Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620000001&lang=pt vol. 08 num. 26 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Convite à comemoração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Política social do conhecimento e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma das marcas mais profundas da atual sociedade é a de ser "sociedade do conhecimento". Isto significa que, mais que outras anteriores, é capaz de influenciar os rumos de sua própria história. Ao mesmo tempo, em termos de política social e sendo o conhecimento a vantagem comparativa mais decisiva, o com ate à pobreza e à exclusão precisa levar em conta o desafio do conhecimento. De modo diferente do welfare state, que aposta em excesso na assistência social, a sociedade do conhecimento confia mais na educação, porque esta está mais próxima da cidadania emancipatória, tendo no conhecimento seu instrumento principal. Por outra, há que se levar em conta que o neoliberalismo valoriza apenas conhecimento, não educação, porque está interessado na competitividade, não na cidadania. Aos educadores compete cuidar que o conhecimento, além de não servir apenas ao mercado, se curve aos objetivos da educação, tendo em vista a necessidade de combater, mais que a carência material, a pobreza política ou a ignorância historicamente produzida e mantida. Política social do conhecimento, se bem conduzida, pretende colocar o pobre como artífice central de seu destino, com base na aprendizagem reconstrutiva política.<hr/>One of the deepest traces of the present society is that it is a "knowledge society". That means that, more than other previous societies, it con influence its own history's direction. At the same time, in terms of social policy and as knowledge is the most decisive comparative advantage, the fight against poverty and exclusion has to consider the knowledge challenge. Differing from the welfare state, that bets too much on social assistance, knowledge society prefers education, since this is closer to emancipatory citizenship, having knowledge as its main instrument. On the other hand, we have to consider that neoliberalism values only knowledge, not education, because its interest is in competitivity, not in citizenship. It depends on the competence of educators to take care that knowledge, not only serves exclusively the market, but also assumes the education objectives, considering the necessity of fighting, more than material shortages, the political poverty or the historically produced and maintained ignorance. Knowledge social policy, if adequately managed, intends to have the poor as the central decision maker of his own destiny, based on political reconstructive learning.<hr/>Una de las marcas más profundas de la actual sociedad es la de ser la "sociedad del conocimiento". Eso significa que, más que las otros anteriores, es capaz de influir en los rumbos de su propia historia. Al mismo tiempo, en términos de político social y siendo el conocimiento la ventaja comparativa más decisiva, el combate a la pobreza yo la exclusión necesito tener en cuenta el desafío del conocimiento. De forma diferente del welfare state, que opuesta en exceso en la asistencia social, lo sociedad del conocimiento confío más en la educación, porque ésta más cerca de la ciudadanía emancipativa, teniendo en el conocimiento su instrumento principal. Por otra parte, hoy que tener en cuenta que el neoliberalismo valoriza solamente el conocimiento, y no la educación, porque está interesado en la competitividad, y no en la ciudadanía. A los educadores compete cuidar que el conocimiento, además de no servir solamente al mercado, este de acuerdo con los objetivos de la educación, objetivando la necesidad de combatir, más que la carencia material, la pobreza política o la ignorancia históricamente producida y mantenida. Política social del conocimiento, si está bien dirigida, pretende situar al pobre como artífice central de su destino, con base en el aprendizaje reconstructivo político. <![CDATA[Reforma do estado, universidade pública e organizações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O governo atual do Brasil vem desenvolvendo esforços no sentido de reformar o Estado brasileiro, reduzindo drasticamente seu tamanho. No contexto geral dessa reforma do Estado destaca-se a reforma da universidade pública. Uma proposta levantada pelo governo é transformar as atuais universidades públicas federais em instituições de direito privado, sob a forma jurídica das chamadas organizações sociais. Na concepção do governo brasileiro, as organizações sociais seriam entidades públicas não estatais, sem fins lucrativos, mas juridicamente privadas, voltadas para a consecução de objetivos de caráter social, e dirigidas por um conselho de administração, que deveria administrá-las sob o controle de um contrato de gestão. Partindo desse cenário inicial, o artigo procura analisar as características específicas das organizações sociais contidas na proposta governamental e as características gerais e particulares da organização-universidade. Em seguida, o artigo busca evidenciar as incompatibilidades, no contexto particular político-cultural brasileiro, entre as características das organizações sociais propostas e as exigências colocadas, de um lado, pelas especificidades da organização-universidade, e de outro, pelo caráter efetivamente público e autônomo, livre e democrático, isento de dominações político-partidárias, que as atuais universidades públicas federais precisam manter, a fim de que possam cumprir eficazmente a sua fundamental missão social.<hr/>The current Brazilian government has been making efforts to reform the Brazilian state, reducing its size and areas of involvement, creating a great opportunity for the privileged action of the market. One of the major emphasis of this public administration reform is the public university reform. One proposal made by the government is changing the present federal universities to private universities, under the legal form of the so-called Third Sector Social Organization. According to the Brazilian government, the social organizations would be public institutions, however they won't be controlled by the state, they won't be profitable, but they will be legally private, dedicated to the accomplishment of social nature objectives. The university should be run by an administration council under the control of an administration contract in order to bring quicker decisions toward a suitable institution development. The article deals with the specific characteristics of Social Organizations pertained to the government proposals, and also the general and specific characteristics of the university, acclaimed by the universal literature on administration. The article also tries to highlight the incompatibilities -in the Brazilian cultural and political context - between the proposed Social Organizations characteristics and the actual demands, which are set by the university characteristics on one hand, and by the effectively public and autonomous nature (free from political party dominations) the present federal public universities must keep on the other hand so as to fulfill its fundamental and inherent social mission.<hr/>EI gobierno actual de Brasil ha estado desarrollando esfuerzos en el sentido de reformar el Estado brasileño, reduciendo drásticamente su tamaño. En el contexto general de esa reforma del Estado se destaca la reforma de la universidad pública. Una propuesta levantada por el gobierno es transformar las actuales universidades públicas federales en instituciones de derecho privado, bojo la forma jurídica de las llamadas organizaciones sociales. En la concepción del gobierno brasileño, las organizaciones sociales serían entidades públicas no estatales, sin fines lucrativos, pero jurídicamente privadas, dirigidas para la consecución de objetivos de carácter social, y dirigidas por un consejo de administración, que debería administrarlas bajo el control de un contrato de gestión. Partiendo de este escenario inicial, el artículo busca analizar las características específicas de las organizaciones sociales contenidas en la propuesta gobernamental y las características específicas generales y particulares de la organización-universidad. Enseguida, el artículo busca evidenciar las incompatibilidades, en el contexto particular político-cultural brasileño, entre las características expuestas, de un lado, por las especificidades de la organización-universidad, y de otro, por el carácter efectivamente público y autónomo, libre y democrático, isento de dominaciones político-partidarias, que las actuales universidades públicas federales necesitan mantener, a fin de que puedan cumplir eficientemente su fundamental misión social. <![CDATA[O professor e pesquisador estrangeiro na universidade brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo, que abarca duas partes distintas, porém concatenadas entre si, aborda o professor e pesquisador visitante estrangeiro em exercício nas universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. No segmento de natureza teórico são descritos os preceitos legais de contratação desses profissionais e analisados os efeitos contraditórios desse processo. A segunda parte enfoca a metodologia utilizada, a análise de dados, as inferências da investigação e as considerações finais decorrentes deste estudo.<hr/>This work, which contains two different sections connected between themselves, discusses the action of the foreign visiting professor at the public universities in the state of Rio Grande do Sul - Brazil. In the first section, legal aspects of contracting these professionals and the controversial effects of this process are presented. The second section focuses the methodology, the analysis of data, the inferences of this study and the conclusive comments of this work.<hr/>El estudio, que abarca dos partes distintas, pero relacionadas entre sí, aborda al profesor y al pesquisador visitante extranjero en ejercicio en las universidades públicas Del Estado del Rio Grande do Sul. En el seguimiento de naturaleza teórica son descritos los preceptos legales de contratación de esos profesionales y analizados los efectos contradictorios de este proceso. La Segunda parte enfoca la metodología usada, el análisis de datos, las inferencias de la investigación y consideraciones finales decorrientes de este estudio. <![CDATA[Avaliação em matemática e implicações na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto é resultado de uma pesquisa sobre a avaliação em Matemática no ensino fundamental e sua implicação na formação docente, com o objetivo de construir um quadro revelador da realidade vivenciada por alunos em sala de aula e de elaborar propostas alternativas que visem à qualidade do ensino, para que a avaliação retorne a sua finalidade própria de melhorar o ensino e a aprendizagem, em vez de apenas refletir problemas. São apresentados dados relativos à aprovação e a reprovação em Matemática nas escolas das redes pública e privada do município de Itajubá-MG, nos anos de 1995 e 1996. Há, ainda, um estudo de caso realizado com duas turmas de 5° série e um de questionamento dos cursos de licenciatura e da formação docente.<hr/>The text is the result of a research about the evaluation of Mathematics in Elementary and Junior High Schools and its implications in teachers’ graduation. The objective is to explain what is occurring with students and teachers, and to elaborate on an alternative proposal for the quality of education, with the goal of improving the education instead of showing problems only. Data is presented, relative to success and failure in Mathematics students in public and private schools in the city of Itajubá -MG in 1995 and 1996. There is also a research with two fifth grade classes and a commentary about the teachers graduation.<hr/>El texto es el resultado de una pesquisa sobre la evaluación en Matemáticas en la enseñanza fundamental y su implicación en la formación docente, con el objetivo de construir un cuadro revelador de la realidad vivida por alumnos y profesores en clase y de elaborar propuestas alternativas que visen la calidad de la enseñanza, para que la evaluación vuelva a su finalidad propia de mejorar la enseñanza y el aprendizaje, al revés de a penas reflejar problemas. Son presentados datos relativos a la aprobación y suspensos en Matemáticas en las escuelas de las redes públicas y privadas en el municipio de Itajubá-MG, en los años de 1995 y 1996. Aún hay un estudio de caso realizado con dos clases de 5° curso y un cuestionamiento de los cursos de licenciatura y de la formación docente. <![CDATA[Recursos federais, para educação fundamental: a longa história do descompromisso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata das relações entre as três esferas de poder - federal estadual e municipal - no âmbito das competências e encargos na, universalização do ensino fundamental. Em breve histórico são destacados os principais atos normativos que pautaram essas relações, os quais, embora minuciosos na definição das responsabilidades, como é de nossa tradição jurídica, nem por isso conseguiram seu fiel cumprimento. É também discutido o aumento das receitas vinculadas promovido pela Constituição de 1988, seu reflexo no orçamento da União e nos recursos disponíveis para educação. Ao final é analisado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, mais recente ensaio de tentativa na viabilização do ensino fundamental. É ressaltado o aporte da União, mais uma vez situado aquém do esperado, apesar da transparência que introduz nas contas da União<hr/>The article approaches the relations between the Union, States and Counties in the scope and incumbencies of the development of elementary education. It makes a historical briefing, detaching the ma in normative acts that regulate these relations, that, however being minute in the definition of the responsibilities, as it is our legal tradition, couldn't obtain its faithful fulfillment. It's also discussed the increase of tied prescriptions promoted by the Constitution of 1988, its consequence in the budget of the Union and the available resources for education. The article finishes analyzing the Fund of Maintenance and the Development of the Basic Education and the Valuation of the Teaching, more recent assay of attempt in the financing of the basic education. Even introducing transparency in the accounts of education, it is salient that the financial contribution of the Union, once more, is for short from the expected one.<hr/>El artículo trata de los relaciones entre las cuatro esferas del poder - federal, estadual, y municipal - en el ámbito de las competencias y encargos en la universalización de la enseñanza fundamental. En reducido histórico son destacados los principales actos normativos que pautaron esas relaciones los cuales, sin embargo minuciosos en la definición de las responsabilidades, como es de nuestra tradición jurídica, no por eso consiguieron su fiel cumplimiento. Se discute también el aumento de las recetas relacionadas promovido por la Constitución de 1988, su reflejo en el presupuesto de la Unión y en los recursos disponibles para lo educación. Por último se analiza el Fondo de Mantenimiento y Desarrollo de lo Enseñanza Fundamental y de Valorización del Magisterio, más reciente prueba de intento en la viabilización de la enseñanza fundamental. Es resaltado el aporte de la Unión, una vez más situado aquende de lo esperado, a pesar de la transparencia que se introduce en las cuentas de la Unión. <![CDATA[Formação de recursos humanos para atuação na área de gerontologia social: relato de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo relata a experiência vivenciada na Universidade de Caxias do Sul - UCS, no curso de Especialização em nível de Pós-Graduação em Gerontologia Social, com a finalidade de formar recursos humanos para atuarem com a terceira idade, enfocando a concepção e o desencadeamento do curso, bem como a proposta pedagógica e seu desenvolvimento. A abordagem relativa à concepção do curso apresenta: sua gênese, definição de objetivos, áreas trabalhadas, estrutura e funcionamento. A proposta pedagógica é abordada em suas bases teóricas e em sua operacionalização e avaliação. Essa proposta evidencia uma proposição teórico-prática concretizada no trabalho de aplicação e no trabalho monográfico, os quais representam a cada aluno a possibilidade de aplicar, em situações concretas, os conhecimentos adquiridos, reelaborados e construídos no decorrer do curso e, além disso, de ampliar a dimensão teórica relacionada às questões da terceira idade. Os resultados obtidos apontam para a alta significância do curso, considerando a necessidade emergente da preparação do indivíduo para a conquista de um envelhecimento bem-sucedido e a formação de recursos humanos para atuarem com a terceira idade.<hr/>This article reports on an experience carried out at the Universidade de Caxias do Sul (UCS), at postgraduate level in a Diploma course in Social Gerontology, which has the objective of preparing human resources to work with elderly people, focusing on course conception and implementation and on the pedagogical proposal and its development. The approach related to course conception presents: its origin, objectives definition, covered areas, structure and functioning. The pedagogical proposal is approached through its theoretical bases, working mode, and evaluation. It provides evidence of a theoretical-practical proposition implemented in a practical application task and in a monographic work, which constitutes for each student an opportunity to apply the knowledge acquired, re-elaborated and constructed over the course period and on opportunity to enlarge the theoretical dimension of old age related issues. Results point out the high significance of the course, considering the emergent need of individual preparation in order to conquer a successful aging as well as the graduation of human resources prepared to work with the elderly people.<hr/>El presente artículo relata la experiencia vivida en la Universidad de Caxias do Sul - UCS, en el curso de Especialización en nivel de Pos-Grado en Gerontología Social, con la finalidad de formar recursos humanos para actuar con la tercera edad, enfocando la concepción y el desencadeamiento del curso, así como la propuesta pedagógica y su desarrollo. El abordaje relativo a la concepción del curso presenta: su génesis, definición de objetivos, áreas trabajadas, estructura y funcionamiento. La propuesta pedagógica es abordada en sus bases teóricas y en su operacionalización y evaluación. Esta propuesta evidencia una propuesta teórico-práctica concretizada en el trabajo de aplicación y en el trabajo monográfico, los cuales representan a cada alumno la posibilidad de aplicar, en situaciones concretas, los conocimientos adquiridos, reelaborados y construídos en el decurrir del curso, y, además de ampliar la dimensión teórica relacionada a las cuestiones de la tercera edad. Los resultados obtenidos destaca la gran importancia del curso, considerando la necesidad emergente de la preparación del indivíduo para la conquista de una buena vejez y la formación de recursos humanos para actuar con la tercera edad.