Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020010001&lang=es vol. num. 17 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três  escolas de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo se baseia em pesquisa sobre leitura e escrita de professores. Fundamenta-se na perspectiva da teoria crítica da cultura. Analisa a escrita e a leitura de futuros professores de três escolas de formação docente. Amplia a reflexão com questionamentos e recomendações a respeito de políticas públicas de formação de professores.<hr/>This paper is based upon teacher´s research on readings and writing. It relies upon the perspective of a cultural critical theory. It analyses the writing produced by teachers coming from three teaching schools. I widens questions and it gives more tips on teacher´s public policies. <![CDATA[Currículo, cultura e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica.<hr/>This paper offers a reflection on curricula and teacher´ formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher´s formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teacher’s concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice. <![CDATA[Imagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata do espaçotempo escolar, entendendo-o como dimensão material do currículo. Busca, a partir de imagens criadas pelo artista/fotógrafo francês Robert Doisneau, mostrar que o espaçotempo escolar é composto de relações múltiplas entre múltiplos sujeitos com saberes múltiplos, que aprendem/ensinam, o tempo todo, múltiplos conteúdos de múltiplas maneiras.<hr/>This paper deals with school in time and space, and it presents it as a material dimension of a curriculum. School in time and space is made up of multiple relations among multiple subjects who are multiply wise and who teach and learn about multiple contents in many ways all the time starting from images created by the French artist and photographer Robert Doisneau. <![CDATA[Chrónos & Kairós: o tempo nos tempos da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a questão dos tempos escolares. Reflete a respeito da noção de tempo e do modo como esta é constituída histórica e culturalmente. Analisa diferentes formas pelas quais passou e tem passado o tempo escolar, suas diferentes configurações e significados.<hr/>This paper deals with school times. It offers a reflection on timing notion and in both ways it is understood - historically and culturally. It analyses different ways schools have been submitted to and their consequent meanings and configurations. <![CDATA[Currículo para os pequenos: o espaço em discussão!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo se dispõe a apresentar algumas notas sobre trabalhos na área de educação, em especial de Educação Infantil, sobre a temática da organização do trabalho pedagógico, elegendo o espaço como eixo do debate. Foram selecionados textos de autores nacionais e estrangeiros, frutos de produções recentes publicadas em língua portuguesa. A análise é feita, prioritariamente, a partir de contribuições advindas do campo da Geografia − em destaque para as reflexões de Milton Santos − e da História da Educação, por meio das considerações do pesquisador espanhol Antonio Viñao Frago. O objetivo é contribuir para o debate sobre currículo/propostas educativas voltadas à educação de crianças pequenas, assim como contribuir para as investigações sobre a temática do espaço escolar.<hr/>This article examines some recent works in the education field, especially in childhood education, about subjects of pedagogy work organization, selecting the space as center of the debate. Local and international authors were selected, as a result of recent publications in the Portuguese language. The analysis is done, particularly from contributions of the geography field, with Milton Santos and Historia´s reflexions standing out with the Spanish researcher Antonio Viñao Frago. The goal is to contribute for the curriculum/education propositions directed to younger kids, and also add to the investigation of the school space subject. <![CDATA[Função social da escola e organização do trabalho pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho procura oferecer contribuição para a reflexão sobre a melhoria da escola pública de ensino fundamental a partir da perspectiva teórica que entende a escola como instituição social ímpar, pois, ao mesmo tempo em que possui formas de organização e de funcionamento muito semelhante a qualquer outra escola, apresenta peculiaridades que lhe são próprias, fruto da sua própria trajetória histórica. Tendo como interlocutor privilegiado o professor da escola pública de ensino fundamental, procura oferecer subsídios para a organização do trabalho pedagógico, de tal forma que esta própria organização, em si, se constitua em elemento fundamental para o desenvolvimento de processos de democratização do ensino no país.<hr/>This paper tries to contribute to a reflection on how to make primary public schools better from a theoretical perspective which understands schools as unique social institution and the one which can organize and develop proceedings which are similar in other schools, having its own peculiarities and which came from its historic route. It has a privileged interlocutor who is the primary public school teacher who offers subsidies to the organization of a pedagogical work in such way that its own organization is a fundamental element for developing democratic teaching in our country. <![CDATA[Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse.<hr/>Reflection of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupying the curriculum, which is evident in the recent educational reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society´s Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse. <![CDATA[Currículo em educação especial: tendências e debates]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresenta-se considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.<hr/>The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum´s current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations. <![CDATA[Discutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares.<hr/>This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named "Recriando Histórias de Pinhais", which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions. <![CDATA[Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB. <![CDATA[Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho resulta de análise de textos que compõem o Método Facile, compreendendo-o como uma proposta educativa para imigrantes italianos no Brasil no início da república. Tal proposta se desenvolve por meio da possibilidade que tem o imigrante de aprender a língua portuguesa sem precisar de auxílio de professor, para o que esse método proporciona as devidas orientações. Ao mesmo tempo em que é permitido a esse imigrante a oportunidade de aprender a falar a língua portuguesa, são incutidas noções de civilidade, de cortesia, de abnegação com o trabalho, de devoção e de respeito a Deus. O Método Facile resulta de iniciativa da Sociedade Promotora da Imigração, tendo sido publicado em 1892.<hr/>This work results from the analysis of texts that compound the "Método Facile" which is understood as an educational proposition for Italian immigrants in Brazil in the beginning of the Republic. Such a proposition is developed by means of the possibility that the immigrant have to learn the Portuguese language without professor assistance for which this method provides right orientations. At the same time in that is allowed to this immigrant the opportunity of learn to talk the Portuguese language, it´s inculcated to him notions of civility, of courtesy of abnegation to work, of devotion and respect to God. The "Método Facile" results from the initiative of the "Sociedade Promotora da Imigração" having been published in 1892. <![CDATA[O ensino de História no Paraná, na década de setenta: práticas de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas − tais como documentos oficiais e currículo , os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.<hr/>This article underscores the importance of recovering the teacher´s memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyze how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers. <![CDATA[Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas − tais como documentos oficiais e currículo , os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.<hr/>This article underscores the importance of recovering the teacher´s memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyze how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers. <![CDATA[Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas − tais como documentos oficiais e currículo , os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.<hr/>This article underscores the importance of recovering the teacher´s memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyze how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers. <![CDATA[Exploração de necessidades sócio educativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas − tais como documentos oficiais e currículo , os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.<hr/>This article underscores the importance of recovering the teacher´s memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyze how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers. <![CDATA[Novos rumos do trabalho. Mudanças nas formas de controle e qualificação da força de trabalho brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas − tais como documentos oficiais e currículo , os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.<hr/>This article underscores the importance of recovering the teacher´s memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyze how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers.