Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406019940001&lang=es vol. num. 10 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O imigrante como parte integrante dos dispositivos legais do ensino da Província do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Brasil, os diversos problemas que envolvem o ensino, não são inerentes aos dias modernos. A falta de recursos financeiros, materiais e humanos, bem como, a permanente preocupação com os currículos para os diferentes graus de ensino, são questões levantadas que remontam ao passado e, ainda, estão presentes na atualidade. Estas dificuldades se alternam nos períodos históricos, ganhando maior ou menor relevância, conforme o tratamento que foi sendo dispensado pelas sucessivas administrações públicas. Em dias atuais, chama-se a atenção na área da educação para a qualidade de ensino, não se descuidando de outros aspectos, importantes para o bom andamento da educação. No passado, os problemas apontados voltavam-se, fundamentalmente, para as mesmas questões, sobressaindo-se certos aspectos que caracterizavam a problemática educacional da época. Essas dificuldades que estavam presentes, em toda a esfera educacional brasileira, foram também enfrentadas pelo Governo do Paraná, na época de sua emancipação política. <![CDATA[O educador do amanhã princípios de uma educação auto- regulatória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura delinear a preocupação de Wilhelm Reich (1898-1957) como o Educador que irá formar as “Crianças do Futuro”. A educação do futuro, para Reich, só pode ser pensada fora dos limites da educação comulsória, em direção ao princípio da auto- regulação. Amor, Trabalho e Conhecimento são as fontes de nossa vida. Deveriam governá-la. (W. Reich). <![CDATA[O conhecimento e a insterdisciplibaridade: primeiras reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este grupo interdisciplinar formou-se a partir de interesses comuns e da necessidade de discutir a sua prática pedagógica dentro do Departamento de Métodos e Técnicas da Educação, do Setor de Educação da UFPR. Embora o primeiro momento fosse gerado pela equipe docente que trabalha no projeto de Alfabetização de Adultos, outros participantes foram se agregando ao grupo inicial. <![CDATA[A função educadora e a dimensão ética da natureza: indagações para uma proposta curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A interrogação diminui o nosso sentimento de certeza sobre como as coisas são, e aumentam o nosso conhecimento de como elas podem ser. <![CDATA[Deficiência: uma questão natural ou social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Primitivamente, o desenvolvimento do homem ligava-se ao fato de ele ver os objetos de sua atividade. O ocium era a teoria, a refexão, a contemplação, enquanto o tripalium era o trabalho prático. O visor gereva a contemplação por isso raciocinava-se sobre o que se via. Se o objeto não estivesse ao alcance dos olhos não se pensava. Então, o ver era o determinante do pensamento. A visão era fundamental, mas apresentou limites. Era preciso superar esses limites (da imagem) e, ao mesmo tempo, desenvolver idéias. <![CDATA[Comportamento humano: interação entre genes e ambiente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Quando grupos humanos são considerados, as simples observação nos convence de que as diferenças na constituição física (por exemplo, cor da pele, altura etc.) são biológicas. Mas há também diferenças em muitos traços comportamentais e estes costumam confrontar o observador com um problema: as diferenças comportamentais são determinadas cultural ou geneticamente? <![CDATA[Respeito se aprende na escola?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nestes tempos em que nos ressentimos de escassez de sujeitos cuja marca seja aquela que caracteriza a autonomia moral, enquanto educadores, é preciso ousar nossa melhor energia amorosa e intelectual no repensar deste tema. Afinal, qual é a essência da moralidade? Moral é matéria que se ensina? Que papel desempenha o adulto nesta aprendizagem? Qual a relação entre o desenvolvimento moral, o intelectual e o afetivo? <![CDATA[Aprovar todos ou reprovar alguns: eis a questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O que pretendo fazer aqui é uma reflexão sobre a questão educacional que se resume no direito à continuidade do processo escola por 4 (quatro) anos, num único ciclo escolar. Primeiramente, passarei a uma interpretação da questão a partir do próprio texto do Decreto, válido para o Estado do Paraná, que institui o assunto. <![CDATA[Os livros didáticos de ciências na Escola Secundaria Brasileira: 1900 a 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos artigos de Lorenz e Barra e Lorenz foram apresentadas informações sobre os livros e materiais didáticos de ciências utilizadas na escola secundária brasileira de 1900 a 1950 e de 1950 a 1970, respectivamente. A falta de dados disponíveis sobre o ensino de ciências na escola secundária pública desde sua fundação oficial em 1837 tornou estes trabalhos valiosos por permitir um estudo dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e de orientação dada aos mesmos naqueles períodos. <![CDATA[O significado do trabalho de Erasmo Pilotto no cenário educacional paranaense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es No segundo semestre de 1993, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Paraná, durante a comemoração da ampliação de suas instalações inaugurou uma placa dourada com o nome do professor Erasmo Pilotto. Este ato quis objetivas o agradecimento da Universidade à doação das treze mil obras que compunham o acervo particular do mestre paranaense e que hoje pertencem ao patrimônio universitário. <![CDATA[Principais linhas epistemológicas contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Ciência e a tecnologia são frutos da cultura moderna e pós-moderna, envolvendo o universo empirista e pragmatista da pesquisa aplicada, daí surge a importância da epistemologia em nossos dias. <![CDATA[Interdisciplinaridade: um novo paradigma do conhecimento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo de concatenar algumas reflexões sobre a questão da interdisciplinaridade responde uma necessidade pessoal, no âmbito da própria necessidade que os profissionais vêm sentido nos seus respectivos campos de trabalho quanto à busca de novos referenciais analíticos e interpretativos frente aos complexos desafios do mundo presente. A bibliografia temática ainda é relativamente escassa, pois a interdisciplinaridade é nova como campo de estudos, a despeito do interesse que vem mundialmente despertando na pesquisa e na Educação. <![CDATA[A Epistemologia Genética em pesquisas sobre o fracasso escolar realizadas na década de 80]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O principal objetivo deste artigo é analisar as pesquisas piagetianas sobre o fracasso escolar, realizadas na década de 80. As análises de tais estudos sugerem que, embora haja uma fidelidade ao pensamento de Piaget, os pesquisadores enfatizam aspectos distintos ao tentarem explicar o fracasso escolar das crianças marginalizadas. <![CDATA[Do fracasso para o sucesso escolar. Sobre a efetiva presença da Psicologia da Educação na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601994000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho contém uma reflexão sobre as possibilidades reais de aplicação na escola brasileira do conhecimento que a Psicologia da Educação já produziu. Nossa reflexão, embora referente ao âmbito de nossa atuação profissional, o Estado do Paraná, pretende ter significado também para o que ocorre, em geral, com a educação brasileira.