología cultura y las teorías de aprendizaje procuramos enfatizar la importancia de la permanencia de este niño con deficiencias físicas en una clase de alumnos comunes. Insistimos en la observación de otros factores de desarrollo además de los puntos curriculares determinados para cada serie, de modo que un niño en estas condiciones pueda proseguir los cursos sin suspensos. La evaluación de este niño diferente necesariamente deberá ser diferente, sin el objetivo de medir su desempeño a fin de que sea promovido o no para el siguiente curso. Se hace también un destaque al papel de la familia como pieza fundamental para el desarrollo del niño en esta situación, pero el asunto específico es la interacción sociocultural en la escuela. Finalmente sugerimos la necesidad de una mejor comprensión de la escuela en el caso de niñas con deficiencias físicas, de modo que promueva mejor el desarrollo de otros potenciales del niño.