Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020040002&lang=es vol. num. 24 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Images of teachers and webs of knowledge in daily work]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o ‘formando’ vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso.<hr/>The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledge incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities. <![CDATA[Researching in order to understand and transform our own practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como gênero de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido coletivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.<hr/>In elementary and secondary schools, as well as at university level, an increasing number of teachers are investigating their own professional practices. They undertake that because they feel the need of better understanding the nature of the problems that they face, in order to transform their practice and working conditions. This paper begins by briefly presenting the main characteristics of this activity as a research genre. Then, it describes the experience of a group of mathematics teachers and teacher educators, from several school levels, who are collectively carrying out an activity of reflecting about their investigations about their practices and presenting then to the professional community. And, finally, the article analyses what that work represented for the participants involved in this work. <![CDATA[Dilemmas and challenges of the teacher’s function in the contemporary society: the meanings of the change]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou- se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor.<hr/>This approach presents a panorama of the complex situation of education in schools nowadays, and the need for changes in the formation/ performance of the teacher. Strains experienced by teachers during the pedagogical process are analyzed taking into account reflections of modern and postmodern thinking. According to this proposal, the results of the investigation developed by graduate and undergraduate students in a discipline of “Curriculum and Programs” in the Course in Pedagogy, and later deepened in a Research Project (Procelin-UFPR), in 2001, are presented here. The researchers investigated teachers from public schools in Curitiba and Great Curitiba. The meanings, needs and options related to the teacher’s practice nowadays were understood considering Bordieu’s concept of habitus, and the analytic possibilities opened by SACRISTÁN, GIROUX and GRAMSCI. This article tries to disentangle the teacher’s work from the many demands imposed nowadays, concurring to a redirection in the prescriptive proposals of changes and specially in the ones referring to the formation of teachers. <![CDATA[Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP - 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP−1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores.<hr/>This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP - from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education. <![CDATA[The learning process in the school and the formation of teachers in the perspective of the historic-cultural psychology and the activity theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho avalia possibilidades teóricas de renovação das práticas de formação inicial e continuada de professores com base na concepção histórico- cultural da aprendizagem escolar, compreendendo o trabalho de professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com destaque à atividade de aprendizagem escolar. No final, são apresentadas as possibilidades de aplicação dessa teoria à formação de professores, numa tentativa de buscar um paradigma teoricamente mais ampliado de orientação das práticas de formação profissional de professores.<hr/>This work appraises theoretical possibilities of renovation in the practices of formation of teachers. Acknowledging the importance of reflexivity and refusing the idea of the professional practice as a merely technical activity, the work of the teacher is understood as a practical and theoretical activity, according to a historic e social conception and the theory of the activity. Initially, there is a brief exposition on the current debate about the contemporary educational demands. After that, theoretical elements of the historic-cultural conception and its variations are presented, pointing out the learning activity. Finally, the possible applications of this theory in the formation of teachers is considered as an alternative to the current formation models. The author expects this work to be evaluated as a first approach to the theme, within the limits of his intellectual experience, in the search for a theoretically wider paradigm to guide the practice of formation of teachers. <![CDATA[Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o espaço da diversidade? E, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (UNESCO, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: é a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O “interculturalismo” aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.<hr/>This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers; by the comprehension of multiculturalism is it a space of diversity? And inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions. Specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher’s formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism as a space for interpersonal relations, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion almost a slogan in the current educational and social picture. <![CDATA[Teachers for an education with quality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Preocupados com o futuro das instituições públicas de educação e com a situação de seus professores, discutimos neste texto como as transformações sociais colocam a importância de se redefinir o sentido da escola e assegurar-lhe as condições para o desenvolvimento de uma educação com qualidade social. O argumento central dessa reflexão sustenta que é preciso investirem políticas para a melhoria da formação dos professores e das condições em que exercem sua profissão. Para nós, esses dois aspectos estão extremamente articulados, com repercussões diretas na qualidade da educação, e devem ser entendidos como dimensões do desenvolvimento profissional docente, já que os professores são sujeitos com papel essencial para se viabilizar mudanças no universo da escola. Portanto, argumentamos na direção de que é preciso colocar o professor e o seu trabalho no centro das atenções. Outro foco deste artigo está voltado para qualificar a idéia de qualidade e discutir os elementos necessários para viabilizá-la.<hr/>Concerned with the future of public educational institutions and the situation of their teachers, we discuss in this text the necessity to redefine the meaning of the school, and to guarantee the development of a social education facing the social changes. The main argument in this reflection lays in the need to offer a better formation for teachers and better conditions of work. We consider these two aspects as fully intertwined and directly reflected in the quality of the education, so that they must be understood as dimensions of the teachers’ professional development, being the teachers’ subjects with an essential role in any possible change inside the school. Therefore, we believe that it is important to spotlight the teachers and their work. This article also intends to qualify the idea of quality and discuss the necessary elements to make it possible. <![CDATA[The professionalization of teachers as a project in the context of the educational reform introduced in the 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo focaliza a reforma da formação inicial de professores da educação básica, em implementação pelo Estado brasileiro desde os anos de 1990. Os elementos centrais dessa reforma evidenciam que o processo de profissionalização toma por base conceitos e práticas que têm origem no campo do trabalho. A noção de competências ocupa lugar central e implementa uma nova lógica educativa, subordinando a esta o currículo e a organização das instituições de formação, objetivando construir um novo tipo de professor, com capacidades subjetivas consoantes àquelas demandadas pelo mercado e pelas novas formas de sociabilidade exclusiva que caracterizam as sociedades capitalistas contemporâneas. O dispositivo legal mais recente a Portaria nº. 1.403, de 9 de junho de 2003, que pretendeu instituir o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores, deu continuidade a esse processo de reforma referenciado em uma perspectiva técnico-instrumental, mas foi recentemente sustado pelo novo dirigente do Ministério de Educação, sob forte pressão do movimento dos educadores. As propostas pelas quais luta o movimento docente nas últimas décadas formação de qualidade, incentivo às faculdades e centros de educação das universidades como espaços privilegiados de formação de professores, construção da profissionalização e da autonomia e do desenvolvimento intelectual do docente, precisam ser recuperadas neste momento, para que se transformem em efetivas políticas públicas.<hr/>This article focalizes the reformulation of the initial formation of elementary education teachers occurring in Brazil since the 1990’s. The central elements in this reformulation shows that the process of professionalization is based on concepts and practices from the field of the work. The notion of competency becomes central in this new idea of education, where are also relevant the curriculum and the organization of the institutions of formation, aiming the construction of a new kind of teacher, with subjective skills according to those demanded for the contemporary capitalist societies. The most recent law, the governmental decree number 1403, from July 9, 2003, constituted the National System of Certification and Continuing Formation of Teachers. This decree extended the process of reformulation in a technical-instrumental perspective, but recently it has been brought to a halt by the new Ministry of Education, under strong pressure from the teachers’ movement. The proposals defended by this movement during the last decades - formation with quality, incentive to universities and theirs centers of education as privileged spaces in the formation and intellectual development of teachers need to be retaken now, in order to be transformed into effective public policies. <![CDATA[Teachers’ formation reformed: the notion of competences and the production of control]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho.<hr/>This paper offers a reflexion on teacher’s formation on context of the educational reform marked by the centralidade of the curriculum and the. Notion of competences. The analysis takes for reference the Critical Theory of the Society, as the writings of T. ADORNO, M. HORKHEIMER and H. MARCUSE, to analyze the relation between school education and teaching work in the society of the present capitalism. The critical to the reform of the teacher’s formation is based an incorporation movement, for the pedagogical field, of the logic that conducts the market economy. This process of incorporation occurs for different mediations and manifest in procedures that value the competition, generate the exclusion and promote the adaptation of the formation human the pretense requirements of formation for the work. <![CDATA[Interviews in qualitative research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O uso de entrevistas em pesquisas qualitativas é tema recorrente e ainda polêmico nas discussões acadêmicas, pois se trata de um procedimento de coleta de informações que muitas vezes é utilizado de forma menos rigorosa do que seria desejável. Cabe aos pesquisadores que fazem uso de entrevistas em suas investigações explicitar as regras e pressupostos teórico/metodológicos que norteiam seu trabalho, de modo a ampliar o debate acerca da necessária definição de critérios para avaliação de confiabilidade de pesquisas científicas que lançam mão desse recurso. Este texto tem como objetivo contribuir com a realização dessa tarefa.<hr/>The use of interviews in qualitative researches is a matter and still controversial subject in the academic arguments, therefore interviews are a kind of collect informations procedure that many times is employed less rigorously than it would be recommended. Researchers which use interviews in their inquiries should set out the rules and budgets theoretical and methodological that lead their work, to contribute to extend the debate about the necessary definition of criteria for evaluation of the scientific researches reliability in using this kind of resort. This text intents to contribute to the achievement of that task. <![CDATA[Images immortalized by words]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo examina o Atheneu Sergipense, principal instituição oficial de ensino secundário de Sergipe/Brasil, a partir das impressões registradas por aqueles que o visitaram, identificando elementos reveladores de sua estrutura espacial, de seu processo pedagógico e de suas finalidades. O texto destaca, pelas palavras dos seus visitantes, imagens imortalizadas das práticas e do quotidiano escolar daquele centro de formação de vultos que se projetaram no panorama político e intelectual da sociedade sergipana e nacional.<hr/>This article examines the Atheneu Sergipense, the main official institution of secondary studies in Sergipe/Brazil, from the perspective of the impressions registered by those who visited it, identifying elements of its spacial strucure, pedagogic processes and objectives. The text reveals, by the words of the visitors, images which are immortalized by the school practices of that formation center of men who projected themselves in the political and intellectual life of the state, as well as of the country. <![CDATA[Music and school: a dialogue with diversity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as objetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética.<hr/>This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers’ training, changing agents of school practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of the culture and the school role, questioning its position as producers of consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative individuals, capable of esthetics usufruct ion. <![CDATA[Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões.<hr/>The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called. Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions. <![CDATA[Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees- Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.<hr/>The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees - Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him. <![CDATA[A pré-história da mente: uma busca das origens da arte, da religião e da ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees- Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.<hr/>The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees - Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him. <![CDATA[Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a Brazilian experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees- Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.<hr/>The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees - Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him. <![CDATA[Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees- Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele.<hr/>The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees - Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him.