Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619980002&lang=pt vol. 06 num. 19 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pioneirismo no acesso ao ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Promoção automática e capitulação da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute os riscos da tendência atual e oficial de introduzir na escola básica a promoção continuada, evitando a reprovação de todos os modos. A visível boa intenção que existe no fundo é facilmente desfeita pelo tentação de promover sem a devida aprendizagem, apelando inclusive para o argumento da sustentação da auto-estima do aluno. Busca-se argumentar em favor da aprendizagem, ia que o aluno tem direito de aprender, devendo ser promovido porque aprende adequadamente. A promoção, tornando-se automática, escamoteia a falta de aprendizagem, levando a escola pública de modo ainda mais rápido e fatal a ser reconhecida como "coisa pobre para o pobre". Ademais, não se cultiva a auto-estima pela via do escamoteamento. A pedagogia da verdade é sempre preferível. A verdade do aluno é a aprendizagem bem feita.<hr/>The text discusses the risks of the actual and official tendency to introduce in the basic school the continuous promotion, in order to avoid by all means student's failure. The visible good intention in the background is easily dismantled by the temptation to promote the students without the necessary apprenticeship. The appeal for the argument to preserve the self-esteem of the student emerges often. We try to argument in favor of the apprenticeship, since the student has the right to learn. He has to be promoted, because he learns adequately. Becoming the promotion something automatic, it hides the lock of apprenticeship, what contributes to a still more rapid and fatal pressure to recognize the public school as "something poor for the poor". Besides it is not the best way to cultivate self-esteem by means of hiding real problems. The pedagogy of truth is always preferable. The truth of the student is its well done apprenticeship.<hr/>El texto discute los riesgos de la tendencia actual y oficial de introducir en la escuela básica la promoción continuada, evitando el suspenso a toda costa. La visible buena intención que hay en el fondo es fácilmente desechada por la tentación de promover sin el debido aprendizaje, apelando incluso para el argumento de la sustentación de la autoestima del alumno. Se pretende argumentar en favor del aprendizaje, ya que el alumno tiene derecho de aprender, debiendo ser ascendido por que aprende adecuadamente. La promoción volviéndose automática, escamotea la falta de aprendizaje, llevando la escuela pública de forma aún más rápida y fatal a ser reconocida como "cosa pobre para pobre". Además, no se cultiva la autoestima por la vía del escamoteamiento. La pedagogía de la verdad es siempre preferible. La verdad del alumno es el aprendizaje bien hecho. <![CDATA[Sistemas organizacionais: uma visão dos gestores educacionais, através da ótica dos modelos transformacional e transacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trabalhar com seres humanos interagindo integralmente em um contexto inseparável durante todo tempo, como sujeito e objeto, evidencia toda a turbulência contida no processo sócio-ambiental do cenário no qual contracenamos diariamente como atores principais, coadjuvantes ou figurantes. A liderança administrativa apresenta conceitos, princípios e resultados dependentes diretamente das ciências humanas relacionadas às posições, funções e papéis do administrador educacional em função das relações humanas, metas estabelecidas, inovações e interpretações da eficiência social. Temos certeza que o gestor organizacional terá que compreender com profundidade o processo facilitador da função administrativa, com uma maneira menos mecanicista e mais viabilizadora das funções técnicas com seu maior propósito. O Modelo Transformacional torna-se de fácil reconhecimento quando podemos detectar a presença de certos elementos e fatores que têm a capacidade de criar um ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas perenemente. Os procedimentos coletivos e o incentivo motivacional através de articulações não veladas serão sempre as tônicas utilizadas como variáveis constantes pelo administrador transformacional em suas atividades práticas. Os princípios da moralidade e do desenvolvimento cognitivo sempre em posição de destaque para que esteiam assegurados e preservados os ideais de equilíbrio e integração do modelo transformacional, em virtude da constante presença dos conflitos em qualquer coletividade. O Modelo Transacional por sua vez, durante todo o desenrolar do processo, está relacionado com as gestões coniventes geradas e implementadas no comportamento organizacional pelos atores envolvidos no cenário. Fundamenta-se o modelo transacional nas evidentes atividades da transação, de troca e de barganhas e nas necessidades emergenciais de específicas situações, nas quais as irrestritas dependências do desempenho e dos resultados sejam as variáveis observadas no contexto de recompensas, premiações e punições.<hr/>Working with individuals in a same context during the whole time, as subject and object, shows how turbulent can be the scenery of a social-environmental process where these individuals are inserted. The administration leadership presents concepts, principles and results that are directly dependable on the human science related to the job, function and the role of the educational administrator, whose work is based on human relations, objectives, innovations, and interpretation of the social efficiency. An organizational manager must deeply understand the whole process that will facilitate his/her technical function. It is easier to understand the Transformational Model once we detect the presence of certain elements and factors that have the capability to create a proper environment for the development of each individual or group's potentiality. The group's procedures and motivations are the techniques used by a transformational administrator as constant variables in his/her practical activities. The principles of moral an the cognitive development will always be in a position of privilege so, the balance and integrity of the model will be preserved and conflicts, that are a constant when working in groups could be avoided. The Transactional Model, however, during the whole process is related to the connived management that is generated and applied to the behavior of the individuals involved in the process. The Transactional Model is grounded on transactions activities such as exchanges and bargains. Rewards an punishments are variables used on specifics emergency situations where performance and results are observed.<hr/>Trabajar con seres humanos interactuando integralmente en un contexto inseparable durante todo el tiempo, como sujeto y objeto evidencia toda la turbulencia contenida en el proceso sacio ambiental del escenario en el cual los individuos están insertados. El liderato administrativo presenta conceptos, principias y resultados dependientes directamente de las ciencias humanas relacionadas a las posiciones, funciones y papeles del administrador educativo en función de las relaciones humanas, metas establecidas, innovaciones e interpretaciones de la eficiencia social. Estamos seguros de que el gestor organizador tendrá que comprender con profundidad el proceso facilitador de la función administrativa con una manera menos mecanicista y más viabilizadora de las funciones técnicas con su mayor propósito. Se vuelve fácil el reconocimiento del Modelo Transformativo cuando podemos detectar la presencia de ciertos elementos y factores que tienen la capacidad de crear un ambiente propicio al desarrollo de las potencialiades individuales y colectivas perennemente. Los procedimientos colectivos y el incentivo motivador a través de articulaciones no veladas serán siempre las tónicas utilizadas como variables constantes por el administrador transformativo en sus actividades prácticas. Los principias de la moralidad y del desarrollo cognitivo siempre en posición de destaque para que estén asegurados y preservados los ideales de equilibrio e integración del modelo transformativo, en virtud de constante presencia de los conflictos en cualquier colectividad. El Modelo Transativo por su parte, durante todo el decurrir del proceso, está relacionado con las gestiones generadas e implementadas en el comportamiento organizador por los actores envueltos en el escenario. Se fundamenta el modelo transativo en las evidentes actividades de la transición, de cambio y trueque y en las necesidades de emergencia en específicas situaciones, en las cuales las irrestrictas dependencias del desempeño y de los resultados sean las variables observadas en el contexto de recompensas, premiaciones y puniciones. <![CDATA[Hospitais universitários: mecanismos de coordenação e avaliação comparativa de eficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo identifica e analisa os problemas de coordenação, de informação, e de mensuração de eficiência relativa em hospitais universitários. Diferentes abordagens alternativas são consideradas e, especificamente, um exercício baseado na metodologia conhecida como Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), foi executado. A amostra é formada por 43 hospitais federais brasileiros - HUs, com dados relativos ao ano de 1996. Foi possível a obtenção de estimativas de produção e de consumo ótimos, assim como o estabelecimento de padrões de referência (best-practice) para os HUs.<hr/>This paper analyses the coordination and information problems of Brazilian federal teaching hospitals - HUs. The problem of scale and technical efficiency evaluation of hospitals is addressed. A Data Envelopment Analysis framework is used to identify the optimal consumption and production levels based on the best practice performance of all hospitals in the sample. The sample consists of 43 federal teaching hospitals - Hus and the data are 1996 annual observations.<hr/>Este artículo identifica y analiza los problemas de coordinación, de información y de medición de eficiencia relativa en hospitales universitarios. Son considerados diferentes abordajes alternativos y, específicamente, un ejercicio basado en la metodología conocida como Análisis de Envoltura de Datos (Data Envelopment Analisis - DEA), fue ejecutado. La muestra está formada por 43 hospitales federales brasileños - HUs, con datos relativos al año de 1996. Fue posible la obtención de estimativas de producción y de consumo óptimos, así como el establecimiento de padrones de referencia (best-practice) para los HUs. <![CDATA[O acesso ao ensino superior no Brasil: a questão da elitização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da história do acesso ao ensino superior no Brasil enfocando seus determinantes socioeconômicos. Para efeito de estudo a história do Brasil foi dividida em duas fases: a primeira, denominada "fase luso-brasileira", quando os jovens brasileiros tinham que fazer o curso superior na Europa; e a segunda, a "fase nacional", a partir da vinda da família real portuguesa e da instalação de cursos superiores no Brasil até as últimas décadas do século XX. Á luz dos acontecimentos ligados ao acesso ao ensino superior nestas duas fases, faz-se uma análise da discutida discriminação socioeconômica promovida pelos diversos mecanismos e instrumentos utilizados para a seleção, inclusive o vestibular. Não obstante a confirmação da predominância de estudantes dos segmentos de maior poder aquisitivo nas instituições de ensino superior; identifica-se uma tendência deselitizante no acesso às faculdades e universidades. Tal tendência aponta para uma mudança, em médio prazo, no perfil do aluno das instituições de ensino superior brasileiras.<hr/>The article in question concerns the history of the access to the university in Brazil focusing its socio-economical determinants. Therefore, the history of Brazil was divided in two phases, the first of which called "Luso-brasileira" phase, when young Brazilians had to go to Europe for their university studies; the second one, the national phase, after de Portuguese royal family come to our country and colleges were here installed, up until the last decades of the 20th century. According to the happenings related with the access to the university studies in these two phases, an analysis of the discussed socio-economical discrimination is held, promoted by the various mechanisms and instruments used in the selection, including the "vestibular". Nevertheles the confirmation of the predominance of the students from the stronger purchasing power segments in the institutions of university studies, a disélitist tendency is identified in the access to colleges and universities. Such tendency points to a change, at medium date, in the profile of the student of the institutions of college studies in Brazil.<hr/>El artículo presente está sobre la historio del acceso a la educación más alta en Brasil que enfoco su socioeconómicos aspectos. Para efecto del estudio la historia de Brasil era dividido en dos fases: el primero denominó "luso-brasileño" la fase, cuando las juventudes brasileñas tenían que hacer el curso superior en Europa; y lunes, el "nacional" la fase, empezando de la venida de la familia real portuguesa y la instalación de cursos superiores en Brasil hasta las últimas décadas del siglo XX. Á brilla de los eventos se unidos al acceso a la educación más alta en estos dos fases se hace un análisis del socioeconómica de la discriminación discutido promovido por los varios mecanismos y instrumentos usados para la selección, además del examen vestibular. No obstante la confirmación de los estudiantes de los segmentos de predominancia de poder de compra más grande en las instituciones de educación más altas, identifica un deselitizante de la tendencia en el acceso a las faculdades y universidades. La tal tendencia apunta para un cambio, al periodo elemento, en el estudiante del perfil de instituciones de educación más alto brasileño. <![CDATA[Apresentação de um modelo teórico destinado à avaliação dos programas estaduais de qualificação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho apresenta e discute a pertinência dos conceitos de Eficiência, Eficácia, Efetividade Social e Empregabilidade, adotados pela Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional (SEFOR) do Ministério do Trabalho (MTb), que orientam o processo de avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação (PEQ's). Além desses conceitos são propostos os de Relevância e Durabilidade, que compõem um Modelo Teórico orientador do processo de avaliação dos PEQ's.<hr/>This work analyzes the importance of concepts like Efficiency, Efficacy, Social Effectiveness and Employability, used by the Secretariat for Professional Formation and Development (SEFOR) of the Ministry for Work (MTb), which orientates the evaluation process in State Programs for Professional Qualification (PEQ's). Besides these concepts, Relevance and Durability are also proposed as they foom past of the Theorical Model used to orientate the evaluation process of the State Programs for Professional Qualification (PEQ's).<hr/>El presente trabajo presenta y debate la pertinencia de los conceptos de Eficiencia, Eficacia, Efectividad Social y Empregabilidad, adoptados por la Secretaria de Formación y Desarrollo Profesional (SEFOR) del Ministerio de la Educación (MTb), que orientan el proceso de evaluación de los Programas Estaduales de Calificación Profesional (PEQ's). Allá desos conceptos sano propuestos los de Relevancia y Durabilidad, componentes de un Modelo Teórico orientador del proceso de evaluación de los PEQ's. <![CDATA[O ensino fundamental em um dos Brasis: uma avaliação por meio de dados agregados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho apresenta uma visão geral do ensino fundamental nas três Regiões de menor desenvolvimento do Brasil, isto é, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para isso utiliza dados dos censos educacionais de 1991 e 1995 e do SAEB/95. As variáveis selecionadas reiteram as desigualdades regionais a situação de desvantagem das três Regiões. Apesar do aumento do tamanho médio dos estabelecimentos, ainda persistem muitas escolas pequenas e dispersas. Parte ponderável das matrículas se urbanizou, acompanhando as migrações rurais-urbanas. O nível de formação dos professores teve significativo avanço e se reduziram a reprovação e o abandono. Os resultados em geral, indicam a necessidade de políticas específicas para reduzir o hiato entre as regiões do Brasil.<hr/>This paper presents an overview of the first level of education in the relatively least developed regions in Brazil. It compares data from the 1991 and 1995 educational censuses, as well as the scholastic achievement scores of the 1995 basic education evaluative survey. Variables selected reveal the dramatic regional inequalities in the country and the disadvantages of these regions in comparison with national results. Although the average size of the schools, measured by the number of pupils enrolled, has increased, a high proportion of tiny schools remain in the regions analyzed. Following migrations from rural to urban areas, enrollment increased fast in cities and towns. The teachers' level of schooling improved significantly, whereas repetition and drop out rates fell steadily. Results in general suggest the need of specific policies to fill the gap among the regions of the country.<hr/>El presente trabajo presenta una visión general de la enseñanza fundamental en las regiones relativamente menos desarrolladas de Brasil. El estudio compara datos de los censos educativos de 1991 y 1995, así como las puntuaciones de rendimiento escolar de la investigación por muestreo sobre la educación básica de 1995. Las variables seleccionadas revelan las dramáticas desigualdades regionales del país y también las desventajas de las tres regiones comparadas a las estadísticas nacionales. Aunque el porte promedio de las escuelas, medido por el número de alumnos matriculados, ha sufrido un incremento, todavía hay una alta proporción de escuelas pequeñas en las regiones analizadas. En secuencia a las migraciones desde las áreas rurales a las urbanas, la matrícula creció rápida mente en las ciudades. Como consecuencias la relación de alumnos por maestro se ha incrementado en el período observado. El nivel de escolaridad de los maestros mejoró significativamente, mientras las tasas de suspenso y evasión cayeron. Los resultados apuntan la necesidad de políticas específicas para reducir las desigualdades. <![CDATA[Resolução CEB nº 3 de 26 de junho de 1998.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Institui as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. <![CDATA[Análise de custo e resultados do Programa de Aceleração de Aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Institui as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.