Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020150004&lang=es vol. 1 num. SPE lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[ApresentaĆ§Ć£o]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<strong> <em>A brief review of evaluation policies and its relation to school organization in cycles: search results</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo apresenta resultados da primeira fase da pesquisa intitulada "Uma análise dos instrumentos que conformam as políticas de avaliação implementadas pelas redes municipais de Ensino Fundamental do estado do Rio de Janeiro que adotam a organização por ciclos - período 2009-2010". A pesquisa foi desenvolvida com recursos do CNPq e abrangeu, num primeiro momento, apenas o município do Rio de Janeiro, e seus resultados são discutidos no presente texto. Discute-se a polissemia do conceito de qualidade de educação, as diferentes concepções de avaliação presentes nos documentos e decretos municipais e o contexto efervescente da transição da gestão municipal no Rio de Janeiro, quando se acabou, por decreto, com a política de avaliação vigente e instituiu-se nova política de exames, numa perspectiva classificatória, meritocrática. Apresenta-se também o mapeamento das redes municipais do estado do Rio de Janeiro que ainda adotam os ciclos como forma de organização escolar e sua relação com a perspectiva da avaliação externa e de exames.<hr/>Abstract: This paper presents results of the first phase of the research entitled "An analysis of the instruments that make the evaluation policies implemented by municipal Elementary Schools in the state of Rio de Janeiro which take the organization through cycles - 2009-2010". The research was conducted with funding from CNPq and it covered, at first, only the municipality of Rio de Janeiro and its results are discussed in this text. It discusses the different meanings of the concept of quality in education, the different conceptions of assessment found in the municipal documents and decrees as well as the effervescent context of the transition of municipal management in Rio de Janeiro when it ended, by decree, with the current assessment policy and establishing a new policy on examinations, with a qualifying meritocratic perspective. Furthermore, we present the mapping of municipal nets in the state of Rio de Janeiro which still embrace the cycles as a form of school organization and its relation with the prospect of external assessment and examinations. <![CDATA[<strong> <em>The Brazilian standardized test for second grade students and formative assessment: a possible dialogue?</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa referente ao processo desencadeado pela aplicação da Provinha Brasil em uma escola de Ensino Fundamental. As pesquisadoras acompanharam o trabalho desenvolvido pelos gestores da escola, coordenadores e professores, em especial as docentes das quatro turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. Identificaram-se concepções distintas em relação ao uso da Provinha Brasil decorrentes do processo de microrregulação local. Tais concepções revelam que o instrumento ora era tomado como mecanismo de exclusão, com foco no resultado final do teste, ora era tido como um mecanismo de inclusão dentro do espaço escolar, sendo um indicador do processo avaliativo que favorece a tomada de decisão. No estudo empreendido, partiu-se do pressuposto de que a Provinha Brasil pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem se for compreendida no interior das instituições educacionais e pelas políticas públicas e articulada com a avaliação da aprendizagem via avaliação institucional. Entendeu-se que a questão central não reside na negação da avaliação externa, mas no uso que se faz dela. Todavia, não se desconsiderou que as políticas públicas educacionais e as dinâmicas escolares refletem processos sociais constituídos a partir dos interesses vigentes na sociedade.<hr/>Abstract: This article presents part of the research findings related to the process unleashed by the administration of the Brazilian standardized test for second grade students in an Elementary School. The researchers followed the work developed by the school staff, coordinators and teachers, specially the elementary second grade teachers of four classrooms. They identified different conceptions about the use of the Brazilian standardized test due to the local micro-regulation process. The conceptions revealed that the test sometimes was viewed as an exclusion mechanism, focused on the results and other times it was viewed as an inclusion mechanism inside the school environment, as an indicator of the assessment process which promotes decision-making. In our study we adopted the idea that the Brazilian standardized test for second grade students can contribute to improve the teaching-learning process if understood within the school work and by public policies and articulated with learning assessment as part of the institutional evaluation. The central issue was not to deny external evaluation, but to emphasize how to use its results. However, we considered that the public educational policies and the school dynamics reflect social processes constituted by social interests. <![CDATA[<strong> <em>Institutional assessment in public schools: the (mis)leading paths of an educational policy</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400055&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica - avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional da Educação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicas de implementação de programas e políticas públicas.<hr/>Abstract: The aim of the research reported in this article was the analysis of the educational policy concerning pedagogical technology - institutional assessment - based on the Institutional Program of Evaluation of Basic Education of the State of Paraná. For the analysis of the policy the study was based on the public policy cycle approach proposed by Stephen Ball and on the studies about educational assessment developed by Cappellletti and Dias Sobrinho. The participants of the research were the public schools management teams of a municipality in the State of Paraná. A written questionnaire was used as the data collection instrument with the aim of understanding the perception of the school concerning the proposed educational policies and their recontextualization in the everyday life of the schools. The document analysis included the guideline publications about the policy. The results of the research demonstrate the (mis)leading paths of the proposed institutional evaluation policy and of its reconfiguration in the school context, highlighting the macro, micro and meso-sociological interactions of the implementation of programs and public policies. <![CDATA[<strong> <em>Schools' reduction: external assessment and curriculum imprisonment</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400075&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O trabalho apresenta pesquisas que abordam os reflexos da avaliação externa na organização do trabalho docente e nas práticas curriculares. A consolidação de um sistema nacional de exames é percebida como parte dos processos que produzem a subalternidade em confronto com propostas de democratização da escola pública. Problematiza-se a concepção de qualidade verificada nas políticas oficiais que atribuem à avaliação externa o poder de melhorar as práticas de aprendizagem-ensino e as bases de definição das finalidades e processos considerados legítimos na escola e suas relações com a produção de resultados escolares desiguais que historicamente penalizam crianças dos grupos sociais subalternizados. As práticas cotidianas colocam em tensão essa relação: dos objetivos das políticas públicas, razoavelmente afirmados pelas escolas em seus projetos pedagógicos, de democratização da educação escolar, com as ações escolares em que predominam exercícios de treinamento para as provas e propostas curriculares com objetivos padronizados e fragmentados. Os resultados aferidos pelos exames lidos à luz de perspectivas contra-hegemônicas levam à indagação desse sistema e do projeto que o sustenta. <hr/>Abstract: This work shows researches considering the reflections of external assessment in the organization of teachers' work and curricular practices. The consolidation of a national system of exams is perceived as part of the processes in which the democratization of state school is articulated with the production of subalternity. The paper discusses the conception of quality verified in the official policies that attribute to external assessment the power to improve the teaching-learning practices and the bases for purposes definition, processes that are considered legitimate at school and their relations with the production of unequal school results that historically penalize children from subaltern social groups. The quotidian practices put in tension this relationship: public policies goals that are reasonably established by schools in their pedagogical projects and democratization of school education coexisting in the scholar actions in which there is a predominance of training exercises for the exams and the curriculum propositions through standardized and fragmented objectives. The results assessed by the exams read in the light of counter-hegemonic perspectives lead to interrogations about this system and the project that supports it. <![CDATA[<strong> <em>The conflicts in the evaluation and educational quality relationship</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400093&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo pretende discutir a relação entre avaliação educacional e qualidade da educação. A discussão desta temática teve como horizonte a racionalidade emancipatória, considerando a educação como espaço da crítica histórico-política, analisando o contexto a partir da década de 1990 que dá sentido histórico aos temas aqui tratados. O texto traz uma reflexão sobre o significado da avaliação, da gestão escolar e da qualidade da educação, quando as opções metodológicas do processo avaliativo tendem para a exclusão ou para a emancipação de seus participantes. Finalmente, discute a precariedade da formação de professores no que diz respeito à avaliação da aprendizagem e apresenta algumas questões que deveriam ser consideradas na formação dos professores.<hr/>Abstract: This article intends to discuss the relationship between educational assessment and educational quality. The discussion of this theme had as its horizon the emancipatory rationality, considering education as an object for historic-political criticism, analyzing the context from the nineties since it gives historical meaning to the themes that were analyzed here. The text presents a reflection about the meaning of assessment, of school management and of educational quality, when methodological options for the evaluation process tend to the exclusion or to the enfranchising of the participants. Finally, it discusses precariousness in the teachers' formation whereas learning evaluation and it presents some questions that should be considered in teachers' formation. <![CDATA[<strong> <em>Assessment practices of two university professors: a study using observations and narratives built on class activities</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que partilhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões relacionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens.<hr/>Abstract: The main purpose of this study was to understand teaching and assessment practices of two university professors of Arts and Humanities. Thus, the following pedagogical aspects were analyzed: a) teaching organization and classroom dynamics; b) teaching and assessment tasks as well as professors and students' roles; c) feedback; and d) utilization of assessments. Data were collected through classroom observations and both professors and students' interviews. Narratives showed that although professors shared similar pedagogical perspectives, they made use of different teaching and assessment practices. This study allowed one to conclude that well defined structured classes with clear purposes; diversified teaching and assessment dynamics; utilization of carefully selected tasks; students' active participation in the learning and assessment processes; systematic distribution of high quality feedback; utilization of formative assessment; and utilization of self and combined modes of assessment are closely related to better learning, according to both professors and students' accounts. Besides, this research enabled one to come up with some reflections on the tasks nature, students' participation, feedback and quality of learning. <![CDATA[<strong> <em>Teacher performance evaluation: conflict, uncertainties and the search for meaning(s)</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400137&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o 'ser professor/a'. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores. <hr/>Abstract: This article stems from a longitudinal research carried out with primary school teachers in Portugal between 2008 and 2010. The research sought to identify the conflicts and uncertainties, which have been caused by the evaluation of teacher performance, as well as to search for meaning(s) related to that evaluation and to 'being a teacher'. The implementation of systems for the evaluation of teacher performance fits into the search for solutions to that concern. This is what happened in Portugal, in January 2007, when the new Statute of the Teaching Profession and the law to regulate Teacher Performance Assessment were published in Diário da República - the official government publication. Tensions arose between teachers and the Ministry of Education and they were aggravated by an awareness of how the problem of teacher performance evaluation would impact on the professional career of teachers and how it would cause uncertainties and demotivation concerning the vocation of teaching and its subsequent impact on the professional identity of teachers. <![CDATA[<strong> <em>Teachers' training course assessment in the context of Distance Education</em> </strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O estudo apresenta a avaliação do Curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal do Paraná, sob a ótica dos protagonistas. O curso foi realizado em parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Aberta do Brasil. Esta pesquisa procurou estudar quatro categorias: atividades-tarefas; materiais de ensino; infraestrutura da UFPR, do Polo e do lugar de estudos do aluno; e tutoria, desde o início do trabalho em seis classes. O objetivo da prática avaliativo-diagnóstica, no curso de formação de professores, foi no sentido de repensar novos encaminhamentos pedagógicos, frente à avaliação em relação às tecnologias do sistema de comunicação da Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, das mídias interativas, dos materiais impressos, bem como as utilizadas nos momentos presenciais. Ancorada nos pressupostos da pesquisa-ação, a investigação buscou, a partir da análise dos dados levantados, atender às demandas, na compreensão da avaliação do ensino e aprendizagem no contexto da Educação a Distância, numa perspectiva de avaliação-formativa, pois os resultados obtidos durante a investigação se tornaram, continuadamente, objetos de estudo, ação e reflexão. <hr/>Abstract: This study presents an evaluation of the undergraduate distance learning Pedagogy Course, offered by Universidade Federal do Paraná (UFPR), the Federal University of Paraná, from the perspective of the protagonists. The Course is held in a partnership between UFPR and the Open University of Brazil. This survey sought to study four categories: tasks-activities, teaching materials, the UFPR, the Polo and the place of students' studies infrastructure; also tutoring, from the beginning of work in six classes. The purpose of this evaluative-diagnostic practice regarding a teacher training course was to rethink new educational referrals related to the Virtual Learning Environment Platforms communication technologies system, interactive media, printed materials as well as those used in classroom learning. Anchored in research action assumptions and based on the data analysis, this search sought to meet the demands in understanding the assessment of teaching and learning in the context of Distance Education, with a view to formative assessment, since the results obtained during the investigation became, continuously, objects of study, action and reflection. <![CDATA[Resenha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000400179&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O estudo apresenta a avaliação do Curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal do Paraná, sob a ótica dos protagonistas. O curso foi realizado em parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Aberta do Brasil. Esta pesquisa procurou estudar quatro categorias: atividades-tarefas; materiais de ensino; infraestrutura da UFPR, do Polo e do lugar de estudos do aluno; e tutoria, desde o início do trabalho em seis classes. O objetivo da prática avaliativo-diagnóstica, no curso de formação de professores, foi no sentido de repensar novos encaminhamentos pedagógicos, frente à avaliação em relação às tecnologias do sistema de comunicação da Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, das mídias interativas, dos materiais impressos, bem como as utilizadas nos momentos presenciais. Ancorada nos pressupostos da pesquisa-ação, a investigação buscou, a partir da análise dos dados levantados, atender às demandas, na compreensão da avaliação do ensino e aprendizagem no contexto da Educação a Distância, numa perspectiva de avaliação-formativa, pois os resultados obtidos durante a investigação se tornaram, continuadamente, objetos de estudo, ação e reflexão. <hr/>Abstract: This study presents an evaluation of the undergraduate distance learning Pedagogy Course, offered by Universidade Federal do Paraná (UFPR), the Federal University of Paraná, from the perspective of the protagonists. The Course is held in a partnership between UFPR and the Open University of Brazil. This survey sought to study four categories: tasks-activities, teaching materials, the UFPR, the Polo and the place of students' studies infrastructure; also tutoring, from the beginning of work in six classes. The purpose of this evaluative-diagnostic practice regarding a teacher training course was to rethink new educational referrals related to the Virtual Learning Environment Platforms communication technologies system, interactive media, printed materials as well as those used in classroom learning. Anchored in research action assumptions and based on the data analysis, this search sought to meet the demands in understanding the assessment of teaching and learning in the context of Distance Education, with a view to formative assessment, since the results obtained during the investigation became, continuously, objects of study, action and reflection.