Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619990002&lang=pt vol. 07 num. 23 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Múltiplas inteligências e avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação escolar elementar na França: uma nova reforma?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende estudar uma proposta da Reforma da escola pública tradicional elementar na França. O estudo se baseia em textos oficiais do Ministério Nacional de Educação. As análises indicam como tema principal a autonomia das escolas, através da flexibilidade e da avaliação, como os principais eixos da Reforma.<hr/>This paper aims to study one proposal odd elementary public school Reform in France. The study is based on official texts of the National Education Ministry. The analysis indicates as main theme the school's autonomy by the flexibility and evaluation as the principal axes of the Reform.<hr/>Este texto tiene como objetivo estudiar una propuesta de la Reforma escolar elemental en escuelas públicas en Francia. Este estudio está basado en textos oficiales del Ministerio Nacional de Educación. El análisis indica como principal tema de la autonomía escolar la flexibilidad y evaluación como ejes principales de la Reforma <![CDATA[Universidade e reconstrução do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Argumenta-se em favor da importância da reconstrução do conhecimento na universidade. Aponta-se para dois focos principais da universidade contemporânea: reconstrução do conhecimento e aprendizagem reconstrutiva dos alunos. Vivemos na sociedade do conhecimento e isto torna o mandato da universidade ainda mais relevante, desde que passe a ver na pesquisa o ambiente central de aprendizagem. Pesquisa é tratada como princípio científico e educativo, combinando a importância de produzir conhecimento com a de educar novas gerações.<hr/>We argue in favour of the knowledge reconstruction as the main compromise of the university. Two focuses are appointed in the contemporary university: knowledge reconstruction and reconstructive apprenticeship of the students. We live in the knowledge society and that makes the university's mandate still more relevant, since we are able to see in research the central apprenticeship environment. Research is treated as scientifical and educative principle, combining the importance to reconstruct knowledge with the importance to educate new generations.<hr/>Argumentamos a favor de la importancia de la reconstrucción del conocimiento en la universidad. Se señalan dos focos principales de la universidad contemporánea: reconstrucción del conocimiento y aprendizaje reconstructivo de los alumnos. Vivimos en la sociedad del conocimiento y esto hace que el mandato de la universidad sea más relevante, siempre que pase a ver en la investigación el ambiente central del aprendizaje. La investigación se trata como principio científico y educativo, combinando la importancia de producir conocimiento con la de educar nuevas generaciones. <![CDATA[Dimensões da aprendizagem: uma abordagem de caracterização e avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto aborda dimensões fundamentais da aprendizagem - saber, saber aprender, saber pensar, saber fazer, saber conviver e saber ser - que podem ser consideradas na avaliação do ensino, bem como apresenta um questionário laborado com suporte nessas dimensões. O referencial relativo a essas dimensões da aprendizagem e o instrumento de coleta de dados foram utilizados num estudo de avaliação do impacto dos cursos do Pró-Ciências do Estado de Goiás, destinados a professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Ensino Médio. A caracterização das dimensões da aprendizagem sugere aspectos a serem avaliados e o questionário apresenta itens referentes a ações do professor em seu exercício profissional.<hr/>The paper approach fundamental learning dimensions - knowing-how, knowing-how to lean, knowing-how to think, knowing-how to do, knowing-how to be sociable and knowing-how to be - that can be considered in a teaching evaluation, as well as having a questionnaire elaborated with support in these dimensions. The relative referential to these learning dimensions and the data collect instrument were used in a evaluation study of the impact of the Estado de Goiás Pró-Ciências courses on behalf of Biology, Physic, Chemistry and Mathematics high school teachers. The characterization of learning dimensions suggests aspects to be appraised and the questionnaire has some items which refers teacher actions in his professional exercise.<hr/>El texto aborda dimensiones fundamentales del aprendizaje - saber, saber aprender, saber pensar, saber hacer, saber convivir y saber ser - que pueden ser considerados en la evaluación de la enseñanza, tal y como presenta un cuestionario elaborado con soporte en esas dimensiones, El refencial relativo a esas dimensiones del aprendizaje y el instrumento de colecta de datos fueron utilizados en un estudio de evaluación del impacto de los cursos del Pro-Ciencias del Estado de Goiás, destinados a profesores de Biología, Física, Química, y Matemáticas de Enseñanza Media. La caracterización de las dimensiones del aprendizaje sugiere aspectos que serán evaluados y el cuestionario presenta itens referentes a acciones del profesor en su ejercicio profesional. <![CDATA[A importância do papel do ensino profissionalizante face ao processo de industrialização de Juiz de Fora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho mostra as abordagens metodológicas em políticas públicas, é fundamentado no entendimento das quatro etapas da política: construção da agenda, formulação, implementação e avaliação. Relata como será o processo de formulação da política educacional técnica, baseada no decreto nº 2208/97 e mostra como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI (estabelecimento de ensino técnico-profissionalizante) está se atualizando para atender a nova fase de industrialização de Juiz de Foral MG, face à vinda da Mercedes-Benz - indústria automotiva alemã.<hr/>The present paper focus on public policy cycle based on four steps, such as agenda, policy making, implementing and analyzing. Describes how is going to be the process of the educational training policy based on Decret N° 2208/97 and shows how SENAI is being up to dated in order to face challenges intended to the Juís de Fora/MG new industrialization phase due to Mercedes Benz automotive industry setting up.<hr/>EI siguiente trabajo muestra los abordajes metodológicos en políticas públicas, fundamentándolo en el entendimiento de las cuatro etapas de la política, tales como la elaboración de la agenda, formulación, implementación y evaluación. Relata como será el proceso de formulación de la política educativa técnica, basada en el decreto nº 2208/97 y muestra como el Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial - SENAI (establecimiento de enseñanza técnico-profesionalizante) está actualizándose para atender una nueva fase de industrialización de Juiz de Fora/ MG, caro la llegada de Mercedes-Benz - Industria automovilística alemana. <![CDATA[Educação, escolarização e mobilidade social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da idéia da Educação, sob a forma de escolarização, enquanto instrumento que possibilitaria a mobilidade social. Trata-se de uma representação social bastante difundida no imaginário geral da sociedade brasileira e que nem sempre corresponde à realidade. Os problemas da qualidade da escola, do acesso à escola, das finalidades da escola ainda não estão plenamente resolvidos de modo que esta possa, além de seus outros fins específicos, ainda que indiretamente, servir como um instrumento de social. Discute-se então o papel da escola e também o papel do educador neste contexto, enfatizando-se o significado político e ideológico da escola na sociedade. O estudo da escola e seus diferentes objetivos é uma questão que exige primeiramente uma reflexão sobre a sua identidade. Observa-se que a escola não pode ser analisada isoladamente das influências sociais, mas também não pode ser considerada como um instrumento através do qual haveria a mobilidade social desejada.<hr/>This paper deals with the idea of Education, which happens in a school, as a tool that would make possible the social mobility. This is a well spread social representation found in the general imaginary of the Brazilian society though it is not always true. Problems like the quality of school, how to access to school and the aims of school are not yet completely solved, so it can not yet, in addition to these aims, even in an indirect way, serve as a tool of social progression. The role of the school and also the role of the teacher/educator were analyzed in this context and at the some time the political and ideological meaning of the school in the society was emphasized. The study of the school and its different aims is a question which requires first of all a reflection about its identity. We have observed that school can not be analyzed apart from social influences, but it should not be taken as a tool for the desired social mobility.<hr/>EI siguiente artículo trata de la idea de la Educación bajo la forma de una escolarización como un instrumento que posibilitaría la movilidad social. Se trata de una representación social bastante difundida en el imaginario general de la sociedad brasileña y que no siempre corresponde con la realidad. Los problemas de la calidad de la escuela, del acceso a la escuela, de las finalidades de la escuela, aún no están plenamente resueltos de modo que ésta pueda, además de sus propios fines específicos, aunque indirectamente, servir como un medio de ascensión social. Es entonces cuando se discute el papel de la escuela y también el papel del profesor-educador en este contexto, recordando la importancia política e ideológica de la escuela en la sociedad. La escuela cuando es utilizada en un sentido utilitario para diferentes objetivos es un punto que exige una reflexión sobre su identidad. Se observa que la escuela no puede ser analizada aisladamente ni creer que es un medio a través del cual habría una movilidad social deseada. <![CDATA[Uma avaliação do mérito de escolas de nível médio através da técnica de preferência declarada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sistemas escolares são, em geral, estruturas complexas e abrangentes, variáveis no tempo e no espaço. Grande parte dos estudos relativos a estes sistemas analisam aspectos quantitativos e econômicos. Este trabalho, no entanto, procura incorporar na análise de redes escolares aspectos de caráter qualitativo das escolas. O estudo se refere à identificação de características das escolas de ensino médio que permitam uma análise eficaz do mérito destas escolas, levando em consideração o ponto de vista dos estudantes. A metodologia empregada, para esta identificação e posterior análise, é baseada em técnicas de preferência declarada. Uma função de utilidade relativa é introduzida com o objetivo de estabelecer uma classificação das escolas analisadas. Os resultados obtidos se mostraram confiáveis e estatisticamente significantes, permitindo que se apresentem sugestões de estratégias viáveis para a melhoria do sistema em estudo.<hr/>School systems are, in general, complex and including structures, variables in the time and in the space. Great part of the relative studies to these systems analyses quantitative and economic aspects. This work, however it tries to incorporate in the analysis of nets school aspects of qualitative character of the schools. The study it refers the identification of characteristics of the schools of medium teaching that they allow an effective analysis of the merit of these schools, taking in consideration the students' point of view. The methodology maid for this identification and posterior analysis, it is based on techniques of stated preference. A function of relative utility is introduced with the objective of establishing a classification of the analyzed schools. The obtained results are showed reliable and significant statistics, allowing that come suggestions of viable strategies for the improvement of the system in study.<hr/>Sistemas escolares son, en general, estructuras complejas y abarcantes, variables en el tiempo y en el espacio. Gran parte de los estudios relativos a estos sistemas analizan aspectos cuantitativos y económicos. Este trabajo, sin embargo procura incorporar en el análisis de redes escolares aspectos de carácter cualitativo en las escuelas. El estudio se refiere a la identificación de características de las escuelas de enseñanza media que permitan un análisis eficaz del mérito de estas escuelas, teniendo en cuenta el punto de vista de los estudiantes. La metodología empleada para esta identificación y posterior análisis, se basa en técnicas de preferencia declarada. Una función de utilidad relativa será introducida con el objetivo de establecer una clasificación de las escuelas analizadas. Los resultados obtenidos demuestran ser confiables y estadísticamente significantes, permitiendo que se presenten sugerencias de estrategias viables para la mejoría del sistema en estudio.