Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020020002&lang=es vol. num. 20 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Questions about language policy in Brazil: problems and implications]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta uma série de ponderações sobre questões de política lingüística no Brasil. Parte-se do confronto ideológico entre lingüistas e gramáticos da mídia para traçar alguns dos problemas da área e suas implicações.<hr/>This article presents a series of reflexions on some topics of linguistic policy in Brazil. It refers to the ideological conflict between linguists and grammarians and delineates some of the problems in the area of language policy and its implications. <![CDATA[Portuguese class: teaching a foreign language for Brazilians]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de três histórias de aula de português, cujos desencontros de interpretação exemplificam bem a distância grande que muitas vezes existe entre o que se ensina e o que se aprende, o texto propõe uma reflexão sobre o problema do confronto cultural que ocorre diariamente entre a linguagem da escola (do professor e dos textos) e a fala dos alunos, chamando a atenção para o aspecto educacionalmente danoso de ignorarmos a imensa diversidade cultural existente sob o teto falso da crença de que por sermos brasileiros falamos todos uma mesma língua.<hr/>With three histories of Portuguese language classes, whose misunderstandings exemplify the wide distance that not rarely exists between what is tough and what is learnt, this text propose a reflection about the problem of daily cultural confrontation that occurs between school language (from teacher and texts) and student speech. This text pays special attention for the specially damaging aspect of our ignorance to the immense cultural diversity, under the false belief that because we are Brazilians we speak the same language. <![CDATA[Didactic material: a testimony]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta um depoimento sobre a produção de material didático de Língua Portuguesa, centrado na produção de textos, destinado aos alunos universitários. Começando por assinalar a impossibilidade prática de cada professor elaborar seu próprio material, o que seria o ideal, o autor enumera alguns pontos básicos indispensáveis para um bom material de ensino da língua: partir de uma perspectiva mais lingüística que normativa; compreender a norma culta como uma das variedades da língua e uma variedade não mais calcada unicamente nos textos literários; marcar a distinção entre oralidade e escrita; perceber a distinção entre padrão real e padrão normativo. Do ponto de vista da prática da escrita, valorizar sempre o texto e não a frase, sem descuidar dos aspectos estritamente técnicos do que se escreve, e ter em vista sempre a distinção sutil entre informação e opinião, em torno das quais, afinal, se articula boa parte do que se chama hoje de língua padrão.<hr/>This text presents a testimony about production of didactic material for Portuguese language that focuses text production and is destined to college students. The author starts pointing the impossibility of each teacher elaborate its own material, what would be ideal, he also enumerates some indispensable points for a good language teaching material: use a mainly linguistic perspective than a normative one; to understand standard language as just one variety of language and a variety that is not anymore only based on literary texts; to point the distinction between oral and written language; to notice the distinction between real standard language and the normative one. From the point of view of the practice of writing, didactic material should always pay more attention to text in spite of phrase, of course without loosing the horizon of strictly technique aspects on which is being written; and always having attention to the subtle distinction between information and opinion, around of what, after all, is articulated great part of what is called today standard language. <![CDATA[Literacy and orthography]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ortografia era uma das metas mais importantes na metodologia das cartilhas. Com o advento de novas metodologias, as cartilhas deixaram de ser usadas. Nas novas abordagens, a ortografia passou a ocupar um lugar secundário na alfabetização ou mesmo ficou excluída. Essa atitude com relação à ortografia representa um retrocesso educacional. Sem o método das cartilhas e sem informações técnicas sobre a ortografia, muitos professores se viram na situação de não saber o que fazer. O presente trabalho apresenta algumas das noções básicas que definem e caracterizam a ortografia e, além disso, sugere procedimentos metodológicos.<hr/>Spelling used to be one of the primary goals in the Brazilian Cartilha teaching methodology. With new approaches to literacy process in the past twenty years, the old Cartilha method is no more in use. On the other hand, teaching of spelling has been withdrawn from literacy activities. This procedure is misleading and it represents a serious problem for teachers and students. Without the old rigid methodology to literacy teachers, and with a lack of information to understand orthography nature and uses of orthography, teaching became chaotic, in this respect. This paper aims to report basic notions that characterise orthography as a special writing phenomenon, and at the same time to show methodological suggestions on how to deal with spelling in this new educational context. <![CDATA[A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos “tradicionais” e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição.<hr/>The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of “traditional” texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting. <![CDATA[Reading: counter-words offer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tomando por base o conceito bakhtiniano de contrapalavra como lugar de construção das compreensões pelo leitor, este trabalho defende o ponto de vista de que, para uma leitura, o leitor vem carregado de contrapalavras e que o autor, no processo mesmo da produção, já dialoga com contrapalavras por ele imaginadas.<hr/>Based on the bakhtinian concept of counter-word as a building place for reader comprehension, this work defends the point-of-view that to the reading act reader is loaded with counter-words and that author, in the same production process, already dialogs with counter-words before imagined for himself. <![CDATA[Rook parliament]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sai no encalço das causas do pouco resultado que a escola apresenta quanto à formação de leitores, atribuindo o problema às formas de encaminhamento das atividades com texto realizadas em sala de aula. Sob o ponto de vista aqui adotado, a escola estaria descuidando das condições fundamentais que devem presidir a produção e leitura de textos, de modo que a automatização de procedimentos e respostas acaba resultando no não-envolvimento dos alunos com as atividades e na conseqüente precária assimilação de estratégias de estruturação textual. Em síntese, a escola não estaria trabalhando com enunciados reais, mas com categorias textuais destituídas de sentido para o aluno, que se veria assim impedido de conduzir um processo interlocutivo diretamente com textos, principalmente escritos.<hr/>This article follows causes to the underachieved results of school in relation to readers building. This problem is attributed here to the ways of conduction for text activities that are developed in classroom. According to this point of view, school would be not taking care of fundamental conditions that should govern text production and reading in a way which procedures and answers automation result in a non-involvement of students with activities and in the precarious assimilation of text structuring strategies. In a word, school would be not working with real utterance but with textual categories that are totally destitute of sense to learner, who can see himself inhibit to conduce a interlocutory process directly to texts, mainly the written ones. <![CDATA[One day we will be Montag]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de conversa comum em que a menção de Guernica causou constrangimento, pois as pessoas não conheciam o quadro, discutimos o caráter educacional especializado, em que os campos gerais do conhecimento não são valorizados. Isto denota falta de leitura que, quando praticada, é mero consumo. A escola tenta desenvolver esta prática, mas erra na concepção do ler e no não atendimento às necessidades do aluno. O professor não cumpre o papel de mediador, nem mostra a leitura como superação de dogmas. É urgente rever a política curricular, presa à cultura hegemônica. Assim, a escola deve abrir-se ao multiculturalismo, revelar a flutuação dos conceitos culturais. Na arte, tem de ensinar como esta não se faz cumprindo regras, mas rompendo-as, ao lado do que, o aluno aprenderá que cultura é crise. Percebendo isso, terá conhecimento de sua subjetividade como processo em construção e cultura como interdependência. Arte não é sagrada. Desmistificando mitos, o aluno está em condições de ser o modelador de sua história, não apenas consumidor de alheias. Verá a angústia como deflagradora de criatividade, impulso à superação de limites. Como a literatura perde espaço na sociedade, torna-se esotérica, recomendamos seu abandono, em nome de outras narrativas que ensinarão a sociedade como trançado de discursos. Sensibilizado e consciente disto, o aluno então pode trabalhar o literário como relação especial entre os discursos sociais.<hr/>This works starts with the analysis of an uncomfortable situation created, in a occasional speech, by the mention to Guernica, since involved people didn’t know the picture. We discuss, here, the character of specialized education, in which general areas of education are not valorized, what reveals reading lack, which when is done it is just for consume. School tries to develop this practice but commit mistakes in relation to its conception of reading and do not understand learner’s necessities. Teachers do not play the role of mediator, neither present reading as dogma overcoming. It’s urgent to review Curriculum policy, which is product of hegemonic culture. In this way, school should open itself for multiculturalism and reveal the cultural concepts fluctuation. In art, it’s to teach how it doesn’t exist following rules but break that ones, at the same time, learners will learn that culture is crisis. After notice that, learners will know their subjectivity as a building process and culture as interdependence. Art is not sacred. Demystifying myths, the learner is in condition to be builder of his own history and not just a consumer of other ones histories. The learner will see anguish as creativity outbreak and impulse to limits overcome. As literature looses its place in society, it becomes esoteric, and we recommend its abandon, in name of other narratives that will teach society as discourse twisting. Tender-hearted and conscious of that, learner can work then the literary as special relation among the social discourses. <![CDATA[Literature in history and non-history of literature]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura.<hr/>This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian “ensino médio” may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text. <![CDATA[Cross-culturalism and teaching of German as foreign language]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta, a partir da concepção de linguagem bakthiniana e dos pressupostos da interculturalidade, uma crítica à ausência da mediação cultural/pedagógica em tópicos de unidades temáticas de livros elaborados dentro da abordagem comunicativa; focalizando, primordialmente, o texto ficcional.<hr/>This work is a critic, based on Bakhtin’s language conception and intercultural remarks, to the lack of cultural/pedagogical mediation in theme units of topics from books elaborated in a communicative approach; this analysis focuses mainly the ficcional text. <![CDATA[Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.<hr/>This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students’ capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student’s role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students. <![CDATA[Foreign language in the mirror’s land: a reflection about the methodological limbo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin.<hr/>The methodological proposal for foreign language teaching, of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtin’s Circle thinkers. <![CDATA[The missionary and educational protestant movement in the last half of the XIX Century: for each church one school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os protestantes, que nas décadas finais do século XIX vieram ao Brasil, apresentavam-se e se desejavam como expoentes de uma força renovadora que não pretendia apenas o ajustamento de seus membros às condições político-sociais dominantes, mas, inclusive, aspiravam por transformações econômicas a exemplo do que vinha acontecendo no seu país de origem, alicerçando assim o poderio do capitalismo incipiente que se delineava desde os meados do século. Assumindo uma postura de progresso e desenvolvimento, aliada a um padrão de comportamento ético onde imperava a austeridade, defendiam a vocação secularizante entre Igreja e Estado, a educação liberal e democrática, e se opunham ao totalitarismo retrógrado defendido pelos católicos imbuídos de forte espírito elitista e tradicional. Era a idéia do destino manifesto de um povo que tinha a incumbência divina de levar a verdadeira fé aos gentios e idólatras que viviam nos quatro cantos do mundo.<hr/>The Protestants, who came to Brazil at the last decades of the 19th Century, presented themselves as and wished being exponents of a renovating strength which didn’t just intend the adjustment of its members to the dominant political-social conditions but, besides, aspired for economic changes inspired in what had been happening in its origin country, supporting the might of the incipient capitalism that had been delineated since the mid-Century. Assuming a posture of progress and development, allied to an ethical behavior pattern where the austerity reigned, they defended the secularistic vocation between Church and State, the liberal and democratic education, and they were opposed to the retrograde totalitarianism defended by the Catholics emerged in strong elitist and traditional spirit. It was the idea of the manifested destiny of a people that had the divine incumbency of taking the true faith to the heathens and idolaters who lived in the four parts of the world. <![CDATA[Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da não retenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil.<hr/>In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non-Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of one’s right to education in Brazil. <![CDATA[Teachers in the movies (1955-1975): image, culture and History]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultado do exame crítico de uma seleção de filmes americanos produzidos dos anos 50 até meados dos anos 70, os quais representam histórias de professores. Direcionamos a análise de modo a tentar observar como os professores são romantizados nos enredos com o objetivo de disseminar (ou não) a doutrina do American Way of Life em diferenciadas circunstâncias contextuais. Essas observações tentam demonstrar a plasticidade dos valores atribuídos a essas caracterizações, que freqüentemente retratam arquétipos profissionais, algumas vezes transformados em mitos. As escolas nas quais esses professores trabalham, podem também ser interpretadas como pequenas réplicas da sociedade americana.<hr/>This article is the result of a review of selected American movies made in the 50’s to the mid-70’s, which depicted teachers. The focus was analyzing how teachers were romanticized in the plot with the objective of disseminating (or not) doctrines of the American Way of Life, in different contextual circumstances. These observations tried demonstrate the plasticity of values attributed to these characters often portrayed as professional archetypes, in some instances almost transformed in myths. The Schools in which they teachers worked could also be interpreted as smaller replicas of the American society. <![CDATA[Beloved and idolized motherland: studying the book why I am proud of my country, by Affonso Celso (1900)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisa a obra Porque me ufano do meu país, escrita por Affonso Celso, que se tornou leitura obrigatória nas escolas secundárias brasileiras, tendo várias edições e traduções, transformando-se em uma verdadeira cartilha de nacionalidade. Pode ser considerado um livro de leitura com função moralizadora e intenção educativa, cívica, patriótica e social, um pequeno manual de educação cívica. Essa obra constitui uma unidade discursiva, produtora de ordenamento, de afirmação de distâncias, de divisões (CHARTIER, 1990, p. 28), representativa dos valores da ilustração brasileira quanto ao projeto pedagógico republicano de formação do novo homem para o novo regime: crença ilustrada nas virtudes da instrução moral e cívica, como forma de manter a ordem social e fortalecer o caráter nacional, no período da Primeira República. Nesse período, a educação moral, cívica e religiosa tornou-se o eixo das preocupações para os que almejavam o perene controle das relações e das estruturas sociais, como forma capaz de regenerar o país. A obra não é um exemplo isolado, insere-se na extensa produção de manuais de “história pátria” que circularam nas primeiras décadas do século XX, com a função de fortalecer a identidade nacional.<hr/>This study analyzes the book Why I am proud of my country, by Affonso Celso which was a compulsory reading for high school students for many years. This book had many translations and editions and was considered a guide to patriotism for its moralizing function and educative, civic, patriotic, and social intentions. It establishes a discursive unity that “produces order, asserts distances and divisions” (CHARTIER, 1990, p. 28), which represented the values of the Brazilian intelligentsia concerning to the republican pedagogic project of building a new man for a new regime. During the First Republic, such beliefs were represented by the virtues of moral and civic instruction as a means of keeping the social order and fortifying the national character. At that period, moral, civic and religious education became the main concern for those who wanted to control social relations and structures thus regenerating the Nation. This book is inserted in an extensive list of “motherland history” manuals which were available during the first decades of the XX Century and had the objective of strengthening the national identity. <![CDATA[La participación de las audiencias desde distintos enfoques evaluativos: algunas consideraciones éticas y metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O impulso resultante da avaliação de programas e políticas públicas nos últimos anos levou a um aumento de práticas de avaliação que, distanciando-se da avaliação tradicional, outorgam um papel relevante, e inclusivamente hegemônico, aos vários grupos abrangidos em maior ou menor medida pelo programa e sua avaliação. A dita participação é desejável não só do ponto de vista ético, como também metodológico. Nesta linha, apresentamos uma reflexão em torno da participação das audiências nos estudos da avaliação. Em primeiro lugar, abordamos as considerações metodológicas que levam a potenciar esta participação; a seguir, apresentamos os vários tipos de grupos que são chamados a participar. Detemo-nos depois no papel que esses grupos desempenham no projeto e realização destes estudos e na tomada de decisões posteriores segundo três formas de avaliação pluralistas - a avaliação centrada nos implicados, a avaliação participativa e a avaliação potenciadora. Por último, apresentamos algumas considerações sobre as dificuldades éticas e metodo-lógicas que pode acarretar a dita participação.<hr/>The impulse experimented by public programs and policies evaluation during the last years has brought about a remarkable increase of evaluative practices that, in contrast to traditional evaluation, grant the stakeholder groups a relevant, even hegemonic, role. The involvement of these groups in the evaluation is highly desirable, not only from an ethical but also from a methodological point of view. From this perspective, a reflection on the audience participation in evaluative studies is presented. To begin with, methodological considerations supporting this participation are put forward. Next, the more habitually involved groups are described. Thereafter the role played by the aforementioned groups in the evaluation design and implementation and in the subsequent decision-making is analysed from three evaluative pluralist approaches: stakeholder based evaluation, participatory evaluation and empowerment evaluation. Finally, some considerations regarding ethical and methodological difficulties that can arise from the above-mentioned participation are discussed. <![CDATA[Middle school and professional education: excluding reforms]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[Estrangeirismos: guerras em torno da língua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[Literatura: leitores & leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[La naissance de l´architecture scolaire. Lês écoles élémentaires parisiennes de 1870-1914]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200023&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[Desenho figurativo: a representação possível do espaço, aspectos cognitivos do desenho figurativo da criança de 4 a 10 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200024&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[Ética e Educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200025&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[Atuação dos pedagogos entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200026&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[O professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank. <![CDATA[Interação social e tomada de consciência da noção de conservação da substância e do peso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000200028&lng=es&nrm=iso&tlng=es Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.<hr/>It is argued that the Brazilian government’s reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes’ students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government’s reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations’ education policies, particularly the World Bank.