Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406019990001&lang=pt vol. num. 15 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos.<hr/>From Chaui’s presuppositions about Brazilian social organization and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its presuppositions and goals are described. <![CDATA[Da adolescência em perigo à adolescência perigosa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da relação intrínseca entre a definição de adolescência e a idéia de delinqüência juvenil pré-existente, tomada de empréstimo da filantropia e dos tratados jurídicos do século XIX, a partir da qual delineou-se a figura do adolescente “ideal”. Resulta da análise de livros e textos da (psico)pedagogia - produzidos entre a primeira década do século XX até os anos setenta -, os quais, por meio de um discurso próprio, traçaram definições e problemáticas, caracterizando cientificamente o surgimento de uma nova subjetividade, a adolescência. Essa pesquisa demonstra ainda alguns deslocamentos posteriores da definição de adolescência - como o rebelde sem causa e o jovem revolucionário - e que, ainda com a criação desses novos personagens, a imagem do adolescente transgressor permaneceu vigente no imaginário social, definindo e determinando os destinos deste sujeito.<hr/>This paper deals with the intrinsic relationship between adoslence definition and juveline delinquence, based upon philanthropy, and Judicial Treaties from the XIX century, from where the “ideal” adolescent was borrowed . It results from an analysis of (Psycho) Pedagogy books and texts from the first decades of the XX century until the seventies - which by using their jargons, designed definitions which led to problematic situations, and so scientifically identified a new ADOLESCENCE. This paper explains why there are late phases of adolescence - as the rebel without a cause and the revolutionary young man - and consequently new characters are created, and the image of the criminal juveline remained in the social imaginary, this defining and procastinating his/her fate. <![CDATA[Estatuto da criança e do adolescente: avaliação histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Estatuto da Criança e do Adolescente completa dez anos de existência e ainda sofre uma série de críticas por parcela da sociedade que ainda resiste à mudança de paradigma em relação à criança e ao adolescente. Para muitos é mais cômodo continuar vendo as crianças e adolescentes como “menores”, ou seja, incapazes de serem sujeitos de sua história. No entanto, tendo por base a Doutrina das Nações Unidas para a Proteção Integral e a Constituição Federal Brasileira, o Estatuto aparece como uma resposta humanitária à injustiça vivida por milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pela precária situação da saúde, da educação, do desrespeito à liberdade, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, possibilitando-lhes ascender ao status de cidadãos.<hr/>The Statute of Children and Teenagers has become 10 years old, and it has been criticized by a society which can’t be submitted to paradigmatic changes concerning children and teenagers. It is very easy to see children and teenagers as “minors”, i.e., not able to be responsible for their history. However, the Statute comes as a humanitarian response to lack of justice suffered by vulnerable children and teenagers, based upon the Doctrine of the United Nations. These children and teenagers are vulnerable due to their poor health and education, lack of respect concerning freedom, dignity and familiar and communitary living conditions. Their Statute is a way of bringing them back to citizen ‘status ‘ <![CDATA[Vulnerabilidade ao abuso de drogas e a outras situações de risco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As situações de risco que envolvem crianças e adolescentes, especialmente as oriundas de famílias de baixa renda, exigem um repensar das estratégias de enfrentamento dos problemas. A Secretaria Municipal da Criança de Curitiba, através da Gerência de Programas Sócio-Preventivos, em parceria com o Setor de Educação da UFPR, se lança a este trabalho. Realizou-se, então, uma pesquisa junto a 2096 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, de ambos os sexos, atendidas nos turnos da manhã e tarde, pelas vinte e nove Unidades PIÁS, pela Casa do Pequeno Jornaleiro e pelas ONGs conveniadas. Assim, são objetivos deste artigo difundir a fase de investigação e socializar algumas das reflexões possíveis desenvolvidas a partir da noção de vulnerabilidade e sua adequação na relação com a situação da infância e da adolescência.<hr/>Risky situations involving children and teenagers, specially the poor ones, required a second thought on strategies to face these problems. The Municipal Children’s Bureau in Curitiba, by means of the Socio-Preventive Managing Programs and the help from the School of Education of the Federal University of Parana, is launching a new task. 2,096 male and female children, from 10 to 17 years old, were researched, during mornings and afternoons by 29 PIÁS Units, the Little Newspaper Children Units and ONG exchange programs. This paper aims at publicizing the investigation period and some possible reflexions about it, from a notion of vulnerability and its appropriateness to children and teenagers at present. <![CDATA[Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.<hr/>Authors have been revising literature on adolescence from a psychoanalytical view, influenced by the analysis of Rouanet’s work ( 1992) and also because extended adolescence is becoming more and more often. The concept of extended or prolongued adolescence, related to some clinical cases such as drug abuse with ethiology attributed to immature extended adolescence has been presented. Nowadays it is very common to find many young adults who postpone the end of their adolescence , influenced by society or even incentivated by the family. Better reflexion concerning changes of social and psychological conditions is a must, and these changes are likely to happen when we accept the fact that we are growing old and dying. In other words, childish attitudes should no longer exist. <![CDATA[Resiliência e vulnerabilidade em crianças que trabalham e vivem na rua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo dos conceitos de resiliência e vulnerabilidade vem sendo enfatizado na literatura em Psicologia, visando explicar a influência destes aspectos no desenvolvimento da pessoa. Fatores de risco e de proteção precisam ser identificados para proceder a esta avaliação. É fundamental que estes estudos sejam desenvolvidos com crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, buscando obter dados que identifiquem os aspectos saudáveis preservados nestes grupos. É importante, ainda, subsidiar programas de fortalecimento para um desenvolvimento psicológico adaptado e de qualidade.<hr/>The study of resiliency and vulnerability concepts has been emphasized in Psychology, aiming at an answer to these two issues, which may influence someone’s development. Factors of risk and protection should be identified. Such studies must be developed when one is dealing with children, teenagers and families living on the streets; healthy aspects which can lead to data should be searched. A stronger and qualified psychological development should be subsidized. <![CDATA[É possível a volta para a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de “invencíveis culturais” é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar.<hr/>This article describes the possibilities of offering education to street boys and girls. The concept “culturaly unbeatable” is essential for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from reality and the way reality is treated in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children leads us to some answers. From experiments, held from 1983 to 1989 , at Aunt Ciata School in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young fellows, in scholastic process, are proposed. <![CDATA[O trabalho infanto-juvenil na sociedade capitalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a questão do trabalho infanto-juvenil e as suas diversas manifestações articulado às relações capitalistas de produção; analisa os dados do IBGE-90, PNAD-90/97, OIT, UNICEF-97; analisa as causas de sua utilização e intensificação durante a revolução industrial e a continuidade do fenômeno na sociedade contemporânea; considera-o como importante no rebaixamento do custo de mão-de-obra e nas vantagens que traz no mercado globalizado; analisa a sua inserção na cadeia produtiva e as formas de exploração, precarização e flexibilização dos direitos; avalia as repercussões que o trabalho infanto-juvenil apresenta para a saúde e desenvolvimento e conclui que a superação da exploração do trabalho infanto-juvenil passa por um novo modelo político-econômico, com base na justiça social.<hr/>The issue of infant-juveline work is discussed and so are the several ways linked to capitalistic production relations. IBGE-90/97, OIT, UNICEF-97 data are analyzed. The causes for the use of this kind of work and its intensification and continuity during the industrial revolution are analyzed. Low costly labor-work and its advantages in a globalized market are found important. This kind of work in a productive chain and its explorations and poor flexibilization of rights is analyzed. It is concluded that the over-use of infant-juveline work has been through a new political-economic model based upon social justice. <![CDATA[Adolescência e violência: mais uma forma de exclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio se propõe a discutir algumas das interfaces entre a questão da violência e a fase da adolescência na sociedade brasileira contemporânea. O texto traz em destaque a complexidade das causas e manifestações da violência, com ênfase nos contextos da família e da escola. A partir de uma revisão de dados epidemiológicos, o autor pontua diferentes manifestações do fenômeno da exclusão e sinaliza possíveis estratégias de prevenção à violência cometida por, contra e entre adolescentes.<hr/>This paper aims at discussing some interfaces of the issue of violence and teenagers´ place in Brazilian contemporary society. The complexity of causes and its violence is emphasized, particularly in family and school contexts. From a revision of epidemiological data, different analyses of the exclusion phenomenum are presented and possible strategies to prevent violence against and among adolescents are suggested. <![CDATA[Violência no lar contra a criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A violência doméstica contra a criança refere-se a uma gama de situações que envolvem a criança, desde a negligência até os maus tratos de ordem física e de abuso sexual. A etiologia da violência familiar é multifatorial e sua compreensão exige a observação das circunstâncias e do ambiente em que a criança vive. Esse tipo de violência é universal, envolve meninos e meninas e refere-se a uma histórica violência contra a mulher nas relações conjugais. Este artigo, além de apresentar conceitos básicos relativos ao tema, procura orientar procedimentos para a detecção do problema - tanto pela anamnese como pelo exame físico, tecendo considerações também a respeito do diagnóstico e da denúncia - e chama a atenção para um tipo de violência muitas vezes esquecida, a violência emocional.<hr/>Domestic children abuse is due to some situations which involve negligence and sexual and physical abuse. The ethiology of familiar violence has many factors and in order to understand it, one must observe children’s environment. This kind of violence is universal, involving boys and girls, and this refers to historical violence against women and spouses’ relationship. This paper not only presents basic concepts but also tries to present ways of preventing the problem - by means of anamnesis and physical examination; it also considers some diagnosis and accusations - and attention to emotional violence, which is many times underestimated, is given. <![CDATA[Políticas sociais em transformação: crianças e adolescentes na era dos direitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Observa-se que, no Brasil, apesar das inovações referentes aos direitos da criança e do adolescente, persistem idéias e práticas antigas que, não garantindo estes direitos, continuam voltadas para situações de emergência, como os programas de atenção aos chamados “meninos de rua”. É recente e ainda pouco expressiva a busca de ações preventivas, desenvolvidas em suas famílias e comunidades e voltadas para a proteção, defesa e garantia de seus direitos. Neste texto, é analisada a importância destas ações como um dos meios possíveis de melhorar as oportunidades de vida para a população jovem de baixa renda no contexto urbano, mudando de enfoque, situando a criança na chamada “era dos direitos” e discutindo um sistema que vise o desenvolvimento integral de todas as crianças no Brasil.<hr/>In spite of innovations concerning children and teenagers´ rights, old practices are still present in Brazil, as these rights are not guaranteed .Only in emergency cases, attention to the so called street boys and girls is given. Actually search for preventive actions is very little; as they are developed in families and communities concerned with these issues. In this paper, the importance of these actions as a way of making living chances for young and poor fellows better in the urban context is analyzed; likewise changing approaches which place children at a time of human rights are also analyzed. A system which will thoroughly develop all Brazilian children is discussed. <![CDATA[Sim à garantia para a infância e juventude do exercício dos direitos elementares da pessoa humana. Não à diminuição da imputabilidade penal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo argumenta contra a diminuição da imputabilidade penal aos menores de dezoito anos. Refere-se ao dever funcional do Ministério Público de promover a materialização dos direitos individuais, coletivos e difusos relativos à infância e juventude. Destaca que (a) os menores de dezoito anos praticantes de comportamento previsto na legislação como crime ou contravenção têm o direito fundamental de estar sujeito às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente; (b) deve-se respeitar as crianças e adolescentes como pessoas em peculiar fase de desenvolvimento; (c) a prevenção integral é a meta: medidas socioeducativas, principalmente a de liberdade assistida para o adolescente autor de algum delito, apresentam as melhores condições de êxito quando direcionadas a interferir positivamente na realidade familiar e social do adolescente, resgatando as suas potencialidades.<hr/>This paper contradicts less penal imputation to 18-year-old minors. It refers to the duty of the Public Ministry to ensure individual rights, and collective and diffusive rights concerning children and adolescents as well. It emphasizes the following issues: a)18-year-old minors have criminal behavior which could be ruled according to our legislation but instead they are judged under the Statute of Children and Teenagers‘; (b) children and teenagers should be respected as people at a peculiar developing period of time; (c) integral prevention should be the case: social-educative measures, special assistance given to criminal adolescent who was set free, so as conditions for this teenager to be positively re-integrated within his/her familiar and social reality, having his/her potentials back. <![CDATA[A relação educador-educando no projeto axé]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo.<hr/>This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher’s role as a model. <![CDATA[A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas.<hr/>This is the summary of a Phd dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data research led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offered. <![CDATA[Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As críticas que a lingüística fez até hoje ao ensino tradicional de língua materna levantaram questões importantes sobre os temas da gramática, da leitura e da redação. No entanto, parece-nos que o esforço de resolução dessas questões sempre teve um caráter mais prático do que teórico. Nesse sentido, o que se aborda aqui é uma tentativa de refletir sobre os problemas do ensino de português, partindo de uma reflexão teórica mais abrangente sobre linguagem, reflexão esta inspirada no teórico russo Mikhail Bakhtin.<hr/>Linguistic criticism on traditional native language teaching has raised important questions about the teaching of grammar, reading and writing. Nonetheless, answers to these questions have been more practical than theoretical. This paper aims at thinking over problems in Portuguese teaching, from a broader theoretical viewpoint on language, which is based upon theories, proposed by the Russian Mikhail Bakhtin. <![CDATA[A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada - Ensino Fundamental e Médio - em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável.<hr/>Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper analyses men’s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools - Primary School and High School - based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and responsible for a socially economic organization. <![CDATA[Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada - Ensino Fundamental e Médio - em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável.<hr/>Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper analyses men’s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools - Primary School and High School - based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and responsible for a socially economic organization. <![CDATA[A Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada - Ensino Fundamental e Médio - em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável.<hr/>Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper analyses men’s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools - Primary School and High School - based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and responsible for a socially economic organization.