Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020020001&lang=es vol. num. 19 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Moral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it’s importance to education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta-se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.<hr/>The results of a qualitative research showed little understanding of the concept of moral autonomy. Participants were teachers of nursery schools in Porto Alegre (RS) where educational methods were based on Piaget’s theory. The principal aim of this paper is the explanation of Piaget’s concept of moral autonomy. This concept is very important to educators since Piaget says that the purpose of education should be the autonomy. Our approach includes: 1- how the construction of moral autonomy became a problem to be investigated by Piaget; 2- the process of constructing moral autonomy through human development. We try to emphasize importance of education for the human being to archive moral autonomy. <![CDATA[A psychologyc interpretation of moral field limits: the meaning of restriction and overcoming]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo visa propor uma tradução psicológica à expressão "limites", muito empregada na educação moral. Para tanto, são analisadas duas dimensões dos limites. A primeira: os limites no sentido da restrição de liberdade, que correspondem aos deveres morais. A segunda: os limites no sentido da superação, que correspondem aos ideais, ao auto-aperfeiçoamento, às virtudes. As duas dimensões são discutidas do ponto de vista moral e do ponto de visa psicológico, procurando mostrar que são indissociáveis.<hr/>The aim of this paper is to propose a psychological interpretation for the expression "limits" often used in moral education. We analyze two dimensions of limits. The first: limits as restriction of freedom, so, limits as duty. The second: limits as overcoming, so as ideals, as self-improvement, as virtues. We discuss both dimensions in moral and psychological terms, and we try to show that they are intimately associated. <![CDATA[Environmental dimension of geography education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto tem por objetivo delinear uma introdução ao desenvolvimento da dimensão ambiental da educação geográfica no ensino básico, em sentido de fundamentação e orientação prática. Para tanto, são relacionadas a Educação Ambiental e a geografia escolar, de um perspectiva sociopolítica ao contexto das decisões curriculares; e, neste âmbito, são postas algumas orientações pedagógico-metodológicas.<hr/>The text aims at introducing the development of the environmental dimension of geographical education for primary and secondary levels of the Brazilian school system, both as to fundaments and as well practical guidance. Thus, Environmental Education and school geography are interrelated, from a socio-political perspective to the context of curricular decisions; and some pedagogic-methodological orientations are then presented. <![CDATA[A epistemology of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O conhecimento em Educação é examinado segundo o processo que toda ciência efetivamente realiza, na definição de seu objeto. Este objeto por sua vez é definido pelo paradigma que o sujeito científico assumir. Assim, a mudança de paradigma em uma ciência é uma ruptura epistemológica, que altera o próprio objeto dessa ciência. Entretanto, a ciência emerge pouco a pouco do cotidiano e de uma pragmática, que define seu projeto.É uma construção coletiva e cultural, da qual participam os sujeitos e na qual a palavra é o elemento-chave na organização do conhecimento.O sujeito científico é aqui entendido como sendo um conjunto de atividades estruturantes, ligadas a uma abordagem científica determinada e intencionalmente instituída para produzir o objeto científico. A intersubjetividade, segundo Habermas e a linguagem enquanto pragmática e discurso segundo Vygotsky, são examinadas para verificar a ação educativa, enquanto ação e enquanto comunicação, na tentativa de caracterizar o conhecimento da Educação como conhecimento científico. O conceito de interdisciplinaridade é necessário para tal caracterização, e vem da superação da ciência moderna, que é fragmentária, sendo sua fragmentação temática e não disciplinar. As condições de possibilidade da ação humana projetada no mundo a partir de um espaço - tempo local, levam ao tipo de conhecimento que é necessário em nossa época: não determinístico, nem descritivista, possuidor de uma linguagem que é o seu método, plural e transgressor, fora de parâmetros fixos e de territórios demarcados, utilizando a metáfora e a exemplaridade como procedimentos. No conhecimento em Educação, o sujeito é ao mesmo tempo objeto, o que vem a definir tal conhecimento como processo e não estado, sendo então aplicado, e particularmente aplicado.<hr/>Education epistemology knowledge in education is examined by the process that all science effetively realizes in the definition of its object . This object by its turn is defined by the paradigm that the scientific subject assumes. Thus the change in a science is an epistemological paradigm rupture of the epistemology that alters the proper object of that science. Little by little the science emerges from the reality and from a pragmatic that defines its project. It´s a collective and cultural construction, in which the subjects participate and the language is the key element in the knowledge organization. The scientific subject is here understood as a collection of strutured activities, linked to a scientific approach settled and intentionally established to produce the scientific object. The intersubjectivity as stated by Habermas and the language while pragmatic and speech as stated by Vygostsky , are examined to verify the educative action, in the attempt to caracterize the Education’s Knowledge as a scientific Knowledge. The concept of interdisciplinarity is necessary for this characterization and comes from the overcoming of the modern science that is fragmented, being its fragmentation tematic and not disciplinary. The possibility conditions of the human action projected into the world from one space - local time, will to the knowledge type that is necessary in over time not determined, neither to be described, it owns a language that is method, plural and transgressor, out fixed parameters and demarked territories, using the metaphor and the exemplification as procedures. In Education Knowledge the subject is at the same time the object the one that comes to define that knowledge as a process, and not as a state, to be then applied, and particularly applied. <![CDATA[Individual, utopia and teachers formation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesse artigo são analisados, a partir da perspectiva da desumanização do ser humano pela sociedade tecnológica, o homem-pessoa, as relações entre pessoa e sociedade e o homem como ser utópico, a fim de promover uma reformulação da formação de professores para uma prática reflexiva, crítica e ética, no intuito de recuperar o ser do homem no processo educacional.<hr/>In this paper, human being-person, the person-society relationships, and the man as an utopic being are analysed, according to the perspective of the human being losses of humanization for the technological society. It aims to discuss a reformulation of teacher‘s professional preparation towards a reflexive, critical and ethical practice, whose purpose is to recover the human condition in the educational process. <![CDATA[Distantly teaching or apprenticeship]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino a distância tem sido apontado como uma alternativa à formação de professores. Alguns cuidados, porém, devem ser tomados. As novas tecnologias possibilitam, entre outras coisas, rapidez e agilidade na troca de informações, no acesso a novidades, no contato com realidades de outra forma inatingíveis, mas não basta a “magia” tecnológica para democratizar a informação; e sobretudo, educação não se faz apenas com trânsito eficiente de informação. No que concerne ao ensino a distância, devese pensar, tal como acontece no ensino presencial, na epistemologia que fundamenta o trabalho pedagógico. Mesmo à distância, continua valendo a idéia de que o ensino será exercido nos limites da compreensão de como se dá o conhecimento. A grande ilusão do ensino convencional reside na crença de que se aprende porque se interiorizam imagens. Na visão que propomos, é a ação que dá significado às coisas. Dessa forma, o ensino só terá sentido quando for centrado na aprendizagem. Portanto, não se deve substituir a reflexão pedagógica pelo encantamento com a tecnologia. Com os avanços que o século XX nos legou, deveríamos estar pensando e tirando antagem das ilimitadas possibilidades das concepções mais avançadas de aprendizagem. Em vez de ensino a distância deveríamos pensar em aprendizagem à distância.<hr/>Remote teaching has been pointed out as an alternative to teachers education. However, we should be careful about it. New technologies provide, among other things, speed and agility in the exchange of information; in the access to novelties; in the contact with realities which otherwise would be unattainable. But the technology “magic” itself is not enough to democratize information, and education is not achieved through the efficient traffic of information. Regarding to remote teaching one should think, as it happens in the attendance teaching, about the epistemology that gives foundation to the pedagogical work. Even at distance, it still prevails the idea that the teaching will be accomplished within the comprehension limits of how knowledge takes place. The great illusion of conventional teaching lies in the belief that learning is achieved through the internalization of images. We propose a view where action gives significance to things. This way, teaching will make sense only when it is centered in learning. Therefore, one should not replace the pedagogical reflection by the technology enchantment. With the advances that the 20th Century has bequeathed us we one should think about taking advantage of the unlimited possibilities of the most advanced learning conceptions. Instead of remote teaching one should think about remote learning. <![CDATA[Environmental education as scientific education in school learning process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe que uma das dimensões da Educação Ambiental seja a educação científica e que o ensino de ciências no processo educativo escolar mantenha um vínculo com a aprendizagem de nosso ambiente natural.<hr/>This article proposes that one of the dimensions of the Environmental Education is the scientifically education of sciences in the process educational scholar maintains a link with the learning of our natural environment. <![CDATA[The Flintstones and prejudice in school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em nosso país, que é tido pelo “imaginário mundial” e por si mesmo, como um paraíso de mestiçagem, a hipocrisia do não questionamento suficiente no que tange às diferenças que são muitas, tem permitido a manutenção e o agravamento do silêncio que fala a favor do preconceito. A não pluralidade na educação é apenas uma das formas de preservação do grande tapete da “democracia racial” que esconde a falta de democracia real. Este artigo, ao passear por entre os conceitos de alteridade e preconceito, pretende convidar o leitor à reflexão sobre a prática da negação do preconceito no âmbito da escola e suas conseqüências funestas para a manutenção do mesmo no tecido social. Com o intuito de ilustrar as considerações acerca do processo de “varredura para debaixo do tapete” utilizado na maioria dos espaços de socialização em nossa sociedade e não menos notadamente nas escolas, busca, mediante entrevista com alguns professores de uma escola pública do Estado do Paraná, dados para melhor diagnosticar a atitude da escola bem como a dos professores no que tange ao reconhecimento da existência à profilaxia e/ou o tratamento do preconceito. As análises indicam que a escola, mesmo a que se pretende voltada à convivência entre os diferentes, enfrenta, além dos inimigos já conhecidos, a grande e aparentemente intransponível barreira da negação que, deliberadamente ou não, promove a manutenção do estado de preconceito bem como da geração de indivíduos preconceituosos.<hr/>In our country, that is seen by the “global imaginary” and by itself as a paradise of the crossing of races, the hypocrisy of the not enough questioning about the differences, that are a few, has allowed for the maintenance and the aggravating of the silence that speaks in favour of prejudice. The lack of plurality in education is only one of the forms of preservation of the big carpet of the “racial democracy” that hides the lack of real democracy. This paper, while going through the concepts of alterity and prejudice, intends to invite the reader to reflect about the practice of the prejudice negation in the school space and its regrettable consequences to its maintenance in the social web. Aiming at illustrating the considerations about the process of “sweeping to under the carpet” using most of the socialising spaces in our society and, not less notably, in the schools, searches, by means of some interviews with teachers of a Public School of Paraná State, data to allow for a better diagnostic of the school attitude, as well as of the teachers’ in respect to the acknowledge of the existence, to the profilaxes and/or the treatment of the prejudice. The analyses indicate that the school, even when it is intended to be orientated to the coexistence of the different, faces, apart from the enemies already known, the big and apparently non transposed barrier of the negation that, deliberately or not, promotes the maintenance of the state of prejudice as well as the generation of prejudiced individuals. <![CDATA[Internet using in classrooms]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor.<hr/>Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today ne of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learner’s construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teacher’s pedagogical intentions. <![CDATA[Quotidian and configuration of learning places]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo toma o conceito de cotidiano como analisador operativo capaz de produção de leituras e de criação de modos de intervenção social. Ao pensar o cotidiano no âmbito das relações de poder e da constituição da autonomia, procuramos explorar os poderes invisíveis e as práticas anônimas na sua possibilidade de invenção, criação e transformação social. Consideramos como referência reflexiva uma proposta de estágio em Psicologia Social, a fim de problematizar a formação acadêmica e explorar as conexões entre trabalho e educação na produção de modos de intervir e de produzir conhecimento no campo social.<hr/>This paper takes up the concept of quotidian as an operative analyzer capable to produce readings and create forms of social intervention. We think of quotidian in the scope of the discussions concerning power and autonomy, seeking to explore invisible powers and anonymous practices in their potentiality for social invention, creation and transformation. We consider as a reference for reflection an internship proposal in social psychology, in order to query college schooling and explore the connections between work and education in the production of manners of intervention and production of knowledge in the social field. <![CDATA[Eyes in America: a reading over C. Hippeau’s written reports]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao examinar o conjunto de relatórios sobre instrução pública redigidos por Hippeau, entre 1869 e 1881, centrei-me no exame do que foi importado, traduzido, lido e apropriado no Brasil oitocentista, o que tornou possível problematízar a hipótese da exclusividade de transplantação do modelo europeu para o Brasil, como também permitiu trabalhar com a hipótese de que associada ao rigor, detalhamento e exatidão dos relatórios, neles há um efetivo programa para a educação escolar. Tal programa é decalcado do modelo americano, representado como palco de realizações espetaculares na área da educação, espetáculo traduzível nos eixos tomados como fundamento e signo do progresso e da modernidade pedagógica (liberdade, gratuidade, obrigatoriedade, secularização e higienízação), núcleos da nova civilização que se desejava construir, legitimar e difundir; a civilização norte-americana.<hr/>I examined the papers collection about public education written by Hippeau, between 1869 and 1881. My focus was on the exam of what was imported, translated, read and appropriated to Brazil at that time. This way of analysis made possible my working up on the hypothesis of exclusivity of European education model transplantation to Brazil, at the same time, this way allowed us to deal with the hypothesis that there is an effective program into school education in the papers, when we pay attention to the rigor, detail and exactitude of the material. The mentioned program is copied from the American model, which is represented as a stage of spectacular conquests in the education area, a spectacle translatable into the fundamental axis of progress and pedagogical modernity (liberty, freed, obligatorily, secularization and hygiene), axis of the new civilization that people desired to build, legitimize and diffuse: the North American civilization. <![CDATA[The history taugh in the teaching of reading for young and adults: national curricula parameters and. the sense of past in popular education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos.<hr/>This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends. <![CDATA[Approximations between human stock and total quality in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo analisa-se como a educação, a partir da década de sessenta, passa a ser vista enquanto um investimento, um fator de produção, como incremento de capital, só que humano. A educação pública (enquanto direito) reveste-se de posturas próprias da lógica do capital. Essa passagem, ocorrida no capitalismo monopolista dos países centrais, tem influenciado não somente o tecnicismo das reformas educacionais brasileiras na relação entre educação e produtividade, mas também tem adquirido novas fisionomias nas reformas dos anos noventa com a idéia da qualidade total medida pela eficiência/produtividade. É com a finalidade de caracterizar essas novas fisionomias, e não simplesmente repetir as críticas anteriores, que se estuda a teoria do capital humano no âmbito das políticas públicas para as universidades oficiais, na perspectiva do pensamento neoliberal.<hr/>The aim of this article is to analyse how education, since the 1 960s, has been viewed as an investiment, a factor of production, an increase in capital, which is, nevertheless, human capital. Public education (viewed as a human right) is characterized by attitudes and points of view that come, in fact, from the ones concerned with capital. This transition, which took place in the monopolist capitalism of developed countries, has influenced not only the technicism of Brazilian educational reform concemig the relationship between education and productivity, but it has also acquired new facets in the 90’s reform, due to the idea of total quality measured by efficiency/productivity. Therefore, the theory of human capital related to public policies for federal universities is studied, from the perspective of neoliberal thinking, and having as an aim the definition and characterization of those new facets, and not only the repetition of criticism which has already been expressed. <![CDATA[State and education: liberalism implications over the building of special and inclusive education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca compreender as relações entre Estado, educação e as pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como as perspectivas das políticas educacionais a partir dos anos 90 e a construção da qualidade em educação. Do ponto de vista teórico-metodológico, as pessoas com necessidades especiais são tomadas como sujeitos da história, tendo em conta suas possibilidades e seus limites para intervenção nas políticas públicas para a educação no Brasil e na América Latina. A análise das novas formas de exclusão resultantes do neo-economicismo liberal é considerada condição fundamental para a compreensão do lugar, posição, valor, direitos das pessoas com história de deficiência e, ao mesmo tempo, os princípios, finalidades e ideologias implícitas e explícitas nas políticas educacionais e sociais. A qualidade da educação e as novas funções a serem exigidas da educação especial necessitam ser pensadas à luz desse contexto de reformulação do papel do Estado, reestruturação dos processos produtivos, globalização econômica, financeira e cultural. Enfim, este trabalho situa a Educação Especial e os sujeitos com necessidades especiais social, econômica e politicamente, considerando os papéis que vêm sendo chamados a desempenhar nesse contexto de reestruturação produtiva, de flexibilização e fragilização das instituições e dos serviços públicos.<hr/>This artiicle persues to understand the relationbship between State, education and people with special needs, as well as proposes of educational politics since the nineties and quality in education. Here, these people are been taking as historical subjects, considering their possibilities and their limits to intervene in public politics in Brazil and Latin America. Analysis of new exclusions ways produced by neoliberal economicism is considered essencial condition to understand the place, position, value, rights of people with history of disability and, at the same time, the principies and implicit and explicit finalities in educational and social politics. The quality of education and new functions to be required to Special Education must be thought into this context of reformulation of State role, productive restruturation, economical, financial and cultural globalization. In short, this work situates the Special Education and the people with special needs socially, economically and politically, considering the new roles that they are being required to execute in the present context of productive reformulation of flexibilization and weakening institutions and cutting of public benefits. <![CDATA[Social representation in the educative field]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com exceção de alguns trabalhos como aqueles de MOLLO (1970, 1986) ou SIANO, (1985), há ainda poucas pesquisas no domínio educativo onde as representações sociais ocupam um lugar central. Para explicar resultados obtidos sobre os fatos que não têm estatuto de representação social, os autores ou bem estudam certos aspectos certas manifestações, ou abordam apenas fatores ou determinantes subjacentes (com estatuto de variável intermediária). Assinalaremos então primeiramente a importância de recorrer a noção de representação social no campo que nos interessa. Extrairemos em seguida, alguns resultados empíricos dos estudos realizados que nos situam sucessivamente do ponto de vista das relações entre representações sociais e discursos sobre as instituições, representações sociais e relação pedagógica, representações sociais e significações das situações e aquisições.<hr/>MOLLO (1970, 1986) or SIANO (1985), in which social representation are focused. Or the authors talk aboutsome aspects or manifestations, or they just treat about some factors or subjacentdeterminers (with a statute of intermediary variation) to explain obtained results that do not have statute of social representation. Right in the beginning of this article we will show up the importance of social representation in the field that we are interested. Hereafter we will extract some empiric results from other researches that situate us successively in the point of view of the relations among social representations and pedagogic relations, social representations, meaning of situations and aquisition. <![CDATA[O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com exceção de alguns trabalhos como aqueles de MOLLO (1970, 1986) ou SIANO, (1985), há ainda poucas pesquisas no domínio educativo onde as representações sociais ocupam um lugar central. Para explicar resultados obtidos sobre os fatos que não têm estatuto de representação social, os autores ou bem estudam certos aspectos certas manifestações, ou abordam apenas fatores ou determinantes subjacentes (com estatuto de variável intermediária). Assinalaremos então primeiramente a importância de recorrer a noção de representação social no campo que nos interessa. Extrairemos em seguida, alguns resultados empíricos dos estudos realizados que nos situam sucessivamente do ponto de vista das relações entre representações sociais e discursos sobre as instituições, representações sociais e relação pedagógica, representações sociais e significações das situações e aquisições.<hr/>MOLLO (1970, 1986) or SIANO (1985), in which social representation are focused. Or the authors talk aboutsome aspects or manifestations, or they just treat about some factors or subjacentdeterminers (with a statute of intermediary variation) to explain obtained results that do not have statute of social representation. Right in the beginning of this article we will show up the importance of social representation in the field that we are interested. Hereafter we will extract some empiric results from other researches that situate us successively in the point of view of the relations among social representations and pedagogic relations, social representations, meaning of situations and aquisition.