Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320100002&lang=es vol. 19 num. 34 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Construindo trincheiras em território minado: a educação no movimento sindical dos trabalhadores rurais sob o fogo cerrado da linha dura e do governo da distensão: o caso da Bahia nos idos dos anos de 1972 a 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a relação entre a sociedade civil e o Estado, abordando negociações e tensões entre os movimentos sociais de trabalhadores rurais e a estrutura sindical que lhe é correspondente, atrelada formalmente ao Estado, nos moldes da estrutura sindical do país. Embora muitas outras relações tenham sido observadas nesse processo de investigação, o foco do presente trabalho tem como base principal o programa educacional que abrangeu tanto as bases de trabalhadores e dirigentes sindicais, como setores da sociedade civil mais amplamente sensíveis às causas populares. A narrativa constituiu-se com base nos testemunhos das lideranças e dos sobreviventes da conjuntura histórica no cenário das lutas sindicais baianas. As fontes documentais consultadas foram, principalmente, os arquivos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e das Comunidades Eclesiais de Base nas Dioceses de Juazeiro, Bom Jesus da Lapa e de Vitória da Conquista, assim como os arquivos da Comissão Pastoral da Terra em Salvador. O estudo evidencia o impacto da ação dos movimentos sociais nascidos fora da ordem estatal, a despeito do controle militar, que contribuiu para alçar a estrutura sindical dos trabalhadores rurais na Bahia de uma posição de indiferença para uma posição de reconhecimento e apoio às reivindicações de suas bases sociais.<hr/>This article stems from a research on the relationship between civil society and State, addressing tensions and negotiations between the social movements of rural workers and union structure corresponding to it, formally tied to the state, along the lines of Brazilian union structure. While many other relationships have been observed in this research process, the focus of this work is based primarily on the educational program that covered both the social bases and union leaders, such as sectors of civil society more broadly responsive to popular causes. The narrative is based upon the testimonies of survivors and of the leaders of the historical juncture in the scenario of trade union struggles in Bahia. The documentary sources were mainly the files of the Federation of Agricultural Workers of the State of Bahia, the National Confederation of Agricultural Workers and the Basic Church Communities in the Diocese of Juazeiro, Bom Jesus da Lapa and Vitoria da Conquista as well as the archives of the Pastoral Land Commission in Salvador. The study highlights the impact of actions by social movements, born out of State order, in spite of military control, which helped to raise the structure of the rural workers union in Bahia, from a position of indifference to a position of recognition and support of the claims of its social bases. <![CDATA[A diversidade e a reivindicação de direitos nos movimentos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem o objetivo de construir uma argumentação sobre a importância do respeito e acolhimento à diversidade, como direito humano e sociopolítico, assinalando-se que a reivindicação desse direito é uma proposta comum de ONGs e movimentos sociais. A metodologia é recorrente ao ensaio, com encaminhamento teórico-analítico. Observa-se que as ONGs fortalecem os movimentos sociais e ambos, conforme os exemplos apontados neste texto, promovem a mobilização em favor da diversidade. Considera-se, na perspectiva arendtiana, a relevância política da mobilização da sociedade e do atendimento a seus interesses, compreendendo esse atendimento como requisito de legitimação dos governos. Ressalta-se, então, a relevância do amplo movimento social de 2009, que mobilizou educadores, associações e representantes de várias instâncias da sociedade em vista de propostas à Conferência Nacional de Educação (CONAE) e seus indicativos à Reforma do Sistema Educacional Brasileiro. Abordam-se, nesse movimento, os seus eixos temáticos de discussão e neles, a reivindicação de direitos e a ênfase no respeito à diversidade.<hr/>This article aims to argue about the importance of respecting and welcoming diversity, as a human and sociopolitical right, emphasizing that claiming this right is a common proposal to NGO and social movements. It takes the form of an essay with a theoreticalanalytic background. We have observed that NGO strengthen the social movements and that both, as seen in the examples set in this text, promote mobilization in favor of diversity. We have considered, within the Arendtian perspective, the political relevance of the mobilization of society and fulfillment of their interests, highlighting this treatment as a requirement to legitimize the governments. We also have highlight, the relevance of the wider social movement in 2009, which has mobilized educators, associations and representatives of several instances of society in terms of proposals to the National Conference of Education/ and its influences in the Reform of the Brazilian Educational system. We have analyzed, within this movement, the thematic area of discussion and how they relate to rights claim emphasis in respecting diversity. <![CDATA[Educação e economia solidária: contribuições da “pedagogia da alternância” para a formação dos catadores de materiais recicláveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto destaca a metodologia da Pedagogia da Alternância, apontando contribuições dessa proposta para re-pensar a formação dos catadores de materiais recicláveis. Considerando que a utilização dessa abordagem na área urbana ainda é pouco comum, procura-se iniciar uma reflexão que provoque elaborações futuras. Inicialmente apresenta-se uma visão geral da Pedagogia da Alternância e são citados os principais instrumentos usados nessa abordagem. Em seguida, são destacados dois aspectos teórico-metodológicos que constituem desafios para o trabalho de formação de catadores de resíduos: as relações entre Educação e Trabalho e entre Teoria e Prática, apontando para a necessidade de superar a dicotomia entre essas dimensões da atividade humana que predomina na sociedade atual. O trabalho dos catadores revela a exclusão dos trabalhadores que atuam nos setores menos organizados das cadeias produtivas, com poucas oportunidades de qualificação e baixa renda. Superar esse abismo requer uma intensa formação para os trabalhadores da reciclagem. Para dar conta desse desafio sugere-se que não basta implementar processos de alternância entre estudo e trabalho nas cooperativas de catadores. É preciso transformar as formas e conteúdos tanto do estudo quanto do trabalho, para que se possam criar atividades emancipatórias em que essa alternância conduza efetivamente a um pleno desenvolvimento dos trabalhadores.<hr/>This text presents the Pedagogy of Alternating methodology, highlighting its contribution to re-think the formation of the so-called “catadores” (rubbish collectors) of recycling materials . Whereas the use of this approach in the urban area is unusual, the aim of the article is to initiate a debate to promote further elaborations. Initially, an overview of the Pedagogy of Alternating is presented and the main instruments used in this approach are commented. Two theoretical and methodological issues are indicated as challenges for catadores’ formation: the relations between Education and Work and the relations between Theory and Practice. The need to overcome this dichotomy between these dimensions of human activity (that predominates in today’s society) is defended. The “catadores” work reveals the exclusion of these workers of less organized sectors of the production chain, with few opportunities to obtain better income and qualification. Overcoming this gap requires an intense training to transform the “catadores” into “recycling workers”. To reach this goal, the implementation of Alternating experiences between study and work in cooperatives and schools is not enough. A deep transformation is needed over the ways and subjects of both study and work, in order to create emancipating activities that promote a full development of these workers. <![CDATA[Música em um projeto social com jovens: reflexões sobre alguns caminhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata minha experiência sobre projetos e movimentos sociais e música. Essa temática vem sendo amplamente discutida e implementada nas últimas décadas no Brasil em múltiplos espaços e por meio de diversos planejamentos e ações. Dentre os objetivos do Projeto enfatizo o fato de possibilitar que estes jovens tenham a oportunidade de realizar atividades de musicalização por meio de práticas instrumentais e também a criação de um grupo instrumental para apresentações em outros cenários. Esta experiência trouxe contribuições específicas em relação ao trabalho com flauta doce e a organização de um grupo instrumental com jovens participantes de projetos sociais, e, com certeza, as aprendizagens que acontecem nas interações sociais e musicais que emergem nas trocas entre os jovens alunos e a aluna bolsista e eu estão sendo singulares para repensarmos práticas musicais e sociais.<hr/>This paper presents my experience with social projects and movements as well as with music. This thematic was widely discussed and implemented in the last decades in Brazil through multiple spaces and by diverse planning and actions. Among the objectives of the project, the fact that, it makes possible that these youngsters had the opportunity of conducting activities of musicalization by means of instrumental practice and also creating an instrumental group for presentations in other scenarios, must be highlighted. This experience brought specific contributions in relation to working with flute and the organization of an instrumental group with youngsters participating of social projects and, certainly, the knowledge which occurs in the social and musical interactions that emerge in the exchanges between youngsters, the research assistant and I, are unique and enable us to rethink social and musical practices. <![CDATA[Letramento, alfabetização e o fortalecimento da identidade sociocultural de segmentos historicamente excluídos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta reflexões acerca das repercussões da inserção em práticas socioculturais de leitura e escrita para o fortalecimento das identidades individuais e coletivas de jovens e adultos alfabetizandos, com base na experiência desenvolvida no âmbito do Projeto Todas as Letras de alfabetização e letramento de jovens e adultos, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores em parceria com a Petrobrás, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com a chancela da Unesco e o apoio da Scania do Brasil, como parte do Projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação. Inicialmente fazemos algumas considerações acerca das dimensões individual e coletiva do letramento. Sob a perspectiva de análise dos gêneros textuais como um continuum tipológico (MARCUSHI, 2001), que se realiza nas modalidades oral e escrita, refletimos sobre as repercussões da apropriação dos diferentes gêneros textuais para a inserção dos alfabetizandos em práticas, orais e escritas, mediadas pela presença do texto escrito. Por fim, apresentamos alguns excertos do corpus empírico da pesquisa, coletados com base em produções de textos e atividades de escrita realizadas pelos alfabetizandos, além de entrevistas e questionários respondidos pelos participantes do Projeto, analisando-os à luz dos aportes teóricos anteriormente apresentados.<hr/>This paper presents reflections upon repercussions of the insertion in social-cultural reading and writing practices for the strengthening of individual and collective identities of young and adults in literacy process, on the base of the experience developed in the framework of the Project All the Letters of literacy for young and adults, developed by the Agency of Solidarity Development of the Central of Workers in a partnership with Petrobrás, the National Fund for Educational Development, under the seal of Unesco and with the support of Scania do Brasil, as a part of Project Literacy Brazil, of the Ministry of Education. At first, we made some considerations about individual and collective dimensions of literacy. Under the analytic perspective of textual gende as a topological continuum (MARCUSHI, 2001), that occurs in oral and written modalities, we reflected on the repercussions of the appropriation of different text genres for the insertion of individuals in the process of literacy in oral and written practices, mediated by the presence of the written text. At last, we present some excerpts from the empiric corpus of the research, collected from the production of texts and written activities made by individuals involved in the process of literacy, besides interviews and questionnaires answered by the participants of the Project, analyzing it under the light of the theoretical insights previously shown. <![CDATA[Identidade: de ribeirinhos a sertanejos do semiárido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisou a constituição do processo histórico de formação do Núcleo Fazenda Nova e propôs-se a compreender as relações estabelecidas entre os seus moradores na perspectiva de construção de uma nova identidade social. Este reassentamento localiza-se no município de Rafael Jambeiro, Bahia, sendo um dos 15 criados para abrigar as famílias que tiveram suas terras inundadas com a formação do lago Pedra do Cavalo, em decorrência da construção da barragem, na região fumageira do Recôncavo Baiano. Empregou-se uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizando, como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para complementar as informações, utilizou-se também da análise documental. Os sujeitos do estudo foram 37 pessoas, distribuídas de acordo com a sua representação, e a análise dos dados foi orientada pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que foi necessário tempo para que os moradores assumissem a condição de reassentados de Pedra do Cavalo, fato que se deu com o enfrentamento coletivo das dificuldades cotidianas, o que permitiu a superação do estranhamento inicial e o surgimento de afetos, fatores que contribuíram significativamente para formação do grupo e (re) construção da nova identidade social - sertanejos do semiárido.<hr/>The present work aims to analyze the constitution of the historical formation process of Núcleo Fazenda Nova and to comprehend the relations established among the residents in order to set up a new social identity. This resettlement is situated in Rafael Jambeiro (Bahia, Brazil), and is one out of fifteen created to settle families who had their lands flooded by the formation of a lake due to the construction of the Pedra do Cavalo Dam, in the tobacco region called Recôncavo Baiano. A qualitative case-study approach was applied, similar to using as data collection technique semi-structured interview and focus group. The information was completed using documentary analysis. They were 37 people involved in this study. Data analysis was done according to the Content Analysis technique. The results revealed that a period of time was necessary for the inhabitant to be accounted according to the condition of resettlement of Pedra do Cavalo,. This fact, along with the confrontation of the group daily difficulties, allowed to overcome the initial unfamiliarity among them and help to begin new affective relations, factors that contributed significantly to the group formation and to-build the new social identity of back-country people from a semi arid area. <![CDATA[A cor do invisível: saberes nas experiências educativas organizadas pela Central das Associações das Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Região de Senhor do Bonfim - Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os saberes e sentidos dos arranjos formativos inseridos na atuação política da Central de Associações Agropastoris de Fundo e Fecho de Pasto, em Senhor do Bonfim - Bahia, são os focos deste artigo. A escolha do objeto de estudo é resultado de um olhar ampliado e polissêmico do fenômeno educativo que pensa a educação para além dos muros da escola e, portanto, reconhece a relação complexa e multifacetada entre Movimentos Sociais e Educação como possível e importante de ser estudada. Desta forma, a compreensão das tramas e sentidos das experiências instituintes de coletivização e defesa de saberes indispensáveis para a vida dos sujeitos das comunidades tradicionalmente ocupadas de Fundo e Fecho de Pasto é tomada aqui como preponderante. Nestes termos, apresento em linhas gerais um texto oriundo de uma pesquisa de cunho etnográfico em andamento, na qual a relação entre Educação e Movimentos Sociais tem um imbricamento mais próximo dos saberes que circulam no cotidiano da atuação dos sujeitos atores-autores em movimento e, por isso mesmo, está ancorada no dizer (memória e oralidade) destes sujeitos, nos seus modos de vida - sua cultura e natureza e na circularidade que envolve movimento e comunidade. Enfim, o artigo busca apresentar inicialmente o que significa comunidades tradicionalmente ocupadas de Fundo e Fecho de Pasto, em seguida descreve a estrutura e a dinâmica da Central, bem como os sentidos que envolvem os saberes contidos no seu fazer político-educativo para e com as comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da região de Senhor do Bonfim, comunidades que, apesar das ameaças e de uma “invisibilidade” intencionalmente desenvolvida, permanecem preservando e recriando o seu jeito de viver no sertão.<hr/>Knowledge and meanings of formative arrangement inserted in the political actuation of the Central de Associações Agropastoris de Fundo e Fecho de Pasto, of the city of Senhor do Bonfim (Bahia, Brazil). This intervention is provoked by and enlarged and polysemic glance of the educational phenomenon which rethinks education beyond the school’s walls and thus recognizes the complex and multiples relations between social movements and Educations as legitimate and important topic of study. This way, the understanding of the framework and meaning of the experiences founding the collective appropriation and defense of indispensable knowledge for the life of the subjects in the traditional communities of Fundo and Fecho de Pasto is considered as preponderant. We present an ongoing ethnographic research showing the relation between education and the Social Movements. We show an overlapping with the daily knowledge of social actors or authors in motion. For this reason, this relation is rooted in the subjects’ spoken word, in their way of life and it the circularity which implies movement and community. We first present what traditionally occupied communities of Fundo and Fecho de Pasto means, and then we describe the structure and the dynamic of organization as well as the meaning implied by the knowledge contained in its political and educational activities with the communities of Fundo and Fecho de Pasto form the Senhor do Bomfim area. These communities, in spite of menaces and intentional invisibility, remain preserved recreating the way of life of the sertão. <![CDATA[Imaginário, emancipação e colonialidade: estudo das intervenções sociais no movimento dos fundos de pasto da Bahia.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Intervenções sociais, se presas à modernidade-colonialidade, tendem a homogeneizar os grupos sociais e a impor-lhes imagens preconcebidas de futuro, que não emergem da base. A pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da análise de documentos das diferentes instituições envolvidas com os fundos de pasto, da observação participante em momentos de intervenções e de entrevistas com técnicos e agricultores permitiu a compreensão de três categorias distintas de intervenção, a saber, comunitaristas, modenizantes e pós-modernas. As comunidades de fundos de pasto da Bahia, por suas idiossincrasias, requereriam um diálogo ainda mais cuidadoso. Não obstante, as intervenções ali realizadas têm se revelado reprodutoras da colonialidade, mesmo aquelas que visam a simples conservação do passado comunitarista. Alteridade e racionalidade, conceitos aparentemente não convergentes, podem apoiar a emancipação da colonialidade nas intervenções. Isto depende do desocultamento da diversidade, da quebra da hegemonia da racionalidade instrumental e da humanização do encontro. O aprofundamento da racionalidade e alteridade nas intervenções nas comunidades e instituições ocorrerá pela abertura de espaços de locução e agenciamento das enunciações.<hr/>When social interventions are related to coloniality, they tend to homogenize social groups and to impose preconceived strategies for the future, which do not raise bottomup. The qualitative research, developed through document analysis, participatory observation while social interventions were implemented and interviews were realized with employees and peasants, revealed three different categories of intervention: communitarians, modernizers and post-modern. Traditional communities in general, as is the case of “fundos de pasto”, due to their idiosyncrasies, require a careful dialogue. However, public interventions focused on those communities have proven to reinforce coloniality. The concepts of alterity and rationality do not converge in such interventions, and thus emancipation from coloniality is unreachable. It would be necessary to unveil the actual diversity by means of humanizing the “meeting” and breaking the hegemony of instrumental rationality. In order to deepen rationality and respect alterity, interventions should depend on widening communicative spaces within communities and institutions. <![CDATA[Articulação do trabalho e da educação do campo: uma leitura sócio-histórica da construção de dois projetos distintos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es As reflexões deste artigo surgiram durante a experiência do Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (CAMOSC), graduação especial para camponeses, que relaciona atividades de ensino e de extensão universitárias, e que está sendo desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Este curso faz parte da política pública desenvolvida pelo Programa Nacional para a Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Ao tentar compreender, durante as práticas educativas, o contexto que envolve a agricultura familiar camponesa e agroecológica, surgiram perguntas instigantes, que tentamos formular utilizando abordagens que nos permitem problematizar os sentidos do trabalho e da educação, do campo e do rural, da socioeconomia solidária e da agroecologia.<hr/>The reflections which inspired this paper surged during the experience of CAMOSC - Agronomy of Rural Social Movements Program , undergraduate program designed especially for peasants, which relates activities of learning and open university programs, being developed at UNEMAT (University of Mato Grosso). This program is part of public policy developed by PRONERA (National Program for Education in Agrarian Reform). When trying to understand educational practices and the context that involves biologic peasant family farming , some provocative questions arose, and we tried to formulate them under theoretical approaches that allow us to discuss the meanings of work and education, of urban and rural, of solidarity economy and biologic farming. <![CDATA[Educadores do campo: descobrindo os caminhos da formação inicial para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Estado da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A intenção deste texto é apresentar reflexões teóricas sobre formação de educadores do campo, a partir de uma experiência de formação inicial para os monitores/formadores das redes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), do Estado da Bahia, por meio de convênio com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As discussões encontram-se no campo teórico e, deste modo, o texto está assim organizado: na introdução, problematiza questões contemporâneas sobre a educação do campo; posteriormente, discute aspectos referentes às políticas públicas de formação de educadores, entre estas, sobre a formação dos educadores do campo. Em seguida apresenta os pressupostos metodológicos que orientam o estudo. Posteriormente, descreve a justificativa e os objetivos dos cursos para os monitores/formadores das EFAs. Nas considerações finais, ressalta a relevância da pesquisa tomando como referência as estatísticas oficiais sobre este nível de ensino para os educadores que atuam nas escolas do campo, diferentemente dos da cidade<hr/>This paper aims at presenting theoretical reflections upon rural teachers formation, on the base of an experience of initial formation for monitors in the School Farm Family from the state of Bahia, through an agreement with the State University of Bahia. We present a theoretical debate, first discussing contemporary questions related to rural education, then questions related to public policies in teachers formation, among them, the formation of rural teachers. We present next, the methodological bases of our studies and describe the program objectives and motivation. Finally, we highlight the research relevance considering as references the official statistics about this level of schooling for educators who work in rural schools. <![CDATA[Economia solidária e processo de incubação: a experiência da Universidade Federal de Sergipe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es No contexto contemporâneo observa-se a proliferação de diversas iniciativas produtivas com foco na organização do trabalho coletivo autogerido, diante de um cenário de mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, acompanhadas de diversas transformações não só nas formas de gestão, mas de organização do sistema produtivo. Este cenário tem trazido rebatimentos para os trabalhadores com a diminuição de postos de trabalho, trabalhos precários, aumento da informalidade etc. Diante dessa situação, vários trabalhadores passam a encontrar outras possibilidades de gerar renda, dentre elas a economia solidária. São iniciativas produtivas que têm procurado trilhar um caminho diferente da forma como foi iniciada a história do cooperativismo brasileiro e têm contado com a contribuição da academia para auxiliar no processo de constituição e desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários que desejam trabalhar sob o enfoque da autogestão. Este artigo tem como objetivo mostrar a experiência desenvolvida pela equipe do Núcleo da Unitrabalho/Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no campo da economia solidária, especificamente da atividade de incubação. O Núcleo/Incubadora/UFS vem desenvolvendo três linhas de ação: formação de formadores; formação periódica da equipe da Incubadora; trabalho de acompanhamento sistemático junto aos empreendimentos. O processo de incubação tem exigido a adoção de algumas diretrizes metodológicas, cuja base apoia-se em processos pedagógicos construídos com base em experiências, trocas de saberes, conhecimentos e de estratégias comunicacionais que objetivam dar maior visibilidade interna e externa às ações desenvolvidas. Esse caminho tem revelado que é preciso compreender várias nuances que envolvem a postura da equipe envolvida na incubação, as condições objetivas enfrentadas pelos empreendimentos, a necessidade de políticas públicas que apóiem os grupos, mudanças culturais, entre outros.<hr/>In the contemporary world, we may observe the proliferation of diverse productive initiatives focusing self-managed collective work, in the face of a scene of changes which are occurring in the world of work, followed by some transformations not only in the forms of management, but of organization of the productive system. Such scene has brought striking for the workers with the reduction of ranks of work, precarious works, increase of informality, etc. In the face of this situation, some workers began to look for other possibilities to generate income, among them we can mention solidary economy. They are productive initiatives that have looked to follow a way different from the history of the Brazilian cooperatives. They have counted with academic contribution in the sense of assisting in the process of constitution and development of solidary economic enterprises wanting to work under the approach of self management. This paper aims to show the experience developed by the team of the Center of Technological Unitrabalho/Incubator of Solidary Economic Enterprises of the Federal University of Sergipe - UFS in the field of solidary economy, specifically in the activity of incubation. The Nucleus/Incubadora/UFS has been developing along three lines of action: teachers’ formation; the periodic formation of the team of the Incubator; and the work of systematic follow up to the enterprises. The incubation process has required the adoption of some methodological lines of direction, whose base is supported in constructed pedagogical processes from experiences, exchanges of knowledge and of communications. Those strategies aim to give greater internal and external visibility to the developed actions. It has revealed that it is necessary to understand the several nuances that involve the position of the team involved in the incubation, the objective conditions faced by the enterprises, the necessity of public politics that support the groups, cultural changes, among others. <![CDATA[Movimentos sociais, educação e saúde mental: a inclusão social pelo trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo busca fazer algumas reflexões sobre a proposta conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Emprego para organização de empreendimentos da Economia Solidária com portadores de transtornos mentais, usuários de álcool e outras drogas. A análise parte do pressuposto de que a efetiva inclusão social só é possível pela via do trabalho, categoria fundante da sociedade. Assim, discute a cidadania desse segmento da população, entendendo que o trabalho é fundamental para o estabelecimento de laços de sociabilidade, configurando-se, dessa forma, como um princípio educativo por excelência. Portanto, a proposta em questão constitui-se num desafio que se coloca para as incubadoras universitárias de empreendimentos solidários e que vem sendo realizado, de forma ainda incipiente, por algumas delas.<hr/>This article aims to make some reflections on the joint proposal of the Ministry of Health and Ministry of Labor to organize Solidarity Economy ventures with mental patients, users of alcohol and other drugs. The analysis assumes that effective inclusion is only possible through the work, a basic category of society. It discuss the citizenship of the population showing how fundamental is the work to our society, setting up, from this way, with a educative principle by excellence. So, the proposal in question is a quest how put to the university incubators solidarity enterprises and this come been realized, with a incipient form, by some of them. <![CDATA[Tecendo possibilidades emancipatórias do cooperativismo com mulheres artesãs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre preceitos acerca da temática sobre o trabalho feminino, com o intuito de discutir tanto os aspectos conceituais da divisão sexual do trabalho quanto possibilidades emancipatórias de algumas experiências cooperativadas com mulheres artesãs. Essa iniciativa partiu de trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados pelas autoras com mulheres artesãs participantes de cooperativas de produção e comercialização, nas cidades de Alvorada e Pelota s/RS. A pesquisa acadêmica, com base na valorização das trajetórias das pessoas envolvidas, tem possibilitado que as mulheres refaçam os percursos vividos e ressignifiquem suas experiências de vida, especialmente no que se refere a aspectos do mundo do trabalho feminino. Trata-se, portanto, de perceber o processo investigativo como parte de toda a trajetória de vida das trabalhadoras envolvidas, tanto das artesãs como das pesquisadoras, acrescida do fato do processo de pesquisa nessa perspectiva poder constituir-se em uma oportunidade para se refletir sobre sua trajetória, na perspectiva de se projetar o futuro, tanto do grupo como individualmente.<hr/>This article’s main goal is to reflect about some precepts regarding the theme of female work, in order to discuss the conceptual aspects of the sexual division of labor as well as the emancipating possibilities of some cooperative’s experiences with artisan women. This initiative started with academic research projects that are being done by the authors, with artisan women participating in the cooperatives of production and commercialization, in Alvorada and Pelotas/RS. The academic research, starting with the valuing of the journeys of the people involved, has enabled the women to remake the paths lived and re-frame their life experiences, especially in respect to the aspects female work world. It seeks, therefore, to realize the investigative process as part of any life journey of the workers involved, of the artisans as well as of the researchers, added to the fact that the research process, seen in this perspective, can constitute an opportunity to reflect about their journey, in view of projecting both the group’s and individual’s future. <![CDATA[Estratégia de comercialização para melhorar a renda de pequenos produtores familiares rurais de leite]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es A importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico vem ganhando maior força nos últimos anos em razão do impulso gerado pela ampliação da discussão sobre o desenvolvimento sustentável, maior segurança alimentar, geração de emprego e renda. A comercialização é um dos principais gargalos para o desenvolvimento desse sistema de produção. Este estudo refere-se à estratégia de comercialização para a atividade leiteira nos assentamentos rurais nos municípios de Peabirú e Quinta do Sol, onde 53% das propriedades familiares dedicam-se à produção do leite. Também faz parte do estudo, o grupo de produtores familiares de leite do município de Engenheiro Beltrão. Os resultados da pesquisa mostram a viabilidade de uma estratégia de comercialização que os une por meio de uma logística de coleta do leite de cada produtor individual para aumentar o volume e viabilizar a venda com melhores preços e mais independência por meio da formação de um empreendimento coletivo autogestionário.<hr/>The importance of family agriculture for economic development grows in recent years in consequence of the momentum generated by the expansion of the discussion about sustainable development, improved food security, generation of employment and income. Marketing is a major key for the development of this production system. This study refers to the marketing strategy for milkmaid activity in a small rural holding in the municipalities of Peabirú and Quinta do Sol, where 53% of home farm are engaged in milk production. Also part of the study, is the group of family producers of milk in the city of Engenheiro Beltrão . The research’s result shows the viability of a marketing strategy that unites them through the logistic of milk gathering from each producer so as to increase the volume and to make sale with better prices with more independence through the formation of a collective enterprise of self-management. <![CDATA[Lendo Stella: um mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O filme Stella, dirigido por Sylvie Verheyde, serviu-me de mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental. Dele aproveitei-me para destacar aspectos importantes no currículo dessa escola. Tomando-o como inspiração, defendi a importância da arte e da literatura no currículo. Sustentei que no processo de ampliação da percepção e da sensibilidade, faz-se útil a assistência de intérpretes munidos com dados não suficientemente disponíveis à experiência individual. Daí o valor de um bom professor. Abordei, a seguir, o conhecimento escolar no ensino fundamental, analisando questões envolvidas nos processos de seleção e organização desse conhecimento, destacando sua importância e rejeitando a supervalorização da experiência do aluno em algumas propostas curriculares. Argumentei também a favor da definição de conteúdos básicos nas escolas, com o apoio das secretarias municipais locais. Considerei como desafio, no ensino fundamental, pensar em conteúdos básicos que não sejam propostos por uma comissão de especialistas nem impostos de cima para baixo, em todo o país. Defendi, então, a formação de uma parceria entre a escola e o governo local, por meio de uma qualidade negociada, via currículo.<hr/>Drawing on the movie Stella, directed by Sylvie Verheyde, I reflected about what is fundamental at the fundamental level school. I took advantage of the film to emphasize central aspects of school curriculum. Inspired on it, I argued for the importance of art and literature in the curriculum. I suggested that it is useful to have the support of interpreters, in the process of amplifying perception and sensitivity at school, that could offer data and information that individual experiences do not provide. Therefore, the value of a good teacher can be stressed. I focused, then, on school knowledge at fundamental school, analyzing issues involved in the processes of selecting and organizing this knowledge. I pointed out its importance and rejected the overemphasis on students’ experiences in some curricular proposals. I argued for the definition of basic curricular contents with the help of local educational authorities. I considered as a challenge the reflection on these contents, that need to be selected and organized at school level and not imposed by central authorities. I suggested that a partnership between school and local educational authorities could contribute to educational quality through the curriculum process, derived from a compromise between these two levels. <![CDATA[Revolucionando a educação multicultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432010000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora a forma como a educação multicultural e os ideais democráticos na educação pública têm sido enfraquecidos pela globalização do capitalismo, uma vez que homenageia a falsa diversidade com formas superficiais do multiculturalismo, enquanto a defesa da cultura de consumo como modo de vida ideal, com o qual as pessoas devem se conformar. Os autores analisam como a pedagogia crítica revolucionária pode ajudar a combater a violência superficial sofrida pelo multiculturalismo e a globalização neoliberal do capitalismo, com sugestões para a contemplação teórica, bem como a prática docente.<hr/>This article explores how multicultural education and democratic ideals in public education have been undercut by the globalization of capitalism that pays false homage to diversity with superficial forms of multiculturalism while upholding consumer culture as the ideal life-way to which all people should conform. The authors explore how revolutionary critical pedagogy can help counter the violence incurred by superficial multiculturalism and neoliberal globalization of capitalism with suggestions for theoretical contemplation as well as teacher practice.