Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403619990003&lang=es vol. 07 num. 24 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Modelos conceptuales de intervención sociopedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A intervenção na educação social segue os mesmos modelos que o trabalho social (social work) ao qual pertence. Existem alguns modelos teóricos, como o modelo funcionalista, o científico e o crítico. Os conceitos que lhes servem de base são os de indivíduo, sociedade e ação social. A educação social consiste em trabalho social realizado por educadores e com métodos educativos.<hr/>Social education Intervention - being a branch of Social Work - follows the same patterns that Social Work does. There are different theoretical patterns, such as the functionalist patterns, the scientific pattern, and the critical pattern. Social Education Intervention is based on concepts, such as "individual", "society", and "social action". Social Education involves the Social Work made by educators, using education methods.<hr/>La intervención en la educación social sigue los mismos modelos que el trabajo social (social work) al cual pertenece. Hay unos modelos teóricos, como son el modelo funcionalista, el modelo científico y el modelo crítico. Los conceptos que le sirven de base son los de individuo, de sociedad y de acción social. La educación social consiste en el trabajo social hecho por educadores y con métodos educativos. <![CDATA[Representações e influência social em situações educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de cinco processos de influência social (aniquilação, submissão, identificação, internalização e transformação) foram analisadas representações e relações intergrupais. Segundo o processo de influência empreendido, as representações e suas estilizações (apropriação/não-apropriação, personalização/não personalização, agrupamento/não-agrupamento, criação/mudança psicossocial) assumiram sentidos/configurações diferenciados. A realização de duas investigações com estudantes brasileiros de fundamental e pós-graduação ofereceu-nos uma validação inicial para este tratamento conceitual.<hr/>From five processes of social influence (annihilation, submission, identification, internalization and change) the representations and intergroup relations were analyzed. According to the influence process undertaken, the representations and its stylization (appropiation/non-appropiation, personalization/non-personalization, grouping/ nongrouping, psychosocial creation/change) assumed differentiated configurations/ meanings. Two investigations carried out with Brazilian students receiving basic and postgraduation education, offered us an initial validation to this conceptual frame.<hr/>A partir de cinco procesos de influencia social (aniquilación/ sumisión/identificación, internalización y transformación) fueron analizadas representaciones y relaciones intergrupales. Dependiendo del proceso de influencia emprendido/ las representaciones y sus estilizaciones (apropriación/no-apropriación, personalización/no-personalización, agrupamiento/no-agrupamiento, creación/cambio psicosocial) asumieron configuraciones/sentidos diferenciados. La realización de dos investigaciones con estudiantes brasileños de enseñanza fundamental y de pos-grado, nos ofreció una validación inicial para este tratamiento conceptual. <![CDATA[Sucesso e fracasso no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se propõe a analisar os dados sobre reprovação e abandono, cotejando-os com os resultados do SAEB/95 e 97. Considera que, tanto sob a perspectiva do paradigma do consenso quanto do paradigma do conflito, a escola exerce uma seleção onerosa para certos grupos sociais, tendo em vista que os critérios e instrumentos de avaliação dos professores contêm vieses de modo similar aos testes padronizados aplicados nacionalmente. Levando em conta estas limitações, verifica que, ao contrário do ensino fundamental, a taxa de abandono é mais alta que a de reprovação, sugerindo ser uma espécie de "reprovação branca". Ambas as taxas são ainda elevadas, mas tendem a declinar em todo o País. Porém a proficiência, medida pelos testes, é muito baixa e se manteve estável entre 1995 e 1997 São grandes as variações nos valores da média e da dispersão por Estado. Tais resultados não guardam relações aparentes com as taxas de reprovação, indicando a heterogeneidade de critérios dos professores. Não há evidência de que Estados mais rigorosos na aprovação tenham mais alta proficiência e vice-versa. No entanto, residência em área urbana e escolas que dispõem de um projeto pedagógico, gestão colegiada e trabalho docente em equipe são preditores do rendimento dos alunos.<hr/>This paper aims to analyze the data on revelation and drop out rates at the second level of education, comparing them to the results of national standardized achievement tests in 1995 and 1997. Either from the perspective of the consensus or the conflict paradigm school evaluation and selection is unfavorable to some social groups, since teachers criteria as well as standardized achievement tests are to a certain extent biased. Taking into account these limitations, this paper finds that, on the contrary to the first level of education, the drop out rate has been higher than the repetition rate. This fact suggests that students drop out is a sort of disguised failure at school. Although both rates are still high their level has dropped throughout the country. However, achievement test results are very low and were steady between 1995 and 1997. Average and dispersion values are extremely variable by State. Furthermore, they do not seem related to the repetition rates, suggesting that teachers may have heterogeneous criteria, not necessarily related to achievement goals. No evidence was found that more rigorous States, that reach higher repetition rates, attain higher levels of achievement and vice- versa. Nevertheless, urban residence (opposite to rural) and schools that have an explicit project, participatory management and strong staff work were good predictors of students achievement.<hr/>Este trabajo se propone analizar los datos sobre suspensión y abandono, comparándolos con los resultados del SAEB/95 Y 97. Considera, que tanto bajo la perspectiva del paradigma del consenso como del paradigma del conflicto, la escuela ejerce una selección onerosa para ciertos grupos sociales, teniendo en cuenta que los criterios y instrumentos de evaluación de los profesores contienen bieses de modo similar a las pruebas padronizadas aplicadas nacionalmente. Teniendo en cuenta estas limitaciones, verifica que, al contrario de la enseñanza fundamental, la tasa de abandono es más alta que la de suspensión, sugiriendo ser una especie de "supenso en blanco". Ambos índices son aún más elevados, pero tienden a declinar en todo el país. Sin embargo, la proficiencia media por la pruebas, es muy baja y se mantuvo estable entre 1995 y 1997. Son grandes las variaciones en los valores de la media y de la dispersión por Estado. Tales resutados no guardan relación aparente con los índices de suspensión, indicando la heterogeneidad de criterios de los profesores. No hay evidencia de que Estados más rigurosos en la aprobación tengan una proficiencia más alta y viceversa. Sin embargo, residencia en área urbana y escuelas que disponen de un proyecto pedagógico, gestión colegiada y trabajo docente en equipo son preditores del rendimiento del alumno. <![CDATA[Reforma Fernando de Azevedo no Distrito Federal: trabalho e cidadania para o operariado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a reforma realizada por Fernando de Azevedo no Distrito Federal em 1927/28, época em que o operariado se impunha como ator social de peso na Capital da República. Tem o objetivo de mostrar que, ao apresentar o trabalho e a profissionalização como dimensão a serem tratadas pela escola a Reforma Fernando de Azevedo teve uma finalidade política: colocar a escola a serviço do Estado, numa perspectiva de instrumento da "cidadania regulada".<hr/>The article analyses the reform carried out by Fernando de Azevedo in the Federal District in 1927-1928, a period when the working class showed itself as a social player of considerable importance in the Capital. It has as its objective that in showing labour and professionalism as dimensions to be treat by the school, the Reform Fernando de Azevedo had a political aim: to place the school at the service of the State, to be viewed as an instrument of "regulated citizenship".<hr/>EI artículo analiza la reforma realizada por Fernando de Azevedo en el Distrito Federal en 1927/28, época en que los obreros se imponían como actores sociales de peso en la Capital de la República. Tiene como objectivo demostrar que, al presentar el trabajo y la profesionalización como dimensiones a ser practicadas por la escuela, la Reforma Fernando de Azevedo ha tenido una finalidad política: poner la escuela a servicio del Estado, en una perspectiva de instrumento de la "ciudadania regulada". <![CDATA[Indicadores de desempenho: novas estratégias da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A avaliação do Desempenho de Instituições de Nível Superior adquiriu expressiva importância com o progresso da Micro-Eletrônica e da Informática, viabilizando o aproveitamento de indicadores múltiplos mensuráveis, quantitativos e qualitativos. O artigo enfatiza a utilização de indicadores de desempenho, analisando as suas características e atributos desejáveis, concluindo por um exercício exemplificador. Tem a propósito de destacar a importância da avaliação de desempenho institucional na gestão e no planejamento das instituições de ensino superior.<hr/>The article focuses on the use of developmental criteria in the planning and evaluation of institutions of higher laming. It's o didactic proposal that comes from the very common definition of indicators, the advantages of its use, techniques and guidelines for it and ends with an example of some of those most often adopted by American institutions.<hr/>Lo evaluación del Desempeño de Instituciones de Nivel superior adquirió una importancia considerable con el progreso de lo Micro-Electrónica y de la informática, viabilizando el aprovechamiento de indicadores múltiplos mesurables, cuantitativos y cualitativos. El artículo infatiza la utización de indicadores de desempeño, analizando sus característicos y atributos deseables, concluyendo por un ejercicio explicativo. Tiene el proposito de destacar la importancia de la evaluación de desempeño institucional en la gestación yen el planteamiento de los instituciones de enseñanza superior. <![CDATA[Avaliando um programa de governo: a voz dos atores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40361999000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho discute os resultados obtidos em avaliação realizada sobre o processo, de implementação de um projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, entre 1992 e 1994, que propôs mudanças para a dinâmica de capacitação oferecida pelas Delegacias de Ensino. A questão principal que a investigação procura responder é: porque os educadores, via de regra, resistem diante de novas orientações pedagógicas ou de mudanças propostas em programas ou projetos de governo? A partir dessa questão inicial, o estudo analisa aas diretrizes político-pedagógicas implementadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no projeto "Capacitação de Assistentes de Apoio Pedagógico", e que propuseram mudanças significativas na dinâmica de formação continuada oferecida pelas Delegacias de Ensino, entre 1992 e 1994, verificando, em seguida, como os supervisores e assistentes de apoio pedagógico entrevistados se relacionam com esse processo, efetuando uma releitura das orientações oficiais apresentadas.<hr/>This work discusses the results of a research aiming to analyze the programme carried out by the Education Department of the State of São Paulo, from 1992 to 1994, for training the personnel in charge of giving support to the pedagogical actions. Specifically, the work aims to analyze the political and pedagogical directions carried out by the Education Department of the State of São Paulo through the programme entitled "Training the Pedagogical Support Personnel", which proposed relevant changes in the dynamics for the continuing education offered by the Education Committees from 1992 lo 1994. Also, it intends both lo assess how the pedagogical support personnel and advisers responded to these changes and give an alternative account for the official version on the above programme. Finally, investigating why the educators, as a rule, struggle against both new pedagogical orientations and shifts proposed in the Government programmes or plans is a major issue in this work.<hr/>Este trabajo discute los resultados obtenidos en la evaluación realizada sobre el proceso de implementación de un proyecto de la "Secretaria de Educação" del Estado de San Pablo, entre 1992 y 1994, que propuso cambios en la dinámica de capacitación ofrecida por las "Delegacias de Ensino". La pregunta principal a la que esta investigación intenta responder es la siguiente, por qué, como regla, los educadores se resisten frente a las nuevas orientaciones pedagógicas o los cambias propuestos en programas o proyectos de gobierno? A partir de esa pregunta inicial el estudio analiza las directrizes político-pedagógicas, implementadas por la "Secretaria de Educação" del Estado de San Pablo, las que en proycto "Capacitación de asistentes de apoyo pedagógico", propusieron cambios significativos en la dinámica de formación continua ofrecida por las "Delegacias de Ensino", entre 1992 y 1994. A continuación, al examinar cómo los supervisores y asistentes de apoyo pedagógico entrevistados se relacionaron com este proceso, se realiza una relectura de las orientaciones oficiales presentadas.