Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320100001&lang=es vol. 19 num. 33 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação: educação indígena na contemporaneidade: novos desafios para o diálogo intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A educação escolar indígena nos sistemas de ensino do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto a autora faz uma análise acerca de uma das principais discussões da educação escolar indígena nos dias atuais, que é o debate em torno de qual ente federativo deve se responsabilizar por essa política e como deve se organizar a administração pública brasileira para dar conta dessa responsabilidade, respeitando a especificidade dos povos indígenas no país. O texto foi produzido a partir dos dados coletados em entrevistas e em pesquisa documental durante uma pesquisa que a autora fez para o Conselho Nacional de Educação em 1997. No texto, mostra-se como esse debate sobre quem deve-se responsabilizar pela educação escolar indígena vem desde 1991 até os dias atuais com a publicação do Decreto 6.861/09 e proposta do Estatuto dos Povos Indígenas da Comissão Nacional de Política Indigenista.<hr/>In this paper the author analyses one of the main topic of discussion in indigenous education these days which is the debate about whether the central government should be responsible for this policy and how to organize the Brazilian public administration to assume that responsibility respecting the specificity of indigenous peoples in the country. The text was produced from data collected from interviews and documentary research by the author who did research for the National Council of Education. The text shows how this debate over who should take responsibility for indigenous education has been around from 1991 until today with the publication of the Decree 6.861/09 and proposal of the Statute of Indigenous Peoples of the National Commission on Indigenous Politics. <![CDATA[Educação escolar indígena: estado e movimentos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O depoimento objetiva produzir reflexões políticas e teóricas sobre o alcance prático dos direitos indígenas no Brasil, no campo das políticas de educação escolar indígena, a partir das mudanças provocadas pela Constituição Federal de 1988. Recorrer à história recente de processos de escolarização dos povos indígenas possibilitará sugerir a necessidade de um aperfeiçoamento nas estratégias desenhadas no âmbito dos planos de médio e longo prazo do movimento indígena e indigenista brasileiro para a ampliação e efetivação dos direitos a uma educação intercultural específica e diferenciada, ameaçados pela nova onda de igualitarismo e universalismo. Os direitos à educação escolar dos povos indígenas, antes de 1988, no Brasil, tiveram como fundamento e fim garantir e facilitar o processo de integração dos índios à chamada comunhão nacional ou mesmo a uma eliminação física, para abrir caminho aos projetos de expansão territorial e econômica do Poder Colonial. A escola foi considerada e tratada como um poderoso instrumento para isso. Em razão disso, os principais desafios enfrentados na atualidade passam pela necessidade de superação das práticas seculares de tutela ou semi-tutela para apostar no verdadeiro protagonismo e autonomia indígena na construção e gestão de seus processos de educação associados aos seus projetos societários do presente e do futuro.<hr/>This account aims to produce political and theoretical reflections upon the practical limit of indigenous rights in Brazil in the field of indigenous school policies, especially on the base on the novelties introduces by the federal constitution of 1988. Coming back to the recent history of the process of indigenous integration within the official schooling system will turn possible to suggest the need of an improvement in the indigenous strategies drawned in short and long term which are threatened by the new wave of egalitarianism and universalism. Indigenous right to education before 1988 in Brazil was based on the project of integration indigenous people within the national community when it did not aim at the simple physical elimination to open the way to economic and territorial expansion. School was considered a powerful tool in this sense. For this reason, the major present challenge is to go beyond the secular practices of custody or half-custody, so as to invest in real protagonism and indigenous autonomy in the construction and management of the educational process which are key to their future. <![CDATA[Gerenciamento da educação escolar indígena, poder público e a relação com o movimento indígena: experiência e reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como propósito socializar uma nova dimensão do Campo Educacional Indígena. Nova, porque, diante da atual conjuntura em que vivem as sociedades contemporâneas, torna-se necessária a reafirmação da identidade étnico-cultural indígena através de um modelo específico de educação, mostrando que são possíveis outros modos de entender e valorizar a existência humana. E, nessa perspectiva, contextualizar a luta do movimento indígena pela efetivação das políticas públicas da Educação Escolar Indígena.<hr/>This article aims to socialize a new dimension in the Indigenous Educational Field. It may be considered “new” because based on the current living conditions of contemporary societies, it is necessary to reaffirm the indigenous ethnic and cultural identity through a specific educational model showing that there are other possible ways to understand and value human existence and, from this point of view, conceptualize the struggle of the indigenous movement in order to make effective the public policies related to indigenous school education. <![CDATA[Educação e povos indígenas: legislação e experiência com produção de material didático de autoria indígena na Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo consiste numa reflexão sobre a educação escolar indígena no Brasil, considerando aspectos históricos e legais, destacando as mudanças ocorridas com o advento da constituição de 1988, que assegura, no campo educacional, o direito às especificidades étnico-culturais indígenas. Nesse sentido, destaca uma experiência com pesquisa, produção e adoção com livros didáticos de autoria indígena no âmbito do curso de Magistério Indígena na Bahia, que contempla uma proposta de pesquisa colaborativa na área de educação, cujo objetivo de investigação e os métodos previamente indicados foram discutidos e negociados com os professores pesquisadores indígenas, visando ao desenvolvimento de uma prática de pesquisa comprometida com uma perspectiva cognitiva e intelectual indígena. Entre os resultados desse trabalho temos a publicação dos livros Vida e Cultura do Povo Tuxá de Ibotirama; Nosso Povo: Leituras Kiriri - Educação Diferenciada na Visão do Povo Kiriri e Leituras Pataxó: Raízes e Vivências do Povo Pataxó, que estão sendo adotados pelas escolas indígenas dessas etnias.<hr/>This paper is a reflection on indigenous education in Brazil, considering historical and legal aspects, highlighting the changes with the advent of the 1988 constitution, which guarantees the educational field the right to specific ethnic and indigenous cultural. In this sense, an experience with research, production and adoption of textbooks written by Indian in the course of Indian teachings in Bahia, which includes a proposal for collaborative research in education, which aims to research and methods previously indicated, were discussed and negotiated with teachers indigenous researchers, to develop a practical research committed to a cognitive and intellectual indigenous. Among the results of this work we have published books Life and Culture of the People Tuxá Ibotirama; Our People: Readings Kiriri - Differentiated Education in the vision of people Kiriri and Pataxó Reading: Roots and Life of Pataxó, which are being adopted by indigenous schools from these ethnic groups. <![CDATA[História e culturas indígenas na escola: museu e ação cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto tem por objetivo relatar uma experiência desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia, na área de Ação Cultural e Educativa dos Museus. Este trabalho foi realizado em um Colégio Estadual da cidade do Salvador e baseou-se na coleta de dados referentes à dificuldade de aplicação da Lei 11.645/08, que inclui o estudo da história e cultura indígena no ensino fundamental e médio, e sobre o papel dos museus nesse processo. Os dados coletados permitiram analisar a posição dos professores, o conhecimento dos alunos sobre os povos indígenas e o impacto do trabalho de ação cultural sobre este conhecimento. Para isto, utilizou-se a observação etnográfica, aplicou-se um questionário aos estudantes e realizou-se trabalho específico no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. As conclusões apontam para a existência de informações genéricas e superficiais sobre os povos indígenas e que os museus etnográficos podem ser utilizados como recursos eficazes para abordar tal temática. Para tanto, é recomendável a construção de ações articuladas entre as instituições museológicas e as escolas que deveriam ser fruto de políticas públicas nas áreas de educação e cultura.<hr/>This article aims to describe an experience carried out as part of the course “Supervised traineeship” in the Museology program of the Federal University of Bahia, in the field of Cultural and Educational Action of Museums. This research was carried out in a Public High school in the city of Salvador (Bahia, Brazil) and was based on the collection of data referring to the difficulties that arise in applying the Law 11.645/08, which includes the study of indigenous history and culture in primary and secondary education, as well as the role museums may play in this process. The data collected made it possible to analyze the position of teachers, the knowledge that students have about Indian peoples and the impact of cultural action on this knowledge. In order to accomplish this, the author resorted to ethnographic observation, applied a questionnaire to the students and carried out specific work at the Archeology and Ethnography Museum of the Federal University of Bahia. The conclusion points to the existence of generic and superficial information about Indigenous peoples, and suggests that the ethnographic museums may be used efficiently to cover such themes. Thus it suggests that articulated actions should be set up between museological institutions and schools, as the result of public policies in the fields of education and culture. <![CDATA[Escrito no corpo: gênero, educação e socialidade na Amazônia numa perspectiva Kaxinawá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 1980, a Comissão Pro-Índio do Acre (CPI-Acre) desenvolveu um projeto educacional que visava treinar professores indígenas, apoiá-los na alfabetização de seus parentes e criar escolas verdadeiramente indígenas. O seu objetivo era empoderar2 os índios e pôr um fim às relações de escravidão, baseadas no endividamento permanente para com seus patrões e comerciantes brasileiros aos quais haviam sido submetidos historicamente. Este artigo apresenta uma discussão etnográfica dos primeiros anos do projeto do CPI-Acre, focando as escolas Kaxinawá. Com poucas exceções, todos os professores escolhidos pelos Kaxinawá e todos os alunos eram do sexo masculino. Este artigo discute a relação entre os conceitos de gênero, pessoa, socialidade3 e educação escolar, entre os Kaxinawá, focalizando a questão da ausência das mulheres nas salas de aula, naquela época. Levanta a questão do risco de desempoderamento das mulheres no dinâmico contexto social, político e econômico em que estavam inseridas. A discussão etnográfica mostra que a educação escolar feminina não era entendida como empoderamento. Pelo contrário, as mulheres se preocupavam em fortalecer a sua participação na produção de socialidade, procurando aumentar o seu acesso à arte de tecer o desenho gráfico. O artigo sugere que a grande predominância de homens entre os professores indígenas no Brasil pode ser explicada como o resultado de lógicas semelhantes, no que diz respeito a gênero, epistemologia e socialidade entre outros povos indígenas.<hr/>In the 1980s, the Pro-Indian Commission of the state of Acre developed an educational project aimed at training indigenous teachers, enabling them to teach literacy skills to their relatives and to create indigenous schools. The object was to empower indigenous to escape debt slavery relations with Brazilian bosses and trades. The article presents an ethnographic discussion of the first years of this project, focusing on the Cashinahua schools. With few exceptions, all the teachers chosen by the Cashinahua were male and so were their pupils. This paper discusses the relationship between gender, personhood, sociality and school education among the Cashinahua, focusing on the question of women’s absence from the classroom in that period. It asks whether women thereby ran the risk of disempowerment in the context of the social, political and economic developments to which they were subject. The ethnographic discussion shows that from an indigenous perspective, female school education was not seen as empowerment. Rather, women were preoccupied in strengthening female participation in the production of sociality, seeking to widen their access to the art of weaving graphic design. The paper suggests that the overwhelming predominance of men among indigenous schoolteachers in Brazil may be explained as the result of the operation of similar logics with respect to gender, epistemology and sociality among other indigenous peoples. <![CDATA[Podia leer sangama?: sistemas graficos, lenguaje y shamanismo entre los piro (Perú Oriental).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos anos 1980, a Comissão Pro-Índio do Acre (CPI-Acre) desenvolveu um projeto educacional que visava treinar professores indígenas, apoiá-los na alfabetização de seus parentes e criar escolas verdadeiramente indígenas. O seu objetivo era empoderar2 os índios e pôr um fim às relações de escravidão, baseadas no endividamento permanente para com seus patrões e comerciantes brasileiros aos quais haviam sido submetidos historicamente. Este artigo apresenta uma discussão etnográfica dos primeiros anos do projeto do CPI-Acre, focando as escolas Kaxinawá. Com poucas exceções, todos os professores escolhidos pelos Kaxinawá e todos os alunos eram do sexo masculino. Este artigo discute a relação entre os conceitos de gênero, pessoa, socialidade3 e educação escolar, entre os Kaxinawá, focalizando a questão da ausência das mulheres nas salas de aula, naquela época. Levanta a questão do risco de desempoderamento das mulheres no dinâmico contexto social, político e econômico em que estavam inseridas. A discussão etnográfica mostra que a educação escolar feminina não era entendida como empoderamento. Pelo contrário, as mulheres se preocupavam em fortalecer a sua participação na produção de socialidade, procurando aumentar o seu acesso à arte de tecer o desenho gráfico. O artigo sugere que a grande predominância de homens entre os professores indígenas no Brasil pode ser explicada como o resultado de lógicas semelhantes, no que diz respeito a gênero, epistemologia e socialidade entre outros povos indígenas.<hr/>In the 1980s, the Pro-Indian Commission of the state of Acre developed an educational project aimed at training indigenous teachers, enabling them to teach literacy skills to their relatives and to create indigenous schools. The object was to empower indigenous to escape debt slavery relations with Brazilian bosses and trades. The article presents an ethnographic discussion of the first years of this project, focusing on the Cashinahua schools. With few exceptions, all the teachers chosen by the Cashinahua were male and so were their pupils. This paper discusses the relationship between gender, personhood, sociality and school education among the Cashinahua, focusing on the question of women’s absence from the classroom in that period. It asks whether women thereby ran the risk of disempowerment in the context of the social, political and economic developments to which they were subject. The ethnographic discussion shows that from an indigenous perspective, female school education was not seen as empowerment. Rather, women were preoccupied in strengthening female participation in the production of sociality, seeking to widen their access to the art of weaving graphic design. The paper suggests that the overwhelming predominance of men among indigenous schoolteachers in Brazil may be explained as the result of the operation of similar logics with respect to gender, epistemology and sociality among other indigenous peoples. <![CDATA[Deseos encontrados: escuelas, profesionales y plantas en la Amazonía Peruana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo examina las transformaciones que la escolaridad y el deseo de profesionalización están generando en la transición de la oralidad a la escritura, los cambios residenciales, el surgimiento de nuevas élites políticas y la monetarización de la economía indígena. También presenta la propuesta de algunos pensadores indígenas de usar plantas con el propósito de encontrar un camino para salir de las contradicciones y los reveses generados en torno a la escolarización. El análisis se basa sobre datos recogidos durante varios viajes de campo realizados en 2008 y 2009, recorrendo comunidades de diversos grupos étnicos del Perú, especialmente shipibo-konibo, achuar, kichwa y ashaninka.<hr/>The paper examines some transformations brought about by schooling and the desire of professionalization in the transition from orality to writing, such as residential changes, emergence of new political elites and monetarization of the indigenous economy. It also discusses the suggestion put forward by indigenous thinkers to use plants as a way out from the contradictions and backlashes springing from schooling. The analysis draws upon data gathered during various field trips in 2008 and 2009, journeying through various indigenous communities of Amazonian Peru, especially amongst the Shipibo-konibo, the Achuar, the Kichwa and the Ashaninka people. <![CDATA[Processos de etnogênese dos Pataxó em Cumuruxatiba no município do Prado-BA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente trabalho, procuramos refletir sobre o processo de luta dos Pataxó por seu território imemorial e por serem reconhecidos por seus vizinhos não-indígenas em Cumuruxatiba, no município do Prado/BA. Na última década, um grupo de aproximadamente trezentas famílias e mil e quinhentos membros da etnia Pataxó, identificados como “caboclos” nessa antiga “vila índia”, decidiram retomar a Fazenda Boa Vista, seu território imemorial na Barra do Rio Kaí, ao mesmo tempo em que retomavam para si a afirmação de suas identidades. Invisíveis para os outros e, ao mesmo tempo, situados à fronteira da exclusão social, os Pataxó, nesse processo de autodeterminação, vêm alterando o curso da sua história e subvertendo o destino social que lhes fora imposto. Obviamente, não sem reação ou contradições de parte da sociedade local e nacional. Nossas reflexões são, igualmente, resultado de mais de dez anos de estudos e acompanhamentos dessa realidade posta em foco. Uma reflexão importante em torno dos processos através dos quais, diante do outro, do diferente, somos testados em nossos conceitos e preconceitos científicos. Deste mesmo modo, intenciona contribuir para a superação do atual estado de injustiça e de cegueira hegemônica em nosso país quando se trata dos direitos, da territorialidade e das culturas indígenas.<hr/>We try in this paper to reflect upon the fight of the Pataxó for the recognizability of their traditional territory by their non-indigenous neighbors in Cumuruxatiba in the city of Prado, Bahia, Brazil. In the last decade, a group of approximatively three hundreds families and one thousand and five hundreds persons from the Pataxó ethnic group, identified as caboclos in this old indigenous village, has decided to return to the Fazenda Boa Vista, in their traditional territory of Barra do Rio Kaí, as they took back at the same time the affirmation of their identity. Invisible for others and situated at the frontier of social exclusion, the Pataxó are in the process of subverting the course of their history and the destiny that was imposed to them. Obviously this has provoked reactions in the local and national society. Our reflections are based upon a ten years period of fieldwork studies. We include a reflection about the way our scientific conception or pre-conceptions are tested in front of the other. We pretend this way to contribute to surpass the present state of injustice and blindness which reign in Brazil when one speaks about indigenous rights, territories, and cultures. <![CDATA[O desejo de retorno da língua (quase) perdida: professores indígenas e identidade linguística]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho objetiva descrever e discutir o impacto de uma política de revitalização de línguas indígenas nos processos de (re)construção da identidade linguística de um grupo de professores indígenas do Acre e sudoeste do Amazonas. Membros dos povos Kaxinawa, Shawãdawa/Arara e Apurinã, esses professores, cujos níveis de proficiência nas línguas tradicionais de suas comunidades de fala são limitados, vêm empregando um conjunto de estratégias para lidar com as demandas da nova ordem sociolinguística na qual estão imersos. Partindo do pressuposto de que a identidade não é algo dado, mas é um processo sob constante (re)definição social e histórica, pretende-se analisar, com informações fornecidas por dados etnográficos, discursos referentes às identidades linguísticas dos professores em questão, enfatizando, nesse percurso, as interpretações culturais de suas relações com as línguas tradicionais de seus povos. Com as práticas discursivas aqui analisadas, espera-se chamar atenção para o fato de que nenhum programa de educação indígena que envolva o estabelecimento de políticas de revitalização linguística poderá ser realistamente implementado sem que se examinem e interpretem as tensões com as quais professores indígenas imersos em conflitos sociolinguísticos têm que lidar.<hr/>The present paper aims at describing and discussing the impact of an indigenous language revitalization policy in the linguistic identity (re)construction processes of a group of indigenous teachers from Acre and southeast Amazonas. Members of the Kaxinawa, Shawãdawa/Arara and Apurinã peoples, these teachers, whose level of proficiency in their heritage languages is limited, have been employing a number to strategies to cope with the demands of the new sociolinguistic order in which they find now themselves in. Starting with the presupposition that identity, rather than being given, is a process under constant social and historical (re)definitions, this paper, informed by ethnographic data, will analyze discourses related to the construction of these teachers linguistic identity, highlighting local cultural interpretations of their relation to the traditional language of their communities. Discursive practices that reveal such strategies will be examined in order to call attention to the fact that no realistic bilingual education program involving linguistic revitalization policies can be devised unless we are able to adequately interpret the tensions faced by indigenous teachers immersed in sociolinguistic conflict. <![CDATA[Los procesos comunicacionales y sus desafíos en la educación aborigen]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es En el artículo se discuten algunos anclajes del fracaso escolar de niños y jóvenes aborígenes a partir de aspectos puntuales relativos a los estilos educativos en su articulación con los estilos de comunicación. Se plantea que la distancia entre las formas que adquiere la comunicación de los nativos y las que propone la escuela constituye un aspecto sutil pero con fuerte incidencia en el fracaso y la deserción scolares pues afecta a la interpretación de los enunciados. Las reglas de la comunicación se extienden a las relaciones entre significados y conductas, lo cual constituye otro eje que advierte sobre la distancia entre los estilos educativos escolares y los desarrollados en el interior de la cultura nativa. En tercer lugar, se interpretan estas distancias en términos de las diferencias de poder y asimetría que rigen las relaciones interétnicas, a las que se define como relaciones de fricción y conflicto. En este marco, se reconoce la importancia de que las comunidades participen activamente en el diseño de sus propios proyectos educativos.<hr/>In this paper, we discuss some anchorings of school failure in indigenous children and youngsters with regard to determined aspects related to the articulation between educational styles and communication styles. We state that the distance between the forms acquired by the communication of natives and those proposed by the school constitute a subtle aspect but with strong incidence in school failure and desertion since it affects statement interpretation. The communication rules spread to the relationships between meanings and behaviors, which make up another axis that warns about the distance between the school educational styles and those developed within indigenous culture. Also those distances are interpreted in terms of the differences of power and asymmetry that rule inter-ethnic relationships, which are defined as relations of friction and conflict. Within this framework, we recognize the importance for the communities to participate actively in designing their own educational projects. <![CDATA[Performance e transformação na escola indígena Bakairi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendemos a ver a escola indígena através de nossos (pré)conceitos sobre a instituição “escola” como somente um local de aprendizado de certos conteúdos e formação pessoal e profissional. Através de uma etnografia dos Bakairi (grupo indígena localizado em Mato Grosso) e, mais especificamente, de sua escola, pude perceber que esta instituição foi apropriada por eles a partir de referenciais culturais bastante próprios. A escola foi identificada aos rituais ´tradicionais´, não apenas por ser um espaço de socialização e performance, mas também por ser um local de ‘transformação’ e de garantia da perpetuação de seu povo e suas famílias.<hr/>We tend to see indigenous school through the prism of our prejudices about “school” as an institution where one acquire certain contents and personal and professional formation. Through an ethnography of the Bakairi (indigenous group located in Mato Grosso - Brazil) and, more specifically, of their school, I could observe that this institution was re-appropriated by them on the base of the own cultural references. They associated the school to their traditional rituals, not only for being a space of socialization and performance, but also for being a space of ‘transformation’ and warranty of their people and families permanency <![CDATA[A educação escolar entre os Tupinambá da Serra do Padeiro: reflexões sobre a prática docente e o projeto comunitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo pretende apresentar uma parte dos dados etnográficos coletados para uma pesquisa de mestrado sobre a educação escolar indígena na comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro, localizada no município de Buerarema, sul do estado da Bahia. Inicialmente, trataremos de situar a construção da identidade étnica da comunidade no âmbito de um amplo processo de organização dos povos indígenas no Nordeste e destacar o componente religioso dessa trama identitária. Esta breve caracterização, que remete a outras pesquisas centradas sobre os processos propriamente políticos, sociais e simbólicos de elaboração da etnicidade Tupinambá, permite compreender o significado atribuído à educação escolar e como esta incorpora, por seu turno, as orientações mais amplas do projeto comunitário. A contextualização da escola permite-nos, em seguida, descrever e analisar práticas e discursos dos professores sobre o que consideram como educação diferenciada. Ao final, buscamos compreender os dilemas e as possibilidades colocadas pela experiência escolar indígena desenvolvida por essa comunidade específica, analisando uma modulação possível de construção da educação diferenciada.<hr/>The present article presents part of the ethnographic data collected during the research for a master’s degree on indigenous school education in the Tupinambá community from the Serra do Padeiro, in the municipality of Buerarema, in South of the state of Bahia (Brazil). Initially we place the construction of ethnic identity in the community within the scope of a wider process of organization of the indigenous peoples of the Northeast and point to the religious component of this identity web. This brief characterization, which draws on other research centered on the political, social and symbolic processes of Tupinambá ethnic elaboration, allows us to understand the meaning attributed to school education and how it incorporates, the wider orientations of the communal project. Situating the school in its context allows us to describe and analyze practices and discourses of the teachers about what they consider to be differentiated education. Finally, we try to understand the dilemmas and possibilities placed by the indigenous school experience developed by this specific community, analyzing a possible modulation in the construction of a differentiated education. <![CDATA[A sedução despedaçada: representações e práticas de leitura de alunos do ensino médio de uma escola pública carioca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa apresentada neste artigo tem como objetivo buscar indícios das representações e práticas de leitura de alunos de uma escola pública carioca, cursando o terceiro ano do ensino médio. O foco da investigação é a influência do ensino de língua e literatura na relação dos alunos com a leitura. A abordagem de representações utilizada tomou por base os trabalhos de Roger Chartier, na perspectiva da História Cultural, que as identifica como esquemas construídos de classificação e julgamento que organizam a apreensão do mundo. Os fenômenos educacionais foram observados com o apoio de conceitos e estratégias do campo antropológico. Para isto, foi realizado um trabalho de campo etnográfico. A análise dos dados mostrou que, no que diz respeito à maioria dos alunos, a professora não consegue atingir sua meta de contribuir para o letramento literário dos alunos.<hr/>This paper aims to understand the representations and practices of reading of concluding students in a Rio de Janeiro public high school. The focus of research is how teaching of language and literature influences the relationship of students with reading. The concept of representations used is based on Roger Charter’s ideas, who identified them as classification and judgment schemes that organize world understanding. Data was collected through fieldwork. Data analysis showed that, for most students, teacher do not achieve its goal of contributing to the literacy of students. <![CDATA[Práticas culturais juvenis: máscaras contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo focaliza os sentidos produzidos por jovens em suas práticas culturais contemporâneas relacionadas ao videogame e ao cosplay, quando assumem as características de seus personagens favoritos. A interpretação dessas práticas com o apoio tanto do conceito de máscara de Mikhail Bakhtin, como da noção de avatar, desenvolvida por Arlindo Machado, deu-nos subsídios para entendê-las como alguns dos inúmeros rituais de expressividade estética através dos quais os jovens estão expressando-se, vivendo novos papéis, relacionando-se socialmente e exercendo sua cidadania. Diante dessa constatação, o texto aponta para a necessidade do rompimento com as representações sociais que associam as supostas posturas levianas, hedonistas e violentas dos jovens às leis das mídias, sugerindo a importância de que a escola repense suas práticas, levando em consideração a redefinição do sujeito da educação na contemporaneidade.<hr/>The article focuses on the meaning produced by youths in their contemporary cultural practices related to video-game and cosplay, when they assume the characteristics of their favorite characters. The interpretation of these practices, with the support of Mikhail Bakhtin’s concept of mask as well as the idea of avatar formulated by Arlindo Machado, gave us subsidy to understand them as ones of the many rituals of aesthetic expressiveness, through which youths are expressing themselves, playing new roles, relating themselves socially and exercising their citizenship. Besides this assessment, this paper point out the necessity of rupture with the social representation that associate the so-called frivolous, hedonists and violent postures of the youths in the eyes of the media, suggesting the importance that the school rethinks its practices, considering the redefinition of the education subject in the contemporary world. <![CDATA[A pesquisa sobre trabalho e saber docente no Brasil: perspectivas metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre os saberes dos docentes parecem ter encontrado boa acolhida junto a importante parcela dos estudiosos que, no Brasil, se dedicam às pesquisas sobre os professores, sua formação e seu trabalho. Autores como Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, António Nóvoa se tornaram recorrentes na literatura do campo educacional e algumas de suas indagações e teorizações foram assumidas pela pesquisa acadêmica. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, é justamente o de examinar algumas das perspectivas que vêm informando os procedimentos metodológicos nos estudos sobre os saberes docentes e apresentar algumas contribuições que as disciplinas que estudam o trabalho, especialmente a Psicologia do Trabalho e a Ergonomia da Atividade, podem oferecer aos pesquisadores interessados em compreender o saber e o trabalho do professor. Conclui apontando para a necessidade de se pensar o ensino como atividade humana de trabalho, bem como a importância de conhecer e reconhecer que o trabalho é algo complexo e difícil de ser apreendido; ignorar isso é uma especial porta de entrada para que os objetivos sociais do trabalho de ensinar não sejam alcançados.<hr/>Studies upon teacher’s knowledge have been well received by most Brazilian scholars who dedicate their research upon teachers’ formation and work. Authors like Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, and António Nóvoa had become recurrent in the educational field literature and some of their investigations and theories had been adopted in academic research. This paper aims to examine some of the perspectives influencing methodological procedures in the studies on teachers’ knowledge and to present some contributions from psychology of work and ergonomics. We conclude pointing out the need to think teaching as human activity of work as well as the importance to recognize that work is something complex and difficult to understand. To ignore this opens the door to not attaining the social objective of the work of teaching. <![CDATA[Percursos da oralidade e letramento na comunidade rural de Saquinho, município de Inhambupe, BA.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre os saberes dos docentes parecem ter encontrado boa acolhida junto a importante parcela dos estudiosos que, no Brasil, se dedicam às pesquisas sobre os professores, sua formação e seu trabalho. Autores como Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, António Nóvoa se tornaram recorrentes na literatura do campo educacional e algumas de suas indagações e teorizações foram assumidas pela pesquisa acadêmica. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, é justamente o de examinar algumas das perspectivas que vêm informando os procedimentos metodológicos nos estudos sobre os saberes docentes e apresentar algumas contribuições que as disciplinas que estudam o trabalho, especialmente a Psicologia do Trabalho e a Ergonomia da Atividade, podem oferecer aos pesquisadores interessados em compreender o saber e o trabalho do professor. Conclui apontando para a necessidade de se pensar o ensino como atividade humana de trabalho, bem como a importância de conhecer e reconhecer que o trabalho é algo complexo e difícil de ser apreendido; ignorar isso é uma especial porta de entrada para que os objetivos sociais do trabalho de ensinar não sejam alcançados.<hr/>Studies upon teacher’s knowledge have been well received by most Brazilian scholars who dedicate their research upon teachers’ formation and work. Authors like Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, and António Nóvoa had become recurrent in the educational field literature and some of their investigations and theories had been adopted in academic research. This paper aims to examine some of the perspectives influencing methodological procedures in the studies on teachers’ knowledge and to present some contributions from psychology of work and ergonomics. We conclude pointing out the need to think teaching as human activity of work as well as the importance to recognize that work is something complex and difficult to understand. To ignore this opens the door to not attaining the social objective of the work of teaching. <![CDATA[O teatro na educação de jovens e adultos: contribuições para o processo de letramento e a formação da cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre os saberes dos docentes parecem ter encontrado boa acolhida junto a importante parcela dos estudiosos que, no Brasil, se dedicam às pesquisas sobre os professores, sua formação e seu trabalho. Autores como Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, António Nóvoa se tornaram recorrentes na literatura do campo educacional e algumas de suas indagações e teorizações foram assumidas pela pesquisa acadêmica. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, é justamente o de examinar algumas das perspectivas que vêm informando os procedimentos metodológicos nos estudos sobre os saberes docentes e apresentar algumas contribuições que as disciplinas que estudam o trabalho, especialmente a Psicologia do Trabalho e a Ergonomia da Atividade, podem oferecer aos pesquisadores interessados em compreender o saber e o trabalho do professor. Conclui apontando para a necessidade de se pensar o ensino como atividade humana de trabalho, bem como a importância de conhecer e reconhecer que o trabalho é algo complexo e difícil de ser apreendido; ignorar isso é uma especial porta de entrada para que os objetivos sociais do trabalho de ensinar não sejam alcançados.<hr/>Studies upon teacher’s knowledge have been well received by most Brazilian scholars who dedicate their research upon teachers’ formation and work. Authors like Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, and António Nóvoa had become recurrent in the educational field literature and some of their investigations and theories had been adopted in academic research. This paper aims to examine some of the perspectives influencing methodological procedures in the studies on teachers’ knowledge and to present some contributions from psychology of work and ergonomics. We conclude pointing out the need to think teaching as human activity of work as well as the importance to recognize that work is something complex and difficult to understand. To ignore this opens the door to not attaining the social objective of the work of teaching. <![CDATA[Coral “Canto que Encanta”: um estudo do processo de educação musical com idosos em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre os saberes dos docentes parecem ter encontrado boa acolhida junto a importante parcela dos estudiosos que, no Brasil, se dedicam às pesquisas sobre os professores, sua formação e seu trabalho. Autores como Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, António Nóvoa se tornaram recorrentes na literatura do campo educacional e algumas de suas indagações e teorizações foram assumidas pela pesquisa acadêmica. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, é justamente o de examinar algumas das perspectivas que vêm informando os procedimentos metodológicos nos estudos sobre os saberes docentes e apresentar algumas contribuições que as disciplinas que estudam o trabalho, especialmente a Psicologia do Trabalho e a Ergonomia da Atividade, podem oferecer aos pesquisadores interessados em compreender o saber e o trabalho do professor. Conclui apontando para a necessidade de se pensar o ensino como atividade humana de trabalho, bem como a importância de conhecer e reconhecer que o trabalho é algo complexo e difícil de ser apreendido; ignorar isso é uma especial porta de entrada para que os objetivos sociais do trabalho de ensinar não sejam alcançados.<hr/>Studies upon teacher’s knowledge have been well received by most Brazilian scholars who dedicate their research upon teachers’ formation and work. Authors like Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, and António Nóvoa had become recurrent in the educational field literature and some of their investigations and theories had been adopted in academic research. This paper aims to examine some of the perspectives influencing methodological procedures in the studies on teachers’ knowledge and to present some contributions from psychology of work and ergonomics. We conclude pointing out the need to think teaching as human activity of work as well as the importance to recognize that work is something complex and difficult to understand. To ignore this opens the door to not attaining the social objective of the work of teaching. <![CDATA[A brincadeira na instituição de Educação Infantil em tempo integral: o que dizem as crianças?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre os saberes dos docentes parecem ter encontrado boa acolhida junto a importante parcela dos estudiosos que, no Brasil, se dedicam às pesquisas sobre os professores, sua formação e seu trabalho. Autores como Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, António Nóvoa se tornaram recorrentes na literatura do campo educacional e algumas de suas indagações e teorizações foram assumidas pela pesquisa acadêmica. O objetivo deste trabalho, de natureza teórica, é justamente o de examinar algumas das perspectivas que vêm informando os procedimentos metodológicos nos estudos sobre os saberes docentes e apresentar algumas contribuições que as disciplinas que estudam o trabalho, especialmente a Psicologia do Trabalho e a Ergonomia da Atividade, podem oferecer aos pesquisadores interessados em compreender o saber e o trabalho do professor. Conclui apontando para a necessidade de se pensar o ensino como atividade humana de trabalho, bem como a importância de conhecer e reconhecer que o trabalho é algo complexo e difícil de ser apreendido; ignorar isso é uma especial porta de entrada para que os objetivos sociais do trabalho de ensinar não sejam alcançados.<hr/>Studies upon teacher’s knowledge have been well received by most Brazilian scholars who dedicate their research upon teachers’ formation and work. Authors like Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, and António Nóvoa had become recurrent in the educational field literature and some of their investigations and theories had been adopted in academic research. This paper aims to examine some of the perspectives influencing methodological procedures in the studies on teachers’ knowledge and to present some contributions from psychology of work and ergonomics. We conclude pointing out the need to think teaching as human activity of work as well as the importance to recognize that work is something complex and difficult to understand. To ignore this opens the door to not attaining the social objective of the work of teaching.