Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620000002&lang=pt vol. 08 num. 27 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O desafio da qualidade da educação: o papel da avaliação institucional e da acreditação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Critérios de julgamento: chave para a avaliação da aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A elaboração e o uso de critérios para auxiliar alunos e professores no julgamento de atividades integradoras de ensino-avaliação é o tema principal deste artigo. Essas atividades, baseadas em teorias contemporâneas de aprendizagem e cognição, valorizam tanto o processo de construção realizado pelo aluno em resposta a solicitações ou propostas feitas em classe, quanto os produtos por ele obtidos. Necessitam, pois, de instrumentos adequados para sua apreciação, que diferem dos mais usados tradicionalmente. Alguns exemplos apresentados podem servir de inspiração aos interessados no assunto que desejam modernizar sua metodologia de avaliação e usar procedimentos alternativos.<hr/>The main focus of this article is the elaboration and utilization of criteria to help students and teachers to appraise integrated activities of teaching-evaluation. This kind of activities, based on contemporary theories of learning and cognition, values students' processes of construing answers to proposals presented in class as well as their products. Then they require appropriate instruments of appraisal which are different from the ones more traditionally used. Some presented examples can inspire interested people in this subject who wish to update their evaluation methodology and use alternative procedures.<hr/>EI foco principal de este artículo es la elaboración y la utilización de criterios para ayudar a los estudiantes ya los maestros a juzgar las tareas integradoras de enseñanza evaluación. Esas tareas están fundamentadas en las últimas teorías de aprendizaje y cognición: valoran tanto el proceso de construcción realizado por el alumno a las propuestas presentadas en dase como el producto. Éstas necesitan de instrumentos de juicio adecuados que son diferentes de los utilizados tradicionalmente. Algunas ilustraciones son presentadas y pueden inspirar a aquellos que desean modernizar la metodología de evaluación y usar procedimientos alternativos. <![CDATA[La Intitución Universidad desde las representaciones docentes: una aproximación a su caracterización]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo explora los discursos de los académicos para recuperar sus representaciones respecto a la universidad, de modo que la universidad se vincula con la sociedad y de las políticas que hoy establecen nuevas diferencias internas. El estudio transita por el cruce de los discursos de los entrevistados, y la historia de la carrera a la que pertenecen, historia que no es ajena al acontecer político de las últimas décadas en Argentina. El análisis de los discursos de los académicos de la universidad, permite encontrar líneas de continuidad que atraviesan tanto la disciplina a la que pertenecen como a la carrera en la que se desempeñan como docentes e investigadores<hr/>O presente artigo tem por objetivo explorar os discursos dos acadêmicos a fim de recuperar suas representações a respeito da universidade. Em particular, as representações acerca do vínculo entre universidade e sociedade e as novas políticas que, na atualidade, estão estabelecendo critérios de diferenciação interna. O estudo se concentra no cruzamento entre os discursos dos entrevistados e a história da constituição da carreira a que pertencem. Uma história que não é estranha à história política da Argentina nas últimas décadas. A análise dos discursos dos acadêmicos da universidade permite encontrar linhas de continuidade que atravessam tanto a disciplina como a carreira que desempenham como docentes e pesquisadores.<hr/>This article analyzes the university member's ways of speaking so as to find out what they really think about the place where they work, the University, what they think about the relationship between the University and society and what they think about the new politics that nowadays are making internal differences. This study explores if there is any connection between the answers given by the researchers and the career history itself, just as there are obviously many connections with the political process that has been taking place in Argentina in the last decades. The researchers' speeches show that there are many items to be analyzed, both referring to the curriculum and to the task that they are developing: being university teachers and researchers at the same time. <![CDATA[Avaliação institucional: representações sociais dos docentes oriundos de uma instituição particular da cidade do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretende contribuir com o movimento de avaliação interna nas instituições de ensino superior (IES), sublinhando a importância da participação dos docentes no diagnóstico das divergências e tendências em relação ao processo de avaliação, tendo como objetivos: (a) apontar as representações dos docentes da universidade particular sobre a avaliação institucional; (b) analisar essas representações docentes à luz da Teoria das Representações Sociais; (c) identificar os possíveis entraves à implantação de um processo de avaliação relativos às possíveis representações expressas pelo docente; (d) propor procedimentos alternativos que amenizem esses entraves. Os pressupostos teóricos incluíram a avaliação institucional e seus aspectos ligados à Teoria das Representações Sociais. A questão das representações sociais foi alinhavada segundo alguns autores relevantes como Minayo (1995), Guareschi e Jovchelovitch (1995), Spink (1995) e Moscovici (1985, 1978). Apresentamos os resultados agrupados em 4 categorias matrizes, como proposta para a formação dos elementos pertencentes ao núcleo central: instituição, avaliação, democratização e entraves. Outros elementos compuseram a região periférica, a saber: auto-avaliação, alma da instituição, investimento financeiro e trabalhar com erros. Observamos que os indicadores apontam que a relação cognitivo-afetiva do sujeito individual e sujeito social é vital para a implementação e continuidade de um processo democrático de avaliação institucional nas IES.<hr/>This research intends to contribute to the inside evaluation movement in the High Level Educational institutions underlining the importance of the teachers' participation in the diagnostic of the disagreements and tendencies in relation to the evaluation process, with the following objectives: (a) indicate the teachers' representation of the private university about the institutional evaluation; (b) analyze this teachers' representations based in the Social Representation Theory; (c) identify the possible obstacles to the implementation of a evaluation process related to the possible representation expressed by the teacher; (d) propose alternative procedures that reduce these obstacles. The theoretical assumptions included the institutional evaluation and its aspects related to the Social Representation Theory. The Social Representation question was conceived based in some relevant authors like Minayo (1995), Guareschi and Jovchelovitch (1995), Spink (1995) and Moscovici (1985, 1978). We present the results assembled in 4 main categories, as a proposal to form elements belonging to the central core: institution, evaluation, democracy and obstacles. Other elements composed the peripheral region, as the following: self-evaluation, institutional soul, financial inversion and work with mistakes. We noticed that the indicators point out that the individual subject and social subject cognitive affective relation is essential to the implementation and continuity of an institutional evaluation democratic process in the High Level Educational Institutions.<hr/>Este estudio pretende contribuir con el movimiento de evaluación interna en las instituciones de enseñanza superior (IES) subrayando la importancia de la participación de los docentes en el diagnóstico de las divergencias y tendencias en relación al proceso de evaluación, teniendo como objetivos: (a) apuntar a las representaciones de los docentes de la universidad particular sobre la evaluación institucional; (b) analizar estas representaciones docentes a la luz de la Teoría de las Representaciones Sociales; (c) identificar los posibles obstáculos a la implantación de un proceso de evaluación relativos a las posibles representaciones expresadas por el docente; (d) proponer procedimientos alternativos que amenicen estos obstáculos. Los presupuestos teóricos incluirán la evaluación institucional y sus aspectos relacionados a la Teoría de las Representaciones Sociales. La cuestión de las representaciones sociales fue hilvanada según algunos autores relevantes como Minayo (1995), Guareschi y Jovchelovitch (1995), Spink (1995) y Moscovici (1985, 1978). Presentamos los resultados agrupados en cuatro categorías matrices, como propuesta a la formación de los elementos pertenecientes al núcleo central: institución, evaluación, democratización y obstáculos. Otros elementos compusieron la región periférica, es decir: auto evaluación, alma de la institución, inversión financiera y trabajar con errores. Observamos que los indicadores apuntan que la relación cognitiva afectiva del sujeto individual y sujeto social es vital para la implementación y continuidad de un proceso democrático de evaluación institucional en las IES. <![CDATA[As eleições para diretores enquanto instrumento de democratização da gestão escolar: uma análise da experiência implementada na rede municipal de ensino de Ponta Grossa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analisamos a implementação do processo de escolha do/a diretoria por intermédio de eleições na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. Inicialmente tecemos algumas considerações de caráter mais teórico acerca das diferentes formas de escolha de diretores/as, para em seguida desenvolvermos uma reflexão mais específica do objeto de estudo que nos propusemos investigar. Neste sentido, analisamos a legislação que regula as eleições para diretores/as no município de Ponta Grossa, assim como tecemos considerações sobre o processo em si de escolha dos dirigentes escolares. Por fim, apontamos os aspectos que necessitam de aprimoramento e destacamos as vantagens de se escolher diretores/as pela via do voto livre e direto.<hr/>In this paper we analyzed the implementation of the process of principal's selection through elections in Ponta Grossa, a town from the state of Paraná/Brazil. Initially we hatched some more theoretical considerations concerning the different forms of principal's selection. Then we developed a more specific reflection about the study object that we intended to investigate. To achieve that, we analyzed the legislation that regulates the elections for principal in the town district of Ponta Grossa, as well as we hatched considerations about the process itself of the school leaders' selection. Finally, we pointed out the aspects that need improvement and the advantages of principal's selection by free and direct vote election.<hr/>En este artículo analizamos la implementación del proceso de elección del director o de la directora por intermedio de elecciones en la red municipal de enseñanza de Ponta Grossa/PR. Inicialmente tejimos algunas consideraciones de carácter más teórico sobre las distintas formas de elección de directores y directoras, para que después desarrolláramos una reflexión más específica del objeto de estudio que pensamos investigar. En este sentido analizamos la legislación que regula las elecciones para directores y directoras en la ciudad de Ponta Grossa, así como tejimos consideraciones sobre el proceso en sí de elección de los dirigentes escolares. Finalmente, apuntamos los aspectos que necesitan el perfeccionamiento y destacamos las ventajas de elegir directores y directoras por el comino del voto libre y directo. <![CDATA[Estado, democracia e educação em Niterói: avaliando as contradições de um caminho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um ensaio que se propõe a analisar as condições em que a democracia torna-se possível, ou limita-se, na realidade do Município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobretudo na área da educação municipal. Para tanto apresenta informações sobre a formação e a evolução econômico política da cidade, tecendo alguns comentários sobre o papel do Estado e as concepções de democracia que permeiam as questões apresentadas. Ao construir os comentários, articula algumas formulações teóricas apresentadas e discutidas com a narrativa e a análise de alguns fatos ocorridos nesta rede municipal de Educação, em especial no período de 1989 a 1993. Tendo como pano de fundo o relato da experiência ocorrida, conclui o trabalho com considerações sobre as condições e o caminho da democracia na educação em Niterói, suas relações com o Estado, expresso pelo poder público municipal e com a sociedade civil organizada, em especial com o sindicato dos professores.<hr/>The essay propose is to analyze the conditions in which democracy becomes possible, or limits itself in the reality of Niterói city, in the state of Rio de Janeiro, Brazil, mainly in the field of municipal education. It presents some information about the formation and the economic political evolution of the city, commenting on the State role and the conceptions of democracy, which permeate the questions presented. Making up the comments, it articulates some theoretical formulations presented and discussed, with the narrative and analysis of some facts occurred in the municipal educational system, particularly in the period between 1989 and 1993. Having the report of past experiences as backdrop, the essay concludes, with considerations, about the conditions and the democracy route in the education field in Niteroi, its relations with the State, expressed by the public municipal administration and with the organized civil society in special with the teacher's union.<hr/>Se trata de un ensayo, que propone analizar las condiciones en que la democracia se hace posible, o se limita, en realidad del municipio de Niterói, en el estado de Rio de Janeiro, Brasil, sobre todo en el área de la educación municipal. Para esto se presenta informaciones sobre la formación e la evolución económico política de la ciudad, elaborando algunos comentarios sobre el papel del Estado y las concepciones de democracia relacionadas a las cuestiones presentadas. Al construir los comentarios, articula algunas formulaciones teóricas presentadas y discutidas, con narrativa y el análisis de algunos hechos ocurridos en esta red municipal de Educación, en especial en el período de 1989 a 1993. Teniendo como tela de fondo el relato de la experiencia ocurrida concluye el trabajo con consideraciones sobre las condiciones y el camino de la democracia en la educación en Niteroi, sus relaciones con el Estado expresado por el poder público municipal y con la sociedad civil organizada, en especial con el sindicato de los profesores. <![CDATA[Avaliação do desempenho docente: o caso do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto deste trabalho foi avaliar a qualidade da ficha de avaliação utilizada pela Universidade Federal do Piauí, especificamente no Centro de Ciências da Educação(CCE), que é utilizado para medir o desempenho acadêmico do professor em sala de aula. Para este estudo, a população foi constituída por 803 fichas de avaliação respondidas pelos alunos do CCE, no ano letivo de 1996, nas quais foram avaliados 30 professores. Este estudo, de natureza quantitativa e qualitativa, demonstrou, por meio das análises estatísticas, que a ficha de avaliação docente atende à finalidade a que se propõe com a sua utilização. Através de análises dos discursos dos alunos, podemos também traçar o perfil do professor que apresenta desempenho acadêmico em sala de aula, consoante a percepção dos alunos. Os dados quantitativos foram digitados utilizando-se o SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), versão 7.5. Os dados de natureza qualitativa obtidos foram analisados dentro de uma abordagem fenomenológico-hermenêutica para melhor apreender os diferentes pontos de vista dos alunos e dos professores. Nas conclusões, buscamos delinear, a partir das análises realizadas, referências que poderão ser utilizadas para nortear as discussões sobre a finalidade e importância desta modalidade de avaliação como um instrumento valioso que venha contribuir para a melhoria do ensino superior no Piauí.<hr/>The purpose of this paper was to evaluate the quality of the evaluation form used by the Federal University of Piauí, specifically used in the Educational Science Center (ESC) to measure the academic teachers' performance in the classroom. To make this research, the population was composed by th803 evaluation forms answered by the ESC students, in 1996, in which 30 teachers were evaluated. This research, of quantitative and qualitative nature, demonstrated, by statistics analysis, that the teachers' evaluation form attends its purposes. Through the analysis of the students' speech we can have a profile of the teacher that present’s academic performance in the classroom, accordingly to the students' perception. The quantitative data were typed using the SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), 7.5 version. The qualitative nature data were analyzed in a phenomenological- hermeneutic theory to get the different points of view of the students and teachers. In the conclusions we tried to establish, from the analysis done, references that could be used to direct the discussions about the purpose and importance of this form of evaluation as a valuable instrument that will help the improvement of the university in Piauí.<hr/>El objeto de este trabajo fue evaluar la calidad de la ficha de evaluación utilizada por la Universidad Federal de Piauí, específicamente en el Centro de Ciencias de la Educación (CCE), que se utiliza para medir el desempeño académico del profesor en el aula. Para este estudio, la población fue constituida por 803 fichas de evaluación contestadas por los alumnos del CCE, en el ano lectivo de 1996, en las cuales fueron evaluados 30 profesores. Este estudio de naturaleza cuantitativa y cualitativa, demostró, por medio de los análisis estadísticos, que la ficha de evaluación docente atiende a la finalidad a la que se propone con su utilización a través de análisis de los discursos de los alumnos, podemos también trazar el perfil del profesor que presenta desempeño académico en el aula, según la percepción de los alumnos. Los datos cuantitativos fueron digitados utilizándose el SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), Versión 7.5. Los datos de naturaleza cualitativa obtenidos fueron analizados dentro de un abordaje fenomenológico hermenéutico para mejor aprehender los diferentes puntos de vista de los alumnos y de los profesores. En las conclusiones, buscamos delinear; a partir de los análisis realizados referencias que podrán ser utilizadas para orientar las difusiones sobre la finalidad e importancia de esta modalidad de evaluación como un instrumento valioso que venga a contribuir para la mejora de la enseñanza superior en el Piauí. <![CDATA[Normas do credenciamento dos cursos do pós-graduação: Conselho Federal de Educação Parecer N° 77/69]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto deste trabalho foi avaliar a qualidade da ficha de avaliação utilizada pela Universidade Federal do Piauí, especificamente no Centro de Ciências da Educação(CCE), que é utilizado para medir o desempenho acadêmico do professor em sala de aula. Para este estudo, a população foi constituída por 803 fichas de avaliação respondidas pelos alunos do CCE, no ano letivo de 1996, nas quais foram avaliados 30 professores. Este estudo, de natureza quantitativa e qualitativa, demonstrou, por meio das análises estatísticas, que a ficha de avaliação docente atende à finalidade a que se propõe com a sua utilização. Através de análises dos discursos dos alunos, podemos também traçar o perfil do professor que apresenta desempenho acadêmico em sala de aula, consoante a percepção dos alunos. Os dados quantitativos foram digitados utilizando-se o SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), versão 7.5. Os dados de natureza qualitativa obtidos foram analisados dentro de uma abordagem fenomenológico-hermenêutica para melhor apreender os diferentes pontos de vista dos alunos e dos professores. Nas conclusões, buscamos delinear, a partir das análises realizadas, referências que poderão ser utilizadas para nortear as discussões sobre a finalidade e importância desta modalidade de avaliação como um instrumento valioso que venha contribuir para a melhoria do ensino superior no Piauí.<hr/>The purpose of this paper was to evaluate the quality of the evaluation form used by the Federal University of Piauí, specifically used in the Educational Science Center (ESC) to measure the academic teachers' performance in the classroom. To make this research, the population was composed by th803 evaluation forms answered by the ESC students, in 1996, in which 30 teachers were evaluated. This research, of quantitative and qualitative nature, demonstrated, by statistics analysis, that the teachers' evaluation form attends its purposes. Through the analysis of the students' speech we can have a profile of the teacher that present’s academic performance in the classroom, accordingly to the students' perception. The quantitative data were typed using the SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), 7.5 version. The qualitative nature data were analyzed in a phenomenological- hermeneutic theory to get the different points of view of the students and teachers. In the conclusions we tried to establish, from the analysis done, references that could be used to direct the discussions about the purpose and importance of this form of evaluation as a valuable instrument that will help the improvement of the university in Piauí.<hr/>El objeto de este trabajo fue evaluar la calidad de la ficha de evaluación utilizada por la Universidad Federal de Piauí, específicamente en el Centro de Ciencias de la Educación (CCE), que se utiliza para medir el desempeño académico del profesor en el aula. Para este estudio, la población fue constituida por 803 fichas de evaluación contestadas por los alumnos del CCE, en el ano lectivo de 1996, en las cuales fueron evaluados 30 profesores. Este estudio de naturaleza cuantitativa y cualitativa, demostró, por medio de los análisis estadísticos, que la ficha de evaluación docente atiende a la finalidad a la que se propone con su utilización a través de análisis de los discursos de los alumnos, podemos también trazar el perfil del profesor que presenta desempeño académico en el aula, según la percepción de los alumnos. Los datos cuantitativos fueron digitados utilizándose el SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), Versión 7.5. Los datos de naturaleza cualitativa obtenidos fueron analizados dentro de un abordaje fenomenológico hermenéutico para mejor aprehender los diferentes puntos de vista de los alumnos y de los profesores. En las conclusiones, buscamos delinear; a partir de los análisis realizados referencias que podrán ser utilizadas para orientar las difusiones sobre la finalidad e importancia de esta modalidad de evaluación como un instrumento valioso que venga a contribuir para la mejora de la enseñanza superior en el Piauí. <![CDATA[Definição dos cursos de pós-graduação: Conselho Federal de Educação Parecer N° 977/65]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto deste trabalho foi avaliar a qualidade da ficha de avaliação utilizada pela Universidade Federal do Piauí, especificamente no Centro de Ciências da Educação(CCE), que é utilizado para medir o desempenho acadêmico do professor em sala de aula. Para este estudo, a população foi constituída por 803 fichas de avaliação respondidas pelos alunos do CCE, no ano letivo de 1996, nas quais foram avaliados 30 professores. Este estudo, de natureza quantitativa e qualitativa, demonstrou, por meio das análises estatísticas, que a ficha de avaliação docente atende à finalidade a que se propõe com a sua utilização. Através de análises dos discursos dos alunos, podemos também traçar o perfil do professor que apresenta desempenho acadêmico em sala de aula, consoante a percepção dos alunos. Os dados quantitativos foram digitados utilizando-se o SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), versão 7.5. Os dados de natureza qualitativa obtidos foram analisados dentro de uma abordagem fenomenológico-hermenêutica para melhor apreender os diferentes pontos de vista dos alunos e dos professores. Nas conclusões, buscamos delinear, a partir das análises realizadas, referências que poderão ser utilizadas para nortear as discussões sobre a finalidade e importância desta modalidade de avaliação como um instrumento valioso que venha contribuir para a melhoria do ensino superior no Piauí.<hr/>The purpose of this paper was to evaluate the quality of the evaluation form used by the Federal University of Piauí, specifically used in the Educational Science Center (ESC) to measure the academic teachers' performance in the classroom. To make this research, the population was composed by th803 evaluation forms answered by the ESC students, in 1996, in which 30 teachers were evaluated. This research, of quantitative and qualitative nature, demonstrated, by statistics analysis, that the teachers' evaluation form attends its purposes. Through the analysis of the students' speech we can have a profile of the teacher that present’s academic performance in the classroom, accordingly to the students' perception. The quantitative data were typed using the SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), 7.5 version. The qualitative nature data were analyzed in a phenomenological- hermeneutic theory to get the different points of view of the students and teachers. In the conclusions we tried to establish, from the analysis done, references that could be used to direct the discussions about the purpose and importance of this form of evaluation as a valuable instrument that will help the improvement of the university in Piauí.<hr/>El objeto de este trabajo fue evaluar la calidad de la ficha de evaluación utilizada por la Universidad Federal de Piauí, específicamente en el Centro de Ciencias de la Educación (CCE), que se utiliza para medir el desempeño académico del profesor en el aula. Para este estudio, la población fue constituida por 803 fichas de evaluación contestadas por los alumnos del CCE, en el ano lectivo de 1996, en las cuales fueron evaluados 30 profesores. Este estudio de naturaleza cuantitativa y cualitativa, demostró, por medio de los análisis estadísticos, que la ficha de evaluación docente atiende a la finalidad a la que se propone con su utilización a través de análisis de los discursos de los alumnos, podemos también trazar el perfil del profesor que presenta desempeño académico en el aula, según la percepción de los alumnos. Los datos cuantitativos fueron digitados utilizándose el SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), Versión 7.5. Los datos de naturaleza cualitativa obtenidos fueron analizados dentro de un abordaje fenomenológico hermenéutico para mejor aprehender los diferentes puntos de vista de los alumnos y de los profesores. En las conclusiones, buscamos delinear; a partir de los análisis realizados referencias que podrán ser utilizadas para orientar las difusiones sobre la finalidad e importancia de esta modalidad de evaluación como un instrumento valioso que venga a contribuir para la mejora de la enseñanza superior en el Piauí.