Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620030003&lang=es vol. 11 num. 40 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Missão da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[El ENEM en síntesis: propuestas teóricas y desdoblamientos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo, inicial de uma série, faz uma síntese histórica dos cinco anos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2003) e de suas propostas como instrumento de avaliação em larga escala. Com base em sua matriz teórica refletiremos sobre o ENEM como um composto de faces complementares prova de redação e prova objetiva que permitem avaliar o nível de leitura e escritura do mundo em que se insere o participante. Um questionário padronizado abordando aspectos sociais, econômicos e culturais, respondido voluntariamente pelo examinando no ato de inscrição, possibilita vislumbrar o seu perfil e analisar a correlação dos resultados obtidos nas provas com variáveis de natureza diversa (intra e extra-escolares) que podem impactar o seu desempenho. Consagrado pelos jovens como instrumento de auto-avaliação, sua finalidade primeira, o ENEM tem sido aproveitado nestes cinco anos para outros fins, seja no que diz respeito à continuidade dos estudos ou à inserção no mercado de trabalho: os participantes podem utilizar seus resultados como requisito parcial para o acesso a cursos acadêmicos ou à área profissional. Procuramos descrever no artigo o construto teórico que tem fundamentado os critérios do ENEM para avaliação de competências e habilidades do cidadão ao término da escolaridade básica, enfatizando o ajuste e o aprimoramento ano a ano dos critérios de correção da prova de redação (ainda presos em 1998 a uma visão tradicional) em busca de maior similitude e coerência com o modelo de cinco competências da prova objetiva, mantido desde a primeira edição. Caminhando para o seu sexto ano de realização, o ENEM objetiva propiciar ao participante uma oportunidade de se auto-avaliar como leitor e escritor da realidade, isto é, como cidadão consciente capaz de atuar na solução de problemas sociais resguardando os direitos humanos. Isto posto, vale acrescentar que consideramos nosso texto apenas como uma síntese preliminar para que o leitor, especialmente o não-familiarizado ou o que ainda não incorporou os pressupostos teóricos do ENEM, possa acompanhar as análises e participar das discussões sobre o desempenho dos participantes a serem desenvolvidas em artigos posteriores.<hr/>This is the first of a series of papers analyzing the last five years of the large-scale evaluation test ENEM - National Secondary Grade Examination. This test comprises five multiple-choice blocks and a test of writing skills, which allow the assessment of the students' capabilities of interpreting their cultural environment. In the mandatory enrollment, the students volunteer to answer a form containing questions about their social, economic, and cultural values. The analysis of these forms make possible the identification of the various elements (inside and outside school) influencing people. With only five years of experience, students have largely recognized ENEM as a self- evaluation tool. The exam has also been useful for admission to universities and the job market. The paper contains a theoretical approach of the exam and its intention is to evaluate students' skills and capabilities at the end of their secondary grade. Since its first edition in 1988, ENEM has been continuously improving the writing test correction methods and trying to make it compatible to the five blocks multiple choice test which has been maintained. Finally, 2003 will be the sixth year of ENEM hoping to continue to aid students in their self-evaluation of their social capabilities and citizenship. This paper aims to help the understanding ENEM's theoretical concepts mainly to non-specialists. Its intention is to make possible broader discussions of the students' performance in the coming years.<hr/>Este artículo, inicial de una serie, presenta una síntesis histórica de los cinco años de realización del Examen Nacional de la Enseñanza Media (1998-2003) y de sus propuestas como instrumento de evaluación a larga escala. Con base en su matriz teórica reflexionaremos sobre el ENEM como un compuesto de aspectos complementados prueba de redacción y prueba objetiva que permiten evaluar el nivel de lectura y escritura del mundo en que se inserta el participante. Un cuestionario estandarizado tratando aspectos sociales, económicos y culturales, respondido voluntariamente por el examinando en el acto de inscripción, posibilita vislumbrar su perfil y analizar la correlación de los resultados obtenidos en las pruebas con variables de naturaleza diversa (intra y extra-escolares) que pueden impactar su desempeño. Consagrado por los jóvenes como instrumento de auto-evaluación, su finalidad primera, el ENEM ha sido aprovechado en estos cinco años para otros fines, sea en lo que se refiere a respeto a la continuidad de los estudios o a la inserción en el mercado de trabajo: los participantes pueden utilizar sus resultados como requisito parcial para el acceso a cursos académicos o a la área profesional. Procuramos describir en el artículo el constructo teórico que han fundamentado los criterios del ENEM paro evaluación de competencias y habilidades del ciudadano al término de la escolaridad básica, enfatizando el ajuste y el perfeccionamiento año tras año de los criterios de corrección da prueba de redacción (aún presos en 1998 a una visión tradicional) en busco de mayor similitud e coherencia con el modelo de cinco competencias de la prueba objetiva, mantenido desde la primera edición. Caminando para su sexto año de realización, el ENEM objetiva propiciar al participante una oportunidad de autoevaluarse evaluar como lector y escritor de la realidad, eso es, como ciudadano consciente capaz de actuar en la solución de problemas sociales resguardando los derechos humanos. Dicho esto, vale añadir que consideramos nuestro texto apenas como una síntesis preliminar para que el lector, especialmente el no familiarizado o que aún no ha incorporado los presupuestos teóricos del ENEM, puedo acompañar los análisis y participar de las discusiones sobre el desempeño de los participantes a ser desarrolladas en artículos posteriores. <![CDATA[Utilización de a Teoría de Respuesta al ítem en el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo introduz a Teoria da Resposta ao Item (TRI) em sua forma usual de um único grupo e para grupos múltiplos e explica como o TRI para grupos múltiplos está sendo utilizado no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para a calibração dos itens e para a obtenção de uma escala única, por disciplina, para as proficiências dos alunos das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, para os SAEBs a partir de 1995. O artigo apresenta o procedimento adotado de equalização entre séries e entre anos e introduz um método novo para equalizar avaliações que utilizam alguns itens do SAEB com o SAEB. Finalmente o artigo explica como as escalas do SAEB são interpretadas.<hr/>The paper introduces Item Response Theory (IRT) in its usual form of one group and for multiple groups and explains how IRT for multiple groups is being used in the Brazilian Assesment System for Basic education (SAE8) for item calibration and for obtaining a unique scale, by discipline, for student proficiencies of the 4th, 8th and 11th grade of Basic Education, for all SAEB's since 1995. The paper presents the adopted equating procedure among grades and among years and introduces a new method for equating assessments that use some SAEB items with SAEB. Finally, the paper explains how SAEB scales are interpreted.<hr/>El artículo introduce la Teoría de la Respuesta al Ítem (TRI) en su forma usual de un único grupo y para grupos múltiples y explica como la TRI para grupos múltiples está siendo utilizada en el tema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (SAEB) para la calibración de los ítems y para la obtención de una escala única, por disciplina, para las proficiencias de los alumnos de 4º y 8º curso de la Enseñanza Fundamental y para 3 curso de la Enseñanza Media, para los SAEB's o partir de 1995. El artículo presenta el procedimiento adoptado de ecualización entre cursos y entre anos e introduce un método nuevo para ecualizar evaluaciones que utilizan algunos ítems del SAEB con el SAEB. Finalmente el artículo explica como las escalas do SAEB son interpretadas. <![CDATA[El Sistema de Evaluación de la Educación Básica: un estudio sobre el desempeño de los alumnos del Acre no SAEB 2001]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo discute os resultados do desempenho dos alunos do Estado do Acre, avaliados pelo SAEB 2001. Analisam-se, também, o contexto educacional do Estado do Acre, as modificações ocorridas na última década e seu possível impacto sobre estes resultados bem como os fatores associados a este desempenho.<hr/>The present paper discusses the results of Acre students' performance evaluated by SAEB 2001. It also analyses the educational context of the State of Acre, the changes occurred in the last decade and its impact on these results as well as others factors related.<hr/>Este estudio discute los resultados del desempeño de los alumnos del Estado de Acre, evaluados por el SAEB 2001. Se Analiza, también, el contexto educativo del Estado de Acre, las modificaciones ocurridas en la última década y su posible impacto sobre estos resultados bien como los factores asociados a este desempeño. <![CDATA[Secondary education financing at school level: an ugly duck waiting to become a swan]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino médio no Brasil, como em outros países em desenvolvimento, está enfrentando uma expansão rápida, em face do desrepresamento dos efetivos do ensino fundamental, o que propõe problemas de identidade e de financiamento adequado. A presente pesquisa realizou quatro estudos de caso, focalizando escolas públicas pertencentes a três Unidades Federativas do Entorno do Distrito Federal, para conhecer como ocorre, na ponta, o financiamento do ensino médio. Os resultados indicam que, exceto numa delas, o ensino médio sobrevive graças ao compartilhamento de custos com o ensino fundamental. Todos os diretores precisam arrecadar recursos complementares junto à comunidade. Isto gera importantes questões de qualidade e democratização educacional. O grau de autonomia das escolas é bastante reduzido. As conclusões destacam o papel dos gestores escolares e a necessidade de políticas mais adequadas.<hr/>Secondary education in Brazil, as in other developing countries, is in fast expansion, as o result of the increasing primary education output. This challenge requires a new profile for mass secondary school, as well as compatible funding. This research project conducted four case studies, focusing on public school level financing in three educational systems of the Federal District Greater Region. Results show that, except in one school, secondary education is still partially subsidized by primary education. Struggling against scarcity, all the principals play a strategic role, since they raise complimentary funds in significant amount in their communities. However, this financing alternative raises equity problems. In general, schools have low degree of autonomy, facing bureaucratic barriers and con- trolling small percentage of their budgets.<hr/>La educación secundaria en Brasil, así como en otros países en desarrollo, está en rápida expansión como resultado del incremento de concluyentes de la educación primaria. Los nuevos desafíos requieren adecuadas características para la escuela secundaria masiva, además de fondos suficientes. Esta investigación se compone de cuatro estudios de coso de escuelas públicas en la Región del Distrito Federal para conocer como se procesa el financiamiento en la punta de tres sistemas educativos. Los resultados indican que, con excepción de una de ellas, la educación secundaria es aún parcialmente subsidiada por tos fondos de la educación primaria. Como los recursos públicos son escasos, todos los directores juegan un rol estratégico en la obtención de medios financieros complementares en sus comunidades, lo que suscita problemas de equidad. El grado de autonomía de las escuelas es muy reducido, con obstáculos burocráticos y control de baja proporción de sus recursos. <![CDATA[Deserción discente en la Universidade Federal do Ceará (UFC): propuesta para identificar sus causas e implantar un Servicio de Orientación e Información]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A evasão discente no Ensino Superior é um fenômeno freqüente e grave, que se verifica na maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras, sejam públicas ou privadas, e que, portanto, deve ser combatido com ações criativas e não onerosas, porém eficazes. O panorama atual demonstra que as investigações ou programas visando diminuir a evasão discente nos IES são, ainda, pouco freqüentes. Nosso projeto tem como objetivo principal implantar um Serviço de Orientação e Informação aos egressos do ensino médio, que sejam candidatos aos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Ceará. Acreditamos que essa atividade impulsionará, ademais, o debate interno entre docentes e entre discentes sobre a necessidade de desenvolver e implementar novas propostas pedagógicas, tais como: o ensino à distância e noturno.<hr/>Student drop out in high education level is a very frequent phenomenom in both private and public Brazilian high schools. The present scene shows that programs aiming at the reduction of student drop out are still very seldom. The main goal of our project is to implement a Orientation and Information Service to help students who wish to get into to Federal University of Ceara. New pedagogical proposals will be discussed.<hr/>La deserción discente en la Enseñanza Superior es un fenómeno frecuente y grave, que se observo en la mayoría de las Instituciones de Enseñanza Superior brasileñas, sean de carácter público o privado, y que, por lo tanto, debe ser combatido con acciones creativas y baratas, pero de elevada efectividad. El contexto actual demuestra que las investigaciones o programas que objetivan combatir lo deserción discente en las IES's son aún, muy poco frecuentes. Nuestro proyecto tiene como objetivo principal implantar un Servido de Orientación e Información a los egresados de la secundaria, que sean candidatos a las carreras superiores existentes en el ámbito de la Universidad Federal do Ceará. Creemos que las actividades del SOI puedan impulsar el debate interno entre docentes y entre discentes sobre la relevancia y necesidad de desarrollar nuevos propuestas pedagógicos, tales como: la enseñanza a distancia y la enseñanza nocturna. <![CDATA[Multiculturalismo y universalismo: implicaciones para las políticas educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho a autora analisa, mediante perspectivas da filosofia da educação, a tensão dialética entre multiculturalismo e universalismo, incluindo os argumentos desenvolvidos por diretrizes educacionais atuais a favor ou contra as múltiplas tendências. Fundamenta-se predominantemente nos estudos de Jürgen Habermas e Gilbert Durand sobre relativismo ético em suas conotações com valores contextuais e transculturais. Comenta os trabalhos de autores contemporâneos americanos, europeus e brasileiros sobre as implicações do multiculturalismo com o neoliberalismo e os processos de globalização, examinando as relações de poder subjacentes a esses movimentos, que influenciam as políticas educacionais das diversas nações. Conclui apresentando a proposta do "agir comunicativo" para possíveis soluções das crises vividas no momento presente.<hr/>This text analyses through the perspective of the philosophy of education, the dialectic tension between multiculturalism and universalism, including interculturalism and its present trends. This paper, which is mainly based on Jürgen Habermas and Gilbert Durand works on ethical relativism related to contextual and transcultural values also, examines American, European and Brazilian authors related to this field. Furthermore, it inquires about the multiculturalism implications related to the neo-liberalism and the globalization processes, analyzing the underlying relations of power of these movements and its influence on educational policies of many countries. Lastly, it presents a proposal of "communicative action" as one of the solutions for the current world crisis.<hr/>Analiza, mediante perspectiva de la filosofía de la educación, la tensión dialéctica entre multiculturalismo y universalismo, incluyendo el ínter culturalismo. Considera los argumentos desarrollados por los directrices educacionales actuales a favor o contra las múltiples tendencias. Se basa predominantemente en los estudios de Jürgen Habermas y en los de Gilbert Durant sobre relativismo ético en sus connotaciones con valores contextuales y transculturales. Comenta los trabajos de autores contemporáneos americanos, europeos y brasileños sobre las implicaciones del multiculturalismo con el neoliberalismo y con los procesos de globalización, examinando las relaciones de poder subyacentes a esos movimientos, que influyen en las políticas educacionales de las diversas naciones. Concluye presentando la propuesta del "actuar comunicativo" para posibles soluciones de los crisis vividos en el momento presente. <![CDATA[Nuevos vientos pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho pretende descrever um projeto de criação de centros de estudo, reflexão e elaboração de projetos interdisciplinares, posto em prática de 2000 a 2002, nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, denominado Projeto Centro de Linguagens. O termo LINGUAGENS, neste contexto, refere-se às áreas do conhecimento e a todo tipo de linguagem, até mesmo a virtual. O Projeto Centro de Linguagens baseia-se em dois eixos principais: interdisciplinaridade e uso de novas tecnologias, considerando a importância de ambos paro a escola básica, sobretudo de 5ª a 8ª série e de ensino médio. Durante os cursos de capacitação de professores realizados pelo Projeto, os participantes foram incentivados a construir projetos interdisciplinares a partir de conceitos ou temas da atualidade e do interesse do alunado. Isso implica discussão e trabalho conjunto, situação bem diferente do que ainda se encontra em nossas escolas. O uso das novas tecnologias, com desenvolvimento simultâneo do espírito crítico, tanto dos alunos, quanto dos professores, aparece como elemento indispensável numa escola que se quer dinâmica, atualizada e agradável, sobretudo após a difusão ampla da mídia e do computador. Apesar do sucesso nas escolas alcançadas pelo Projeto, teme-se o futuro, devido à tradição brasileira de não continuidade. Espera-se, no entanto, que o projeto tenha longa vida e longa abrangência, até mesmo em outros locais do país.<hr/>This paper describes the creation of centers of studies, reflection and elaboration of interdisciplinary projects put into practice in Rio de Janeiro public schools from 2000 to 2002 .They were called Center of Languages Project. They were based on two main ideas: interdisciplinarity and the use of new technologies mainly from 5º to 8º grade and the grades of high school (Brazilian educational system ). During teachers' training carried out by the Program, the participants were encouraged to design interdisciplinary projects based on current themes addressed to students aspirations. The use of new technologies along with the rise of critical mind became essential for update school.<hr/>El trabajo pretende describir la creación de centros de estudios, reflexión y elaboración de proyectos interdisciplinarios, puesta en práctica desde 2000 hasta 2002, en las escuelas públicas del Estado del Rio de Janeiro, llamada Proyecto Centro de Lengajes. El termino LENGAJE se refiere a todas las áreas del conocimiento y o todo tipo de lengajes, hasta incluso la virtual. El Proyecto se basa en dos ejes principales: interdisciplinaridad y uso de nuevas tecnologías, por considerarse la importancia de ambos poro la escuela básica, sobretodo del 5º al 8º curso y de enseñanza media (sistema educativo brasileño). Durante los cursos de capacitación de maestros realizado por el Proyecto, los participantes fueran incentivados a construir proyectos interdisciplinarios a partir de conceptos o temas de la actualidad y del interés del alumnado. Eso implica la discusión y el trabajo conjunto, situación bien diferente de la que aún se encuentra en nuestras escuelas. El uso de las tecnologías, con desarrollo simultáneo de la mentalidad crítica, no solo la de los alumnos, sino como la de los maestros, es un elemento indispensable en una escuela en la que se desea dinámica, actualizada y agradable; sobre todo después de la difusión amplia de la media y del computador. A pesar del éxito en las escuelas alcanzadas por el proyecto, se teme por el futuro, por la costumbre brasileña de inconstancia. Se espera, sin embargo, que el proyecto tenga vida larga y largo alcance incluso hasta en otros sitios del país. <![CDATA[El Proyecto Político-Pedagógico, el trabajo y la gestión escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362003000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto discute os resultados de uma investigação realizada com um grupo de escolas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo com o objetivo de acompanhar o processo de produção e implementação do projeto pedagógico das mesmas. Procurou-se captar elementos para uma reflexão sobre a relação entre Projeto Político-Pedagógico e a gestão da escola. Uma vez que os sujeitos da pesquisa eram todos membros da equipe técnica das escolas - diretores, assistentes de diretor e coordenadores - procurou-se identificar a percepção destes profissionais quanto ao Projeto Político-Pedagógico, bem como quanto à sua função no processo de produção e implementação do mesmo, com base nas respostas a um questionário. A análise das respostas ao questionário indica que o concebem de forma idealizada dentro de uma racionalidade formalista e burocrática.<hr/>This paper discusses the results of a research carried on some basic education public schools at the municipal level in São Paulo City. Its main objective is to follow up the political pedagogical process of production and its implementation in those schools, through the attempt to establish a parallel between the political pedagogical project and school management. The actors involved were members of school's staff (Directors, Deputies and Coordinators) and their perspectives about the project ran by them, were very important. The analysis of the filled form revealed that the schools formally attended the requirements demanded.<hr/>Este texto analiza los resultados de una investigación realizada con un grupo de escuelas de la red municipal de enseñanza fundamental de la ciudad de San Paulo con el objetivo de acompañar el proceso de producción e implantación del proyecto pedagógico de las mismas. Se intento captar elementos para una reflexión sobre la relación entre proyecto político- pedagógico y la gestión de la escuela. Partiendo de la base que los sujetos de la pesquisa eran todos miembros del equipo técnico de las escuelas - directores, asistentes de director y coordinadores - se procuro identificar la percepción de estos profesionales en cuanto al Proyecto Político-Pedagógico, así como o su función en el proceso de producción e implantación del mismo, con base a las respuestas a un cuestionario. El análisis de las respuestas al cuestionario indica que lo conciben de forma idealizada dentro de una racionalidad formalista y burocrática.