Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020050002&lang=es vol. num. 26 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Media and education: on the scene, ways of young existences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, o propósito é articular o depoimento de jovens de 15 a 25 anos com o que deles falam os diferentes produtos da mídia, especialmente a televisão. A partir da escuta de estudantes de escolas públicas e privadas, selecionou-se um tema principal para a análise dos modos de existência jovem: a construção do “outro” nos meios de comunicação e a relação desses grupos com as diferenças sociais, econômicas, geracionais, raciais e étnicas, de gênero e de aparência física. Com apoio em Michel Foucault, particularmente nos conceitos de normalidade, normalidade e modos de subjetivação, discutimos as formas pelas quais a sociedade do espetáculo e da imagem opera na nomeação e na construção dos “outros jovens”, e como esse processo circula entre estudantes de nível médio e universitário no meio urbano de Porto Alegre, RS. Para tanto, recorremos também a autores como Jorge Larrosa e Maria Rita Kehl, com o objetivo de pensar de que forma se configura na mídia uma espécie de “normalidade jovem”. Sugerimos, nas conclusões, que, a partir dos debates e da análise das produções midiáticas, haveria a  possibilidade de pensar outros modos de existência para grupos juvenis em nossa cultura.<hr/>The aim of this paper is to articulate young voices and media products addressed to the public from 15 to 25 years old. Starting from debates with students from private and public schools, I analyzed how media is constructing “the other”, in terms of economical, racial and ethnic differences; also in terms of differences of gender, age and physical appearance. The theoretical references are Foucault’s concepts of normality, abnormality and ways of subjectivation, in order to discuss how our society of image and spectacle nominates the “young others”, and how students from Porto Alegre (Brazil), realize this process. I also used the contribution of Maria Rita Kehl and Jorge Larrosa, to think about a “young normality” in Brazilian media. At the conclusion, I suggest that debates and analysis about media, in student’s company, represent a strong possibility of imagining new forms of young existences in our culture. <![CDATA[Fiction and reality in the Cidade dos Homens TV program: elements to think about media and image pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo discute as relações entre ficção e realidade num programa de TV e suas implicações para a educação. Expõe resultados de uma investigação em que, entre outros objetivos, procurou-se investigar acerca da autenticidade das imagens na ”sociedade do espetáculo”, destacando a profusão de “imagens caseiras” em produtos televisivos contemporâneos. Para tanto, estuda algumas cenas da microssérie Cidade dos Homens, veiculada pela Rede Globo entre 2002 e 2004. A análise da estrutura do programa, sua sintaxe e formas de narrar permitiram expor formas de visibilidade dos efeitos de realidade no seriado. As conclusões apontam para a utilização de recursos próprios dos programas de caráter documental, como a utilização de “cenas caseiras” e de depoimentos em “tempo real”, na busca por uma autenticidade das imagens. Enfatiza-se, ao final, que estudos sobre a mídia televisiva implicam sempre uma posição ética e política e, assim, tornam-se tarefa fundamental na educação ética e estética dos sujeitos.<hr/>This article discusses the relations between fiction and reality on a TV program and its implications to education. It shows the results of an investigation in which, among other goals, it was aimed to investigate the authenticity of the images in the “society of the spectacle”, emphasizing the profusion of “home-produced images” in contemporary television series. It studies some scenes of Cidade dos Homens, presented by Rede Globo from 2002 until 2004. The analysis of the program structure, syntax and narrative forms allowed exposing the visibility ways of the reality effects in the series. The conclusions point to the utilization of the very resources of programs with documentary characteristics, like “homeproduced scenes” and “real time” testimonies, searching for images authenticity. By the end it emphasizes that studies about TV media always imply an ethical and political position, therefore becoming a fundamental task on subject’s ethical and aesthetic education. <![CDATA[The example of Agrado: image, technics and authenticity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tomando como referência a personagem Agrado do filme Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar, ensaiam-se proposições sobre um outro modo de se entender a autenticidade - desvinculado da natureza dos corpos e vinculando-se à cultura urbana e às técnicas que vêm permitindo aos corpos a realização material de um vir-a-ser sonhado - de uma imagem para o corpo. De que maneira o cinema, a partir dos exemplos dados pelos personagens apresentados em suas telas, atua na produção dessas imagens-corpos? A educação do olhar pelas imagens cinematográficas permitiria uma visão para além da imagem? Essas são as perguntas que perpassam o ensaio.<hr/>Taking the character Agrado, from the Pedro Almodovar‘s movie All about my mother, the author essays some propositions about another way to understand the authenticity of an image for the human body - unlinked from the nature and attached to the urban culture and to the technology that have been allowing the materialization of the dreamed body to anyone. In which way do the movies, and the examples provided by their characters showed at the screen, act to produce these body-images? Does the eye education by movie pictures allow a vision beyond the image? These are the questions proposed in this essay. <![CDATA[Education, cinema and otherness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Provocado pelas análises do filósofo Gilles Deleuze sobre as imagens no cinema, esse artigo propõe pensarmos as relações entre o cinema e a educação na passagem de uma pedagogia da imagem ação para uma pedagogia da imagem tempo. Essa transformação nos convida a inventar na modernidade novas formas de subjetivação e de semiotização que possam expressar a relação do sujeito consigo mesmo e com o outro, pensando o cinema como um aliado da educação no exercício de alteridade que prepara o sujeito para as infinitas travessias que o levam em direção ao outro.<hr/>This article intends to make us think about the relationship between cinema and education in the change of a pedagogy of action image to a pedagogy of time image, moved by the analysis of the philosopher Gilles Deleuze about the images on the movies. This transformation invites us to invent new forms of subjectivation and new semiotics that can reveal the relationship of the subject with himself and the other persons. In this way, the cinema can be seen as another instrument to provide educational improvement in the exercise to prepare the subject for the infinite ways that take him in the other people’s direction. <![CDATA[The dispositif of motherhood: media and pedagogical production of subjects, practices and norms]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira um dispositivo da maternidade é produzido e atualizado no espaço midiático de forma a produzir diferentes “modalidades maternas” e, a partir deles, padrões normativos. Para tanto, realizo uma análise enunciativa de dois conjuntos de materiais: um, composto por reportagens das revistas Veja e Caras sobre duas personagens mães-famosas (Vera Fischer e Xuxa) e capturadas entre 1992 e 2003; e, outro, composto por matérias retiradas da revista Crescer, no período de janeiro de 2001 a julho de 2002. Afirmo que esta normatividade é produzida a partir da relação entre as modalidades maternas e a partir do modo como os sujeitos-mãe deste dispositivo relacionam-se entre si e com os sujeitos-pai.<hr/>The purpose of this paper is to analyze the way in which a dispositif of motherhood is produced and updated in mediatic spaces to produce different ‘maternal modes’ and, then, normative patterns. With this purpose, I make an enunciative analysis of two sets of materials: one, consisting of articles from the weekly magazines Veja and Caras about famous mother characters (Vera Fischer and Xuxa) captured between 1992 and 2003; and another one, made up of articles taken from the magazine Crescer, between January 2001 and July 2002. I state that this normativity is produced through the relationship between the maternal modes and through the way the mother-subjects from this dispositif relate to each other and to the father-subjects. <![CDATA[Men in advertisement in the last decade. A changing culture?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Procuramos focalizar estereótipos masculinos, examinando alguns modelos da publicidade dos últimos dez anos. Discutimos algumas mudanças na sociedade, enfrentadas pelo homem atualmente. Retomamos uma tipologia de gênero baseada na semiótica. Apontamos algumas transformações e diferenças atuais de apresentação dos homens na publicidade.<hr/>The phocus of this work lies on masculine stereotypes, examining advertisement models, in the last 10 years. We discuss some changes that man is dealing, nowadays in society. We returned to a gender typology based on semiotics. We point out some current changes and differences in the way men are presented in ads. <![CDATA[Subjectivation and the education through the internet]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é um estudo sobre os mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem através da Internet. Utilizando-se de idéias da literatura de Foucault e Deleuze, faz uma análise dos mecanismos existentes nas propostas de uso da Internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, acompanhada de uma descrição da ética presente na rede. Esta análise trabalha com a idéia de um poder produtor, emaranhado com e em microsituações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia também novas brechas para resistências.<hr/>This article is a study about power mechanism and subjectivation that exist in the teach-learning process through the internet. The Foucault and Deleuze’s ideas are used to analyze the mechanisms present in the proposals of internet’s use in formal and distance education, followed by web ethic description. This analysis works with the productive power idea, mixed with and within social micro-situations, and the new educational technology structure where can emerge new subjects and subjectivities, but this also offers new breaches for resistance. <![CDATA[Young culture communication processes in cyberspace social net]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar ategorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.<hr/>The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity. <![CDATA[Media, cognition and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discutem-se as possibilidades e os limites do uso da mídia na educação. Embora considere-se a importância da apresentação e organização da mensagem, o artigo centra-se na atividade construtiva do sujeito e seu significado para a compreensão.<hr/>The article discusses the possibilities and limits of the use of media in education. Although the importance of message presentation and organization is presented, the article focuses the subject‘s constructive activity meaning for comprehension. <![CDATA[Silver rings: students and teachers in a media society]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Qual o papel do professor numa sociedade saturada de informação e marcada por mudanças constantes em suas esferas comunicativas? Ele deve resistir a essas mudanças ou aceitá-las acriticamente? Mostramos aqui que a preservação do núcleo central da relação professor-aluno é crucial para termos um diálogo público rico em nossas sociedades. Através de breves narrativas, refletimos sobre as estratégias usadas por professores para navegar em distintos espaços comunicativos. Os quatro tipos de professor apresentados são o professor do livro, o professor teatral, o professor televisivo e o professor telegráfico. Essa tipologia se refere a modos de incorporar e dar sentido a formas mediáticas distintas. Atenção especial é dada ao professor televisivo, aquele responsável pela organização de informação dispersa e também por ajudar os alunos a tolerar a eventual falta de sentido do campo comunicativo criado pela televisão.<hr/>What is the role of teachers in a world of massive information and constantly shifting media spheres? Should he or she resist such changes or accept them acritically? We show here the core of the student-teacher relationship should be preserved if we are to create and maintain a rich public dialogue in our societies. Through pieces of prose, we reflect upon teachers’ strategies for navigating complex media spaces. We present four types of teachers: the teacher of the book, the theatrical teacher, the televisual teacher, and the telegraphic teacher. Particular attention is given to the televisual teacher, who is responsible for organizing dispersed information as well as helping students withstand the ventual lack of meaning without ever abandoning the communicative game proposed by television. <![CDATA[Some letters, little health: Campinas, first half of eighteen hundred’s]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em uma região que foi grande produtora de açúcar para exportação e, posteriormente, de café, as preocupações com a educação e a saúde andavam um tanto esquecidas. Os professores eram poucos e as oportunidades de freqüentar escolas eram restritas. Nelas, depois de aprender a obedecer as leis de Deus e do Estado, os alunos aprendiam a ler, escrever e contar. Se o iletramento entre homens livres era grande, entre as mulheres era maior, incluindo muitas esposas de senhores de engenho. Poucos leitores, poucos livros; mas eles existiam: quase sempre religiosos, alguns entretanto sinalizavam interesses de seus donos, como os que tinham como tema a saúde e a doença. Em Campinas, as enfermidades entre livres e escravos eram muitas e eram grandes as dificuldades de receber tratamento de um médico, cirurgião ou boticário. A escassez de homens habilitados “cientificamente” para o exercício da cura motivou tanto ações para suprir a falta daqueles profissionais na região (como a criação de uma Academia Fármaco-Cirúrgica), quanto a ampla atuação de curandeiros entre ricos e pobres, livres e escravos. Muitas famílias, quando suas posses e letras permitiam, se preveniam com pequenas boticas caseiras, nas quais havia de tudo um pouco, ou com livros que poderiam indicar o que fazer em casos de emergência. Lidos em voz alta, esses volumes ajudaram a aliviar dores e a difundir aquilo que muitos denominavam a “verdadeira arte de curar”.<hr/>In a region that had been a big producer of sugar for exportation, and afterwards of coffee, preoccupations with education and health had been a little bit left beside. There was just a little number of teachers and attending schools opportunities were restrict. In these schools, only after learning to obey God’s and State Laws, students learned reading, writing and counting. If illiteracy among free men was general, among women it was much bigger, even many wives of sugar-cane farmers. Just a few readers, little number of books: but they existed: they were almost always religious ones, some, however, pointed to their owner’s interests, as the ones related to health and sickness. In Campinas, there were a lot of diseases among free people and slaves and there were hard difficulties in relation to medical, surgical or pharmacological treatment. Shortness of men with “scientific” abilities for cure motivated actions in order to supply the lack of such professionals in that region (as the creation of a Pharmacological-Surgical Academy) as well as the wide action of medicine men among rich and poor, slaves or free people. Many families, as their richness and literacy allowed it, prevented themselves with simple home pharmacology, in which there were a little of everything, or with books that could indicate what to do in emergencies. As such books were read aloud they helped to relieve pains and spread what was called the “true cure art”. <![CDATA[Physical education, culture and the production of meanings]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto executa análises que buscam compreender como a Educação Física realiza discussões, tendo como estratégia central a cultura, abrindo espaços para se discutir como o significado é também uma construção cultural. A centralidade da dimensão simbólica da cultura representa uma forma de análise em que a produção, distribuição e acesso aos bens culturais estão envolvidos com a maneira como valorizamos ou ignoramos certos aspectos da vida social. O ponto fundamental dessa discussão refere-se à compreensão de que os sentidos e significados historicamente construídos estão inseridos num processo conflituoso em que relações de poder caracterizam um combate por significado. Nesse combate, relações sociais são desfeitas e estabelecidas, conhecimentos são produzidos e distribuídos, políticas são geradas. De posse destas discussões, a Educação Física passa a ser vista não como uma mera atividade em que são escolhidas técnicas supostamente livres de coerções, mas como uma produção e uma política cultural que participa da maneira como os significados são historicamente constituídos.<hr/>The present text executes analyses which search to understand how Physical Education uses the cultural dimension as a central strategy of its intervention, opening spaces to argue itself also as a cultural construction. The focus on the symbolic dimension of the culture represents an analysis in which the production, distribution and access to the cultural products are involved with the way we value or we ignore certain aspects of the social life. The basic point of this argument is the understanding that the directions and meanings historically constructed are inserted in a conflicting process where relations of power characterize a combat for meaning. In this combat, social relations are established, knowledge is produced and distributed, politics are generated. In this context, Physical Education is seen not as a mere activity which chooses supposedly free techniques of coercions, but as a cultural and politic production that participates in the way meanings are historically constituted. <![CDATA[Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.<hr/>The article presents some reflections, on the perspective of the historicalcultural psychology, about the aspect of the time in the learning, above all which is carried out in the school education context. The text focuses the problem of the temporal relations between learning and development. By emphasizing the implications of these relations for the periodization of the scooling, the work rises out some arguments for a questionary of the steady periodization in a year, as one in the serialization, or even of the periodization of more school years, as those we are generally calling in Brazil “the learning cycle”. <![CDATA[Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho objetivou diagnosticar como as aulas de histologia do Curso de Ciências Biológicas se desenvolvem no que se refere ao difícil aprendizado dos alunos sobre o conceito científico relacionado a “Tecido Muscular”. Para a avaliação, optou-se pela investigação das concepções alternativas dos alunos a respeito da estrutura e função da fibra muscular e para tanto, iniciou-se por uma entrevista para avaliar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos mesmos. Os resultados desta entrevista orientaram a organização de um questionário a ser aplicado aos alunos. As respostas foram avaliadas nos aspectos referentes às características dos esquemas (desenhos dos alunos). Concluiu-se que os alunos apresentam dificuldade na visão tridimensional da célula, não conseguindo associar a forma e a localização e função das organelas que constituem a fibra muscular. Baseado nas conclusões obtidas, apresentou-se uma estratégia de ensino que fosse ao encontro das dificuldades dos alunos. Tal estratégia constou de várias etapas. Inicialmente, o professor poderia, investigar as concepções alternativas dos alunos sobre o conteúdo a ser ministrado. Na seqüência, o conteúdo teórico seria desenvolvido, porém a introdução de um problema referente a situações atuais, motivaria os alunos a transferir para esta situação prática os conteúdos ministrados na aula teórica. Seria importante que o professor propusesse aos seus alunos uma atividade prática diferenciada, construindo uma maquete. Com isso acredita-se que os alunos poderão sanar as dificuldades relacionadas à disposição das estruturas, aproveitando melhor o aprendizado do conteúdo, favorecendo situações de ensino e aprendizagem baseadas na representação de situações práticas para o aluno.<hr/>The present work aimed at to diagnose how histology classes of Biological Sciences Course grow in what refers to the students’ difficult learning on the scientific concept related to “Muscular Tissue”. To the evaluation, it was opted for the investigation of the students’ alternative conceptions regarding the structure and function of the muscular fiber and for that, an interview was initiated to evaluate the learning difficulties presented by the same ones. The results of this interview guided the organization of a questionnaire to be applied to the students. The answers were appraised in the aspects regarding to the characteristics of the schemes (the students’ drawings). It was concluded that the students showed difficulty in the three-dimensional vision of the cell, being difficult to associate the organelles form, location and function, that constitute the muscular fiber. Based on the obtained conclusions it was presented a teaching strategy to go to the encounter of the students’ difficulties. Such strategy consisted of several stages. Initially, the professor could investigate the students’ alternative conceptions on the content to be administered. In the sequence, the theoretical content would be developed, however the introduction of a problem regarding current situations, would motivate the students to transfer for this practical situation the contents supplied in the theoretical class. It would be important that the professor proposed to their students a differentiated practical activity building a model. With that it is believed that the students may solve the difficulties related to the disposition of the structures, taking advantage of the content learning, favoring teaching situations and learning based on the representation of practical situations for the student. <![CDATA[Brazilian intelligence at the turning point of 1920/30: encounters and disencounters between writers and educators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.<hr/>The absence of a larger number of academic studies which explore the relationship between Literature and Education constitutes one of the motivations for proposing this text; this, because besides the methodologies for teaching literature, there is not very much that brings pedagogues and men of letters together. Thus, Literature and Education will be considered through the broad vision of History, reflecting on the problems which refer to Brazilian educational thought and contributing to the critical understanding of the ideas that influenced our culture. In relation to the characters in this narrative, the study will be centred on two of the most expressive intellectuals of the period: Fernando de Azevedo and Mário de Andrade, whose importance for education and national literature makes further presentation unnecessary. As to the period being focused on, known in our history as the turning point of the years 1920 and 1930, the option is justified as it constitutes the type of incubator for the germinal ideas of the “intelligentsia” of the country, as will be seen throughout the exposition. <![CDATA[A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918- 1925)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.<hr/>The absence of a larger number of academic studies which explore the relationship between Literature and Education constitutes one of the motivations for proposing this text; this, because besides the methodologies for teaching literature, there is not very much that brings pedagogues and men of letters together. Thus, Literature and Education will be considered through the broad vision of History, reflecting on the problems which refer to Brazilian educational thought and contributing to the critical understanding of the ideas that influenced our culture. In relation to the characters in this narrative, the study will be centred on two of the most expressive intellectuals of the period: Fernando de Azevedo and Mário de Andrade, whose importance for education and national literature makes further presentation unnecessary. As to the period being focused on, known in our history as the turning point of the years 1920 and 1930, the option is justified as it constitutes the type of incubator for the germinal ideas of the “intelligentsia” of the country, as will be seen throughout the exposition. <![CDATA[Relações raciais em livros didáticos de Língua Portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.<hr/>The absence of a larger number of academic studies which explore the relationship between Literature and Education constitutes one of the motivations for proposing this text; this, because besides the methodologies for teaching literature, there is not very much that brings pedagogues and men of letters together. Thus, Literature and Education will be considered through the broad vision of History, reflecting on the problems which refer to Brazilian educational thought and contributing to the critical understanding of the ideas that influenced our culture. In relation to the characters in this narrative, the study will be centred on two of the most expressive intellectuals of the period: Fernando de Azevedo and Mário de Andrade, whose importance for education and national literature makes further presentation unnecessary. As to the period being focused on, known in our history as the turning point of the years 1920 and 1930, the option is justified as it constitutes the type of incubator for the germinal ideas of the “intelligentsia” of the country, as will be seen throughout the exposition. <![CDATA[A cultura jovem e suas relações com a Educação Física Escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200020&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.<hr/>The absence of a larger number of academic studies which explore the relationship between Literature and Education constitutes one of the motivations for proposing this text; this, because besides the methodologies for teaching literature, there is not very much that brings pedagogues and men of letters together. Thus, Literature and Education will be considered through the broad vision of History, reflecting on the problems which refer to Brazilian educational thought and contributing to the critical understanding of the ideas that influenced our culture. In relation to the characters in this narrative, the study will be centred on two of the most expressive intellectuals of the period: Fernando de Azevedo and Mário de Andrade, whose importance for education and national literature makes further presentation unnecessary. As to the period being focused on, known in our history as the turning point of the years 1920 and 1930, the option is justified as it constitutes the type of incubator for the germinal ideas of the “intelligentsia” of the country, as will be seen throughout the exposition. <![CDATA[Criança e adolescente em situação de rua: políticas e práticas sociopedagógicas do poder público em Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000200021&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ausência de um maior número de estudos acadêmicos que explorem a relação entre Literatura e Educação constitui uma das motivações propositivas deste texto; isto porque, afora as metodologias de ensino da literatura, não se tem muita coisa aproximando pedagogos e literatos. Assim, Literatura e Educação serão consideradas pela visão alargada da História, refletindo sobre os problemas referentes ao pensamento educacional brasileiro e contribuindo para a compreensão crítica das idéias que influíram sobre a nossa cultura. Com relação aos personagens desta narrativa, o estudo estará centrado em dois dos mais expressivos intelectuais da época: Fernando de Azevedo e Mário de Andrade, cuja importância para a educação e a literaturas nacionais dispensa maiores apresentações. Quanto ao período enfocado, conhecido em nossa história como virada dos anos de 1920 e 1930, a opção é justificada por se constituir numa espécie de incubadora das idéias germinais da “intelligentsia” do país, como se procurará evidenciar ao longo da exposição.<hr/>The absence of a larger number of academic studies which explore the relationship between Literature and Education constitutes one of the motivations for proposing this text; this, because besides the methodologies for teaching literature, there is not very much that brings pedagogues and men of letters together. Thus, Literature and Education will be considered through the broad vision of History, reflecting on the problems which refer to Brazilian educational thought and contributing to the critical understanding of the ideas that influenced our culture. In relation to the characters in this narrative, the study will be centred on two of the most expressive intellectuals of the period: Fernando de Azevedo and Mário de Andrade, whose importance for education and national literature makes further presentation unnecessary. As to the period being focused on, known in our history as the turning point of the years 1920 and 1930, the option is justified as it constitutes the type of incubator for the germinal ideas of the “intelligentsia” of the country, as will be seen throughout the exposition.