Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620180003&lang=es vol. 26 num. 100 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300505&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Calidad en la educación superior: una revisión teórica de la evolución conceptual em el campo la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300530&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo se propõe a discorrer sobre algumas das principais definições de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definição da “qualidade” em relação à educação. Para alcançar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliográfico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composição multidimensional de qualidade que aborda tanto características instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatórios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbólicos, quando aplicada na educação superior. Também foram observadas diferenças paradigmáticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma ênfase teórica no contexto brasileiro e uma abordagem prática no contexto estrangeiro.<hr/>Abstract This article aims to discuss some of the main definitions of quality applied to higher education from the 1990s, from both Brazilian and foreign authors, in order to elucidate the dissent present in the theme and propose a multidimensional definition of quality. To achieve this goal, a descriptive qualitative methodology was used. This was made possible by a bibliographical study of several sources, mainly scientific articles. As results, a multidimensional composition of quality was found that addresses both instrumental characteristics, present in objective and regulatory factors, and substantive, based on subjective and symbolic elements, when applied to the higher education context. Paradigmatic differences between Brazilian and foreign approaches to quality were also observed, with quality having a theoretical emphasis in the Brazilian context and a practical approach in the foreign context.<hr/>Resumen Este artículo se propone a discurrir sobre algunas de las principales definiciones de calidad aplicadas a la educación superior a partir de los años 1990, tanto por autores brasileños como extranjeros, para elucidar el disenso presente en el tema y disponer de una definición de la calidad en relación a la educación. Para alcanzar tales objetivos, esta investigación se utilizó de metodología cualitativa de cuño descriptivo, posibilitada por un estudio bibliográfico de diversas fuentes, principalmente artículos científicos sobre el tema de la calidad en la educación superior. Como resultado, se constató una composición multidimensional de calidad que aborda tanto características instrumentales, presentes en factores objetivos y regulatorios, como sustantivas, pautadas en elementos subjetivos y simbólicos, cuando aplicada en la educación superior. También se observaron diferencias paradigmáticas entre los enfoques brasileños y extranjeros, presentando la calidad un énfasis teórico en el contexto brasileño y un abordaje práctico en el contexto extranjero. <![CDATA[Los caballos también se caen: tratado de las inconsistencias del IDEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300552&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta algumas incoerências identificadas na análise dos resultados do IDEB 2015, referentes ao ensino público. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada. As conclusões indicam que: 1) a alta taxa de aprovação interna infla artificialmente a magnitude do IDEB; 2) não existe correlação, em determinados estados, entre o desempenho do IDEB nas diferentes etapas da educação básica; 3) em alguns estados, não há correspondência entre o IDEB do ensino médio e o ENEM. Em conjunto, essas limitações comprometem a validade da inferência do Índice sobre a educação básica do país e justificam a imposição de dúvidas plausíveis sobre o próprio modelo de avaliação adotado pelo INEP.<hr/>Abstract This article analyzes the inconsistencies of the results of the IDEB 2015 related to public education. Methodologically, we use descriptive and multivariate statistics. The findings indicate that: 1) high pass rate artificially inflates the IDEB’s magnitude; 2) there is no correspondence between the performance of the IDEB at different levels of education; 3) there is no correlation between the position in the IDEB and in the ENEM; Together, these methodological limitations compromise the validity of the published inference and justify the existence of doubts about the assessment model adopted by INEP.<hr/>Resumen Este artículo presenta algunas incoherencias identificadas en el análisis de los resultados del IDEB 2015, referentes a la enseñanza pública. Metodológicamente, el diseño de investigación combina estadística descriptiva y multivariada. Las conclusiones indican que: 1) la alta tasa de aprobación interna infla artificialmente la magnitud del IDEB; 2) no existe correlación, en determinados estados, entre el desempeño del IDEB en las diferentes etapas de la educación básica; 3) en algunos estados, no hay correspondencia entre el IDEB de la enseñanza media y el ENEM. En conjunto, esas limitaciones comprometen la validez de la inferencia del Índice sobre la educación básica del país y justifican la imposición de dudas plausibles sobre el propio modelo de evaluación adoptado por el INEP. <![CDATA[Democratización del acceso a la educación universitaria: clasificación brasileña de la raza/color en el debate sobre la acción afirmativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300595&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract One of the principal aspects to develop affirmative action in Brazil comprises how to define target population, which includes uses and perceptions of ethnic/racial/color categories. The present paper has the main objective of bringing the analysis about IBGE’s2 race/color classifications contribute to the design of affirmative action in Brazil using categories historically constructed with the endorsement of official statistics. The color issues in the Brazilian Census and the experiences, including the racial designation as an open response, has been studied since 1872, and it is noted that there are two dimensions to be observed in the affirmative action debate: a structural and other cultural involving race/color classifications in Brazil. The statistics are fundamental to build the best evidence in shaping public policy. On the other hand, we must recognize ethnic and racial identities as cultural phenomena that are susceptible to change, which drives us to continue the discussion, trying to capture the meaning of these transformations. The affirmative action debate may not disqualify any of these approaches to knowledge about race relations in Brazil.<hr/>Resumo Um dos principais aspectos para o desenvolvimento de ações afirmativas no Brasil compreende como definir a população-alvo, que inclui usos e percepções de categorias étnico-raciais. O presente trabalho tem como objetivo principal trazer a análise sobre as classificações de cor ou raça do IBGE para contribuir com o desenho de ações afirmativas no Brasil, utilizando categorias historicamente construídas com o aval da estatística oficial. As questões de cor nos Censos Brasileiros e as experiências incluindo a designação racial como resposta aberta, são estudadas desde 1872, e constata-se que há duas dimensões envolvendo as classificações raciais no Brasil a serem observadas no debate sobre ação afirmativa: uma estrutural e outra cultural. As estatísticas são fundamentais para construir as melhores evidências na formulação de políticas públicas. Por outro lado, reconhece-se as identidades étnicas e raciais como fenômenos culturais suscetíveis de mudança, o que nos leva a continuar a discussão, tentando captar o significado dessas transformações. O debate sobre a ação afirmativa não pode desqualificar nenhuma dessas abordagens para o conhecimento das relações raciais no Brasil.<hr/>Resumen Uno de los principales aspectos para el desarrollo de acciones afirmativas en Brasil comprende cómo definir la población objetivo, que incluye usos y percepciones de categorías étnico-raciales., El presente trabajo tiene el objetivo principal de hacer que el análisis sobre las clasificaciones de raza/color del IBGE contribuya al diseño de la acción afirmativa en Brasil usando categorías históricamente construidas con el respaldo de estadísticas oficiales. Los problemas de color en el Censo Brasileño y las experiencias, incluida la designación racial como respuesta abierta se estudiaron desde 1872, y se constata que hay dos dimensiones que se deben observar en el debate de acción afirmativa: una estructural y otra cultural que involucre clasificaciones de raza/color en Brasil. Las estadísticas son fundamentales para construir la mejor evidencia en la configuración de las políticas públicas. Por otro lado, debemos reconocer las identidades étnicas y raciales como fenómenos culturales susceptibles de cambio, lo que nos impulsa a continuar la discusión, tratando de captar el significado de estas transformaciones. El debate de acción afirmativa no puede descalificar ninguno de estos enfoques del conocimiento sobre las relaciones raciales en Brasil. <![CDATA[Educación transdisciplinar: formando en competencias para el buen vivir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300619&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo El objetivo de este ensayo es investigar las diferentes dimensiones formativas que los docentes del siglo XXI necesitan potenciar para transformar su realidad socioecológica, con el fin de repensar las políticas públicas educativas del Ecuador. Primero se abordan las concepciones epistemológicas de la educación transdisciplinar: la autoformación, la heteroformación, la ecoformación y la ontoformación. Después se complementa con los saberes ancestrales absolutos y alter-nativos. Como resultado, las ciencias de la educación para el buen vivir emergen como una praxis pedagógica transformadora a nivel ontológico, ético, estético, político y científico. En conclusión, el artículo integra un diálogo inter-epistemológico que conjuga una ecología de saberes para la articulación de una educación del buen vivir que emancipe, concientice y sensibilice.<hr/>Resumo O objetivo deste ensaio é pesquisar as diferentes dimensões formativas que os docentes do século XXI precisam potenciar para transformar a sua realidade socioecológica, com o fim de repensar as políticas públicas educativas do Equador. Primeiro abordam-se as conceições epistemológicas da educação transdisciplinar: a autoformação, a heteroformação, a ecoformação e a ontoformação. Depois se complementa com os saberes ancestrais absolutos e alter-nativos. Como resultado, as ciências da educação para o bem viver emergem como uma práxis pedagógica transformadora no nível ontológico, ético, estético, político e científico. Em conclusão, o artigo integra um diálogo inter-epistemológico que combina uma ecologia de saberes para a articulação de uma educação para o bom viver que seja emancipadora, conscientizadora e sensibilizadora.<hr/>Abstract The goal of this essay is to research the different formative dimensions that teachers of the 21st century need to transform their socioecological reality, in order to rethink the educational public policies of Ecuador. At first, the epistemological conceptions of transdisciplinary education are presented: self-training, hetero-training, eco-training, and onto-training. Secondly, this pedagogical approach is complemented with absolute and alternative ancestral wisdom. As a result, the education sciences for good living emerges as a transforming pedagogical praxis at ontological, ethical, aesthetic, political, and scientific levels. In conclusion, this article integrates an inter-epistemological dialogue that includes an ecology of knowledge for the articulation of an education for good living that empowers and raises awareness. <![CDATA[Modelado multinivel de la persistencia en la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300664&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The dropout or evasion rates in higher education are now a social and institutional concern, justifying the implementation of public policies to prevent this phenomenon. These policies need studies on the most determinant variables of the risk of dropout. The main objective of this study is to analyze the student’s persistence in undergraduate courses, and the relationship with the student’s previous school trajectory and with the conditions of entrance into higher education, controlling for students’ sociodemographic characteristics, such as gender and age. We applied multilevel logistic regression models to data of 2.697 freshmen enrolled in a Portuguese public university in the academic year 2015/16. The results suggest that failure in basic education (ISCED 2) has a long-term effect. According to the estimates obtained, students who declare not having failed in basic education have odds ratio of persistence 2.7 times higher than students who declare having failed in basic education. The conditions of student’s admission to the course he/she attends are relevant variables to persistence in Higher Education, for example, whether s/he was admitted to her/his first option course and the student’s university entrance score. The results also show that older and male students have lower probability of persistence.<hr/>Resumo As taxas de abandono ou evasão no ensino superior são hoje preocupação social e das instituições, justificando a implementação de políticas públicas de prevenção do fenómeno. Estas políticas carecem de estudos sobre as variáveis mais determinantes do risco de abandono ou evasão. Nesta linha de preocupações, o objectivo central deste estudo é analisar o impacto da trajectória escolar prévia do estudante e das condições de ingresso no ensino superior, controlando a origem socioeconómica, a idade e o gênero dos estudantes. Aplicámos o modelo de regressão logística multinível, considerando alunos agrupados por curso, aos dados dos estudantes ingressados pela primeira vez no 1º ano numa universidade pública portuguesa no ano lectivo 2015/16. Os resultados do modelo sugerem que a reprovação no ensino básico tem efeito de longo prazo, isto é, a probabilidade de persistência durante o 1ºano é influenciada por esse atributo da trajectória escolar do indivíduo, mesmo controlando pela respectiva classificação de ingresso na universidade. De acordo com as estimativas obtidas, os alunos que declaram não ter reprovado no ensino básico têm razão de vantagens na persistência 2,7 vezes maior do que os estudantes que autodeclaram ter reprovado no ensino básico. A admissão do aluno no curso de 1ª opção, bem como a classificação de ingresso na universidade também estão associadas à probabilidade de persistência. Os resultados também mostram que os estudantes mais velhos e do sexo masculino têm menor probabilidade de persistência.<hr/>Resumen Las tasas de abandono o evasión en la enseñanza superior son hoy preocupación social y de las instituciones, justificando la implementación de políticas públicas de prevención del fenómeno. Estas políticas carecen de estudios sobre las variables más determinantes del riesgo de abandono o evasión. El objetivo principal de este estudio es analizar la persistencia del estudiante en los cursos de pregrado y la relación con la trayectoria escolar previa del alumno y con las condiciones de ingreso a la educación superior, controlando las características sociodemográficas de los estudiantes, como el género y la edad. Se aplicó el modelo de regresión logística multinivel, teniendo en cuenta los estudiantes agrupados por curso, a los datos de los estudiantes que entraron en el primero año de una universidad pública portuguesa en el año académico 2015/16. Los resultados del modelo sugieren que la reprobación en la enseñanza básica tiene efecto a largo plazo, es decir, la probabilidad de persistencia durante el primeiro año es influenciada por ese atributo de la trayectoria escolar del individuo, aun controlando por la respectiva clasificación de ingreso en la universidad. De acuerdo con las estimaciones obtenidas, los alumnos que declaran no haber reprobado en la enseñanza básica tienen razón de ventajas en la persistencia 2,7 veces mayor que los estudiantes que autodeclaron haber reprobado en la enseñanza básica. La admisión del alumno en el curso de 1ª opción, así como la clasificación de ingreso en la universidad también están asociadas a la probabilidad de persistencia. Los resultados también muestran que los estudiantes mayores y varones tienen menos probabilidades de persistencia. <![CDATA[La formación del profesorado en el siglo XXI: un enfoque con la educación medieval]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300706&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Our purpose is to deal with teacher education in Brazil, with the history and history of education as our guiding principle, based on texts by Thomas Aquinas. For us, in the process of teacher training, the professionals involved must be clear that teaching and learning occur when these characters are aware of the need to understand the intellectual “essence” of man. Therefore, we recover the Dominican master to make explicit that knowledge becomes effective when there is an understanding that men are, par excellence, social beings. Based on these principles, we will examine data about teaching in Brazil, relying on the reflections of the medieval master to show the relevance to a country whose people have knowledge acquired by and in history. In theoretical terms, our arguments follow the principles of social history, with special attention to the idea of long duration.<hr/>Resumo Nosso propósito é tratar da formação docente no Brasil tendo por fio condutor a história e a história da educação, apoiando-nos em textos de Tomás de Aquino. Para nós, no processo de formação de professores, é preciso que os profissionais nele envolvidos tenham uma noção clara de que o ensino e a aprendizagem ocorrem quando estes personagens têm consciência da necessidade de compreender a “essência” intelectual do homem. Por isso, recuperamos o mestre dominicano para explicitar que o conhecimento se efetiva quando há entendimento de que os homens são, por excelência, seres sociais. Baseados nesses princípios, examinaremos os dados sobre o ensino no Brasil, valendo-nos das reflexões do mestre medieval para mostrar quão relevante é para um país que as pessoas tenham o conhecimento adquirido pela e na história. Em termos teóricos, nossos argumentos seguem os princípios da história social, com especial atenção para a ideia de longa duração.<hr/>Resumen Nuestro propósito es tratar de la formación docente en Brasil, con la historia y la historia de la educación como nuestro principio rector, basado en textos de Tomás de Aquino. Para nosotros, en el proceso de formación docente, los profesionales involucrados deben tener claro que la enseñanza y el aprendizaje ocurren cuando estos personajes son conscientes de la necesidad de comprender la “esencia” intelectual del hombre. Por lo tanto, recuperamos al maestro dominicano para hacer explícito que el conocimiento se vuelve efectivo cuando hay una comprensión de que los hombres son, por excelencia, seres sociales. Con base en estos principios, examinaremos los datos sobre la enseñanza en Brasil, confiando en las reflexiones del maestro medieval para mostrar la relevancia a un país de que sus habitante tienen el conocimiento adquirido por la historia y en la historia. En términos teóricos, nuestros argumentos siguen los principios de la historia social, con especial atención a la idea de larga duración. <![CDATA[Violencia en las escuelas: ¿cuáles son las lecciones para la formación docente?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300759&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Considering that teachers play a fundamental role in overcoming violence in schools, this research identified adolescents’ perceptions of their teachers’ actions. The qualitative investigation involved immersion in a government-run lower secondary school in the urban outskirts of Brasília (Brazilian capital), documental analysis, live observation, semi-structured individual interviews and focus group sessions. The results detected the use of classroom methodologies typified by excessive oral exposition and copies, scarcely compatible with adolescents’ aspirations to achieve autonomy and a protagonist role. Teachers’ impersonal relations with their students and difficulty in addressing classroom conflicts contribute to the occurrence and aggravation of episodes of violence and indiscipline. Proposals for changes in teacher education are based on that analysis.<hr/>Resumo Considerando fundamental o papel dos docentes para superar as violências escolares, esta pesquisa identificou como adolescentes percebem as ações dos seus professores. Trata-se de uma investigação qualitativa, por meio de imersão numa escola com anos finais do ensino fundamental da periferia de Brasília, capital do Brasil. Realizaram-se análise documental, observação e entrevistas individuais semiestruturadas, além de grupos focais. Os resultados apontam para o uso de metodologias pouco compatíveis com as aspirações adolescentes de autonomia e protagonismo, com excesso de exposição oral e cópias. As relações impessoais dos professores com os alunos, aliadas às dificuldades de lidar com conflitos na sala de aula, contribuem para violências e indisciplina surgirem e se agravarem. Daí fluem propostas para alterar a formação docente.<hr/>Resumen Teniendo en cuenta que los docentes desempeñan un papel fundamental en la superación de la violencia en las escuelas, esta investigación identificó las percepciones de los adolescentes sobre las acciones de sus docentes. La investigación cualitativa involucró la inmersión en una escuela secundaria inferior administrada por el gobierno en las afueras urbanas de Brasília (capital brasileña), análisis documental, observación en vivo, entrevistas individuales semiestructuradas y sesiones de grupos focales. Los resultados detectaron el uso de metodologías de aula caracterizadas por una exposición y copias orales excesivas, apenas compatibles con las aspiraciones de los adolescentes de lograr autonomía y un papel protagonista. Las relaciones impersonales de los profesores con sus alumnos y la dificultad para abordar los conflictos en el aula contribuyen a la aparición y el agravamiento de episodios de violencia e indisciplina. Las propuestas de cambios en la formación docente se basan en ese análisis. <![CDATA[Concepciones y acciones de profesoras sobre propuestas de un programa de educación integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300780&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste trabalho foi identificar concepções e ações de professores em relação a um programa de educação integral. Foram analisadas respostas de 11 professoras de Ensino Fundamental I, de uma rede municipal de ensino, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista e questionários sociodemográficos. A análise de conteúdo, com apoio no software Iramuteq, evidenciou a contribuição socializadora da educação integral para a educação formal; as dificuldades de integração entre os professores dos dois currículos; as tentativas de aproximar os pais e a ausência da noção de comunidade; o reconhecimento da importância das atividades não formais e lúdicas; o uso da motivação e interesse do aluno pelas atividades das oficinas como condicionantes da frequência na sala de aula; a predominância da visão assistencialista. Sugere-se a ampliação de pesquisas, o investimento na formação de professores, visando à melhor compreensão e à atuação em programas articulados e planejamento de políticas públicas.<hr/>Abstract The objective was to identify concepts and teachers’ actions related to a full-time education proposal. Responses of eleven female elementary school teachers of a municipal network were analyzed from a semi-structured interview script and demographic surveys. The content analysis with support of Iramuteq software showed: the socializing contribution of the full-time program to formal education; the difficulties of integration between teachers of both curricula; the attempts to engage parents and the lack of sense of community; the recognition of the importance of non-formal and playful activities; the student motivation and interest in recreational activities used as determinants for classroom frequency; the prevalence of a paternalistic vision. Research should be expanded and investment in teachers training should be enhanced, aiming at better understanding and performing articulated programs and planning of public policies.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo fue identificar concepciones y acciones de profesores en relación a un programa de educación integral. Se analizaron respuestas de once profesoras de Enseñanza Fundamental I de una red municipal de enseñanza, a partir de un itinerario estructurado de entrevista y cuestionarios sociodemográficos. El análisis de contenido, con apoyo en el software Iramuteq, evidenció la contribución socializadora de la educación integral para la educación formal; las dificultades de integración entre los profesores de los dos currículos; los intentos de aproximar a los padres y la ausencia de la noción de comunidad; el reconocimiento de la importancia de las actividades no formales y lúdicas; el uso de la motivación e interés del alumno por las actividades de los talleres como condicionantes de la frecuencia en el aula; el predominio de la visión asistencialista. Se sugiere la ampliación de investigaciones, la inversión en la formación de profesores, buscando la mejor comprensión y la actuación en programas articulados y planificación de políticas públicas. <![CDATA[La internacionalización por medio de la Beca de Investigador Visitante Especial del Programa Ciencia Sin Fronteras del CNPq]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300849&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta e analisa a modalidade de bolsa de Pesquisador Visitante Especial (PVE), bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um programa de atração de cientistas e de fomento à pós-graduação inserido dentro do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o mais amplo programa de intercâmbio científico já promovido no Brasil. Baseado em um referencial teórico de internacionalização da educação, cataloga informações da concessão da bolsa de PVE pelo CNPq, categorizadas de acordo com país de origem, instituição de origem e nacionalidade dos pesquisadores. Os dados indicam que houve concentração de projetos na região Sudeste do Brasil e que quase metade dos projetos foram realizados por apenas dez instituições. Apesar das contradições no âmbito do Programa, é importante reconhecer que a modalidade PVE contribuiu para a internacionalização da ciência no país.<hr/>Abstract This article presents and analyzes the Special Visiting Researcher grant (PVE), a fellowship offered by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). It is a program to attract scientists and promote post-graduation within the Science without Borders program (CsF), the broader scientific exchange program ever promoted in Brazil. Based on a theoretical framework of education internationalization, it tabulates data of PVE scholarships awarded by CNPq, classified according to their characteristics, such as country of origin, institution of origin and researchers’ nationalities. The data indicates a concentration of projects in the Southeast region of Brazil, that nearly half of the projects were carried out by only ten institutions, and that the PVE grant contributed to the internationalization of Brazilian science.<hr/>Resumen Este artículo presenta y analiza la modalidad de beca de Investigador Visitante Especial (PVE, en portugués), beca de estudios ofrecida por el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Se trata de programa de atracción de científicos y de fomento al postgrado dentro del Programa Ciencia sin Fronteras (CsF), el más amplio programa de intercambio científico ya promovido en Brasil. Basado en un referencial teórico de internacionalización de la educación, cataloga informaciones de la concesión de la beca de PVE por el CNPq, categorizadas de acuerdo con país de origen, institución de origen y nacionalidad de los investigadores. Los datos indican que hubo concentración de proyectos en la región Sudeste de Brasil y que casi la mitad de los proyectos fueron realizados por apenas diez instituciones. A pesar de las contradicciones en el marco del Programa, es importante reconocer que la modalidad PVE contribuyó a la internacionalización de la ciencia en el país. <![CDATA[Evasión en la educación superior y gestión institucional: el caso de la Universidade Federal de Paraíba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300869&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo objetiva analisar os movimentos da evasão na educação superior, através do caso específico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A ideia é demonstrar as consequências econômicas e sociais da evasão para a gestão universitária, para a instituição educativa e a sociedade de forma geral. A metodologia aplicada foi uma análise documental da situação da evasão na UFPB e estudo longitudinal retrospectivo das taxas de evasão escolar ocorridas nos seus cursos de graduação presencial, no período do Reuni, de 2007 a 2012, e após o seu término. Os resultados mostram que na vigência do Reuni, a taxa anual de evasão ao nível da instituição ficou quase inalterada, em torno de 15%, mas, posteriormente, vem apresentando uma crescente elevação. Quando, desagregados por Centro de Ensino, os dados apresentam um panorama ambivalente com diminuição e aumento do fenômeno, e uma quantidade de diplomados menor do que o número dos ingressantes. Em virtude desse fenômeno, as perdas financeiras da instituição giraram em torno de R$ 415 milhões, isso, sem considerar as perdas sociais, fragilizando seus propósitos educacionais, sociais e de desenvolvimento local.<hr/>Abstract The core objective of this study is to analyze dropout rates in higher education through the specific case of the Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil, during the term of the REUNI program. The goal is to demonstrate the economic and social consequences of dropout rates for the university management, for the educational institution and for the society in general. The methodology applied was a retrospective longitudinal study of school dropout rates in undergraduate courses from 2007 to 2012. The results of the study showed economic losses to the institution of about BRL 415 million, as well as social losses. The study concluded that in UFPB, REUNI failed to reduce the dropout rates, weakening the university’s educational, social and economic development purposes.<hr/>Resumen El estudio objetiva analizar la evasión en la educación superior, a través del caso específico de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), por ocasión de la vigencia del Programa REUNI. La idea es demonstrar las consecuencias económicas y sociales de la evasión para la gestión universitaria, para la institución educativa y para la sociedad de forma general. La metodología aplicada fue un análisis documental de la situación de la evasión en la UFPB y estudio longitudinal retrospectivo de las tasas de evasión escolar ocurridas en sus cursos de graduación presencial, en el período del REUNI, de 2007 a 2012, y después de su término. Los resultados muestran que en la vigencia del REUNI, la tasa anual de evasión a nivel de la institución quedó casi inalterada, en torno al 15%, pero, posteriormente, viene presentando una creciente elevación. Cuando, desagregados por Centro de Enseñanza, los datos presentan un panorama ambivalente con disminución y aumento del fenómeno, y una cantidad de diplomados menor que el número de los ingresantes. En virtud de ese fenómeno, las pérdidas financieras de la institución giraron en torno a R $ 415 millones, eso, sin considerar las pérdidas sociales, debilitando sus propósitos educativos, sociales y de desarrollo local. <![CDATA[La evaluación de liderazgo educativo: una prueba basada en la competencia-complejidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300890&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This study is focused on the validation of a leadership test, based on a complex model of leadership skills, as a tool for assessing teacher’s educational competence, viewed as important in conduting adolescent and adult learning classes. Its specific purpose is to establish the norms and interpretation criteria for the test, in educational contexts. The model highlights the skills for leadership effectiveness, in a definite cultural setting, the Academy of East Timor National Police, viewing leadership as an essential way of steering human systems. The postulates of the model hypothesize the positivity of leadership as a result from an appropriate combination of power and information, while executing the fundamental activities of dinamizing and controlling the performance and results of the learning ativities. The test was applied to a sample of trainees in an educational military context, the Academy of East Timor National Police. The results of their evaluations on each competence for leadership effectiveness were valid and reliable. Nevertheless, the authors plan to test this tool in other specific contexts, in order to complete the evaluation of the leadership complex set of competences required by educational contexts.<hr/>Resumo Este estudo valida um teste de liderança, baseado em um modelo complexo de habilidades de liderança, como uma ferramenta útil para avaliar a competência educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo específico do estudo foi estabelecer as normas e os critérios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da liderança, em um ambiente educacional, visando a liderança como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da liderança como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competência para a eficácia da liderança foram válidos e confiáveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos específicos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competências exigido pelos contextos educacionais.<hr/>Resumen Este estudio se centra en la validación de una prueba de liderazgo, basada en un modelo complejo de habilidades de liderazgo, como una herramienta para evaluar la competencia educativa de los docentes, considerada importante en la adaptación de las clases de aprendizaje de adolescentes y adultos. Su propósito específico es establecer las normas y los criterios de interpretación para la prueba, en contextos educativos. El modelo destaca las habilidades para la efectividad del liderazgo, en un entorno cultural definido, la Academia de la Policía Nacional de Timor Oriental, viendo el liderazgo como una forma esencial de dirigir los sistemas humanos. Los postulados del modelo tienen como hipótesis la positividad del liderazgo como resultado de una combinación apropiada del uso de poder y de información, mientras se ejecutan las actividades fundamentales de dinamización y control del rendimiento y los resultados de las actividades de aprendizaje. La prueba se aplicó a una muestra de solicitantes en un contexto militar educativo, aprendices de la Academia de la Policía Nacional de Timor Oriental. Los resultados de sus evaluaciones sobre cada competencia para la efectividad del liderazgo fueron válidos y confiables. Sin embargo, los autores planean probar esta herramienta en otros contextos específicos, para completar la evaluación del conjunto de competencias complejo de liderazgo requerido por los contextos educativos. <![CDATA[Sistemas de Alerta Temprana para estudiantes en riesgo de abandono de la Educación Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300944&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen La incorporación masiva de estudiantes a la educación superior en Latinoamérica conlleva el desafío, dada la gran presencia de estudiantes vulnerables, que derivan en una alta probabilidad de no finalizar sus estudios. Los avances en estrategias y acciones pro retención, tras cuatro décadas de desarrollo teórico-práctico de este ámbito, han dado origen a sistemas de alerta temprana para identificarles oportunamente y adoptar medidas que reduzcan su riesgo de abandono. El texto, de carácter documental, se adentra en el marco de las crecientes iniciativas pro retención, sistematizando algunos de sus avances como de los retos de la implementación de estas iniciativas.<hr/>Abstract The massive incorporation of students into higher education in Latin America implies a challenge, due to the large presence of vulnerable students, related to a high probability of not finishing their studies. The advances in strategies and actions for retention, after four decades of theoretical-practical development in this area, have generated early warning systems to detect these students in a timely manner and to adopt measures that significantly reduce their risk of abandonment. The text, of a documentary nature, goes into the framework of the growing initiatives for retention, systematizing some of its progress and the challenges of implementing these initiatives.<hr/>Resumo A incorporação massiva de estudantes ao ensino superior na América Latina implica num desafio, devido à grande presença de alunos vulneráveis, que têm uma alta probabilidade de não terminarem seus estudos. Os avanços nas estratégias e ações de retenção, após quatro décadas de desenvolvimento teórico-práticos nessa área, geraram sistemas de alerta antecipado, objetivando detectá-los em tempo hábil e adotar medidas que reduzam significativamente o risco de abandono. O texto, de natureza documental, entra no marco das crescentes iniciativas de retenção, sistematizando alguns de seus avanços como desafios da implementação dessas iniciativas. <![CDATA[El papel de la educación en la realización del capital humano de los jóvenes: análisis filosófico social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300968&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Qualitative changes in social life affect accumulating young people’s knowledge as a basis of human capital. The article aims to explore the role of education in human capital development due to ongoing changes in modern society. The study is based on the theory of human capital explaining an economic approach to human behaviour, which highlights effects of investing in human capital on the country’s socioeconomic development. Schultz’s theoretical framework foregrounds the role of education in realising human capital and the relevant research methods such as content analysis and textual narrative synthesis. The main findings embrace opinions of philosophers from different epochs, ideas on knowledge of society in the XXI century, and the role of education described as the basis of the young population ready for socioeconomic development. The results prove the hypothesis relative to exploring the impact of education and training on the youth’s human capital.<hr/>Resumo Mudanças qualitativas na vida social afetam a acumulação de conhecimento dos jovens como base do capital humano. O artigo pretende explorar o papel da educação no desenvolvimento do capital humano devido às mudanças em curso na sociedade moderna. O estudo baseia-se na teoria do capital humano, explicando uma abordagem econômica do comportamento humano, que destaca os efeitos do investimento em capital humano no desenvolvimento socioeconômico do país. O referencial teórico de Schultz enfatiza o papel da educação na realização do capital humano e métodos de pesquisa relevantes, como a análise de conteúdo e a síntese narrativa textual. As principais conclusões abrangem opiniões de filósofos de diferentes épocas, ideias sobre o conhecimento da sociedade no século XXI e o papel da educação, descrito como a base da população jovem pronta para o desenvolvimento socioeconômico. Os resultados provam a hipótese relativa à exploração do impacto da educação e do treinamento no capital humano dos jovens.<hr/>Resumen Los cambios cualitativos en la vida social afectan el conocimiento acumulado de los jóvenes como base del capital humano. El artículo tiene como objetivo explorar el papel de la educación en el desarrollo del capital humano debido a los cambios en curso en la sociedad moderna. El estudio se basa en la teoría del capital humano que explica un enfoque económico del comportamiento humano, que destaca los efectos de invertir en capital humano en el desarrollo socioeconómico del país. El marco teórico de Schultz destaca el papel de la educación en la realización del capital humano y los métodos de investigación relevantes, como el análisis de contenido y la síntesis narrativa textual. Los principales hallazgos abarcan opiniones de filósofos de diferentes épocas, ideas sobre el conocimiento de la sociedad en el siglo XXI y el papel de la educación descrito como la base de la población joven lista para el desarrollo socioeconómico. Los resultados prueban la hipótesis relativa a la exploración del impacto de la educación y la capacitación en el capital humano de los jóvenes. <![CDATA[Evaluación del desarrollo de la personalidad moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000301004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo avalia o Desenvolvimento da Personalidade Moral de crianças de 7 anos. Hipótese: é possível favorecer o desenvolvimento da personalidade moral. Decidimos avaliar como esse desenvolvimento acontece. Avaliamos esse processo em alunos de segundo ano que sabiam ler, em uma escola pública. Apresentamos quatro virtudes aos alunos: amizade, temperança, perseverança e justiça. O objetivo da pesquisa foi avaliar como crianças podem aprender a viver de acordo com as virtudes. A fundamentação teórica está na filosofia de Aristóteles e na teoria da personalidade de Jung. A abordagem metodológica foi o Método Sucupira Lins para pesquisa-ação com comprometimento. Construímos um material – Ethos – que é um conjunto de figuras e histórias para serem analisadas por crianças. As crianças discutiram sobre o comportamento dos personagens e debateram possibilidades de conclusões se estes tivessem respeitado as quatro virtudes. Eles gostaram do material – Ethos – e aprenderam a se comportar de acordo com as virtudes. Dados mostram que as crianças podem desenvolver a personalidade moral por meio desse material.<hr/>Abstract This paper assesses the Development of Moral Personality of seven-year-old children. The hypothesis is that it is possible to improve the development of moral personality and we decided to evaluate how this development happens. We evaluated this process in first graders who could already read in a public school. We presented them four virtues: friendship, temperance, perseverance and justice. The objective of this research was evaluate how children can learn to live according these virtues. Theoretical foundation was the philosophy of virtues of Aristotle and the personality theory of Jung. The methodological approach was Sucupira Lins Method for action research with great commitment. We have built a material – Ethos – which is a set of pictures and stories to be analyzed by children. Childen had discussed about the behavior of characters and they debated the possibilities of the conclusions if they had respected the four virtues. They enjoyed the material – Ethos - and have learnt to behave according the virtues. Data show that children can develop moral personality through this material.<hr/>Resumen Hipótesis Este artículo evalúa el Desarrollo de la Personalidad Moral de niños de 7 años. : es posible favorecer el desarrollo de la personalidad moral. Decidimos evaluar cómo ocurre este desarrollo. Evaluamos este proceso en alumnos de segundo año que sabían leer, en una escuela pública. Presentamos 4 virtudes a los alumnos: amistad, temperancia, perseverancia y justicia. El objetivo de la investigación fue evaluar cómo los niños pueden aprender a vivir de acuerdo con las virtudes. La fundamentación teórica está en la filosofía de Aristóteles y en la teoría de la personalidad de Jung. El enfoque metodológico fue el Método Sucupira Lins para investigación-acción con compromiso. Construimos un material – Ethos – que es un conjunto de figuras e historias para ser analizadas por niños. Los niños discutieron sobre el comportamiento de los personajes y debatieron posibilidades de conclusiones si éstos hubieran respetado las cuatro virtudes. A ellos les gustó el material - Ethos - y aprendieron a comportarse de acuerdo con las virtudes. Los datos muestran que niños pueden desarrollar la personalidad moral a través de ese material. <![CDATA[La enseñanza de las Ciencias Sociales: un diagnóstico a partir de las memorias, reflexiones y expectativas de profesores de enseñanza primaria en formación inicial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000301021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las concepciones que del profesorado de Educación Primaria en formación inicial de España (alumnado de entre 6 y 12 años) sobre las Ciencias Sociales escolares y su enseñanza-aprendizaje a partir de sus recuerdos, reflexiones y expectativas. Se realiza un estudio descriptivo-interpretativo de corte cualitativo con una muestra de 240 participantes a partir de un cuestionario de siete preguntas abiertas. Los resultados señalan que sigue primando una metodología tradicional donde el profesorado tiene un papel activo y el alumnado pasivo, y donde el eje central del trabajo del aula lo orienta el libro de texto, con una evaluación final orientada a la superación del examen. En cuanto contenidos, se relaciona la Historia con la teoría, mientras que la Geografía lo hace con la práctica. A pesar de la influencia que sigue teniendo el modelo tradicional, el profesorado en formación inicial declara no querer reproducir el modelo vivido en las aulas pues consideran que hay otras formas de enseñar más acordes a las necesidades sociales actuales.<hr/>Resumo Este artigo tem por objetivo analisar as concepções apresentadas por professores do ensino primário da Espanha em formação inicial, sobre as Ciências Sociais e seu ensino e aprendizagem, a partir de suas memórias, reflexões e expectativas. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, envolvendo uma amostra de 240 participantes, que responderam a um questionário contendo sete questões abertas. Os resultados indicam que ainda prevalece uma metodologia tradicional, em que os professores têm um papel ativo e os estudantes, passivo, sendo o trabalho em sala de aula orientado pelo livro didático e o sucesso em uma avaliação final. Quanto ao conteúdo, a História relaciona-se com a teoria e a Geografia, com a prática. Apesar da influência que continua tendo esse modelo tradicional, os professores em formação inicial afirmam não querer reproduzir o modelo que vivenciaram como alunos pois consideram que há outras maneiras de ensinar, mais condizentes com as necessidades sociais atuais.<hr/>Abstract This article aims to analyze the conceptions of primary education teachers in initial training in Spain about the school of Social Sciences and their memories, reflections and expectations about the teaching-learning process. A descriptive-interpretative qualitative study was carried out with a sample of 240 participants based on a questionnaire of seven open-ended questions. The results indicate that the traditional methodology continues to prevail where teachers play an active role and students play a passive role, and where the central axis of classroom work is oriented by the textbook, with a final evaluation aimed at passing the exam. In terms of content, history is related to theory, while geography relates to practice. In spite of the influence that the traditional model continues to have, the teacher in initial formation declares not wanting to reproduce the model lived in the classrooms, because they consider that there are other ways of teaching more in line with current social needs. <![CDATA[Un estudio de los resultados académicos obtenidos por municipios de Paraíba en los años 2011, 2013 y 2015]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000301038&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Education is a crucial factor in the behavior and development of a society. For this reason, it is important to analyze the dynamics of the public sector in the provision of education services. Within this context, the present study aims to analyze the efficiency of the municipal expenses of Paraíba in terms of its basic elementary education. To this end, a stochastic frontier model was used, taking as a result the scores obtained in the Index of Development of Basic Education (IDEB) in the years 2011, 2013, and 2015. The results demonstrated that all indicators are statistically accepted and that the variables “age-grade distortion,” “higher education teachers,” and “number of computers per student” were consistent with the literature. Expenditure has a negative effect on educational performance, suggesting that municipalities in Paraíba are inefficient in allocating resources.<hr/>Resumo A educação é um fator crucial no comportamento e desenvolvimento de uma sociedade. Por esse motivo, é importante analisar a dinâmica do setor público na prestação de serviços de educação. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a eficiência das despesas municipais da Paraíba em termos de ensino fundamental básico. Para tanto, utilizou-se um modelo de fronteira estocástica, tendo como resultado as pontuações obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos de 2011, 2013 e 2015. Os resultados demonstraram que todos os indicadores são estatisticamente aceitos e que as variáveis “distorção idade-série”, “professores do ensino superior” e “número de computadores por aluno” foram consistentes com a literatura. As despesas têm um efeito negativo no desempenho educacional, sugerindo que os municípios da Paraíba são ineficientes na alocação de recursos.<hr/>Resumen La educación es un factor crucial en el comportamiento y el desarrollo de una sociedad. Por esta razón, es importante analizar la dinámica del sector público en la provisión de servicios educativos. En este contexto, el presente estudio tiene como objetivo analizar la eficiencia de los gastos municipales de Paraíba en términos de su educación primaria básica. Para ello, se utilizó un modelo de frontera estocástica, tomando como resultado los puntajes obtenidos en el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB) en los años 2011, 2013 y 2015. Los resultados demostraron que todos los indicadores son estadísticamente aceptados y que las variables “distorsión por edad”, “maestros de educación superior” y “cantidad de computadoras por estudiante” fueron consistentes con la literatura. El gasto tiene un efecto negativo en el rendimiento educativo, lo que sugiere que los municipios de Paraíba son ineficientes en la asignación de recursos. <![CDATA[Egresados: una visión general de la trayectoria de graduados en Educación del Instituto Nacional para Sordos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000301084&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This study focuses on the trajectory of graduates from the Instituto Nacional de Educação de Surdos (National Institute for the Education of the Deaf) – INES. It aims at analysing the career development and academic outcomes of students who followed Education degree courses at the INES. One of the objectives of our research was to assess the relationship between these students’ degree courses and graduate follow-up. As a survey tool, we used a bilingual online questionnaire (BSL – Brazilian Sign Language – and Portuguese Language), comprising multiple choice and essay questions, designed for 41 graduates in Education, who obtained their degrees between 2009 and 2016. The majority of the participants were mixed-race women, with no hearing disability, average age of 37, and a monthly income of 3 to 4 minimum wages. The analysed data reveals that more than 90% of the graduates regarded their INES degree courses as good or excellent. In relation to the content of these degree courses, twelve categories were considered rather unsatisfactory, and the most criticised of all was the “curriculum”. Other topics frequently criticised were: the lack of BSL modules in the curriculum, the standard of teaching, lack of modules related to deafness, internship and materials available.<hr/>Resumo O presente estudo trata do percurso de egressos(as) do curso de graduação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O estudo procurou analisar o tipo de resultado profissional e acadêmico que o curso em tela produz. Nesse sentido, um dos objetivos da pesquisa foi o de relacionar o curso e a vida acadêmica com a empregabilidade no mercado de trabalho. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online (Libras e Português), composto por perguntas multiopcionais e dissertativas, direcionado a 41 egressos graduados em Pedagogia, titulados no período entre 2009 e 2016. Os resultados mostraram a predominância de ouvintes, mulheres, de cor parda e idade média de 37 anos, com renda mensal de 3 a 4 salários mínimos. A análise dos dados evidencia que mais de 90% dos(as) egressos(as) atribuíram conceito bom ou ótimo ao curso de graduação concluído no INES. Na análise de conteúdo, foram consideradas 12 categorias de maior insatisfação dos egressos e, dentre elas, a mais comentada foi “currículo”. Outros aspectos igualmente comentados, mas com menor frequência, foram: inclusão de disciplinas de Libras, qualidade docente, disciplina da área da surdez, estágio e produção de materiais didáticos.<hr/>Resumen Este estudio se centra en la trayectoria de los egresados del Instituto Nacional de Educación de Sordos (INES). Su objetivo es analizar el desarrollo profesional y los resultados académicos de los estudiantes que siguieron cursos de Educación en el INES. Uno de los objetivos de nuestra investigación fue evaluar la relación entre estos cursos de grado de los estudiantes y el seguimiento de posgrado. Como herramienta de encuesta, utilizamos un cuestionario en línea bilingüe (BSL - Lenguaje de Señas Brasileño - y Lengua Portuguesa), que comprende preguntas de opción múltiple y de ensayo, diseñado para 41 graduados en Educación, que obtuvieron sus títulos entre 2009 y 2016. La mayoría de los participantes era de origen étnico mixto, mujeres, de color pardo, con una edad promedio de 37 años, y un ingreso mensual de 3 a 4 salarios mínimos mensuales, y sin discapacidad auditiva. Los datos analizados revelan que más del 90% de los graduados considera que sus cursos de INES son buenos o excelentes. En relación con el contenido de estos cursos de grado, doce categorías se consideraron bastante insatisfactorias, y la más criticada de todas fue el “plan de estudios”. Otros temas frecuentemente criticados fueron: la falta de módulos de BSL en el plan de estudios, el estándar de enseñanza, la falta de módulos relacionados con la sordera, pasantías y materiales disponibles. <![CDATA[Plan de Desarrollo de la Educación y Plan de Acciones Articuladas: interferencias y contradicciones del Plan de Acciones Articuladas en la gestión de los sistemas municipales de enseñanza en Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000301108&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa as interferências do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás. A pesquisa utiliza como metodologia de coleta de dados a análise documental, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com secretários municipais de educação. Os resultados demonstram as relativas interferências do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas e na constituição de práticas de planejamento educacional nos municípios, bem como as contradições concernentes à perspectiva de gestão e planejamento contida no PAR no contexto dos sistemas municipais de ensino.<hr/>Abstract The article analyzes the interference of the Education Development Plan and the Articulated Action Plan (PAR) in the management of municipal education systems in Goiás, Brazil. Data collection was made by documentary analysis, means of application of questionnaires and half-structured interviews. The results demonstrate the relative interference of the Articulated Action Plan on management systems and the constitution of educational planning practices in municipalities, as well as the contradictions concerning the perspective of management and planning contained in the PAR in the context of municipal education systems.<hr/>Resumen El artículo analiza las interferencias del Plan de Desarrollo de la Educación y del Plan de Acciones Articuladas (PAR) en la gestión de los sistemas municipales de enseñanza en Goiás. La investigación utiliza como metodología de recolección de datos el análisis documental, la aplicación de cuestionarios y la realización de entrevistas semiestructuradas con secretarios municipales de educación. Los resultados demuestran las relativas interferencias del Plan de Acciones Articuladas en la gestión de los sistemas y en la constitución de prácticas de planificación educativa en los municipios, así como las contradicciones concernientes a la perspectiva de gestión y planificación contenida en el PAR en el contexto de los sistemas municipales de enseñanza.