Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620020002&lang=es vol. 10 num. 35 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Aprendendo a Ser]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[As ciências no ensino médio e os parâmetros curriculares nacionais: da proposta à prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo relata um estudo de caso realizado no Instituto Estadual de Educação e na Secretaria Estadual de Educação e Desporto, em Florianópolis - Santa Catarina, com um grupo de professores da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio e de técnicos da área pedagógica e da Secretaria. O principal objetivo foi identificar a percepção que esse grupo de professores e técnicos da área pedagógica têm da reforma de ensino proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e verificar se está sendo implementada alguma mudança na sala de aula. A principal conclusão foi que poucas ações ocorreram para a implantação dos PCNs nas escolas e que não foram dadas oportunidades para que os professores tivessem uma compreensão da reforma em seu todo. Algumas das dificuldades apontadas pelos docentes são apresentadas e discutidas, assim como o contexto da reforma pretendida. São sugeridos alguns caminhos que podem contribuir para a implementação dos PCNs de forma articulada com a formação inicial e continuada.<hr/>This article consists on a case study performed in a state school and in the educational authority, in the city of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, with a group of teachers of Natural Sciences, Mathematics and their Technologies and some staff members from the State Educational Authority. The main objective was to identify the perceptions of teachers and members of pedagogical area relative to the educational reform proposed by the National Curricular Parameters (PCNs), and what changes have been or are being implemented in classrooms. The main result is that few actions took place for the implementation of the PCNs at the school level and that opportunities were not offered for the teachers to acquire a comprehension of the reform proposed as a whole. Some hindrances appointed by them, and also the context of the intended reform are presented and discussed. Ways that may contribute for the implementation of the PCNs articulated with pre and in-service training are suggested.<hr/>El artículo relata un estudio de caso realizado en el Instituto Estatal de Educación y en la Secretaría Estatal de Educación y Deporte, en Florianópolis- Santa Catarina, con un grupo de profesores del área de Ciencias de la Naturaleza, Matemáticas y sus Tecnologías de Escolaridad Media, así como también Técnicos del Área Pedagógica y de Secretaría. El principal objetivo fue el de identificar la percepción que ese grupo de profesores y técnicos del área de pedagogía tienen de la reforma de enseño propuesta por los Parámetros Curriculares Nacionales y verificar si está siendo implementado algún cambio en las salas de doses. La principal conclusión fue que, pocas acciones ocurrían para la implementación de los PCNs en las escuelas y que no fue dada ninguna oportunidad para que los profesores tengan una comprensión de la reforma en su totalidad. Algunas de las dificultades apuntadas por los docentes son presentadas y discutidas, así como el contexto de la reforma pretendida. Son sugeridos algunos caminos que pueden contribuir para la implementación de los PCNs de forma articulada con la formación inicial y continuada. <![CDATA[Construtivismo e alfabetização: um casamento que não deu certo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem três objetivos: apresentar os pressupostos das propostas construtivistas de alfabetização, demonstrar como as evidências empíricas apontam para o equívoco dessas propostas e sugerir novos caminhos para retomar a questão da alfabetização a partir de uma sólida base de conhecimentos científicos, teóricos e empíricos, o que permitiria ao Brasil superar a posição de último colocado no ranking mundial de qualidade no ensino da leitura e escrita (OECD, 2001 ). O artigo se divide em seis partes. Na primeira analisa as propostas construtivistas de alfabetização. Nas três seguintes apresenta algumas considerações de natureza lógica e evidências empíricas que demonstram o equívoco dos pressupostos, hipóteses e métodos construtivistas. Na quinta parte analisa possíveis causas da popularidade do construtivismo e na sexta parte apresenta sugestões e aponta caminhos para a recolocação do problema da alfabetização.<hr/>The Federal and most state and municipal departments of Education have adopted whole-language, known in Brazil as constructivism, as the official literacy orientation. Yet, the scientific evidence on how reading should be taught indicates such methods are inadequate. The paper reviews the theoretical and empirical evidence on the matter, discusses the inadequacies and shortcomings of constructivism approaches as well as the limitations of the scarce empirical evidence. I also discuss the reasons why constructivism became so popular in the country. The paper concludes by summarizing the main findings of psycholinguistics and cognitive sciences that explain the superiority of explicit developing phonemic awareness and teaching phonics.<hr/>Este artículo tiene tres objetivos: mostrar los presupuestos de las propuestas constructivitas de alfabetización, demostrar como las evidencias empíricas apuntan para el equívoco de estas propuestas y sugerir nuevos caminos para retomar a la cuestión de la alfabetización a partir de una sólida base de conocimientos científicos teóricos y empíricos lo que permitiría a Brasil superar la posición de último colocado en el ranking mundial de calidad en enseñanza de la lectura y escritura (OECD, 2001 ). El artículo se divide en seis partes. En la primera analiza las propuestas constructivitas de alfabetización. En las tres siguientes muestra algunas consideraciones de naturaleza lógica y evidencias empíricas que demuestran el equívoco de los presupuestos, hipótesis y métodos constructivitas. En la quinta parte analiza posibles causas de la popularidad del constructivismo y en la sexta parte presenta sugerencias y apunta caminos para la recolocación del problema de la alfabetización. <![CDATA[Tecnologia em educação e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto busco, com apoio de estudos do inteligência artificial, com destaque para Hillis, outros argumentos contra os instrucionismos. Muitos autores de origem interdisciplinar estão interessados em sustentar o tese do aprendizagem reconstrutivo político, também no mundo do inteligência artificial e do tecnologia em educação. Trata-se de polêmico difícil, porque, além de tocar sensibilidades ideológicos, lanço discussões recentes sobre o constituição do processo evolucionário, em particular sobre emergência. Este fenômeno indicaria que o evolução - como ocorreu no surgimento do vida - não se reduz à replicação, mas introduz novidades que aparentemente não estavam presentes no situação anterior. Isto aplica-se de maneiro muito adequado à aprendizagem, sempre reconstrutivo e por isso também político, no sentido de gestor sujeitos capazes de história próprio. Ao mesmo tempo, esta discussão reforço o vínculo reconhecido entre educação/aprendizagem e cidadania.<hr/>The text aims, with the support of studies in artificial intel/igence (mainly with reference to Hillis), at gathering further arguments against instructionism. Severa/ authors with interdisciplinary origin are interested in sustaining the thesis of reconstructive politicallearning, incfuded the world of artificial intel/igence and technology in education. We have here a quite hard polemics, because, besides touching ideological sensibilities, launches actual discussions about the constitution of the evofutionary process, particularly about emergence. This phenomenon should indicate the evolution - as occurred in the appearance of life - does not reduce itself to replication, but introduces nove/fies that apparently were not present in the anterior situation. This can be applied in very adequate manner to learning, always a reconstructive phenomenon, and just beca use of that also politica/, in the sense of generating subject able of own history. At the some time, this discussion reinforces the recognized connection between education/learning and citizenship.<hr/>El texto busca, con apoyo de estudios de la inteligencia artificial, dando mayor importancia a Hillis, otros argumentos contra los instruccionismos. Muchos autores de origen interdisciplinario están interesados en sustentar la tesis dei aprendizaje reconstructivo político, también en el mundo de la inte/igencia artificial y de la tecnología en la educación. Se trata de una polêmica difícil, porque además de tocar sensibilidades ideológicas, lanza discusiones recientes sobre la constitución del proceso de evolución, en particular sobre emergencia. Este fenômeno indicaría que la evolución- como ocurrió en el surgimiento de la vida - no se reduce sólo a la réplica, sino que introduce novedades que aparentemente no estaban presentes en la situación anterior. Esto se aplica de manera muy adecuada al aprendizaje, siempre reconstructivo y por eso también político, en el sentido de gestor sujetos capaces de historio propia. AI mismo tiempo, esta discusión refuerza el vínculo reconocido entre educación/aprendizaje y ciudadanía. <![CDATA[A dimensão pedagógica da organização escolar: um estudo na ótica da cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto discuto a dimensão pedagógica da administração da unidade escolar. Parto da constatação de que são pouco numerosos entre nós os estudos sobre a organização interna do estabelecimento de ensino de um modo geral e, particularmente, aqueles que se voltam para a compreensão dos processos que vão além das estruturas formais, para contemplar as relações que se processam no interior da escola. Buscando superar a percepção burocrática e uniforme da unidade de ensino, adoto uma abordagem cultural, abrindo espaço para a consideração das relações definidoras de sua prática pedagógica.<hr/>In this text I discuss the pedagogic dimension of school administration. I start from the point that we have few studies about the internal organization of a school in a general way and, particularly the ones that point to the comprehension of the processes, which go beyond formal structures, in order to contemplate the relations occurred inside a school. Trying to overcome a bureaucratic and uniform perception of a school, I use a cultural approach, opening space for a consideration concerning the defining relations of its own pedagogic practice.<hr/>En este texto discuto la dimensión pedagógica de la administración de la unidad escolar. Empiezo con la constatación que, en general, son poco numerosos entre nosotros los estudios acerca de la organización interna del establecimiento de instrucción y, particularmente, aquellos que se vuelven para la comprensión de los procesos que van más allá de las estructuras formales, para contemplar las relaciones que se procesan en el interior de la escuela. Buscando superar la percepción burocrática y uniforme de la unidad de instrucción, adopto un enfoque cultural, creando espacio para la consideración de las relaciones que van a definir sus prácticas pedagógicas. <![CDATA[As perspectivas da pesquisa qualitativa para as políticas em educação pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é duplo. Primeiro é definir as principais características da pesquisa qualitativa no campo da pesquisa educacional em comparação com a pesquisa quantitativa originada no paradigma polípositivista. O segundo é como este tipo de pesquisa pode, por meio de seus resultados, também servir de referência para orientar os processos de decisões dos gestores de políticas educacionais. O artigo também explora como os pesquisadores que utilizam esta abordagem estão estudando os fenômenos educacionais em seu ambiente natural, procurando fazer sentido ou interpretá-los em termos do significado que as pessoas dão a eles.<hr/>The purpose of this article is twofold. First is to define the main characteristics of the qualitative research in the field of the educational research in comparison to the quantitative research originated in the positivistic paradigm. Second is how it can, by means of its results, be used as a reference to guide the decision processes of the educational administrators. The article also explores how researchers that use this approach are studying the educational phenomena in its natural setting, trying to make sense or to interpret them in terms of the meaning that people give to them.<hr/>El propósito de este artículo es doble. Primero es definir las características principales de la investigación cualitativa en el campo de la investigación educativa comparado con la investigación cuantitativa originado en el paradigma positivista. Segundo es como este tipo de investigación puede, por medio de sus resultados, ser usado como una referencia para guiar los procesos de decisión de los administradores educativos. El artículo también explora cómo los investigadores que usan este acercamiento están estudiando los fenómenos educativos en su escena natural, intentando tener sentido o interpretarlos en términos del significado que las personas les dan. <![CDATA[Avaliação: relato de uma experiência pioneira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo relata uma pesquisa de avaliação institucional realizada pelo IDEG -Instituto de Desenvolvimento da Guanabara, instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Guanabara, em 1970, para o SENAI-GB, de caráter pioneiro em sua abrangência e metodologia. Avaliou o desempenho da instituição no período compreendido entre 1965 e 1968, na ministração de cursos de formação profissional, em quatro de suas escolas, num total de 6.300 alunos concluintes. Pesquisou aspectos administrativos, operacionais, econômicos e financeiros adotando critérios e indicadores que favorecessem uma análise qualitativa e quantitativa de seu desempenho. Foi extremamente inovadora em sua proposta, vindo a ser adotada em, praticamente, todos os estados brasileiros, firmando as bases conceituais da avaliação no SENAI. Por outro lado o autor relata aspectos conceituais que influenciaram o referido estudo e outros que, atualmente, se firmaram no cenário acadêmico no campo da avaliação. Trata-se de uma contribuição aos estudos da avaliação e uma referência justa ao mérito da pesquisa realizada pelo IDEG.<hr/>The study tells a research of institutional evaluation accomplished by IDEG -Institute of Development of Guanabara, institution linked to the Federation of the Industries of the State of Guanabara, in 1970, for SENAI-GB, of pioneering character in your inclusion and methodology. It evaluated the acting of the institution in the period understood between 1965 and 1968, in the courses of vocational training, in four of your schools, in o total of 6.300 students graduated It researched aspects administrative, operational, economical and financiers adopting criteria and indicators to favor o qualitative and quantitative analysis of your acting. It was extremely innovative in your proposal coming to be adopted in, practically, all the Brazilian states, the conceptual bases of the evaluation in SENAI. On the other hand the author tells conceptual aspects that influenced it referred study and others that, now, they were firm in the academic scenery in the field of the evaluation. It is treated · from o contribution to the studies of the evaluation and a fair reference to the merit of the research accomplished by IDEG.<hr/>El estudio relato uno pesquiso de evaluación institucional realizado por el IDEG -Instituto de Desarrollo de Guanabara, institución vinculado a la Federación de los industrias del Estado de Guanabara, en 1970, poro el SENAI-GB, de carácter pionero en su alcance y metodología. Evaluó el desempeño de la institución en el período comprendido entre 1965 y 1968, en lo ministración de cursos de formación Profesional, en cuatro de sus escuelas, en un total de 6.300 alumnos concluyentes. Se pesquisaron aspectos administrativos, operacionales, económicos y financieros adaptando criterios e indicadores que favoreciesen un análisis cualitativo y cuantitativo de su desempeño. Fue extremamente innovadora en su propuesto 1legando o ser adaptado en, prácticamente, todos los estados brasileños, firmando los bases conceptuales de lo evaluación en el SENAI. Por otro lodo el autor relato aspectos conceptuales que influenciaron al referido estudio y otros que, actualmente, se firmaron en el escenario académico en el campo de lo evaluación. Se troto de uno contribución o los estudios de lo evaluación y uno referencio justa al mérito do pesquiso realizado pelo IDEG. <![CDATA[Uma perspectiva em avaliação educacional baseada na Teoria Triárquica da Inteligência Humana de Robert J]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362002000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo é uma dissertação, à nível de mestrado, aprovada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 04/12/98, através da banca: Profa ora Marsyl Bulkool Mettrau (orientadora), Profa ora Rosa na Glat e Profa Ora Maria Helena Novaes Mira. Esta pesquisa objetiva descrever as contribuições teóricas de Robert J. Sternberg acerca de sua Teoria Triárquica da inteligência humana. Traz à reflexão questões de interesse do cotidiano escolar no que diz respeito à avaliação educacional, valorizando a voz do aluno de classe regular e especial e, portanto, o reconhecimento de seus direitos de cidadania e sentimento de não exclusão no processo acadêmico.<hr/>This study shows the results of a master's research, carried out in the State University of Rio de Janeiro, through the board of examination: Dr. Marsyl Bulkool Mettrau (counseling), Dr. Rosana Glat and Dr. Maria Helena Novaes Mira. This study objectifies to describe the theoretical contributions of Roberts J. Sternberg concerning his Thriarquic Theory of the human intelligence. This theory brings to the reflection subjects of school interest of the daily in concerning the educational evaluation, emphasizing the student's voice of regular and special class and, therefore, of the recognition of its citizenship rights and non exclusion feeling in the academic process.<hr/>Este estudio es una disertación, a nivel de maestría, aprobada por la Universidad del Estado de Rio de Janeiro, en 04l12l98, a través de la banca: Profº Drº Marsyl Bulkool Mettrau (orientadora), Prof. Dr Rosana Glat e Prof. Dr Maria Helena Novaes Mira. Esta pesquisa objetiva describe las contribuciones teóricas de Robert J. Sternberg acerca de su Teoría Triárquica de la inteligencia humana. Hace reflexionar sobre cuestiones de interés de lo cotidiano escolar en lo que se refiere a la evaluación educacional, valorizando la voz del alumno de clase regular y especial y, por tanto, del reconocimiento de sus derechos de ciudadanía y sentimiento de no exclusión en el proceso académico.