Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406019930001&lang=en vol. num. 09 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Orientação vocacional: a abordagem tradicional e a possibilidade da superação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao escrever sobre Orientação Vocacional, é impossível prescindir de uma introdução sobre a concepção de Educação que lhe dá respaldo, bem como não há como fugir à discussão sobre a divisão do trabalho na escola, na forma da questão do “especialista”. Pode-se resumir em duas as principais perguntas a serem respondidas: 1. Qual a validade de se falar em Orientação Vocacional dentro da concepção histórico- crítica de Educação? No item III deste artigo intento uma resposta a essa questão: 2. Será coerente pensar a atuação de especialista na escola, dentro dessa concepção? <![CDATA[Anotações para um resgate pedagógico das escolas rurais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na atualidade, as questões educacionais brasileiras, estão, dentro da abordagem sociopolítica, submetidos a duas condições opostas: ou elas demandam uma consideração enquanto fenômeno “de massa” ou elas se incluem em uma configuração problemática “de minorias”. <![CDATA[Ação didática das editoras universitárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como suporte básico para a divulgação dos conhecimentos necessários ao estudo e à pesquisa, o livro foi e tem sido instrumento vital para a instituição universitária. <![CDATA[Educação, comunicação, pesquisa: as razões da sua confluência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Conseqüência de trabalhar como responsável de mais de uma disciplina, ocorreu o achado de algumas convergências significativas no rumo atual da Educação, mais precisamente na Didática, as Ciências da Comunicação e a Pesquisa. <![CDATA[Metodologia do ensino de arte na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tem-se observado em diferentes escolas, quer públicas, quer particulares, na capital, Curitiba, e no interior do Estado do Paraná, que o ensino da Educação Artística deixa muito a desejar. De modo geral, a Educação Artística é vista como uma válvula de escape, ou seja, é considerada um momento de lazer, uma perda de tempo, quando não uma atividade que atrapalha a grade curricular. <![CDATA[As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo constitui uma adaptação de parte do primeiro capítulo de nossa tese de Doutorado em Educação na área de concentração- Metodologia de Ensino, na UNICAMP. <![CDATA[O papel do professor de educação artística]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Refletir sobre o papel do professor de Educação Artística é fundamental quando se procura conhecer essa prática dentro das escolas. O comportamento do professor dessa disciplina atém-se a, pelo menos, duas questões determinantes. Uma refere-se à formação desse professor e outra refere- se ao conceito que esse professor tem de arte e a acepção que ele tem do homem. <![CDATA[Projeto Araucária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en É papel da Universidade implementar ensino, pesquisa e extensão. Face aos problemas e prioridades há um maior investimento nas duas primeiras funções. Em 1985, quatro professores de Psicologia da Educação do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação- DTFE, do Setor de Educação da UFPR, avaliando seu desenvolvimento profissional resolveram ampliar seu encargos e ofertar aos alunos dos cursos de Licenciatura e de Pedagogia, a oportunidade de integrar teoria e prática. <![CDATA[Sessenta anos de manifesto dos pioneiros da educação nova]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Associação Brasileira de Educação nasceu em 1924 com amplo objetivo de “transformar habitantes em povo”. Seus associados acreditavam na educação como “a causa das causas” da qual dependiam “as diretivas da evolução do povo brasileiro”. A ABE, sediada no Rio de Janeiro, expandiu-se gradativamente e - através das Conferências criadas por Fernando Magalhães e da revista Educação- pretendeu nortear a educação brasileira, bem como definir suas diretrizes básicas. <![CDATA[Qualidade em educação: uma questão de consciência crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Antes de se falar sobre qualidade em educação, é necessário se situar, desvendar os termos a que se refere, a fim de que se possa deparar com os mesmos conceitos referenciais. Ao se falar em educação, deve-se pensar em um processo de desenvolvimento de capacidades (morais, físicas, sociais, e emocionais) que visa a interação do indivíduo no contexto social. Deve-se referir, então ao processo de transmissão da cultura elaborada, movimento histórico-dialético. <![CDATA[A formação do professor de II grau, na legislação de 1931 a 1975]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Antes de se falar sobre qualidade em educação, é necessário se situar, desvendar os termos a que se refere, a fim de que se possa deparar com os mesmos conceitos referenciais. Ao se falar em educação, deve-se pensar em um processo de desenvolvimento de capacidades (morais, físicas, sociais, e emocionais) que visa a interação do indivíduo no contexto social. Deve-se referir, então ao processo de transmissão da cultura elaborada, movimento histórico-dialético. <![CDATA[Avaliação diagnóstica do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFPR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Antes de se falar sobre qualidade em educação, é necessário se situar, desvendar os termos a que se refere, a fim de que se possa deparar com os mesmos conceitos referenciais. Ao se falar em educação, deve-se pensar em um processo de desenvolvimento de capacidades (morais, físicas, sociais, e emocionais) que visa a interação do indivíduo no contexto social. Deve-se referir, então ao processo de transmissão da cultura elaborada, movimento histórico-dialético. <![CDATA[Cotidiano e formação de professores: ruptura ou articulação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação de formação de professores e sua atuação no cotidiano escolar constitui, dentre outras, uma das preocupações dos educadores modernos quando consideram o papel desempenhado pelo professor e sua influência em crianças e jovens. Ao considerar essa relação é necessário que se estabeleça a conceituação de alguns termos para que se possa melhor entender o envolvimento, formação e atuação no cotidiano, que implica na praticidade de alguma coisa. <![CDATA[Importância educacional da geografia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A importância da educação geográfica, como a de qualquer dimensão curricular, decorre fundamentalmente da concepção de cidadão que uma sociedade se propõe como referencial de orientação ao processo educativo escolar. <![CDATA[O sim contra o sim]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende relatar uma experiência de ensino/aprendizagem na disciplina de Metodologia do Ensino de Psicologia, descrevendo uma busca pessoal de levantamento de questões acerca do método didático, compreendido este como o que tem por objeto e método de pensamento. <![CDATA[Críticas aos fundamentos filosóficos, sociológicos e históricos do currículo do magistério de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resultante de um estudo realizado no decorrer de 1991, por um grupo de professores do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação do Setor de Educação da UFPR, preocupados com a concepção da pedagogia histórico-crítica adotada pela Secretaria de Estado da Educação, quanto aos fundamentos filosóficos, sociológicos e históricos do Currículo do Magistério de 2º grau, as reflexões ora apresentadas visam a abertura do debate face aos diferentes pontos de vista teórico-práticos na formação do Educador-Pedagogo. <![CDATA[O uso de módulos instrucionais e software no ensino de fisiologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso de módulos instrucionais e software no ensino de fisiologia. <![CDATA[CEAPE: uma idéia concretizada pelo setor de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso de módulos instrucionais e software no ensino de fisiologia. <![CDATA[Avaliação do curso de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601993000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso de módulos instrucionais e software no ensino de fisiologia.