Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620000004&lang=es vol. 08 num. 29 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Avaliação a caminho do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Uma visão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil - SAEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo descreve a abrangência e os procedimentos metodológicos utilizados para a aplicação dos instrumentos e análise dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) em 1997. Apresenta as escalas de proficiências obtidas para as disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Física, Química e Biologia, bem como discute os perfis de distribuição das proficiências dos alunos para o Brasil e Unidades da Federação e por variáveis de idade, sexo, nível de instrução e situação de emprego dos pais dos alunos. Por último, o artigo discute os resultados da aplicação de regressões hierárquicas ou multiníveis indicando variáveis intra e extra escolares que mostraram ser significativas para explicar o desempenho dos alunos.<hr/>The article describes the comprising and the methodological procedures used to the instruments application and the analysis of the results of the Basic Education Evaluation System in Brazil (SAEB) in 1997. It presents the proficiency scales obtained to the subjects: Math, Portuguese, Science, Physics, Chemistry and Biology, as well as it discusses the profiles of the distribution of the students' proficiencies to Brazil and Federal Unities and by variables of age, sex, education level and the job situation of the students' parents. Finally, the article discusses the results of the application of hierarchy regression or multilevels indicating the variable intra and extra scholastic that proved that they are meaningful to explain the students' performances.<hr/>EI artículo describe la amplitud y los procedimientos metodológicos utilizados para la aplicación de los instrumentos de análisis de los resultados del Sistema de Evaluación de la Educación Básica de Brasil (SAEB) en 1997. Presenta las escalas de proficiencias obtenidas para las disciplinas Matemáticas, Lengua Portuguesa, Ciencias, Física, Química y Biología, así como discute los perfiles de distribución de las proficiencias de los alumnos para Brasil y Unidades de Federación y por variables de edad, sexo, nivel de instrucción y situación laboral de los países de los alumnos. Por último, el artículo discute los resultados de la aplicación de regresiones jerárquicas o multiniveles indicando variables intra y extra escolares que mostraron ser significativas para explicar el desempeño de los alumnos. <![CDATA[Uma reflexão sobre a educação na dimensão de uma organização cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo lida com a questão da Educação em um domínio específico de uma cultura: a Escola. A escola é analisada como a organização cultural com fins educacionais ao longo de diferentes características de culturas. A interação entre a pessoa e a cultura é também objeto desta discussão. A questão do significado da Escola no processo da Educação e seu importante papel na cultura é o tema principal deste estudo. Sugere-se que este tema deve ser desenvolvido por contínuas pesquisas.<hr/>This article deals with the Education question in a specific dominion of a culture: the School. The school is analyzed as a cultural organization with educational objectives alongside different characteristics of cultures. The interaction between the person and the culture is also a purpose of this discussion. The question of the school meaning in the Education process and its important role in the culture is the main topic in this study. It suggests that this topic must be developed by continuous researches.<hr/>Este artículo trabajo con la cuestión de la Educación en un dominio específico de una cultura: la Escuela. La escuela se analiza como la organización cultural con fines educativos a lo largo de diferentes características de culturas. La interacción entre la persono y la cultura es también objeto de esta discusión. La cuestión del significado de la Escuelo en el proceso de la Educación y su importante papel en la cultura es el tema principal de este estudio. Se sugiere que este tema debo ser desarrollado por pesquisas continuas. <![CDATA[Quem ganha e quem perde com a política do ensino médio no Brasil?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para responder à pergunta do título, o presente artigo aborda duas questões inter-relacionadas: que políticas educacionais são justas e eficientes para os alunos mais pobres, políticas que estendem a escolaridade sem assegurar qualidade ou políticas que priorizam a qualidade? E, no caso específico dos alunos que conseguem chegar ao ensino caracterizam do ensino médio, as políticas mais justas e eficientes são as que uniformizam currículo e exigem mais tempo para concluir uma formação profissional ou, ao contrário, políticas que promovem a diversificação e facilitam múltiplas saídas nesse nível de ensino? O artigo se divide em três partes. Na primeira analisa a situação o ensino médio no Brasil. Na segunda aborda o mercado de trabalho. Utiliza dados da Fundação SEADE e da FIEMG para ilustrar, através de um estudo de caso, a natureza desses mercados e sua relação com educação. Na terceira apresenta e discute as propostas de mudança do ensino médio à luz dos dados apresentados nas duas primeiras partes e da experiência internacional. A conclusão é a de que as políticas que vêm sendo propostas pelo governo federal e implementadas em diversos não apresentam fundamento, sequer sólidos, e constituem-se em fator de aumento das ineqüidades que caracterizam as políticas públicas no Brasil, e especialmente as políticas educacionais.<hr/>To answer the title question, the present article comprises two interrelated questions: What educational politics are more honest and efficient to the poorer students, politics that extend the education without assuring quality or politics that give more importance to quality? And, in the specific case of the students that reach secondary school, the more honest and efficient politics are the ones that unify the curriculum and demand more time to conclude a professional education, or on the other hand, politics that promote the diversifying and facilitate multiple exits at this education level? The article is divided in three ports. The first analyses the situation of the secondary school in Brazil. The second comprises the work market. It uses data from the SEADE Foundation and FIEMIG to illustrate, though a case study, the nature of these markets and its relationship with education. The third presents and discusses the proposals of secondary education changing based on the data presented on the first two ports and on the international experience. The conclusion is that the politics that hove been proposed by the federal government and implemented in different states doesn't present any solid basis, and they constitute on increasing factor of the inequity that characterize the public politics in Brazil, and special/y the educational politics.<hr/>Para responder a la pregunta del título, el presente artículo plantea dos cuestiones ínter relacionadas: qué políticas educativas son más justas y eficientes para los alumnos más pobres? 2 políticas que extienden la escolaridad sin asegurar calidad o políticas que dan prioridad a la calidad? Y, en el caso específico de los alumnos que consiguen /legar a la enseñanza media, 21as políticas más justas y eficientes son las que uniformizan el curriculum y exigen más tiempo para concluir una formación profesional, o por lo contrario, políticas que promuevan la diversificación y faciliten múltiples salidas a este nivel de enseñanza? EI artículo se dividen tres partes. En la primera se analiza la situación de la enseñanza media en Brasil. En la segunda se plantea el mercado de trabajo. Utiliza datos de la Fundación SEADE y de FIEMG para ilustrar, a través de un estudio de caso, la naturaleza de estos mercados y su relación con educación. En la tercera presenta y discute las propuestas de cambio de la enseñanza media a raíz de los datos presentados en las dos primeras partes y de la experiencia Internacional. La conclusión es la de que las políticas que vienen siendo propuestas por el gobierno federal e implantadas en diversos estados no presentan fundamentos, sólidos y constituyen en un factor de aumento de las iniquidades que caracterizan las políticas públicas en Brasil, y especialmente las políticas educativas. <![CDATA[As operações lógicas de Piaget e a aprendizagem: um desafio para avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto procura relacionar o desenvolvimento das operações lógicas estudadas por Piaget e a possibilidade de aprendizagem de crianças e adolescentes. O autor sugere perguntas que os professores podem utilizar para orientarem o raciocínio de crianças e adolescente, facilitando sua aprendizagem de conceitos, regras e princípios. A sugestão é relevante principalmente para professores da área de Ciências, onde as sete operações lógicas são regularmente utilizadas pelos estudantes para compreenderem os conteúdos escolares.<hr/>The present text tries to connect the development of the logical operations studied by Piaget and the possibility of children and teenagers learning. The author suggests questions that the teachers can use to guide the children and teenagers reasoning, helping their concepts, rules and settings learning. The suggestion is relevant mainly to Science teachers, where the students regularly use the seven logical operations to understand the school contents.<hr/>El presente texto procura relacionar el desarrollo de las operaciones lógicas estudiadas por Piaget y la posibilidad de aprendizaje de niños y adolescentes. El autor sugiere preguntas que los profesores pueden utilizar para orientar el raciocinio de niños y adolescentes, facilitando su aprendizaje de conceptos, reglas y principios. La sugerencia es relevante principalmente para profesores del área de Ciencias, donde las siete operaciones lógicas son regularmente utilizadas por los estudiantes para comprender los contenidos escolares. <![CDATA[Uma alternativa para avaliar as operações lógicas identificadas por Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação das operações lógicas identificadas pelo epistemólogo suíço Jean Piaget, que vem sendo desenvolvido pelo professor Ronald J. Raven, da Universidade de Nova York em Buffallo. É feito uma referência aos períodos de desenvolvimento lógico estudados por Piaget, com ênfase ao período operacional em suas fases concreta e abstrata. Apresenta-se a análise deste processo de desenvolvimento feita por Raven e comentam-se os fundamentos dos instrumentos por ele elaborados para avaliar as operações lógicas: um teste pictórico de raciocínio lógico - a RTLO e um teste de lápis e papel - RCCT, que no Brasil está sendo apresentado como Teste de Aptidão Acadêmica.<hr/>This paper presents an evaluation proposal of the logical operations identified by the Swiss epistemologist Jean Piaget, which has been developed by Professor Ronald J. Raven, from the New York University in Buffallo. It makes a reference to the logical development periods studied by Piaget, emphasizing the operational period in its concrete and abstract phases. It presents an analysis from this development process done by Raven and it comments the reasons of the instruments elaborated by him to evaluate the logical operations: a pictorial test of logical reasoning - the RTLO and a pencil and paper test - the RCCT, that in Brazil has been presented as an Academic Aptitude Test.<hr/>Este trabajo presenta una propuesta de evaluación de las operaciones lógicas identificadas por el epistemólogo suizo Jean Piaget, que está siendo desarrollada por el profesor Ronald J. Raven, de la Universidad de Nueva York en Buffallo. Se hace una referencia a los períodos de desarrollo lógico estudiados por Piaget, con énfasis en el período operativo en sus fases concreta y abstracta. Se presenta el análisis de este proceso de desarrollo hecho por Raven y se comenta los fundamentos de los instrumentos elaborados por él para evaluar las operaciones lógicas: un test pictórico de raciocinio lógico - el RTLO y un test de lápiz y papel- el RCCT, que en Brasil se presenta como Test de Aptitud Académica. <![CDATA[O espaço da escolarização versus a exclusão do espaço na cidade do Rio de Janeiro: um problema real?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor analisa a relação entre o prédio e o estabelecimento dos seus espaços físicos da escola de ensino fundamental da rede pública escolar do município do Rio de Janeiro e a universalização da educação para todas as crianças cariocas, às quais é prometida a cidadania e a qualificação para a autonomia da vida social urbana. Dados da exclusão de aproximadamente 10% das crianças, em idade escolar, observadas nos anos 90 no município, se tornam mais cruciais na medida em que a institucionalização da “escola convencional” há algumas décadas, vem oferecendo quatro horas e meia de escolarização para as aproximadamente 85% das restantes crianças na escola, numa forma de condensação de espaço e tempo sob o critério da racionalidade de meios contraditória com os fins. Um problema real de política urbana de escolarização se evidencia na medida em que o planejamento urbano da cidade se torna problemático em função de constituir em força de exclusão da generalidade das crianças do espaço urbano, restando a elas a possibilidade de contar com um espaço escolar de horário integral. Desse modo, uma escolarização de tempo integral se torna imperativa.<hr/>The author analyzes the relation between the building and the establishment of the physical spaces of the basic education school from the public school system in Rio de Janeiro municipality and the universe of the education for all children from this city, to whom the citizenship and the qualification to the urban social life autonomy were promised. Information about the exclusion of approximately 10% of the children, at school age, observed in the city in the 90's, becomes more crucial in proportion that the "conventional school" as an institution has been offering four hours and a half of study to the approximately 85% of the rest of the children at school, as a condensed way of the space and time under the criteria of rationalization of means contradictory to the conclusions. A real problem of urban politics of school is shown in proportion that the urban plan of the city becomes problematic due to the exclusion of most of the children from the urban space, they could only count on a full time school space. Because of that a full time school becomes an obligation.<hr/>EI autor analiza la relación entre el edificio y el establecimiento de sus espacios físicos de la escuela en la enseñanza fundamental de la red pública escolar del municipio de Río de Janeiro y la universalización de la educación para todos los niños cariocas a los cuales se les promete la ciudadanía y la calificación para la autonomía de la vida social urbana. Datos de la exclusión de aproximadamente el diez por ciento de los niños en edad escolar observados en los años noventa en el municipio, se vuelven más cruciales en la medida en que la institucionalización de la "escuela convencional", hace algunas décadas, viene ofreciendo cuatro horas y media de escolarización para los aproximadamente 85% de los restantes niños en la escuela, en una forma de condensación de espacio y tiempo, bajo el criterio de la racionalidad de medios contradictoria con los fines. Un problema real de política urbana de escolarización se evidencia en la medida que el planeamiento urbano de la ciudad se vuelve problemático en función de constituir en fuerza de exclusión de la generalidad de los niños del espacio urbano, restando a éstos la posibilidad de contar con un espacio escolar de horario integral. De este modo, una escolarización de tiempo integral se hace imperativa. <![CDATA[A avaliação no estágio curricular da escola de enfermagem Anna Nery / UFRJ: o real x o ideal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo pretendeu avaliar a prática de avaliação discente em campo de estágio como ocorre no último período do curso de graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ. O estudo, de cunho avaliativo, utilizou a entrevista semi-estruturada e, a partir da análise comparada dos depoimentos dos professores e alunos, chegou-se aos resultados da pesquisa, que são analisados à luz de diferentes enfoques que a avaliação educacional pode ter. A influência da concepção da avaliação por parte dos docentes, seu impacto nos alunos e as conseqüências desta prática na formação de um profissional com perfil idealizado pela Escola de Enfermagem Anna Nery e respaldado na legislação pertinente são discutidos neste estudo. O incentivo para que os docentes se capacitem mais para as atividades inerentes ao magistério, particularmente a avaliação da aprendizagem, a abertura para que o aluno participe ativamente deste processo desde o seu planejamento até sua concretização, enfatizando o constante acompanhamento que o mesmo merece ter por parte de todos os envolvidos são aspectos apontados no estudo como caminhos adequados para uma proposta de avaliação mais ajustada às transformações sociais e à filosofia da Escola de Enfermagem Anna Nery.<hr/>The present study intended to evaluate the student evaluation practice in the field of professional training as it happens in the last period of the graduation course from Anna Nery Nursing School UFRJ. The study, with the evaluation purpose, used the interview, and from the compared analysis of the teachers' and students' explanations, it arrived to the results of the research that are analyzed under different views that the educational evaluation can have. The influence of the teachers' evaluation concept, its impact on the students and the consequences of this practice in the formation of a professional with an idealized profile by Anna Nery Nursing School and supported by the pertinent Legislation are discussed in this study. The incentive to the teachers to improve themselves on the teaching activities, mainly the learning evaluation, the opening to the students to participate actively in that process since its planning until its concreteness, emphasizing the constant accompaniment that it deserves by all the people involved are aspects shown in the study as adequate ways to an evaluation proposal more adjusted to the social changing and to the philosophy of Anna Nery Nursing School.<hr/>El presente estudio ha pretendido evaluar la práctica de evaluación discente en el campo de las prácticas como ocurre en el último periodo del curso de graduación de la Escuela de Enfermería Anna Nery - UFRJ. EI estudio, de clase evaluativa, ha utilizado la entrevista semiestructurada y, a partir del análisis comparado de las declaraciones de los profesores y alumnos, se ha llegado a los resultados de la pesquisa, que son analizados a la luz de diferentes enfoques que la evaluación educativo puede tener. Lo influencio de lo concepción de lo evaluación por porte de los docentes, su impacto en los alumnos y los consecuencias de esta práctica en lo formación de un profesional con perfil idealizado por la Escuela de Enfermería Anna Nery y respaldado en la Legislación pertinente son discutidos en este estudio. El incentivo para que los docentes se capaciten más para las actividades inherentes al magisterio, particularmente la evaluación del aprendizaje, la abertura para que el alumno participe activamente de este proceso desde su planeamiento hasta su concretización, enfatizando el constante seguimiento que el mismo merece tener por parte de todos los relacionados son aspectos apuntados en el estudio como caminos adecuados para una propuesta de evaluación más ajustada a las transformaciones sociales y a la filosofía de la Escuela de Enfermería Anna Nery. <![CDATA[Pronunciamento do Pe. Jesus Hortal, S.J. no ato de entrega dos Prêmios "Personalidade Educacional 2000"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362000000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo pretendeu avaliar a prática de avaliação discente em campo de estágio como ocorre no último período do curso de graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ. O estudo, de cunho avaliativo, utilizou a entrevista semi-estruturada e, a partir da análise comparada dos depoimentos dos professores e alunos, chegou-se aos resultados da pesquisa, que são analisados à luz de diferentes enfoques que a avaliação educacional pode ter. A influência da concepção da avaliação por parte dos docentes, seu impacto nos alunos e as conseqüências desta prática na formação de um profissional com perfil idealizado pela Escola de Enfermagem Anna Nery e respaldado na legislação pertinente são discutidos neste estudo. O incentivo para que os docentes se capacitem mais para as atividades inerentes ao magistério, particularmente a avaliação da aprendizagem, a abertura para que o aluno participe ativamente deste processo desde o seu planejamento até sua concretização, enfatizando o constante acompanhamento que o mesmo merece ter por parte de todos os envolvidos são aspectos apontados no estudo como caminhos adequados para uma proposta de avaliação mais ajustada às transformações sociais e à filosofia da Escola de Enfermagem Anna Nery.<hr/>The present study intended to evaluate the student evaluation practice in the field of professional training as it happens in the last period of the graduation course from Anna Nery Nursing School UFRJ. The study, with the evaluation purpose, used the interview, and from the compared analysis of the teachers' and students' explanations, it arrived to the results of the research that are analyzed under different views that the educational evaluation can have. The influence of the teachers' evaluation concept, its impact on the students and the consequences of this practice in the formation of a professional with an idealized profile by Anna Nery Nursing School and supported by the pertinent Legislation are discussed in this study. The incentive to the teachers to improve themselves on the teaching activities, mainly the learning evaluation, the opening to the students to participate actively in that process since its planning until its concreteness, emphasizing the constant accompaniment that it deserves by all the people involved are aspects shown in the study as adequate ways to an evaluation proposal more adjusted to the social changing and to the philosophy of Anna Nery Nursing School.<hr/>El presente estudio ha pretendido evaluar la práctica de evaluación discente en el campo de las prácticas como ocurre en el último periodo del curso de graduación de la Escuela de Enfermería Anna Nery - UFRJ. EI estudio, de clase evaluativa, ha utilizado la entrevista semiestructurada y, a partir del análisis comparado de las declaraciones de los profesores y alumnos, se ha llegado a los resultados de la pesquisa, que son analizados a la luz de diferentes enfoques que la evaluación educativo puede tener. Lo influencio de lo concepción de lo evaluación por porte de los docentes, su impacto en los alumnos y los consecuencias de esta práctica en lo formación de un profesional con perfil idealizado por la Escuela de Enfermería Anna Nery y respaldado en la Legislación pertinente son discutidos en este estudio. El incentivo para que los docentes se capaciten más para las actividades inherentes al magisterio, particularmente la evaluación del aprendizaje, la abertura para que el alumno participe activamente de este proceso desde su planeamiento hasta su concretización, enfatizando el constante seguimiento que el mismo merece tener por parte de todos los relacionados son aspectos apuntados en el estudio como caminos adecuados para una propuesta de evaluación más ajustada a las transformaciones sociales y a la filosofía de la Escuela de Enfermería Anna Nery.