Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320090001&lang=pt vol. 18 num. 31 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação: da interlocução com as crianças às políticas educacionais para a educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Infância e patrimônio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo, resultante de uma investigação etnográfica com crianças, toma a si os estudos sobre as relações entre infância e patrimônio, tendo por contexto o universo do Jongo ou Caxambu, manifestação cultural do Vale do Paraíba, registrada em nível nacional como patrimônio imaterial em 2005. A introdução das crianças na prática desse folguedo foi elemento fundamental na construção cruzada de um novo conceito de infância e de uma nova identidade do próprio Jongo ou Caxambu. Em foco, é colocada a relação educativa percebida como um encontro entre diferentes tempos, diferentes gêneros e vivida como tarefa política, geradora do novo.<hr/>As a result of ethnographic research with children, this paper conducts thinking on relationships between infancy and patrimony within a perspective of Jongo or Caxambu context - an officially recognized (since 2005) immaterial cultural manifestation from the Vale do Paraíba. The participation of children in this game now represents a fundamental element in a simultaneous constructions of the new concept of infancy and of a new identity of Jongo game. This perceived educative relationship is just here assumed to be a meeting between different ages and genders and should be faced or treated as a politic task, in which novelties are yielded. <![CDATA[As “crianças cruas”: refletindo sobre infância, poder e exclusão no cotidiano da creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O referido texto objetiva discutir questões ligadas à infância e exclusão e prática pedagógica no interior da creche direcionada às camadas populares. Num período de dois anos, orientamos um grupo de estagiários em uma creche da cidade de Aracaju que oferece atendimento para crianças filhas de empregadas domésticas. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso e integrou parte da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC), financiada pelo CNPQ. Neste texto, trazemos uma parte do estudo e das reflexões organizadas nas entrevistas e registros de campo, coletados nos encontros com pais, professores e coordenadores. A questão que levantamos como problemática do estudo refere-se ao discurso legitimador de práticas discriminatórias e disciplinares, direcionadas às crianças e suas famílias, justificadas sob aval do poder pedagógico.<hr/>This paper discusses questions linked to childhood and exclusion in pedagogical practices in low income nurseries. We have guided trainees for two years in a nursery of Aracaju (Sergipe, Brazil) which attends children of maids. Our research was a case-study integrating partially a research realized by the Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC), financed by the CNPQ. We bring here part of the studies and reflections born through interviews and fieldwork observations during encounters with parents, teachers and coordinators. We are guided by a problematic about the legitimation of discriminatory and disciplinary practices through pedagogical discourses directed towards parents. <![CDATA[Repensando a infância em sua multiplicidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O mundo atual tem sofrido grandes mudanças, o que exige um reposicionamento do homem e da infância, um repensar de novos valores e novos conceitos. Um novo olhar para a infância ou, quem sabe, mesmo um “escutar” a infância que já esteve por tanto tempo silenciada. Nosso objetivo é discutir a diversidade na/da infância. Como se dá a questão do espaço-tempo na infância, da modernidade à atualidade. O modelo de criança ideal, “normal”, surge na modernidade quando se busca o modelo de “homem padrão”. Na atualidade, o que se problematiza é a quebra da normalização da infância, o respeito às diferenças, ao tempo de cada criança e ao espaço-infância vivido de forma intensa e única. Por fim, indagamos sobre o papel da escola enquanto perpetuadora do padrão de normalidade na/da infância. Se a escola julga um tempo certo e uma maneira adequada de ser criança, ela rompe com qualquer possibilidade de permitir ao outro ser da maneira que é, fazendo do modo que pode, tendo o tempo de que precisa. Cabe a nós, educadores, discutirmos o respeito à diversidade na/da infância a fim de que se possa romper com os padrões de normalidade preestabelecidos na Modernidade.<hr/>The present world has been suffering great transformations. This situation requires to take a new stand about the human being and its childhood, and to rethinking values and concepts. We suggest a new glance over childhood a new way of hearing this childhood that has been silenced for a long time. We question space-time during childhood from Modernity to our days. The model of an ideal child, or normal child arise during Modernity as one thrives to model the standard human being. In the present days, what is been problematized is the rupture from childhood normalization, the need to respect differences, the time and space of each child as it is felt an intense and unique way. Finally, we question the role of school as a tool to perpetuate norms about childhood. If schools establishes a clear time and adequate way to be a child, there is no more a possibility to permit the other to be like he/she is, following his/her way and pace. It pertains to us, as educators, to discuss respect toward diversity so as to break away from the modern pre-established patters of normality. <![CDATA[A relação entre linguagem e tempo na compreensão da rotina escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa procurou estabelecer uma relação entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento de conceitos temporais em crianças de idades entre três e cinco anos. Vinte crianças participaram da pesquisa (nove meninas e onze meninos). Como medida de comparação, usamos um teste de linguagem comumente empregado tanto na psicologia como na linguística. Além disto, cada criança realizou duas tarefas temporais. Na primeira a criança sequenciou fotos de sua rotina escolar sobre um painel que representava o dia. Na segunda, respondeu a perguntas sobre conceitos temporais. Os resultados confirmaram a hipótese inicial de que há uma relação entre o desenvolvimento da linguagem e a compreensão de conceitos temporais. Estes resultados são discutidos sob o ponto de vista da educação infantil, assinalando o seu papel no desenvolvimento de conceitos temporais.<hr/>This research sought to establish a relationship between the development of language and the development of temporal concepts in three to five year old children. Twenty children participated in the study (9 girls and 11 boys). In order to compare them, we used a measure of receptive language (PPVT-III) that is commonly employed in psychological research. Each child completed two temporal tasks. The first consisted of sequencing photos of his/her routine at his/her daycare/school on a panel that represented a generic day. The second consisted of giving answers to temporal questions. Results confirmed the initial hypothesis that there would be a relationship between the development of language and the child’s understanding of temporal concepts. Those results are discussed in light of the early childhood education environment and its role in the development of temporal concepts. <![CDATA[Imitação e a aquisição da fala: contribuições teóricas e práticas na educação de crianças de 0 a 18 meses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se, para alguns teóricos, a imitação é considerada apenas como função passiva na reprodução de modelos, para Piaget se constituiria como função ativa e sua evolução seria decorrente do progresso da inteligência. Nesse contexto teórico, a imitação, sendo uma atividade que reproduz modelos através de gestos corporais, se constituiria como um mecanismo essencial da criança para a organização fonético-fonológica da sua fala e como instrumento ou técnica de pesquisa no estudo da aquisição da fala. Este artigo analisa a teoria da imitação, segundo Piaget, e sua aplicação na pesquisa sobre a aquisição e o desenvolvimento da fala na criança, para isso, utilizaremos os resultados da nossa pesquisa empírica, realizada em 2005. Em função disso, discutiremos a possibilidade da imitação constituir-se como técnica de pesquisa, de desenvolvimento e de aprendizagem da fala na criança.<hr/>If for some theorists, imitation is considered only as a passive function in the reproduction of models, for Piaget it constituted an active function, and its evolution occurs due to intelligence progress. In this theoretical context, imitation being an activity that copies examples through corporal actions, constitutes an essential mechanism of the child’s phonetic-phonological organization and its speech, as well as an instrument or research technique in language acquisition studies. This article analyses speech imitation theory according to Piaget, and its use in research upon acquisition, and the development of children’s speech, and for this purpose we have used empirical results of our research carried out in 2005, and based on these results, we discuss the possibility of establishing this methodology as a technique for research, development and language teaching related with children’s speech. <![CDATA[Desvelando o universo da brincadeira a partir da perspectiva das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo investigar o lugar do brincar, em uma instituição de educação infantil da Rede Municipal de Juiz de Fora/MG, a partir da perspectiva das crianças. A discussão se baseia nos conceitos teóricos abordados por autores da perspectiva histórico-cultural, como Vigotski, Leontiev e Elkonin, que apontam que a brincadeira de faz-de-conta é uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças, assim como para sua formação social e cultural. Abordarei também os desdobramentos da discussão a partir do que as crianças investigadas apontaram. Os resultados indicam que o lugar do brincar é muito importante e significativo para o grupo investigado e que a brincadeira de faz-de-conta é a principal atividade desempenhada por elas no contexto da instituição de educação infantil que frequentam.<hr/>This article presents the arguments investigated the playing space in an institution of childhood education at Juiz de Fora/MG from children’s perspective. The argument is based upon the theoretical concepts constructed by authors from the historical-cultural perspective, such as Vygotsky, Leontiev and Elkonin, which point out that playing make-believe is an essential activity for the development of the children, as well as for their cultural and social formation. I will also present the implications of the arguments from what the investigated children said. The results indicate that the playing space is very important and significant for the group of children investigated and that playing make-believe is the main activity performed by them in the context of the childhood education institution they attend. <![CDATA[Histórias em quadrinhos na educação infantil: a apropriação da leitura pelas crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo trata de uma pesquisa-ação realizada numa escola pública municipal da cidade de Marília-SP, com crianças de 5 e 6 anos, e objetiva verificar como a formação de alunos leitores ocorre na Educação Infantil em um processo que considera a leitura como compreensão, envolvendo a apropriação dos significados presentes na situação de leitura, em atividades que façam sentido para o aluno, no contexto das histórias em quadrinhos. Busca também identificar as atitudes próprias de um leitor como parte do processo de apropriação da leitura por crianças de 5 e 6 anos, verificar como ocorre o processo de significação (significado/sentido) na leitura desse gênero discursivo e verificar como a metodologia adotada pela professora interfere no processo de apropriação de leitura dos alunos. Este trabalho fundamenta-se teoricamente no enfoque histórico-cultural, sob a perspectiva de Vygotsky e seus colaboradores, Bakhtin e de pesquisadores e estudiosos das HQs, como Vergueiro, Cirne e Moya. Discute como o ensino e a aprendizagem da leitura podem ser movidos pela necessidade e pelo interesse das crianças através de atividades e situações de leitura intencionalmente planejadas desde a Educação Infantil e estarem intimamente relacionados com a produção de sentido num processo interativo.<hr/>The research took place in a public school in the city of Marília-São Paulo with the participation of 5 to 6-year-old children which evaluated how the formation of readers occurs in childhood education. The study considered “reading” as comprehension, adapting the meaning of certain situations contained in the comics to activities that made sense for the children. It also examined the personal attitude of a reader as part of the process of reading appropriation for 5 and 6 years-old children; how the process of meaning occurs while reading this kink of discourse and how the methodology, adopted by the teacher, interferes in the process of reading appropriation of the children. This study is theoretically based on the historical-cultural from the perspective of Vygotsky, Bakhtin and researchers and comics specialists, such as Vergueiro, Cirne and Moya. It also discusses how teaching and the learning process of reading itself can meet the needs and interests of children based on activities and situations of reading planned out since childhood education and related to the production of meanings in an interactive process. <![CDATA[Por que quem é pequenininho não ganhou um laboratório grandão? A criança no Programa de Informática Educativa da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo apresenta os resultados da análise das ações do Programa de Informática Educativa da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, que levaram à exclusão da educação infantil, focalizando o período de implantação de 2001 a 2004. A hipótese inicial era a de que as concepções sobre criança dos participantes da elaboração do Programa de Informática Educativa ocasionaram a exclusão da educação infantil. A implantação é resgatada por meio de entrevistas com os professores autores que participaram dos diferentes momentos de implementação do referido programa. Estes produziram narrativas e, ao utilizar o texto “O Narrador” de Walter Benjamin como diretriz, criamos uma grande narrativa. Os profissionais entrevistados interagem, reconstruindo a história do Programa de Informática Educativa, e contam como a Educação Infantil foi tratada por esse programa por meio de suas concepções sobre criança. Concluindo a pesquisa, retorna-se à questão inicial e observa-se que a hipótese estava apenas parcialmente correta, pois são apontados outros fatores. Sugerimos, ao final, que a Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro garanta a participação cada vez mais direta das crianças de 4 a 6 anos e seus professores em seu Programa de Informática Educativa.<hr/>This study presents the results of the analysis of the Educational Computing Program actions in Rio de Janeiro which led to the exclusion of childhood education. We are focusing on the implementation period from 2001 up to 2004. Our initial hypothesis was that the Educational Computing Program participants child conception led to exclusion of childhood education. The implantation is redeemed through interviews with teachers authors who participated in different stages of implementation of this program. These narratives were produced guided by Walter Benjamin text The narrator. In this manner, we created a ample narrative. The professionals interviewed interact reconstructing the history of the Educational Computing Program, and told how childhood education was treated by this program through their concepts of children. Concluding, we go back to the original question and observe that the hypothesis was partially correct as some other factors are to be taken into consideration. We conclude suggesting that the Rio de Janeiro education department should ensures an increasingly direct involvement of children from 4 to 6 years and their teachers in their Educational Computing Program. <![CDATA[As possibilidades da web na aprendizagem da lecto-escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo compõe a dissertação Redes de Aprendizagem: a construção da lecto-escrita nos labirintos da web, que teve por objeto de estudo a aprendizagem da leitura e escrita na internet. Para tanto, utiliza-se da pesquisa qualitativa numa abordagem metodológica de estudo de caso. Compreender a leitura e a escrita como elementos de ligação entre o social e o individual é de grande relevância na construção do sujeito histórico e cultural que interage no ambiente virtual. A troca de conhecimentos através da internet possibilita o desenvolvimento de uma nova forma de ensinar e aprender. Portanto, o artigo objetiva construir, por meio de interlocuções teóricas, novas possibilidades de compreender a aprendizagem da leitura e escrita na web, de forma que os sujeitos do processo ensino-aprendizagem possam desenvolver uma práxis pedagógica mais aproximada à formação do sujeito histórico, crítico, político e social. Logo, a aprendizagem da leitura e da escrita na web tem como possibilidade romper com procedimentos metodológicos que caracterizam a lecto-escrita como uma ação de memorização e decodificação de símbolos gráficos; para uma ação que pode ser desenvolvida a partir da construção de novas intermediações pedagógicas.<hr/>This paper is part of the master thesis Networks Learning: The building of Lecto- written in the labyrinths of web in which the object of study is learning to read and write on the Internet. Our research is a qualitative case-study. Understanding reading and writing as evidence of connection between social and individual is of great importance to build a cultural and historical subject who interacts in a virtual environment. The exchange of knowledge through the Internet enables the development of a new way of teaching and learning. We aims, thus, to build through theoretical considerations, new ways to understand learning of reading and writing on the web, so as to make possible that the subjects of the teaching-learning process develop an educational praxis nearer the formation of the historical critical, political and social subject. Therefore, the learning of reading and writing on the web permit to break with methodological procedures that characterize lecto-writing as an act of memorization and decoding of graphic symbols, enabling an action which can be developed trough new ways of teaching. <![CDATA[Mídia e infância no panorama contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa discutir acerca do conceito de infância ao longo da historiografia humana, culminando com as suas atuais determinações na contemporaneidade, influenciada pela presença constante das mídias. Percebe a interferência da mídia, especialmente a televisiva, na formulação dessa conceituação, adquirindo uma nova roupagem, incorporando uma reestruturação que lhe confere um outro status. Encara a criança como um sujeito receptor e consumidor em potencial. Reconhece a existência de uma “infância heterogênea”, percebendo as diferenças encontradas e a influência de contextos específicos na edificação dessa diversidade. Evidencia a existência de diferentes infâncias vividas num mesmo espaço e tempo, refletindo os paradoxos experimentados pelas crianças.<hr/>This article aims to discuss the concept of childhood throughout human history, culminating with its current state in the contemporary world characterized by the constant media influence. We understand media interference, especially television, in the formulation of that concept, gaining new characteristic, incorporating a new structure which attributes a different status. The article sees the child as a receptor and potential consumers. It recognizes the existence of a “heterogeneous childhood”, realizing the differences and the influence of specific contexts in building this diversity, and highlights the existence of different childhoods lived in the same space and time, mirroring the paradoxes experienced by children. <![CDATA[O uso do vídeo na educação infantil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo visa problematizar a prática pedagógica dos docentes da primeira infância, quanto ao uso do vídeo na Educação Infantil. O uso adequado e planejado do vídeo, de maneira significativa para as crianças pode promover o desenvolvimento do imaginário infantil, pois as crianças prestam atenção em cada movimento, transportam- se para o lugar dos personagens colocando-se em seu lugar, vivenciando e experimentando as aventuras do personagem. O vídeo pode tanto ampliar o imaginário das crianças quanto limitar essa imaginação e o próprio trabalho pedagógico a ser desenvolvido. Para compreender esse fator, o presente texto apresenta reflexões iniciais sobre ampliação e desenvolvimento da tecnologia, entendendo a tecnologia como cultura, com apoio teórico em reconhecidos autores nesta área. Apresenta uma breve relação da Tecnologia com a educação, focalizando as questões relativas à Educação Infantil.<hr/>This article aims to talk about the pedagogical practice of early childhood teachers, using video in Children Education. The appropriate and planned use of video recordings, in a meaningful way for children, can promote the development of the children’s imaginary because they pay attention at every movement, putting themselves at the characters’ place, living and experiencing the adventures of the character. The video can both enlarge the imaginary of the children as well as restrain both their imaginations and the pedagogical work to be developed. In order to understand this factor, we present some initial thoughts on expansion and development of technology, understanding technology as a culture with the support of recognized theoretical authors in this area. We present a brief report on the relationship between technology and education focusing issues related to children’s education. <![CDATA[O curso de pedagogia no contexto de formação para a docência na educação infantil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa o que dizem licenciandos/ as de suas experiências na formação para a docência na educação infantil em um curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Magistério do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais de uma universidade pública baiana. Tendo como referência a Pedagogia da Educação Infantil, a temática aqui discutida foi parte da pesquisa de mestrado1 , cujo objetivo foi avaliar a formação em Pedagogia para a docência na educação infantil na perspectiva da busca do sentido da qualidade. O percurso metodológico, com abordagem qualitativa, foi delineado por um estudo de caso do tipo etnográfico, trabalhando os seguintes instrumentos: análise documental, grupo focal, entrevistas semi- estruturadas e observação em três instituições públicas de educação infantil. Os dados foram tratados no viés da análise do conteúdo com uso da triangulação das fontes. Pelas informações encontradas, algumas das questões relevantes foram: a forma como o curso de Pedagogia é escolhido pelos/as licenciandos/ as; a desvalorização da educação infantil, enquanto espaço de profissionalização no magistério e sua visibilidade no âmbito acadêmico, compartilhada tanto pelos/as licenciandos/ as como pelos/as professores/ as-formadores/as; e, ainda, o sentido da convivência entre estes sujeitos no ambiente acadêmico como um ambiente formativo.<hr/>This work analyses what pedagogy graduates say about their experiences in infantile education in a pedagogy program in a public university in Bahia, Brazil. Guide by the preschool pedagogy, this research is part of our master degree which aimed to evaluate the quality of pedagogical formation to work with preschool children. Our mostly qualitative ethnographic study used the following tools: documentary research, half- structured interviews, and observations in three public day care centers. Content analysis and triangulation guided data analysis. Relevant features encountered include: how the pedagogy program is elected; depreciation of preschool education as a place of actuation as well as within academic environment including students and university professors; as well as the meaning of the daily experience of these subjects within their formative context. <![CDATA[Quem educa nossos bebês? Política de recursos humanos para turmas de berçário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base em uma pesquisa documental amparada por uma revisão bibliográfica temática, o texto discute a política de recursos humanos para atuação nos berçários (turmas com crianças entre seis meses a dois anos), adotada por uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense. O texto desenvolve o tema embasado no pressuposto de que, para cuidar/educar bebês, também é preciso formação. Como conclusão, fica expresso que há, na rede pesquisada, a descrença na possibilidade da educação de bebês, o que leva a uma política de recursos humanos que supre vagas para o trabalho em berçários, regulada pelo paradigma da economia aos cofres públicos, através de serviços terceirizados de baixa qualificação. Assim, a dupla função da escola de educação infantil (cuidar e educar) encontra obstáculos no gerenciamento de recursos humanos que faz com que, em alguns casos, as turmas do berçário sejam simples locais de cuidado coletivo.<hr/>On the basis of a documentary research supported by a thematic bibliographical review, the text discusses the politics of human resources for work in the nurseries (groups with children between six months and two years), adopted by a city of the Rio Grande do Sul state. The text is based on the presupposition that to take care of babies and educate them one needs specific formation. We conclude to the nonexistence, within the schools investigated, of the belief that babies may be educated. This led to public policies of outsourcing and economy of public money. It this, the double function (take care and educate) of infantile education meets obstacles which at times turn nurseries into simple collective caring place. <![CDATA[A pesquisa crítico-colaborativa e a formação das educadoras na creche: entre a construção e a reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discutir as contribuições da pesquisa crítico-colaborativa como possibilidade de formação continuada das educadoras no contexto da creche. Estas reflexões decorrem de uma constatação: temos convivido historicamente com uma dicotomia desconfortável: o saber/pensar - o fazer/agir. A pesquisa crítico- colaborativa tem por base o materialismo-histórico-dialético e as ações como práxis; é uma atividade coletiva em que os envolvidos no processo são colaboradores e não meramente cooperadores.1 Há nesta perspectiva o intento de intervir e transformar os contextos no qual se insere. É uma pesquisa produzida com as pessoas e não sobre elas. Entendemos que a formação das educadoras deve contemplar não somente os saberes produzidos e sistematizados pela academia, mas também o permanente diálogo com outros espaços, dentre eles, o contexto da própria creche. Portanto, essa formação deve partir dos conflitos, das interrogações, das tensões, dos questionamentos que emergem cotidianamente e que podem ser a matéria-prima para a reflexão das pessoas envolvidas no processo de construção- desconstrução-reconstrução de suas práticas.<hr/>This paper aims to discuss critical-collaborative research’s contribution as a possibility of educators continuous formation into the kindergarden context. These reflections come from the following observation: historically, we have been living with an uneasy dichotomy: the knowledge / thought - to make / to act. The critical-collaborative research has as its basis both historical-dialectical-materialism and actions as praxis. It is a collective activity in which, those who are enrolled are more than cooperative; they are collaborators. In this perspective, there is the attempt at intervening and transforming the contexts in which the research is embedded. It a research made with people not about them. We put forward that the educators’ formation must include not only systematized academic knowledge, but along with it, a permanent dialogue with other spaces, among them, the kindergarden context itself. This formation, thus, must surge from conflicts, doubts, tensions and from questions which emerge daily and which can be the basis of the reflection by people, who are engaged in the process of construction-deconstruction-reconstruction, about their practices. <![CDATA[A força humanizadora da literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende discutir as contribuições da literatura para a formação de alunos e professores. Esta reflexão é um desdobramento da pesquisa realizada no âmbito do mestrado em Educação e Contemporaneidade - UNEB, intitulada “Confabulações na formação de professores: a experiência e o saber ético como saberes docentes”, cujo principal objetivo era analisar os sentidos atribuídos por professoras em formação, às situações dilemáticas de natureza ética, presentes nas relações que se estabelecem no exercício docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação, mediada por Fábulas, com dois grupos de concluintes do Curso Normal Superior, no decorrer do primeiro semestre letivo de 2006, em um Instituto Superior de Educação, na cidade do Salvador/Ba. Além da análise sobre os dilemas de natureza ética, o trabalho suscitou também uma reflexão sobre a forma como a literatura aparece na sala de aula. A negação do dilema moral como conteúdo tornou-se evidente e a discussão em torno da literatura como parte do legado cultural do qual todo ser humano nasce herdeiro se fez necessária. Deste modo, as professoras reconheceram que a participação em práticas sociais que envolvam sua leitura é fator indispensável de humanização porque faz viver, faz sentir e faz saber de si e do outro.<hr/>This paper discusses literature importance within students and teachers formation process. Reflections presented were firstly developed at the Education in the Contemporaneous World research program from the “Universidade do Estado da Bahia UNEB”, under the title “Confabulações na formação de professores: a experiência e o saber ético como saberes docentes”, in which the main target was to analyze the meanings given by teachers to ethical dilemmas present in the teaching activities. We realized an action-research based on fables, involving two groups of graduating teachers of the first semester 2006, at “Curso Normal Superior” (Pedagogical College) in Salvador, Bahia. Beyond the ethical analyses, the work also showed a reflection about how literature appears in the classroom. The deny of moral dilemmas as an educational issue was obvious, and the studies of literature, as part our common cultural heritage, reveals itself necessary. By the end of the research, teachers recognized that reading practices are indispensable for the humanization process, because it makes you more alive, it makes you feel more and it helps to know yourselves and the others. <![CDATA[Angelina de Assis e a educação infantil na Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Angelina da Rocha de Assis, assim como a maioria das educadoras de seu tempo, imprimiu em seu fazer pedagógico as marcas da moral cristã e atuava com firmeza, determinação e austeridade, sem deixar de ser solidária, bondosa e companheira. Dedicou-se à educação pré-escolar, numa época em que o ingresso oficial deveria acontecer a partir dos 7 anos de idade, visando despertar na criança o gosto e a curiosidade pela leitura e pela escrita. Conferiu ao lazer e ao lúdico grande importância e os colocou como objeto de suas preocupações acadêmicas. Ensinava que a criança só seria “tocada” através da afetividade, do carinho e do elogio. Este artigo visa compreender as idéias e a práxis pedagógica da educadora, também conhecer os princípios e valores adotados por ela, os autores que a influenciaram e o conhecimento que produziu no campo da educação infantil. O trabalho é fruto de investigação cuidadosa e demorada em documentos, jornais, livros, resenhas e revistas e, principalmente, da história oral.<hr/>Angelina da Rocha de Assis, like many educators of her time, has left her pedagogical mark indelibly tinted with Christian morals as she conducted herself firmly, determinedly and with austerity, not forgetting to mention her kindness, combined with her friendly and helpful personality. She has dedicated herself to preschool education at a time when officially starting school was from seven-years-old, in order to motivate in children the interest and curiosity for reading and writing. She considers leisure and playful activities extremely important, and these have been the target of her academic focus. She taught that children would only be “touched” through affection, care and praise. This article aims to understand this educator’s ideas and pedagogical practices and also get to know the principals and values adopted by her, the authors that have influenced her and the knowledge that she has produced on preschool education. This research is the result of a long and careful investigation of documentation, newspapers, books, theses and magazines, and particularly from oral history. <![CDATA[Educação de infância em Portugal: um edifício em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do princípio de que o investimento numa educação de infância de qualidade é estratégico para o desenvolvimento de um pais, descreve-se o esforço realizado nos últimos anos pelo governo português, no sentido de expandir e desenvolver o sistema de educação e cuidados com as crianças. Utilizando a metáfora da “construção”, descreve-se o trabalho realizado passando pelas “fundações”, pelos “andaimes”, pelo “fio de prumo”, não esquecendo a importância da “manutenção do edifício”. Tecem-se considerações quanto aos princípios de igualdade de oportunidades e de equidade definidos na lei, lançando-se um olhar crítico e avaliativo, e tecendo-se propostas estratégicas para a “sustentabilidade” da educação de infância em Portugal.<hr/>Taking as a starting point that investing on early childhood education quality is an important strategy for a country, the efforts towards the expansion of the system of care and education for young children developed by the Portuguese government in late years will be described. Using a metaphor - a “construction site” -, the work developed will be described, from “foundations”, the “scaffolding”, the “plumb line”, without forgetting the “maintenance” of the building. Issues of equality of opportunity and equity defined in the legislation will be raised, bringing a critical evaluation, and suggesting strategic proposals for the “sustainability” of early education in Portugal. <![CDATA[Creches comunitárias e a política da educação infantil pública na cidade do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A revisão da história das creches comunitárias do Rio de Janeiro, no período de 1980 a 1994, tem como objetivo discutir as primeiras políticas municipais de atendimento à criança de 0 a 6 anos, em horário integral, as quais deram origem à recente rede de creches públicas da Secretaria Municipal de Educação. O recorte do presente estudo finda no ano de 1994, quando se deu um importante passo para a assunção das creches como uma política educacional. As Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social firmaram compromisso de articular política integrada de Educação Infantil. Essa medida coincide com o período em que, com a promulgação da Constituição Federal (1988), é dada nova configuração à creche e pré-escola, concebidas como direito à educação da criança e dever do Estado. Entretanto, a incorporação das creches pela Secretaria Municipal de Educação só se iniciou de fato em 2003, quase dez anos após. A relevância deste estudo também se destaca por se ter registrado um período da história da educação infantil da cidade do Rio de Janeiro, que, por suas características, representa importante aspecto da história da educação básica no Brasil.<hr/>This history review of Rio de Janeiro community day care centers, from 1980 to 1994, intends to discuss the first municipal policies aimed at full time caring of under 6 years old children. These policies were the roots to the new Municipal Office of Education’s community day care center chain. The study stops in 1994 when day care centers were dealt as an educational policy both by the Municipal Offices of Education and Social Development which committed to set up an interlocked policy in terms of Preschool Education child education. Such measure matches the phase when the Federal Constitution was being enacted (1988). As a result, day care centers and preschools were given a new frame, which equally embodied day care centers and preschools as a child’s right to education and a duty of the State. Nevertheless, the Municipal Office’s day care centers consolidation only got started in 2003, nearly ten years later. The importance of this study relies on the relevance of early childhood education path drawn in the city of Rio de Janeiro. It alone stands for a great deal in the history of basic education in Brazil. <![CDATA[Transformações espaciais na creche: a busca de lugares de desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho busca investigar como crianças de 04 a 23 meses e seus educadores organizam e transformam o espaço/lugar da creche. Utilizamos o estudo de caso como método para avaliar como o ambiente para crianças pequenas tem sido planejado pelos educadores. Analisamos os critérios de seleção e disposição do mobiliário e equipamentos. Investigamos as transformações espaciais ocorridas nas salas de atividades de 3 berçários (1 BI e 2 BII) organizadas pelos educadores, orientadas pela direção, em parceria com a equipe de pesquisa de 2006 a 2008, numa creche institucional do município do Rio de Janeiro.1 Foram introduzidos estruturadores espaciais e realizadas fotografias, oficinas e sessões reflexivas com os educadores, quando discutimos nossas propostas de investigação, levando-os a construir um olhar investigativo e reflexivo sobre os ambientes construídos. À medida que os educadores participaram da pesquisa, a organização do espaço ganhou um lugar diferenciado no trabalho pedagógico, deixando de ser elemento secundário de seus planejamentos. Os educadores puderam redimensionar a própria compreensão dos aspectos espaciais na ação pedagógica, potencializando os ambientes das salas de atividades. Igualmente, contribuímos para a formação permanente da creche, provocando um repensar coletivo das ações cotidianas naturalizadas, levando-os a entender que o espaço é pedagógico.<hr/>This work analyzes how children from 4 to 23 months of age and their educators organize and transform the space/place of their child care center. We use the case study as a method for looking at how the environment for young children has been planned out by educators. We analyze the criteria for selection and arrangement of furniture and equipment. To that end, we investigated the spatial transformations that took place in 3 nursery rooms (1 y-old and 2 y-old) at an institutional daycare center in the city of Rio de Janeiro between 2006 and 2008. We analyzed the way in which they were organized by educators under the direction of managers working together with the research team. Spatial structures were introduced, photographs were taken, and workshops were performed, along with brainstorming sessions with the educators where our lines of investigation were discussed, leading them to develop an investigative and reflective glance toward the environments that were being created. As the educators participated in the research, the spatial organization gained an enhanced role in their pedagogic work, no longer being relegated to a secondary consideration in their planning. The educators were able to rethink their own understanding of the spatial aspects of their pedagogical activities, increasing the potential of the environments in the activity room. At the same time, we contributed to the permanent arrangement of the day care center, stimulating a collective rethinking of the natural flow of everyday activities, and helping them keep in mind the fact that space is a pedagogical element of daycare. <![CDATA[A autonomia das crianças a partir dos objetivos educacionais definidos pelas professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo, procuramos analisar a operacionalização das políticas públicas de um município a partir das falas e reflexões das profissionais que atuam diretamente com as crianças nas pré-escolas municipais de Educação Infantil, pois são elas que realizam, através da atuação pedagógica, as políticas implementadas. Com este propósito, aplicamos um questionário às professoras. A primeira parte destinou-se à caracterização do profissional, e a segunda continha palavras que serviram de base para identificar as teorias subjetivas implícitas nos discursos e nas práticas dessas profissionais. As palavras foram: autonomia, obediência, independência, iniciativa, disciplina. Os profissionais foram orientados a responder com suas próprias palavras o significado que depreendiam de cada um dos termos. A análise dos textos possibilitou desvelar idéias e crenças a respeito de atitudes e comportamentos das crianças e de alguns dos objetivos educacionais. Constatou-se que suas definições não refletem a compreensão de que as crianças podem ser protagonistas do espaço que frequentam e desenvolver autonomia na realização das atividades pedagógicas. Recomenda-se que é preciso investir na formação em serviço para que as professoras possam participar dos debates mais atuais sobre o processo de desenvolvimento humano e utilizar tais conhecimentos a favor da realização de um trabalho pedagógico.<hr/>In this study, we try to analyze the implementation of municipal public policies through discourses and reflections of professionals who apply directly the public policies upon children in the city preschools. We applied a questionnaire to the teachers. The first part was devised to characterize the professional, the second contained words which identify implicit theories in the professionals’ discourses and practices. The words were: autonomy, obedience, independence, initiative and discipline. Professionals were oriented to associate the meaning of these with their own words. Texts analysis revealed ideas and beliefs about children attitudes and behaviors as well as about educational objectives. We came to the conclusion that the definitions do not reflect understanding of the fact that children may be protagonists in the space that they frequent and may develop autonomy in the realization of pedagogical activities. We recommend more investment in the teachers in-service formation, so as to make possible participation in the more recent educational debates about human development process and use of these knowledge in favor of the pedagogical work. <![CDATA[Alfabetização emergente e desenvolvimento de competências na educação infantil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432009000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alfabetização emergente constitui-se em um conjunto de habilidades, conhecimentos, hipóteses e comportamentos desenvolvidos pelas crianças antes da aprendizagem convencional da leitura e da escrita. O desenvolvimento de tais habilidades depende sobretudo do acesso a livros e materiais escritos e das experiências familiares e sócio- culturais. Possibilitar o desenvolvimento das competências de alfabetização emergente, sobretudo às crianças que possuem pouco acesso e contato com a língua escrita, pode contribuir para um melhor desenvolvimento dos processos de alfabetização. O presente artigo traz importantes reflexões teóricas e sugestões práticas para promover em modo lúdico tais competências.<hr/>Emergent literacy is a set of abilities, knowledges, hypotheses and behaviours developed by children before the conventional learning of literacy. The development of such abilities depends mainly upon access to books and other written materials, and upon family experiences and socio-cultural context. By favouring the development of emergent literacy competences, mainly in children which seldom interact with the written language, one can contribute to a better development of the literacy processes. This paper brings important theoretical reflections and practical suggestions in order to promote such competences in a playful way.