Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619980003&lang=pt vol. 06 num. 20 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A reforma do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Avaliação do sistema educacional brasileiro: tendências e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A reforma do ensino técnico no Brasil e suas conseqüências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor propõe-se, neste artigo, a compreender como o ensino profissional desenvolveu-se historicamente no Brasil, para situar a discussão das propostas que foram elaboradas neste período de governo. Tomando como categoria de análise a dualidade estrutural, o autor mostra que a atual proposta atende apenas aos incluídos, sendo regida pela racionalidade financeira, que substitui a universalidade pela eqüidade. Em decorrência, desmonta-se a rede pública de educação profissional, quebra-se a equivalência, ao exigir o ensino médio como única via de acesso ao ensino superior e recoloca-se a dualidade estrutural pela existência de duas trajetórias que não se integram para fins de certificação.<hr/>In this article, the author aims to understand how the professional education had historically developed in Brazil, to situate the issues regarding the proposals wich were elaborated in this period. Taken as the category of analysis the structural duality, the author shows that the actual proposal meets only the interests of the included ones, being conducted by the financial rationality wich replaces universality by equity. Hence, by requiring the medium education as the only access to higher education, it dismantles the education public net, breaks the equivalence and restores the structural duality by the existence of two paths wich do not integrate for certification purposes.<hr/>El autor, en este artículo, se propone com prender como la formación profesional se desarrolló históricamente en Brasil, para ubicar la discusión de las propuestos que se elaboraron en este período de gobierno. Tomando la dualidad estructural como categoría de análisis, el autor demuestro que la propuesto atiende apenas a los incluidos, siendo esta regida por la racionalidad financiera, substituye la universalidad por la equidad. Como consecuencia, se desmonta la red pública de educación profesional, se rompe la equivalencia, al exigir la formación media como única vía de acceso a la formación superior y recolocando la dualidad estructural por la existencia de dos trayectorias que no se integran para fines de certificación. <![CDATA[Educação brasileira nos anos 90: a busca de adequação à ordem social globalizada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto faz um balanço da educação brasileira nos anos 90 utilizando, principalmente, dados oficiais (IBGE, MEC). Identifica os principais problemas a serem enfrentados pelo sistema educacional brasileiro, tais como combate ao analfabetismo, altas taxas de evasão e repetência no ensino fundamental, distorção série/idade, aumento de demanda pelo ensino médio, escassez de oferta de vagas para o ensino superior, etc. Descreve e analisa o modo como o Estado brasileiro tem definido medidas e ações que combinam regulamentação, políticas redistributivas e sistemas variados e amplos de avaliação, visando uma reforma significativa do sistema educacional a fim de preparar seus cidadãos para enfrentar os desafios do mundo globalizado.<hr/>The text presents an account of Brazilian education during the nineties using principally official data (IBGE, MEC). It identifies the main problems to be confronted by the Brazilian educational system, such as the fight against illiteracy, the high rates of dropout and repletion in the primary educational levels, distortions in the grade/age relationships, an increase in the demand fir high school teaching, a scarcity in the number of available openings in higher education, etc.. It describes and analyzes the way the Brazilian State has defined methods ans activities wich combine regulations, redistribution polices and diversified and ample systems of evaluation. And this with a vision for significant reforms in the educational system to prepare its citizens to meet the challenges of world globalization.<hr/>El texto hace un balance de la educación brasileña en los anos 90 utilizando, principalmente datos oficiales (IBCE, MEC). Identifica los principales problemas a ser enfrentados por el sistema educativo brasileño, tales como el combate al analfabetismo, altas tasas de evasión y suspensión en la enseñanza fundamental, distorsión curso/edad, aumento de la demanda por la enseñanza media, escasez de oferta de plazas para la enseñanza superior, etc. Describe y analiza el modo como el Estado brasileño ha definido medidas y acciones que combinan reglamentación, políticas redistributivas y sistemas variados y amplios de evaluación visando una reforma significativa del sistema educativo, con el fin de preparar a sus ciudadanos para los desafíos del mundo globalizado. <![CDATA[Os (des )caminhos da educação profissional no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, propõe-se a apresentar os (des)caminhos da educação profissional no Brasil, abordando, essencialmente, seus primeiros contornos no contexto educacional, permeados por avanços e recuos, tendo como referência-chave as leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A seguir, são evidenciados os primeiros esforços de pensar o fenômeno trabalho-educação, destacando a teoria do capital humano. Posteriormente, é objeto de analise a educação profissional (Lei 5692/71). No quarto item, destacam-se os desafios de repensar a relação trabalho-educação diante; das exigências colocadas pelo processo de globalização. O item cinco é um esforço de análise da educação profissional na atualidade, considerando os pressupostos da nova LDB e o fenômeno da globalização. Finalizando, são apresentadas algumas considerações sobre a trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil e os novos rumos delineados com a nova LDB.<hr/>This article, which means to present the (Mis) Leads of Professional Education in Brazil, approaching, essencialy, its basic contours within the educational context. These have been moving back and forth and have the law of "Diretrizes e Bases" of National Education as they key reference. The first efforts to think over the work-education phenomenon will be pointed out with emphasis on the theory of human values, the analysis of Professional Education (Law 5692/71) will fallow. The fourth item focus on the challenges of re-thinking the relation work-education before the demands placed by the process of economic globalization. The fifth item is na effort to analyse the current professional education, considering the presumed features of the new LDB and the legalization phenomenon. Finally, some considerations on the historic trajectory of Professional Education in Brazil and the new courses lined out by the new LDB are presented.<hr/>Este artículo, propone presentar los caminos de la educación profesional en Brasil, abordando, esencialmente, sus primeros contornos en el contexto educativo, atravesados por avances y retrocesos, teniendo como referencia-clave las leyes de Directrices y Bases de la Educación Nacional. A seguir son evidenciados los primeros esfuerzos de pensar el fenómeno trabajo- educación, destacando la teoría del capital humano. Posteriormente, es objeto de análisis la educación profesional (Ley 5692/71). En el cuarto item, se destacan los desafíos de repensar la relación trabajo -educación delante de las exigencias colocadas por el proceso de globalización económica. El item cinco es un esfuerzo de análisis de la educación profesional en la actualidad, considerando los presupuestos de la nueva LDB y el fenómeno de la globalización. Finalizando, se presentan algunas consideraciones sobre la trayectoria histórica de la Educación Profesional en Brasil y los nuevos rumbos delineados con la nueva LDB. <![CDATA[Educação e gênero: problemas de uma voz quase imperceptível nos currículos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aborda-se o tema da mulher relacionado à educação. Através de exemplos extraídos do cotidiano de jornais e da observação da própria vida, além das palavras de autores que vêm destacando não apenas na conceituação e na discussão de gênero, mas também nas questões dos direitos humanos, o preconceito contra a mulher vai sendo mostrado e demonstrado em suas repercussões negativas que vêm desde a família, continuam na educação escolar, para desembocar na sociedade como um todo. Indaga-se sobre o lugar próprio da problemática, sobre seu(s) campo(s) de inserção; demonstra-se a importância da conceituação de gênero; responsabiliza-se a escola pela "fabricação" do masculino e do feminino, mas não se pretende "culpar" os/as profissionais da educação pelos equívocos ou omissões, mas apenas chamar a atenção para os possíveis "estereótipos" encontrados ainda em muitas escolas brasileiras ainda constituídas de profissionais predominante do sexo feminino.<hr/>We talk about women issues in relation to education. Through examples taken from daily newspapers and the observation of life itself, besides some authors' words which have been standing out not only in the conceptualization and discussion of gender, but also in issues related to human rights, the prejudice against women is shown and demonstrated with negative repercussions which begin inside the family, continue at school education and spread into society as a whole. We wonder what the proper place/field of the problem should be; it is stated the importance of the concept of gender, school is viewed as the responsible for "building up" the masculine and the feminine genders, but we do not intend to put the blame on the teachers for mistakes or omissions, but to call their attention to possible "stereotypes" still found in a lot of Brazilian schools, formed mostly by professionals of the feminine gender.<hr/>Se considera el tema de la mujer relacionado a la enseñanza. A través de ejemplos cotidianos de los periódicos y de la observación de la propia vida, además de las palabras de los autores que se destacan no sólo por las cuestiones de derechos humanos, el prejuicio contra la mujer viene siendo mostrado y comprobado en sus repercusiones negativas que provienen desde la familia, y continúan en la escuela para desembocar en la sociedad en general. Se pregunta dónde está localizado el problema, cuáles son sus campos de inserción: se muestra la importancia de la conceptualización de género, se responsabiliza la escuela por la "fabricación" de lo masculino y de lo femenino, pero no con el propósito de culpar a los maestros por errores u omisiones, sin embargo, llama la atención para los posibles "estereotipos" que aún están en muchas escuelas brasileñas, constituidas por profesionales de sexo femenino en su mayoría. <![CDATA[Resolução n. 2 do CNE de 26 de junho de 1997]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361998000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamentai, do ensino médio e da educação profissional em nível médio.