Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620030002&lang=es vol. 11 num. 39 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O desafio da avaliação na avaliação do desafio: a questão dos programas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A capacitação de professores em avaliação em sala de aula: um esboço de idéias e estratégias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A consolidação de sistemas de avaliação em larga escala tem sido acompanhada pela implementação de políticas educacionais nos níveis federal, estadual e municipal. De um modo geral, a qualidade da educação tem sido o principal alvo dessas políticas. Sua implementação, no entanto, depende da ação dos professores dentro de suas salas de aula e do modo como eles conduzem a avaliação dos alunos. Os professores são conhecidos como o elemento-chave, que é responsável pela melhoria da avaliação em sala de aula e usa os resultados da avaliação para beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da avaliação dos alunos respondem a várias questões dos grupos nela interessados. Por exemplo: as escolas necessitam saber se seus alunos podem mostrar um nível mais alto de rendimento, principalmente depois de um exame ou de uma avaliação externa. Os professores, por seu lado, necessitam confirmar se seus alunos aprenderam, ou não, assim como saber quão bons eles são quando comparados seus resultados aos de outros alunos. A família, os pais e os próprios alunos necessitam saber como eles, alunos, estão em relação aos padrões de desempenho. Os administradores escolares, incluindo o sistema educacional, necessitam saber como as escolas e seus professores estão desempenhando seus papéis para conseguir bons resultados na avaliação. Assim, para realizar uma avaliação adequada em sala de aula, os professores necessitarão melhorar seu conhecimento e prática sobre ela. Como fazer isto? O propósito principal deste artigo é apresentar e discutir algumas idéias e estratégias relacionadas ao fortalecimento dos professores em avaliação na sala de aula.<hr/>The consolidation of large scale evaluations systems has to be followed up by the implementation of educational policies at federal, state and county levels. By and large, qualify of education has been the main target of these policies. Their implementation however depends upon teachers action inside classroom and upon the way they conduct students assessment. Teachers are known as the key element who is responsible for the improvement of classroom assessment and for using its results to benefit the teaching learning process. The results of students assessment answer to various stakeholders questions. For instance, schools need to know whether their can show a high level of achievement, mainly after an exam or an external evaluation. Teachers, by their side, need to confirm if their students had learned or not as well as to know how good they are when compared to other students results. Family, parents, and students themselves need to know how students are doing in relation to performance standards. School administrations, including the educational system, need to know how schools and their teachers are performing to get good assessment results. Thus, to perform adequate classroom assessment teachers will need to improve knowledge and practices about it. How to do it? The main purpose of this paper is to present and discuss some ideas and strategies related to the empowerment of teachers in classroom assessment.<hr/>La consolidación de sistemas de evaluación a larga escala ha sido acompañada por la implantación de políticas educativas en los niveles federal, estadual y municipal. De un modo general, la calidad de la educación ha sido el principal objetivo de estas políticas. Su implantación, sin embargo, depende de la acción de los profesores dentro de sus aulas y del modo que ellos conducen la evaluación de los alumnos. A los profesores se les conoce como el elemento clave que es responsable por la mejora de la evaluación en el aula y por usar los resultados de la evaluación para beneficiar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Los resultados de la evaluación de los alumnos responden a varias cuestiones de los grupos en estos interesados. Por ejemplo: las escuelas necesitan saber si sus alumnos pueden mostrar un nivel más alto de rendimiento, principalmente después de un examen o de una evaluación externa. Los profesores, por su parte, necesitan confirmar si sus alumnos aprendieron, o no, así como saber como son de buenos cuando los comparamos a los resultados de otros alumnos. La familia, los padres y los propios alumnos necesitan saber como ellos, alumnos, están en relación a los padrones de desempeño. Los administradores escolares, incluyendo el sistema educativo, necesitan saber como las escuelas y sus profesores están desempeñando sus papeles para conseguir buenos resultados en la evaluación. Por tanto, para realizar una evaluación adecuada en el aula, los profesores necesitarán mejorar su conocimiento y práctica sobre esta. Cómo hacerlo? El propósito principal de este artículo es presentar y discutir algunas ideas y estrategias relacionadas al fortalecimiento de los profesores en evaluación en el aula. <![CDATA[Promoção da Saúde pela via da Interdisciplinaridade na área Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho resulta de reflexões elaboradas após uma intervenção educacional interdisciplinar, que teve como objetivo a promoção da saúde na comunidade do Morro de Santana, a partir dos educadores e alunos da rede municipal de Ouro Preto, com especial participação dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto - cursos de Farmácia (principais responsáveis pelo projeto), Nutrição e Geologia. As atividades se fundamentaram nas perspectivas integracionistas, com ênfase na interdisciplinaridade. Após terem sido detectados os altos índices de verminose, anemia e desnutrição, estruturamos uma intervenção que envolveu uma pluralidade de conhecimentos. Assim, buscou-se a interlocução entre os educadores, alunos e graduandos da UFOP. O objetivo geral foi o de propor estratégias de combate a tais problemas junto à comunidade, além de fomentar o debate em torno das condições dignas de existência. Elucidaram-se os seguintes temas: constatação de um desprazer no campo educacional em sua fragmentação de conteúdos esvaídos de vínculos contextuais; resistência e, paradoxalmente, cooperação em face do processo de mudança proposto; articulação teórico-prática, interdisciplinar, promotora da função sociopolítica a partir da dialogicidade possibilitada pela temática da saúde e, finalmente, arte no intercurso dos saberes<hr/>This work results from some reflections carried out after on interdisciplinary educational intervention which aimed at promoting health core for o neighborhood named Morro de Sant’ana, involving municipal schools teachers and students in Ouro Preto, with the special participation of some undergraduate students from Federal University of Ouro Preto - from Pharmacy (the main responsible for the project), Nutrition and Geology courses. The activities were based on interactive perspectives, with emphasis on inter- disciplinarily. After detecting high levels of parasitic diseases, anemia and bad nutrition, we designed and intervention involving multiple types of Knowledge. Thus, one search for interlocution among teachers, school students and university students. The general goal was the presentation of strategies to overcome those problems, besides stimulating the debate around dignifying conditions of living. The following issues were clarified: the perception that school contents' fragmentation lacking contextual relation has been a cause of displeasure: there has been resistance against and, paradoxically, cooperation with the proposed process of changing; interdisciplinary and theoretical-practical articulation has promoted sociopolitical affects through a dialogical context generated by the health issues and finally by the exchange of Knowledge.<hr/>Este trabajo es el resultado de las reflexiones elaboradas después de una intervención educativa interdisciplinaria, que tuvo como objetivos el ascenso de la salud en la comunidad del Morro de Santana, a partir de los maestros y alumnos de la red municipal de Ouro Preto, con participación especial de los estudiantes de graduación de la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP) - cursos de Farmacia (principales responsables por el proyecto), Nutrición y Geología. Las actividades fueron fundamentadas en las perspectivas interaccioncitas, con énfasis en la interdisciplinaridad. Así que, después de haber sido detectados unos altos índices de parasitismo, anemia y desnutrición, fue estructurada una intervención la cual envolvió una pluralidad de conocimientos. Así, se buscó la interlocución entre los maestros, alumnos y graduandos de la UFOP. El objetivo general fue proponer estrategias de combate a tales problemas junto a la comunidad, además de fomentar el debate en relación a unas condiciones dignas de existencia. Se elucidaron los siguientes temas: constatación de un desplacer en el campo educacional por su fragmentación en contenidos desprovistos de vínculos contextuales; resistencia y, paradójicamente, cooperación de cara al proceso de cambio propuesto; articulación teórico-práctica, interdisciplinaria, promotora de la función socio-política a partir del diálogo, permitido por la temática de la salud y, al final, la actividad estética en el desarrollo del saber. <![CDATA[Uma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-graduação em Engenharia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os cursos de pós-graduação são avaliados periodicamente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) segundo critérios nem sempre claros. Esses critérios buscam medir, dentre outros, a produtividade acadêmico (incluindo-se qualidade e quantidade da produção científica), a dedicação do corpo docente, o tempo para conclusão do curso etc. A quantificação da excelência acadêmica não é geralmente realizada; é feita de forma qualitativa. Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho de programas de pós-graduação em Engenharia na capacidade de transformar teses de mestrado e doutorado em produção científica pública, e a produção de cada programa de pós-graduação em relação aos recursos de que dispõe. Para ambos os casos são utilizados modelos de Análise Envoltório de Dados (Dota Envelopment Analysis - DEA). São usados como unidades de avaliação os 12 programas de pós-graduação em Engenharia da COPPE (UFRJ).<hr/>CAPES graduate programs are periodically evaluated: however, the adopted criteria are not always clear. These criteria try to measure academic performance (the analysis of quality and quantitative scientific works). The aim of this paper is to assess the performance of COPPE graduate engineering programs and the use of students' dissertations and theses after they are published. The methodology used in this paper was the Data Envelopment Analysis (DEA) and it was also used constant returns to DEA model. The author proposed an indicator that measures scientific production relevance and visibility in a comparative way. The evaluation units (Decision-Making) were the 12 COPPE/UFRJ graduate Engineering Programs, considering master and doctoral thesis as inputs and orders publications as outputs.<hr/>Los cursos de postgrado son evaluados periodicamente por la CAPES (Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Ensenanzo Superior) según critérios que no siempre son claros. Estos critérios procuran medir la productividad acadêmica (incluyendo Ia calidad y la cantidad de esa producaón), la dedicación del cuerpo docente, el tiempo para concluir el curso, entre otros. Generalmente no se realiza una cuantificación de la excelencia acadêmica; esta se realiza de forma cualitativa. Este artículo tiene por objetivo evaluar el desempeno de los programas de postgrado en Ingeniería en la capacidad de transformar tesis de maestria y doctorado en producaón científica pública, y la producción de cada programa de postgrado con relación a los recursos que dispone. En ambos casos son utilizados los modelos de Análisis de Envolvente de Datos (Data Envelopment Analysis - DEA). Los 12 programas de postgrado en Ingeniería de la COPPE (UFRJ) son utilizados como unidades de evaluación. <![CDATA[A questão da acessibilidade em uma rede escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho analisamos a performance de uma rede de escolas públicas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em relação ao nível de acessibilidade dos estudantes às escolas. A aplicação de um indicador de acessibilidade, que incorpora uma medida de separação espacial e a capacidade das escolas, conduz a resultados que demonstram que há variações moderadas entre o nível de acessibilidade dos estudantes das diferentes regiões da cidade de Londrina-Paraná. As informações sobre o Ensino Fundamental nas escolas públicas da cidade de Londrina são, sem dúvida, importantes para administradores, professores e estudantes do sistema e podem ser levadas em conta, especialmente na fase de planejamento, para a definição de ações sobre o sistema sujeitas às restrições orçamentárias do setor.<hr/>In this work we analyze the performance of a net republic fundamental school in relation to the accessibility level of the students to the schools. The application of an accessibility indicator that incorporates a measure of spatial separation and the capacity of the schools, leads to results that demonstrate that there are moderate - variations among the students' level of accessibility of the different areas of the city of Londrina - Paraná. The informations obtained about the public schools are, without, very important for administrators, teachers and students of the system and they can be taken into account, especially in the planning phase, for the definition of actions on the system subject to the budgetary restrictions of the section<hr/>En este trabajo analizamos el desempeño de una red de escuelas públicas del 5º al 8º curso de la Enseñanza Fundamental en relación al nivel de accesibilidad de los estudiantes a las escuelas. La aplicación de un indicador de accesibilidad, que incorpora una medida de separación espacial y la capacidad de las escuelas, conduce a resultados que demuestran que hay variaciones moderadas entre el nivel de accesibilidad de los estudiantes de las diferentes regiones de la ciudad de Londrina-Paraná. La información sobre la Enseñanza Fundamental en las escuelas públicas de la ciudad de Londrina son, sin duda importantes para administradores, profesores e estudiantes del sistema y se pueden tener en cuenta, especialmente en la fase de planeamiento, para la definición de acciones sobre el sistema sujetas a las restricciones presupuestarias del sector. <![CDATA[Estudantes do ensino médio em pesquisa científica: uma ação educacional possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Iniciativas em instituições científicas, na esfera da educação, podem ser entendidas como um expressivo movimento complementar ao ensino tradicional. Neste contexto surgem novas práticas que geram reflexões, contribuindo para mudanças no processo de aprendizagem escolar. O presente artigo tem seu foco na coleta e na análise das opiniões de estudantes que participaram e concluíram estágio no Projeto Jovens Talentos Para Ciência, elaborado, implantado e em desenvolvimento no Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro desde 1999. Esta é uma experiência educacional importante para a formação de jovens cientistas, sinalizando um caminho para superar as dificuldades e os dilemas relativos à problemática ensino/pesquisa em nosso país. E com essa perspectiva que o presente trabalho se insere no debate sobre a educação para a ciência. O sucesso dessa experiência é que na maioria das vezes os estudantes começam a construir autonomia intelectual, que lhes permite novos entendimentos, novos conhecimentos, proporcionando uma sólida base intelectual, a partir da qual o estudante possa escolher e definir sua vocação profissional e seu estilo de vida pessoal.<hr/>Initiatives in institutions that carry out scientific researches in the educations field can be understood as an expressive movement that complement the traditional teaching learning process. In this context new practices arise, giving room to reflections that may contribute to changes in the schooling process. This article is focused on the collection and analysis of students' opinions that had participated and had finished a practical training in a Program addressed to gifted youngsters. This ongoing program was designed and implemented in 1999 in the "Centro de Ciência do Estado do Rio de Janeiro". This was a very important educational experience because the difficulties related to scientific research in Brazil were shown to students. Its also help them to build intellectual autonomy based on Knowledge and a new perspective of the teaching-learning process.<hr/>Iniciativas en instituciones científicas en la esfera de la educación, pueden ser entendidos como un expresivo movimiento complementar a la ensenanza tradicional. En este contexto surgen nuevas prácticas que generan reflexiones, contribuyendo para cambios en el proceso de aprendizaje escolar. Este artículo esta enfocado en la colecta y en el análisis de las opiniones de estudiantes que participaron y concluyeron sus prácticas en el Proyecto Jóvenes Talentos Para Ciência, elaborado, implantado y en desarrollo en el Centro de Ciências del Estado de Rio de Janeiro desde 1999. Esta es una experiencia educativa importante para la formación de jóvenes científicos, senalizando un camino para superar las dificultades y los dilemas relativos a la problemática ensenanza/pesquisa en nuestro país. Y con esta perspectiva que el presente trabajo se inserte en el debate sobre la educación para la ciencia. El éxito de esta experiencia casi siempre es como los estudiantes comienzan a construir autonomia intelectual que le permite nuevos entendimientos, nuevos conocimientos proporcionando una sólida base intelectual, a partir de la cual el estudiante pueda escoger y definir su vocación profesional y su estilo de vido personal. <![CDATA[Utilização do ENEM pelas universidades estaduais paulistas: abordagem quantitativa da abrangência do exame e desempenho dos egressos de escolas públicas e privadas de ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo apresenta os dados relativos ao grande aumento no número de inscritos no ENEM em São Paulo, decorrente da decisão de aproveitamento do resultado desse exame nos principais concursos vestibulares do Estado. Faz ainda uma análise comparativa do desempenho dos egressos de escolas da rede pública e da rede particular de ensino nos processos seletivos, com ênfase no praticado pela Unicamp. Finalmente faz uma série de considerações referentes ao Exame e à sua utilização pelas Instituições de Ensino Superior, muitas vezes sem um instrumento adequado para a seleção de seus futuros alunos.<hr/>This study presents data on the great increase in the number of enrolled students in the ENEM. The results obtained in the exam are used to select students to enter into universities (public and private) in the state of São Paulo. It also presents a comparative analysis on students' performance coming from public and private schools and their selective processes, namely the one carried out by the University of Campinas. Finally, it considers the exam as an evaluation tool that helps universities at national level to select the most gifted students.<hr/>Este estudio presenta el gran aumento en el número de los estudiantes inscritos en el ENEM (el examen brasileño para los estudiantes de la escuela secundaria) en São Paulo debido al uso parcial del resultado de este examen para seleccionar a los estudiantes para entrar en las Universidades Estatales. También se presenta un análisis comparativo en la actuación de estos estudiantes de la escuela secundaria pública o privada, especialmente en los procesos selectivos practicados por la Universidad de Campinas. Finalmente, se hace una serie de sugerencias acerca del examen y a su utilización para la selección de estudiantes que entren en las Universidades brasileñas, muchas veces sin un instrumento apropiado para la selección de sus estudiantes futuros. <![CDATA[Avaliação educacional: em busca da individualização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor do artigo procura mostrar a importância, por um lado, da própria avaliação como instrumento de equilíbrio entre a alienação e emulação do aluno no ensino-aprendizagem, e, por outro, a necessidade de se reverem as técnicas de avaliação tradicionais para alcançar modalidades de avaliação mais atualizadas, de forma que não só sirvam como termômetro para o professor de como ele ensina e o aluno aprende, mas também de como adequar a avaliação ao ritmo de aprendizado de cada aluno, alcançando uma maior justiça e utilidade dessa avaliação. Conclui o artigo, apontando a necessidade de as escolas públicas alcançarem níveis mais reais e efetivos de autonomia, a fim de poderem exercer de forma mais democrática essas avaliações.<hr/>The author points out the relevance of evaluation itself as an instrument of balance between alienation and competition of students in the process of teaching-learning. However be, also indicates the need to examine traditional evaluation techniques in order to decide what changes shall be made to become them more update and adequate to students and teachers needs. Finally, he suggests that public schools autonomy should be increased in order to make the evaluation process more democratic.<hr/>El autor del artículo muestra la importancia, por una parte, de la propia evaluación como un instrumento de equilibrio entre la alienación y emulación del alumno en el enseño-aprendizaje y, por otra parte, la necesidad de romper las técnicas de evaluación tradicionales para alcanzar modalidades de evaluación más avanzadas, de manera que no solamente sirvan como termómetro para el profesor de como el enseña y el alumno aprende, sino también de adecuar la evaluación al ritmo del aprendizaje de cada alumno, alcanzando una mayor justicia y utilidad de esa evaluación. Concluí el artículo sugiriendo la necesidad de que las escuelas públicas alcancen niveles más reales y efectivos de autotomía a un de que puedan ejercer de manera más democrática esas evaluación. <![CDATA[Emergência de novas ordens na educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo tem como principal discussão a dinâmica na qual está inserida a Educação a Distância (EaD) no Brasil, criticando o seu caráter conservador, representado pela necessidade de controle da aprendizagem numa educação em massa, bem como apontando aspectos fundantes que provocam o pensar no sentido de novas/diferentes possibilidades. Baseado na dissertação de mestrado da mesma autora, o presente texto toma como referência concreta a organização e desenvolvimento de experiências com o Telecurso 2000 na Bahia, em termos de sua estrutura de sustentação pedagógica, física, administrativa e política. Partindo desse contexto, o texto aborda aspectos históricos da EaD, aspectos relevantes do seu panorama atual, os desafios e as possibilidades de superação articuladas com a mudança no modo de pensar, que estabelece uma nova relação com o conhecimento, emergente na contemporaneidade, que marca o cotidiano do ensinar-aprender mediado pelo uso de tecnologias da comunicação e informação.<hr/>This article discusses the education at distance methodology adopted in Brazil. It points out not only is conservative characteristic, but also by the need to contract the results achieved in a mass education process. It also indicates the need to make reflections on this methodology in order to open new avenues. Based on her master thesis, the author focusses in the text, the organization and the implementation of a experience carried out in the state of Bahia on videoconferencing (Telecurso 2000) ans its pedagogic, administrative and political sustainability. The text describes the historical aspects of EaD as well as current significant aspects, challenges and perspectives with the advent of the use of technology and informatics on mass education.<hr/>En la pesquisa descrita, se busco investigar las percepciones de estudiantes en relación a las tecnologías de información. Por este motivo, se les aplico un cuestionario a 556 alumnos de enseñanza fundamental y media que asistían, en 2001, a cuatro escuelas públicas y particulares en Rio de Janeiro. Consideramos que, para atingir objetivos en relación al aprendizaje, es imprescindible que los participantes del proceso busquen compartir significados. En el caso de las tecnologías aplicadas a la Educación, esta necesidad es prioritaria, pues hay indicios que educandos y educadores viven experiencias bastante diferenciadas. El ordenador fue considerado por los alumnos una herramienta de aprendizaje y Internet; instrumento de comunicación y pesquisa. A partir de los datos obtenidos en la pesquisa, se presentan sugerencias para que los profesores usen las tecnologías buscando favorecer el proceso de aprendizaje.