Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020100001&lang=es vol. num. 36 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de "circularidade fundamental" de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo.<hr/>This paper focuses on the contributions from Henri Wallon about the relationship between cognition and affectivity in the education. It also defines the complex interdependency between affective and cognitive dimensions of such theory and emphasizes the notion of engaged person as a fundamental synthesis to understanding the relationship between affectivity and cognition in the educational field. This article also highlights the importance of dialectical and humanist view of integral person for educational practices and it incorporates the idea of "fundamental circularity" of Francisco Varela aiming to updating the view of Wallon about non-separateness between human beings and world. <![CDATA[Autoestima e desempenho escolar em matemática: contribuições teóricas sobre a problematização das relações entre cognição e afetividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo investigou conexões existentes entre aspectos afetivos e cognitivos no contexto da aprendizagem escolar, notadamente em termos das relações entre autoestima e desempenho em matemática. Participaram do estudo vinte alunos do Ensino Fundamental II (5ª. Série) de uma escola pública da cidade de Recife PE. O estudo foi realizado em duas etapas: 1. Aplicação do teste HTP aos alunos participantes, com o objetivo de identificar o nível de autoestima dos mesmos. Ao final desta etapa foram constituídas duplas homogêneas e heterogêneas contemplando as variáveis gênero e nível de autoestima. 2) Resolução em duplas de instrumento de avaliação matemática. Os dados foram analisados partindo-se de técnicas categoriais e multidimensionais. Observou-se que o nível alto de autoestima relaciona-se a padrões de interação forte entre os componentes da dupla e ao desempenho matemático sem dificuldades. O nível baixo de autoestima vincula-se a padrões de interação fraco e ao desempenho matemático caracterizado por dificuldades. Tais dados são discutidos no contexto da teorização acerca das relações entre cognição e afetividade, bem como em termos de seus desdobramentos para a prática escolar de ensino da matemática.<hr/>The research reported here aimed to analyze the relations between affect and cognition in school learning, focusing on mathematical learning at school. Twenty-seven elementary level (5th year) students from a public school at Recife (PE) took part in this research, which covered two stages: 1. Application of HTP Test to the participant students, aiming to identify their self-esteem levels. This procedure allowed the constitution of homogenous and heterogeneous dyads according to gender and self-esteem level. 2. Application to the dyads of an instrument of evaluation of mathematics performance, to be solved by the students cooperatively. Data collected during these two stages were analyzed with the help of multidimensional descriptive statistical tools, which allowed the interpretation of a link between self-esteem and mathematical performance: low and high levels of self-esteem were respectively associated to low and high levels of performance in school mathematics. These data are discussed in terms of both theoretical and pedagogical consequences for mathematics learning. <![CDATA[Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es The present paper shares some reflections on the implication of conceptualizing the development of communication, self and emotions as a relational and dialogical process. It is our contention that the analysis of self, emotions and communication cannot be divorced from one another. We view emotions as relational and dialogical experiences lived in bodies that co-exist in relation to other bodies, thereby fostering the development of a differentiated, yet connected, sense of self, starting during infancy and unfolding throughout childhood.<hr/>O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do "self" e da comunicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do "self" e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e dialógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um "self" diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado. <![CDATA[O afeto como um processo de desenvolvimento ecológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo descreve a importância do afeto como um dos elementos essenciais para o desenvolvimento humano e, por isso, considerado como intrínseco à Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, formulada por Bronfenbrenner. O afeto traduz-se pela capacidade do ser humano estabelecer relações, nas quais se criam vínculos e, por esse motivo, poderá ser descrito como um processo do desenvolvimento ecológico. Assim, neste artigo, a presença do afeto nas relações foi proposta como um elemento imprescindível na efetividade dos processos proximais. Além disso, o afeto foi descrito como um dos fatores que asseguram a continuidade do processo desenvolvimental ao longo das várias fases que compõem o ciclo de vida e poderá ser considerado como o principal componente de superação da mudança, ao longo do desenvolvimento. O afeto, como elemento de desenvolvimento, resulta da interação do indivíduo com o meio em que está inserido. Nessa perspectiva, foi um elemento considerado transversal aos vários sistemas da Abordagem Bioecológica: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema, nos quais se discutiu a importância do afeto em cada um desses níveis. Por fim, destacou-se a necessidade de estabelecerem-se relações afetivas ao longo do tempo, para que possam ser fortalecidas as capacidades de adaptação às diversas exigências, dificuldades do desenvolvimento humano e, assim, o afeto constitui-se como um elemento que assegura estabilidade e segurança no decorrer desse processo.<hr/>The present paper describes emotional development as one of the most important aspect that increases and guides human development. It could be considered as an important "layer" of the development, as it is referred by the bioecological systems theory, proposed by Bronfenbrenner. The abilities to establish relationships depend on emotional aspects, and might be seen as an ecological developmental process. The presence of emotional aspects in relationships was seemed as an essential element that effectively ensures proximal process, in which attachments arises. Besides, emotions were described as important resources employed to lead changes that happens during one's life. As a constituent of human development, emotional development derives from individual interactions with immediate environment by which one is surrounded. In this perspective, it was regarded as an element to the various contexts or systems stressed by Ecological Theory, including the microsystem, mesosystem, exosystem, and macrosystem. Finally, it was emphasised the need to establish emotional relationships over time to strengthen one's abilities to adapt through the life circle. Thus, emotional development constitutes as an element to ensure the stability and safety in this process. <![CDATA[Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de atividades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendizagem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral.<hr/>This paper is based on Vygotsky's ideas about the importance of social interaction and art on human development: it is inferred that cognitive dimension and affectivity are involved. Discusses the performance of theatrical activities at school as an educational practice that motivates learning, social interaction and subject's personal expression. The theater is an artistic form that privileges the use of language and promotes the development of imagination and generalizing thought. As a collective activity, the theater promotes a special form of interaction and cooperation between subjects. The theater motivates the students for learning and allows them to build their own knowledge. One understands that is possible to promote student's learning and development through theatrical activity and language. <![CDATA[Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo sobre aprendizagem autorregulada de uma perspectiva sociocognitiva tem integrado fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos e motivacionais. Um dos constructos mais investigados nesta área é o de estratégias de aprendizagem, pois seu uso pelos estudantes é considerado um importante indicativo do nível de autorregulação. Nota-se que embora muitos alunos conheçam um repertório de estratégias, nem sempre relatam utilizá-las com frequência. Assume-se, portanto, que esta atividade requer esforço e é marcadamente afetada pela motivação do aluno. Dessa forma, tem-se como finalidade neste artigo, discutir a relação entre estratégias de aprendizagem e algumas variáveis motivacionais que têm sido sistematicamente relacionadas a este constructo: autoeficácia, metas de realização e valor da tarefa.<hr/>The study about self-regulated learning from a socio-cognitive perspective has integrated cognitive, metacognitive, affective and motivational aspects. Learning strategy has been one of the most investigated constructs in this area, because its use by students is considered a relevant indicative of the self-regulation level. It has been noted that although many students know different strategies, they do not relate to use them frequently. Therefore, it is assumed that this activity requires effort and is markedly affected by students' motivation. For that reason, this article aims to discuss the relation between learning strategies and some motivational variables that have been systematically related to this construct: self-efficacy, achievement goals and task-value. <![CDATA[Afetividade, cognição e educação: ensaio acerca da demarcação de fronteiras entre os conceitos e a dificuldade de ser do homem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Busca-se discutir os conceitos afetividade e cognição, e suas implicações na educação. Parte-se da ideia de que a diferença entre humanos e demais seres decorre da necessidade de aprender a ser; ou seja, das dificuldades de ser do homem, advindas desse exercício, e não o emprego puro e simples da racionalidade. Schopenhauer apresenta a hipótese de que as noções de tempo e espaço são resultado da sensibilidade e percepção acerca, respectivamente, dos fenômenos do movimento e das relações das coisas no mundo. Infere-se, então, que das relações estabelecidas ao longo de suas trajetórias existenciais entre as coisas e seres nascem os afetos, ou seja, os modos como as coisas (ou seres) afetam ou são afetadas em suas diversas manifestações. A tese deste ensaio sugere que a razão nada mais é do que a afetividade formatada ao modo humano: a resultante do sentido existencial entrecruzado à realidade. Logo não haveria supremacia da cognição em detrimento da afetividade, por serem um e mesmo fenômeno: o do entendimento da realidade; baseando-se nos afetos sentidos e percebidos pelo sujeito. Tal premissa pode contribuir com o pensamento educacional ao (re)integrar a afetividade e a cognição, ao contrário do que se vem praticando: um privilégio exacerbado da educação racionalista. Essa (re)integração pode ocorrer pela conjunção da Arte, da Filosofia e da Psicologia, o que, de certo modo, defende a Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner.<hr/>The goal of this article is to discuss the concepts of affectivity and cognition, and their implications to education. The main idea is that, what really differentiates mankind from the other forms of life is not the simple use of rationality, but rather originates from the necessity of learning to be, that is, man's difficulty of being. A hypothesis by philosopher Schopenhauer presents the notions of time and space as being a result of human sensibility and perceptions about the movement and the relationship among elements in the world, respectively. As such, it is inferred that, affects are originated from these established relations; that is, how things or beings affect or are affected in their different manifestations. The thesis of this essay defends the possibility of reason being the affective root between the existential feelings and reality. Therefore, there would be no supremacy of the cognitive aspects granted by rationality in regards to affective aspects, inasmuch as they are the same phenomenon: the knowledge, which is built on interpretations of reality - interpretations based on affects felt and acknowledged by an individual. Such premise could contribute to education by integrating affectivity and cognition, as opposed to the common exacerbated privilege of rational education. Such integration can be accomplished by the integration of Art, Philosophy and Psychology, which in a way supports the Waldorf Pedagogy, by Rudolf Steiner. <![CDATA[A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção - mais a razão - como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e consequentemente da educação como um todo.<hr/>In this paper, music is presented as an indispensable element in education because of its artistic, esthetic, cognitive, and emotional value. Pedagogically, through creativity, music language provides interdisciplinary possibilities, enriching the educational process. The text is structured by three parts. At first, scientific knowledge is set at the present time as well as the importance of teaching for the spreading of men's knowledge is emphasized. Secondly, music language in the teaching-learning process is accentuated and, in a third moment, musical creativity takes place as an interdisciplinary element, in addition to the presence of emotion - plus sense - as a necessary factor in any period of the teaching-learning process and consequently of education as a whole. <![CDATA[Aprendizagem e método psicanalítico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.<hr/>This work presents a contribution to university teaching. This study originates from the following question: if the psychoanalytical method establishes principles for a treatment direction, which would be the contribution of this method to the principles of a direction of learning in the university? This research works with a transposition of the psychoanalytical method to the field of learning, recognizing itself that the first one operates on unconscious knowing, as the second has for object knowledge. The relation between knowing and knowledge; the relation between knowing and the retroactivity (Nachträglichkeit), the experience of the institutions of psychoanalytical formation with the group called cartel are questions to a proposal of psychoanalytical direction of learning. <![CDATA[Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Formação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível.<hr/>Teacher education is a challenge that oversteps borders of space and time. In case of the initial education the difficulties of enunciating formal necessities arising from the working field to the possibilities of the courses that educate teachers. In search to contribute to minimize them this investigation aims: to investigate the teachers learning process and to evidence notion of future teachers on their career. A questionnaire of open questions was answered by twenty students of the last term in different major curses at a public university of São Paulo State countryside. The data were analyzed based in six thematic subjects, resulting in significant evidences from which one emphasizes the lack of background related to the specificity of the teaching career as well as to the historic-social context it happens committing future action of teachers and, consequently, the student learning in basic schools. One should thus re-think the teacher formation within a time in which its re-dimension by means of technological means is possible. <![CDATA[Higiene, salud y educación en su perspectiva histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Higiene, salud y educación han estado unidas desde los orígenes de la humanidad. Esta relación tan estrecha ha revestido formas e intensidades diferentes. La aparición del movimiento higienista, a mediados del siglo XIX, los cambios sociales y educativos ligados al proceso de escolarización, que tuvieron lugar en dicho siglo y en la primera mitad del siglo XX, y el estudio científico de la infancia, desarrollado en el período de entre siglos, propiciaron la creación de sociedades y nuevas profesiones o especialidades profesionales, la proliferación de revistas, libros y folletos y la celebración de congresos, así como la aprobación de disposiciones legales sobre estos temas y la acción pública o privada. En este texto introductorio se da cuenta de todo ello, se presentan los demás trabajos incluidos en este monográfico, se efectúan algunas observaciones sobre la actualmente denominada "educación para la salud", y se añade, en anexo, una cronología de aquellos hechos, publicaciones y disposiciones legales más relevantes en relación con el tema tratado.<hr/>Hygiene, health and education have been connected since the origins of mankind. This very close relationship offers different forms and intensities. The apparition of the hygienist movement about the middle of the 19th century, and the social and educational changes linked to the schooling process that took place in the mentioned century and in the first half of the 20th, as well as the scientific study of the childhood, developed in the intermediate period between both centuries, favoured the creation of new societies and professions or professional specialities, the proliferation of magazines, leaflets and books, the organization of congresses, the passing of several laws about those matters, and the public and private initiatives. In this prefatory text all of this is accounted for. Likewise the rest of the texts of this monographic issue are introduced; also some observations about the so called "education for health" are made, and a chronology of more relevant events, publications and laws, related to the subject, is annexed. <![CDATA[Uma inovação aparente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discute-se no artigo o uso da internet em atividades de produção escolar de textos, a partir de um exemplo de atividade desenvolvida por alunos de oitava série do ensino fundamental. No caso em foco, os alunos foram orientados a produzir textos argumentativos a partir de instruções disponibilizadas no Portal Educacional de uma instituição particular de ensino, que tem escolas conveniadas em vários pontos do Brasil. Os textos foram produzidos no computador e enviados para um avaliador na sede da instituição. O artigo discute inicialmente as orientações disponibilizadas on-line para os alunos e professores. Em seguida, analisa um conjunto de 120 textos produzidos em duas escolas, uma situada em São Paulo - SP, outra em Fortaleza - CE. As orientações do Portal Educacional mostram a permanência de uma concepção tradicional de produção da dissertação escolar. Os textos produzidos on-line pelos alunos das duas escolas escolhidas confirmam a mesma concepção tradicional. O caso estudado revela um descompasso entre a inovação tecnológica na escola e seu uso nas aulas de língua portuguesa. O computador e a internet dão uma aparência de modernidade a atividades tradicionais. Para finalizar, são indicadas alternativas para inovar a produção de textos e obter resultados mais interessantes com uso das tecnologias digitais.<hr/>The present article discusses the use of the internet in activities related to text production in schools, focusing an activity developed by 8th grade students of the so-called 'fundamental school' in Brazil. In this particular case, the students were asked to produce argumentative texts according to instructions available in the Educational Site of a private teaching institution, which maintains covenantal schools in many cities in Brazil. The texts were produced in computers and sent to an evaluator in the institution's head-office. Initially, the present article discusses the guidelines offered on-line for students and teachers. Then, it analyzes a set of 120 texts produced in two schools, one in São Paulo-SP and the other in Fortaleza-CE. The guidelines contained in that Educational Site show the persistence of a traditional approach to the production of school articles. The texts produced on-line by the students of both chosen schools confirm this traditional approach. The studied case reveals an unsteadiness between the technological innovation detected in the school and its use in Portuguese language classes. The computer and the internet give a seeming modernity to traditional activities. Finally, alternatives to innovate text production and to obtain more interesting results with the use of digital technologies are pointed out. <![CDATA[A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dentre os inúmeros movimentos que se processam na escola, este texto se aproxima de alguns empreendidos pelos estudantes, buscando compreender a tessitura daquilo que produzem silenciosamente. Em meio a observações realizadas em cotidiano escolar e a partir das proposições de Certeau, convida a desconfiarmos daquilo que se mostra aparentemente repetitivo, rotineiro e pouco significativo, buscando compreender e aprender com as lógicas ali presentes. Considerando o cotidiano escolar enquanto espaço de pequenas dimensões que não reproduz a sociedade (mas que a contém), trata-o enquanto miniatura que preserva sua privacidade devido ao desconhecimento sobre o que ali é praticado. Conclui afirmando que o conhecimento sobre a escola precisa aproximar aspectos universais que a organizam, de movimentos perceptíveis no detalhe, nos diferentes usos que lhe conferem os praticantes.<hr/>Among the countless movements that are prosecuted in the school, this text is brought near of someone undertaken by the students, looking to understand the network of what they produce silently. Amid observations carried out in school daily life and from the propositions of Certeau, it invites when we have feeling what appears apparently repetitive, routine and not much significant, looking to understand and to learn with the logical ones there present. Considering the school daily life while space of small dimensions that does not reproduce the society (but what contains it), treats it while miniature that preserves his privacy due to the ignorance on which there it is practiced. It concludes affirming that the knowledge about school need bringing near universal aspects that organize it, of perceptible movements in the detail, in the different uses that give him the apprentices. <![CDATA[A desconstrução das narrativas e a reconstrução do currículo: a inclusão dos saberes matemáticos dos negros e dos índios brasileiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, problematizamos as narrativas da nação brasileira que mascaram a identidade múltipla do País e ressaltamos mecanismos de exclusão presentes nas escolas. Lembramos que o Brasil, devido à sua formação histórico-social, é multirracial e pluriétnico, mas a escola continua a desconsiderar essa realidade, o que tem contribuído para elevar os índices de evasão e repetência de crianças provenientes de alguns grupos socioculturais. Então, remetendo-nos à aprovação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino básico das redes pública e privada a obrigatoriedade do estudo da história e culturas africana, afro-brasileira e indígena, encaminhamos nossas discussões para o ensino de Matemática. Nesse contexto, discorremos sobre algumas das formas por meio das quais as pesquisas em Etnomatemática podem contribuir para discutir e destacar, no espaço escolar, os conhecimentos que possuem essas matrizes culturais. A partir daí, apresentamos algumas reflexões suscitadas por pesquisas que temos realizado na região de Pirituba, no município de São Paulo, onde atua o segundo autor e junto aos índios A'uwe-xavante do Mato Grosso, onde atua a primeira autora.<hr/>In this article, narratives from the Brazilian nation are problematized, which disguise the country multiple identity and we emphasize mechanisms of exclusion present in schools. We remind that Brazil, because of its historical and social organization is multiracial and pluriethnical, but school continues to ignore this reality, which has contributed to raise the dropout and repetition rates of children from some socio-cultural groups. Then, concerning the 11.645/08 Law approval, which includes the compulsory study of the history and culture from Africans, Brazilian Africans and indigenous added in the official curriculum of private and public elementary schools, we guided our discussions for the teaching of Mathematics. In this context, talking about how research in Ethnomathematics can help enhancing, at school, the knowledge from those cultural matrix. From there, we present some thoughts raised by the research we have conducted in Pirituba, in Sao Paulo city, where the second author works, and close to the A'uwe-Xavante Indians of Mato Grosso state, the subject of doctoral research by the first author. <![CDATA[Representação social da violência: estudo exploratório com estudantes de uma universidade do interior do estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo das Representações Sociais é um importante recurso metodológico de conhecimento dos fenômenos do cotidiano. Seu objetivo é abstrair sentido do mundo e introduzir nele ordem e percepções. O tema violência é uma reflexão antiga no Brasil, e necessita a todo tempo ser problematizado. O espaço acadêmico é um meio propulsor de se construir representações mais autênticas, desmistificando aquelas que não favorecem o desenvolvimento humano. Esse estudo teve como objetivo levantar as representações sociais da violência entre universitários de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas vinte entrevistas com estudantes das áreas exatas, humanas e biológicas, analisadas qualitativamente com auxílio do software Alceste. Os resultados apontaram duas classes de representação da violência: Perspectiva social e política e Perspectiva Familiar. Os estudantes que têm suas representações fundamentadas em aspectos da esfera social parecem estruturá-las percebendo o quanto o indivíduo é afetado pela dinâmica social e política, percebendo a violência como fruto do desamparo do Estado, dos prejuízos do sistema capitalista que geram desigualdades sociais. Na perspectiva Familiar os estudantes perceberam mais as manifestações da violência física e psicológica, as quais remetiam a elementos como falta de amor, desestruturação familiar, violência doméstica. Estudantes das três áreas incluem o fator social como produtor da violência. Conclui-se que as representações sociais dos estudantes sugerem uma apropriação do saber científico, havendo proximidade de raciocínio entre os estudantes da mesma área.<hr/>The study of social representations is an important methodological resource in gathering daily phenomena knowledge. It aims at abstracting sense from the world and introducing order and perceptions. The violence theme is an old one in Brazil, and it demands to be studied. Academia is a motivating milieu to develop more authentic social models, understand them, and open new representations, demystifying those that do not contribute to human development. This exploratory study intended to survey violence social representations among students in a University in the countryside of São Paulo. Twenty students from exact, human, and biological study fields were interviewed, and the interviews were then qualitatively analyzed using the Alceste software. The results indicate two classes of violence representation: from a social and political perspective; and from a family perspective. Students basing their representations on social aspects notice how the individual is affected by social and political dynamics, tending to perceive violence as stemming from: governmental abandonment; damages from a capitalist system engendering social inequalities; and a lack of common good policies. From a family-based perspective, students emphasized manifestations of physical and emotional violence related to lack of love, family disintegration, domestic violence, and family negligence. Students from the three study areas included both social factors as the violence source. It was concluded that violence social representations suggest scientific knowledge acquisition and there was similarity of reasoning among students from all study areas. <![CDATA[A filosofia de Rudolf Steiner e a crise do pensamento contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo das Representações Sociais é um importante recurso metodológico de conhecimento dos fenômenos do cotidiano. Seu objetivo é abstrair sentido do mundo e introduzir nele ordem e percepções. O tema violência é uma reflexão antiga no Brasil, e necessita a todo tempo ser problematizado. O espaço acadêmico é um meio propulsor de se construir representações mais autênticas, desmistificando aquelas que não favorecem o desenvolvimento humano. Esse estudo teve como objetivo levantar as representações sociais da violência entre universitários de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas vinte entrevistas com estudantes das áreas exatas, humanas e biológicas, analisadas qualitativamente com auxílio do software Alceste. Os resultados apontaram duas classes de representação da violência: Perspectiva social e política e Perspectiva Familiar. Os estudantes que têm suas representações fundamentadas em aspectos da esfera social parecem estruturá-las percebendo o quanto o indivíduo é afetado pela dinâmica social e política, percebendo a violência como fruto do desamparo do Estado, dos prejuízos do sistema capitalista que geram desigualdades sociais. Na perspectiva Familiar os estudantes perceberam mais as manifestações da violência física e psicológica, as quais remetiam a elementos como falta de amor, desestruturação familiar, violência doméstica. Estudantes das três áreas incluem o fator social como produtor da violência. Conclui-se que as representações sociais dos estudantes sugerem uma apropriação do saber científico, havendo proximidade de raciocínio entre os estudantes da mesma área.<hr/>The study of social representations is an important methodological resource in gathering daily phenomena knowledge. It aims at abstracting sense from the world and introducing order and perceptions. The violence theme is an old one in Brazil, and it demands to be studied. Academia is a motivating milieu to develop more authentic social models, understand them, and open new representations, demystifying those that do not contribute to human development. This exploratory study intended to survey violence social representations among students in a University in the countryside of São Paulo. Twenty students from exact, human, and biological study fields were interviewed, and the interviews were then qualitatively analyzed using the Alceste software. The results indicate two classes of violence representation: from a social and political perspective; and from a family perspective. Students basing their representations on social aspects notice how the individual is affected by social and political dynamics, tending to perceive violence as stemming from: governmental abandonment; damages from a capitalist system engendering social inequalities; and a lack of common good policies. From a family-based perspective, students emphasized manifestations of physical and emotional violence related to lack of love, family disintegration, domestic violence, and family negligence. Students from the three study areas included both social factors as the violence source. It was concluded that violence social representations suggest scientific knowledge acquisition and there was similarity of reasoning among students from all study areas. <![CDATA[Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo das Representações Sociais é um importante recurso metodológico de conhecimento dos fenômenos do cotidiano. Seu objetivo é abstrair sentido do mundo e introduzir nele ordem e percepções. O tema violência é uma reflexão antiga no Brasil, e necessita a todo tempo ser problematizado. O espaço acadêmico é um meio propulsor de se construir representações mais autênticas, desmistificando aquelas que não favorecem o desenvolvimento humano. Esse estudo teve como objetivo levantar as representações sociais da violência entre universitários de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas vinte entrevistas com estudantes das áreas exatas, humanas e biológicas, analisadas qualitativamente com auxílio do software Alceste. Os resultados apontaram duas classes de representação da violência: Perspectiva social e política e Perspectiva Familiar. Os estudantes que têm suas representações fundamentadas em aspectos da esfera social parecem estruturá-las percebendo o quanto o indivíduo é afetado pela dinâmica social e política, percebendo a violência como fruto do desamparo do Estado, dos prejuízos do sistema capitalista que geram desigualdades sociais. Na perspectiva Familiar os estudantes perceberam mais as manifestações da violência física e psicológica, as quais remetiam a elementos como falta de amor, desestruturação familiar, violência doméstica. Estudantes das três áreas incluem o fator social como produtor da violência. Conclui-se que as representações sociais dos estudantes sugerem uma apropriação do saber científico, havendo proximidade de raciocínio entre os estudantes da mesma área.<hr/>The study of social representations is an important methodological resource in gathering daily phenomena knowledge. It aims at abstracting sense from the world and introducing order and perceptions. The violence theme is an old one in Brazil, and it demands to be studied. Academia is a motivating milieu to develop more authentic social models, understand them, and open new representations, demystifying those that do not contribute to human development. This exploratory study intended to survey violence social representations among students in a University in the countryside of São Paulo. Twenty students from exact, human, and biological study fields were interviewed, and the interviews were then qualitatively analyzed using the Alceste software. The results indicate two classes of violence representation: from a social and political perspective; and from a family perspective. Students basing their representations on social aspects notice how the individual is affected by social and political dynamics, tending to perceive violence as stemming from: governmental abandonment; damages from a capitalist system engendering social inequalities; and a lack of common good policies. From a family-based perspective, students emphasized manifestations of physical and emotional violence related to lack of love, family disintegration, domestic violence, and family negligence. Students from the three study areas included both social factors as the violence source. It was concluded that violence social representations suggest scientific knowledge acquisition and there was similarity of reasoning among students from all study areas.