Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620040002&lang=pt vol. 12 num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Aula não é necessariamente aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Chamar a aula de trambique de professor é logo ofensa irreparável para grande parte dos professores, porque só fazem isso na vida. Definem-se como profissionais que "dão aula" e para tanto são contratados, sobretudo quando são "horistas". Professores básicos não são, como regra, horista, mas, em muitos casos "dão aula" pela manhã, tarde e noite, quase sempre para ganhar uma miséria. Exaurem-se, dando aula. Evidentemente, esta expressão tem apenas finalidade retórica e didática quer provocar a discussão aberta. Peço, pois, que o professor não perca tempo em se ofender, apenas se disponha a discutir comigo, brandindo, não dardos envenenados, mas argumentos. Aqui temos o caso lídimo da relevância plena da "autoridade do argumento", não do "argumento da autoridade". Em grande medida, aula e típico argumento de autoridade, pois se mantém por conta da autoridade do professor, não por sua necessidade didática. A diferença entre autoridade do argumento e argumento de autoridade é monumental. No segundo, agimos de modo instrumentista, de fora para dentro, de cima para baixo, esperando que o aluno se submeta, se alinhe na condição de objeto, geralmente através das reações clássicas de escutar com toda atenção, tomar nota de tudo e devolver ipsis litteris na prova. No primeiro, aparece o gesto autopoiético de dentro para fora, tipicamente reconstrutivo político, na condição de sujeito participativo, constituindo neste processo dinâmico, complexo não linear, sua autonomia histórica. Relação pedagógica é de autonomia, como sempre quiseram todos os grandes educadores, desde pelo menos Sócrates. Etimologicamente, educar provém de "educere" (latim) e quer dizer "retirar de dentro". Paulo Freire, ao colocar sua intuição soberba da "politicidade" da educação, sugeria:: "o bom educador é aquele que influencia seu aluno de tal modo que o aluno não se deixe influenciar" (DEMO, 2002b). O professor, obviamente, age de fora, porque é fator externo, mas o processo educativo se instala de dentro, quando os dois lados se comportam como sujeitos envolvidos em dinâmicas recíprocas, nas quais a influencia precisa tornar-se libertadora, não cerceadora. Neste texto, busco polemizar sobre a aula, não para acabar com ela - vai continuar como troféu do professor, mas para colocá-la em seu devido lugar. Tem seu lugar, mas é caracteristicamente supletivo. Não pode, em hipótese alguma, ser o centro da didática. Neste centro está a aprendizagem do aluno, nunca a aula do professor. Parto da noção de que cabe ao professor cuidar da aprendizagem do aluno como compromisso fatal. E retiro daí a conclusão que pretendo agora argumentar da melhor maneira possível: quem de verdade quer cuidar da aprendizagem do aluno, não dá aula, mas faz o possível e o impossível para que ele possa aprender bem; aí cabe a aula, mas como gesto de acréscimo, não como essência de uma relação autoritária e instrucionista. Uma das excrescências mais gritantes do professor é considerar a aula como expressão máxima da "relação pedagógica", que, a estas alturas, esquece do aluno, pois o deixa como figura decorativa num processo onde deveria ocupar nada mais que o centro.<hr/>This paper discusses the urgent needs lo focus social public policies in Developing countries. Universal policies are more desirable because they are based on unconditional equal rights. However, in very unequal societies such as the Brazilian one, this situation tebds to aggravate enlarging the inequality Spectrum. Since the major goal of this policy is to redistribute income, it becomes necessary to reduce the concentration of wealth and to guarantee for all equal opportunities. Historically, it is easy lo verify that universal policies are often addressed lo rich people, such as those students of Brazilian Federal Universities. On the other conditions. This polemic is deepened when multiculturalism and social policies are debated. Finally, the author points out that the focus on social policies can be very successful if controlled by policies makers, specially those in the peripheric capitalist societies.<hr/>Este artículo discute la complejidad de la polémica sobre enfoque en política social. Políticas sociales universales siempre son preferibles, porque se fundamentan con base en derechos iguales incondicionales. Sin embargo, en sociedades muy desiguales como la brosileña, el tratamiento igual a personas tan desiguales tiende a agrovar el espectro da desigualdad. Tralándose de redistribuir renta, no sólo distribuir, se hace necesario atingir a los más ricos, haciéndolos relativamente más pobres. En estos casos, focalizar parece necesario e inevitable, porque sin privilegiar a los no privilegiados, estos no tendrán jamás acceso igual. Históricamenle es fácil mostrar que políticas públicas universales, cuando son de buena calidad, son reservadas por los ricos (universidades federoles, en Brosil, por ejemplo), y cuando son de mala calidad, son paro los pobres, porque en vez de universales, son cosa pobre para el pobre. Esta polémica se hace todavía más profunda por la consideroción del debate multicultural que combina enfoque universal con particular. La focalización sólo tiene condiciones de que funcione si es controlada por los interesados, en particular en sociedades capitalistas periféricas. <![CDATA[O Impacto de um programa de avaliação externa no desenvolvimento organizacional de uma escola: a new institutional approach on an external evaluation program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação das escolas é uma problemática que pode ser estudada sob várias perspectivas. Vamos aqui apresentá-la numa dimensão organizacional, colocando-nos numa perspectiva analítico-interpretativa e convocando o neo-institucionalismo como modelo de análise. À luz deste quadro teórico, as organizações escolares são usualmente apresentadas como sistemas debilmente articulados, pois que não há articulação entre a estrutura organizacional e a actividade técnica (contemplando esta última as actividades de ensino-aprendizagem). Neste sentido, as organizações escolares legitiman a sua existência através de mecanismo de conformidade com o meio institucional, apelando à lógica de confiança e de boa fé, de que exemplo a ênfase que dão ao profissionalismo docente. Deste modo, as organizações escolares tendem a evitar a avaliação e a inspecção, uma vez que estas põem em causa a lógica de confiança e da boa fé que, na perspectiva em que nos colocamos nesta investigação, constitui o garante da estabilidade das organizações escolares. Quando não podem evitar a avaliação e a inspecção, estas tendem a incorporar as práticas avaliativas de forma ritualizada e cerimonial, integrando-as isomorficamente com os seus meios institucionais, como forma de se legitimarem e sobreviverem. Com base no estudo de uma escola básica do 2º e 3º ciclos (estabelecimento de ensino freqüentado por alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade) da região centro do território continental português, procuramos interpretar à luz dos pressupostos subsidiários da teoria neo-institucional, atrás enunciados, o impacto do Programa de Avaliação Integrada das Escolas (programa de avaliação externa da responsabilidade da Inspecção Geral de Educação).<hr/>School evaluation is a subject that can be approached in a number of different ways. We shall present is here in an organizational dimension by placing ourselves under an analytical interpretative perspective and using new institutionalism as an analysis model. In light of this theoretical framework, organizations are usually perceives as loosely coupled systems since there is no connection between the organizational structure and the technical activity (this last one including leaching-learning activities). Therefore, school organizations validate their existence through mechanisms of conformity with the institutional milieu, making an appeal to the logics of confidence and good-faith, a good example of which is the emphasis they place in teacher professionalism. Consequently, school organizations lend lo avoid evaluation and inspection work seeing that this undermines the logics of confidence and good-faith that, under the view we defend in this paper, are the basis of the school organizations´ stability. When evaluation and inspection cannot be avoided, these tend lo incorporate their evaluative practices in a ritualized and ceremonial fashion, integrating them in an isomorphic manner with their institutional means, as a way to be legitimized and to survive. Based on a study undertaken in a basic 2nd and 3rd cycles´ school (which has students from the 5th to the 9th year of schooling) in the centre region of Portugal´ s mainland, we try to interpret - using the assumptions of the new institutional theory we have mentioned above - the impact of the Programa de Avaliação Integrada de Escolas (an external evaluation programme carried out by the Portuguese General Office of School Inspection).<hr/>La evaluación de escuela es una problemática que puede ser estudiada baio diversas perspedivas. Vamos aquí presentarla en una dimensión organizacional, colocándonos en una perspediva analítico-interpretativa y convocando el neo-institucionalismo como un modelo de análisis. En este cuadro teórico, las organizaciones educativas son usualmente presentadas como sistemas débilmente acoplados pues que no hay articulación entre lo estrudura organizacional y la adividad técnica (contemplando esta ultima lãs actividades de enseiíanza y aprendizaie). Así, las organizaciones educativas legitiman su existencia a través de mecanismos de conformidad con el ambiente instituciona" haciendo apelo a la lógica de confianza y de buena fe, de que es ejemplo el énfasis que es dado al profesionalismo docente. Así, las organizaciones educativas tienden a evitar la evaluación y la inspección, ya que estas ponen en causa la lógica de confianza y de buena fe que, en lo perspectiva que nos colocamos en esta intervención, es el gorantizador de la estabilidad de las organizaciones educativas. Cuando no pueden evitar la evaluación y lo inspección, estas tienden a incorporar las prádicas de la evaluación de manera ritualizada y ceremonial, integrándolas de forma isomórfica con sus medios institucionales, para que se legitimen y sobrevivan. Con base en el estudio de un centro de educación bósica dei 2° y 3° ciclos (frecuentada por alumnos dei 5° 01 9° ano de escolaridad) de la región centro del territorio continental portugués, buscamos interpretar bajo los presupuestos teóricos de la teoría neo-institucional, atrás mencionados, el impado del Pragrama de Avaliação Integrada das Escolas (programa de evaluación externa de la responsabilidad de la Inspección General de la Educación). <![CDATA[Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias de informação e comunicação TIC trazem contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores. Por trata-se de uma nova forma de expressão do pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e afetivos que suscitam. Este artigo apresenta uma análise da representação do pensamento e da construção do conhecimento por meio do uso do computador nas primeiras iniciativas e inserção do computador à educação brasileira e no momento atual em que as TIC e os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem revelam com maior ênfase a questão da autoria dos sujeitos do conhecimento (educadores e alunos).<hr/>The information and communication technologies (ICT) contribute to the development of a so-called written production as well as the rise of reading as a pleasure, constituting, therefore, into a new in-learning readers and writes society. The incorporation of ICT on the education might not be just considered as on investigation that deals as on instrument to teach specific subjects but also with cognitive, social and affective processes. This article presents the construction of on analytical representation of thought and k knowledge with a computer and constitutes itself as the first attempt to insert ICT in the Brazilian Educational context when the question of authorship of educators and students is on focus.<hr/>Las tecnologías de información y comunicación TlC traen contribuciones a la producción escrita y a la lectufa placentera mostrando nuevos horizontes para la formación de uma sociedad de lectores y escritores. Por tratarse de una nueva forma de expresión del pensamiento e interacción, la incorporación de estos recursos a la educación es objeto de investigación no apenas como un medio poro ensenar contenidos específicos de disciplinas, más principalmente por los procesos cognitivos, socioles y afectivos que ellos suscitan. Este artículo presenta un análisis de la representación dei pensamiento y de la construcción dei conocimiento por medio del uso del ordenador en las primeras inicialivas de inserción del mismo a la educación brasileña y en el momento actual en que as TlC y los ambientes virtuales de colaboración y aprendizaje revelon con mayor énfais la cuesfión de la autoría de los sujetos del conocimiento (educadores y alumnos). <![CDATA[O vestibular seriado e suas contribuições para o aperfeiçoamento do acesso ao ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho faz uma análise de sistemas de ingresso universitário baseados em avaliações durante o ensino médio, observando seus principais avanços e limitações. Para tanto foram observadas algumas experiências: o Sistema de Avaliação Progressiva para Ingresso no Ensino Superior promovida pela Cesgranrio; Programa de Avaliação Seriada da UnB; Seleção por Etapas para Ingresso da UFOP; Processo Seletivo Seriado da UFPB; e Programa de Ingresso ao Ensino Superior da UFSM. A maior contribuição do novo modelo para o acesso ao ensino superior foi a participação de professores e estudantes na sua elaboração, resultando numa aproximação do currículo do ensino médio com os pré-requisitos para a universidade, o que poderia ocorrer sem que se adotasse o regime seriado.<hr/>The analyses of university admission systems based on evaluation tests during the secondary school, its outcomes and restrains is the main goal of this paper. Some experiences have been under scrutiny such as: the Progressive Evaluation System carried out by the Cesgranrio Foundation, the UnB Serial Evaluation Program: the UFOP State Selection, the UFPB Serial Selective Process and the UFSM Admission Program. The major contributution of news model was student and teachers' participation in its design in an attempt to reduce the gap between uversity/requirements and the secondary school curriculum.<hr/>Este artículo hace un análisis de los sistemas de acceso universitarios basados en evaluaciones durante la enseñaza media, observando su principales avances y limitaciones. Fueron analizadas y observadas algunas experiencias: Sistema de Avaliação Progressiva para Ingresso no Ensino Superior organizado por Cesgranrio; Programa de Avaliação Seriado de UnB, Seleção por Etapas poro Ingresso de UFOP; Processo Seletivo Seriado de UFPB; y Programa de Ingresso ao Ensino Superior de UFSM. Su mayor contribución fue la participación de profesores y estudiantes en su elaboración, resultando en uma aproximación del currículo medio con los prerrequisitos para la universidad, sin embargo esa podría ocurrir sin la adopción del régimen seriado. <![CDATA[Problem solving: the resolution of problems like pedagogical task and category]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os problemas da educação têm que constituir para o educador e para a Pedagogia não somente umas dificuldades nas quais se afoguem, mas também uma meta que os incite a superá-las. E para superar qualquer problema humano será bom limitar-se às seguintes normas. 1ª apresentá-lo com toda clareza; 2ª juntar toda a informação sobre seus dados e características; 3ª procurar ativa e inteligentemente a solução de um modo inequívoco; 5ª se proceder, colocar em andamento esta solução. Lembre-se, além disso, que a solução dos problemas educacionais não é somente um objetivo, mas também um dever humano e moral.<hr/>The educational problems should be to the educator, not only a rel barrier, but also a target that might lead him lo overcome a setback. However, to overcome only human problem, it is necessary to keep in mind the following points: lº to present the problem precisely; 2° to cluster all data and its characteristics; 3° to look for the solution carefully; 4° to design possible solutions and then, to implement them. Besides, one can not forget that the solution of educational problem is also human and moral right.<hr/>Los problemas de la educación han de constituir para el educador y para la Pedagogía no unas dificultades en las cuales se ahoguen, sino un reto que los incite a superarias. Y para superar qualquier problema humano será bueno atenerse a las siguientes normas. 1 ° Planlearlo con toda claridad 2° hacer acopio de información sobre sus datos y características; 3° buscar acliva e inteligentemente la soluôón deI problema; 4° formular esta solución de un modo inequívoco; 5° si procede, poner por obra esta solución. Recuérdese, además, que la resolución de los problemas educacionales no es solamenle un reto, sino también un deber humano y moral. <![CDATA[Sustentabilidade x educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tenta estabelecer a relação entre sustentabilidade, globalização e educação. Indica as raízes do processo, sua evolução e conseqüências nas economias do Terceiro Mundo e como podem acelerar ou impedir o desenvolvimento econômico. Descreve como o conceito de sustentabilidade originariamente voltado para o meio ambiente e os recursos naturais se expandiu. O autor que o crescimento econômico deve se alicerçar na educação e apresenta uma série de medidas que podem ser tomadas para que os objetos pretendidos sejam alcançados.<hr/>This article is an attempt to fathom the relationship between sustainability, globalization and education in the least three decodes. It points out the roots of the globalization process, its evolution and consequences in Third World economies and how they can accelerate or hinder economic growth. It also indicates how the concept of sustainability originally addressed lo environment and natural resources had spread over. The author suggests that self-economic growth should be based on education and lists a series of educational measures that should be carried out in order to achieve the intended goals.<hr/>Este artículo intenta establecer relaciones entre sustentación y globalización. Las raíces del proceso senolan, su evolución, consecuencias en la economía del Tereer Mundo y como pueden acelerar o impedir el desarrollo econômico. Describe como el concepto de sustentación dirigida primeramente para el ambiente y los recursos naturales se amplió. El autor sugiere que el desarrollo económico sustentable se debe ser basar en lo educación y presenta una serie de medidas que se pueden tomar para alcanzar los objelivos pretendidos. <![CDATA[Depoimentos de corporeidade e paz: um estudo fenomenológico sobre valores no caminho da descoberta e compreensão de temas transversais na educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo fazer uma aproximação entre depoimentos de alunos da Educação Básica, Educação para Paz e Corporeidade, com o propósito de desvelar valores que possam servir como indicadores preliminares de um estudo sobre Temas Transversais, que trabalhem a Educação para Paz, Motricidade Humana e Desporto. Tem como método a fenomenologia e como princípio norteador a motricidade humana. Está inserido nas linhas de pesquisa Avaliação de Condutas Motoras e Sistemas Educacionais e Currículo, do Programa de Mestrado Ciência da Motricidade Humana, da Universidade Castelo Branco. Traz como reflexão à evidência de valores que caracterizam a presença de pressupostos do trabalho do Programa Educação para Paz (UNESCO) desenvolvimento pela escola pesquisada, a importância de depuração da presença desses valores enquanto trabalho transversal, considerando a corporeidade e as características próprias dos jovens depoentes, alunos da Educação Básica.<hr/>The article has the objective of collecting testimonies of students of basic education, education for peace and bodily approach that might serve as indicators to another study on Educatian for Peace, Human Motricity and Sport. The method is phenomenology. The principle is human motricity. It is part of broader research line on bimotor conduct assessment and educational systems. It is also part of the Master Program on Human Motricity in Castelo Bronco University. The work considers the testimony of students of basic education in a school where UNESCO´s Educational Program for Peace has been implemented.<hr/>Este artículo tiene como objetivo hacer una aproximación entre declaraciones de alumnos de la Educación Básica, Educación para la Paz y Corporeidad, con el propósito de desvelar valores que puedan servir como indicadores preliminares de un estudio sobre Temas Transversales, que trabajen la Educación para la Paz, Motricidad Humana y Deporte. Tienen como método la fenomenología y como principio orientador la motricidad humana. Está insertada en las líneas de pesquisa Avaliação de Condutas Motoras e Sistemas Educacionais e Currículo, del Programa de Maestría Ciencia de la Motricidad Humana, de la Universidad Castelo Branco. Trae como reflexión la evidencia de valores que caracterizan la presencia de supuestos del trabajo dei Programa Educación para la Paz (UNESCO) desarrollado por la escuela pesquisado, la importando de depuración de la presencia de estas valores mientras trabajo transversal, considerando la corporeidad y las caracferísticas propias de los jóvenes deponentes, alumnos de la Educación Básica.