Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020240001&lang=es vol. 40 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[What do we know about training teachers in the context of educational disputes in Brazil?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo apresenta reflexões acerca da Formação de Professores/as no Brasil, no contexto das disputas educacionais, suas políticas de formação e as implicações no fazer docente, compreendendo a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e da docência em ato. Neste sentido, este ensaio visa explanar, ancorado em uma proposta qualitativa, alguns processos que marcam a trajetória da história da educação com o objetivo de problematizar a Formação de Professores/as no Brasil, considerando esta como destaque no cenário de disputas e conflitos no campo educacional. Nossa reflexão se pauta na possibilidade de pensar uma formação voltada para o desenvolvimento de professores reflexivos na busca por ressignificar a prática docente, diminuindo assim as polaridades ainda presentes na área em debate. Para discutir o conceito de saberes docentes, contamos com as colaborações de Roldão e Tardif. Consideramos colaborar para a reflexão sobre uma formação de/com professores centrada na concepção do/a professor/a como um adulto em formação capaz de tecer conhecimento através de suas práticas.<hr/>ABSTRACT This article presents reflections about teacher education in Brazil in the context of educational disputes, training policies and the implications in teaching, understanding the multidimensionality and complexity of training processes and teaching in action. In this sense, this essay aims to explain some processes that mark the trajectory of the history of education, aiming at problematizing teacher education in Brazil considering it as a highlight in the scenario of disputes and conflicts in the educational field. Our reflection is based on the possibility of thinking about a training focused on the development of reflective teachers in the search to signify teaching practice, thus reducing the polarities still present in the area under debate. To discuss the concept of teaching knowledge we count on the collaborations of Roldão and Tardif. We consider collaborating for the reflection on a teacher training centered on the conception of the teacher as an adult in training capable of building knowledge through hers/his practices. <![CDATA[Are there teachers listening? The becoming-question of a child who teaches how to teach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100122&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais - a Lara, o Luiz e o Tomás - e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos - entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem -, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima.<hr/>ABSTRACT The present writing was born in an irradiation from experiences with three real children - Lara, Luiz, and Tomás - and the inspiration of a fictional child. We started with two questions of children about the tension that crosses the inside and outside of thinking, seeking to break barriers between a thinking subject and a surrounding world. We owe this break to Jose Gil (2009), to his becoming-child of thinking, which brings a becoming-animal and a becoming-question of writing. We thus start from the inspiration brought by the fictionalized boy in a short story by Mia Couto (2021), who experiences listening as divergence and difference and challenges adult-centric forms of exclusion and repression. We then listen to the questions of two children, posing us the challenge of equating an inside and an outside of thinking. We move on to an experience of encountering the outside as distance without measure, which dismantles the division between an individuality and its surroundings. We end as we began - between the voices that are heard and the words that are said - finding in the affectivity of the child’s body an opening to the irradiation of the intensities of the world. It maybe, who knows, a perspective to (re)think about teacher education and, in particular, the place of listening in it. The exercise is a teaching invitation to the teachers to listen to expressions of a childlike philosophizing that set in motion the other side of thought as its most intimate power. <![CDATA[Curriculum conceptions expressed in the pedagogic projects for initial training of rural teachers in the Amazon]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100123&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse estudo responde ao seguinte problema: quais são as concepções de currículo de formação inicial de professores do campo expressas nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) oferecidos por universidades federais da Região Norte do Brasil? Analisou-se as concepções de currículo identificadas nas referências teóricas de base para a definição da concepção de currículo que orientaram os PPCs, bem como os conceitos e princípios que os estruturam. O objetivo é analisar que concepções de currículo apresentam os PPCs de Formação Inicial de Professores do Campo oferecidos na Amazônia. Trata-se de uma pesquisa documental fundamentada em Apple (1999), Gimeno Sacristán (2000), Quijano (2005), Freire (2011) e Arroyo (2019). A metodologia correspondeu a três fases: 1. Mapeamento dos PPCs de sete universidades federais da Região Norte do Brasil; 2. Descrição e análise destes; e 3. Produção de relatório de pesquisa. As concepções de currículo expressas nos PPCs analisados vinculam-se às concepções críticas de currículo advindas principalmente de referências teóricas marxistas, freireanas e decolonizadoras. Alguns PPC omitem as referências teóricas nas quais se fundamentam. Em contrapartida, em todos os PPCs analisados constam um quantitativo robusto de referências legais, o que evidencia uma preocupação maior com a prescrição legal do que com a fundamentação teórica. Observou-se também uma polifonia teórica nos PPCs visto que autores de perspectivas teóricas muito distintas configuram como referências em um mesmo PPC.<hr/>ABSTRACT This study responds to the following problem: what are the conceptions of the initial training curriculum for rural teachers expressed in the Curricular Pedagogical Projects (PPCs) offered by federal universities in the Northern Region of Brazil? The curriculum concepts identified in the basic theoretical references for defining the curriculum conception that guided the PPCs were analyzed, as well as the concepts and principles that structure them. The objective is to analyze the curriculum concepts presented by the PPCs for Initial Training for Rural Teachers offered in the Amazon. This is documentary research based on Apple (1999), Gimeno Sacristán (2000), Quijano (2005), Freire (2011) and Arroyo (2019). The methodology corresponded to three phases: 1. Mapping the PPCs of seven federal universities in the Northern Region of Brazil; 2. Description and analysis of these; and 3. Production of research report. The conceptions of curriculum expressed in the PPCs analyzed are linked to critical conceptions of curriculum arising mainly from Marxist, Freirean and decolonizing theoretical references. Some PPCs omit the theoretical references on which they are based. On the other hand, all the PPCs analyzed contain a robust number of legal references, which highlights a greater concern with legal prescription than with theoretical foundations. A theoretical polyphony was also observed in the PPCs since authors from very different theoretical perspectives serve as references in the same PPC. <![CDATA[The institutional action of the Prosecution Office to advance the quality of basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100124&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo busca identificar como o Ministério Público atua no tema da qualidade da educação básica, considerando que se trata de uma instituição que vem se consolidando enquanto ator relevante para a exigibilidade do direito à educação. Para tanto, analisa o conteúdo de 574 procedimentos administrativos coletados nos portais da transparência do Ministério Público de nove estados que possuem em seus planejamentos estratégicos objetivos relacionados à promoção da qualidade da educação básica: Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os procedimentos foram analisados em 13 temas, nos quais se percebeu centralidade das discussões em torno de condições objetivas de qualidade, como infraestrutura, número de alunos por turma, observância de horas atividade e corte etário, existência de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PCCI), entre outros. Conclui-se que a instituição prioriza em sua atuação questões objetivas e intraescolares, com pouca ênfase em elementos como a participação social e conhecimentos técnicos especializados da área da educação, assumindo uma análise dogmático-normativa da qualidade da educação básica.<hr/>ABSTRACT The present article aims to identify how the Public Prosecutor’s Office operates in the field of basic education quality, considering it as an institution that has been consolidating itself as a relevant actor in enforcing the right to education. To achieve this goal, the content of 574 administrative proceedings collected from the transparency portals of the Public Prosecutor’s Office in 9 states was analyzed. These states have objectives related to the promotion of basic education quality in their strategic plans: Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, and Rondônia. The proceedings were examined in 13 themes, revealing a central focus on discussions around objective conditions of quality, such as infrastructure, student-to-teacher ratio, adherence to activity hours and age cutoff, the existence of Specialized Educational Assistance (SEA), and Fire Prevention and Protection Plan (PCCI), among others. It is concluded that the institution prioritizes objective and intra-school issues in its actions, with little emphasis on elements such as social participation and specialized technical knowledge in the field of education, assuming a normative-dogmatic analysis of basic education quality. <![CDATA[The offer of teacher education programs in the state of São Paulo after the expansion of the federal institute]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo analisa o oferecimento de licenciaturas no estado de São Paulo após a ampliação de campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem como objetivo examinar o crescimento dos cursos destinados à formação de professores no modelo de IF e o seu alcance nesse estado em comparação às demais instituições de educação superior (IES). O texto é resultado de estudo que analisou dados estatísticos, documentos e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com gestores que participaram da elaboração do projeto de desenvolvimento dos Institutos Federais (IFs) em âmbito governamental. Verificou-se a concentração de cursos de licenciatura nas regiões metropolitanas, sobretudo via IES privadas, mas também se revelou a presença mais notável na atuação das instituições públicas em regiões do interior. Engloba, ainda, um balanço da avaliação de cursos de licenciatura ministrados em São Paulo, tomando-se como base o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A abertura de novas licenciaturas do IFSP ocorreu sobretudo no interior paulista, o que permitiu a expansão da formação docente com padrão de qualidade referenciada em algumas regiões antes carentes de instituições públicas. Por fim, constatou-se destaque da instituição na oferta, principalmente, de licenciaturas em Física, Química e Matemática.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes the offer of teacher education programs in the state of São Paulo after the expansion of campuses at the the Federal Institute of São Paulo (IFSP). The objective was to examine the growth of teacher education programs in the IF model and its reach in this state in comparison to other higher education institutions. The paper is a result of a research in which data and official documents were analized and also inteviews were conducted with government managers, about the Federal Institutes (IFs) project. It is observed that there was a concentration of teacher education programs in metropolitan regions, mainly via private HEIs, and a notable presence of public institutions in inland regions. Also, data about evaluation of undergraduate courses taught in São Paulo, are included by means of the Preliminary Course Concept (CPC), an indicator of the National Higher Education Assessment System (Sinaes). It is concluded that the opening of new IFSP degrees took place mainly in the interior of São Paulo allowing the expansion of teacher education with quality standards in some regions that previously lacked public institutions. Finally, the institution was highlighted in the offer, mainly, of degrees in Physics, Chemistry and Mathematics. <![CDATA[Influences of education policy on the Brazilian teacher unionism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100126&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar uma análise das relações entre o sindicalismo docente e a política educacional no Brasil, desvelando as determinações dessa relação na luta pela garantia de uma remuneração justa. Resultado de uma pesquisa mais ampla de Doutorado sobre sindicalismo docente, este texto se fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos do marxismo e se caracteriza por ser um estudo bibliográfico e documental. Com base no estudo realizado, é possível indicar que a luta econômica sindical dos professores é mediada e influenciada pela política educacional, sobretudo aquelas que determinam o financiamento (como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb) e a valorização dos profissionais do magistério (como o Piso Salarial Profissional Nacional - PSPN), condicionando o caráter das lutas e o conteúdo das pautas reivindicativas. Se, por um lado, a aproximação do sindicalismo docente com as políticas educacionais representa um avanço, no sentido de uma carreira docente legislada; por outro lado, contraditoriamente, condiciona o sindicalismo ao ritmo das políticas do Estado.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to present an analysis of the relations between teacher unionism and education policy in Brazil, revealing the determinations of this relation in the fight for the guarantee of a fair remuneration. As a result of a wider Doctoral research on teacher unionism, this text is based on the theoretical and methodological assumptions of Marxism and it is characterized by being a bibliographic and documentary study. Based on the study carried out, it is possible to indicate that the economic struggle of teachers’ unions is mediated and influenced by education policies, especially those that determine the financing (such as the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals - known by the acronym FUNDEB, in Portuguese) and the valorization of teaching professionals (such as the National Professional Salary Floor - known by the acronym PSPN, in Portuguese), conditioning the character of the struggles and the content of the demands. If, on the one hand, the approximation of the teaching unionism with the education policies represents an advance, in the sense of a legislated teaching career, on the other hand, it contradictorily conditions the unionism to the rhythm of the State policies. <![CDATA[Collaborative construction of the BNCC: dissonant voices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100127&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo investigou a participação colaborativa da construção da BNCC sob o olhar das coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Viçosa/MG por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, categorizados, a partir da descrição das percepções e transcrição dos diálogos, e analisados por meio da triangulação com o referencial teórico e com a abordagem do Ciclo de Políticas, metodologia de análise escolhida. Os resultados revelaram que, apesar de as coordenadoras pedagógicas afirmarem boa comunicação com o Ministério da Educação (MEC) e recebimento de convites para a participação na construção da BNCC, elas não acompanharam o processo com os professores, o que pode indicar que a construção colaborativa não aconteceu. Além disso, vozes dissonantes quanto ao processo de elaboração da Base se fizeram presentes na pesquisa. Coordenadoras Pedagógicas, referencial teórico, e discurso do MEC, por vezes, divergiram no que diz respeito à construção e implementação da BNCC.<hr/>ABSTRACT This article aims to investigate the collaborative participation in the construction of The National Common Curriculum of Basic Education (BNCC) from the point of view of the pedagogical coordinators of State Elementary Schools in the city of Viçosa/MG. The data produced were categorized, based on the description of perceptions and transcription of the dialogues, and analyzed through triangulation with the theoretical framework and with the Policy Cycle approach, the chosen analysis methodology. The data produced indicate, despite the pedagogical coordinators claiming good communication with the Ministry of Education (MEC) and receiving invitations to participate in the construction of the BNCC, they did not follow the process with the teachers, leaving evidence that the collaborative construction did not happen. In addition, dissonant voices regarding the process of elaboration of the BNCC are present in the research. Pedagogical coordinators, theoretical framework and MEC discourse sometimes diverge with regard to the construction and implementation of the BNCC. <![CDATA[A decade and a half of law 11.645/08: What has changed in the bachelor’s degrees at Campus Floresta - UFAC?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100128&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto analisa a inserção da temática afro-brasileira e indígena no processo de formação de professores do Campus Floresta, localizado na cidade de Cruzeiro do Sul - Acre, a partir dos Projetos Pedagógicos Curriculares e de componentes curriculares das licenciaturas pertencentes ao Centro de Educação e Letras e ao Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre. Verificou-se se os diferentes cursos de formação docente cumprem o previsto no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais. É um estudo de abordagem qualitativa, ancorado em produções sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08, no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no Plano Nacional de Educação - PNE/2014-2024 e na Base Nacional Curricular Comum. A pesquisa teve como referencial teórico: Silva (2003), Morin (2014), Quijano (2010), Mignolo (2008), dentre outros. Os resultados apontam uma discussão sobre a temática ainda incipiente nos cursos, evidenciando o não cumprimento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais. Percebeu-se a necessidade iminente de reconfiguração dos currículos das licenciaturas, de modo a adequar uma formação docente voltada para essa demanda legal e social.<hr/>ABSTRACT The text analyzes the insertion of Afro-Brazilian and indigenous themes in the training process of teachers at Campus Floresta, located in the city of Cruzeiro do Sul - Acre, based on Curriculum Pedagogical Projects and curricular components of the degrees belonging to the Center for Education and Letters and the Multidisciplinary Center of the Federal University of Acre. It was verified whether the different teacher training courses comply with the provisions of the National Plan for the Implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. It is a study with a qualitative approach, anchored in productions on the laws 10.639/03 and 11.645/08, in the National Plan for the Implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethical-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, in the National Education Plan-PNE/2014-2024 and in the National Common Curriculum Base. The research had as theoretical reference: Silva (2003), Morin (2014), Quijano (2010), Mignolo (2008), among others. The results point to a discussion on the still incipient theme in the courses, showing the non-compliance with the National Plan for the Implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. It was perceived the imminent need to reconfigure the curricula of the teaching degrees, in order to adapt a teacher training focused on this legal and social demand. <![CDATA[School contexts and educational processes in and of rural early childhood education, Abaetetuba, Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100129&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto aborda a educação de crianças, as infâncias e o educar-se como partes do processo de emancipação de seres humanos numa perspectiva humanizadora e de justiça social, para isso tomamos os contextos de duas escolas do campo localizadas no município de Abaetetuba-Pará. Na prática esse ideário se tornou problemático e de luta, por isso este escrito discute sobre a realidade escolar de instituições de ensino situadas em contextos rurais e sobre práticas educativas que perpassam condicionantes administrativos, estruturais e pedagógicos. Sendo tais aspectos relevantes quando se pensa o desenvolvimento integral das crianças, especialmente os processos educativos de estudantes-crianças do e no campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sedimentada em estudo bibliográfico, documental e de campo, autores como Brandão e Borges (2007), Brandão (2015) e Freire (1996; 1981; 2016) serviram de embasamento teórico; assim como documentos legais da legislação educacional municipal e nacional; no aspecto empírico houve diálogo com crianças, lideranças comunitárias e educadores envolvidos com as respectivas escolas. Os dados coletados mostraram que a realidade da Educação Infantil do e no campo ainda carece, e muito, ser qualificada com a garantia dos direitos básicos de um ensino de qualidade, bem como no aspecto curricular e pedagógico em que saberes, conhecimentos e cotidianos possam ser referenciados nos processos e práticas educativas, com modos de educar no espaço rural amazônico em sua diversidade. Nesse último aspecto, algo positivo são os docentes das escolas residirem nos territórios onde se localizam as instituições.<hr/>ABSTRACT The text approaches the education of children, childhood, and self-education as parts of the process of human emancipation from a humanizing and social justice perspective. To this aim, the contexts of two rural schools located in the municipality of Abaetetuba, Pará were taken. In practice, this ideology has become problematic and a matter of struggle. Therefore, this paper discusses the educational reality of educational institutions situated in rural contexts and the educational practices that encompass administrative, structural, and pedagogical constraints. These aspects are crucial when considering the holistic development of children, especially the educational processes of student-children in and of rural areas. This is a qualitative research, based on bibliographic, documentary, and field studies. Authors such as Brandão e Borges (2007), Brandão (2015) and Freire (1996; 1981; 2016) served as theoretical basis. Legal documents from municipal and national educational legislation were also consulted. Empirically, there was a dialogue with children, community leaders, and educators involved with the respective schools. The collected data revealed that the reality of Early Childhood Education in rural areas is still in great need of improvement to ensure basic rights to quality education. This includes the curricular and pedagogical aspects where knowledge and everyday experiences can be referenced in educational processes and practices, considering the diverse rural Amazonian context. In this last aspect, on a positive note, some teachers in these schools reside in the same territories where the institutions are located. <![CDATA[The financing of youth and adult education (EJA): contradictory element of the right to education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100130&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo objetiva refletir sobre o financiamento da Educação de Jovens e Adultos inserida no contexto das políticas neoliberais do Brasil, à luz do materialismo histórico-dialético, baseado nas categorias contradição, mediação e essência/aparência. Fundamenta-se nos marcos legais que tratam do direito à EJA e do financiamento da educação no Brasil, em especial, dessa modalidade. Os estudos de Pollitzer, Besse e Caveing (1954), Afanasiev (1968), Kosik (1969), Di Pierro (2000; 2005), Davies (2004), Oliveira (2007), Amorim (2018), Pinto (2021), entre outros, contribuíram para a discussão. Conclui-se que os impactos das políticas neoliberais no Brasil desvelam o caráter contraditório do financiamento da EJA em relação à concretização das funções para as quais foi criada, uma vez que os recursos financeiros destinados à modalidade são insuficientes para garantir a efetivação do direito à educação.<hr/>ABSTRACT This article reflects on the financing of Youth and Adult Education (EJA) inserted in the context of neoliberal policies in Brazil, in the light of historical-dialectical materialism, based on the problematic categories, mediation and essence/appearance.It is based on the legal frameworks that deal with the right to EJA and the financing of education in Brazil and, in particular, this modality. The studies of Pollitzer, Besse and Caveing ​​(1954), Afanasiev (1968) and Kosik (1969), Di Pierro (2000, 2005), Davies (2004), Oliveira (2007), Amorim (2018), Pinto (2021), among others, wish for discussion. It is concluded that the impacts of neoliberal policies in Brazil reveal the contradictory nature of the financing of EJA in relation to the fulfillment of the functions for which it was created, since the financial resources destined to the modality are insufficient to guarantee the realization of the right to education. <![CDATA[From the history of school cultures to the history of children’s cultures in the paraná in the Nineteenth century: A first approach by means of egodocuments]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100131&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem por objetivo, numa primeira aproximação ao tema, investigar as relações entre a história das culturas escolares e a história das culturas infantis no Oitocentos paranaense, tomando por fontes egodocumentos. Na primeira parte, discute-se como, em termos teóricos e metodológicos, os egodocumentos podem ser utilizados como fontes para a história das culturas escolares e das culturas infantis no Oitocentos bem como delimita-se o corpus documental utilizado neste estudo. Na segunda parte, analisa-se dois aspectos das culturas infantis em diálogo com as culturas escolares: a busca pelo reconhecimento dos pares e do professor no processo de escolarização e a invenção de práticas e espaços de sociabilidade, em forma de brincadeira, inspirados em práticas e espaços de sociabilidade do mundo adulto, por meio de “clubes de faz-de-conta” formados por crianças escolarizadas, com regras e valores sociais próprios. Ao final, encerra-se com considerações, a modo de conclusão.<hr/>ABSTRACT In a first approach to the theme, this paper is aimed at investigating the relations between the history of school cultures and the history of children’s cultures in the nineteenth century in the Paraná based on egodocuments. In addition to delimiting the documentary corpus used in this study, the first part presents a discussion on how, in theoretical and methodological terms, egodocuments may be used as sources for the history of school cultures and children’s cultures in the nineteenth century. The second part presents an analysis of two aspects of children’s cultures in dialogue with school cultures: the search for peer and teacher recognition in the schooling process as well as the invention of practices and sociability spaces in playful ways, inspired by practices and sociability spaces of adulthood through “make-believe clubs” formed by school children, with their own rules and social values. Lastly, considerations are made by way of conclusion. <![CDATA[School failure in the elementary school: analysis of the index difference in the initial and final years]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100132&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta a análise das taxas de reprovação escolar, com especial atenção à caracterização das diferenças entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental. Focou-se no exame de estatísticas educacionais, entre 2009 e 2018, do município de Ivoti, situado no estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, foi possível observar que a reprovação nos anos finais é sempre maior que nos anos iniciais, sendo o 6º ano aquele que concentra os maiores índices. Além disso, pode-se perceber que, após a instituição do ciclo de alfabetização, a reprovação no 3º ano não se tornou expressivamente maior do que a observada até então, no 2º ano do Ensino Fundamental.<hr/>ABSTRACT This article presents the analysis of school failure rates, with special attention to the characterization of differences between the initial and final years of elementary school. The focus was on the examination of educational statistics, between 2009 and 2018, of the municipality of Ivoti, located in the state of Rio Grande do Sul. Thus, it was possible to observe that the disapproval in the final years is always higher than in the initial years, with the sixth year being the one with the highest indices. In addition, it was possible to notice that, after the institution of the literacy cycle, the disapproval in the 3rd year did not become expressively higher than that was observed until then in the 2nd year of elementary school. <![CDATA[Using objective hermeneutics in research on textbooks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100133&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo do artigo é aproximar o aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva (HO) das análises de livros didáticos. Compõe o corpus de pesquisa uma coleção de Português do Ensino Médio aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2018. Com base nos princípios da HO, foram desenvolvidas análises qualitativas junto a uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da área de Educação. Os resultados indicam que o uso do método é adequado aos estudos sobre a materialidade textual dos livros escolares, visto que possibilita a identificação de contradições estabelecidas entre o livro didático e seus referenciais internos (Manual do Professor e gabaritos) e externos (documentos oficiais), assim como uma melhor compreensão do papel exercido por paratextos e elementos iconográficos.<hr/>ABSTRACT The article aims to approach the theoretical-epistemological contribution of Objective Hermeneutics (OH) to research on textbooks. To this end, we analyzed a high school Portuguese language textbook approved by the national school textbook plan in 2018. Based on the principles of HO, qualitative analyses were developed with a multidisciplinary team from the field of Education. The results reveal that the use of the method is appropriate for research on textbooks, since it enables the identification of contradictions established between the textbook and its internal (Teacher’s Book and Answer keys) and external (official documents) referentials, as well as a better understanding of the role played by paratexts and iconographic elements. <![CDATA[Management of Early Childhood Education: challenges, needs and possibilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100134&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre conceitos e campos de atuação da gestão da educação e da implementação de políticas que permitam delimitar o campo da gestão educacional e escolar e oferecer possibilidades para que se possa estabelecer parâmetros e indicadores para monitorar e avaliar a educação infantil. A argumentação caminhará no sentido de delimitar alguns conceitos, distinguir campos de atuação na gestão educacional, problematizar concepções e decisões tomadas no âmbito das políticas para a educação infantil e apresentar o monitoramento e a avaliação como ferramentas importantes para subsidiar a gestão educacional e a gestão das instituições de educação infantil com dados que sejam relevantes para o aprimoramento da qualidade da oferta educativa em creches e pré-escolas, partindo do pressuposto de que não há política municipal de educação infantil que atenda às crianças de forma qualificada, sem que a gestão educacional e a gestão da instituição educativa sejam imbuídas de mecanismos de acompanhamento das ações de avaliação do processo e dos resultados obtidos. Nessa perspectiva, um dos grandes desafios a ser enfrentado é a tradução das políticas formuladas em práticas e ações e o desenvolvimento de processos de acompanhamento e avaliação que garantam o acesso e a oferta de uma educação infantil qualificada.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to present some reflections on concepts and fields of action of education management and the implementation of policies that allow delimiting the field of educational and school management and offer possibilities for establishing parameters and indicators to monitor and evaluate early childhood education. The argumentation will go towards delimiting some concepts, distinguishing fields of action in educational management, problematizing conceptions and decisions taken within the scope of policies for early childhood education and presenting monitoring and evaluation as important tools to subsidize the educational management and management of early childhood education institutions with data that are relevant to the improvement of the quality of educational provision in kindergartens and preschools, assuming that there is no municipal policy of early childhood education that meets children in a qualified way, without educational management and the management of the educational institution being imbued with mechanisms to monitor the actions of evaluation of the process and the results obtained. From this perspective, one of the major challenges to be faced is the translation of the policies formulated into practices and actions and the development of monitoring and evaluation processes that guarantee access to and the provision of qualified early childhood education. <![CDATA[The fake French mission and the teaching of art: notes for an other history]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000100135&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo se volta a um evento bastante difundido e, por vezes, considerado marco fundador do ensino da arte no país - a chamada Missão Francesa - para analisá-lo a partir de um levantamento bibliográfico de fontes heterogêneas e assimétricas. Ancorando-se na noção de arquivo do pensador francês Michel Foucault, propõe-se analisar as formas com que o discurso sobre o ensino de arte presente em 55 periódicos de destaque do campo educacional entre 1996 e 2019 se vale da Missão Francesa e de que maneira esse acontecimento é recontado atualmente. No que diz respeito à polêmica chegada ou não de uma missão salvacionista de artistas franceses ao Brasil novecentista, aparentemente, a questão colonial é reiterada. Assim, a perspectiva de uma educação decolonial nos impulsiona a tensionar as narrativas tidas como oficiais e verdadeiras e nos coloca diante da monocultura branca e eurocêntrica que ainda hoje compõe grande parte da reflexão sobre a história do ensino da arte. Nesse sentido, o artigo traz à baila os discursos sobre a temática e como eles parecem reforçar o olhar colonizador.<hr/>ABSTRACT This article focuses on an event that is widespread and is sometimes considered a foundational milestone in the art teaching in Brazil - the so-called French Mission - to analyze it based on bibliographical research of heterogeneous and asymmetrical sources. Anchored in the French thinker Michel Foucault’s notion of archive, it is proposed to examine how the discourses on art teaching present in 55 prominent periodicals in the educational field, between 1996 and 2019, use the French Mission and how this event is recounted in the present. Regarding the controversy arising or not from a salvationist mission by French artists to nineteenth-century Brazil, apparently, the colonial question is reiterated. Thus, the implications of a decolonial education pushes us to suspect of the narratives considered official and true and places us in front of the white and Eurocentric monoculture that still makes up the discourses around the history of art teaching. In this sense, the present article brings up how the discourses on the subject seem to reinforce the colonizing look. <![CDATA[Childhoods, Social Movements and the City: Urgent Reflections Amid “Compassion Fatigue”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101800&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo aproximar-se do tema amplo infância, movimentos sociais e o urbano e sua relação com processos de formação de professores e professoras e a relação com currículos escolares, os quais, muitas vezes, desconsideram o que há em torno das escolas, desde a creche, e demais formas de organização política e social, como elementos fundamentais a serem desenvolvidos de modo sensível e aprofundado em todos os segmentos educacionais: infância, pobreza, populações indígenas e de rua, vida urbana, processos participativos, patrimônio e cidade, são temáticas que se relacionam na produção da vida de todas as pessoas, desde bebês, que também inventam e produzem as cidades. Não há qualquer intenção de realizar a apresentação do estado da arte ou do conhecimento, mas apenas de tocar em questões importantes e produzir pensamentos sobre elas. Ao final, buscamos orientar a mostra de artigos contidos neste dossiê e que abordam o tema oferecendo contribuições para a continuidade dos debates aqui iniciados.<hr/>ABSTRACT This article aims to approach the broad theme of childhood, social movements and the urban environment and its relationship with teacher training processes and the relationship with school curricula, which often disregard what is around schools , from daycare centers, and other forms of political and social organization, as fundamental elements to be developed in a sensitive and in-depth manner in all educational segments: childhood, poverty, indigenous and street populations, urban life, participatory processes, heritage and the city , are themes that are related to the production of the lives of all people, from babies onwards, who also invent and produce cities. There is no intention to present the state of the art or knowledge, but only to touch on important issues and produce thoughts about them. In the end, we seek to guide the display of articles contained in this dossier and that address the topic, offering contributions to the continuity of the debates started here. <![CDATA[“The world through our eyes and by our voices”: what children say about rights, discrimination and differences, gender, and poverty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101801&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No âmbito do projeto SMOOTH - Educational Common Spaces, Passing through enclosures and reversing Inequalities (Horizonte 2020, Comissão Europeia) e do subprojeto RED - Rights, Equality, Difference - bem como de um posicionamento epistemológico, teórico, metodológico e ético, que coloca em diálogo a Sociologia da Infância e as Ciências de Educação, foi realizada uma pesquisa qualitativa com crianças a frequentarem o 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola pública de Lisboa, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Um objetivo central do Projeto, que se apresenta neste artigo, é analisar, a partir de uma escuta ativa das crianças, as suas conceções sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza, e dos seus sentidos subjetivos vividos/atribuídos. Metodologicamente, através da observação, de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, as suas vozes, e por sua proposta, materializaram-se na publicação de um episódio de podcast. A análise de conteúdo qualitativa permite exercitar a compreensão face ao que as crianças dizem sobre aquelas temáticas, naquilo que priorizaram, refletiram e ignoraram. As suas visões de e sobre o mundo devem ser entendidas a partir das suas biografias e dos seus contextos.<hr/>ABSTRACT In the context of the project SMOOTH - Educational Common Spaces, Passing through enclosures and reversing Inequalities (Horizon 2020, European Commission) and the subproject RED - Rights, Equality, Difference - as well as an epistemological, theoretical, methodological and ethical position, that puts in dialogue the Sociology of Childhood and Education Sciences, a qualitative research was carried out with children attending the 2nd Cycle of Basic Education, in a public school in Lisbon, within the subject of Citizenship and Development. A central aim of the Project, which is presented in this paper, is to analyse, from an active listening of the children, their conceptions about rights, discriminations and differences, gender, and poverty, and their lived/attributed subjective meanings. Methodologically, through observation, semi-structured interviews and focus groups, their voices, and by their proposal, materialised in the publication of a podcast episode. Qualitative content analysis enables us to exercise an understanding of what children say about these themes, what they have prioritised, reflected upon, and ignored. Their views about the world must be understood from their biographies and contexts. <![CDATA[Children’s participation in the public space: proposals for thinking about children’s right to the territory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101802&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo resulta das interrogações levantadas a partir de uma pesquisa participativa com crianças em espaços públicos. A investigação, orientada pela Sociologia da Infância e pelos Estudos Urbanos, oferece um diálogo interdisciplinar entre as duas abordagens teóricas, considerando a infância como uma categoria geracional de valor próprio, constituída por crianças como atores sociais com “direito a uma voz”, reconhecendo que elas têm modos de comunicação e relacionamento e também culturas particulares (Dornelles; Fernandes, 2015; Sarmento, 2003; 2008). Da Análise do Estado da Arte sobre o que tem sido produzido na Sociologia da Infância, quando se fala das questões de participação das crianças, pode-se ver que o conceito de “cidade” é amplamente utilizado quando se discute este tema, mesmo que tais ações nem sempre se realizem no contexto da cidade. Esta perplexidade assumiu contornos mais desafiantes quando olhamos para o espaço no qual decorreu a nossa investigação, pois nos pareceu que a palavra “cidade” não tomava em consideração as características do espaço em análise. Notando que há vários autores no campo do urbanismo e da sociologia, que têm questionado o conceito de “cidade”, propondo algumas reflexões sobre ele e trazendo à discussão outros conceitos como “território”, discutiremos a importância de utilizar o conceito de território em vez de “cidade” para sermos mais precisos, salvaguardando a participação de todas as crianças, independentemente do contexto em que vivem, ajudando a ultrapassar a sua invisibilidade geográfica/social.<hr/>ABSTRACT This paper results from a participatory research with children in public spaces. The research, guided by a framework based on the Sociology of Childhood and the Urban Studies, offers an interdisciplinary dialogue that considers childhood as a generational category of its own worth, constituted by children as social actors with the ‘right to a voice’, recognizing that they have particular modes of communication, relationship and cultures (Dornelles; Fernandes, 2015; Sarmento, 2003; 2008). From the Sociology of Childhood’s perspective, the concept of ‘city’ is widely used when discussing children’s participation, even if such actions do not always take place in the context of the city. It is the case of the space where our research took place, as it seemed to us that the word “city” did not took into consideration the characteristics of the space under analysis. There are several authors in the field of Urbanism who have been questioning the concept of ‘city’, proposing some reflections about it and bringing to the discussion alternative definitions. Likewise, we advocate the importance of using the concept of ‘territory’ instead of ‘city’, in order to be more accurate and to safeguard the participation of all children, regardless of the context in which they live, helping to overcome their geographical/social invisibility. <![CDATA[Niños y niñas como sujetos políticos en la escuela, un caso de participación y conflicto en el marco del proceso constituyente chileno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101803&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Los niños y jóvenes chilenos han sido esenciales para los cambios sociales del país, incluidas las movilizaciones sociales que llevaron a un acuerdo para una nueva constitución. Este artículo busca ahondar en la compleja relación entre las subjetividades políticas de niños y jóvenes y el papel de la escuela en ésta. Nos centramos en un episodio de participación escolar donde hay un conflicto en torno a la violencia que sufren las mujeres. A través del análisis crítico del discurso, analizamos el valor del conflicto en la política y las posibilidades para que la escuela lo integre como una forma de educación ciudadana.<hr/>RESUMO As crianças e os jovens chilenos têm sido essenciais para as mudanças sociais do país, incluindo a mobilização social que contribuíram para o acordo em relação à revisão constitucional. Este artigo procura aprofundar a complexa relação entre as subjetividades políticas de crianças e jovens e o papel da escola nesse processo. Nosso foco é um episódio de participação escolar em que há um conflito relativo à violência sofrida pelas mulheres. Por meio da análise crítica do discurso, analisamos o valor do conflito na política e as possibilidades de a escola integrá-lo como uma forma de educação para a cidadania.<hr/>ABSTRACT Chilean children and youth have been essential to the country’s social changes, including the social mobilizations that led to an agreement for a new constitution. This article seeks to delve into the complex relationship between the political subjectivities of children and young people and the school’s role in this. We focus on an episode of school participation where there is a conflict concerning the violence suffered by women. Through critical discourse analysis, we analyze the value of conflict in politics and the possibilities for the school to integrate it as a form of citizenship education. <![CDATA[Research on childhood, children, and the city in education: research trends and challenges]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101804&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nos últimos anos, a temática que relaciona infâncias, crianças e cidade vem sendo o foco de pesquisas, debates e movimentos sociais, fomentando uma agenda social e acadêmica na defesa do reconhecimento dos sujeitos infantis e seu direito à cidade. Nesse contexto, compreender como esse tema vem sendo dinamizado na Educação, desde a elaboração dos problemas de pesquisa até à produção de dados para posterior análise e seus resultados, torna-se relevante para o fortalecimento desse campo de investigação, bem como para a identificação de possíveis fragilidades e lacunas no panorama investigativo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma metapesquisa realizada a partir da análise de dez pesquisas desenvolvidas na área da Educação, em nível de doutorado, que se debruçaram sobre a temática infâncias/crianças e cidade, indicando tendências e desafios que se tecem, especialmente, quanto a seus objetivos (problemáticas) e a seus enfoques epistemetodológicos.<hr/>ABSTRACT In recent years, the theme of childhoods, children and the city have been the focus of research, debates, and social movements, promoting a social and academic agenda that defends recognizing children as subjects and their right to cities. In this context, understanding how this theme has become dynamic in the educational field, from the elaboration of research problems to the production of data for further analysis becomes relevant to strengthening this field of investigation, and for identifying possible weaknesses and gaps in the investigative panorama. Therefore, the objective of this study is to present the results of a meta-research carried out based on the analysis of ten studies at the doctoral level in the field of education which focused on the theme of childhoods/children and the city, indicating trends and challenges that are woven, especially in terms of their objectives (problematics) and their epistemic-methodological approaches. <![CDATA[Challenges imposed on the work with Landless children in the context of Early Childhood Education in the countryside]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101805&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Por compreender a importância de visibilizar a temática acerca das infâncias, movimentos sociais, currículo e formação, o artigo, alicerçado em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, tem como objetivo focalizar os desafios impostos ao trabalho de educadoras infantis que atuam com as crianças na Educação Infantil do Campo (EIC), em assentamentos de Reforma Agrária. Dentre os dados que integram a pesquisa de doutorado, para este artigo, selecionamos narrativas oriundas de entrevista semiestruturada, realizada com duas educadoras que atuam na EIC. Com os dados, demonstramos que as educadoras compreendem a importância do trabalho que realizam com as crianças, mas evidenciam os desafios e as precariedades estruturais acerca das condições em que este trabalho é realizado, como a falta de apoio e materiais pedagógicos. Evidenciam também a falta de formação continuada por parte dos municípios, ficando sob a responsabilidade do movimento social. O artigo se insere na pauta da EIC e conclama pesquisas, estudos e articulações junto aos órgãos públicos, a fim de visibilizar o campo e sua gente, sobretudo os direitos das crianças aos espaços apropriados em suas comunidades, nos territórios que habitam.<hr/>ABSTRACT By understanding the importance of highlighting the theme of childhood, social movements, curriculum and training, this article, based on Paulo Freire and Mikhail Bakhtin, intends to focus on the challenges imposed on the work of children educators who work with children in Rural Early Childhood Education (EIC) in Agrarian Reform settlements. Among the data from the doctoral research, for this article we have selected narratives from a semi-structured interview with two educators who work in EIC. Data shows that the educators understand the importance of the work they do with the children, but they emphasize the challenges and structural precariousness of the conditions in which this work is carried out, such as the lack of support and teaching materials. They also point to the lack of training on the part of the municipalities, which ends up being the responsibility of the social movement. The article is part of the EIC agenda and calls for research, studies and coordination with public institutions in order to make the countryside and its people visible, especially the rights of children to appropriate spaces in their communities, in the territories they inhabit. <![CDATA[The child in the cultural, socio-political, and educational constitution of agrarian reform settlements: denials and achievements]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101806&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Se a infância não pode ser pensada enclausurada na dimensão cronológica, mais ainda a infância campesina não pode ser concebida reduzidamente. As crianças de assentamentos crescem envoltas na incerteza da posse da terra, se educam na luta, cedo aprendem que a organização coletiva é um caminho para vitória e, ao mesmo tempo, é meio de resistência. O objetivo, para este trabalho, foi o de analisar, através das narrativas orais, os processos de constituição das infâncias campesinas, numa escola no assentamento de Reforma Agrária, em Santaluz, BA. A etnografia visual foi a metodologia que conduziu a investigação, possibilitando o uso variado de técnicas para a construção das análises. Elegemos ainda uma ação interativa, denominada Poteca, desencadeadora das narrativas orais das crianças, famílias e professora. A partir do movimento teórico-conceitual, ampliamos o olhar para a constituição das crianças nos planos sociais, educativos, culturais e políticos. É preciso também perceber que o contexto de luta cotidiana contra o preconceito e a criminalização faz surgir uma dinâmica de produção e autoprodução em que essas crianças se constituem, vivem suas infâncias e afirmam-se como um coletivo culturalmente organizado e produtivo. Essas percepções basearam-se nas histórias narradas durante a investigação, por meio das interações proporcionadas pela Poteca. As experiências orais, após serem registradas, sistematizadas e analisadas, poderão subsidiar as práticas pedagógicas e a construção de currículos que considerem as concepções, os conhecimentos, as culturas e os valores oriundos dos movimentos sociais.<hr/>ABSTRACT If childhood cannot be thought of as confined to the chronological dimension, even more so, rural childhood cannot be conceived in a reduced form. Children in settlements grow up surrounded by the uncertainty of land ownership, are educated in struggle, and learn early on that collective organization is a path to victory and, at the same time, a means of resistance. The aim of this study was to analyze, through oral narratives, the processes of constitution of rural childhoods, in a school in the Agrarian Reform settlement, in Santaluz, BA. Visual ethnography was the methodology that guided the investigation, allowing for the varied use of techniques to construct the analyses. We also chose an interactive activity, named Poteca, which initiates oral narratives from children, families, and teachers. From the theoretical-conceptual movement, we broaden our perspective on the constitution of children in social, educational, cultural, and political realms. It is also necessary to understand that the context of daily struggle against prejudice and criminalization creates a dynamic of production and self-production in which these children establish themselves, experience their childhoods, and affirm themselves as a culturally organized and productive collective. These perceptions were based on the stories narrated during the investigation, through the interactions provided by Poteca. Oral experiences, once they are recorded, systematized, and analyzed, can support pedagogical practices and the development of curricula that take into account the conceptions, knowledge, cultures, and values that originate from social movements. <![CDATA[Chronotopies of the Meeting: childhood, university and social movements]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101807&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto tem por objetivo falar da importância do encontro entre a universidade e os movimentos sociais, tendo por eixo a produção do conhecimento sobre a infância, bem como a sua politização. Inspiradas na obra de Mayana Redin, tensionamos uma história da infância brasileira forjada na luta, uma história dos movimentos sociais contada a partir da participação das crianças, e o olhar acadêmico para a participação das crianças nas lutas sociais. É nesse sentido que nomeamos a discussão como uma “cronotopia de encontros”, na medida em que nos interessam as histórias e o sentido político que atravessam as possibilidades de encontro entre ensino, pesquisa, lutas sociais e crianças. Para isso, pesquisamos produções realizadas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos últimos cinco anos, especificamente no campo dos Estudos da Infância, a fim de observar suas relações com o currículo e a trajetória acadêmica da universidade, que habilita seus pedagogos para a atuação nos movimentos sociais. Como resultado, pontuamos a insipiência e, por outro lado, a urgência de pesquisas nessa convergência de campos, afirmando a importância dos deslocamentos que tais produções provocam nos currículos, na produção socializada do conhecimento, bem como na práxis das lutas cotidianas.<hr/>ABSTRACT This text aims to talk about the importance of the meeting between the university and social movements, focusing on the production of knowledge about childhood, as well as its politicization. Inspired by the work of Mayana Redin, we bring to the fore a story of Brazilian childhood forged in struggle, a story of social movements told from the participation of children, and the academic look at the participation of children in social struggles. It is in this sense that we named the discussion as a “chronotopy of meetings”, to the extent that we are interested in the stories and the political sense that permeate the possibilities of meetings between teaching, research, social struggles and children. To this end, we researched academic productions undertaken at the undergraduate and postgraduate levels of the Faculty of Education of the State University of Rio de Janeiro (UERJ) in the last five years, specifically in the field of Childhood Studies, in order to observe their correlations with the curriculum and the academic trajectory of the university, that prepares its teachers (pedagogos) to work in social movements. As a result, we signal the incipience and, on the other hand, the urgent need for research in this convergence of fields, affirming the importance of the displacements that such productions cause in the curriculum, in the socialized production of knowledge, as well as in the praxis of daily struggles. <![CDATA[Thinking about the city, social movements, and education: contributions of Richard Sennett]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101808&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta um estudo teórico realizado a partir de obras recentes do sociólogo norte-americano Richard Sennett. Em sua trilogia, vinculada ao Projeto Homo Faber, o autor apresenta três conceitos: artesania como um fazer-pensar; cooperação como uma necessidade para rever as relações sociais e políticas; conexões entre construir e habitar. A articulação desses conceitos na perspectiva dos sistemas abertos com ênfase na participação e complexidade pode indicar outros modos de ver, viver e habitar o mundo que sejam mais criativos, empáticos, plurais, estranhos, curiosos e possíveis. Uma ética na qual a inclusão e o respeito são atitudes fundamentais para poder estar e viver seja nas cidades, nas escolas ou nos movimentos sociais.<hr/>ABSTRACT This paper presents a theoretical study made from the recent works of the North American sociologist Richard Sennett. In his trilogy linked to the Homo Faber Project, the author presents three concepts: craft as a making-thinking; cooperation as a necessity to review social and political relations; connections between build and dwell. The articulation of these concepts from the perspective of open systems with an emphasis on participation and complexity may indicate other ways of seeing, living, and dwelling in the world that are the most creative, empathic, plural, strange and curious as possible. An ethic in which inclusion and respect are fundamental attitudes so it is possible to be and to live both in cities, schools, or social movements. <![CDATA[Education in territories and politicies for childhoods: The case of the educating neighborhood (Heliópolis - SP)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101809&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta resultado de pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender e dar visibilidade à experiência do Bairro Educador e a incidência da União de Núcleos de Associações de Moradores de Heliópolis e Adjacências/SP (UNAS) nas Políticas Públicas para as infâncias naquele território. Por meio de pesquisa participante, com observações e registros, além de realização de grupos focais com educadores e lideranças comunitárias da região, buscou-se realizar uma pesquisa com os sujeitos “feito desiguais” (Arroyo, 2010) daquele território. Os achados dos grupos focais com lideranças comunitárias da região envolvidas com ações voltadas às infâncias indicam que o Bairro Educador é fruto de construção coletiva de educação integral e intersetorial, forjado nas transformações curriculares e nas relações articuladas no território de uma escola pública municipal local, aliado às resistências e lutas por moradia e por condições básicas e dignas de vida, com ações conjuntas e coordenadas gestadas do território para as Políticas Públicas, do local para o global, jogando luzes sobre o direito à educação (e à cidade) como perspectivas indissociáveis.<hr/>ABSTRACT The article presents the result of a qualitative research with the objective of understanding and giving visibility to the experience of the Educating Neighborhood and the influence of the União de Moradores de Heliópolis and Adjacências/SP (Union of Residents’ Associations of Heliópolis and Adjacencies/SP - UNAS) in Public Policies for childhoods in that territory. Through participant research, with observations and records, in addition to conducting focus groups with educators and community leaders in the region, we sought to conduct a survey with “unevenly done” (Arroyo, 2010) subjects of that territory. The findings of focus groups with community leaders involved in childhood-oriented actions in the region indicate that the Educating Neighborhood is the result of a collective construction of integral and intersectoral education, forged in curriculum transformations and in the relationships articulated in the territory of a local municipal public school, combined with resistance and struggles for housing and for basic decent life conditions, with joint and coordinated actions conceived in the territory to be part of the Public Policies, from the local to the global, shedding light on the right to education (and to the city) as inseparable perspectives. <![CDATA[Representándonos. Una reflexión situada de ciertos contenidos transversales de las ciencias sociales desde una perspectiva intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101810&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Los contenidos escolares poseen un peso relevante en la conformación de identificaciones en las infancias especialmente aquellos contenidos transversales al sistema, universalizados y que abordan la construcción de identidades. Para abordar este tema, nos focalizaremos en los marcos instituciones y los condicionamientos que el diseño curricular ofrece que puedan intervenir en los procesos de identificación de las niñas y niños indígenas, a partir de materiales transversales al sistema educativo: por un lado, las efemérides escolares, por otro los materiales educativos de la continuidad pedagógica. Metodológicamente, realizaremos un estudio de fuentes actuales, públicas y de acceso libre. Nuestro objetivo último será visibilizar la construcción permanente de la subalternidad de las poblaciones indígenas en los registros educativos masivos, como una forma de aportar a la problematización del lugar otorgado a la diversidad en el campo educativo de las ciencias sociales.<hr/>ABSTRACT School content plays an important role in the shaping of children’s identifications, especially content that is transversal to the system, universalized and that deals with the construction of identities. To address this issue, we will focus on the institutional frameworks and the conditions offered by the curricular design that can intervene in the identification processes of indigenous children, based on materials that cut across the education system: on the one hand, school anniversaries, and on the other, educational materials of the pedagogical continuity. Methodologically, we will carry out a study of current, public and open-access sources. Our ultimate objective will be to make visible the permanent construction of the subalternity of indigenous populations in mass educational records, as a way of contributing to the problematization of the place given to diversity in the educational field of the social sciences.<hr/>RESUMO Os conteúdos escolares têm um peso relevante na formação das identificações das crianças, especialmente os conteúdos que são transversais ao sistema, universalizados e que lidam com a construção das identidades. Para abordar esta questão, centrar-nos-emos nos quadros institucionais e nas condições que a elaboração de currículo oferece que podem intervir nos processos de identificação das crianças indígenas, com base em materiais transversais ao sistema educativo: por um lado, os aniversários escolares, e por outro, os materiais educativos da continuidade pedagógica. Metodologicamente, iremos realizar um estudo das fontes atuais, públicas e de acesso aberto. O nosso objetivo final será tornar visível a construção permanente da subalternidade das populações indígenas em registos educativos de massa, como forma de contribuir para a problematização do lugar dado à diversidade no campo educativo das ciências sociais. <![CDATA[Kaingang Children Urban Spaces: Cultural Learning and Indigenous Sustainability in Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101811&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto aborda a presença de crianças Kaingang com suas famílias, na cidade de Maringá - PR, para a coleta de víveres, produção e comercialização do artesanato. Problematiza-se a redução dos territórios indígenas, o avanço urbano sob áreas tradicionais de caça, pesca e coleta e as novas estratégias indígenas para a sustentabilidade e manutenção sociocultural e linguística dos grupos, com ênfase na educação das crianças. Por meio de pesquisa documental e empírica, buscamos evidenciar que, apesar da existência de uma farta legislação internacional de proteção aos direitos indígenas, incrementada a partir dos anos de 1980, estas populações sofrem preconceito e discriminação nas cidades, locais onde buscam o sustento familiar. Em uma estratégia de resistência e (re)territorialização, as cidades têm se tornado espaços de aprendizagem de crianças indígenas Kaingang que, estando junto às suas famílias, são ensinadas a “ganhar a vida”, mantendo suas identidades e língua preservadas, apesar de toda a exclusão que vivenciam.<hr/>ABSTRACT The text addresses the presence of Kaingang children, along with their families, in the city of Maringá, Paraná, Brazil, for the collection of food, production and sale of handcrafts. It problematizes the reduction of indigenous territories, the urban advancement on traditional hunting, fishing, and gathering areas and new indigenous strategies for the sustainability and sociocultural and linguistic maintenance of those groups, with an emphasis on their children’s education. Through documentary and empirical research, we seek to show that, despite the existence of a plentiful international legislation for the protection of indigenous rights, which was improved from the 1980s onwards, these populations suffer prejudice and discrimination in cities, places where they seek to support their families. In a strategy of resistance and (re)territorialization, cities have become learning spaces for Kaingang indigenous children who, by accompanying their families, are taught to “make a living” and keep their identities and language preserved despite all the exclusion they experience. <![CDATA[Meanings attributed to school education by the Guarani of the Indigenous Land Morro dos Cavalos/SC and the articulation of this right with other struggles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101812&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é fundamentado em pesquisa realizada com crianças indígenas e seus professores a respeito dos sentidos por eles atribuídos à educação escolar e como esta se articula à luta dos povos indígenas pelo reconhecimento de suas culturas e direitos. Utilizam-se como aporte teórico discussões decoloniais em associação com contribuições provindas de estudos sobre educação escolar indígena. Além da etapa dedicada à realização de estudos bibliográficos e documentais, foi realizada pesquisa empírica na Escola Itaty/SC, com emprego de estratégias do método etnográfico, como observação participante, registros fotográficos, conversas informais, entrevistas, desenhos e narrativas orais produzidas sobre estes pelas crianças, com ênfase nestes dois últimos recursos. Os resultados deixam entrever que as experiências educativas destacadas pelas crianças e professores, mesmo quando vinculadas ao contexto escolar, se expandem para além da escola, mobilizando diferentes atores sociais e borrando fronteiras culturais, etárias e identitárias, ao ponto de gestar situações de ensino-aprendizagem agenciadoras de modos plurais e, por vezes insurgentes, de ser criança, adulto, professor, estudante, guarani, ativista, cidadão etc. Conclui-se que conhecer a perspectiva e os anseios dos atores diretamente implicados na educação escolar indígena acerca deste tema é um caminho que pode levar não apenas à compreensão do papel que a escola exerce na perpetuação ou enfrentamento das inúmeras opressões/violências sob as quais vivem as populações indígenas, mas à potencialização da construção da luta política que elas podem empreender em diferentes campos (educação, moradia, território, saúde etc.).<hr/>ABSTRACT This article is based on research with indigenous children and their teachers about the meanings they attribute to school education and how it is linked to the struggle of indigenous peoples for the recognition of their cultures and rights. Decolonial discussions are used as a theoretical contribution, in association with contributions from studies on indigenous school education. In addition to the stage dedicated to carrying out bibliographical studies and analysis of documentary sources, empirical research was carried out at Escola Itaty/SC, using strategies of the ethnographic method, such as participant observation, interviews, photographic records and drawings produced by children, with emphasis on the last two. The results show that the educational experiences highlighted by children and teachers, even when linked to the school context, expand beyond the school, mobilizing different social actors and blurring cultural, age and identity boundaries, to the point of creating teaching-learning situations agents of plural and sometimes insurgent ways of being a child, adult, teacher, student, Guarani, activist, citizen etc. It is concluded that knowing the perspective and aspirations of the actors directly involved in indigenous school education on this topic is a path that can lead not only to raising awareness in society about the role of the school in perpetuating or facing the countless oppressions and violence under which indigenous populations live, but to the potentialization of the resources made available to these populations in their struggles. <![CDATA[Colombian intercultural thought houses: pedagogical practices, indigenous cultures, and transnational reflections]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101813&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As Casas de Pensamentos Interculturais são instituições que visam valorizar as culturas dos diferentes povos indígenas da Colômbia, proporcionando uma educação que mire o fortalecimento das relações interculturais. O objetivo deste artigo é trazer reflexões a respeito das propostas pedagógicas voltadas a crianças de zero a cinco anos, realizadas nesses espaços que ressaltam as lutas dos povos indígenas colombianos em contextos urbanos, mantendo viva a cosmovisão de seus ancestrais. Além disso, ressalta-se que essa proposta pode dialogar e inspirar o cenário brasileiro, especificamente ao que se refere à primeira etapa da educação básica: a educação infantil. Com base nas análises, pode-se destacar que essa experiência colombiana fomenta ações criativas e transgressoras, tensionando a perspectiva de uma visão única acerca das relações, dos espaços físicos, dos conhecimentos partilhados e das práticas educativas vivenciadas.<hr/>ABSTRACT Intercultural Thought Houses are institutions that seek to value the indigenous cultures of Colombia by providing an education that strengthens intercultural relations. This article reflects on the pedagogical proposals developed in these spaces for children from zero to five years old, which highlight the struggles of Colombian indigenous peoples in urban contexts to keep their ancestors’ worldview alive. Moreover, this proposal can dialogue with and inspire the Brazilian scenery, especially regarding Early childhood education. Analysis highlight that this Colombian experience encourages creative and transgressive actions, questioning a single vision perspective about relations, physical spaces, shared knowledges, and educational practices experienced. <![CDATA[Care in fishing communities: reflections on and for the Early Childhood Education curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101814&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No Brasil, desde a primeira década do novo século, existe a preocupação em delinear o significado do cuidado como princípio do currículo e da política da educação infantil. A partir de referenciais da filosofia e de análises históricas e sociológicas, delineia-se o cuidado como relações e ações que têm o outro em vista e se tornam constitutivas do ser, implicando na constituição de cada um e de cada uma. Entre os anos 2021 e 2022, realizamos uma pesquisa de pós-doutorado que buscou aprofundar os significados do cuidado para fazer reflexões sobre o currículo da educação infantil. A ideia do projeto foi considerar o cuidado a partir do prisma dos povos tradicionais e dos movimentos sociais. Para isso, realizamos uma etnografia com uma comunidade de pesca do litoral norte do estado de Alagoas, Brasil. O estudo rebate noções de que os povos tradicionais oferecem um cuidado precário, como considerado pelo colonizador, sendo esse um cuidado mais comunitário, implicando maior liberdade das crianças para circularem pelos espaços da comunidade, e maior autonomia em relação a demandas da vida e para agir conforme curiosidades. Estão na base do cuidado relações de amistosidade sutil que se expressam no silêncio, na economia de palavras e na atenção aos gestos. Consideramos que os currículos na educação infantil precisam incorporar as diferentes formas e significados de cuidar para acolher bebês e crianças, e não subalternizar identidades sociais.<hr/>ABSTRACT In Brazil, since the first decade of this century, there has been a concern as to outlining the meaning of care as a principle of the curriculum and the early childhood education policy. Based on references from philosophy and historical and sociological analyses, care is outlined as relationships and actions that have the other in mind and become constitutive of being, implying the constitution of each person. Between 2021 and 2022, we carried out post-doctoral research that sought to deepen the meanings of care to reflect on the early childhood education curriculum. The idea of the project was to consider care from the perspective of traditional populations and social movements. For this, we carried out an ethnography with a fishing community on the north coast of the state of Alagoas, Brazil. The study refutes notions that traditional people offer precarious care, as considered by the colonizer. In fact, it is just the opposite. Traditional peoples develop community care, implying greater freedom for children to move around community, and greater autonomy in relation to the demands of life and to act according to their curiosities. Subtle friendly relationships that are expressed in silence, economy of words and attention to gestures are at the basis of care. We consider that early childhood education curricula need to incorporate the different forms and meanings of caring for babies and children, and not subordinate social identities. <![CDATA[Educational vulnerability and childhood: interfaces with the street in approximate with the school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101815&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisa-ação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional.<hr/>ABSTRACT The article aims to discuss the issue of vulnerability, broadening its horizons and touching on educational vulnerability with a focus on childhood on the streets. It’s important to understand that educational vulnerability is a factor to be considered in this scenario of protection and guarantees of rights, where thoughts and practices still remain colonizing. For this discussion, it’s necessary to approach the dynamics of children and adolescent living on the streets in the urban context, from the perspective of the politicization of childhood. The problematizations of this article, arising from university extension and action research in the context of Niterói’s public squares in conjunction with the praxis of social workers, come to contribute to other research practices that open the ears to listen to the voices that emerge from the streets, seeking to understand space as an instrument of real childhoods - within urban occupations, abandoned mansions, sheltered in tents and that play and produce life in the streets of the cities in which they occupy. The relations between teacher training, the school and the street urgently need other perspectives and practices, thus constituting childhood as political subjects. We warn that all transformations occur through and through the body. Looking closely at these bodies living on the streets can provide clues about forms of reception and pedagogical practices that reduce vulnerabilities, including education. <![CDATA[The child, city and heritage in the construction of the curriculum and teacher training in early childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101816&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta o projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio: fazeres e saberes das comunidades penedense e eborense”, realizado no município de Penedo, AL, no período de 2018 a início de 2020. Apresenta as premissas do projeto, sua concepção inicial, as etapas realizadas, as metodologias utilizadas, destacando alguns contributos para se pensar no currículo da educação infantil e na formação de seus profissionais. Uma das premissas básicas do projeto é que as referências culturais existentes em ambas as cidades, Penedo e Évora, deveriam ser reconhecidas e valorizadas como recursos imprescindíveis para a educação da criança, a formação dos profissionais e o currículo, assim como para interações e diálogos com famílias e comunidades em geral. As pesquisas e as ações realizadas no âmbito desse projeto dão pistas de como as crianças, a educação infantil e seu currículo podem dialogar com o patrimônio cultural, reconhecendo-o, valorizando-o e potencializando a vivência das crianças em seus territórios de modo a fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento para com a cidade.<hr/>ABSTRACT The article presents the project “The Child, City and Heritage: practices and knowledge about the communities of Penedo and Évora” carried out in the municipality of Penedo, AL, from 2018 to early 2020. It exhibits the premises of the project, its initial idea, the stages carried out, the methodologies used, highlighting some contributions to reflect on the curriculum of early childhood education and the training of its professionals. An important facet of the project is that in both cities, Penedo and Évora, the existing cultural references should be recognized and valued as essential resources for educating children, for training the professionals and shaping the curriculum, as well as for interactions and dialogues with families and communities at large. The research and actions carried out within the scope of this project provide clues as to how children, early childhood education and its curriculum can dialogue with cultural heritage, recognizing it, valuing it and enhancing the experience of children in their territories so as to strengthen the sense of identity and belonging to the city. <![CDATA[Heritage education with children: memories and the production of social representations about the city]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101817&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente texto busca contribuir para o estudo a respeito das representações sociais de crianças sobre a cidade, sendo esta compreendida como material, matriz e artefato cultural e, portanto, legítimo objeto acerca do qual diferentes grupos sociais compartilham e produzem significações. Os Centros Históricos das cidades são possuidores de objetivações pois detêm, em seus espaços, as marcas de acontecimentos históricos, evocam o passado em sua forma de organização específica e contam a memória do lugar. Especificamente, o debate apresentado pretendeu analisar as vivências de crianças no Centro Histórico de Cuiabá, considerando o espaço físico um lugar de memórias, afetos e identidade cultural, sustentado por um projeto representacional associado a diferentes e contraditórios valores historicamente constituídos. Trata-se de um estudo de caso único, ancorado na epistemologia dialógica, que tem, como sujeitos, crianças entre 7 e 11 anos, participantes de um projeto cultural. Para a produção de dados, utilizou-se uma vivência no Centro Histórico de Cuiabá, por meio de um roteiro narrativo. Os dados foram agrupados em episódios e analisados segundo a noção da análise compreensiva. As crianças deste estudo revelaram a constatação do fenômeno do esvaziamento e silenciamento do Centro Histórico e a ruptura do diálogo intergeracional, que tem impedido a reposição da memória social, sendo o Centro Histórico uma testemunha.<hr/>ABSTRACT This text seeks to contribute to the study of children’s social representations of the city, understood as a material, cultural matrix and artifact, and therefore as a legitimate object about which different social groups share and produce meanings. Historic city centers have their own objectifications because their spaces bear the marks of historical events, evoke the past in their specific form of organization, and tell the memory of the place. Specifically, the debate presented aims to analyze the perezhivaniya of children in the Historic Center of Cuiabá, considering the physical space as a memory site, affections and cultural identity, sustained by a representational project associated with different and contradictory historically constituted values. This is a single case study, anchored in a dialogical epistemology, whose subjects are children between the ages of 7 and 11 who participate in a cultural project. The data were collected through a perezhivanie in the historic center of Cuiabá, using a narrative script. The data were grouped into episodes and analyzed according to the concept of comprehensive analysis. The children of this study revealed the phenomenon of the emptying and silencing of the Historic Center and the rupture of the intergenerational dialogue that has prevented the replacement of social memory, with the Historic Center as a witness. <![CDATA[Decoloniality and early childhood education: to think of a pedagogy of childhood]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602024000101818&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O foco temático desse ensaio teórico, ancorado na linguagem, tematiza a criança e a educação infantil desde um discurso decolonial. Problematizar a perspectiva colonial de educação, criança e educação infantil anuncia-se como sua intencionalidade. A problemática pode ser assim formulada: Quais as implicações de uma postura decolonial na educação das crianças da educação infantil? O percurso da reflexão se organiza em três movimentos. O primeiro centra-se nas discussões conceituais dos termos colonial, descolonizar, pós-colonialismo e decolonialidade. O segundo visita o discurso colonial moderno de criança e o ideário pedagógico que o sustenta. E, por fim, um terceiro movimento que tece considerações acerca do discurso decolonial e suas implicações a uma pedagogia para a educação infantil. O percurso reflexivo permite visualizar que os ideários pedagógicos dominantes na educação das crianças são colonizadores. Assim, sustenta-se que uma ruptura na perspectiva colonizadora requer decolonizar o poder; o saber; o ser; o viver, o olhar e o pensamento predominante da educação das crianças, para pensar uma pedagogia decolonial da/para/com a infância.<hr/>ABSTRACT The thematic focus of this theoretical essay, anchored in language, thematizes the child and early childhood education from a decolonial discourse. Problematizing the colonial perspective of education, children and early childhood education is announced as its intentionality. The problem can be formulated as this: What are the implications of a decolonial attitude in the education of early childhood education children? The path of reflection is organized into three movements. The first focuses on conceptual discussions of colonial terms, decolonization, postcolonialism and decoloniality. The second visits the modern colonial discourse of children and the pedagogical heritage that sustains it. And, finally, a third movement that weaves considerations about the decolonial discourse and its implications for a pedagogy for early childhood education. The reflexive path allows us to visualize that the dominant pedagogical idearies in the education of children are colonizers. Thus, it is maintained that a rupture in the colonizing perspective requires decolonizing power; knowledge; the being; the predominant life, gaze and thought of children’s education, to think about a decolonial pedagogy of/to/with childhood.