Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020090001&lang=es vol. num. 33 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A educação do corpo fora da escola: as origens das colônias de férias na Espanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es As colônias de férias, gestadas na Suíça em 1876, experimentariam uma difusão rápida pela Europa e seriam introduzidas no começo do século XX em outros continentes. Neste texto são analisados os primórdios do movimento internacional pelas colônias de férias e, com ênfase especial no caso espanhol, os contextos sociais, a incipiente ação pública a favor da proteção à infância, bem como, os princípios pedagógicos e higiênicos que lhes deram suporte. São estudados os processos da recepção e propagação das colônias de férias na Espanha durante o período entre 1887 e 1936, as mudanças operadas nas ideias que as fundamentavam, as normas que as regulavam, o alcance e a evolução de tais iniciativas, assim como os fatores políticos e ideológicos que condicionaram o seu devir histórico.<hr/>School holiday camps began in Switzerland in 1876 and rapidly spread throughout Europe until, by the early twentieth century, they had reached other continents. The text analyses the beginnings of this international movement, with special attention paid to Spain, social contexts, the incipient public actions aimed at child protection and also to the pedagogical and hygienist principals which lay behind the camps. The article looks at the reception and propagation processes of school camps in Spain from 1887 to 1936 and reflects on the changes to the original ideas, the rules which governed the camps and scope and development of these initiatives. Political and ideological factors which shaped the historical progress of the summer camps are also covered. <![CDATA[Os espaços para a educação física no ensino secundário paranaense: um estudo comparativo entre os anos finais da ditadura varguista e os anos da ditadura militar brasileira pós 1964]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo comparativo pretendemos contemplar os diversos entendimentos e as diversas prescrições para a Educação Física escolar na segunda metade da década de 1940, e na primeira metade dos anos 70 do século passado no Estado do Paraná, Brasil. Como fonte privilegiamos as Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, de 1947, além de depoimentos de professores escolares e alguns números da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, dos anos 70. Nosso foco está centrado na redefinição das prescrições curriculares no que se refere ao espaço apropriado para as aulas daquela disciplina, tenham sido ou não edificados, mas que configurariam uma nova forma de conceber o ensino da disciplina, na segunda metade do séc. XX, fortemente ancorado nas práticas esportivas. Mais do que afirmar a máxima de que “o espaço educa e conforma”, apresentamos como essas mudanças aconteceram pelo menos no âmbito das prescrições relacionadas à disciplina de Educação Física, ajudando a redefinir o seu sentido dentro da escola secundária brasileira. Trata-se, assim, de perspectivar a reconfiguração do espaço tanto quanto os seus usos possíveis, autorizados ou não. Nossas análises concluem que muitas recomendações que propalavam a redefinição espacial da Educação Física foram plenamente desenvolvidas, indicando assim que a disciplina ganharia um “espaço” próprio novo e mais vigoroso dentro dos diversos e plurais espaços da instituição escolar, até mesmo pelo grande volume de recursos financeiros envolvidos na sua efetivação.<hr/>This comparative study intends to analyze some understandings and prescriptions of the Physical Education subject in the second half of the 1940's and the first half of 1970’s in the state of Paraná, Brazil. This study uses as sources the Diretrizes para a Educação Física nos Estabelecimentos de Ensino Secundário, from 1947, some testimonies of school teachers and some issues of Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, from the 1970’s. The focus is on the processes of curricular prescriptions redefinitions, mainly on the understanding of what the appropriate space for Physical Education classes was, have them been built or not. That represented a new way of figure out the teaching of this subject in the second half of the 20th century, strongly anchored in sports. More than show the affirmation “the space educates and conforms”, this article presents how those changes occurred in the Physical Education subject, helping to redefine its meaning in the Brazilian secondary school. These analyses conclude that many recommendations that disseminated the redefinition of Physical Education spaces were fully developed, indicating that the subject would gain a own “space”, new and more vigorous in the diverse and plural school's area, because the large financial resources involved in their effectiveness. <![CDATA[En el nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Gimnástico: prácticas corporales, masculinidades y religiosidad en los Exploradores de Don Bosco en la Argentina de principios de siglo XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Las escuelas salesianas se instalaron en la Argentina a fin del siglo XIX y no cesaron de crecer hasta nuestros días. Entre sus propuestas educativas la cuestión corporal se constituyó en un problema central. El gobierno del cuerpo y, especialmente, la construcción de cierto tipo de masculinidad fue uno de los ejes centrales de su propuesta. Para construir cuerpos masculinos y viriles se "inventaron", en 1915, los Exploradores de Don Bosco. Dicha experiencia (gimnasia, marchas, paseos, excursiones, etc.) reunió a niños y jóvenes pobres con el fin de modelar sus cuerpos y sus almas construyendo un universo moral y kinético específico. Teniendo en cuenta lo anterior, el siguiente artículo indaga cómo y porqué el movimiento de los Exploradores de Don Bosco generizó los cuerpos de los niños convirtiéndolos en "verdaderos" hombres y contra quienes luchó en su "cruzada masculina". Las fuentes a analizar son los documentos, circulares, textos y libros utilizados para formar a los Exploradores de Don Bosco en la Argentina.<hr/>The salesians schools settled in Argentina in the end of the XIX century and they have been growing until the present time. Among their educational proposals the corporal question was constituted in a central problem. The government of the body and, especially, the construction of certain type of masculinity was one of the central axes of its proposal. To build masculine and virile bodies, the Explorers of Don Bosco were "invented" in 1915. This experience (gymnastics, marches, walks, trips, etc.) joined poor children and youths with the purpose of modeling their bodies and their souls by a construction of a moral and kinetic specific universe. Keeping in mind the above-mentioned, the following article investigates the ways and the reasons why the Explorers of Don Bosco movement gendered the children bodies converting them in "true" men and against who fight in its "masculine crusade". The sources to analyze are the documents, circular, texts and books used to form the Explorers of Don Bosco in Argentina. <![CDATA[Militares e educadores na Associação Brasileira de Educação: circulação de interesses em torno de um projeto para a educação física nacional (1933-1935)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda o encontro entre militares e educadores na Associação Brasileira de Educação (ABE), especialmente em sua Seção de Educação Física e Higiene. Com regularidade de propostas e debates essa entidade constituiu-se como lugar de circulação de ideias e sujeitos. Importantes contribuições para a demarcação do campo pedagógico da Educação Física foram produzidas, por meio de embates ou processos de negociação e convencimento. De modo mais específico analisamos a construção de um "Projeto para a Educação Física Nacional" levada a termo na primeira metade da década de 1930. Com orientações disciplinares diferentes, os educadores da ABE e os militares brasileiros tentaram elaborar um projeto unificador e se depararam com as tensões e contradições daí advindas.<hr/>This paper deals with the military and educators encounter in the Associação Brasileira de Educação (ABE), mainly in its Seção de Educação Física e Higiene. With frequent proposals and debates, that institution was a place of ideas and people circulation. Important contributions to delineate pedagogical ground of Physical Education were yielded by means of disputes or negotiations and persuasion. Particularly we examine the construction of a "National Physical Education Project" held in the first half of 1930 decade. By different disciplinary orientations, ABE educators and Brazilian military tried to elaborate an unifying project and they came across with tensions and contradictions that took place there. <![CDATA[Escuela, cuerpo y milicia, historias de un redoble, de un simulacro que no termina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es El artículo presenta un análisis de los intercambios sensibles que se proyectan, con relación a las prácticas educativas corporales, desde los discursos de apropiación e intervención para la conformación de niños y jóvenes escolarizados de Medellín en la primera mitad del siglo XX. Apelando a una matriz de análisis estética el autor se adentra, desde su lectura, en un proceso de significación, en contexto, de enunciaciones corporales allí contenidas sobre aspectos significativos de la conformación patriótica, moral e higiénica de los estudiantes.<hr/>This article presents an analysis about exchanges, which are projected, whit regard to educational corporal practices, from the speeches of ownership and intervention in order to the formation of children and young people from schools in the Medellin in the first half of twentieth century. Appealing on an array of aesthetics analysis, the author explores, from his reading, in a process of significance, in context, of the corporal statement contained there about significant aspects of the patriotic formation, moral, hygienic of the students. <![CDATA[Sobre a formação de professores para a disciplina educação física em Santa Catarina (1937-1945): ciência, controle e ludicidade na educação dos corpos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As décadas de 1930 e 1940 configuram no Brasil uma tentativa de modernização e construção de uma identidade nacional. A prática dos exercícios físicos nas escolas foi concebida como política de construção de cidadãos saudáveis e produtivos que correspondessem ao projeto que se inaugura com o estímulo à industrialização no país. Esperava-se que ocorresse uma mudança "civilizadora" no comportamento, gerida pela escola dos anos 1930, em virtude da formação do Estado e da construção de uma "segunda natureza" altamente controlada por dispositivos disciplinares, dentre eles a Educação Física Escolar. Santa Catarina seguiu o enredo das preocupações nacionais, instituindo a Escola de Educação Física do Estado, cujo objetivo era formar professores dessa disciplina, além de desenvolver, orientar e unificar a sua prática em todos os estabelecimentos de ensino. A pesquisa investigou a crescente importância da cultura corporal, estudando as prescrições para a prática da disciplina presentes na Revista de Educação (1937-1938) e em Relatórios da Inspetoria de Educação Física do Estado. Foram identificados três eixos que merecem destaque e estão articulados entre si: bases científicas das lições, controle das emoções ou disciplina moral, caráter lúdico pela prática de jogos. Tais eixos resumiam a funções atribuídas à Educação Física: modelagem do cidadão nacional, potencializando força física e disciplinando-o moralmente.<hr/>In the thirties and forties years of XX Century in Brazil were full of efforts in modernization and constructions of national identity. Physical exercises at school are important part of the healthy and productive policy of contraction of citizens for the industrialization of the country. A "civilized" turning in the behavior guided by the school of thirties was expected, in sense of State formation and of construction of a "second nature" controlled by disciplinary dispositives, Physical Education at school among those. The state of Santa Catarina was engaged in this process and had created the State Physical Education School, whose aim was to graduate teachers in this discipline, beyond developing, advising and uniting the practice in all of schools. It was researched the escalate importance of body culture, taking as sources the prescriptions of Revista de Educação (1937-1938) and of the Reports of State Physical Education Inspection. Three linked axis were found: the scientific basis of the lessons, the control of emotions or the moral discipline, the recreational character of plays. These axis resumed the expected functions of Physical Education: the construction of national citizen through physical capacity and moral discipline. <![CDATA[El espectáculo del cuerpo militarizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabajo forma parte de una investigación en la que se indaga sobre las particularidades de la Educación Física en la dictadura cívico-militar del Uruguay (1973-1985). En este período, la solidaridad históricamente constituida entre la Educación Física y lo militar se actualiza en el intento de dar legitimidad al régimen de gobierno: mostrar los logros y los alcances del mismo ha implicado, entre otras cosas, apelar a grandes espectáculos de gimnasia realizados en estadios deportivos y a la participación masiva de estudiantes en torneos atléticos. La retórica corporal a la que se apela muestra su cómoda relación con lo militar. Las imágenes que se muestran en este trabajo, puestas en relación con algunos aspectos de los programas de enseñanza primaria y media, ofrecen algunas pistas para estudiar la relación entre lo que se enseña en una clase de Educación Física y su utilización política.<hr/>This work is part of an investigation about the particularities of the Physical Education during the Uruguayan civic-military dictatorship (1973-1985). In this period, the historically constituted solidarity between Physical education and the military realm is updated by the attempt to legitimate the government regime: showing it's accomplishments and reaches by the appeal to great gymnastic spectacles taken place in stadiums, and the massive participation of students in athletic competitions. The rhetoric of body which is constructed is in comfortable relation with the military institution. In relation to some characteristics of primary and secondary education programs, the images shown in this work offer some clues to study the relation between what is taught in a Physical education class and its political use. <![CDATA[A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo levantar alguns aspectos relativos à formação de professores no Brasil, com ênfase para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para tal tomaremos como base três referências: a legislação nacional e as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC); o resultado de pesquisas e a literatura especializada sobre o tema. O texto está organizado em três partes. Primeiro abordamos a fundamentação da formação de professores estabelecida nos documentos oficiais. Em seguida, apresentamos os resultados de diferentes pesquisas sobre o tema. Por fim, traçamos alternativas para a inclusão educacional.<hr/>This article aims to raise some aspects related to the formation of teachers in Brazil, with emphasis to the inclusion of people with special educational needs in the regular education. For such, we will base ourselves in three references: the national legislation and the specific political guidelines of the Education Cabinet (MEC); the result of researches and the specialized literature over the theme. The text is organized in three parts. First, we deal with the grounding of the formation of teachers established in the official documents. Then, we show the results of different researches about the theme. At last, we trace alternatives for the educational inclusion. <![CDATA[Gestão do trabalho docente: o "dramático" uso de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Aborda os processos coletivos, por meio dos quais os professores produzem-se sujeitos do trabalho, engendrados numa dimensão da experiência laboral que escapa à lógica da organização do trabalho e às práticas de gerenciamento nas escolas. Problematiza os modelos de formação em serviço, concebidos como estratégias de controle e padronização da prática docente. Propõe a gestão do trabalho docente como uma ação inerente à experiência, que supõe escolhas entre uma hierarquização de atos, de objetivos e de valores, assim como, uma tensão "dramática" do uso de si "por si" e "pelos outros".<hr/>This study discusses the collective processes adopted by teachers to produce themselves as subjects of work and engendered at a dimension of work experience that escapes the logic of work organization and school management practices. In-service training models are discussed in that they are conceived as strategies of control and standardization of teaching practices. Teaching should be managed as an action inherent to experience, which depends on choices made from a series of hierarchically ranked acts, objective and values, as well as on the dramatic tension between the use of self "for oneself" and "for others". <![CDATA[Antropologia, educação e condicionamentos culturais: pensando as mediações no processo de socialização escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a trajetória da relação entre antropologia e educação no Brasil, especificando as preocupações dos antropólogos no estudo da educação. Os estudos produzidos nessa relação têm evidenciado a mudança dos contextos de diversidade cultural, antes focalizados em sujeitos e grupos isolados ou pouco integrados, para uma esfera de diversidade cultural que se reproduz na integração daqueles sujeitos e grupos ao modelo de desenvolvimento ocidental e na convivência institucional em que as várias categorias de sujeitos se encontram hoje condicionados. O escopo dessa nova situação, em que os condicionamentos culturais formados tradicionalmente em modos de vida que pouco se comunicavam passam a estabelecer uma economia acelerada de trocas materiais e simbólicas, ainda está em esboço. No entanto, é possível discutir, desde já, o caráter das mediações em jogo na convivência institucional, buscando reconhecer elementos importantes para a análise dos novos condicionamentos hoje operados na educação escolar. Nesse sentido, elabora-se uma revisão da categoria mediação, segundo a teoria cultural de Raymond Williams, para discutir as mudanças estruturais ocorridas na sociedade contemporânea e seus desdobramentos no processo de socialização (ou institucionalização), centrando-se nas mudanças que afetam a mediação efetivada nesse processo por meio da escola.<hr/>The present article addresses the path that the relation between anthropology and education in Brazil has taken, naming the anthropologists' concerns towards the study of education. Research on this area has turned evident the change in the contexts of cultural diversity, which previously used to focus on subjects and on isolated or less integrated groups, and now points to a place of cultural diversity that replicates itself precisely through the integration of those very same subjects and groups to the model of Western development and on the institutional relationship in which the various categories of subjects are today conditioned. The purpose of such new situation, where cultural conditioning, which are traditionally formed in ways of life that hardly communicate, start to establish a speed economy of material and symbolical trades, is still on sketch. However, it is possible to presently discuss the character of the mediations at stake in the institutional relationship, trying to recognize the elements that are important for the analysis of new conditioning movements operating today on the school education. Following this line of thought, this article presents a review of the mediation category, according to Raymond Williams' theory, in order to discuss the structural changes that contemporary society has endured, along with the unfolding in the socialization process (or institutionalization). Such review focus primarily on the changes that affect the effective mediation in this process for and through the school. <![CDATA[O tempo vivido pelo alfabetizando adulto nas aulas de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es As análises deste trabalho enfocam os modos pelos quais o alfabetizando adulto vive o seu tempo nas aulas de Matemática, possibilitando compreender como se presentifica, mediante a manifestação do seu modo de ser com o outro, no mundo, e com a Matemática. Permitem ainda, investigar como o alfabetizando adulto se abre às possibilidades em seu processo de inserção no mundo da leitura e escrita da Matemática. Enfim possibilitam falar de seu tempo vivido nesse processo.<hr/>The analyses of this paper focus on the ways by which the adult literacy student lives his time in mathematics classes, making it possible to understand how he presents himself by means of the manifestation of his way of being with the other, of being in the world, and of being with mathematics. They also permit us to investigate how the adult literacy student opens himself to the possibilities in his process of insertion into the world of reading and writing of mathematics. Finally they permit him to talk about his time lived in this process. <![CDATA[Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A prática de atividades lúdicas ou o incentivo ao fluir expressivo e artístico são propostas que permeiam a Educação, desde a Antiguidade Clássica. Atualmente, a necessidade premente de atentar para a inclusão contextualizada dessas práticas, vem sendo convalidada pelas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares tanto das disciplinas de Educação Física, como da Educação Artística. Entretanto esse espaço, ainda sutil, merece enfoque mais incisivo, por meio de estudos mais aprofundados acompanhados de práticas direcionadas que convalidem sua relevância. Assim, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar se essas variáveis estão disponíveis dentro dos conteúdos disseminados pelos professores e se possuem um espaço destinado ou não dentro da Educação formal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório com trinta professores voluntários, de ambos os sexos, pesquisados in loco, com consentimento livre e esclarecido, das disciplinas de Educação Física e Artística, utilizando como instrumento, para a coleta de dados, um questionário com perguntas mistas. Os dados foram analisados descritivamente, indicando que é possível notar a presença do lúdico e da arte, em ambas as disciplinas; mediando os processos de aprendizagem. Além disso, que os professores utilizam amplamente desses recursos, no entanto, nem sempre, de forma consciente e contextualizada, e que, apesar da implantação dos parâmetros curriculares desde 1998, esse espaço ainda não está consolidado.<hr/>The practices of playing activities or the incentive to the flow of artistic expression are proposals related to education, since classical antiquity. Nowadays, the crying needs to consider the contextual inclusion of these practices have been consolidated by the proposed plans for curricular standard, either in the subjects Physical Education or Arts. However, this space, tenuous, deserves a more incisive focus, by deep studies accompanied by directed practices which consolidate its importance. So, this study, of a qualitative nature, aimed to investigate if these variables are available within the disseminated contents by the teachers, and if they have or not a specific space within formal education. So, an exploratory study was accomplished with thirty volunteer teachers, both, male and female, researched in loco, free consented, in the subjects of Physical Education and Arts, and in order to collect the data needed, it was used a questionnaire with assorted questions. The data were analyzed in a descriptive way, indicating that it is possible to find the playing activities and art, in both subjects, mediating the learning processes. Besides, it was observed that the teachers widely use these resources, however, not always in a conscious and contextual way, and in spite of the introduction of the National Curricular Parameters since 1998, this space isn't consolidated yet. <![CDATA[Os estudos sobre o corpo para além da apologia e da negação: contraposição crítica ao pós-modernismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é problematizar as abordagens pós-modernas em relação ao corpo e à corporeidade. Para isso, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, mostramos a forma como a forte presença acadêmica das análises sobre o corpo, está relacionada ao nascimento e ao desenvolvimento das concepções pós-modernas de ciência e filosofia; no segundo, apontamos as principais características e contradições dessa abordagem do corpo; no terceiro, a partir de alguns estudos de base materialista histórica, lançamos algumas possibilidades para que esse objeto seja analisado também por esse referencial. Como conclusões, evidenciamos a necessidade de abordagem materialista da corporeidade em que tanto a apologia quando a recusa da temática, sejam evitadas.<hr/>The aim of this study is to question post-modern approaches on the body and corporeality. For that, we divided the text in three different moments: firstly, we show the way the body studies and their steady academic presence are closely related to the arising and development of post-modern ideas on science and philosophy; after that, we specify some features and contradictions regularly found in the body studies whose basis is post-modernism. In the third part, we built some possibilities to deal with this subject having historical materialism as support. As conclusions, we could verify that a materialist approach on body is really necessary and also that both the apology and the bald refusal concerning body and corporeality must be avoided. <![CDATA[Cursos comerciais em colégio católico feminino: uma aparente contradição? Curitiba, 1940-1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Curitiba, década de 1940. Os colégios católicos femininos da cidade ainda se organizavam para a fundação de escolas normais como oferta de ensino profissional em nível secundário às jovens mulheres da época. Nas décadas de 1940 e 1950, o magistério era o ponto alto para a formação da jovem mulher curitibana, especialmente no Instituto de Educação do Paraná (antiga Escola Normal). Mas "ser normalista" não seria a única opção às jovens mulheres daquela época. Em 1942 é fundado o Instituto Comercial São José (logo depois, Escola Técnica de Comércio São José, 1944), o primeiro projeto educativo de ensino profissional, em nível secundário, das Irmãs de São José no Paraná que já atuavam na área educacional - e não somente nessa área - na cidade e em outras localidades paranaenses. Nos anos 1940/1950 foi esse o único estabelecimento católico de ensino voltado à formação da jovem mulher em área técnica de comércio na cidade. Em todo o período estudado (1942-1955) quase 300 jovens mulheres foram formadas pela Escola para atuar no comércio como: auxiliares de escritório, contadoras e contabilistas (Técnico em Contabilidade). O presente artigo apresenta, em linhas gerais, alguns dos motivos que colaboraram para que as jovens mulheres realizassem seus estudos na área comercial e não no magistério, e como esse ensino geralmente conformado à formação masculina pode ser desenvolvido em um colégio católico feminino.<hr/>Curitiba, the 40s. Female catholic schools of the city were still organizing themselves in order to normal school foundation as an offer of professional teaching, in high school level, to women of the time. In the 1940s and 50s, teaching was top to young women professional formation, mainly in Institute of Education of Paraná (ancient Normal School). But being "normalista" (i.e. undergraduate teacher) would not be the only alternative to women at the period. In 1942, São José Trade Institute (right after, São José Technical School, 1944) was founded. That was the first educative project of professional teaching, high school level, of the Sisters of São José in Paraná, who already developed activities in other Paraná localities. In the city, during the 1940/50s that was the only catholic education establishment for young women formation in technical area of trade. The School graduated almost 300 young women along the focused period (1942-1955), in order to work in commerce as office auxiliaries and accountants. The present work presents, not deeply, some motivations that worked to those young women develop their studies in trade area and not in teaching, and how such learning generally adapted to men could be developed in a female catholic school. <![CDATA[O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Curitiba, década de 1940. Os colégios católicos femininos da cidade ainda se organizavam para a fundação de escolas normais como oferta de ensino profissional em nível secundário às jovens mulheres da época. Nas décadas de 1940 e 1950, o magistério era o ponto alto para a formação da jovem mulher curitibana, especialmente no Instituto de Educação do Paraná (antiga Escola Normal). Mas "ser normalista" não seria a única opção às jovens mulheres daquela época. Em 1942 é fundado o Instituto Comercial São José (logo depois, Escola Técnica de Comércio São José, 1944), o primeiro projeto educativo de ensino profissional, em nível secundário, das Irmãs de São José no Paraná que já atuavam na área educacional - e não somente nessa área - na cidade e em outras localidades paranaenses. Nos anos 1940/1950 foi esse o único estabelecimento católico de ensino voltado à formação da jovem mulher em área técnica de comércio na cidade. Em todo o período estudado (1942-1955) quase 300 jovens mulheres foram formadas pela Escola para atuar no comércio como: auxiliares de escritório, contadoras e contabilistas (Técnico em Contabilidade). O presente artigo apresenta, em linhas gerais, alguns dos motivos que colaboraram para que as jovens mulheres realizassem seus estudos na área comercial e não no magistério, e como esse ensino geralmente conformado à formação masculina pode ser desenvolvido em um colégio católico feminino.<hr/>Curitiba, the 40s. Female catholic schools of the city were still organizing themselves in order to normal school foundation as an offer of professional teaching, in high school level, to women of the time. In the 1940s and 50s, teaching was top to young women professional formation, mainly in Institute of Education of Paraná (ancient Normal School). But being "normalista" (i.e. undergraduate teacher) would not be the only alternative to women at the period. In 1942, São José Trade Institute (right after, São José Technical School, 1944) was founded. That was the first educative project of professional teaching, high school level, of the Sisters of São José in Paraná, who already developed activities in other Paraná localities. In the city, during the 1940/50s that was the only catholic education establishment for young women formation in technical area of trade. The School graduated almost 300 young women along the focused period (1942-1955), in order to work in commerce as office auxiliaries and accountants. The present work presents, not deeply, some motivations that worked to those young women develop their studies in trade area and not in teaching, and how such learning generally adapted to men could be developed in a female catholic school. <![CDATA["Nós estamos aqui!": o Hip Hop e a construção de identidades em um espaço de produção de sentidos e leituras de mundo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Curitiba, década de 1940. Os colégios católicos femininos da cidade ainda se organizavam para a fundação de escolas normais como oferta de ensino profissional em nível secundário às jovens mulheres da época. Nas décadas de 1940 e 1950, o magistério era o ponto alto para a formação da jovem mulher curitibana, especialmente no Instituto de Educação do Paraná (antiga Escola Normal). Mas "ser normalista" não seria a única opção às jovens mulheres daquela época. Em 1942 é fundado o Instituto Comercial São José (logo depois, Escola Técnica de Comércio São José, 1944), o primeiro projeto educativo de ensino profissional, em nível secundário, das Irmãs de São José no Paraná que já atuavam na área educacional - e não somente nessa área - na cidade e em outras localidades paranaenses. Nos anos 1940/1950 foi esse o único estabelecimento católico de ensino voltado à formação da jovem mulher em área técnica de comércio na cidade. Em todo o período estudado (1942-1955) quase 300 jovens mulheres foram formadas pela Escola para atuar no comércio como: auxiliares de escritório, contadoras e contabilistas (Técnico em Contabilidade). O presente artigo apresenta, em linhas gerais, alguns dos motivos que colaboraram para que as jovens mulheres realizassem seus estudos na área comercial e não no magistério, e como esse ensino geralmente conformado à formação masculina pode ser desenvolvido em um colégio católico feminino.<hr/>Curitiba, the 40s. Female catholic schools of the city were still organizing themselves in order to normal school foundation as an offer of professional teaching, in high school level, to women of the time. In the 1940s and 50s, teaching was top to young women professional formation, mainly in Institute of Education of Paraná (ancient Normal School). But being "normalista" (i.e. undergraduate teacher) would not be the only alternative to women at the period. In 1942, São José Trade Institute (right after, São José Technical School, 1944) was founded. That was the first educative project of professional teaching, high school level, of the Sisters of São José in Paraná, who already developed activities in other Paraná localities. In the city, during the 1940/50s that was the only catholic education establishment for young women formation in technical area of trade. The School graduated almost 300 young women along the focused period (1942-1955), in order to work in commerce as office auxiliaries and accountants. The present work presents, not deeply, some motivations that worked to those young women develop their studies in trade area and not in teaching, and how such learning generally adapted to men could be developed in a female catholic school. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Curitiba, década de 1940. Os colégios católicos femininos da cidade ainda se organizavam para a fundação de escolas normais como oferta de ensino profissional em nível secundário às jovens mulheres da época. Nas décadas de 1940 e 1950, o magistério era o ponto alto para a formação da jovem mulher curitibana, especialmente no Instituto de Educação do Paraná (antiga Escola Normal). Mas "ser normalista" não seria a única opção às jovens mulheres daquela época. Em 1942 é fundado o Instituto Comercial São José (logo depois, Escola Técnica de Comércio São José, 1944), o primeiro projeto educativo de ensino profissional, em nível secundário, das Irmãs de São José no Paraná que já atuavam na área educacional - e não somente nessa área - na cidade e em outras localidades paranaenses. Nos anos 1940/1950 foi esse o único estabelecimento católico de ensino voltado à formação da jovem mulher em área técnica de comércio na cidade. Em todo o período estudado (1942-1955) quase 300 jovens mulheres foram formadas pela Escola para atuar no comércio como: auxiliares de escritório, contadoras e contabilistas (Técnico em Contabilidade). O presente artigo apresenta, em linhas gerais, alguns dos motivos que colaboraram para que as jovens mulheres realizassem seus estudos na área comercial e não no magistério, e como esse ensino geralmente conformado à formação masculina pode ser desenvolvido em um colégio católico feminino.<hr/>Curitiba, the 40s. Female catholic schools of the city were still organizing themselves in order to normal school foundation as an offer of professional teaching, in high school level, to women of the time. In the 1940s and 50s, teaching was top to young women professional formation, mainly in Institute of Education of Paraná (ancient Normal School). But being "normalista" (i.e. undergraduate teacher) would not be the only alternative to women at the period. In 1942, São José Trade Institute (right after, São José Technical School, 1944) was founded. That was the first educative project of professional teaching, high school level, of the Sisters of São José in Paraná, who already developed activities in other Paraná localities. In the city, during the 1940/50s that was the only catholic education establishment for young women formation in technical area of trade. The School graduated almost 300 young women along the focused period (1942-1955), in order to work in commerce as office auxiliaries and accountants. The present work presents, not deeply, some motivations that worked to those young women develop their studies in trade area and not in teaching, and how such learning generally adapted to men could be developed in a female catholic school.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:04:14 19-04-2024-->