Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020130003&lang=es vol. num. 49 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é investigar a história do mobiliário escolar enquanto componente de uma modernidade que tem como um dos seus focos de discussão os discursos e os projetos idealizados pelos arquitetos. Esta é a uma tentativa de tentar enxergá-los como autênticas peças de investigação que facilitam a compreensão de uma das faces da cultura material escolar. Com o presente tema coloco em cena a valorização do papel desses profissionais, muitos deles desconhecidos da historiografia da educação, que juntos com educadores e médicos pensaram caminhos possíveis para uma escola que almejava ser moderna. Assim, concentrarei minhas análises na realidade do ocidente europeu da primeira metade do século XX e o papel que desempenharam alguns arquitetos franceses como protagonistas na configuração de um mobiliário que procurava alcançar demandas que favorecessem a saúde e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.<hr/>This paper aims to investigate the history of school furniture as a component of a modernity that has the speeches and projects idealized by architects as one of its centers of discussion. This is an attempt to see them as authentic pieces of research that facilitate the understanding of one face of material culture school. With this theme, I place in scene the appreciation of the role of these professionals, many of them unknown for the historiography of education who, together with educators and doctors, thought possible paths to a school that was trying to become modern. Thus, my analysis will concentrate on the reality of Western Europe in the first half of the twentieth century and the role some French architects played as protagonists in setting up furniture that sought to achieve demands which would favor the health and learning of students in the classroom. <![CDATA[“Seeing through touch”: the material world of visually impaired children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article examines the changing material world of the visually impaired child and the ways in which this has been viewed and understood by scholars, philosophers, educators and other commentators over time. It describes and analyses tactile encounters as they have been planned for by educators, museum curators and others, from the Age of the Enlightenment until the present day. It takes as its starting point a recent blog that appeared online in 2011, which posted images from handling sessions for the visually impaired child, organized by John Alfred Charlton Deas from Sunderland Museum, England, between 1913-1926. It traces the provenance and development of ideas around ‘seeing through touch’, from the embossed books and maps and the printing machines for systems such as Braille in the nineteenth century to the theoretical and pedagogical developments which began to occur at the start of the twentieth century.<hr/>Este artigo analisa as mudanças no mundo material da criança com deficiência visual e as formas como ela foi vista e entendida ao longo do tempo por estudiosos, filósofos, educadores e outros comentaristas. Ele descreve e analisa como os encontros táteis, desde o Iluminismo até os dias de hoje foram planejados, dentre outros, por educadores e curadores de museus. O ponto de partida desta análise é a publicação na internet de um blog, em 2011, onde estão postadas imagens organizadas por John Alfred Chalton (Sunderland Museum, Inglaterra), entre os anos de 1913-1926; e segue delineando a origem e o desenvolvimento de ideias em torno do “ver através do tato”, tomando o exemplo dos livros e mapas em alto relevo e das máquinas de impressão, como as do sistema Braille no século XIX, aos desenvolvimentos teóricos e pedagógicos que se iniciam no século XX. <![CDATA[La intervención del Estado, la desigualdade y el deseo en la invención de los espacios escolares rurales en tres regiones de México en el periodo posrevolucionario]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este ensayo exponemos tres miradas al mundo escolar rural en tres regiones del centro y norte de México, durante la primera mitad del siglo XX. Nos interesa explorar aspectos importantes de los contextos que llevan a acciones del estado a intervenir en las construcciones y equipamientos de las escuelas rurales en tres regiones: el Valle del Mezquital en Hidalgo, Nuevo León y San Luis Potosí. Situamos nuestras investigaciones en el periodo posterior a la revolución mexicana, nos interesa hacer una primera aproximación a las transformaciones en los espacios escolares, tanto las instalaciones y edificios, como los muebles y conceptos que construyen la nueva coreografía y relaciones escuela-comunidad en pueblos rurales e indígenas.<hr/>In this paper we present views of the rural school world in three central and northern regions of Mexico during the first half of the twentieth century. We are interested in exploring important contextual aspects that led to state action to intervene in the construction and equipping of rural schools in three regions: the Mezquital Valley in Hidalgo, Nuevo Leon and San Luis Potosi. Our research focus on the period following the Mexican Revolution, as we want to make a first approach to the transformation of school spaces, both facilities and buildings, furniture, and concepts, as they build the new choreography and school-community relations in rural and indigenous villages.<hr/>Neste artigo apresentamos olhares do mundo escolar rural em três regiões do centro e norte do México, durante a primeira metade do século XX. Para este momento nos interessa explorar aspectos importantes dos contextos que levaram as ações do Estado intervirem nas construções e aparelhamentos de escolas rurais nas regiões do Vale Mezquital em Hidalgo, Nuevo León e San Luis Potosi. Ao situar nossas investigações no período posterior à Revolução Mexicana, queremos fazer uma primeira aproximação acerca das mudanças nos espaços escolares, tanto no que diz respeito às suas instalações e edifícios, como dos móveis e conceitos que construíram a nova coreografia e as relações escola-comunidade em povoados rurais e indígenas. <![CDATA[Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetônicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; algo que tem implicações na maneira como a escola é fisicamente concebida. Nesse sentido, a reflexão organiza-se em torno de três entradas, que enquadram um conjunto de preocupações pedagógicas e sociais muito presentes no período histórico em questão: i) bem-estar físico e mental da criança; ii) “ensino intuitivo”; e iii) imagem social do professor de instrução primária. Por outro lado, no que concerne à análise dos espaços edificados, adota-se como matriz analítica: i) a sua forma ou estrutura morfológica; ii) a sua função e as atividades que neles se realizam; e iii) as relações existentes entre os diferentes espaços e as respetivas funções.<hr/>This paper aims to analyze a set of primary school projects designed by architect Raul Lino during the First Portuguese Republic (1910-1926). In our view, the aforementioned projects stated a willingness to change the previous architectural programs. That historic moment brought up a new conception over child development as well as over the educational and social realities, which interfered in school design. This reflection is organized around three entries that put together pedagogical and social concerns which were very present in that historical period: i) physical and mental child welfare; ii) “intuitive teaching”; iii) social image of primary school teachers. On the other hand, concerning the analysis of built spaces, we have adopted as analytical procedures: i) its shape or morphological structure; ii) its function and the activities that take place in them; iii) the relations between different spaces and respective functions. <![CDATA[Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é analisar o papel dos objetos de ensino nas proposições de renovação da escola primária durante o século XX assinalando as mudanças na composição material das escolas tendo em vista os objetos que foram introduzidos e ressaltados como relevantes para a modernização da educação e aqueles que permaneceram ou foram redefinidos em termos de finalidades e usos. Pretende-se, dessa forma, examinar três momentos significativos de implantação de inovações na escola elementar: a modernização pelo método intuitivo na virada do século XIX para o século XX, as proposições da Escola Nova nas décadas de 1930 a 1950 e a renovação representada pela Tecnologia Educacional nas décadas de 1960 e 1970.<hr/>This article aims at analyzing the role of the objects of learning in the propositions for innovation of primary schools during the 20th century, highlighting the changes in the composition of school subjects having in mind the objects that were introduced and marked out as relevant for school modernization and those that remained or were redefined in terms of their finality and uses. The examination of three significant moments of the implementation of innovations in the elementary school is intended: the modernization by the intuitive method at the turn of the century; the propositions of “Escola Nova” between the 1930s and the 1950s; and the renovation represented by educational technology in the 1960s and 1970s. <![CDATA[A lousa de uso escolar: traços da história de uma tecnologia da escola moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho que segue é fruto de um estudo que se inscreve no universo da cultura material escolar, sendo a metodologia empregada a de natureza bibliográfica, com vistas a destacar a história de um suporte técnico-material de relevância das práticas escolares da escola moderna, a lousa de uso escolar. Concentra-se no espaço temporal dado pelo século XIX, por ser este o cenário que dará visibilidade ao esforço de difusão das primeiras práticas escolares de ensino. Parte da hipótese de que a relação entre material e método pode traduzir concepções de ensino, conferindo centralidade à lousa como a tecnologia que, inscrita no conjunto das práticas escolares, resultará na constituição e consolidação do modelo escolar da transmissão simultânea de ensino.<hr/>The following paper is the product of a study that inscribes itself in the universe of the material school culture, having as methodology the bibliographical method, aiming to highlight the history of a technical material support that is relevant for the practices of the modern school: the scholar slate. We concentrate in the time and space given by the nineteenth century, since it is the scene that will give visibility to the effort of diffusion of the first school practices of teaching. We start from the hypothesis that the relation between material and method can translate teaching conceptions, conferring centrality to the slate as the technology that, when inscribed in the set of school practices, will result in the constitution and consolidation of the scholar model of simultaneous transmission of education. <![CDATA[Das mãos para as mentes. Protocolos de civilidade em um jornal escolar/SC (1945-1952)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pétalas Infantil era um jornal escolar redigido manualmente por meninas de 7 a 10 anos do então curso primário de um colégio religioso feminino em Florianópolis/Santa Catarina (SC) - Colégio Coração de Jesus - no período compreendido entre 1946 a 1952. Nessa publicação que circulava mensalmente entre elas próprias e suas famílias, as alunas davam notícias sobre o cotidiano escolar, possivelmente com aval do próprio Colégio. De posse desse material (66 exemplares do jornal) considerado ordinário, o estudo centrou sua atenção nos artigos, comentários e sugestões de leitura que expressavam protocolos de civilidade através de mensagens de orientação e regras de conduta pessoal, escolar e cívica que caracterizavam uma cultura escolar do período. Procura-se destacar, pelas lentes da História da Educação e da Cultura Escrita, a importância desse material manuscrito, analisando-o como um dos integrantes da cultura material escolar e, como tal, um documento que permitirá apreender indícios de saberes e práticas escolares vigentes no período e que evidenciam tanto aspectos do funcionamento interno da própria instituição escolar quanto os propósitos civilizatórios que divulgavam pelas vias do escrito.<hr/>Pétalas Infantil; Childish Petals; was a school newspaper written by 7-10-year-old girls at Colégio Coração de Jesus, a Catholic elementary school in Florianópolis, Santa Catarina (SC), from 1945 to 1952. In this publication, which circulated monthly among the students and their families, the girls reported daily activities at the school, possibly with the approval of the institution. With this material in our possession (66 issues of the newspaper), which is considered ordinary, this study focused on the articles, comments, and reading suggestions that expressed protocols of civility through messages of orientation and rules of personal, school, and civic conduct, which characterized the school culture from the period. It sought to highlight, through the lenses of the History of Education and of Written Culture, the importance of this handwritten material, analyzing it as one of the components of the material school culture and, therefore, as a document that allows understanding and analyzing indications of knowledge and school practices at that time which reveal both aspects of the internal functioning of the school institution itself as well as the civilizing proposals that they present through written means. <![CDATA[A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma das ideias norteadoras desta pesquisa consiste em encarar a organização do espaço na escola como um dos movimentos que permitem recuperar a história dos estabelecimentos de ensino, possibilitando uma nova leitura dessa ambiência escolar, leitura em que se procura identificar os fatores - políticos, sociais, culturais e econômicos - que interferem na formulação e na execução das políticas educacionais que deram origem aos atuais espaços escolares. No rastro de uma trajetória acadêmica marcada pela intimidade com as questões relacionadas ao espaço escolar, discute-se o papel da organização do espaço na história da escola, destacando a atuação do educador Anísio Teixeira, em três momentos distintos, onde teve a oportunidade de implementar reformas e medidas educacionais que valorizavam o planejamento das edificações escolares: na Bahia (1924-1928), no Distrito Federal (Rio de Janeiro, 1931-1935) e como Secretário de Educação e Saúde do Estado da Bahia (1947-1951). Em síntese, eleger o espaço escolar como objeto de estudo configura-se como uma possibilidade de diálogo entre a Arquitetura e a Educação, ambas responsáveis pela organização e ocupação do espaço físico da escola, bem como com a sua utilização, além de tudo, como espaços educativos.<hr/>One of the guiding ideas of this research is to consider the organization of school spaces as one of the movements that allows us to recover the history of the educational Establishments, enabling a new reading of these school environments, one that aims at identifying the factors - political, social, cultural and economic - that interfere in the formulation and implementation of the educational policies that have originated the current school spaces. Following an academic trajectory marked by intimacy with issues related to the theme, the role of the organization of space in the history of the school is discussed, highlighting the work of educator Anísio Teixeira, in three different moments where he had the opportunity to implement educational measures and reforms that enriched the planning of school buildings: in the State of Bahia (1924-1928), in the Federal District (Rio de Janeiro, 1931-1935), and also as the Secretary of Education and Health of the State of Bahia (1947-1951). In short, the choice of school space as an object of study is configured as a possibility for dialogue between Architecture and Education, both responsible for the organization and occupation of the school physical space, as well as its use as educational spaces. <![CDATA[Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo- imagens e textos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A cultura material encerra em seu interior concepções educativas por meio de prescrições escolares que indicam o que e como ensinar. Nesta perspectiva é analisada a revista de Educação Física, organizada pelo órgão do Centro Militar de Educação Física do Rio de Janeiro, de periodicidade mensal e editada entre os anos de 1932 a 1939. Essa revista foi usada no processo de formação de professores no Curso Normal de Educação Física. Suas edições estão situadas no período de criação desse curso em Curitiba, por meio da fundação da escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Aborda-se em particular o curso normal de educação física cursado em dois anos em Escolas Normais destinadas à formação de professores primários, onde o professor obteria o diploma de normalista especializado em educação física. O propósito deste trabalho é analisar o conteúdo dessas revistas para apreender a concepção de educação física nelas contida em consonância com os ideais do período no qual elas são produzidas e entram em circulação. Para tanto, se procede a uma apreciação interpretativa que aponta para um entendimento disciplinar de cunho moral de formação que deveria ser disseminada pelos docentes nos estabelecimentos de ensino primário.<hr/>Material culture encloses educational concepts through school requirements that indicate what and how to teach. In this perspective, we analyzed the journal Physical Education, organized by the Military Center of Physical Education of Rio de Janeiro, published monthly between the years 1932-1939. This magazine was used in the teacher training process in the Physical Education Normal Course. Their editions belong to the period in which the course was created in Curitiba, through the foundation of the School of Physical Education and Sports of Paraná. In particular, we addressed the normal course of physical education attended for two years in Normal Schools for the training of primary school teachers, where the teacher would obtain the degree of Bachelor in Education, specialized in physical education. The aim of this paper is to analyze the content of these magazines to capture the concept of physical education contained therein in accordance to the ideals of the period in which they are produced and put into circulation. For that we undertake an interpretive assessment that points to a disciplinary understanding of moral training that should be disseminated by teachers in primary schools. <![CDATA[O processo de profissionalização docente e a criação da escola normal em Sergipe (1827-1879)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo compreender como se dava a preparação dos professores de primeiras letras na província de Sergipe entre os anos de 1827 e 1879, especialmente após a criação e implantação do Atheneu Sergipense e do Curso Normal, a partir de 1870. Os marcos temporais demarcados fazem referência à Lei de 15 de outubro de 1827, extinção da escola normal e incorporação dela ao Atheneu Sergipense. Faz-se, então, necessário que os estudos sobre a configuração da profissão docente considerem a lei como fonte. As categorias analíticas de Pierre Bourdieu (1996) e Norbert Elias (1990, 2001) ajudaram a compreender como se configurou a profissão docente no âmbito do ensino primário e de que forma se constituiu o habitus profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil, dentro de um processo civilizador. É possível afirmar que a profissão docente se configurou em meio a avanços e retrocessos, permeados por tentativas de organização do ensino primário através da legislação. A criação da Escola Normal surgiu como uma ação que traria padronização aos saberes a serem ensinados, pois, à medida em que a importância de se configurar a profissão tornou-se crescente e premente, houve a necessidade de deixar a formação pela prática e implementar a formação institucionalizada na Escola Normal.<hr/>This article aims at understanding how the preparation of first letter teachers happened in the province of Sergipe from 1827 to 1879, especially after the creation and implementation of Atheneu Sergipense and the Normal Course in 1870. The timeframes posed here refer to the Law of October 15th, 1827, and the extinction of the Normal School and its incorporation to Atheneu Sergipense. It is necessary, then, that studies on the teaching profession configuration consider the law as a source. The analytical categories of Pierre Bourdieu (1996) and Norbert Elias (1990, 2001), helped the understanding of how the teaching profession had its organization started in the primary teaching and how the professional habitus was thought concerning the ideal for constitution of a Brazilian nation, within a civilizing process. It can be said that the teaching profession was set between advances and drawbacks, permeated by organizing attempts related to primary teaching legislation. The creation of the Normal School has emerged as an action that would bring about a standardization of knowledge to be taught, and as the importance of setting up the teaching profession had become urgent, there was a need to leave the teacher training by practice behind and implement an institutionalized training at Normal School. <![CDATA[A educação nos anais da Constituinte Republicana do Estado do Paraná- 1892]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho analisa, com ênfase na questão da educação, o debate constituinte que precedeu a aprovação da Constituição Estadual do Estado do Paraná de 1892, que se desdobrou em um conjunto de leis com o intuito de traçar as políticas educacionais. Na leitura dos anais do Congresso Constituinte, no qual se reuniram 31 deputados, por um período de três meses, eleitos por dois partidos - Partido Republicano e Partido União Republicana -, a posição dos parlamentares ficou claramente definida no que se refere à educação. A educação pública foi tratada com atenção pelos constituintes, embora o texto final recebesse um único artigo, no qual se enfatizava a necessidade de sua gratuidade. Defendia-se que o ensino primário seria gratuito e generalizado, tornando-se tarefa dos pais a obrigatoriedade de oferecer aos filhos a educação. Os deputados não questionavam a importância da educação primária na formação para a cidadania, alertavam, contudo, sobre as dificuldades das finanças do estado em cumprir seus compromissos e despesas, propondo, para tanto, a cobrança de impostos específicos para esse fim. Temas como gratuidade, obrigatoriedade, laicidade, ampliação do número de escolas, liberdade de ensino, ensino em língua nacional provocavam acalorados debates. O debate constituinte foi analisado em sua complexidade e pautado nas relações emanadas da sociedade civil em suas especificidades locais, tomando-se como referência o movimento nacional de defesa da escola pública primária.<hr/>The present research analyzes the debate prior to the approval of the Constitution of the State of Paraná, Brazil, in 1892, with special emphasis on the education issue and the subsequent set of laws that thereby foregrounded the educational policies. The political stance on education is very clear in the annals of the Constitutional Committee, which was comprised by 31 members hailing from and elected by the Republican Party and Republican Union Party and who met during three months for discussion. Public education was carefully dealt with by the constituents even though the final text only comprised one article, dedicated to its gratuity. General and free education in the primary school was discussed and the duty of parents to send their children to school was insisted upon. Although the committee members did not question the importance of primary education in the citizenship constitution, they raised the point on the state’s budget in complying with commitments and expenses. Special taxes were suggested to meet the financial straits. Themes such as a free of charge, totally inclusive, laical education, the number of school premises, freedom of teaching, teaching the national language, were heartily debated. This paper brings forth the constitutional discussions in their complexity, mediated by the relationship with civil society in its local specificity, foregrounded on the national movement for the defense of the public primary school. <![CDATA[Escolas normais: contribuição para a modernização do Estado do Paraná (1904 a 1927)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende discutir por que as cidades de Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa, todas localizadas no Estado do Paraná, foram escolhidas para receber a construção das primeiras Escolas Normais no Paraná, no período entre 1904 e 1927. Além disso, como essas escolas foram representadas nos discursos das ações que legitimaram a construção desses edifícios escolares, na visão dos representantes políticos, inspetores do ensino, professores e imprensa.<hr/>This article discusses the reasons why the cities of Curitiba, Paranaguá and Ponta Grossa, all located in the State of Paraná, were chosen to receive the construction of the first state Normal Schools in the period between 1904 and 1927. It also discusses how these schools were represented in the speeches and actions that legitimized the construction of these school buildings, in the views of political representatives, school inspectors, teachers, and the press. <![CDATA[Cultura mundial y mundos de significado culturalmente específicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es “Cultura mundial” no es - sobre todo en el título de un ensayo - un concepto de alcance modesto, ni carece tampoco de contenidos teóricos elaborados. Requiere, por tanto, de unas aclaraciones previas. En consecuencia, abrir é este trabajo con un delineamiento del concepto de “cultura mundial”, así como del horizonte teórico del que está tomado. Se trata de un marco teórico que intenta comprender y explicar los procesos del creciente entrelazamiento de las relaciones de comunicación e intercambio que se está llevando a cabo a nivel mundial y en casi todos los ámbitos sociales, económicos y científico-tecnológicos. En la segunda parte, voy a presentar algunas líneas de investigación de la sociología y la educación comparadas, cuyos resultados apuntan en una dirección opuesta a las tesis desarrolladas por los teóricos de la “cultural mundial”. Por consiguiente, en la tercera parte, pasaré al concepto alternativo de “mundos de significado culturalmente específicos”, para, en la cuarta y última parte, abordar brevemente el actual debate entre teorías “de la convergencia” y “de la divergencia”, y plantear algunas expectativas respecto de una conceptualización que, a partir de su capacidad explicativa, tenga el potencial de superar tales concepciones opuestas.<hr/>Cultura mundial não é - sobretudo em um título de um ensaio - um conceito de alcance modesto e tampouco necessita de elaborados conteúdos teóricos. Portanto, requer alguns esclarecimentos prévios. Nesse sentido, iniciarei este artigo com um delineamento do conceito de “cultura mundial”, bem como do horizonte teórico de que ele tem feito parte. Trata-se de um marco teórico que procura compreender e explicar os processos do crescente entrelaçamento das relações de comunicação e intercâmbio que estão acontecendo em nível mundial em quase todos os âmbitos sociais, econômicos e científico-tecnológicos. Na segunda parte, apresentarei algumas linhas de investigação da sociologia e da educação comparadas, cujos resultados apontam em uma direção oposta às teses desenvolvidas pelos teóricos da “cultura mundial”. Na sequência, utilizarei na terceira parte o conceito alternativo de “mundos de significado culturalmente específicos”, e na quarta e última parte, abordarei brevemente o atual debate entre as teorias “da convergência” e “da divergência” ao levantar algumas expectativas de uma conceituação que a partir de seu poder explicativo tem potencial para superar esses pontos de vista opostos.<hr/>World Culture is not - especially in the title of an essay - a concept of modest scope, nor does it require elaborate theoretical content. Therefore, it requires some previous explanation. In this direction, I will begin this article with an outline of the concept of “world culture”, as well as of the theoretical horizon it has been a part of. It is a theoretical framework that seeks to understand and explain the processes of growing, interweaving relations of communication and exchange that are happening worldwide in almost all spheres - social, economic, scientific and technological. In the second part, I will present and compare a few lines of investigation in Sociology and Education, the results pointing in an opposite direction than the thesis developed by theorists of “world culture”. Following that, I will utilize the third part for the alternative concept of “culturally specific worlds of meaning”, and in the fourth and final part, I will briefly discuss the current debate between the “convergence” and “divergence” theories in raising some expectations of a conceptualization that, from its explanatory power, has the potential to overcome these opposite points of view. <![CDATA[Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.<hr/>The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited. <![CDATA[Ne pas toucher aux oeuvres: o princípio da (in)tangibilidade da obra de arte no contexto de sua exibição e suas (contra) significações pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este ensaio, de cunho filosófico e programático, discorre sobre as significações da arte no contexto de sua exibição e suas implicações pedagógicas. Por contexto de exibição compreende- se os espaços institucionais e não institucionais que abrigam e expõem a produção dita de arte, tais como: os museus e as galerias de arte. O texto discute o caráter politico e pedagógico, como também ideológico da arte e das instituições museais ao analisar as injunções dessas instituições face às suas representações sociais e ao mercado de arte. Com isso, busca demonstrar de que maneira os discursos que sacralizam a arte, o artista e o espaço de exibição das obras de arte minimizam ou mesmo restringem o acesso à experiência da e com a arte; procura problematizar os meandros de uma relação de poder estabelecida entre público e obra no âmbito de exposição. Esta investigação tem, ademais, o propósito de descortinar as “promessas benfazejas da arte e de suas instituições de exposição” que grassam no âmbito do ensino de arte, tornando-o, não raro, mecanismo de reprodução da cultura dominante. Analisa, em suma, como a esfera da arte normatiza não apenas a produção da arte, como também estabelece os critérios de seleção das obras e do público. A investigação se ampara pelas contribuições de Paul Valéry, Theodor Adorno, Pierre Bourdieu, Bruno Deloche, Roger L. Taylor, Nildo Viana e Marilia Xavier Cury.<hr/>This philosophical and programmatic essay deals with the significances of art in its exhibition context and its pedagogical implications. Exhibition context is understood as institutional and non-institutional spaces which keep and exhibit artistic productions, such as museums and art galleries. The text discusses the political and pedagogical as well as the ideological character of art and museums by analyzing the injunctions of these institutions in face of their social representations and the art market. Thus, it seeks to show how discourses that sacralise art, the artist, and the exhibition spaces reduce or even restrict access to the experience of or with art; it seeks to discuss the intricacies of a power relation established between the public and the artwork within the exhibition. Moreover, this research has the purpose to unmask the “benevolent promises of art and its institutions” which are currently prevalent in art teaching, making it often a mechanism for the mere reproduction of a dominant culture. In short, it analyses the way the art world regulates not only the production of art, but also how it establishes criteria for the selection of works and public. The argumentation is supported by the writings of Paul Valéry, Theodor Adorno, Pierre Bourdieu, Bruno Deloche, Roger L. Taylor, Nildo Viana and Marilia Xavier Cury. <![CDATA[A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto refletimos sobre dilemas e perspectivas na relação família e escola. Constituíram sujeitos da pesquisa os pais e os profissionais do ensino envolvidos nas atividades de um Fórum de Famílias de alunos com deficiência organizado em uma escola pública do município de Vitória/ES. A investigação pautou-se na pesquisa-ação colaborativo-crítica e nos pressupostos da Sociologia Figuracional - elaborada por Norbert Elias. Das reflexões, destacamos que nas interdependências dos familiares dos profissionais do ensino, emergiram tensões que favoreceram, a uns e a outros, a construção de crenças mais positivas quanto à educabilidade do aluno com deficiência. Essas “novas” crenças, desde então, mobilizaram as pessoas, provocando “reagrupamentos”, aproximações, afastamentos, enfim, desenharam outras relações que, por um lado, não se baseavam unicamente na formação ou ocupação profissional, nas questões de gênero, ou ainda, nas condições econômicas das pessoas envolvidas e, por outro lado, colocavam em movimento a balança de poder da relação família e escola. Observamos que, pouco a pouco, ao longo da trajetória do Fórum de Famílias de Alunos com Deficiência, as crenças dos profissionais do ensino relativas à inclusão escolar e as expectativas dos familiares acerca da escolarização de seus filhos concorreram para a produção de outros referentes de poder que, então, passavam a explicar os sentimentos de pertencimento e de empoderamento e também de inclusão, de escolarização, de aprendizagem e de deficiência.<hr/>In this text, we reflect on the dilemmas and perspectives of the relationship between family and school. The study subjects were parents and education professionals involved in the activities of a Forum for Families with Special Needs held at a public school in the Municipality of Vitória, ES. The investigation was based on collaborative critical action research, and figurational sociology premises as developed by Norbert Elias. From our reflections, we highlight that, in interrelations of family members and education professionals, there may be shocks that provide both sides with more positive expectations concerning the education of these students. These “new” beliefs have since then mobilized people, causing “regrouping”, closeness and estrangement. In other words, they have traced other relations that were not solely based on educational background or professional occupation, on gender questions, or even on the economic situation of the people involved. On the other hand, they moved the balance of power of the family-school relation. We observed that, little by little, throughout the history of the Forum for Families with Special Needs, education professionals’ beliefs concerning school inclusion and parents’ expectations about their children’s education led to producing other power referents which then began to explain the feeling of belonging and empowerment, and also those of inclusion, education, learning and deficiency. <![CDATA[A violência da escola na voz de futuros professores: uma probabilidade da produção da cultura da violência em ambientes escolares?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa é mostrar os tipos de violência cometidos por professores que foram testemunhados e/ou vivenciados por futuros professores durante sua história de escolarização. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa cuja forma é descritivo-analítica. A coleta, organização e análise de dados foram procedidas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A conceituação foi triangulada a partir de Bernard Charlot, Pierre Bourdieu e do Relatório do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) (CARDIA, 2012). Os sujeitos são 12 alunos que, em 2011, cursavam a licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - Universidade Estadual Paulista (UNESP). A grande maioria do grupo de sujeitos afirmou ter testemunhado ou vivenciado violência por parte de professores durante sua formação básica. Segundo esses sujeitos, os tipos de violência mais recorrentes são de natureza simbólica. Eles frequentaram, não igualmente, o sistema público de ensino e o sistema privado. A violência, sobretudo simbólica, ocorreu nos dois sistemas de ensino. Portanto, trata-se de um fenômeno que atinge diferentes frações de classes. Levando em conta que os sujeitos deste estudo são futuros professores, estabeleceu-se relação com a noção de “ciclo de abusos” e “produção da cultura da violência”, tendo em vista o futuro exercício docente do grupo em questão. Busca-se, aqui, compreender a complexidade do fenômeno da violência em meio escolar e não estabelecer um jogo entre culpados e inocentes. Tampouco estabelecer estigmas indissociáveis, ou não, sobre a violência da escola.<hr/>The purpose of this research is to show the types of violence committed by teachers that were experienced and/or witnessed by future teachers during their schooling history. It’s a quantitative and qualitative research. The collection, organization, and analysis of data proceeded from Content Analysis (BARDIN, 1977) and the construction of Bernard Charlot and Pierre Bourdieu’s works and specific literature on the theme. The subjects are 12 students that attended the Pedagogy undergraduate program in 2011 at the Faculty of Science and Arts of the city of Araraquara in the state of São Paulo, Brazil. The data shows that the majority of the group of individuals claimed to have witnessed or experienced violence by teachers during their basic training. According to them, among the most recurring types of violence are those of symbolic nature. They attended, not equally, the public system and the private system. This enabled pointing out that violence, especially symbolic violence, occurred in both school systems. Therefore, this is a phenomenon that affects different fractions of social classes. Considering that the participants of this research are future teachers, it was established a relation with the notion of ‘cycle of abuse’, since there is a high possibility of them practicing the teaching function. <![CDATA[Museu da Escola Paranaense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300020&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa é mostrar os tipos de violência cometidos por professores que foram testemunhados e/ou vivenciados por futuros professores durante sua história de escolarização. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa cuja forma é descritivo-analítica. A coleta, organização e análise de dados foram procedidas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A conceituação foi triangulada a partir de Bernard Charlot, Pierre Bourdieu e do Relatório do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) (CARDIA, 2012). Os sujeitos são 12 alunos que, em 2011, cursavam a licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - Universidade Estadual Paulista (UNESP). A grande maioria do grupo de sujeitos afirmou ter testemunhado ou vivenciado violência por parte de professores durante sua formação básica. Segundo esses sujeitos, os tipos de violência mais recorrentes são de natureza simbólica. Eles frequentaram, não igualmente, o sistema público de ensino e o sistema privado. A violência, sobretudo simbólica, ocorreu nos dois sistemas de ensino. Portanto, trata-se de um fenômeno que atinge diferentes frações de classes. Levando em conta que os sujeitos deste estudo são futuros professores, estabeleceu-se relação com a noção de “ciclo de abusos” e “produção da cultura da violência”, tendo em vista o futuro exercício docente do grupo em questão. Busca-se, aqui, compreender a complexidade do fenômeno da violência em meio escolar e não estabelecer um jogo entre culpados e inocentes. Tampouco estabelecer estigmas indissociáveis, ou não, sobre a violência da escola.<hr/>The purpose of this research is to show the types of violence committed by teachers that were experienced and/or witnessed by future teachers during their schooling history. It’s a quantitative and qualitative research. The collection, organization, and analysis of data proceeded from Content Analysis (BARDIN, 1977) and the construction of Bernard Charlot and Pierre Bourdieu’s works and specific literature on the theme. The subjects are 12 students that attended the Pedagogy undergraduate program in 2011 at the Faculty of Science and Arts of the city of Araraquara in the state of São Paulo, Brazil. The data shows that the majority of the group of individuals claimed to have witnessed or experienced violence by teachers during their basic training. According to them, among the most recurring types of violence are those of symbolic nature. They attended, not equally, the public system and the private system. This enabled pointing out that violence, especially symbolic violence, occurred in both school systems. Therefore, this is a phenomenon that affects different fractions of social classes. Considering that the participants of this research are future teachers, it was established a relation with the notion of ‘cycle of abuse’, since there is a high possibility of them practicing the teaching function. <![CDATA[Cultura material escolar: a escola e seus artefatos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300021&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa é mostrar os tipos de violência cometidos por professores que foram testemunhados e/ou vivenciados por futuros professores durante sua história de escolarização. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa cuja forma é descritivo-analítica. A coleta, organização e análise de dados foram procedidas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A conceituação foi triangulada a partir de Bernard Charlot, Pierre Bourdieu e do Relatório do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) (CARDIA, 2012). Os sujeitos são 12 alunos que, em 2011, cursavam a licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - Universidade Estadual Paulista (UNESP). A grande maioria do grupo de sujeitos afirmou ter testemunhado ou vivenciado violência por parte de professores durante sua formação básica. Segundo esses sujeitos, os tipos de violência mais recorrentes são de natureza simbólica. Eles frequentaram, não igualmente, o sistema público de ensino e o sistema privado. A violência, sobretudo simbólica, ocorreu nos dois sistemas de ensino. Portanto, trata-se de um fenômeno que atinge diferentes frações de classes. Levando em conta que os sujeitos deste estudo são futuros professores, estabeleceu-se relação com a noção de “ciclo de abusos” e “produção da cultura da violência”, tendo em vista o futuro exercício docente do grupo em questão. Busca-se, aqui, compreender a complexidade do fenômeno da violência em meio escolar e não estabelecer um jogo entre culpados e inocentes. Tampouco estabelecer estigmas indissociáveis, ou não, sobre a violência da escola.<hr/>The purpose of this research is to show the types of violence committed by teachers that were experienced and/or witnessed by future teachers during their schooling history. It’s a quantitative and qualitative research. The collection, organization, and analysis of data proceeded from Content Analysis (BARDIN, 1977) and the construction of Bernard Charlot and Pierre Bourdieu’s works and specific literature on the theme. The subjects are 12 students that attended the Pedagogy undergraduate program in 2011 at the Faculty of Science and Arts of the city of Araraquara in the state of São Paulo, Brazil. The data shows that the majority of the group of individuals claimed to have witnessed or experienced violence by teachers during their basic training. According to them, among the most recurring types of violence are those of symbolic nature. They attended, not equally, the public system and the private system. This enabled pointing out that violence, especially symbolic violence, occurred in both school systems. Therefore, this is a phenomenon that affects different fractions of social classes. Considering that the participants of this research are future teachers, it was established a relation with the notion of ‘cycle of abuse’, since there is a high possibility of them practicing the teaching function. <![CDATA[História da educação na América Latina: ensinar & escrever]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000300022&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa é mostrar os tipos de violência cometidos por professores que foram testemunhados e/ou vivenciados por futuros professores durante sua história de escolarização. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa cuja forma é descritivo-analítica. A coleta, organização e análise de dados foram procedidas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A conceituação foi triangulada a partir de Bernard Charlot, Pierre Bourdieu e do Relatório do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) (CARDIA, 2012). Os sujeitos são 12 alunos que, em 2011, cursavam a licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - Universidade Estadual Paulista (UNESP). A grande maioria do grupo de sujeitos afirmou ter testemunhado ou vivenciado violência por parte de professores durante sua formação básica. Segundo esses sujeitos, os tipos de violência mais recorrentes são de natureza simbólica. Eles frequentaram, não igualmente, o sistema público de ensino e o sistema privado. A violência, sobretudo simbólica, ocorreu nos dois sistemas de ensino. Portanto, trata-se de um fenômeno que atinge diferentes frações de classes. Levando em conta que os sujeitos deste estudo são futuros professores, estabeleceu-se relação com a noção de “ciclo de abusos” e “produção da cultura da violência”, tendo em vista o futuro exercício docente do grupo em questão. Busca-se, aqui, compreender a complexidade do fenômeno da violência em meio escolar e não estabelecer um jogo entre culpados e inocentes. Tampouco estabelecer estigmas indissociáveis, ou não, sobre a violência da escola.<hr/>The purpose of this research is to show the types of violence committed by teachers that were experienced and/or witnessed by future teachers during their schooling history. It’s a quantitative and qualitative research. The collection, organization, and analysis of data proceeded from Content Analysis (BARDIN, 1977) and the construction of Bernard Charlot and Pierre Bourdieu’s works and specific literature on the theme. The subjects are 12 students that attended the Pedagogy undergraduate program in 2011 at the Faculty of Science and Arts of the city of Araraquara in the state of São Paulo, Brazil. The data shows that the majority of the group of individuals claimed to have witnessed or experienced violence by teachers during their basic training. According to them, among the most recurring types of violence are those of symbolic nature. They attended, not equally, the public system and the private system. This enabled pointing out that violence, especially symbolic violence, occurred in both school systems. Therefore, this is a phenomenon that affects different fractions of social classes. Considering that the participants of this research are future teachers, it was established a relation with the notion of ‘cycle of abuse’, since there is a high possibility of them practicing the teaching function.