Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320110001&lang=pt vol. 20 num. 35 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A dimensão da espiritualidade no processo de constituição identitária do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva divulgar uma pesquisa feita para compreender como a dimensão da espiritualidade contribui e participa da constituição identitária de professores. Como referencial teórico, quanto à identidade profissional, recorre-se a Dubar e Bauman. Para explicar a escola como espaço para a constituição identitária, busca-se Berger e Luckmann. Os mesmos propõem compreender a necessidade de comunidades de apoio no processo criação de sentido de vida e, consequentemente, de constituição identitária. Na escola, as várias dimensões do professor são acionadas cotidianamente. Recorre-se a Placco, que propõe que se considere a sincronicidade entre essas dimensões, dentre elas, propõe-se a dimensão da espiritualidade. Para compreensão da dimensão da espiritualidade, usa-se Frankl, que propõe a espiritualidade como o sentido da vida de cada pessoa. Todos os autores do referencial propõem a busca de sentido como movimento central ao ser humano. Realizou-se a pesquisa em uma escola confessional na cidade de São Paulo, com cinco professores do Ensino Médio, a diretora e a coordenadora pedagógica. Considera-se que a espiritualidade é essencial para o docente e um meio pelo qual se pode atuar na reflexão dele sobre seu sentido de vida e sobre o sentido de sua atuação profissional, atingindo o alvo final da educação.<hr/>This paper aims to discuss how teacher spiritual dimension contributes to his or her identity process. The theories brought forth are the following: Dubar and Bauman to discuss the identity constitution process, Berger and Luckmann to discuss the necessity of community in the process of meaning construction. Placco proposes that we consider the multiple dimensions of a teacher and how they interact with each other in the teaching process. To these dimensions, we have added the spiritual dimension and for this purpose we use Frankl´s proposition of spirituality as revealing meaning in man´s acts. This research was done in a confessional school in the city of São Paulo, with five teachers, the school director and the pedagogical coordinator. Finally, it is considered that spirituality is essential to the teacher and is a way by which one can work with teachers on the meaning they give to life, and consequently on how they can help students reach schools aim. <![CDATA[Ciclos festivos na escola pública e pluralismo religioso: conflitos e interações. Um ensaio por uma abordagem teórico-metodológica do estudo da festa no espaço escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da escola pública como campo empírico, o objetivo do trabalho é intensificar o debate sobre a pluralidade religiosa existente nesse espaço e, por meio dos Ciclos Festivos, analisar e compreender a interação/sociabilidade dos agentes envolvidos no contexto. As festas escolares, historicamente construídas sobre elementos religiosos, são momentos privilegiados de vivência coletiva, atitudes reivindicatórias e busca por reconhecimento. A reconfiguração das festas nos faz pensar nos objetivos desses momentos, na interação dos agentes, como são representados e respeitados na sua identidade religiosa.<hr/>Taking public schools as an empirical field, the objective of this paper is to contribute to the debate about religious diversity in such space and comprehend, by the analysis of the traditional feasts cycles, the interaction/sociability of agents involved in this context. School feasts, historically based upon religious elements, are periods of significant collective experience, reclamations, and recognition search. The reconfiguration of these feasts help us to think about the objectives of these moments, the agents’ interaction and about the ways they are represented and respected in their religious identity. <![CDATA[Cinema e religião em Santo Forte, de Eduardo Coutinho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo principal do artigo é mostrar como o filme Santo Forte aborda a questão da religião frequentada por seus personagens, como o diretor construiu este filme e suas possibilidades interpretativas. Para a realização deste artigo foi executada uma decupagem total do filme, que compreende a descrição das imagens e a transcrição das falas. De posse deste material, foi possível criar uma interlocução entre as sequências do filme e teóricos de várias áreas, como os do cinema, da religião e da educação. Primeiramente, o artigo mostra o surgimento da ideia para a realização do filme e traça um panorama de como cada personagem, por ordem de entrada no filme, fala sobre sua religiosidade. Posteriormente, uma das personagens é escolhida com o objetivo de analisar como o “sagrado e o profano” podem estar interligados em algumas expressões religiosas. Consideramos também que a postura do diretor e a própria edição do filme nos ensinam a ouvir o outro e a entender como a religião participa da vida das pessoas, e o quanto cada um de nós é constituído pelas religiões com as quais comungamos.<hr/>The principal objective of this paper is to describe how the film Santo Forte discusses the Religion issue frequented by his characters, and also how the director has built this movie and its interpretive possibilities. This article was realized by a whole movie’s decoupage, which has included the description of images and a transcription of the speeches. Working on this material, it was possible to create a dialogue between the sequences of the movie and several theoretical areas such as Cinema, Religion and Education. First, the article shows the emergence of the idea in making the movie and provides an overview of as each character, in order of appearance in the film, talking about his religiosity. Later, one of the characters is chosen to analyze the way that the “sacred and profane” might be linked in some religious expressions. We also believe it was the director’s attitude and even how the movie was edited by him that have leaded us to a good understanding about listening each other and how the religion makes part of people’s lives. Finally, the article discusses about how the religion composes each one of us according to the way we was chosen for sharing it. <![CDATA[Secularización y cultura (s) católica (s) entre jóvenes universitarios de Mérida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo es comprender cómo tres grupos de jóvenes pertenecientes a tres distintos tipos de universidades construyen sus respectivas culturas católicas y cuál es el significado que le asignan a su religión y a determinadas creencias y prácticas religiosas que aprendieron en su infancia y adolescencia. Para ello entrevisté a 75 estudiantes de una universidad pública, una laica y una religiosa.<hr/>This paper aims at understanding how tree groups of youths, pertaining to three distinct universities, are constructing their respecting catholic cultures and what meaning do they assign to their religion and to the practices and beliefs they have learned during childhood and adolescence. Seventy-five students were interviewed from three universities: a public, a secular and a religious one. <![CDATA[Produção, circulação e leitura de textos religiosos em prosa e verso: educação católica na literatura de folhetos do Nordeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto trata sobre educação religiosa realizada à distância por meio de folhetos organizados no formato da literatura de cordel pela Igreja Católica para divulgar princípios religiosos com os quais pretendeu doutrinar grupos sociais do interior do Nordeste, entre as duas primeiras décadas do século XX. Os folhetos com trezenas, novenas, benditos, ofícios, ladainhas e orações destinadas a vários santos foram levantados na Coleção José Aderaldo Castelo do Instituto de Estudos Brasileiro da USP. Observando a linguagem imperativa e a vida dos santos narrada na segunda pessoa do plural, percebemos que os folhetos foram elaborados por padres, monsenhores, bispos, que versavam e prosavam da Igreja Católica para a leitura/audição de outros sujeitos. Por que a Igreja Católica utilizou o folheto para difundir sua doutrina? Para quem se destinavam as produções desses folhetos? Como aspectos e fragmentos dessa educação religiosa foram incorporados como práticas religiosas? Como poetas e impressores produziram folhetos elaborando histórias, orações e práticas religiosas que permaneceram na memória e no imaginário de grupos pautados em tradições de oralidade e escritura? São questões desafiadoras e complexas que possibilitaram refletir e analisar como grupos incorporaram seletivamente escritura e oralidade aferindo permanentes significados na constituição/reconstituição de culturas religiosas.<hr/>This text is about religious distance education via booklets known as cordel (string) literature realized by the Catholic Church to promote its religious principles. They were used to indoctrinate social groups in the Northeast, during the first two decades of the twentieth century. The leaflets with “trezenas”(three days prayer), novenas, blessed, crafts, litanies and prayers to various saints were encountered in the Collection of Aderaldo Jose Castelo, from the Institute of Brazilian Studies at the University of Sao Paolo (USP). Having note the imperative language and the life of the saints narrated in the second person of plural, we realized that these texts were written by priests and monsignors bishops, who wrote in verse and prose about the Catholic Church for the reading and listening of others. Why did the Catholic Church use these booklets to disseminate its doctrine? To whom was intended the productions of the leaflets? How do these aspects and fragments of this cultural and religious tradition were incorporated as religious practices? How did the poets and printers produce leaflets developing stories, prayers and religious practices that remained in the memory and imagination of groups guided by traditions of orality and writing? Those are challenging and complex issues that allow reflection and analysis about how groups selectively incorporated writing and speaking in the permanent constitution / reconstitution of religious cultures. <![CDATA[Família, escola e religião. Que conflitos e negociações?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados parciais do projeto “Conflitos, negociações e regulação: conversão religiosa na esfera conjugal”, em fase de análise de dados. O projeto, que conta com o apoio financeiro do CNPq, trata da questão da diversidade religiosa na família e na escola e privilegia uma bibliografia multidisciplinar, com forte abordagem socioantropológica. Por meio de entrevistas, de grupos focais e de histórias de família, realizadas em Salvador, com famílias de camadas populares e médias, caracterizadas pela presença de vários credos, buscamos uma compreensão dos conflitos e suas formas de regulação com base na análise de uma cadeia de significados que não pode ser interpretada senão pelo mapeamento do lugar que cada um ocupa dentro da rede familiar. A escola aparece como um dos espaços de tensão e as expectativas que a família nutre sobre o seu papel nos ajudam a entender a origem dos conflitos entre família e escola quando o tema é religião.<hr/>This paper present the first results of the research project “Conflicts, negotiations and regulation: religious conversion in the conjugal sphere”. The project, financed by the CNPq, deals with the question of the religious diversity among families and schools, and it privileges a multidisciplinary bibliography, with a strong socio-anthropological approach. The research is based on interviews, focal groups and family accounts, collected in Salvador among families of popular and intermediate levels and of different creeds. What is being searched is the comprehension of the conflicts and their forms of regulation through the analysis of a chain of meanings that can only be interpreted by the definition of the mapping of the place of each member inside the families’ web. School pops up as one of the spaces of tension, and the expectations bred by the family around it’s role, help us to understand the origins of the conflicts existing between the family and the school when religion is on stake. <![CDATA[A escola dominical presbiteriana: disseminação de saberes e práticas educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto propõe apresentar o modelo pedagógico das Escolas Dominicais Presbiterianas no Brasil, caracterizando-as como um espaço de educação extraescolar presente nas igrejas protestantes. Tem o objetivo de analisar de que maneira as Escolas Dominicais Presbiterianas eram organizadas, verificando a metodologia utilizada. O recorte teórico-metodológico está pautado em Roger Chartier (1999), Dominique Julia (2001), Jorge Nascimento (2008) e Carlo Ginzburg (2007), os quais oferecem categorias de análise como representações, cultura escolar, educação extraescolar e método indiciário. Esse trabalho insere-se na perspectiva da Nova História Cultural, a qual permite aos pesquisadores de História da Educação ultrapassar barreiras do seu objeto de estudo, explorando outras áreas do conhecimento. As fontes utilizadas para o embasamento deste texto foram Importância da Pedagogia Religiosa na Consolidação da Igreja Presbiteriana do Brasil (KERR, 1925) e a Primeira Convenção Regional das Escolas Dominicais no Rio de Janeiro (REIS, 1909). Os resultados apresentam a Escola Dominical como um espaço de realização de práticas pedagógicas no qual o principal objetivo era ensinar a doutrina protestante por meio da Bíblia. As Escolas Dominicais tornaram-se um ambiente relevante de contato dos novos convertidos com a nova cultura religiosa, aprendendo a interpretar a Bíblia.<hr/>This paper proposes to study the pedagogical model of the Presbyterian Sunday School in Brazil, characterizing it as a space for non-scholar education common in Protestant churches. We aim to analyze how the Presbyterian Sunday Schools were organized evaluating the methodology of teaching that was used. Our theoretical and methodological approach is based upon Roger Chartier (1999), Dominique Julia (2001), Jorge Nascimento (2008) and Carlo Ginzburg (2007), which offer categories of analysis such as: representations, school culture, extra-curricular education, and the indexical method . This work fits into the perspective of the New Cultural History, which enables researchers in History of Education to transcend the frontiers of their object of study, exploring other areas of knowledge. Our main documentary sources were Importance of Religious Education in the Consolidation of the Presbyterian Church of Brazil (KERR, 1925) and the First Regional Convention of the Sunday Schools in Rio de Janeiro (REIS, 1909). The results show Sunday School as a setting for the implementation of educational practices, where the main goal was to teach the Protestant doctrine through the Bible. The Sunday School became a relevant environment where new converts could met with a new religious culture and learned to interpret the Bible. <![CDATA[De benevolências, vocações e fraternidades: discursos da seara da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca analisar algumas teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos. Trata de problematizar as relações com os modos de pensar a Educação tão marcada por uma das bandeiras da Revolução Francesa: a fraternidade. Selecionou-se essa figura da modernidade com base na crítica nietzscheana aos ideais da Revolução Francesa como emblemas dessa episteme. Assim, um dos achados da pesquisa refere-se ao traço marcado e delimitado da episteme moderna. Mesmo quando tais discursos pretendem a crítica dos fundamentos educacionais modernos, reencontram-se inscritos no solo positivo da episteme moderna, que longe de representar apenas um período histórico das Ciências, é um modo hegemônico de estabelecer relações com a Verdade e com a Moral.<hr/>This paper aims to analyze thesis of the graduated program in Education at the University Unisinos . We analyze the relations with the ways of thinking Education that are marked by one element of the French Revolution motto: Fraternity. We selected this figure of modernity on the base of Nietzsche’s critique of the French Revolution’s ideals as symbols of this episteme. Therefore, one of the discoveries of the research is the marked and delimited trait of the modern episteme. Even when such discourses intend the critique of the modern educational foundations, they are nevertheless rooted in the positive ground of the modern episteme, which, far from representing only a historical period of Sciences, is a hegemonic way of establishing relations with Truth and Morality. <![CDATA[Educação e religião: notas sobre ensino e aprendizagens terapêuticas no SCS da Ipda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo principal refletir sobre o aprendizado do sistema de cuidado com a saúde no pentecostalismo; especificamente, procura compreender experiências de formação de ensino e aprendizado dos terapeutas e observar formas de educar os modos de atenção corporal de curadores e pacientes no âmbito do “ritual de cura”. O presente trabalho concentra-se em igrejas pentecostais, buscando pontuar algumas especificidades de sua cosmovisão de modo a entender como se dá a inserção de pessoas com problemas de saúde em tais espaços. Considera-se aqui que os relatos de experiências de recebimento de Espírito Santo e da carreira do terapeuta são como estratégias didáticas para difusão e ensinamento do SCS da IPDA (Igreja Pentecostal Deus é Amor). Especificamente, a experiência terapêutica é antes de tudo um aprendizado corporal em que traços do universo simbólico do pentecostalismo são compreendidos com base em representações e práticas pentecostais que atualizam e redirecionam a carreira do doente. <![CDATA[La religión como producto turístico: el caso de los Altos de Jalisco, México]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo del presente trabajo es mostrar la experiencia de la región de los Altos de Jalisco, con respecto al imaginario difundido para su promoción turística y el impacto que ha tenido en sus visitantes. Para ello, se hizo una revisión bibliográfica de diversos artículos acerca de turismo religioso tanto de sitios nacionales como internacionales, así como de artículos que tienen que ver con turismo y crecimiento económico o turismo y planeación económica. De igual forma se realizó la revisión y análisis del material promocional turístico de la región alteña, y se levantaron 1,500 encuestas a turistas para identificar el motivo de visita y el conocimiento que se tienes sobre la región. Como resultado se han podido encontrar datos que muestran que la difusión de esta región realizada por la dependencia gubernamental responsable de ello, y su estrategia para desarrollar una ruta turística ha tenido un impacto mínimo en los turistas. En conclusión, a diferencia del turismo religioso europeo, el de los Altos sigue teniendo más carácter devocional a pesar de los esfuerzos para su promoción turística.<hr/>This paper aims at showing the experience of the region of the Altos de Jalisco (Mexico), regarding the imaginary world diffused for its touristic promotion and how it had impacted visitors. We initiate by a review of the literature about religious tourism in Mexico and other countries, as well as about tourism and economic growth, and tourism and economic planning. We also analyzed the touristic promotional material of the region. A thousand and five hundreds tourists were inquired about their motives and their knowledge of the region. Our results show data which indicates that the government diffusion of this region, as well at the strategy to create a touristic itinerary, have had a very small influences over tourists. We conclude that, differently from the European religious tourism, the Altos de Jalisco tourism presents a more devoted haracter in spite of the efforts made for its touristic promotion. <![CDATA[Intelectuais, educação e catolicismo na capital do Paraná (1929-1954)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar o processo de organização do laicato católico na cidade de Curitiba no período de 1929 a 1954, enfatizando sua ação no Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB). Esta narrativa desloca-se entre a ação dos intelectuais católicos que visava estabelecer o CEB e suas práticas discursivas que objetivavam promover a cosmovisão religiosa entre a juventude curitibana. Em sentido mais preciso, analisa os sentidos dos enunciados promovidos pelo laicato católico, privilegiando suas redes de filiação e de socialização (campo), suas visões de mundo (representações/ conhecimento) e seus modos de dizer (discursos). Apoia-se nos documentos do arquivo do CEB, particularmente nos artigos publicados em sua revista, os quais são analisados sob a perspectiva da história da educação e da história intelectual da educação, visando restituir o projeto do laicato católico no Paraná, sem esquecer o contexto nacional e internacional como pano de fundo do movimento romanizador da Igreja Católica.<hr/>The present article proposes an analysis of the organizational process of the Catholic laity in the city of Curitiba from 1929 to 1954, highlighting its activity in the Bandeirantes Study Circle (BSC). The narrative shifts between the acts of the Catholic intellectuals aiming to establish the BSC and their discourse intended to promote a religious cosmic view among the young generation of Curitiba. In a stricter sense, it analyses the meaning underlying the pronouncements of the Catholic laity, which favour its affiliation networks and socialization (field), its worldviews (representations/ knowledge) and manners of expressing (speeches). It bases itself on documents from the BSC archives, particularly the ones published in their magazine and which are analysed from the perspective of history of education and intellectual history of education, aiming at restoring the project of the Catholic laity in Paraná without neglecting the national and international contexts as the backdrop of the Romanizing movement of the Catholic Church. <![CDATA[Reeducando la mirada. Reflexiones sobre la refiguración de nociones católicas entre practicantes de terapias alternativas en Buenos Aires- Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el presente artículo, las autoras analizan las transformaciones y refiguraciones de algunas nociones propias de la cosmovisión católica desde la perspectiva de usuarios de disciplinas de la Nueva Era en la ciudad de Buenos Aires. Para ello, indagan en el relato de hombres y mujeres que, habiendo sido socializados en los valores y la cultura de la Iglesia Católica, han iniciado un camino de búsqueda en diversas prácticas alternativas. Dicho proceso de aprendizaje y aprehensión ha implicado la sumatoria de nuevas perspectivas cosmovisionales, y por ende, la resemantización de parte de las tramas de sentido que explican y fundan la eficacia de los medios de redención y las reglas del acercamiento a Dios.<hr/>In this article, the authors analyze the meaning of the re-assignment of knowledge of the catholic worldview from the users of disciplines new age’s point of view in Buenos Aires (Argentina). In order to this, they analyze the narratives of men and women who, having socialized in the values and the culture of the Catholic Church, have initiated a way search in New Age’s practices. Throughout them work, the authors empathized that the process of learning and apprehension has implied a mix of different perspectives, and therefore, the re assignment from the sense that explain and found the effectiveness of redemption and the rules of the God approach. <![CDATA[“Deus é quem sabe”: transcendência da verdade e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado numa reflexão sobre a dimensão hermenêutica da racionalidade humana, este artigo analisa como, na filosofia antiga, destaca-se a transcendência da verdade, e mostra que a visão da educação muda profundamente quando não se admite tal transcendência, como no caso dos sofistas. Essas considerações fundamentam o esboço de uma ”espiritualidade do conhecimento”, para um saber que não elimine o Mistério, porque morar num mundo humano significa morar no Mistério da alteridade: alteridade da natureza, dos outros, do Outro. Para este fim, recorre-se à história e figura bíblica de Moisés, como paradigma de uma nova atitude de relação com a verdade, alternativa à busca das certezas que caracteriza a modernidade. Na procura dessas certezas, queremos definir, conferir, possuir; mas isso prejudica a possibilidade do encontro com uma verdade que não se deixa encerrar nas nossas certezas e que permanece sempre inesgotável. Por isso, uma educação que admite a transcendência da verdade será uma educação que ajuda as pessoas a aprender a pensar. E hoje sabemos que o pensar humano não leva à certeza, como queria Descartes, mas à capacidade de lidar com as incertezas.<hr/>Based on a reflection on the hermeneutic dimension of human rationality, this article examines how, in ancient philosophy, it highlights the transcendence of truth, and shows that the vision of education is profoundly changed when one does not admit such transcendence, like on the philosophy of the sophists. These considerations underlie the outline of a “spirituality of knowledge” to know that one does not eliminate the mystery, because to live in a human world means living in the mystery of otherness: otherness of nature, others, the Other. To this end, we resort to history and the biblical figure of Moses as a paradigm of a new attitude of seeking truth, seeking an alternative to the certainty that characterizes Modernity. In pursuit of these certainties, we want to define, give, possess, but it undermines the possibility of finding a truth that is not confined in our certitudes and that always remains inexhaustible. Therefore, an education that acknowledges the transcendence of truth will be an education that helps people learn to think. And today we know that human thinking does not lead to certainty, as wanted Descartes, but the ability to cope with uncertainty. <![CDATA[Educando (com) os sentidos: escrita, oralidade e estesia no processo de educação continuada das religiões afro-brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de estudar os processos educativos nas religiões afro-brasileiras em paralelo à educação escolar, são analisadas cantigas e outros objetos, práticas e seres que participam da iniciação religiosa em terreiros de umbanda e de candomblé no Rio de Janeiro, associados a reflexões sobre as religiões afro-brasileiras publicadas em livros e revistas. Observa-se a crescente presença da escrita nesse contexto formativo, embora com a dominância da oralidade e de outros meios de comunicação, os quais demandam a constante educação dos sentidos. Estas práticas de educação continuada baseadas na estesia sugerem a articulação das mesmas às práticas de educação formal nas escolas.<hr/>Aiming to study, in parallel, educational processes in African-Brazilian religions and school education, this paper analyzes songs as well as objects, practices and beings participating in religious initiation of the umbanda’s and candomblé’s terreiros in Rio de Janeiro, in the light of reflections upon African-Brazilian religions published in books and periodicals. One can note the growing presence of the writing form in this educational context, but still with the dominance of orality and other media, which require constant education of the senses. These practices of permanent education based on aesthesia suggest the articulation of these practices with formal education in schools. <![CDATA[Notas sobre o aprendizado no candomblé]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo examinar o processo de aprendizado no candomblé. Partindo da noção de aprendizado como treino da atenção, proposta pelo antropólogo Tim Ingold, procura mostrar os meios, técnicas e relações por meio dos quais os novos ingressos em um terreiro vêm a se tornar membros experientes. O artigo está fundamentado em pesquisa de campo realizada em terreiros de Salvador, incluindo observação de atividades e realização de entrevistas. Aprender no candomblé envolve o desenvolvimento de habilidades diversas por meio de um engajamento ativo do corpo em contextos multissensoriais carregados de significado. Embora a sujeição aos mais velhos defina o contexto relacional em que os novatos aprendem, a dinâmica de aprendizado no candomblé abarca relações variadas (que incluem as próprias entidades), nas quais os papéis de aprendiz e instrutor mostram-se móveis e são frequentemente invertidos.<hr/>This paper examines the process of learning in Candomblé. Following Ingold’s analysis of learning as “training of attention”, it aims to shed light on the modes, techniques and relations through which new members of Candomblé become experienced participants. The paper is based on fieldwork among terreiros (Afro-Brazilian cult centers) of the city of Salvador, Bahia. It shows that learning in Candomblé involves the development of skills through an active engagement of the body in contexts which are both sensuous and meaningful. Although submission to elders defines the relational context through which new members learn, the dynamics of learning involves a complex web of relations (including those with the gods themselves) in which the roles of novice and master are often inverted. <![CDATA[Religiosidade, feitiçaria e poder na África e no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto fundamenta-se na premissa de que os referentes culturais influenciam na conformação das variadas modalidades de práticas religiosas. Diferente das concepções individualizantes de religião no Ocidente, as religiosidades de origem africana baseiam-se na experiência coletiva de cultuar os deuses. Dança, música, transe e as realizações positivas aqui na terra são fundamentais nessas religiosidades. Na atualidade, ainda que os discursos da modernidade estruturem e orientem parte das ações dos indivíduos, é significativa a influência das crenças e representações religiosas afro-brasileiras, inclusive a ideologia da feitiçaria, em nossa sociedade.<hr/>The text is based on the premise that cultural referents shape the modalities of religious practices. Unlike western individualistic conceptions of religion, the religiosity of African origin is based on the collective experience of worshiping the gods. Dance, music, trance and the positive achievements on earth constitute the basic elements in this religious perspective. Nowadays, even if discourses about modernity structure and orientate part of the actions of individuals in Brazil, there still remains a significant influence of Afro-Brazilian religious beliefs and representations, including the ideology of witchcraft. <![CDATA[Juan Soldado, protector sobrenatural de los migrantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los trabajadores mexicanos han emigrado a Estados Unidos de América desde mediados del siglo XIX y como producto de la profunda tradición religiosa heredada de España, han buscado apoyo sobrenatural para lograr sus objetivos: cruzar la frontera de manera ilegal y obtener un puesto de trabajo que haga posible enviar recursos económicos a sus familiares. En este tenor se creó un “protector sobrenatural inédito”: Juan Soldado quien en vida había sido un asesino y violador confeso.<hr/>Mexican workers have migrated to the United States from the middle of the ninetieth century. As a consequence of the deep religious tradition herded from Spain, they have been looking for supernatural support in order to attain their objectives: to cross the frontier in an illegal way so to get a job which would make possible to send money to their family. In this context was created an “unedited supernatural protector”, Juan Soldado, who during his lifetime had been a confessed rapist and murderer. <![CDATA[Resistência cultural de estudantes negros (as) da roça nas escolas públicas de Santa Bárbara- Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa é uma reflexão sobre a trajetória de estudantes negros/negras da roça e suas interações com a escola. Foi desenvolvida em Santa Bárbara, Bahia. O aporte teórico-conceitual utilizado é dos estudos culturais. Fomentou-se a reflexão sobre inter-relações entre roça, cultura, identidade, escola e resistência. Através do método da História Oral e de entrevistas individuais com estudantes/ ex-estudantes da roça deste município, buscou-se responder à questão: quais estratégias os(as) estudantes negros(as) utilizam na escola como forma de preservação de costumes e tradições negras e rurais, como forma de resistência cultural? Uma das discussões de fundo ancora-se no significado da roça, espaço que experimentou um processo de reterritorialização. Alguns resultados confirmam achados de outros pesquisadores. A relação entre esses estudantes e a escola é marcada, de um lado, por preconceitos, estereótipos e discriminação e, do outro, por variadas formas de resistência cultural. Embora nem todos entrevistados se identifiquem como negros(as), há nos seus relatos trechos que contam experiências marcadas pela discriminação, pelo racismo, fenômenos camuflados em “brincadeiras” difundidas no espaço escolar. A resistência cultural se efetiva na escola através de estratégias que vão desde a aprovação à indisciplina, repetência e evasão. A escola se constitui num espaço contestado por meio de jogos cotidianos que deslocam e/ou seduzem a “Verdade”. A escola contemporânea vem experimentando efeitos de políticas públicas voltadas para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Entretanto, em Santa Bárbara, as políticas de ações afirmativas, voltadas para a reparação de desigualdades sociais, ainda não se tornaram efetivamente uma realidade.<hr/>This research is a reflection about black rural students and their interactions with school. It was realized in Santa Barbara, Bahia. It is rooted on cultural studies and promotes reflection about interrelations between rural world, culture, identity, school and resistance. We use oral history and private interview so that we could answer the following question: which strategies do the black students use to preserve their afro-brazilian and rural traditions in school, as ways of cultural resistance? One of the background discussions is based on the meaning of roça, a rural space of small agricultural production which is passing through a repossession process. Our results corroborate others found by other researchers. The relationship between these students and school is marked, on one hand, by prejudices, stereotypes and discrimination, and on the other hand, by many ways of cultural resistance. However not all the interviewees identify themselves as blacks, we identified in their speeches parts that talked about their experiences of being racially discriminated through “jokes” that took place in the school. The cultural resistance manifests itself in school by strategies ranging from the indiscipline, repetition and dropout. The school constitutes itself in a contested space through daily games which camouflage the “Truth”. The present Brazilian school is experimenting public politics which aim a more fair and democratic society society. At this time in Santa Barbara, however, affirmative action policies, toward social equality, have not yet effectively been enforced. <![CDATA[O lugar da pesquisa no currículo da formação inicial dos professores de Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432011000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objetivo analisar o lugar da pesquisa no currículo de um curso de formação inicial de professores de Educação Física para a Educação Básica. Buscou-se compreender se a pesquisa é componente integrante nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, além de analisar a concepção de pesquisa estabelecida no Projeto Político Pedagógico do curso de formação, e a percepção dos interlocutores sobre a inclusão da pesquisa no currículo do curso. Foram utilizados como procedimentos de pesquisa a análise documental, o questionário e o grupo focal. A pesquisa foi realizada em uma instituição localizada na cidade de Goiânia e os interlocutores foram docentes e discentes do curso. Foi compreendido que a pesquisa está incluída nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do professor para Educação Básica como um dos seus princípios norteadores para o preparo e o exercício profissional, mas em uma perspectiva pragmática, aprisionada exclusivamente ao processo de ensino/aprendizagem e diferenciada da pesquisa científica. No Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física a pesquisa está incluída como um meio de produção de conhecimento e posta como princípio nuclear em uma relação indissociável com o ensino e a extensão em todas as disciplinas. Os interlocutores reconheceram a pesquisa como um importante elemento do currículo. Ficou evidente que a inclusão da pesquisa no currículo do curso de formação de professores de Educação Física superou a perspectiva pragmática estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores para a Educação Básica.<hr/>This study aimed to analyze the role of research in a program of initial formation for teacher of Physical Education for Basic Education. We tried to understand if research is an integral component of the National Curriculum for Teacher Training for Basic Education, and analyzing the research design established in the Political Pedagogical Project of the training course, and the perception of participants upon inclusion of research in the course program. We have used the following as research tools: document analysis, questionnaire, and focus group. The research was conducted in an institution located in the city of Goiânia (Goais, Brazil) with teachers and students of the course. It was understood that research is included in the National Curriculum Guidelines for training of teachers for basic education as one of its guiding principles for preparation and professional practice, but in a pragmatic perspective, restricted solely to the process of teaching and learning and differentiated from scientific research. In the Political-Pedagogical Degree in Physical Education, research is included as a means of knowledge’s production and its indissoluble relation with education in all disciplines is set as a core principle. The speakers acknowledged the survey as an important element of the program. It was evident that the inclusion of research in the curriculum of teacher training in Physical Education overcame the pragmatic vision established in the National Curriculum Guidelines for the training of teachers in Basic Education.