Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620000003&lang=es vol. 08 num. 28 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Inovações educacionais na perspectiva da sociedade do conhecimento e da formação para a cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Por que os professores reprovam: resultados preliminares de uma pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa em andamento que visa estudar a resistência dos professores à aprovação de alunos no ensino fundamental. Com o propósito de estimular o debate sobre o tema, são apresentadas observações e reflexões a respeito de possíveis determinantes da tendência docente à reprovação de estudantes bem como acerca de seus efeitos sobre o desempenho do ensino fundamental.<hr/>The article presents preliminary results of a research in progress with the objective of studying the teachers resistance to the students passing at the primary school. With the purpose of stimulating the discussion about this subject, the author presents observations and reflections about the possible determinants of the teachers' tendency to failure students, as well as its effects on the primary school performance.<hr/>EI artículo presenta resultados preliminares de investigaciones en curso que visa estudiar la resistencia de los profesores al aprobado de los alumnos en lo enseñanza fundamental. Con el propósito de estimular el debate sobre el tema, se presentan varias observaciones y reflexiones respecto a posibles determinantes de la tendencia docente al suspenso de estudiantes así como acerca de sus efectos sobre el desempeño de la enseñanza fundamental. <![CDATA[Escola: ambientes, estruturas, variáveis e competências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa as condições em que os profissionais da educação, na escola, desenvolvem suas atividades e as influências que eles sofrem durante a busca de resultados com os quais se comprometeram. Com esse objetivo aborda as relações entre a escola e o contexto político-socioeconômico, identificado como Ambiente Externo, no qual a Escola e seus profissionais estão inseridos. Após analisar o Ambiente Externo, o artigo trata da realidade quotidiana da escola, identificada com a expressão Ambiente Interno, onde os profissionais exercem suas atividades. O estudo do Ambiente Interno parte da identificação de duas estruturas, uma explícita, denominada estrutura formal burocrática e outra, implícita, identificada com a expressão "não formal". O texto aprofunda-se nas relações entre essas estruturas e nas suas mais importantes conseqüências: a formação da cultura, das subculturas e do clima organizacional da escola, bem como na importância dessas conseqüências para a obtenção dos resultados da escola e de seus profissionais.<hr/>This article analyses the conditions in which the education professionals at school, develop their activities and the influences that they suffer during their searching of results that they once have committed to. With this objective it deals with the relationship between the school and the politics, social and economic context, identified as the external environment, in which the school and its professionals are inserted in. After analyzing the external environment the article deals with the daily school reality, identified with the expression Internal Environment, where the professionals exercise their activities. The Internal Environment study begins in the identification of two structures, an explicit one, called formal bureaucratic structure and other, identified as "not formal". The text goes deeper into the relationship between those structures and its more important consequences: The formation of the culture, the under cultures and the school organizational ambient, as well as, the importance of these consequences to the obtainment of the school and its professionals results.<hr/>Este artículo analiza las condiciones en que los profesionales de la educación en la escuela, desarrollan sus actividades y las influencias que éstos sufren durante la búsqueda de resultados con los cuales se comprometieron. Con este objetivo abarca las relaciones entre la escuela y el contexto político, sacio y económico, identificado como Ambiente externo, en el cual la Escuela y sus profesionales están inseridos; Después de analizar el ambiente externo el artículo trato de la realidad cotidiana de la escuela, identificada con la expresión Ambiente Interno, donde los profesionales ejercen sus actividades. EI estudio del Ambiente Interno parte de la identificación de dos estructuras, una explícita, denominada estructura formal burocrática y otra, implícita, identificado con lo expresión "no formal"; EI texto profundiza en las relaciones entre estas estructuras y los de sus más importantes consecuencias: Lo formación de cultura, de los subculturas y del dima organizacional de lo escuela, así como lo importancia de estas consecuencias para lo obtención de los resultados de lo escuela y de sus profesionales. <![CDATA[Educando e transformando: ação educativa militante em Barra do Riacho, Aracruz, ES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo tem como objetivo examinar o potencial transformador da educação popular na construção da democracia participativa no povoado de Barra do Riacho, no contexto dos impactos da modernização industrial dependente pelos quais passou e passa o Município de Aracruz. Os impactos produziram distorções socioculturais como: alterações de visões de mundo e de estilos de vida, sentimentos de impotência e perplexidade, comportamentos regressivos (alcoolismo, quebra de tabus, prostituição, drogas, violência), fanatismo religioso e perda da identidade cultural. A pesquisa participante mostra que, a partir daí, a comunidade conscientizou-se e reagiu revitalizando a Banda de Congo local, fundando uma associação comunitária e reivindicando e obtendo várias obras públicas que resgataram sua cidadania, sua identidade cultural e melhoraram em muito sua qualidade de vida.<hr/>The study has as objective to examine the changing potential of popular education in the building of the participating democracy in the village of Barra do Riacho, in the context of the impact of the dependent industrial modernization on which the city of Aracruz passed and has been passing. The impacts produced social and cultural distortions as: alterations of the worldview and life style, feelings of impotence and perplexity, regressive behaviors (alcoholism, taboos breaks, prostitution, drugs, violence), religion fanaticism and lost of the cultural identity. The participating research shows that, since then, the community got a conscience and reacted revitalizing the local Congo Band, founding a community association and claiming and obtaining many public work that rescued their citizenship, their cultural identity and improved very much their life quality.<hr/>EI estudio tiene como objetivo examinar el potencial transformador de la educación popular en la construcción de la democracia participativa en el pueblo de Barra do Riacho, en el contexto de los impactos de la modernización industrial dependiente por los cuales ha pasado y pasa el Municipio de Aracruz. Los impactos produjeron distorsiones socio culturales como: alteraciones de visiones de mundo y de estilos de vida, sentimientos de impotencia y perplejidad, comportamientos regresivos (alcoholismo, quiebra de tabúes, prostitución, drogas, vio/encia), fanatismo religioso y pérdida de identidad cultural. La pesquisa participante muestra que, a partir de entonces, la comunidad se mentalizó y reaccionó revitalizando la Banda de Congo local, fundando una asociación comunitaria y revindicando y obteniendo varias obras públicas que rescataron su ciudadanía, su identidad cultural y mejorada mucho su calidad de vida. <![CDATA[Norteando a política de formação de professores: como interpretar os artigos 62 e 87 da LDB?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo se propõe a discutir o oportuno e controvertido tema da formação do professor em níveis superior ou médio, a partir dos artigos 62 e 87, no seu parágrafo 4°, da LDB. Para tal, inicia apresentando o processo de formulação da Lei e seu processo de aprovação para, posteriormente, apresentar as etapas da interpretação da lei, aplicando-as aos dois artigos da LDB. Analisa as possíveis interpretações e suas conseqüências diretas nas políticas de formação e de qualificação de professores nos cursos Normais, Universidades e Institutos Superiores de Educação.<hr/>The article proposes the discussion of the opportune and controvert subject of the teachers education in high and secondary educational levels, based on the articles 62 and 87, on its 4° paragraph of the LDB. To do that, it starts presenting the formulating process of the Law and its approval process to, after, presents the understanding steps of the Law, applying to the two articles of the LDB. It analyses the possible understandings and its direct consequences in the teachers' education and qualification politics at the Teaching courses, the Universities and the Higher Education Institutes.<hr/>EI artículo se propone discutir el oportuno y controvertido tema de la formación del profesor en niveles superior o medio, a partir de los artículos 62 y 87, en su párrafo 4°, de la LDB. Para tal, inicia presentando el proceso de formulación de la ley y su proceso de aprobación para, posteriormente, presentar las etapas de presentación de la ley, aplicándolas a los dos artículos de la LDB. Analiza las posibles interpretaciones y sus consecuencias directas en las políticas de formación y de calificación de profesores en los cursos de Magisterio, Universidades e Institutos Superiores de Educación. <![CDATA[Cidadania, direitos humanos e globalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao diluir a soberania dos Estados, o fenômeno da globalização vem modificando a noção de cidadania, a cujo exercício sempre se vincularam os direitos humanos. Estes, conquanto fortalecidos no discurso contemporâneo, acham-se na prática distorcida, voltada apenas para os direitos civis e políticos. Os direitos econômicos e sociais, entregues às forças do mercado, são desconsiderados como ineptos à competitividade. Para que o discurso dos direitos humanos ganhe substância, é preciso encontrar no processo irreversível de globalização alternativas capazes de proteger todos os direitos fundamentais. Uma das possibilidades poderia ser a utilização maciça dos próprios direitos civis e políticos como instrumentos jurídicos em defesa dos direitos econômicos e sociais violados. Na falta de um novo tipo de cidadania, o discurso internacional dos direitos humanos, agora formalmente universalizado, parece ser o único elemento unificador com legitimidade suficiente para promover as compensações sociais e os controles necessários à globalização em curso.<hr/>While dissolving the States sovereignty, the phenomenon of globalization has been changing the citizenship conscience, in which the human rights had always been tied to. Those, while strengthened in the contemporary speech, are met distortioned in the practical way, it's directed only to the civil and politic rights. The economic and social rights, sent to the market forces, are not considered as inept to the competitivity. The human rights speech will only be effective, if it finds out in the irreversible globalization process alternatives that are able to protect all the fundamental rights. One of the possibilities could be the massive utilization of the civil and political rights as juridical instruments in defense of the economic and social transgressed rights. In the lack of a new kind of citizenship, the international human rights speech, now formal/y universalized, seems to be the only unifying element with enough legitimacy to promote the social compensations and the controls that are needed to the globalization in course.<hr/>AI diluir la soberanía de los Estados, el fenómeno de la globalización ha modificado la noción de ciudadanía, a cuyo ejercicio siempre se han vinculado los derechos humanos. Éstos, un tanto fortalecidos en el discurso contemporáneo, se encuentran en la práctica distorsionados, dirigidos a penas por los derechos civiles y políticos. Los derechos económicos y sociales entregados a las fuerzas del mercado, son desconsiderados como ineptos a la competividad. Para que el discurso de los derechos humanos gane sustancia, es preciso encontrar en el proceso irreversible de globalización alternativas capaces de proteger todos los derechos fundamentales. Una de las posibilidades podría ser la utilización plena de los derechos civiles y políticos como instrumentos jurídicos en defensa de los derechos económicos sociales violados. En la falta de un nuevo tipo de ciudadanía, el discurso internacional de los derechos humanos, ahora formalmente universalizado, parece ser el único elemento unificador con legitimidad suficiente para promover las compensaciones sociales y los controles necesarios a la globalización en curso. <![CDATA[O primeiro projeto de reforma educacional republicana na Bahia: os atos de Manuel Vitorino Pereira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura analisar o processo de implantação de uma nova política educacional no Estado da Bahia por ocasião da instauração do regime republicano em novembro de 1889. Relata como se deu a aclamação da república na Bahia - que foi a última província a aderir ao novo regime - e resume a biografia do primeiro governador do Estado nomeado pelo Governo Provisório nacional, Manuel Vitorino Pereira. Mostra como um dos pontos fortes da sua administração foi a preocupação com a reforma do ensino. Era necessário então, para exercer a cidadania e votar em seus representantes no novo regime, saber ler e escrever; e menos de 10% da população do estado era alfabetizada na ocasião. Logo em dezembro de 1889 Manuel Vitorino baixou ato reformando a instrução pública, acompanhado de outros atos complementares e regulamentadores em janeiro de 1890. Faz-se uma breve análise do conteúdo destes atos. Esta reforma não chegou, porém, a ser efetivamente implantada, pela mudança de governo ocorrida em abril de 1890. O novo governador do Estado, Hermes Ernesto da Fonseca, 4 dias depois de empossado, resolveu anular todos os atos de Manuel Vitorino referentes à educação, voltando a vigorar; em 1890, a reforma liberal de 1881.<hr/>The article analyses the process of implantation of a new educational politic in the state of Bahia when the republican system was established, in November 1889. It reports how the republican acclamation happened in Bahia - which was the last province to accept the new system - and synthesizes the biography of the first State governor named by the national Provisional Government, Manoel Vitorino Pereira. It shows that the worrying about the educational reform was one of the main measures in his administration. At that time, it was necessary to the people to know how to read and write to exercise their citizenship and to vote in their representatives in the new system, and less than 10% of the population of the state had those skills. In December 1889, Manoel Vitorino reformed the public education by an act, followed by complementary and regimentary acts in January 1980. The author analyses briefly these act contents. This reform, however; wasn't effectively implanted because of the government changing in April 1890. The new State governor; Hermes Ernesto da Fonseca, four days after he took office, canceled all Manoel Vitorino acts referring to the education, invigorated again, in 1890, the liberal reform of 1881.<hr/>EI artículo procura analizar el proceso de implantación de una nueva política educativa en el estado de Bahia. Por ocasión de la Instauración del régimen republicano en noviembre de 1889. Relata como se hizo la aclamación de la república en Bahia - que fue la última provincia en aderirse al nuevo régimen - y resume la biografía del primer gobernador del Estado nombrado por el Gobierno Provisional nacional, Manoel Vitorino Pereira. Muestra como uno de los puntos fuertes de su administración fue la preocupación con la reforma de la educación. Era necesario entonces, para ejercer la ciudadanía y votar a sus representantes en el nuevo régimen, saber leer y escribir, y menos del 10% de la población del estado estaba alfabetizada entonces. Después en diciembre de 1889 Manuel Vitorino bajó acto reformando la institución pública acompañado de otros actos complementarios y reglamentadores en enero de 1890. Se hace un breve análisis del contenido de esos actos. Esta reforma no /legó, sin embargo, a ser efectivamente implantada, por los cambios de gobierno que ocurrieron en abril de 1890. EI nuevo gobernador del Estado, Hermes Ernesto da Fonseca, cuatro días después de ser proclamado gobernador, decidió anular todos los actos de Manoel Vitorino referentes a la educación, volviendo a ponerlos en vigo, en 1890, la reforma liberal de 1881. <![CDATA[Avaliando as causas da extinção do Conselho Federal de Educação (1961 - 1 994)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura analisar o processo de implantação de uma nova política educacional no Estado da Bahia por ocasião da instauração do regime republicano em novembro de 1889. Relata como se deu a aclamação da república na Bahia - que foi a última província a aderir ao novo regime - e resume a biografia do primeiro governador do Estado nomeado pelo Governo Provisório nacional, Manuel Vitorino Pereira. Mostra como um dos pontos fortes da sua administração foi a preocupação com a reforma do ensino. Era necessário então, para exercer a cidadania e votar em seus representantes no novo regime, saber ler e escrever; e menos de 10% da população do estado era alfabetizada na ocasião. Logo em dezembro de 1889 Manuel Vitorino baixou ato reformando a instrução pública, acompanhado de outros atos complementares e regulamentadores em janeiro de 1890. Faz-se uma breve análise do conteúdo destes atos. Esta reforma não chegou, porém, a ser efetivamente implantada, pela mudança de governo ocorrida em abril de 1890. O novo governador do Estado, Hermes Ernesto da Fonseca, 4 dias depois de empossado, resolveu anular todos os atos de Manuel Vitorino referentes à educação, voltando a vigorar; em 1890, a reforma liberal de 1881.<hr/>The article analyses the process of implantation of a new educational politic in the state of Bahia when the republican system was established, in November 1889. It reports how the republican acclamation happened in Bahia - which was the last province to accept the new system - and synthesizes the biography of the first State governor named by the national Provisional Government, Manoel Vitorino Pereira. It shows that the worrying about the educational reform was one of the main measures in his administration. At that time, it was necessary to the people to know how to read and write to exercise their citizenship and to vote in their representatives in the new system, and less than 10% of the population of the state had those skills. In December 1889, Manoel Vitorino reformed the public education by an act, followed by complementary and regimentary acts in January 1980. The author analyses briefly these act contents. This reform, however; wasn't effectively implanted because of the government changing in April 1890. The new State governor; Hermes Ernesto da Fonseca, four days after he took office, canceled all Manoel Vitorino acts referring to the education, invigorated again, in 1890, the liberal reform of 1881.<hr/>EI artículo procura analizar el proceso de implantación de una nueva política educativa en el estado de Bahia. Por ocasión de la Instauración del régimen republicano en noviembre de 1889. Relata como se hizo la aclamación de la república en Bahia - que fue la última provincia en aderirse al nuevo régimen - y resume la biografía del primer gobernador del Estado nombrado por el Gobierno Provisional nacional, Manoel Vitorino Pereira. Muestra como uno de los puntos fuertes de su administración fue la preocupación con la reforma de la educación. Era necesario entonces, para ejercer la ciudadanía y votar a sus representantes en el nuevo régimen, saber leer y escribir, y menos del 10% de la población del estado estaba alfabetizada entonces. Después en diciembre de 1889 Manuel Vitorino bajó acto reformando la institución pública acompañado de otros actos complementarios y reglamentadores en enero de 1890. Se hace un breve análisis del contenido de esos actos. Esta reforma no /legó, sin embargo, a ser efectivamente implantada, por los cambios de gobierno que ocurrieron en abril de 1890. EI nuevo gobernador del Estado, Hermes Ernesto da Fonseca, cuatro días después de ser proclamado gobernador, decidió anular todos los actos de Manoel Vitorino referentes a la educación, volviendo a ponerlos en vigo, en 1890, la reforma liberal de 1881.