Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619980001&lang=pt vol. 06 num. 18 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Sistema brasileiro de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Considerações sobre três pesquisas realizadas em escolas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo sumarizar e tirar conseqüências de três estudos empíricos que se realizaram em diferentes Estados brasileiros. Contém ainda, entremeadas as considerações derivadas diretamente das pesquisas mencionadas, idéias e reflexões que se inspiram nos resultados do Estudo sócio etnográfico realizado em escolas da cidade do Rio de Janeiro, do IEC.<hr/>The article summarizes and derives conclusions from three empirical studies conducted n different states of Brazil. These considerations drawn directly from the research are companied by ideas and reflections that take their inspiration from the results of IEC's "Socio-ethnographic study conducted in Rio de Janeiro city schools".<hr/>Este texto tiene como objetivo resumir y sacar consecuencias de tres estudios empíricos que se realizaron en diferentes Estados brasileños. Contiene además entremezcladas las consideraciones derivadas directamente de los estudios mencionados, ideas y reflexiones que se inspiran en los resultados del Estudio socioetnográfico realizado en escuelas de la ciudad de Rio de Janeiro, del IEC. <![CDATA[Análise de custos e resultados do Programa de Aceleração de Aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho descreve as características gerais do Programa de Aceleração de Aprendizagem e analisa os dados de custo e efetividade de três projetos implementados nas redes estaduais do Maranhão, Minas Gerais e em 15 redes municipais. Os alunos dos programas de Aceleração foram submetidos a um teste calibrado pelo SAEB para 4ª série do primeiro grau. Os resultados confirmam a proposta do programa, segundo a qual a maioria dos alunos adquire um nível de conhecimentos equivalente ao aluno médio de 4ª série da rede pública dos respectivos estados. Como decorrência do programa, os alunos que anteriormente eram considerados como multirepetentes saltam em média, 1,6,2 e 2,8 anos letivos, dependendo do projeto. A análise de custos revela que a um custo médio inferior a 200 reais por ano o programa gera economias de 400 a 800%, dependendo das circunstâncias em que é implementado. A análise de custos também sugere que investimentos insuficientes, como no caso do Programa do Maranhão, estão associados com resultados mais modestos.<hr/>The paper presents the general features of the Programa de Aceleração de Aprendizagem (Accelerated Learning Program) and analyses the costs and effectiveness of three projects implemented in the state systems of Maranhão and Minas Gerais as well as in 15 municipal systems. Graduates from the program were submitted to a SAEB - calibrated test for the fourth grade. Results confirm the program hypotheses according to which its graduations should perform at the same level as regular graduates from the 4th grade in their respective states. As the result of the intervention, students formally treated as multi-repeaters were able to skip 1,6, 2 and 2,8 school years in the different projects. Cost analysis reveals that with an average cost inferior to R$ 200 per year the program generates savings ranging from 400 to 800%, depending upon the circumstances under which it is implemented. The cost analysis also suggests that when investments are insufficient, as in the case of Maranhão, results tend to be more modest.<hr/>El trabajo describe las características generales del Programa de Aceleración de Aprendizaje y analiza los datos de coste y efectividad de tres proyectos implementados en las redes estaduales de Maranhão, Minas Gerais y en 15 redes municipales. Los alumnos de los programas de Aceleración fueron sometidos a un examen calibrado por el SAEB para e14º curso del Primer grado. Los resultados confirman la proposición del programa, según la cual la mayoría de los alumnos adquiere un nivel de conocimientos equivalente al alumno medio del 4º curso de la red pública de los respectivos estados. Como transcurren en el programa, los alumnos que anteriormente eran considerados como multisuspendidos pasan en media, 1,6, 2 y 2,8 años lectivos, dependiendo del proyecto. El análisis de costes revela que a un coste medio inferior a 200 reais por ano el programa genera ahorros de 400 a 800%, dependiendo de las circunstancias en las que es implementado. El análisis también sugiere que inversiones insuficientes, como en el caso del Programa de Maranhão, están asociados con resultados más modestos. <![CDATA[Heterogeneidade acadêmica dos alunos admitidos na UFMG e PUC-MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo comprova empiricamente que os alunos admitidos na PUC-MG em 1995 têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na UFMG no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos não podem ser usados para comparar Instituições de Ensino, como a divulgação dos resultados sugere.<hr/>This study compares the academic ability and an index of socioeconomic status of the students admitted in Law School of UFMG and PUC in 1995. It shows that the UFMG receive students who have bigger academic ability and index of social position that those admitted by PUC. For first result, the entrance tests in the two universities were first equated through Item Response Theory models. The use of this methodology was possible since both universities kept the answers of all students to all items of the entrance tests and a large number of students took both exams. The result of this study provides empirical justification for using value added models as the main form of presenting the results being obtained from the ENC (National Examination of University Graduates).<hr/>Este artículo comprueba empíricamente que los alumnos admitidos en la PUC-MG en 1995 tiene menor habilidad académica y menor índice de posición social que aquellos admitidos en la UFMG en el mismo año y mismo curso. Este resultado fue obtenido utilizando la Teoría de Respuesta al Ítem, cuyo uso fue viable por la existencia de las respuestas de todos los alumnos a todas las cuestiones de los exámenes de los vestibulares en las dos Universidades. Esa constatación implica que los resultados brutos del Examen Nacional de Cursos no pueden ser usados para comparar Instituciones de Enseñanza, como la divulgación de los resultados sugiere. <![CDATA[Avaliação externa do ciclo básico: diagnóstico necessário à melhoria da qualidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Avaliação Externa, prática usual em vários países, surge no cenário educacional brasileiro, no inicio dos anos 90, como estratégia utilizada pela gestão pública paro avaliar a qualidade do sistema de ensino, prioritariamente, a educação básica. A estratégia foi adotada neste estudo tendo como foco de atenção a implementação do Cicio Básico na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A estruturação dos cinco primeiros anos da escola fundamental em ciclo ininterrupto pressupõe linhas de currículo e de avaliação coerentes com a concepção de progressão continuada. A Avaliação Externa fornece diagnóstico capaz de orientar políticas educacionais e a própria sociedade na apreciação da qualidade da educação e, consequentemente, na tomada de decisões. Os resultados permitiram concluir que uma das contribuições significativas do Cicio Básico foi dar continuidade à política de melhoria das séries iniciais; possibilitaram, ainda, tecer considerações sobre os principais agentes do processo educativo: aluno, professor, família e equipe escolar.<hr/>External Evaluation, usual practice in many countries, appears in Brazilian educational scenery in the 90's as a strategy used by the public administration to evaluate its teaching system quality, giving priority to the basic education. The strategy was adopted in this study having as a main issue the Basic Cycle implementation in Rio de Janeiro's public schools. The organization of the initial five years of the basic school in uninterrupted cycle presupposes curriculum's and evaluation's lines coherent with the conception of continuous progression. External Evaluation provides effective diagnostic in order to guide educational politics and the society itself for appreciation to the quality of education and to make decisions. The results permitted to conclude that one of the significative contributions of the Basic Cycle was to continue the policy of improvement of the initial grades; it also facilitated the preparation of the considerations about the main agents of the educative process: teacher, student, family and school team.<hr/>Evaluación Externa, práctica usual en varios países, surge en el escenario educativo brasileño, a principio de los anos 90, como estrategia utilizada por lo gestión pública para evaluar la calidad del sistema de enseñanza, prioritariamente, lo educación básica. La estrategia fue adoptada en este estudio teniendo como foco de atención implementar el Ciclo Básico en la red estadual de enseñanza de Rio de Janeiro. La estructuración de los cinco primeros anos de la escuela fundamental en ciclo ininterrumpido presupone líneas de currículum y de evaluación coherente con la concepción de progresión continuada. La Evaluación Externa provee un diagnóstico capaz de orientar políticas educativas y la propia sociedad en la apreciación de la calidad de la educación y, consecuentemente, en la tomada de decisiones. Los resultados permitiron conluir que una de las contribuciones significativas del Ciclo Básico fue dar continuidad a la política de mejoría de los cursos iniciales; posibilitaron, además, tejer consideraciones sobre los principales agentes del proceso educativo: alumno, profesor, familia y equipo escolar. <![CDATA[Resultados do “provão” em Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o cenário em que se insere o Exame Nacional de Cursos e descreve os resultados do "provão" nas instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina; faz algumas apreciações sobre os dados observados, relacionando-os a situações típicas existentes no ensino superior catarinense; remete a análise para a crítica de alguns dos critérios utilizados e das repercussões da divulgação dos conceitos construídos pelo INEP.<hr/>The text analyses the scene where the National Examination of University Graduates are inserted and describe the results of the "big test" in high educational institutions of Santa Catarina State; the text analyses some observed data, relation it with the typical situations that the catarinense high educational have, direct the analyze for the some criteria used and the results of the concepts building by INEP.<hr/>El texto analiza el escenario en que se inserta el Examen Nacional de Cursos y describe los resultados del "provao" en las instituciones de enseñanza superior del Estado de Santa Catarina; hace algunas apreciaciones sobre los datos observados, relacionando los a situaciones típicas existentes en la enseñanza superior catarinense; remite a análisis para la crítica de algunos de los criterios utilizados y de las repercusiones de la divulgación de los conceptos construidos por el INEP. <![CDATA[Educação, cidadania, sociedade: avaliação do ensino médio em discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o cenário em que se insere o Exame Nacional de Cursos e descreve os resultados do "provão" nas instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina; faz algumas apreciações sobre os dados observados, relacionando-os a situações típicas existentes no ensino superior catarinense; remete a análise para a crítica de alguns dos critérios utilizados e das repercussões da divulgação dos conceitos construídos pelo INEP.<hr/>The text analyses the scene where the National Examination of University Graduates are inserted and describe the results of the "big test" in high educational institutions of Santa Catarina State; the text analyses some observed data, relation it with the typical situations that the catarinense high educational have, direct the analyze for the some criteria used and the results of the concepts building by INEP.<hr/>El texto analiza el escenario en que se inserta el Examen Nacional de Cursos y describe los resultados del "provao" en las instituciones de enseñanza superior del Estado de Santa Catarina; hace algunas apreciaciones sobre los datos observados, relacionando los a situaciones típicas existentes en la enseñanza superior catarinense; remite a análisis para la crítica de algunos de los criterios utilizados y de las repercusiones de la divulgación de los conceptos construidos por el INEP.