Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-406020190004&lang=es vol. 35 num. 76 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La cultura material de la escolarización: reflexiones en torno a un giro historiográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN En este artículo se analizan algunos presupuestos teóricos y metodológicos del giro material en la historia de la educación. Se debate su novedad respecto a aproximaciones anteriores sobre la materialidad y espacialidad de lo escolar; se subrayan dos aspectos originales, que son: (a) inscribir a los objetos en trayectorias que dan cuenta de sus movimientos en redes de relaciones entre humanos y no humanos, y (b) considerar no solamente las relaciones de sentido, sino también los efectos de la co-presencia e interacción visible y sensible entre los investigadores y los registros del pasado. En el siguiente apartado se presentan reflexiones sobre el uso de las fotografías como fuentes históricas desde la perspectiva del giro material, tomando como ejemplo la investigación desarrollada sobre los uniformes escolares. Finalmente, en las conclusiones se retoman dos breves textos de Walter Benjamin y Michel Foucault sobre la materialidad de los objetos y los espacios para formular nuevas preguntas a la historia de la educación.<hr/>ABSTRACT The article presents an analysis of some of the main theoretical and methodological tenets of the material turn in the history of education. It discusses whether this approach is new or continues older takes on the materiality and spatiality of schooling; what appears as original are (a) the inscription of objects in trajectories that sets them in movement in networks of human and non-humans, and (b) considering not only meaning-production but also the effects of the co-presence and co-mingling of researcher and objects on a visible and sensible level. The text introduces some reflections about the use of photographs as historical sources considered from the point of view of the material turn, taking as a thread the author’s research on school uniforms. Finally, in the concluding remarks, two short texts on materials and objects from Walter Benjamin and Michel Foucault are included, and their relevance for the rethinking of objects and spaces is underscored, along with their fertility to pose new questions to the history of education.<hr/>RESUMO Neste artigo são analisados alguns pressupostos teóricos e metodológicos da virada material na história da educação. Debate-se sua novidade a respeito das aproximações anteriores sobre a materialidade e espacialidade do escolar; salientam-se dois aspectos originais, que são: (a) inscrever os objetos em trajetórias que coloca-os em movimento em redes de relações entre humanos e não humanos, e (b) considerar não somente as relações de sentido, mas também os efeitos da copresença e interação visível e sensível entre os investigadores e os registros do passado. No segundo momento, são apresentadas reflexões sobre o uso das fotografias como fontes históricas desde a perspectiva da virada material, tomando como exemplo a investigação desenvolvida sobre os uniformes escolares. Finalmente, nas conclusões, são retomados dois textos breves de Walter Benjamin e Michel Foucault sobre a materialidade dos objetos e dos espaços para formular novas perguntas à história da educação. <![CDATA[Arranged sales: forms of supplying public elementary schools (in the late 19th and early 20th centuries)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400031&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem em investigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramos na identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária. Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). Sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.<hr/>ABSTRACT This article presents data and analyses that originate in studies of the material culture of schools. It focuses on the identification and examination of forms of providing educational materials that were organized in conjunction with the project for establishing public primary [elementary] schools. We work with the premise that the constitution of primary schools can be investigated and understood by different means: and their material composition is one of them. In the line of historiographic studies of education, we defend the perspective that the project for the implementation of mass education in Brazil required a deep articulation with commercial sectors that participated in the task of producing the material apparatus that would sustain the mounting of childhood education (in the late 19th and early 20th centuries). We also affirm that, concomitantly to the large commercial demand that was established, there were more simplified forms of supplying school materials involving direct relations with individuals from the community, such as those in which a teacher sent a request for certain school objects to a local artisan and would later negotiate payment with the state. The empiric base for the study used sources such as laws concerning schools, reports, government correspondence and newspapers in circulation at the time. As an analytical tool we adopt a theoretical-methodological perspective that considers the idea of material culture, representation and circulation in the relation between public elementary education and the provision of materials for its execution. <![CDATA[School desks models proposed by the General Direction of Public Instruction of Portugal (1877): the reference of The Vienna Universal Exhibition]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400051&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No presente artigo admite-se que a cultura material constitui uma fonte essencial para conhecer o passado da escola. A essa luz, são analisados diversos modelos de carteiras escolares propostos pela Direção-Geral de Instrução Pública de Portugal, no ano de 1877. Uma das ideias defendidas é a de que a difusão dos mencionados modelos é legitimada na referência à experiência estrangeira, nomeadamente, a um modelo de carteira escolar (sistema de Kunze) apresentado na Exposição Universal de Viena de Áustria (1873). Sendo a carteira escolar um dos expoentes do processo de oficialização do aluno, aquilo que se observa, no contexto de acolhimento, é que é mínima a permeabilidade ao conhecimento veiculado (isto é, ao modelo exterior). Por outras palavras, a nível local, observa-se resistência à classificação e estandardização criadas pelas exposições universais; expressão, entre outras, de uma determinada realidade pedagógica.<hr/>ABSTRACT In the present article it is admitted that the material culture constitutes an essential source to get to know the past of schools. According to this view, several models of school desks proposed by the General Direction of Public Instruction of Portugal in the year of 1877 are analyzed. One of the defended ideas is that the diffusion of the mentioned models is legitimized in the reference to the foreign experience, namely, to a model of school desk (system of Kunze) presented in the Universal Exhibition of Vienna of Austria (1873). Since the school desk is one of the exponents of the student's officialisation process, what is observed in the host context is that the permeability to the conveyed knowledge (e.g., the external model) is minimal. In other words, a resistance to the classification and standardization created by universal exhibitions is observed at local level; expression, among others, of a certain pedagogical reality. <![CDATA[For a history of school-related protoindustry in the Empire of Brazil: The Röhe & Irmãos Factory and their school-desks (1868-1883)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400071&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo elabora o conceito de protoindústria escolar para referir-se às primeiras experiências industriais de produção de móveis para a escola no Brasil Imperial. Partindo da hipótese de que esta se situaria entre a produção artesanal e a industrial de objetos escolares, na classificação dessas modalidades proposta por Juri Meda (2015) e valendo-se das perspectivas analíticas da micro-história (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), o objetivo do artigo é verificá-la, numa primeira aproximação, a partir do estudo do caso da Fábrica Röhe &amp; Irmãos e os bancos-carteira por ela fabricados, entre 1868 e 1883, na Corte Imperial.<hr/>ABSTRACT This article elaborates the concept of school-related protoindustry in order to approach the early industrial experiences of furniture production for schools in the Empire of Brazil. Based on the hypothesis that it would be located between the craft production and the industrial production of school-related objects, in the classification of these modalities proposed by Juri Meda (2015), and using the analytical perspectives of microhistory (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), this paper aimed at investigating it, in a first approach, based on the case study of the Röhe &amp; Irmãos Factory and the school-desks manufactured by it between 1868 and 1883 in the Imperial Court. <![CDATA[“Essential in every school”: an incursion in the world of school objects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400095&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo toma como fontes catálogos comerciais da Companhia Melhoramentos de São Paulo, empresa editorial que teve importante atuação na produção e comercialização de uma ampla gama de objetos escolares, buscando examinar a atuação da indústria na configuração da cultura material da escola primária, nas primeiras décadas do século XX. Criada em 1890, a Companhia Melhoramentos deslocou os seus investimentos, a partir de 1915, da impressão e encadernação para a edição de livros, a produção e a venda de materiais escolares os mais diversos, com vistas a dar suporte às práticas escolares, ao mesmo tempo em que buscava suscitar novas necessidades de consumo e ampliar os seus negócios, num contexto marcado pela difusão da escola primária em São Paulo. Com base no exame dos catálogos da editora e na problematização do seu potencial como fontes para o estudo da cultura material escolar, procura-se levantar os artefatos destinados ao trabalho no âmbito das disciplinas que compunham o currículo e às práticas que tinham lugar na escola e, por essa via, capturar indícios da dimensão material da escolarização da infância.<hr/>ABSTRACT This paper analyses sales catalogues of the Companhia Melhoramentos de São Paulo, a publishing house with relevant operation regarding the production and trading of a wide range of school objects. We aimed at examining the action of this company in the configuration of the material culture related to primary school in the first decades of the 20th century. Companhia Melhoramentos was created in 1890 and from 1915 it relocated its investments, from the initial focus on printing and binding books to the production and sales of various school materials, in order to support school practices, and, at the same time, trying to generate new needs for consumption, thus expanding its business in a context marked by the dissemination of primary school in São Paulo, Brazil. Based on the analysis of the publishing house’s catalogue and on the problematization of the potential of such material as sources for the research of school material culture, we intent at raising the artifacts destined to be used in the many disciplines of the school curriculum and to the practices that happened in school, hence capturing traces of the material dimension of childhood schooling. <![CDATA[The Pigna paper mill and the exercise books of the «new ITALY» (1870- 1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400119&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Pela primeira vez esta pesquisa estuda os arquivos da empresa histórica Cartiere Paolo Pigna, de Alzano Lombardo (Bergamo, Itália), que tem desempenhado um papel fundamental na história e na cultura italiana e principalmente dentro do âmbito escolar. Depois de ser assumida por Paolo Pigna, em 1867, a grande fábrica de papel tornou-se imediatamente conhecida não apenas por sua produção de alta qualidade, mas também por acompanhar juntamente a tecnologia e pela capacidade de emergir em um setor da economia, o da publicação para a escola, que na metade de 1800 era fragmentado em uma infinidade de oficinas artesanais pequenas e mal mecanizadas. O autor remonta 100 anos da história da empresa e sua produção para as escolas: em particular a sua produção de cadernos - um meio simples, mas eficaz de mensagens icônicas-verbais (moral, educacional, propagandística, religiosa etc.).<hr/>ABSTRACT For the very first time this in-depth paper studies the archives of the historic Paolo Pigna Paper Mill of Alzano Lombardo (Bergamo, Italy), which played a leading role in Italian history and culture: so much so that it ended up with fusing its own image to the very market where it operated, that is, the Italian schools. After being taken over by Paolo Pigna in 1867, the great paper mill immediately became known not only for its high-quality production but also for keeping abreast of technology and emerging in a sector of the economy, which in the mid-1800s was fragmented into a multitude of small and poorly mechanized artisan workshops. The Author retraces one hundred years of the history of the company and its production for schools: in particular its production of exercise books - a simple but effective and all-pervading medium of iconic-verbal messages (moral, educational, propagandistic, religious, etc.).<hr/>RIASSUNTO Per la prima volta questa ricerca studia gli archivi della storica azienda Cartiere Paolo Pigna di Alzano Lombardo (Bergamo, Italia), che ha avuto un ruolo di primo piano nella storia e nella cultura italiane ed in particolar modo all’interno della scuola. Dopo essere stata rilevata da Paolo Pigna in 1867, la grande cartiera divenne immediatamente nota non solo per la sua produzione di alta qualità ma anche per essere al passo con la tecnologia e per la sua capacità di emergere in un settore dell’economia, quello dell’editoria per la scuola, che a metà del 1800 era frammentato in una moltitudine di piccoli e scarsamente meccanizzati laboratori artigianali. L’autore ripercorre cento anni della storia dell’azienda e la sua produzione per le scuole: in particolare la sua produzione di quaderni - un semplice ma efficace mezzo di messaggi iconico-verbali (morale, educativo, propagandistico, religiosi, ecc.). <![CDATA[Artifacts of the school material culture in Rio Grande do Sul: a study of Cartilha Mestra and Cartilha Samorim]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400151&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Tratando os livros didáticos, em específico as cartilhas para o ensino da leitura e da escrita, como parte constitutiva e importante da cultura material escolar, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise comparada da Cartilha Mestra e da Cartilha Samorim - Recreativa e Instructiva, ambas de autoria do professor gaúcho Samorim Gustavo de Andrade, sendo a primeira de 1919/1913, na 12ª edição, e a segunda, a 1ª edição, de 1921. Produzidas no contexto da consolidação do governo positivista no Rio Grande do Sul, da constituição do sistema público de ensino e do crescimento de uma “indústria escolar”, as cartilhas aqui em pauta foram amplamente utilizadas em escolas gaúchas e expressam parte da cultura material escolar do período em questão. Para este artigo, ambos os exemplares indicados foram cotejados tendo o livro como objeto de estudo na perspectiva de uma história de sua edição e da cultura material escolar. O estudo permitiu evidenciar que a Cartilha Samorim é uma versão ampliada da Cartilha Mestra. Contudo, as edições apresentam especificidades, como, por exemplo, o acréscimo, na versão de 1921, da letra cursiva e de textos para o desenvolvimento da fluência da leitura. É provável que as mudanças observadas estivessem articuladas aos discursos da época no que tange aos métodos para o ensino da leitura e da escrita e às demandas sociais e pedagógicas.<hr/>ABSTRACT Considering textbooks - specifically primers - as a constitutive and important part of the school material culture, this study aims to present a comparative analysis of Cartilha Mestra and Cartilha Samorim- both of which were written by southern Brazilian professor Samorim Gustavo de Andrade - using the 12th edition of the former, from 1919/1913, and the first edition of the latter, from 1921. Produced in a context of consolidation of the positivist government in the state of Rio Grande do Sul, of the constitution of the public education system, and of the growth of a “school industry”, such primers were widely used in southern Brazilian schools and expressed part of the school material culture of that time. In this article, the two above-mentioned samples were compared having the book as a study object from the perspective of their publishing history and the school material culture. The study found that Cartilha Samorim is an enlarged version of Cartilha Mestra. However, each edition brings particularities, such as the addition of cursive handwriting and texts for the development of reading fluency in the 1921’s version. The observed changes were most likely articulated to the discourse of the time with respect to the approaches for the teaching of reading and writing and to social and pedagogical demands. <![CDATA[Among recommendations, prescriptions and prohibitions: the modern apparatus in the schools of the Federal District (1939-1942)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400173&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Examinar a gestão de Pio Borges no Distrito Federal, no Estado Novo, e, em especial, a reorganização da Seção de Difusão Cultural, responsável pelo rádio e cinema escolar, que surgia como parte da promessa de romper com o legado dos escolanovistas, é o horizonte do presente texto, que pretende interpretar as inflexões sofridas na política de aparelhamento das escolas. Para tanto, privilegiamos jornais, atas, legislação e memórias para interpretar as formas de representação e apropriação destes objetos escolares que envolveram recomendações, prescrições e interdições, entendendo que eles permitem novas compreensões sobre os usos, estratégias e desafios enfrentados por intelectuais e pelo poder público para implementar mudanças.<hr/>ABSTRACT Examining the management of Pio Borges in the Federal District, in the Estado Novo, and, in particular, the reorganization of the Section of Cultural Diffusion, responsible for radio and school cinema, which appeared as part of the promise to break with the legacy of the escolanovistas, is the horizon of the present text that intends to interpret the inflections suffered in the politics of equipping of the schools. In order to do so, we privilege newspapers, minutes, legislation and memories to interpret the forms of representation and appropriation of these school objects, that involved recommendations, prescriptions and prohibitions, understanding that they allow new insights on the uses, strategies and challenges faced by intellectuals and public power to implement changes. <![CDATA[Theoretical-methodological foundations of historical-critical pedagogy: a necessary relationship between history and philosophy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400199&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo propõe explicitar uma análise sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio das diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos filosófico-científicos. Tomou-se como hipótese que o destaque da teoria pedagógica histórico-crítica parte do princípio da relação entre história e filosofia como elementos fundantes para compreender e efetivar a prática pedagógica na esfera escolar. Neste sentido, por meio de um aprofundamento teórico sobre tal teoria, destacou-se que a história é compreendida como conteúdo e forma da filosofia e, sendo assim, a história se torna o eixo condutor do currículo escolar e, portanto, da prática pedagógica. Conclui-se que a articulação entre história e filosofia, por meio da concepção dialética da história, é primordial para a fundamentação teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica.<hr/>ABSTRACT The present study aims to make explicit an analysis on theoretical-methodological foundations of historical-critical pedagogy. It is a bibliographic research developed through guidelines for reading, analysis and interpretation of philosophical-scientific texts. The hypothesis is that the standing out of historical-critical pedagogical theory starts from the relation between history and philosophy as foundation elements to understand and making effective the pedagogical practice in the school field. Thereby, through a theoretical deepening on the theory, we highlight that history is understood as philosophy content and path, and thus history became the driving force of the school curriculum, and wherefore, of the pedagogical practice. We conclude that the articulation between history and philosophy, through the dialectical conception of history, is paramount for the theoretical-methodological foundation of the historical-critical pedagogy. <![CDATA[Intervención educativa intercultural para un diálogo de saberes indígena y escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400219&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Este artículo plantea la incorporación de episteme indígena al currículum escolar, mediante un método de intervención educativa intercultural con aportes epistémicos de la educación mapuche y escolar. Se analiza, por una parte, que la intervención educativa intercultural implica asumir la igualdad de la condición humana sobre la base de un diálogo de saberes con el fin de garantizar la libertad, la igualdad y la cohesión social; y por otra parte, como desafío sociopolítico para el reconocimiento de la existencia y supervivencia de los pueblos indígenas con sus conocimientos educativos, lenguas e identidades culturales.<hr/>ABSTRACT This article proposes the incorporation of indigenous episteme to the school curriculum through an intercultural educational intervention method with epistemic contributions of mapuche and school education. It is analyzed, on the one hand, that the intercultural educational intervention implies assuming the equality of the human condition based on the dialogue of knowledge in order to guarantee freedom, equality and social cohesion; and on the other hand, as a sociopolitical challenge for the recognition of the existence and survival of indigenous peoples with their educational knowledge, languages and cultural identities.<hr/>RESUMO Este artigo propõe a incorporação da episteme indígena ao currículo escolar por meio de um método de intervenção educacional intercultural com contribuições epistêmicas do mapuche e da educação escolar. Analisa-se, por um lado, que a intervenção educativa intercultural implica assumir a igualdade da condição humana com base no diálogo do conhecimento, a fim de garantir a liberdade, a igualdade e a coesão social; e, por outro lado, como um desafio sociopolítico para o reconhecimento da existência e sobrevivência dos povos indígenas com seus conhecimentos educacionais, linguagens e identidades culturais. <![CDATA[Singing games with infants in an Early Childhood Education Center]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400239&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês1 em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 2017, quando os bebês tinham entre 7 e 10 meses de idade. Tomamos as brincadeiras de roda em sua dupla temporalidade, tanto como brincadeira tradicional quanto em sua dimensão de (re)apropriação pelo grupo investigado. A atividade de brincar, entendida como uma vivência da criança em seu grupo social, integra emoção, cognição, linguagem, corpo, cultura. Nossas análises focalizam a trajetória da brincadeira no grupo e apontam para ela como enlaçamento do outro, em que crianças e adultos ampliam as possibilidades dessa atividade e, consequentemente, de desenvolvimento cultural dos participantes.<hr/>ABSTRACT This article discusses the trajectory of singing games in a group of infants in an Early Childhood Education Center in the city of Belo Horizonte, Brazil, between February of 2017 and July of 2018. Based on the principles of Ethnography in Education and Cultural-historical Psychology, we have been following this group since 2017 when they were 7 to 10 months old. We analyze the singing games in their double temporality, both its tradition as a game and its dimension of (re)appropriation by the investigated group. The activity of playing understood as a lived experience of the child in his/her social group integrates emotion, cognition, language, body, and culture. Our analyses focus on the trajectory of this play in the group and point to it as a social bond in which children and adults expand the possibilities of this activity and, therefore, the cultural development of the participants. <![CDATA[World Class University in the Latin American and Caribbean context: what the International Organizations say]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400259&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.<hr/>ABSTRACT In this article we analyze what International Organizations and their experts say about the possibility of building and/or existence of the World Class Universities in Latin America and the Caribbean countries, with the objective of highlighting how the specificities of this model for those countries, that do not make up the dynamic axis of capital, are being outlined. Regarding this, we seek to understand the movement of this tendency from the places occupied by Latin American universities in the main international academic rankings. In methodological terms, bibliographical data and documentary analysis are used, considering that the research on the trends and manifestations of the World Class Universities presupposes the understanding of the historical and social totality. <![CDATA[The Pedagogy Undergraduate Training in UFMG’s Faculty of Education: a glance based on perceptions from teachers and former students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400279&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo, derivado de Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2016, apresenta algumas reflexões acerca da formação em Pedagogia ofertada por essa instituição na modalidade presencial. Essa análise é efetuada a partir da apresentação de um breve histórico das reformas curriculares implementadas pela instituição, focalizando em especial a reforma realizada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia (DCNP). De forma a aprofundar a análise, são comentadas entrevistas realizadas com professores que participaram dessa reforma, sendo também apresentados dados coletados por meio de questionário aplicado a egressos graduados pela instituição entre 2000 e 2011, que informaram suas percepções sobre a formação obtida durante a graduação em Pedagogia na UFMG, contemplando-se ainda aspectos relacionados à sua inserção profissional. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência é predominante principalmente no ensino fundamental, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para o EaD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos.<hr/>ABSTRACT This paper, derived from the PhD Thesis defended in 2016 in the Faculty of Education (FaE) from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), presents some reflections on the Pedagogy undergraduate training offered by the institution in the on-site attendance modality. This analysis is conducted starting with the presentation of a brief history of curriculum reforms implemented by the institution especially focusing on the reform carried out after the approval of the National Curricular Guideline for Pedagogy (DCNP). To deepen the analysis, interviews held with teachers that participated in the reform are commented. Additionally, it introduces data collected via surveys applied to former students of the institution from 2000 to 2011. The participants informed their perceptions on the training obtained during their undergraduate training in Pedagogy in UFMG complementing with aspects related to their professional insertion. The results showed that the school remains the main sector of activity and that teaching, especially in elementary school, is prevalent, despite the emergence of other areas and activities, especially for long distance learning and higher education. The graduates consider, in general, that the course provides solid theoretical formation, although they demand a better connection between theory and practice and suggest the inclusion of content designed for the NICT in curriculum. The satisfaction with the activity performed is harmonized with the perception of social devaluation of Pedagogy and the pedagogues. <![CDATA[Whiteness and daycare center: disquietudes of a white researcher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400305&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O discurso da branquitude construiu o homem branco e adulto como modelo hegemônico da humanidade, representação do legado eurocêntrico. Os pressupostos apresentados neste ensaio trazem inquietações construídas a partir de uma pesquisa etnografia, desenvolvida com crianças de zero a três anos, em uma creche pública do estado de São Paulo, Brasil. Com base nas análises, destaco que a experiência foi marcada pela leitura social do meu corpo, possuidor de traços fenotípicos brancos, os quais foram lidos a partir das imagens racialmente propagadas pela branquitude, bem como se pode observar a conservação de privilégios às crianças brancas pequenininhas.<hr/>ABSTRACT The whiteness’ speech has built the adult white man as the hegemonic model of humanity, representation of the Eurocentric legacy. The assumptions presented in this essay bring disquietudes built from an ethnographic research developed with children from zero to three years old in a public daycare center of the state of Sao Paulo/Brazil. Based on the analyses, I highlight that the experience was marked by the social readings of my body, carrier of traces phenotypically white, which have been read from the images racially propagated by the whiteness, as well as one may observe the conservation of privileges for the tiny young white children. <![CDATA[Weakened authority, violence against teachers and pedagogical work]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400331&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as ligações entre desautorização e violência escolar contra professores em uma instituição de educação básica e identificar seus possíveis efeitos no trabalho docente. Resultou de uma pesquisa com abordagem metodológica mista, delineamento exploratório e formato de estudo de caso. Foi realizada em uma escola pública estadual de ensino médio da cidade de Rio Branco (AC) no ano de 2015. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: preliminar (levantamento documental) e principal (entrevista semiestruturada e questionário fechado). Os sujeitos foram 35 professores. A pesquisa procurou compreender a perspectiva dos sujeitos vitimados pela desautorização e pela violência. Os resultados indicam que os professores associam a violência, que dizem sofrer, ao enfraquecimento de sua autoridade, cujas consequências têm afetado diretamente seu desempenho profissional. Apesar de existir entre os professores um clima de insegurança e medo, ficou evidente que estes não são vítimas diretas de graves violações, mas de microviolências, entretanto, guiados por um imaginário da violência escolar, agem como se assim o fossem. Concluiu-se, portanto, que as falas dos professores sobre a desautorização e o aumento da violência revelam muito mais do que aparentam, simbolizam também uma denúncia da precarização do trabalho docente e do descaso com a educação; expressam, ainda, uma tentativa de significar suas angústias diante da frustração profissional; representam, por fim, um recurso para justificar ou encobrir a desistência psicológica e física do trabalho.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the connections between disempowerment and school violence against teachers in a basic education institution, as well as to identify its possible effects on the teaching work. It resulted from a research with mixed methodological approaches, exploratory delineation and a case study format. It was carried out in a public high school in the city of Rio Branco (AC), Brazil, in the year of 2015. The data collection occured in two stages: preliminary (documentary) and principal (semi-structured interview and closed questionnaire). The subjects were 35 teachers. The research sought to understand the perspective of the subjects victimized by the disempowerment and violence. The results indicate that teachers associate the violence, which they say they suffer, as a weakening factor of their authority, whose consequences have directly affected their professional performance. Although there is a climate of insecurity and fear among teachers, it is clear that they are not direct victims of serious violations, but of microviolences, nevertheless, guided by an imaginary of school violence, they act as if they were. It was concluded, therefore, that the teachers’ talk about the disempowerment and the increase of the violence reveal much more than they seem, also symbolizing a denunciation of the precariousness of the teaching work and the neglection regarding education; additionally, they also express an attempt to signify their anguish in the face of professional frustration; and represent, finally, an appeal to justify or cover up the psychological and physical withdrawal of work. <![CDATA[Contenidos de cultura en las prácticas docentes y pedagógicas de lenguas extranjeras (PLE y ELE)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400353&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN En la actualidad, se ha extendido una posición teórica y práctica que concibe la enseñanza de la lengua como parte de un proceso cultural, por lo que en las clases de portugués (PLE) y español (ELE) como lenguas extranjeras se incorporan aspectos de la cultura de la lengua-objetivo. Partimos de una concepción socio-antropológica de cultura y nos proponemos conocer el uso que se hace de contenidos ligados a la cultura de la lengua-objetivo en las clases de PLE y ELE, específicamente en asignaturas vinculadas a la lengua, gramática, fonética, fonología y lingüística aplicada. Para ello, realizamos un estudio descriptivo de las prácticas de las y los profesores de PLE y ELE de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, en la Universidad Nacional de La Plata, a través de la realización de entrevistas semiestructuradas. Indagamos de qué modo las y los profesores utilizan contenidos respectivos a la cultura en sus clases, los aportes que consideran más relevantes, los recursos que utilizan y las modalidades pedagógicas que adoptan. Pretendemos avanzar en un estudio empírico sobre las efectivas relaciones que entablan las y los profesores entre lengua y cultura y la productividad de este enfoque en sus prácticas docentes y pedagógicas.<hr/>RESUMO Atualmente tem se estendido uma posição teórica e prática que concebe o ensino da língua como parte de um processo cultural que leva as aulas de português (PLE) e espanhol (ELE) como língua estrangeiras a incorporarem aspectos da cultura da língua alvo. Partimos de uma concepção socioantropológica de cultura e nos propomos conhecer o uso que se faz de conteúdos ligados à cultura da língua alvo nas aulas de PLE e ELE - especificamente nas disciplinas ligadas à língua, gramática, fonética, fonologia e linguística aplicada. Para isso, realizamos um estudo descritivo das práticas das e dos professores de PLE e ELE da Faculdade de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidade Nacional de La Plata através da realização de entrevistas semiestruturadas. Indagamos de que maneira as e os professores utilizam os conteúdos ligados à cultura em suas aulas, as contribuições que consideram mais relevantes, os recursos que utilizam e as modalidades pedagógicas que adotam. Pretendemos avançar em um estudo empírico sobre as efetivas relações que engajam as e os professores de língua e cultura e a produtividade deste enfoque nas suas práticas docentes e pedagógicas.<hr/>ABSTRACT At present, there is a widespread theoretical and practical view that conceives language teaching as part of a cultural process, which is why certain aspects of the target-language culture are included in the teaching of Portuguese (PFL) and Spanish (SFL) as foreign languages. With a socio-anthropological conception of culture as our starting point, our aim is to understand how target-language culture-related content is used in PFL and SFL lessons, specifically in disciplines related to language, such as: grammar, phonetics, phonology and applied linguistics. In order to do so, we performed a descriptive study of PFL and SFL teaching practices at the School of Humanities and Education Sciences, Universidad Nacional de La Plata, by means of semi-structured interviews. We enquired about the way in which teachers use culture-related content in their lessons, the contributions that they consider most relevant, the resources they use and the pedagogical methods they adopt. Our goal is to make progress in an empirical study about the effective relations built by teachers between language and culture and the productivity of this approach in their teaching and pedagogical practices. <![CDATA[From the social condition of disability to freedom: an academic trajectory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400371&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, são analisadas as visões da sociedade sobre a pessoa com deficiência, tomando- se como sujeito e objeto da pesquisa a trajetória profissional e acadêmica, os enfrentamentos, as tomadas de consciência e decisão, os espaços e lugares ocupados, as oportunidades de docência, bem como a produção científica realizada pelo professor e escritor Paulo Ricardo Ross. Quando uma pessoa com cegueira congênita torna-se professor titular, pode oferecer subsídios para compreender as mudanças históricas sobre como as famílias, a escola e as políticas vêm educando e respeitando as crianças, os jovens, os idosos, as mulheres, as pessoas com diversidade racial, de gênero, de origem social e de crença. A trajetória do sujeito revela os aprendizados, os princípios e pressupostos construídos, as barreiras superadas, atuando para encorajar as pessoas, mobilizar as organizações, orientar os pesquisadores, formular novas políticas, estimulando a participação social, subsidiando os tomadores de decisão. Pequenas conquistas não resultaram apenas na alegria no corpo do Ross, mas se converteram em força gigantesca, que o fez persistir sempre, criando um sujeito dedicado a estudar todos os dias para ser melhor professor e contribuir para a formação e a dignificação do outro. As exigências de competitividade, a meritocracia, as diferentes formas de violência simbólica, os padrões de produtividade ainda se confrontam com os discursos da inclusão social, a diversidade, o direito à dignidade humana e a defesa da liberdade.<hr/>ABSTRACT In this article, the visions of society about the person with disability are analyzed, taking as a subject and object of research the professional and their academic trajectory, confrontations, conscience and decision making, spaces and places occupied, teaching opportunities, as much as the scientific production carried out by professor and writer Paulo Ricardo Ross. When a person with congenital blindness becomes head teacher, they can offer subsidies to understand the historical changes of how families, schools and policies have been educating and respecting children, young people, the elderly, women, and people with racial diversity, gender, social origin and belief. The trajectory of the subject reveals the learning, the principles and assumptions built, the barriers overcome, acting to encourage people, mobilize organizations, guide researchers, formulate new policies, stimulate social participation, and subsidize decision makers. Small achievements not only resulted in Ross' joy, but they became a gigantic force, which made him persist, creating a subject dedicated to study every day to be a better teacher and contribute to the formation and dignification of the other. The effort was never interpreted as suffering. Effort is the way to identify one's own abilities, for knowledge without individual and social transformation is not knowledge. Market laws, demands for competitiveness, meritocracy, different forms of symbolic violence, mechanisms for performance evaluation, productivity standards are still confronted with social inclusion discourses, respect for equity, diversity, right to human dignity, and the defense of freedom. Professor Paulo Ross explains that families, schools and institutions will be inclusive when the spirit of acceptance of the other, affective and dialogical exchanges, right to participation, manifestation and appreciation of differences have been enlivened. <![CDATA[System of Evaluation of Higher Education in Portugal: interview with Carlinda Leite]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400391&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Carlinda Leite é Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal (1998). É Professora Catedrática nesta instituição e investigadora sênior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) a cuja direção pertence. No CIIE coordena a Comunidade Prática de Investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas” (CAFTe). Desde 2009, é perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) na área de Formação de Professores e de Ciências da Educação/Educação. Nesta Agência, organiza e coordena as comissões que avaliam os cursos universitários de Educação/Ciências de Educação em Portugal. Ainda no domínio da avaliação do ensino superior, participou em avaliações de cursos universitários na Croácia e na Lituânia. No âmbito de outros órgãos a que tem pertencido, salienta-se, entre outras funções, ter sido diretora da FPCEUP, Diretora do Programa doutoral desta Faculdade, Vice-Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) que em Portugal avalia e acredita instituições, cursos e formadores de formação contínua de professores, membro do Conselho Consultivo constituído pelo Ministério da Educação sobre formação de professores, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação.<hr/>ABSTRACT Carlinda Leite holds a PhD in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, Portugal (1998). She is currently a Professor at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP) and a senior researcher and Director of the Center for Research and Educational Intervention (CIIE), as well as coordinator of the Community Research Practice “Curriculum, Training and Educational Technologies “(CAFTe). Since 2009, she is an expert in the Agency for the Evaluation and Accreditation of Higher Education (A3ES) in the area of ​​Teacher Education and Education / Education Sciences. From 2015 on, it has coordinated all the commissions that evaluate the university courses of Education / Education Sciences in Portugal. Still in the field of assessment, he participated in university course evaluations in Croatia and Lithuania. Until 2014, he was Vice-President of the Scientific-Pedagogical Council of Continuing Education (CCPFC), an organization that in Portugal evaluates and accredits institutions, courses and trainers of continuing teacher training. He supervised 26 doctoral theses, 18 “sandwich doctorates” and 14 postdoctoral studies. She is the author or co-author of several articles, books and chapters of books, both national and foreign. Published in the last five years, 66 articles in international circulation journals in co-authoring or individual authorship, 27 in SCOPUS and / or WOS journals.