Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620010003&lang=es vol. 09 num. 32 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Acreditação escolar e qualidade da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[O uso da avaliação na reforma educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste ensaio, o uso da informação sobre o desempenho dos estudantes é examinado no contexto de: (i) exames administrados e controlados externamente; (ii) avaliações nacionais; (iii) avaliações internacionais comparativas; (iv) avaliação de escolas; e (v) avaliação baseada em sala de aula. São apresentados resultados com relação aos efeitos do uso da informação sobre a política educacional, os currículos, o que é ensinado nas escolas e os processos cognitivos dos estudantes. Os efeitos podem ser positivos ou negativos, pretendidos ou não, e são mais evidentes quando ao desempenho do estudante é atribuída uma grande importância. Embora a maioria dos recursos para usar a avaliação com o intuito de melhorar a qualidade da aprendizagem tenha sido investida em avaliações envolvendo agentes externos, o grande potencial de seu uso parece estar no aperfeiçoamento das capacidades de avaliação dos professores.<hr/>In this essay, the use of the information about the students' performances is analyzed in the context of (i) examinations administered and controlled externally; (ii) national evaluations; (iii) international evaluations; (iv) school evaluations; and (v) evaluations based on classes. Results are presented related to the effects of the use of the information on the educational policy, in the curriculum, what is taught at school, and the cognitive processes of the students. The effects can be positive or negative, intended or not, and they are more evident when we attribute to them a great importance on the students' performance. Although the major part of the resources to use the evaluation with the purpose of improving the quality of the learning process, they were inverted in the evaluations that involve externa agents, the big potential of its use seems to be in the improvement of the capacities of the teachers' evaluation.<hr/>En este ensayo, el uso de la información sobre el desempeño de los estudiantes es examinado en el contexto de (i) exámenes administrados y controlados externamente; (ii) evaluaciones nacionales (iii)evaluaciones internacionales; (iv) evaluaciones de escuelas; y (v) evaluaciones basadas en las clases. Son presentados resultados con relación a los efectos del uso de la información sobre la política educativa, los currículos, lo que se enseña en las escuelas, y los procesos cognitivos de los estudiantes. Los efectos pueden ser positivos o negativos, pretendidos o no, y son más evidentes cuando se le atribuye una gran importancia al desempeño del estudiante. Aunque la mayoría de los recursos para usar la evaluación con el intuito de mejorar la calidad del aprendizaje se haya invertido en evaluaciones envolviendo agentes externos, el gran potencial de su uso parece estar en el perfeccionamiento de las capacidades de evaluación de los profesores. <![CDATA[La subjetividad en los criterios de evaluación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Se consideran algunas aportaciones que la Psicología General y lo Psicología Social hacen o lo función evaluadora, o fin de conocer y poder corregir algunos factores subjetivos que lo distorsionan. Lo Psicología General muestra los características de lo personalidad del evaluador y su estado de ánimo, que influyen en su función: y la Psicología Social hace ver cómo ésta puede estar influida por efecto de lo sugestión social y los prejuicios personales.<hr/>We consider some of the collaboration that the General Psychology and the Social Psychology brings to the evaluation function, with the objective of knowing and correcting some subjective factors that distortion it. The General Psychology shows the characteristics of the personality of the evaluator and his mood, that can influence his function: and the Social Psychology shows how this function can be influenced by effect of the social suggestion and the personal prejudices.<hr/>São consideradas algumas contribuições que a Psicologia Geral e a Psicologia Social à função avaliadora, a fim de conhecer e poder corrigir alguns fatores subjetivos que a distorcem. A Psicologia Geral mostra as características da personalidade do avaliador e seu estado de ânimo, que influenciam na sua função; e a Psicologia Social faz ver como esta pode estar influenciada pelo efeito da sugestão social e os preconceitos sociais. <![CDATA[Formação, pessoas, empresas, universidades: novos modelos em consolidação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo pretende ser uma oportunidade de ajuda para reflectir sobre: A ineficácia dos modelos tradicionais de ensino/formação, descontextualizados da realidade a que se destinam, onde não tem lugar uma dinâmica interactiva entre quem "ensina" e quem "aprende"; novos modelos de ensino/formação que urge implementar, apoiados na interface das Instituições de ensino e formação com o tecido empresarial; as ¨Corporate Universities", como um modelo com potencialidades para responder à interface referida.<hr/>This article intends to be an opportunity to help to make a reflection about: The inefficacy of the traditional patterns of education, without context of the reality to which they're intended for, where there is no place to an interactive dynamic between who "teaches" and who "learns"; new patterns of education that are necessary to implement, based on the interface of the educational institutions and education with the contrived business; the Corporate Universities, as a pattern with possibilities to correspond to the referred interface.<hr/>El presente artículo pretende ser una oportunidad de ayuda para refexionar sobre: La ineficacia de los modelos tradicionales de enseñanza/formación, descontextualizados de la realidad a la que se destinan, donde no hay una dinámica iteractiva entre quien "enseña" y quien "aprende" ; nuevos modelos de enseñanza/formación que urge implantar, apoyados en la interface de las Instituciones de enseñanza y formación con el tejido empresarial; las "Corporate Universities", como un modelo con pontencialidades para responder a la interface referida. <![CDATA[Custos e benefícios de programas para regularizar o fluxo escolar no ensino fundamental: novas evidências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos últimos quarenta anos as camadas mais pobres da população vêm sendo vítima de políticas educacionais inflacionárias: a expansão " a qualquer custo" tem por custo o sacrifício da qualidade e a penalização dos mais carentes, através das políticas de reprovação e exclusão. A inflação no sistema educativo se revela no excesso de matrículas e de alunos defasados, bem como na adoção simultânea de lógicas perversas e combinadas de promoção automática de alunos - inclusive analfabetos - com a repetência branca do abandono e a repetência propriamente dita. Estratégias para corrigir o fluxo escolar se afiguram como o primeiro passo para restabelecer a verdade do sistema educativo e qualificar o valor da promoção, dos diplomas, da escola e do próprio processo de escolarização. O presente artigo apresenta os resultados de custo e desempenho de dois programas de regularização do fluxo escolar iniciados nas redes estadual e municipais do estado da Bahia, um voltado para as 4 primeiras séries, incluindo um programa de alfabetização para alunos defasados, modelado a partir do programa Acelera Brasil, e outro, desenvolvido em caráter original, voltado para as séries 5" à 8". Os resultados positivos de ambos os programas confirmam que o problema da repetência é, sobretudo, um problema de cultura pedagógica nas escolas, mas que só pode ser superado com a adoção de efetivas políticas educacionais pelo poder público.<hr/>In the last forty years the poorest stratum of the population has been a victim of inflationary educational policies: the expansion "by any means" has as a cost the sacrifice of the quality and the punishment to the poorest ones, through the policies of failure and ·exclusion. The inflation in the educational system shows up in the exceed of inscriptions and delayed students, as well as on the simultaneous adoption of perverse and combined logic of automatic promotion of students - including illiterate ones - with the white repeating of the desertion and the failure itself. Strategies to correct the school flow seem to be the first step to reestablish the truth of the education system and qualify the value of the promotion, of the diplomas, of the school and of the schooling process itself. This article presents the results of cost and performance of two programs of regularization of the school flow started in the state and municipal systems of the state of Bahia, one turned to the four first grades, including o program of literacy to delayed students, shaped from a program called “Acelera Brasil" and another, developed in an original character, turned to the 5th to the 8th grades. The positive results of both programs confirm that the failure problem is above all a problem of pedagogic culture at schools, but it can only be gotten over with the adoption of effective educational policies by the public authority.<hr/>En los últimos cuarenta anos las capas sociales más pobres de la población vienen siendo víctima de políticas educativas inflacionarias: la expansión "a cualquier coste" tiene como coste el sacrificio de la calidad y la penalización de los más carentes, a través de las políticas de suspenso y exclusión. La inflación en el sistema educativo se revela en el exceso de matrículas y de alumnos desfasados, así como en la adopción simultánea de lógicas perversas y combinadas de ascenso automático de alumnos - incluso analfabetos - con la repetición en blanco del abandono y la repetición propiamente dicha. Estrategias para corregir el flujo escolar figuran como primer poso para restablecer la verdad en el sistema educativo y calificar el valor del ascenso, de los diplomas, de lo escuela y del próprio proceso de la escolarización. Este artículo presento los resultados de coste y desempeño de dos programas de regularización del flujo escolar iniciados en las redes estatales y municipales del estado de Bohío, uno dirigido para los 4 primeras series, incluyendo un programa de alfabetización para alumnos desfasados, modelado o partir del programo Acelera Brasil, y otro, desrrollado en carácter original, dirigido para los series 5ª a la 8ª. Los resultados positivos de ambos programas confirman que el problema de repetición es sobre todo un problema de cultura pedagógico en los escuela, pero que sólo puede ser superado con lo adopción de efectivas políticos educativos por el poder del público. <![CDATA[Novo enfoque do exame das contas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O novo enfoque proposto busco identificar os resultados alcançados pelos programas de governo em benefício da população. A análise foi prejudicada pela falta de objetivos, metas e indicadores que permitissem avaliar os gostos públicos em relação à melhoria da qualidade de vida. A Lei Responsabilidade Fiscal estabelece o transparência como requisito essencial da Administração Pública. No entanto, a divulgação das informações e relatórios à população deve ser feita em linguagem acessível e universal.<hr/>The new focus proposed wants to identify the results reached by the government programs to benefit the population. The analysis was harmed by the lock of objectives, goals and indicators that could permit the evaluation of the public expenses related to the improvement of life quality. The Low of Fiscal Responsibility establishes the transparency as on essential requirement of Public Administration. Nevertheless, the publication of information and reports to the population must be done in accessible and universal language.<hr/>EI nuevo enfoque propuesto busca identificar los resultados alcanzados por los programas de gobierno en beneficio de la población. EI análisis fue perjudicado por lo falto de objetivo, metas e indicadores que permitiesen evaluar los gastos públicos en relación o lo mejora de calidad de vida. La ley de Responsabilidad Fiscal establece la transparencia como requisito esencial de la Administración Pública. Sin embargo, la divulgación de los informaciones e informes o lo población se debe hacer en un lenguaje accesible y universal. <![CDATA[O imaginário do acadêmico e o processo avaliativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362001000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, discute-se a prática avaliativa a partir da análise dos resultados dos dados coletados por meio de questionários sobre avaliação e avaliação institucional, aplicados à comunidade acadêmica, que nos permitiram dimensionar o grau de (des)informação que cerca o processo avaliativo. Num primeiro momento, analisaram se separadamente as informações dos alunos sobre avaliação e avaliação institucional para determinar a expectativa dos acadêmicos. Na seqüência, cruzaram-se os dados para situar o processo avaliativo no universo dos alunos. Os resultados contribuíram, sobremaneira, para colocar em cheque algumas posturas que revelam os problemas - remanescentes da avaliação tradicional - que permeiam o universo da avaliação institucional e interferem no suo prático. Com base nessas considerações, observou-se a necessidade de se definirem, claramente, as funções e objetivos da avaliação institucional para todos os envolvidos no processo, flexibilizando ações a fim de corrigir distorções que fazem parte do imaginário do aluno.<hr/>In this article is discussed the evaluation practice from the analysis of the results of the collected data by means of questionnaires about evaluation and institutional evaluation, applied to the academic community, that permitted us measure the level of information that is beyond the evaluation process. In the first step, the students' information about evaluation and institutional evaluation were analyzed separately to determine the academics' expectation. After that, the data were crossed to locate the evaluation process at the students' universe. The results contributed, exceedingly, to put into checkmate some attitudes that show the problems -that remain from the traditional evaluation - that permeate the universe of the institutional evaluation and interfere at its practice. Based in these considerations, it was observed the need of define, c1early, the functions and objectives of the institutional evaluation to everybody involved in the process, giving flexibility to the actions to correct distortions that make part of the students' imaginary.<hr/>En este artículo, se discute la práctica evaluadora a partir del análisis de los resultados dados colectados por medio de cuestionarios sobre evaluación y evaluación institucional, aplicados a la comunidad académica, que nos permitieron dimensionar el grado de (des)información que rodea al proceso evaluativo. En un primer momento, se analizaron separadamente las informaciones de los alumnos sobre evaluación y evaluación institucional para determinar la expectativa de los académicos. En la secuencia, se cruzaron los datos para situar el proceso evaluador en el universo de los alumnos. Los resultados contribuyeron, sobretodo, para colocar en jeque algunas posturas que revelan los problemas - remanecientes de la evaluación tradicional - que penetran el universo de la evaluación institucional e interfieren su práctica. Con base en estas consideraciones, se observó la necesidad de definir, claramente, las funciones y objetivos de la evaluación institucional para todos los afectados en el proceso, flexibilizando acciones a fin de corregir distorsiones que hacen parte de la imaginación del alumno.