Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620010001&lang=pt vol. 09 num. 30 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação, cultura, informação: pilares fundamentais do conhecimento e da cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Contribuições modernas e pós-modernas para a aprendizagem de cunho reconstrutivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discutem-se algumas abordagens de estilo pós-moderno sobre aprendizagem, incluindo pontos de vista diferentes daqueles das áreas sociais. Todos convergem para a idéia reconstrutiva da aprendizagem de teor político. Conhecimento não é um fenômeno de cópia ou reprodução, mas de típica reconstrução, exigindo sempre a presença de um sujeito capaz de interpretar e elaborar com autonomia. Assim, a expectativa de Piaget se vê amplamente reconhecida, ainda que persistam críticas a certas acentuações de sua teoria como o cognitivismo e estruturalismo. Ao mesmo tempo, esta maneira de ver tende a valorizar a ligação entre educação e cidadania, porque a aprendizagem não se encerra em exigências técnicas, mas realiza-se principalmente como competência humana criativa e autônoma, ou seja, como competência essencialmente política.<hr/>In this article it is discussed some approaches in a postmodern style about the learning process, including different points o f view compared to the ones from the social areas. Ali of them converge to the rebuilt idea of the learning process in a political content. Knowledge isn't a copy or reproduction phenomenon, but a typical reconstruction, it is always asking for the presence of a subject that is able to understand and elaborate it with autonomy. This way Piaget's expectation is widely grateful, even if some critics to some aspects of his theory, as cognitivism and structuralism, are persistent. At the some time, this way of seeing it tend to value the connection between education and citizenship, because the learning process isn't locked up in technical requirements, but it happens mainly as a creative and autonomic human competence, in other words, as an essentially political competence.<hr/>Se discuten algunos aspectos de estilo posmodernos sobre aprendizaje, incluyendo puntos de vista diferentes de aquellos de las áreas sociales. Todos convergen para la idea reconstructiva de/ aprendizaje de contenido político. Conocimiento no es un fenómeno de copia o reproducción, pera si de típica reconstrucción, exigiendo siempre la presencia de un sujeto capaz de interpretar y de elaborar con autonomía. De esta forma, la expectativa de Piaget se ve amplia mente reconocida, aunque persistan críticas a ciertas acentuaciones de su teoría como e/ cognitivismo y estructuralismo. AI mismo tiempo, esta manera de ver tiende a valorizar la relación entre educación y ciudadanía, porque e/ aprendizaje no se acaba en exigencias técnicas, pera si se realiza principalmente con competencia humana creativa y autónoma, o sea, como competencia esencialmente política. <![CDATA[Competência política da escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escola pública brasileira, para enfrentar as dificuldades que historicamente se colocam como obstáculos ao atingimento de suas missões e objetivos, tem que aprimorar a sua competência política. Para tanto há que, a partir de princípios teórico conceituais, formular e aplicar instrumentos operacionais de ação concreta. Nesta interseção entre ideal e real poderão as comunidades interna e externa da escola iniciar processos de mudança e estabelecer os laços recíprocos entre competência política, qualidade de ensino e autonomia gerencial/organizacional.<hr/>The Brazilian public school to face the difficulties that historically place as obstacles to the reaching of its missions and objectives, has to improve its political competence. For such it has to, from a theoretical-conceptual viewing, formulate and apply operational instruments of concrete action. In this intersection between ideal and real the internal and external communities from the school will be able to begin the changing processes and establish the reciprocal liaisons among political competence, teaching quality and managing/organizing autonomy.<hr/>La escuela pública brasileña, para enfrentar las dificultades que históricamente se colocan como obstáculos a/ alcance de sus misiones y objetivos, tiene que aprimorar su competencia política. Para eso hay que, a partir de principias teórico conceptuales, formular y aplicar instrumentos operacionales de acción concreta. En esta intersección entre real e ideal podrán las comunidades interna y externa de la escuela iniciar procesos de cambio y establecer los lazos recíprocos entre competencia política, calidad de enseñanza y autonomía gerencial/ organizacional. <![CDATA[Avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ’s): uma revisão conceitual do Modelo 3ER]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho propõe a revisão dos conceitos utilizados por Andriola (1998) no Modelo 3ER, entre os quais destacamos os de eficiência, eficácia, efetividade social e empregabilidade. Tais conceitos são adotados pela Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional (SEFOR) do Ministério do Trabalho (MTb) e orientam o processo de avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ's). São propostas modificações nos conceitos de eficácia e eficiência, e apresentados os novos conceitos de funcionalidade e qualidade, componentes de um novo modelo teórico orientador do processo de avaliação dos PEQ' s.<hr/>The present paper proposes a review of the concepts used by Andriola (1998) in the model 3ER, among them we stand out efficiency, efficacy, social effectiveness and employment. Those concepts are adopted by the Secretariat of Professional Formation and Development (SEFOR) from the Work Ministry (MTb) and give directions to the process of evaluation of the State Programs of Professional Qualification (PEQ's). Changes in the efficiency and efficacy are proposed, and new concepts of functionality and quality are presented, components of a new theoretical and orienting model of the PEQ's evaluation process.<hr/>Este trabajo propone la revisión de los conceptos utilizados por Andriola (1998) en el Modelo 3ER, entre los cuales destacamos los de eficiencia, eficacia, efectividad social y empleabilidad. Tales conceptos son adaptados por la Secretaría de Formación y Desarrollo Profesional (SE FOR) del Ministerio del Trabajo (MTb) y orientan el processo de evaluación de los Programas Estatales de Calificación Profesional (PEQ's). Son propuestas modificaciones en los conceptos de eficacia y eficiencia y presentados los nuevos conceptos de funcionalidad y calidad, componentes de un nuevo modelo teórico orientador del proceso de evaluación de los PEQ's. <![CDATA[A comunicação na avaliação de desempenho docente do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende discutir o papel da comunicação nos processos avaliativos, defendendo a idéia de que é necessário um "modus comunicandi" adequado para que não se comprometa a eficácia da prática avaliativa . Mostra-se que a trajetória histórica do conceito de avaliação alterou não só o foco do processo, mas, principalmente, a orientação do seu contexto comunicativo. O eixo desta reflexão concentra-se nos pré-requisitos necessários para que ocorra um "feedback" adequado dos resultados da avaliação de desempenho docente, entendido como rol de informações concretas fornecidas aos professores que compreendam recomendações para melhorias futuras, possibilitando que ele possa funcionar como ferramenta útil para os processos de mudança. Este ecossistema comunicativo pode estar voltado para a cooperação, buscando o desenvolvimento, ou estar voltado para o controle de pessoas e sistemas. Estes paradigmas, alternam-se, misturam-se, dependendo da opção de fundo político, filosófico e estrutural do corpo institucional. Acreditamos que a análise e a discussão das interações comunicativas não podem ser afastadas das metanarrativas da avaliação em todas as suas dimensões, já que elas podem comprometer o sucesso e a credibilidade dos programas avaliativos que exigem sempre negociação de significados, ressignificações constantes, diálogo e compreensão. Somente assim seus atores podem exercitar o gesto avaliativo de forma técnica, sem se afastarem, entretanto, das necessárias dimensões ética e estética.<hr/>This text intends to discuss the communication role on the evaluation process, defending the idea that it's necessary a pro per" modus Comunicandi" to avoid the lack of commitment on the efficiency of the evaluation practice. It shows that the historical trajectory of the evaluation concept changed not only the process focus, but also its orientation of the communicative context. The axis of this reflection concentrates on the prerequirement needed to an adequate feedback of the results of the teachers' performance evaluation, understood as a roll of concrete information supplied to the teachers that can understand recommendations to future improvements giving the possibility to work as a useful tool to the changing processes. That communicative ecosystem can be directed to the cooperation by searching the development or to be directed to the control of people and systems. Those paradigms alter and mix themselves, depending on the option of political, philosophical and structural basis of the institutional society. We believe that the analysis and the discussion of the communicative interaction can't be removed from the evaluation metanarrative at all their dimensions, since they can compromise the success and the credibility of the evaluation programs that always require a meaning negotiation, constant resignification, dialogue and comprehension. Only that way their actors can exercise the evaluation action in a technical way, without getting away from the needed ethics and esthetics dimensions.<hr/>Este texto pretende discutir el papel de la comunicación en los procesos evaluativos, defendiendo la idea de que es necesario un "modus comunicandi" adecuado para que no se comprometa la eficacia de la práctica evaluativa. Se muestra que la trayectoria histórica del concepto de evaluación altera no sólo el foco del proceso, sino, principalmente la orientación de su contexto educativo. El eje de esta reflexión se concentra en los prerrequisitos necesarios para que ocurra un "feedback" adecuado de los resultados de la evaluación de desempeño docente, entendiendo como rol de informaciones concretas suministradas a los profesores que comprendan recomendaciones para futuras mejoras posibilitando que éste pueda funcionar como herramienta útil para los procesos de cambio. Este ecosistema comunicativo puede estar dirigido para cooperación buscando el desarrollo o estar dirigido para el control de personas y sistemas. Estos paradigmas, se alternan, se mezclan, dependiendo de la acción del fondo político, filosófico y estructural del cuerpo institucional. Creemos que el análisis y la discusión de las interacciones comunicativas no se pueden alejar de las meta narrativas de la evaluación en todas sus dimensiones, ya que éstas pueden comprometer el éxito y la credibilidad de los programas evaluativos que exigen siempre negociación de significados, re significaciones constantes, diálogo y comprensión. Solamente así sus adores pueden ejercitar el gesto evaluativo de forma técnica, sin alejarse, sin embargo, de las necesarias dimensiones ética y estética. <![CDATA[Indicadores educacionais, professores e a construção do sucesso escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias gerais sobre o papel de indicadores educacionais e inclui uma discussão sobre suas funções, como se caracterizam, como podem ser concebidos e algumas implicações de sua utilização. As possibilidades de desenvolvimento e o uso de indicadores educacionais por professores, de maneira que a compreensão que têm sobre seus alunos possa ser ampliada e possam refletir mais profundamente sobre suas práticas pedagógicas, tendo em vista o sucesso escolar, são discutidas. Adicionalmente, as potencialidades e as características de algumas ações de formação continuada, que podem ser conduzidas junto aos professores tendo por objetivo o uso de indicadores educacionais como prática cotidiana, são analisadas.<hr/>The present article aims to present some general ideas about the role of the educational indicators and includes a discussion about their functions, how they characterize, how they can be conceived and some implications of their use. The article also discusses the development possibilities and the use of the educational indicators by teachers in a way that the comprehension they have on their students can be amplified and can reflect deeper on their pedagogic practices, objecting the school success. Adding to that, it analyzes the potential and the characteristics of some actions of continuous education that can be conducted together with the teachers aiming the use of the educational indicators as a daily practice.<hr/>Este artículo tiene como objetivo presentar algunas ideas generales sobre e/ papel de indicadores educativos e incluye una discusión sobre sus funciones, como se caracterizan, como pueden ser concebidos y algunas implicaciones de su utilización. Las posibilidades de desarrollo y e/ uso de indicadores educativos por profesores de manera que la comprensión que tienen sobre sus alumnos pueda aplicarse y puedan reflejar más profundamente sobre sus prácticas pedagógicas, se discuten teniendo en cuenta e/ éxito escolar. Adicionalmente, las potencialidades y las características de algunas acciones de formación continua que pueden ser dirigidas junto a los profesores teniendo como objetivo e/ uso de indicadores educativos se analizan como prácticas cotidianas. <![CDATA[Educação superior e eqüidade: inocente ou culpada?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A extrema fragilidade do nosso primário e secundário faz com que as classes sociais sejam peneiradas e que os mais pobres esteiam extraordinariamente sub-representados no nível superior. Isso não é culpa do sistema superior. Ele apenas herda a iniqüidade dos níveis mais baixos de educação. Contudo, o funcionamento do ensino superior adiciona mais iniqüidades às previamente existentes. Além de gastar mal os recursos que poderiam melhor atender aos menos ricos, subsidia a educação dos mais ricos e faz os menos ricos pagarem o custo integral do ensino. Ou seio, o Brasil é o campeão mundial da injustiça social no ensino superior. Título que pouco orgulho nos deveria trazer. No entanto, os grandes arautos da injustiça dentro da universidade só enxergam longe. O que acontece dentro dos seus muros não lhes chama a atenção.<hr/>The extreme fragility of our elementary and high school makes the social classes pass through a sieve and the poorest ones can't have a big representation in the college level. It's not our college system fault. It only inherits the iniquity of the lower levels of education. However, the operation of the college education adds more iniquities to the previous ones. Besides spending badly the resources that could attend in a better way the poor people, it subsidizes the education of the richest ones and makes the poorest ones pay the whole cost of education. In other words, Brazil is the world champion of the social injustice in the college education. This title must bring us little pride. Nevertheless, the big injustice heralds inside the university can only see for way. What happens inside their walls doesn't call their attention.<hr/>La extrema fragilidad de nuestro primaria y secundaria hace con que las clases sociales sean filtradas y que los más pobres estén extraordinariamente subrepresentados en el nivel superior. Eso no es culpa del sistema superior. Éste a penas hereda la iniquidad de los niveles más bojos de educación. Sin embargo, el funcionamiento de la enseñanza superior añade más iniquidades a las previamente existentes. Además de gastar mallas recursos que podrían mejor atender a los menos ricos, subsidia la educación de los más ricos y hace a los menos ricos pagar el coste integral de la enseñanza. O sea, Brasil es el campeón mundial de injusticia social en la enseñanza superior. Título que poco orgullo nos debería traer. Sin embargo, los grandes pregoneros de la injusticia dentro de la universidad sólo ven lo que posa lejos. Lo que posa dentro de sus muros no les llama la atención. <![CDATA[Avaliação da localização espacial de unidades de educação infantil: um estudo de caso para Florianópolis - SC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresenta-se um estudo feito para avaliar o sistema de unidades de educação infantil municipais de Florianópolis que pode servir de ferramenta auxiliar aos planejadores de políticas públicas quando buscarem ampliá-lo. Aplicando-se a metodologia matemática de cobertura de conjuntos, uma boa distribuição numérica e espacial para o sistema é obtida. Esta metodologia considera que a criança deve percorrer uma determinada distância máxima até atingir a unidade de educação mais próxima à sua residência. A distância de 1,5km é adotada como distância máxima. Como resultado, pode-se observar que existe uma grande defasagem na quantidade das unidades de educação existentes, além de uma má distribuição de suas localizações pelo município. Com base nos dados sacio-econômicos das regiões administrativas do município, um índice de necessidade é calculado para sugerir um procedimento de implementação gradativa de novas unidades educacionais.<hr/>This article presents a study that was done to evaluate the system of municipal kindergarten units in Florianópolis. That can be used as an auxiliary tool for the public politic planning people when they search for amplification. Applying the mathematics methodology of the assemblage covering a good number and space distribution is obtained. This methodology considers that the child should go through a determined maximum distance until he reaches the education unit near his address. The distance of 1.5 Km is adopted as a maximum distance. As a result, we can observe that exist a big difference in the quantity of education units that exist, besides a bad distribution of their localization through the municipality. Based in the social economic data of the administrative regions of the municipality, an index of necessity is calculated to suggest a progressive implementation procedure of new education units.<hr/>En este artículo se presenta un estudio hecho para evaluar el sistema de unidades de educación infantil municipales de Florianopolis que puede servir de herramienta auxiliar a los que planean las políticas públicas cuando busquen ampliarlo. Aplicándose la metodología matemática de cobertura de conjuntos, se obtiene una buena distribución numérica y espacial para el sistema. Esta metodología considera que el niño debe recorrer una determinada distancia máxima hasta lograr la unidad de educación más próxima a su residencia. La distancia de 1,5 Km se adapta como distancia máxima. Como resultado, se puede observar que existe un gran desfase en la cantidad de las unidades de educación existentes, además de una mala distribución de sus localizaciones por el municipio. Con base en los datos sacios económicos de las regiones administrativas del municipio, un índice de necesidad es calculado para sugerir un procedimiento de puesta en marcha gradativo de nuevas unidades educativas.