Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620040004&lang=pt vol. 12 num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Abrindo as fronteiras da avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Reforma do estado, descentralização e municipalização do ensino no Brasil: A gestão política dos sistemas públicos de ensino pós-LDB 9.394/96]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo visa analisar o processo de reforma do Estado brasileiro e suas relações com a descentralização da educação via municipalização e, por conseguinte, os desafios postos à Educação Municipal no País, com ênfase no período 1996-2002. Constata que o desafio posto ao Regime de Colaboração e Gestão Democrática dos sistemas públicos de ensino no Brasil se constitui na definição e consolidação de estratégias exeqüíveis que venham a dar conta do conteúdo democrático apontado nos textos constitucionais, de modo a alicerçar suas instituições políticas e atos legais em âmbito local, como as Leis Orgânicas Municipais, os Conselhos Municipais de Educação e os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social. Conclui que a municipalização, como hoje se afigura, mantendo a centralização do poder decisório na Federação, acabou por forjar o que se pode denominar divisão técnica e política da gestão da Educação Básica, rompendo com a figura solidária da colaboração que havia marcado, significativamente, o avanço democrático das novas relações propostas entre as áreas de poder federadas, tanto no que concerne à Constituição Federal de 1988, quanto à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996.<hr/>This article intends to analyze the brazilian state restoration course and its relation to decentralization of education by municipalization and, consequently, the challenges put to Municipal Education in Brazil, giving emphasis to 1996-2002 period.It finds out that the challenge put to the regime of collaboration and Democratical Administration of teaching public systems in Brazil sets up itself through definition and consolidation of possible strategies that account for democratic content shown in constitutional texts so that it establishes its political institution and legal acts in local field such as Municipal Organic Laws, Municipal Educational Board and Social Attendance and Control Councils too. It concludes that municipalization, the way it appears today, keeping crucial power centralization at Federation, made what is named technical and political division of Basic Educational Administration,destroying the responsible figure of collaboration that has pointed out, meaningfully, the democratical progress of new relation between powerful federate region not only concerning to the 1988 Federal Constitution but also concerning to the new Educational Directive Law from 1996.<hr/>El artículo tiene por finalidad analizar el proceso de reforma del Estado Brasileño y sus relaciones con la descentralización de la educación vía municipalización y, por consiguiente, los retos establecidos a la Educación Municipal en el país, con énfasis en el periodo de 1996-2002. Constata que el reto establecido al Régimen de Colaboración y Gestión Democrática de los sistemas públicos de enseñanza en Brasil se constituye en la definición y consolidación de estrategias exequibles que cuiden del contenido democrático apuntado en los textos constitucionales, de modos a fijar sus instituciones políticas y actos legales en ámbito local, como las Leyes Orgánicas Municipales, los Consejos Municipales de Educación y los Consejos de Acompañamiento y Control Social Concluye que la municipalización, como hoy se presenta, manteniendo la centralización del poder decisorio en la Federación, acabó por forjar lo que se puede nombrar división técnica y política de la gestión de la Educación Básica, rompiendo con la figura solidaria de la colaboración que había marcado, significativamente, el avance democrático de las nuevas relaciones propuestas entre las áreas de poder federadas, tanto en lo que concierne a la Constitución Federal de 1988, como a la nueva Ley de Directrices y Bases de la Educación, de 1996. <![CDATA[As origens da educação no Brasil da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os efeitos do processo europeu de modernização no Brasil, em especial no que se refere ao atraso da implantação de uma estrutura de ensino organizada com base em um sistema nacional. De acordo com a nossa hipótese, da mesma forma como faltou no Brasil um movimento social que buscasse a criação de um ethos científico, do qual o sistema universitário europeu seria o grande modelo, segundo a interpretação de Simon Schwartzman, o mesmo ocorreu para a constituição de um sistema de educação pública, de caráter laico e universal.<hr/>This article analyzes the effects of the process of European modernization in Brazil, especially in what refers to the delay of the introduction of a teaching structure organized based on in a national system. In agreement with our hypothesis, in the same way as it lacked in Brazil a social movement that it looked for the creation of a scientific ethos, of which the European university system would be the great model, according to Simon Schwartzman's interpretation, the same happened for the constitution of a system of public education, of character secular and universal.<hr/>Este artículo analiza los efectos del proceso europeo de modernización en Brasil, sobre todo en lo que se refiere al retraso de la introducción de una estructura de instrucción organizada con base en un sistema nacional. De acuerdo con nuestra hipótesis, de la misma manera como faltó en Brasil un movimiento social que buscara la creación de genios científicos del cual el sistema universitario europeo sería el gran modelo, según la interpretación de Simon Schwartzman, el mismo pasó para la constitución de un sistema de educación pública, de carácter seglar y universal. <![CDATA[Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo se propõe pesquisar a qualidade do desempenho docente com base na informação dos alunos, em cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Veiga de Almeida-UVA: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Serviço Social, Turismo e Seqüenciais de Gestão Empresarial, Gestão Imobiliária, Gestão de Marketing Estratégico e de Técnicas de Propaganda e Marketing. Adota como princípio que um número elevado de variáveis incidindo sobre um único critério, no caso o desempenho docente, pode oferecer um resultado qualitativo apreciável (STAKE, 1974). A metodologia foi inspirada em pesquisa semelhante realizada por Maria Elba Dantas Pereira e João Crisóstomo de Morais, da Universidade Federal da Paraíba, no segundo semestre de 2000, com alunos e docentes do curso de Arquitetura.<hr/>The study researches the quality of lecturers performance based on the evaluation made by students from Applied Social Sciences Institute at Veiga de Almeida University-UVA. The graduation courses evaluated are: Administration; Accounting; Social Communication, Social Service; Tourism and two-years courses in the Business Administration Area. It estabilishes as basic principle that a great number of variables assigned to a unique criteria, in this case the teacher performance, could offer a good qualitative result (STAKE, 1974), methodology inspired by a similar research made by Maria Elba Dantas Pereira and João Crisóstomo de Morais, from Federal University of Paraíba State, during the second semester of 2000, with students and teachers of Architeture.<hr/>El estudio se propone investigar la cualidad del desenpeño docente, basado en la información de los alumnos, en los cursos del Instituto de Ciencias Sociales Aplicadas, a saber: Graduación-Administración; Ciencias de la Contabilidad; Comunicación Social; Servicio Social, Turismo y Secuenciales de Gestión Empresarial; Gestión Imobiliaria, Gestión de Marketing Estratégico y Técnicas de Publicidad y Marketing. Parte del siguiente principio:un numero muy elevado de variables que incidan sobre um único criterio, en este caso el desenpeño docente, puede ofrecer un resultado cualitativo significativo (STAKE,1974), metodología inspirada em estudio semejante realizado por Maria Elba Santos Pereira y João Crisóstomo de Morais de la Universidad Federal de Paraiba, em el segundo semestre de 2000 con alumnos y docentes del curso de Arquitetura. <![CDATA[Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste texto é apresentar em síntese a tese "Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas", que busca indagar e compreender o pensamento do professor de Artes Plásticas na avaliação dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental no Brasil. Este estudo enquadra-se em um enfoque qualitativo não experimental de tipo exploratório. Através das entrevistas com os professores, a declaração do docente considerada "uma ação mediada pela palavra", buscou-se as teorias implícitas a fim de tornarem-se explícitos os marcos de referência do professor de Artes Plásticas e compreender como ele percebe, pensa, teoriza e compreende sobre a avaliação nas Artes Plásticas. O interesse do investigador foi desafiar um campo pouco revisto, que é o campo da Psicologia, da Arte e da Didática, buscando um ponto onde se encontram o psicológico, o didático e o artístico. As escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram o lugar de trabalho. Das declarações obtidas nesta investigação, chega-se a determinados resultados: os dados trazem evidências de que na escola a atividade de avaliar nas Artes Plásticas consiste na atribuição de um juízo de valor a uma realidade observada; no processo de avaliação nas Artes Plásticas busca-se uma ação reflexiva, "o avaliar" dentro da proposta da avaliação diagnóstica e formativa; o conhecimento do professor pode ser considerado um conhecimento leigo e também como teorias pedagógicas pessoais (teorias implícitas), estas nem sempre percebidas pelos professores, porém fazem parte de um papel importante na organização do conhecimento do professor.<hr/>The major goal of this text is to present a study on "Teachers Theories on Art Evaluation in order to fathom how an art professor appraises his 5th primary school students and his concernments on evaluation. This study was based on a qualitative focus exploratory non-experimental pattern. Through interviewing teachers, it was possible to know how an art teacher could understand and theorize on arts valuation. The main purpose was to challenge an unknown area which has been seldom reviewed and examined: Psychology, Arts and Didactic, in order to connect the convergence point among psychologic, artistic and didactic. Public schools from Rio de Janeiro were chosen to be worked out. According to the declarations in this research, it were possible to reach some conclusions: the evidences report that valuing in Arts consists attributing a value's judgment to an reality; through this process a reflexive action is action is sought, "valuing" according to the diagnostic and formative valuation proposal, the teachers Knowledge is to be considered a laic understanding and also as personal pedagogic theories (implicits theories) - those not often perceived - however they are really important for organization the professor's knowledge.<hr/>El propósito de este texto es el de presentar en síntesis la investigación "Teorizaciones de los docentes sobre la evaluación en Artes Plásticas", que busca indagar y comprender el pensamiento del docente de Artes Plásticas en la evaluación de los alumnos del segundo ciclo de la enseñanza básica (5ª série do Ensino Fundamental no Brasil). Este estudio se enmarca en un enfoque cualitativo con un diseño no experimental de tipo exploratorio. A través de las entrevistas con los docentes, la declaración del docente considerada "una acción mediada por la palabra", se han buscado las teorías implícitas a fin de convertir en explícitos los marcos de referencia del docente de Artes Plásticas y comprender como él percibe, piensa, teoriza y comprende sobre la evaluación en Artes Plásticas. El interés del investigador ha sido desafiar un campo poco revisado, que es el campo de la Psicología, del Arte y de la Didáctica, buscando el punto donde se interceptan lo psicológico, lo didáctico y lo artístico. El lugar de trabajo ha sido las escuelas públicas municipales de Rio de Janeiro. De las declaraciones obtenidas en esta investigación se llega a determinados resultados: los datos traen evidencias de que en la escuela la actividad de evaluar en Artes Plásticas consiste en la atribución de un juicio de valor a una realidad observada; en el proceso de evaluación en Artes Plásticas se busca una acción más reflexiva, "el evaluar" dentro de la propuesta de la evaluación diagnóstica y formativa; el conocimiento del profesor puede ser considerado un conocimiento lego, y también teorías pedagógicas personales (teorías implícitas), éstas no siempre percibidas por los profesores, sin embargo, juegan un papel importante en la organización del conocimiento del docente. <![CDATA[Percebendo o corpo que aprende: Considerações teóricas e indicadores para avaliação da linguagem não-verbal de escolares do 1º. Ciclo do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do pensamento moderno de visão de corpo que se funda na dicotomia corpo/alma, se desenvolveu a dificuldade em observar o Homem como uma unidade em que contam as contribuições dos diversos domínios que o integram de forma interatuante (biofísico, biopsíquico e biossocial). Essa visão reproduzida e perpetuada nos cursos de formação de professores levou-os a assimilar e colocar em prática essa dicotomia. Consequentemente nas escolas de hoje ainda predomina um modelo tradicional de classe, no qual o corpo é ignorado na sua linguagem gestual que, na maioria das vezes, traduz o que não é verbalizado pelo aluno: emoções, dificuldades e conflitos existenciais. Esta prática educativa é preocupação contemporânea da política educacional brasileira, que nos Parâmetros Curriculares Nacionais firma objetivos no sentido de humanizá-la e diversificá-la. Isso porque, hodiernamente, se reconhece que alunos na faixa etária correspondente ao 1º. Ciclo do Ensino Fundamental comunicam-se através de uma grande diversidade de canais e que, em geral, apresentam alguma dificuldade de se expressarem com proficiência somente através da linguagem verbal. No entanto, ao fazerem-no utilizando-se de outras formas de linguagem, podem não ser devidamente compreendidos por seus educadores que não possuem, em alguns casos, referências teóricas ou indicadores para avaliar as condutas e comportamentos motores expressos através da referida linguagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo apresentar algumas considerações teóricas acerca da problemática da linguagem não verbal, inserida no contexto da comunicação humana, bem como estabelecer alguns indicadores para avaliação da linguagem gestual e afetiva dos alunos do 1º. ciclo do Ensino Fundamental, que permitam uma melhor compreensão das dificuldades daqueles escolares. Tais considerações indicaram que a linguagem não-verbal, constituída pela aparência física, movimentos e/ou outras expressões corporais, desempenham um importante papel na comunicação humana, no relacionamento social e no processo cognitivo e que, algumas situações que se desenrolam em classe como o riso, os movimentos das mãos, o olhar, os gestos arcaicos, os comportamentos de combate e a descarga de adrenalina, podem servir de indicadores ou parâmetros para se interpretar a linguagem não-verbal ou corporal dos alunos, possibilitando à escola constituir-se como um lugar que leve em conta o corpo; um corpo-indivíduo que está ali a revelar sentimentos indizíveis, pulsões e contradições próprios do seu fazer-se, do seu inserir-se no mundo.<hr/>Based on the modern thought of body observation which concerns the dichotomy body/mind, one could develop the difficulty in observing the Man (human being) as a unit in which counts of contributions such as several commands that makes part of it, in an interactive way (biophysic, biophsychic and biosocial). This observation reproduced and carried on in most graduation courses to teachers, is passed on to them and once more the dichotomy is sustained. Consequently, schools now a days still hold a traditional model of class, in which the body is ignored in its gestual language, that translates in most of time, what is not verbalized by the student: emotions, difficulties and existential conflicts. This method of teaching is the biggest concern of brazilian educational system, which in National Curricular Parameters, established main points to humanize and diversifying it. This concern came from the recognition of some communications signs of students from the age of basic school. The students can communicate through a great diversity of channels and currently, they can't express themselves with proficiency only trough verbal language. However, when using other ways to do, some are not understood by their teachers, because sometimes those teachers don't hold some theoretical references or the knowledge to evaluate the conducts and behavior expressed by this language. Thus, this research had the main porpose of present some theoretical considerations about non-verbal language, in the context of human communication, such as establishing some mains points to gestual and affective language of students from the age of basic schools, that allows a better comprehension of those students difficulties .This consideration indicated that non-verbal language, which consists on physical appearance, movements and/or other body expressions, play an important role in human communication, in social relationship and in a cognitive process. So, some experiences that happens in any normal class such as laugh, hands movements, a look special gestures, combat behaviors and adrenaline discharge, can be indicators or parameters to interpret the non -verbal language of students body, allowing the school to be a place where body communication is really important.<hr/>A partir del pensamiento moderno de la visión del cuerpo que se fundamenta en la dicotomía cuerpo / alma, se desarrollo la dificultad en observar al Hombre como una unidad en la que cuentan las contribuciones de los diversos dominios que lo integran de forma Interactuante (biofísico, biosíquico y biosocial). Esa visión reproducida y perpetuada en los cursos de formación de profesores los llevó a asimilar y colocar en práctica esa dicotomía. Consecuentemente en las escuelas de hoy todavía predomina un modelo tradicional de clase, en la cual el cuerpo es ignorado en su lenguaje gestual que, casi siempre, traduce lo que no es verbalizado por el alumno: emociones, dificultades y conflictos existenciales. Esta práctica educativa es una preocupación contemporánea de la política educativa brasileña, que en los Parámetros Curriculares Nacionales se pone objetivos con el fin de humanizarla y diversificarla. Esto porque, actualmente, se reconoce que los alumnos con edad media correspondiente al 1º. Ciclo de la Enseñanza Fundamental se comunican a través de una gran diversidad de canales y que, en general, presentan alguna dificultad de expresarse con preeficiencia solamente a través del lenguaje verbal. Sin embargo, al hacerlo utilizándose de otras formas de lenguaje, puede que no sean debidamente comprendidos por sus educadores que no poseen, en algunos casos, referencias teóricas o indicadores para avaluar las conductas y comportamientos motores expresos a través de la referida del lenguaje. Siendo así, este estudio tuvo como objetivo presentar algunas consideraciones teóricas acerca de la problemática del lenguaje no verbal, inserida en el contexto de la comunicación humana, así como establecer algunos indicadores para la evaluación del lenguaje gestual y afectiva de los alumnos del 1er. ciclo de la Enseñanza Fundamental, que permitan una mejor comprensión de las dificultades de aquellos escolares. .Tales consideraciones indicaron que el lenguaje no-verbal, constituido por la apariencia física, movimientos y/o otras expresiones corporales, desempeñan un importante papel en la comunicación humana, en la relación social y en el proceso cognitivo y que, en algunas situaciones que se desenvuelven en la clase como la risa, los movimientos de las manos, la mirada, los gestos arcaicos, el comportamiento de combate y la descarga de adrenalina, pueden servir de indicadores o parámetros para interpretarse el lenguaje no-verbal o corporal de los alumnos, posibilitándole a la escuela constituirse como un lugar que tome en cuenta el cuerpo; un cuerpo-individuo que está allí revelando sentimientos indecibles, pulsiones y contradicciones propios del si mismo, de su inserción en el mundo. <![CDATA[Com um lápis e um papel ... cria-se um novo texto: as representações de práticas democráticas nos Colégios de Aplicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma pesquisa sobre as representações que os professores do Ensino Fundamental dos Colégios de Aplicação da UFRJ e da UERJ constroem sobre a escola pública democrática. O objetivo geral foi o de apreender a dinâmica de construção das representações de uma escola democrática, procurando verificar suas motivações históricas e ideológicas e as mudanças que sofreram ao longo do tempo; os valores, as normas, as atitudes, os símbolos e as resistências docentes ao processo de democratização das práticas pedagógicas contemporâneas. As representações docentes sobre a escola democrática articulam-se ao projeto de educação que está em curso nos CAps ou foi implantado em outra conjuntura histórica, projeto esse que assume o referencial de escola pública, democrática e de qualidade. No cruzamento dos discursos surgiram as categorias norteadoras para análise dos dados: alteridade, poder e resistência. Concluiu-se que a educação democratizante não pode basear-se em qualquer noção a-histórica e transcendente de verdade ou autoridade. Foram encontradas representações que conservam a função original seletiva e elitista dos CAps; representações que defendem uma formação diferenciada de acordo com a proveniência de classe social do estudante que ingressa no CAp e, finalmente, representações que reforçam a possibilidade de implantação de um projeto educacional que avance na direção do reconhecimento do aluno das classes populares e de sua integração na vida escolar.<hr/>This article has the intention of study in the social representations that the teachers of the Lower School of the Colégio de Aplicação build over the democratic public school having as its research field the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio de Janeiro and the Colégio de Aplicação of the State University of Rio de Janeiro. The main objective of the present study was to capture the dynamics of the representation construction of a democratic school, and at the same time to search for its historical and ideological motivations and the changes it suffered along the time; and also to understand the values, the rules, the behavior, the symbols and the resistances of the lower school teachers towards the democratization process of the contemporary pedagogical practices. The lower school teachers representations about the democratic school follow the present education project that is being developed at the CAps or the one that has been already applied in another historical moment. This project in itself becomes the reference of the public, democratic and the quality school. In the crossing of the speeches were born the analytical categories: alterity, power and resistance. It was concluded that the democratic education could not be based on any notion of non-history and transcendental truth or authority. The school democracy is a tension process born by the power relationship within the institution. Among the investigated group, were encountered representations that maintain the CAps' original selective and elitization function, and therefore reinforce the social exclusion; Other representations defend a differentiated formation in line with the CAp student original social class and a third group that reinforces the possibility of the implementation of an educational project that advances in the direction of the introduction and recognition of the lower class students into the school activities and daily life.<hr/>Este artículo presenta una investigación a cerca de las representaciones que los profesores de la enseñanza básica de los Colegios de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ y Universidade Estadural do Rio de Janeiro - UERJ construyeran sobre la escuela pública democrática. El objetivo general es el de aprender la dinamita de construcción de las representaciones a cerca de una escuela democrática, buscando verificar sus motivaciones históricas e ideológicas y los cambios que han sufrido a lo largo del tiempo, además de los valores, las reglas, las actitudes, los símbolos y las resistencias de los docentes frente al proceso de democratización de las prácticas pedagógicas contemporáneas. Las representaciones de los docentes sobre la escuela democrática se relacionan al proyecto educativo que se encuentra en curso en los CAps , los cuales se han desarrollado en otra coyuntura histórica,. Este proyecto se asume como una referencia de escuela pública democrática y de buena calidad académica. En el cruce de estos discursos, surgieron las categorías que son el eje al análisis de los datos: alteridad, poder y resistencia. Entonces se llegó a la conclusión de que la educación democratizadora no puede basarse en cualquier noción a-histórica y transcendente a cerca de la verdad o la autoridad. Fueron encontradas representaciones que conservan la función original, selectiva y elitista de los CAps; representaciones que defienden una formación diferenciada en acuerdo con el origen de la clase social del estudiante que ingresa a los CAPs y, finalmente, representaciones que fortalecen la posibilidad de implantación de un proyecto educativo que camine hacia el reconocimiento del alumno de los sectores populares y su integración en la vida de la escuela. <![CDATA[Estado do conhecimento em administração da educação: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais 1982-2000]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta o Banco de Dados "Produção do conhecimento na área de administração da educação: periódicos nacionais, 1982-2000", seus objetivos e características e o analisa na sua integralidade. Compara sua fase inicial 1982-1994 com a fase final 1995-2000 e com o Banco na sua totalidade compreendendo o período 1982 a 2000. Neste Banco estão classificados 3573 artigos de cinqüenta e quatro periódicos nacionais classificados com um thesaurus de cinqüenta e nove palavras-chave Inicialmente foram utilizados os títulos dos artigos para o processo de classificação na segunda fase foram incluídos os resumos. As palavras-chave com maior freqüência no Banco com um todo foram Administração do Ensino Superior, Administração da Educação e Determinantes do Contexto, Política Educacional, Políticas Públicas, Administração Educacional Escolar, Formação e Desenvolvimento Profissional, Administração e História, Poder, Legislação, Avaliação da Educação. Na parte final deste texto refletiu-se acerca das implicações teóricas da classificação da produção em palavras chave e sua distribuição temporal e em periódicos. Foi possível observar que o processo analítico e classificatório de artigos, indicou uma abrangência ampla e uma complexidade inerente à área. Administração da educação é ao mesmo tempo específica e geral, permite vários tipos de segmentação e em seus processos interativos se aproxima de sistemas adaptativos complexos.<hr/>This text presents the Data Bank "Production of Knowledge in the area of Educational Administration 1982-2000: National Periodicals" its objectives, characteristics and analyses it in its integrity.. Compare its initial phase 1982-1994 with the final phase 1995-2000 and the totality of the Data Bank from 1982 to 2000. In this Data Bank 3573 articles of national periodicals were classified with a thesaurus of fifty nine key words. Initially the process of classification used the title of the article as a criteria, in the second phase abstracts were included .The key-words with higher frequency in the Data Bank as whole were Administration of Higher Education, Educational Administration and Determinants of the Context, Educational Policy, Public Policy, School Educational Administration, Education and Professional Development, Administration and History, Power, Legislation, Educational Evaluation. In the final part of the text the theoretical implications of the classification of the production in key-words, its temporal distribution and periodicals involved was discussed. It was possible to observe that the analytic and classificatory process indicated a very comprehensive area characterized by complexity. Educational Administration is at the same time specific and general, allows for diferents types of segmentation in its interactive process is close to the complex adaptative systems.<hr/>El texto presenta el Banco de Datos "Producción del Conocimiento en el área de Administración de la Educación 1982-2000 Periódicos Nacionales", sus objetivos y características y lo analiza por completo. Compara su fase inicial 1982-1994 con la fase final 1995-2000. En este Banco están clasificados 3573 artículos de cincuenta y cuatro periódicos nacionales clasificados con un thesaurus de cincuenta y nueve palabras-clave. Inicialmente fueron utilizados los títulos de los artículos para el proceso de clasificación y en la segunda fase fueron incluidos los resúmenes. Las palabras-clave de mayor frecuencia en el Banco fueron Administración de la Enseñanza Superior, Administración de la Educación y Determinantes del Contexto, Política Educacional, Políticas Públicas, Administración Educacional Escolar, Formación y Desenvolvimiento Profesional, Administración e Historia, Poder, Legislación, Evaluación de la Educación. En la parte final del texto abordamos las implicaciones teóricas de la clasificación de la producción de palabras-clave, su distribución temporal y en periódicos. Fue posible observar que el proceso de análisis y clasificación de artículos, indicó una gran amplitud y una complejidad relacionada al área. Administración de la Educación es al mismo tiempo específica y general, permite diversos tipos de segmentación y en sus procesos interactivos se aproxima de complejos sistemas de adaptación. <![CDATA[Empowerment evaluation in Brazil: building capacity and facilitating self-determination]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mpowerment evaluation is a global phenomenon. It is being practiced in the United States, Finland, United Kingdom, South Africa, Japan, and Brazil, among many other countries.1 Dr. Thereza Penna Firme recently invited Dr. Fetterman to discuss the most recent developments in empowerment evaluation and provide an empowerment evaluation in Rio de Janeiro, Brazil, December 2004. The effort was sponsored by Cesgranrio Foundation. Ana Carolina Letichevsky and Angela Dannemann helped organized the conference. This brief discussion highlights the three steps of empowerment evaluation and the 10 principles guiding the approach.