Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620160004&lang=es vol. 24 num. 93 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400773&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Transferencia de inversión en la educación basada en el precio libre: algunos datos de Portugal, España, Grecia e Italia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400777&lng=es&nrm=iso&tlng=es AbstractFor decades, education has been viewed as an instrument for social mobility and also as a tool for economic growth and social development. Over the recent years, we have witnessed an output movement of highly qualified graduates, from peripheral southern Europe to the more developed countries of the EU and OECD. In this article, we analyse the reality of four countries: Portugal, Spain, Greece and Italy. In order to examine the socio-economic impact of this brain drain, it will be introduced an estimation using OECD statistics (2014) of the public and private costs to educate a student from primary schooling through a higher education degree. In spite of the differences among these countries’ experiences, there is no doubt that these countries “offered” high qualified workers for free or at a zero cost basis to the “importing” countries.<hr/>ResumoDurante décadas, a educação tem sido perspectivada como um instrumento de mobilidade social e, também, como uma ferramenta ao serviço do crescimento econômico e do desenvolvimento social. Ao longo dos últimos anos tem vindo a assistir-se a um movimento de diplomados altamente qualificados dos países periféricos do sul da Europa para os países mais desenvolvidos da UE e da OCDE. Neste artigo, analisamos a realidade de quatro países: Portugal, Espanha, Grécia e Itália. A fim de analisar o impacto socioeconómico desta fuga de cérebros, será introduzida uma estimativa utilizando as estatísticas da OCDE (2014) relativas aos custos públicos e privados para educar um aluno desde a escola primária até a conclusão do Ensino Superior. Apesar das diferenças entre as experiências destes países, não há dúvida de que estes países têm vindo a “oferecer” trabalhadores altamente qualificados gratuitamente ou numa base de custo zero aos países “importadores”.<hr/>ResumenDurante décadas, la educación ha sido considerada una herramienta para la movilidad social y, también, una herramienta para el crecimiento económico y el desarrollo social. En los últimos años, estamos asistiendo a un movimiento de titulados altamente cualificados de los países de la periferia del sur de Europa a los países más desarrollados de la UE y de la OCDE. En este artículo, analizamos la realidad de cuatro países: Portugal, España, Grecia e Italia. Con el fin de analizar el impacto socioeconómico de la fuga de cerebros, una estimación se introducirá utilizando estadísticas de la OCDE (2014) de los gastos públicos y privados para educar a un estudiante de la escuela primaria hasta que complete el nivel terciario. A pesar de las diferencias entre las experiencias de estos países, no hay duda de que estos países están “ofreciendo” trabajadores altamente cualificados de forma gratuita o en un coste de cero a los países “importadores”. <![CDATA[Itinerarios de escolarización y mediaciones subyacentes: la experiencia de los beneficiarios del prouni]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400804&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoNeste artigo analiso itinerários sociais de estudantes oriundos de famílias consideradas de classes populares e beneficiários do Prouni. Discuto o processo de constituição de significados e de incorporação prática de princípios que concorreram para construção e objetivação do projeto de aquisição do título universitário. Tal projeto é construído de forma não naturalizada, efetivando-se pela interação com agentes mediadores, posicionados em quadros institucionais que ultrapassam os limites da família nuclear. A mediação formal-legal dos agentes do Prouni apresenta-se como fundamental. Todavia, o processo de permanência e conclusão do curso é marcado por muitos dilemas, tanto nas formas de relacionamento com a alteridade como nas de ordem financeira. A conclusão do curso superior representa a possibilidade de exercer profissão melhor remunerada e valorizada, e de incluir-se em grupo de maior prestígio e status.<hr/>AbstractIn this article I analyze the social itineraries of students coming from families considered as part of popular classes, who benefit from Prouni. I discuss the process of constitution of meanings and of practical incorporation of principles which contributed to the constitution and feasibility of the acquisition of an academic title. This acquisition is conceived in a non-naturalized way, possible as a result of an interaction with mediators placed in institutional frameworks that go beyond the limits of the nuclear family. The formal-legal mediation structure of the Prouni agents is presented as fundamental. However, the process of retention and graduation is marked by many dilemmas, translated into both forms to relate with alterity and with financial issues. Getting a university degree represents the possibility to gain a better pay and valued profession and to be included in a group with higher prestige and social status.<hr/>ResumenEn este artículo se analizan los itinerarios sociales de estudiantes de familias consideradas de clases populares, y beneficiarios del Prouni. Se discute el proceso de constitución del significado y la incorporación práctica de principios que han contribuido a la construcción y objetivación de la adquisición de un título académico. Este proyecto se construye de manera no naturalizada, efectuándose por la interacción con agentes mediadores, colocados en marcos institucionales que van más allá de los límites de la familia nuclear. La mediación formal-legal de los agentes del Prouni se presenta como fundamental. Sin embargo, el proceso de retención y graduación está marcado por muchos dilemas, tanto en las formas de relación con la alteridad, como en las de orden financiero. Concluir la educación superior representa la posibilidad de ejercer una profesión mejor remunerada y valorada, además de ser parte de un grupo de mayor prestigio y estatus social. <![CDATA[Liderazgo del director, ambiente escolar y el logro del estudiante: ¿qué relación?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400824&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoUtilizando-se dos dados da Prova Brasil-2013, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possível relação existente entre a liderança do diretor e o clima escolar (capturados pela percepção dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teórico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons e Alves e Franco. O trabalho envolveu uma análise descritiva dos dados, a criação dos Índices Médios de Liderança e Colaboração Docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressão linear buscando relacionar os índices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela média em Matemática. Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a liderança do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.<hr/>AbstractUsing data from the Prova Brasil-2013, this quantitative study proposes to verify the possible relationship between the principal’s leadership and the school climate (captured by the teachers’ perception) with the students’ academic performance, in municipal and state schools of the State of Rio de Janeiro. Studies on school effectiveness are taken as a theoretical basis, especially Sammons and Alves and Franco. The work involved a descriptive analysis of the data, the creation of the indexes of leadership and teacher collaboration (IMLD and IMCE) and, finally, a linear regression trying to relate the indexes created with the performance of the 5th grade students, measured by the average in mathematics. We found that, after controlling the students’ socioeconomic status, some school factors - as the principal’s leadership and the school climate - can positively impact student’s achievement.<hr/>ResumenUtilizando los datos de la Prova Brasil-2013, el estudio, de naturaleza cuantitativa, se propone comprobar la posible relación entre el liderazgo del director y el clima escolar (capturados por la percepción de los profesores) con el rendimiento de los estudiantes de las escuelas municipales y estaduales del Estado de Río de Janeiro. Se toma como base teórica, los estudios sobre la eficacia escolar, especialmente Sammons y Alves y Franco. El trabajo involucró un análisis descriptivo de los datos, la creación de las tasas medias de liderazgo y colaboración de los maestros (IMLD y IMCE) y, por último, una regresión lineal tratando de relacionar los índices creados con el desempeño de los estudiantes del quinto año, medido por el promedio en matemáticas. Se encontró que, cuando se controla el nivel socioeconómico de los estudiantes, factores escolares como el liderazgo del director principal o el clima escolar pueden repercutir positivamente en el rendimiento estudiantil. <![CDATA[El conocimiento tecnológico de los profesores de Matemáticas sobre la pizarra interactiva según las políticas públicas de formación continua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400845&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoO Plano Tecnológico da Educação foi o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas e era composto por três eixos: Tecnologia, Conteúdos e Formação. Apresenta-se um estudo sobre o impacto destas políticas públicas nas práticas dos docentes sobre o uso de quadros interativos (QI). Aplicou-se um questionário a 453 docentes de Matemática de Portugal e concluiu-se que estes consideram que possuem um nível bom em TIC, usam-nas com frequência nas aulas, consideram ser detentores de conhecimento tecnológico sobre QI, mas ainda é visível uma dispersão de uso. Os docentes sentem maior necessidade de aperfeiçoamento da capacidade de usar os QI para proporcionar aos alunos diferentes oportunidades de aprendizagem e praticar Matemática. A frequência em formação contínua no âmbito destas políticas trouxe melhorias significativas no conhecimento tecnológico dos docentes sobre esta ferramenta, mas ainda há um longo caminho a percorrer para o desenvolvimento do TPACK Matemático.<hr/>AbstractThe Education Technological Plan was a major program of technological improvement in Portuguese schools. It was composed by three axes: Technology, Content and Training. In this framework, a research was made on the effect of these public policies on teachers’ daily practices using interactive whiteboards (IW). A questionnaire was applied to 453 math teachers in Portugal. It was concluded that teachers consider they have a good level of ICT knowledge and they frequently use technological tools in classes. They also consider they have technological knowledge on IW, but a widespread of its use can still be seen. Teachers feel a great need to improve their ability to use the IW tools in order to give students different opportunities when learning and practicing mathematics. Teachers upgraded their technological knowledge on IW tools by participating in lifelong training under these policies. Nevertheless, there is still a long way to go to improve Mathematics TPACK.<hr/>ResumenEl Plan Tecnológico de Educación fue el mayor programa de modernización tecnológica de las escuelas portuguesas, siendo compuesto por tres ejes: tecnología, contenidos y formación. Presentamos un estudio sobre el impacto de estas políticas públicas en las actividades de los profesores sobre el uso de pizarras interactivas (PI). Se aplicó un cuestionario a 453 docentes de matemáticas de Portugal. Se concluyó que todos los profesores consideran que poseen un buen nivel en TIC y usan, frecuentemente, en sus clases, herramientas tecnológicas. Consideran tener conocimiento tecnológico sobre PI, pero aún es visible una gran dispersión de uso. Los docentes sienten mayor necesidad de perfeccionamiento de la capacidad de usar las herramientas de las PI a fin de proporcionar a los alumnos diferentes oportunidades de aprendizaje y practicar matemáticas. La frecuencia en formación continua en el ámbito de estas políticas ha traído mejoras significativas en el conocimiento tecnológico de los profesores de matemáticas sobre esta herramienta, pero aún queda mucho camino por recorrer para el desarrollo del TPACK Matemático. <![CDATA[Formación y capacitación de docentes para trabajar con estudiantes con discapacidad auditiva: un estudio en el Instituto Federal de Espírito Santo – IFES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400866&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoEste trabalho apresenta um diagnóstico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiência auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) em relação a inclusão dos discentes com deficiência auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituição. O estudo proposto foi realizado em quatro campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagógico voltado à formação docente, no qual envolva o indivíduo, a família, o docente e a instituição. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatório junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcançados foram considerados satisfatórios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho deverá contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situações, regiões e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visão a inclusão de alunos com deficiência auditiva, respeitando os princípios dos pilares éticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessário que a escola encontre alternativas práticas, construídas e dialogadas para incluir efetivamente.<hr/>AbstractThis paper presents an analysis of the training of teachers for working with students with hearing impairment. The proposed study aims to identify the current situation of education and training of the IFES teachers regarding the inclusion of hearing impaired students in regular classrooms. It is a case study in which the main data were collected from the teachers of the institution. The proposed study was conducted in four campuses of IFES. The results indicated the need to carry out an educational plan aimed at teacher training, involving the individual, the family, the teachers and the institution. When performing a feedback in the form of report with the interviewees and managers from the campuses, the results were considered as satisfactory, accomplishing the proposed objectives. In addition, this work should contribute to the construction of knowledge regarding the inclusion of people with hearing impairment. Results can be adapted to the reality of different situations, regions and localities to identify the need for teacher training, with the aim to include students with hearing impairment, respecting the principles of ethical, social and normative pillars of each reality. It is necessary that the school finds alternative practices, built and dialogued to effectively include.<hr/>ResumenEn este trabajo se presenta un análisis de la formación de maestros para trabajar con estudiantes con discapacidad auditiva. El estudio propuesto tiene como objetivo identificar la situación actual de la educación y la formación de los maestros del IFES con respecto a la inclusión de estudiantes con discapacidad auditiva en el aula regular. Es un estudio de caso en el que los principales datos se obtuvieron de los maestros de la institución. El estudio propuesto se realizó en cuatro campos del IFES. Los resultados indicaron la necesidad de llevar a cabo un plan educativo dirigido a la formación de maestros, lo que implica al individuo, la familia, los maestros y la institución. Al realizar una retroalimentación en forma de informe a los entrevistados y gerentes de los campus, los resultados obtenidos fueron considerados satisfactorios, alcanzando así los objetivos propuestos. Además, este trabajo debe contribuir a la construcción del conocimiento en cuanto a la inclusión de las personas con discapacidad auditiva. Los resultados pueden ser adaptados a la realidad de las diferentes situaciones, regiones y localidades que identifiquen la necesidad de formación de los maestros, teniendo como visión la inclusión de estudiantes con discapacidad auditiva, respetando los principios de los pilares éticos, sociales y normativos de cada realidad. Es necesario que la escuela encuentre alternativas prácticas, construidas y dialogadas para incluir de manera efectiva. <![CDATA[Gestión de recursos tecnológicos en las escuelas del estado de Bahía: las múltiples posibilidades de acción pedagógica en la EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400890&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoO artigo tem como objetivo conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis, em seis escolas públicas do Estado da Bahia, tomando como referência os municípios de Eunápolis e Lauro de Freitas. A partir de uma pesquisa qualiquantitativa e de incursões bibliográficas, elaborou-se um questionário online que foi respondido pelos gestores escolares, abordando questões, como: quantidade, qualidade, acesso e utilização por professores e alunos, de recursos tecnológicos computacionais e midiáticos, em contexto de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontam para uma série de contradições no uso dos equipamentos tecnológicos nas escolas, exigindo uma redefinição do Programa.<hr/>AbstractThis article aims to meet the technological tools available, in six public schools of the State of Bahia, taking as a reference the municipalities of Eunápolis and Lauro de Freitas. From a quantitative research and bibliographical incursions, has drawn up a questionnaire that was answered by the school manager, addressing issues such as: quantity, quality, access and use by teachers and students of computational media, and technological resources in teaching/learning context. The results point to a number of contradictions in the use of technological equipment in schools, requiring a redefinition of the program.<hr/>ResumenEl artículo tiene como objetivo conocer las herramientas tecnológicas disponibles, en seis escuelas públicas del estado de Bahía, tomando como referencia los municipios de Eunápolis y Lauro de Freitas. De una investigación cuantitativa y bibliográficas incursiones, ha elaborado un cuestionario que fue respondido por los directores de escuela, cuestiones tales como: cantidad, calidad, acceso y uso por parte de profesores y estudiantes de medios de cómputo y recursos tecnológicos en el contexto de enseñanza y aprendizaje. Los resultados apuntan a una serie de contradicciones en el uso de equipamiento tecnológico en las escuelas, que requieren una redefinición del programa. <![CDATA[Del texto al contexto: el Programa Ensino Médio Innovador (Enseñanza Media Innovadora) en movimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400910&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoO objetivo do artigo é analisar uma política educacional a partir da produção de seus textos de referência. Utiliza-se para esse fim a elaboração teórica de S. Ball em torno da Abordagem do Ciclo de Políticas. Toma-se uma política educacional recente, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), haja vista o conjunto de documentos produzidos em curto espaço de tempo, bem como as intenções do Programa de induzir a mudanças na organização curricular das escolas de Ensino Médio. A análise sinaliza para a hipótese de que as alterações nos documentos são, ao menos em parte, resultantes de um processo de acomodação entre o que é prescrito pelo órgão de governo e as condições de realização do Programa, bem como pela amplitude do universo de interlocutores envolvidos.<hr/>AbstractThis article provides an analysis of an educational policy based on the production of its referential texts. For this aim, the theoretical reflections of S. Ball on the Policy Cycle Approach are used. A recent educational policy, the Programa Ensino Médio Inovador (Innovative Middle School Program) - ProEMI, is studied in face of the documents produced in a short period of time as well as the intentions of the Program of bringing about changes in the High Secondary School curricular organization. The analysis points to a hypothesis that the alterations in the documents result, at least in part, from a process of accommodation between what is prescribed by the government agency and the conditions for the implementation of the Program as well as the breadth of the universe of interlocutors involved.<hr/>ResumenEl objetivo de este artículo es analizar una política educativa desde la perspectiva de la producción de sus textos de referencia. A dichos efectos, se utilizará la elaboración teórica de S. Ball sobre el Abordaje del Ciclo de Políticas. Se toma una política educativa reciente, el Programa Ensino Médio Inovador (Programa Enseñanza Media Innovadora) - ProEMI, en virtud del conjunto de documentos producidos en un corto lapso de tiempo, así como del propósito del Programa de fomentar cambios en la organización curricular de los institutos de Escuela Secundaria Superior. El análisis apunta a la hipótesis de que las modificaciones en los documentos resultan, al menos en parte, de un proceso de ajuste entre lo que el órgano de gobierno prescribe y las condiciones de realización del Programa, y también de la amplitud del universo de interlocutores involucrados. <![CDATA[Gobernanza: Conceptos y Emergencia en la Educación Brasileña]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400939&lng=es&nrm=iso&tlng=es AbstractThe text discusses the polysemy of the term governance in different fields of knowledge, with a particular emphasis on the field of Education. Then, it discusses the state-of-the-art of governance in the education area, from an analytical-descriptive literature review based on content analysis. This paper analyzes governance in specialized literature by conducting a survey of the papers found in the databases of the Scientific Electronic Library Online and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations during the period 2004–2015. The results indicate that the term governance has been increasingly used in discussions about changes in the state’s role and the phases of educational public policies, by force of the public-private partnerships. However, there is also a need to broaden the debate on educational governance in Brazilian academic circles, in view of the limited number of studies identified.<hr/>ResumoO texto problematiza a polissemia das concepções do termo governança em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a Educação. Em seguida, discorre sobre o estado da arte da governança na área de Educação, a partir de uma revisão bibliográfica analítico-descritiva fundamentada na análise de conteúdo. O artigo analisa a governança na literatura especializada, a partir do levantamento das produções acadêmicas e científicas registradas nas bases Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período compreendido entre 2004 a 2015. Os resultados apontam que o termo governança tem sido cada vez mais usado nas discussões acerca das mudanças no papel do Estado e nas fases das políticas públicas educacionais, por força das parcerias público-privadas. Todavia, evidencia-se a necessidade de ampliar o debate sobre a governança educacional na academia brasileira, tendo em vista o número reduzido de pesquisas identificadas.<hr/>ResumenEl texto analiza la polisemia de los conceptos del término gobernanza en diferentes áreas del conocimiento, con énfasis en el área de educación. En seguida, analiza el estado del arte de la gobernanza en el área de la educación, desde una revisión descriptiva y analítica de la literatura, basada en el análisis de contenido. El artículo analiza la gobernanza en la literatura especializada, basándose en producciones académicas y científicas registradas en las bases de datos de la Scientific Electronic Library Online y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones en el período 2004–2015. Los resultados indican que el término gobernanza ha sido cada vez más utilizado en las discusiones sobre los cambios ocurridos en el estado en función de sus colaboraciones público-privadas y de las fases de políticas públicas educativas. Sin embargo, la investigación identificó la necesidad de ampliar el debate sobre la gestión educativa en la academia brasileña, teniendo en cuenta el número limitado de investigaciones encontradas. <![CDATA[Política y cambio en educación: el caso de las competencias básicas en España]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400968&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumenEste artículo presenta los resultados de una investigación cuyo objetivo ha sido analizar la forma en que las políticas públicas producen o no cambios en los ámbitos de la realidad social a la que se dirigen. Se aborda específicamente el cambio normativo que ha regulado la implementación del enfoque pedagógico de competencias en España. Se asume una concepción procesual de las políticas, las cuales se estudian aquí a partir de la mirada de diversos actores del nivel micro. Se empleó una metodología cualitativa, realizando un estudio de casos múltiples en centros de educación primaria y secundaria de tres comunidades autónomas diferentes. Los resultados muestran una distancia considerable entre las pretensiones normativas y lo que realmente ha terminado sucediendo dentro de las aulas de los centros educativos. Las conclusiones sugieren una necesaria reflexión sobre la forma en que se conciben y desarrollan las políticas públicas.<hr/>ResumoEste artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo foi analisar a forma como as políticas públicas produzem ou não mudanças nos âmbitos da realidade social a que se destinam. Aborda, especificamente, a mudança normativa que regulamentou a implementação da abordagem pedagógica das competências em Espanha. Assume-se uma concepção processual das políticas, estudadas aqui a partir da perspectiva de diversos atores do nível micro. Aplicou-se uma metodologia qualitativa, realizando um estudo de casos múltiplos em escolas de educação básica e secundária de três comunidades autônomas diferentes. Os resultados mostram uma diferença considerável entre as pretensões normativas e o que realmente sucedeu dentro das salas de aula das escolas. As conclusões sugerem a necessidade de uma reflexão sobre a forma como se concebem e desenvolvem as políticas públicas.<hr/>AbstractThis paper shows the results of a research study whose objective was to analyze the way in which public policies produce, or not, changes in the social environment they are aimed at. The normative change that has regulated the implementation of the competences pedagogical approach in Spain is specifically addressed. A procedural vision is adopted and the policies are analyzed from the views of several actors involved at the micro level. A qualitative method was used, and multiples case studies were carried out in primary and secondary education schools in three different autonomous communities. The results show a considerable gap between the normative intentions and what really has taken place within the classrooms of the educational schools. Conclusions suggest the need for reflecting on the way in which public policies are conceived and developed. <![CDATA[Bullying y formación del profesorado: contribuciones para un diagnóstico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000400990&lng=es&nrm=iso&tlng=es ResumoEste estudo propôs-se averiguar a relação entre teoria e práticas dentre os cursos de formação de docentes de 10 universidades públicas da Península Ibérica e as diretrizes do Espaço Europeu de Educação Superior que determinam que as Universidades assegurem uma formação ajustada às reais necessidades das sociedades europeias. Assim, esta pesquisa expõe os resultados da nossa busca pelo vocábulo bullying nas grades dos cursos de formação docente da nossa amostra. Após análise documental, constatamos que a palavra bullying nem sequer aparece na grande maioria dos quase 1.300 programas de disciplinas a que tivemos acesso. Em resultado, propomos nas conclusões deste estudo algumas reflexões. Designadamente, a necessidade de uma concertação estratégica entre os temas candentes da atualidade, as políticas públicas e a ação das instituições universitárias de formação de docentes. De modo particular, no que refere o preparo dos futuros professores para a prevenção e o combate ao bullying.<hr/>AbstractThis study analyzed the relation between theory and praxis among the curricula of 10 Public Universities, from two European countries, and the European Committee for Higher Education guidelines. These guidelines’ aim is to make universities offer training that properly addresses the European societies needs. Considering that bullying is a critical subject in schools, we decided to find if the word was even mentioned on a sample of about 1300 official syllabi. The results exposed an extensive absence of the term. The great majority of the documents we accessed showed no real adoption of the European recommendations regarding bullying and the praxis at pre-service teachers’ training programs. This study exposes the need to intensify coherence and strategy between 21st century important topics, educational policies and universities pre-service teachers’ training programs. Clearly, teachers need better training at the universities in order to be prepared to prevent, identify and deal with bullying in schools.<hr/>ResumenEste trabajo pretende investigar la relación entre teoría y práctica de los planes de estudio de 10 universidades públicas de la península Ibérica, bajo las directrices del Espacio Europeo de Educación Superior; estas directrices pretenden garantizar una formación ajustada a las necesidades reales de las sociedades europeas. Por tanto, esta investigación presenta los resultados de la búsqueda de la palabra bullying en los planes de estudio de las universidades estudiadas. Tras el análisis de los documentos, no encontramos la palabra bullying en la gran mayoría de los cerca de 1.300 programas a los que tuvimos acceso. Como resultado de ello, proponemos algunas conclusiones y reflexiones, en particular, en lo referente a la necesidad de cooperación entre los temas candentes de la actualidad, las políticas públicas y las acciones de formación de las universidades de ciencias de la educación. Igualmente, en lo relativo a la preparación de los futuros docentes para la prevención y la lucha contra el acoso escolar.