Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020030001&lang=es vol. num. 21 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es La educación a distancia requiere de una formación específica de los profesores, profesores titulares y profesores tutores, porque requiere de una metodología y de unos planeamientos didácticos propios. Los profissionales responsables en el desarrollo de la educación a distancia tendran una preparación adecuada tanto en los aspectos didácticos, organizativos y tecnológicos que garantizará el exito de su formación. La inversión en su formación, preparación y capacitación es prioritário para el desempeño satisfactório de sus funciones en la educación superior a distancia y deben ser dirigidas a todo el personal de una institución. Los contenidos de la formación / capacitación específica deben responder a las obligaciones de sus funciones tutórales, en los grandes temas como: bases conceptuales de la educación a distancia; perspectiva nacional e internacional de la EAD; especificidad del aprendizaje de los adultos; metodología específica em la enseñanza a distancia y medios didácticos fundamentos de la acción tutorial, dominio de habilidades, estrategias y actitudes propias de la función de tutoría.<hr/>A educação a distância requer uma formação específica dos seus professores especialistas e tutores pois requer uma metodologia e planejamento didático próprios. Os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da educação a distância necessitam de uma preparação adequada tanto para os aspectos didáticos e organizacionais quanto para os tecnológicos que garantirão o êxito em sua formação, prioritário para o bom desempenho das funções na educação a distância. Os conteúdos de sua formação devem atender as especificidades da formação tutorial nas áreas de: fundamentos em EAD, perspectivas nacionais e internacionais em EAD, Educação de Jovens e Adultos, mediação pedagógica em EAD, fundamentos da ação tutorial.<hr/>Distance Education requires an especific trainning for teachers and tutors because of its metodology and didactic planning. People responsible for its development need an adequate education to grasp the organizational, tecnological and pedagogical aspects required for performing their work on distance education. The trainning coursework for distance education professionals should attend areas such as conceptual fundations, national and international perspectives on distance learning, adult education, distance education metodology, tutorage fundations and strategies, for instance. <![CDATA[The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual - professor e alunos - e os coadjuvantes - as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.<hr/>The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education’s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education’s professor and between the traditional pupil and the distance learning’s pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência. <![CDATA[Distance education and the new ocupational demands]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a nova dinâmica da sociedade da informação e do conhecimento, que privilegia a formação de recursos humanos, nos deparamos com duas análises primordiais: a democratização do processo educativo para a formação de cidadãos e a preparação para o mundo do trabalho. Portanto, neste trabalho, procuraremos discutir as tendências educacionais especialmente a educação a distância como um dos caminhos para a solução de qualificação da sociedade da informação para o mundo do trabalho, caracterizado enquanto demandas de ocupação e suas novas exigências.<hr/>Due to the new dynamic of the information society and knowledge which favors the development of human resources, we find two central analysis: the democratization of the educational process in order to develop citizens and to prepare them for the job market. However, we will try to discuss educational trends in this study, especially distance education as a information society solution for qualifying workers for the job market, described as occupational demands and their new requirements. <![CDATA[The role of distance learning on the teacher’s continuing education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A autora analisou algumas possibilidades para a formação continuada do professor no ambiente da educação a distância. No seu artigo são considerados importantes aspectos apresentados pela educação a distância e algumas conclusões geradas a partir de sua experiência pessoal e profissional e, ainda, sugestões que visam o aprimoramento da formação continuada no ambiente da educação a distância.<hr/>The author analyzed some possibilities offered to teachers’ permanent education in the field of Distance Learning. The article, the author considered some important aspects of Distance Learning leading to some conclusions taken from her personal and professional experience. She also presents suggestions aimed at improving permanent education in the field of Distance Learning. <![CDATA[The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.<hr/>This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education. <![CDATA[Considerations about the videoconference use as multipoint support for distance learning environments: a case study at Petrobras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de graduação, pós-graduação; estes nas suas modalidades stricuto sensu e lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de um MBA - Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do curso no formato semi-presencial.<hr/>The fast and constant changes in the environment has impacted everybody. The one of the consequences is that the actors are impelled to find way to adapt them to this. This scenario has guided the companies and people to adopt a new behaviour, with the risk of, if not doing it, to have their activities discontinued. The Petrobras during its existence and its peculiarity has promoted the development of its employees, sponsoring trainning or formal course as graduation and pos graduation, this last in stricto sensu and lato sensu level. The case in question, object to this paper approaches the MBA -Controller realization, under the Corporate University coordination wich the midia videoconference has prominence in the viabilization of the semi-presential course. <![CDATA[The distance learning student’s identity formation: reflections for a debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo procurou levantar algumas reflexões a respeito do processo de formação da identidade e da autonomia do aluno do curso de graduação “Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental na modalidade a distância” na UFPR. Sendo esta uma modalidade nova dentro da universidade, este processo oferece uma série de experiências de recriação da identidade não só de alunos, mas de professores e funcionários envolvidos no projeto. As experiências deste curso vêm renovando concepções e práticas pedagógicas para uma modalidade ainda pouco vivenciada no Brasil.<hr/>This article intends to raise some reflexions about the formation process of student’s autonomy and identity on a distance education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at Federal University of Parana, Brazil. Because this is a new modality of education within university, this process offers a series of experiences on the identity recriation, not only for students, as well as to professors and other professionals involved in this project. The experiences in this course are renewing the pedagogical practices and conceptions in a educational modality which is still new in Brazil. <![CDATA[Education: the distance between saying and doing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta um estudo comparado, centrado na educação e na relação entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, desde o período inicial da revolução industrial, principalmente na Inglaterra, até a data da sua independência. O artigo também relata como formas alternativas de educação, tais como a educação permanente e a educação a distância surgiram, desafiando os padrões tradicionais de educação no Estado do Paraná.<hr/>In this work it is tried to resume a comparison centered on education, on the relationship between the developed and the developing countries, since the early period of the industrial revolution, mainly in England, to the date of the independence of the late. It is also reported how alternative forms of education, such as permanent education and education at distance came out defying the traditional patterns education in the southern State of Paraná, Brazil. <![CDATA[Distance education’s tutoring practice and theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem.<hr/>Distance learning requires a new conception towards education, teaching and students, up to now veiled under the didactical relationships built within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge required by contemporary transformations on society. Distance Education demands an continuing exchange between students, teachers and tutors and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based on the students’ individual pace. As a mediator of this process the tutor have an important role helping the students in advancing their learning processes. <![CDATA[The distance education undergraduation course teaching license in pedagogy initial levels of primary education: a possible historical construction at Federal University of Parana, Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo pretende evidenciar o processo de implantação do primeiro curso de graduação na modalidade de educação a distância da Universidade Federal do Paraná. Considerou os aspectos históricos, políticos e pedagógicos de seu processo de implantação, procurando retratar a concepção do projeto político pedagógico construído até o presente momento.<hr/>The present article intends to analyze the first undergraduate course at the Federal University of Parana, Brazil. It has considered the historical, political, and pedagogic aspects of its implantation process, aiming at portraiting the conceptual framework within its pedagogical project developed up to the end of 2002. <![CDATA[Academic direction: reflexions of a distance learning experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho, enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços, tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoria prática nesta experiência constituinte com o curso.<hr/>The present text is the result of observations conducted during these last two years of work at the Federal University of Paraná on the implantation of a Distance Education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education. This project is aimed at promoting equal opportunities in education and training as a social policy for opening ample access to the university to professionals on the field of education. Here I propose to address to the reader, issues related with the identity of an academic director at the associated learning center, who is responsible for building spaces, processes, subjects, knowledge’s, practices, relationships and meanings towards a knowledge that is imbeded on doing, being and acting. Without getting astray, I took as an object of analyses, the dynamic relationship between practice and theory within the experience on the course in study. <![CDATA[The tutorage’s interlocutory dimension between distance education’s tutors and Tutees]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas.<hr/>This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education’s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it’s necessary that the feedback offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor’s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantly alert to students’ needs, be it of either an intelectual or afective order. <![CDATA[Educating through research: resistances as possibilities for the evolution of teachers´ personal classroom theories]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização dos futuros professores.<hr/>Starting from a proposal based on educating through research, we present three categories of resistance that may emerge when assuming the research as a methodological approach in teacher education courses: the traditional inertia, the restrictive dialog and the understandings of teaching, learning and evaluation. From this we insist that teacher educators be attentive to the resistances in their classes because they signal to the overcoming of the theories of the involved, allowing conscious and critical interventions in the conduction of professionalization of the future teachers. <![CDATA[The functions of church school in the process of Alta Floresta colonization - Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igreja escola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida.<hr/>This article is about the process of Alta Floresta Colonization, Mato Grosso, within 1976 to 1996. The project of colonization happened by private initiative of the contractor Ariosto da Riva, but it counted on the cooperation of the federal govern and the church. The school was founded in a process of settlement of small communities so that from the opening of land lots, the colonizer set apart some land to build the schools and it was used as a church. In this context, the schools played a very important role in the colonization process, and it becomes visible when we analyzes the educative relations, formal or not, that happened in that time. The church school got to itself the functions of being a space of meeting for the colonist to pray, learn, teach, celebrate life and death, the vitories and defeats of a people who dreamed and fought for a promised land. <![CDATA[From "natural" knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico.<hr/>During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge. <![CDATA[Pedagogy and literature: children and animals in Clarice Lispector’s children books]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo apresenta uma reflexão das relações entre a literatura infantil e a educação ressaltando a singularidade dos textos de Clarice Lispector que desconstroem a relação hegemônica adulto-criança e privilegiam o mundo das crianças e dos bichos ao inverter os pressupostos pedagógico moralizantes que sempre estiveram presentes neste gênero literário.<hr/>This study presents some thoughts about the relationship between children literature and education to project the singularity of Clarice Lispector’s texts deconstructing the hegemony adult-children and distinguishing children and animals world by the inversion of the moral-pedagogical motives that always have been conected to this kind of literary genre. <![CDATA[The postgraduate studies with strategy for the reconstruction of the Brazilian university System]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se relaciona com a pesquisa A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil, que examina a política desenvolvida pelo educador brasileiro Anísio Teixeira na direção da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), atualmente uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, em seus primeiros anos de funcionamento (1951- 1964). Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como seu corpus documental básico: a) a produção bibliográfica de Anísio Teixeira, de 1946 a 1971; b) a documentação existente nos arquivos da CAPES e no arquivo pessoal de Anísio Teixeira, no Centro de Investigação e Documentação em História Contemporânea do Brasil, na Fundação Getúlio Vargas e no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; c) os boletins da CAPES publicados, mensalmente, de 1952 a 1964; d) entrevistas realizadas com antigos colaboradores de Anísio Teixeira na CAPES, durante o período estudado. Os resultados da pesquisa confirmam nossa hipótese inicial que a atuação de Anísio Teixeira frente a esta instituição foi fundamental para que ela adquirisse a configuração que assumiu, transformando-se em um instrumento de promoção dos estudos de pós-graduação no Brasil. Sob este prisma, a CAPES desenvolveu, em seus primeiros anos, um conjunto de iniciativas e políticas que tiveram como pressuposto básico a idéia de que a pós-graduação era a principal estratégia de reconstrução da universidade brasileira, como lócus adequado para o desenvolvimento da pesquisa científica e como espaço de formação do professor universitário.<hr/>This article is the result of a research project entitled “The Training of Teachers: the Contribution of Anísio Teixeira for the Institutionalization of Postgraduate Studies in Brazil” (A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil), which analyzed the policies developed by the Brazilian educator Anísio Teixeira, while acting as head of CAPES - Campaign for the Improvement of University Personnel (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) - now a foundation linked to the Ministry of Education, during its initial years of operation, from 1951-1964. The research is historical, its basic corpus of documents being: a) texts published by Anísio Teixeira, from 1946 to 1971; b) documents in the archives of CAPES, in the personal archives of Anísio Teixeira, in the Centre for Research and Documentation in Contemporary Brazilian History, at the Getúlio Vargas Foundation, and in the Programme of Studies and Documentation in Education and Society, at the Federal University of Rio de Janeiro; c) the Bulletins of CAPES, published monthly from 1952 to 1964; d) interviews with contemporary collaborators of Anísio Teixeira, in CAPES, during the period studied. The results of the research confirm our initial hypothesis, that the role of Anísio Teixeira at the head of this institution was fundamental in giving it the form and function it ended up assuming, turning it into an instrument for the promotion of postgraduate studies in Brazil. Within this perspective, CAPES developed, in its initial years, a set of initiatives and policies which had, as a basic presupposition, the idea that postgraduate study should constitute the principal strategy for the reconstruction of the Brazilian university system, as an adequate locus for the development of scientific research and as a space for the education of university professors. <![CDATA[Primeiras lições de coisas: manual de ensino elementar para uso dos paes e professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se relaciona com a pesquisa A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil, que examina a política desenvolvida pelo educador brasileiro Anísio Teixeira na direção da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), atualmente uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, em seus primeiros anos de funcionamento (1951- 1964). Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como seu corpus documental básico: a) a produção bibliográfica de Anísio Teixeira, de 1946 a 1971; b) a documentação existente nos arquivos da CAPES e no arquivo pessoal de Anísio Teixeira, no Centro de Investigação e Documentação em História Contemporânea do Brasil, na Fundação Getúlio Vargas e no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; c) os boletins da CAPES publicados, mensalmente, de 1952 a 1964; d) entrevistas realizadas com antigos colaboradores de Anísio Teixeira na CAPES, durante o período estudado. Os resultados da pesquisa confirmam nossa hipótese inicial que a atuação de Anísio Teixeira frente a esta instituição foi fundamental para que ela adquirisse a configuração que assumiu, transformando-se em um instrumento de promoção dos estudos de pós-graduação no Brasil. Sob este prisma, a CAPES desenvolveu, em seus primeiros anos, um conjunto de iniciativas e políticas que tiveram como pressuposto básico a idéia de que a pós-graduação era a principal estratégia de reconstrução da universidade brasileira, como lócus adequado para o desenvolvimento da pesquisa científica e como espaço de formação do professor universitário.<hr/>This article is the result of a research project entitled “The Training of Teachers: the Contribution of Anísio Teixeira for the Institutionalization of Postgraduate Studies in Brazil” (A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil), which analyzed the policies developed by the Brazilian educator Anísio Teixeira, while acting as head of CAPES - Campaign for the Improvement of University Personnel (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) - now a foundation linked to the Ministry of Education, during its initial years of operation, from 1951-1964. The research is historical, its basic corpus of documents being: a) texts published by Anísio Teixeira, from 1946 to 1971; b) documents in the archives of CAPES, in the personal archives of Anísio Teixeira, in the Centre for Research and Documentation in Contemporary Brazilian History, at the Getúlio Vargas Foundation, and in the Programme of Studies and Documentation in Education and Society, at the Federal University of Rio de Janeiro; c) the Bulletins of CAPES, published monthly from 1952 to 1964; d) interviews with contemporary collaborators of Anísio Teixeira, in CAPES, during the period studied. The results of the research confirm our initial hypothesis, that the role of Anísio Teixeira at the head of this institution was fundamental in giving it the form and function it ended up assuming, turning it into an instrument for the promotion of postgraduate studies in Brazil. Within this perspective, CAPES developed, in its initial years, a set of initiatives and policies which had, as a basic presupposition, the idea that postgraduate study should constitute the principal strategy for the reconstruction of the Brazilian university system, as an adequate locus for the development of scientific research and as a space for the education of university professors. <![CDATA[La escuela en el cuerpo: estudios sobre el orden escolar y la construcción social de los alumnos en escuelas primarias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se relaciona com a pesquisa A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil, que examina a política desenvolvida pelo educador brasileiro Anísio Teixeira na direção da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), atualmente uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, em seus primeiros anos de funcionamento (1951- 1964). Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como seu corpus documental básico: a) a produção bibliográfica de Anísio Teixeira, de 1946 a 1971; b) a documentação existente nos arquivos da CAPES e no arquivo pessoal de Anísio Teixeira, no Centro de Investigação e Documentação em História Contemporânea do Brasil, na Fundação Getúlio Vargas e no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; c) os boletins da CAPES publicados, mensalmente, de 1952 a 1964; d) entrevistas realizadas com antigos colaboradores de Anísio Teixeira na CAPES, durante o período estudado. Os resultados da pesquisa confirmam nossa hipótese inicial que a atuação de Anísio Teixeira frente a esta instituição foi fundamental para que ela adquirisse a configuração que assumiu, transformando-se em um instrumento de promoção dos estudos de pós-graduação no Brasil. Sob este prisma, a CAPES desenvolveu, em seus primeiros anos, um conjunto de iniciativas e políticas que tiveram como pressuposto básico a idéia de que a pós-graduação era a principal estratégia de reconstrução da universidade brasileira, como lócus adequado para o desenvolvimento da pesquisa científica e como espaço de formação do professor universitário.<hr/>This article is the result of a research project entitled “The Training of Teachers: the Contribution of Anísio Teixeira for the Institutionalization of Postgraduate Studies in Brazil” (A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil), which analyzed the policies developed by the Brazilian educator Anísio Teixeira, while acting as head of CAPES - Campaign for the Improvement of University Personnel (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) - now a foundation linked to the Ministry of Education, during its initial years of operation, from 1951-1964. The research is historical, its basic corpus of documents being: a) texts published by Anísio Teixeira, from 1946 to 1971; b) documents in the archives of CAPES, in the personal archives of Anísio Teixeira, in the Centre for Research and Documentation in Contemporary Brazilian History, at the Getúlio Vargas Foundation, and in the Programme of Studies and Documentation in Education and Society, at the Federal University of Rio de Janeiro; c) the Bulletins of CAPES, published monthly from 1952 to 1964; d) interviews with contemporary collaborators of Anísio Teixeira, in CAPES, during the period studied. The results of the research confirm our initial hypothesis, that the role of Anísio Teixeira at the head of this institution was fundamental in giving it the form and function it ended up assuming, turning it into an instrument for the promotion of postgraduate studies in Brazil. Within this perspective, CAPES developed, in its initial years, a set of initiatives and policies which had, as a basic presupposition, the idea that postgraduate study should constitute the principal strategy for the reconstruction of the Brazilian university system, as an adequate locus for the development of scientific research and as a space for the education of university professors. <![CDATA[Terra, trabalho e educação: experiências sócio-educativas em assentamentos do MST]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se relaciona com a pesquisa A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil, que examina a política desenvolvida pelo educador brasileiro Anísio Teixeira na direção da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), atualmente uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, em seus primeiros anos de funcionamento (1951- 1964). Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como seu corpus documental básico: a) a produção bibliográfica de Anísio Teixeira, de 1946 a 1971; b) a documentação existente nos arquivos da CAPES e no arquivo pessoal de Anísio Teixeira, no Centro de Investigação e Documentação em História Contemporânea do Brasil, na Fundação Getúlio Vargas e no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; c) os boletins da CAPES publicados, mensalmente, de 1952 a 1964; d) entrevistas realizadas com antigos colaboradores de Anísio Teixeira na CAPES, durante o período estudado. Os resultados da pesquisa confirmam nossa hipótese inicial que a atuação de Anísio Teixeira frente a esta instituição foi fundamental para que ela adquirisse a configuração que assumiu, transformando-se em um instrumento de promoção dos estudos de pós-graduação no Brasil. Sob este prisma, a CAPES desenvolveu, em seus primeiros anos, um conjunto de iniciativas e políticas que tiveram como pressuposto básico a idéia de que a pós-graduação era a principal estratégia de reconstrução da universidade brasileira, como lócus adequado para o desenvolvimento da pesquisa científica e como espaço de formação do professor universitário.<hr/>This article is the result of a research project entitled “The Training of Teachers: the Contribution of Anísio Teixeira for the Institutionalization of Postgraduate Studies in Brazil” (A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil), which analyzed the policies developed by the Brazilian educator Anísio Teixeira, while acting as head of CAPES - Campaign for the Improvement of University Personnel (Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) - now a foundation linked to the Ministry of Education, during its initial years of operation, from 1951-1964. The research is historical, its basic corpus of documents being: a) texts published by Anísio Teixeira, from 1946 to 1971; b) documents in the archives of CAPES, in the personal archives of Anísio Teixeira, in the Centre for Research and Documentation in Contemporary Brazilian History, at the Getúlio Vargas Foundation, and in the Programme of Studies and Documentation in Education and Society, at the Federal University of Rio de Janeiro; c) the Bulletins of CAPES, published monthly from 1952 to 1964; d) interviews with contemporary collaborators of Anísio Teixeira, in CAPES, during the period studied. The results of the research confirm our initial hypothesis, that the role of Anísio Teixeira at the head of this institution was fundamental in giving it the form and function it ended up assuming, turning it into an instrument for the promotion of postgraduate studies in Brazil. Within this perspective, CAPES developed, in its initial years, a set of initiatives and policies which had, as a basic presupposition, the idea that postgraduate study should constitute the principal strategy for the reconstruction of the Brazilian university system, as an adequate locus for the development of scientific research and as a space for the education of university professors.