Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320140001&lang=pt vol. 23 num. 41 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo geral traçar um breve panorama das contribuições de pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escritura com base nos pressupostos científicos da neurociência, enfatizando a importância desses conhecimentos para uma prática pedagógica mais significativa no desenvolvimento da leitura e da escritura. Para isso, buscamos na teoria conexionista os conceitos fundamentais para a compreensão da perspectiva neurocientífica de aquisição da linguagem.<hr/>This paper aims to present a general view of the contributions and researches on cognitive processes of reading and writing learning based on neuroscience and emphasizing the importance of this knowledge for meaningful pedagogical practice on the development of reading and writing. For that, we bring fundamental concepts for comprehending the neuroscience perspective of language acquisition according to the connectionist approach. <![CDATA[A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Conhecer o funcionamento, potencialidades e limitações do sistema nervoso possibilitam atender as demandas do educador frente às dificuldades de aprendizagem, levando a uma contribuição positiva na prática pedagógica. Por isso a importância de perceber os fundamentos sobre neurobiologia cognitiva, necessários no processo ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi verificar se os cursos de Pedagogia e dos Programas Especiais de Formação Pedagógica de docentes no Brasil têm incorporado em suas propostas pedagógicas os conhecimentos sobre a neurociência. Assim, foram realizadas análises nas matrizes curriculares desses cursos. Complementando o estudo, foi feita uma consulta ao banco de Teses e Dissertações da Capes, para identificar as publicações nacionais acadêmicas sobre essa temática. Os resultados permitem afirmar que a neurociência cognitiva na área educacional ainda não é uma realidade, haja vista a falta de disciplinas relacionadas com a neurociência na maioria das matrizes curriculares dos cursos pesquisados. Os dados, portanto, indicam a necessidade de uma revisão nos currículos dos profissionais da Educação. Analisando a produção nacional sobre a neurociência na educação, percebe-se que a pesquisa sobre este tema encontra-se tímida, embora exista um interesse cada vez maior nos últimos dez anos.<hr/>Understanding the nervous system function, its capabilities and limitations may help educators to solve their demands through new ways of viewing their pedagogical practice when facing learning difficulties. This is why it is important to understand the fundamentals of cognitive neurobiology required for teaching and learning processes. In this perspective, the objective of this study was to check whether Pedagogy courses and Special Programs for teacher training in Brazil have incorporated into their pedagogical practice the knowledge of neuroscience. Thus the curricular schedules of these courses were analyzed. In order to complement this study, thesis and dissertations from Capes were also analyzed in an attempt to identify national academic publication on this topic. The results indicate that cognitive neuroscience in education is not yet a reality, given the lack of disciplines related to neuroscience in most curricular courses analyzed. Thereby, it is necessary a revision of the curricula of teacher training courses. When we analyze the national studies on neuroscience and its application in education, it is clear that there are few researches on this topic, although there is a growing interest on it in the last ten years. <![CDATA[Vivência e afetação na sala de aula: um diálogo entre Vigotski e Espinosa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vigotski e Baruch de Espinosa. O aprofundamento em torno da teoria de Vigotski revela que ele encontrou em Espinosa a sustentação filosófica que explica a relação entre afeto e intelecto no desenvolvimento do psiquismo humano. Com base nisso, propomos um diálogo entre Vigostki por meio da categoria vivência, e Espinosa a partir da categoria afetação. O estudo vem sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base na obra Ética de Espinosa e nos textos pedológicos escritos por Vigotski, precisamente La crisis de los siete años, A questão do meio na pedologia e Psicologia pedagógica. Os resultados apontam que vivências alegres aumentam a potência de agir de alunos e professores. O aumento da potência de agir significa também o aumento da potência de pensar, ou seja, significa maior consciência na atividade. Para o aluno, significa vivenciar aprendizagens que façam sentido para sua vida, ou seja, o que lhe traz felicidade. Para o professor, significa saber o que faz, isto é, maior autonomia no trabalho. Portanto, as vivências que constituem encontros alegres produzem afetações que ajudam na constituição de sujeitos mais emancipados.<hr/>This paper presents theoretical reflections on the contributions of Lev SemionovichVygotsky and Baruch Spinoza. The analytical deepening of the theory of Vygotsky reveals that his ideas for explaining the relation between affection and intellect in the development of the human psyche are philosophically based on Espinosa. Thus we propose a dialogue between Vygostky, analyzing the experience, and Espinosa, analyzing the affectation. This study has being carried out through bibliographical research based on the Spinoza work Ethics and on the pedological texts written by Vygotsky, precisely, The seven-year crisis, The question of the environment in the pedology and Educational psychology. The results indicate that joyful experiences increase the power of acting of students and teachers. The increasing power of acting also means increasing power of thinking, that is to say, it means a greater awareness on the activity. For the student, it means to experience learning in a way that makes sense, what brings him happiness. For the teacher, it means knowing what to do, that means greater autonomy. Therefore, the joyful experiences produce affectations that lead to more emancipated subjects. <![CDATA[Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho explora algumas descobertas das neurociências com implicação com a educação, em especial com a aquisição e o aprendizado da escrita. O advento das tecnologias permitiu ampliar substancialmente o funcionamento da linguagem no cérebro humano, como se aprende, processa, evoca ou se esquece o conhecimento verbal. Com base em Damásio e Damásio (2004), Dehaene (2012), Scliar-Cabral (2009), Hassin, Uleman e Bargh (2005), Ausubel (1982), Ausubel, Novak e Hanesian (1983), Izquierdo (2002, 2004), Boujon e Quaireau (2000), discute-se e especulasse sobre as seguintes questões: dissimetrização e invariância na alfabetização; aprendizado indireto, conhecimentos prévios e prática da leitura no contexto escolar; plasticidade cerebral e período crítico; diversidade de estimulação, emoção e nível de processamento na consolidação das memórias; atenção e aprendizagem. Defende-se, por fim, a consideração de achados neurocientíficos no ensino de língua materna.<hr/>This paper explores some findings of neuroscience considering some implications for education, particularly for the acquisition and learning of writing. The advent of technology has allowed a substantially expansion of the knowledge about the functioning of language in the human brain: how we learn, process, evoke and forget the verbal knowledge. Based on Damasio and Damasio (2004), Dehaene (2012), Scliar-Cabral (2009), Hassin, Uleman and Bargh (2005), Ausubel (1982), Ausubel, Novak e Hanesian (1983), Izquierdo (2002, 2004), and Boujon and Quaireau (2000), we discuss and speculate on some questions: desymmetrization and invariance in literacy; indirect learning, previous knowledge and practice of reading in the school context; brain plasticity and critical period; diversity of stimulation, emotion and level of processing in memory consolidation; attention and learning. It is argued, finally, the importance of taking into consideration the neuroscience findings for the teaching of the mother tongue. <![CDATA[Cognoteca: uma alternativa para o exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cognoteca reúne um acervo de materiais e jogos que exercitam habilidades emocionais, cognitivas e sociais. A cognoteca inserida no contexto escolar permite a proposição de atividades curriculares e extracurriculares, contribuindo para fortalecer o enfoque globalizador de educação. Os jogos cognitivos são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Considerando esses recursos, neste trabalho temos o objetivo de apresentar os jogos cognitivos como recurso didático ao exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar. O estudo realizado caracteriza-se como exploratório e foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir da proposição de atividades na cognoteca e observações realizadas no atendimento de turmas e alunos do Ensino Fundamental com crianças de 6 a 10 anos. A partir disso, descrevemos três diferentes formatos de atividades com jogos cognitivos e apontamos algumas contribuições à aprendizagem. Ao mesmo tempo em que apresentamos algumas possibilidades pedagógicas, destacando aspectos relacionados ao planejamento, aos recursos e à organização do espaço no contexto escolar.<hr/>The Cognoteca gathers a collection of materials and games designed to exercise emotional, cognitive and social skills. The cognoteca inserted in the school context allows us to propose curricular and extracurricular activities, which contribute to strengthen the focus on the global education. Cognitive games are a collection of various games which trains cognitive aspects, by proposing the intersection among the concepts of games, fun and cognition. Considering these resources, in this paper, we aim to present the cognitive games as a teaching tool for exercising cognitive, emotional and social skills in the school context. The study is characterized as an exploratory study and it was carried out at Escola de Aplicação at the Federal University of Santa Catarina, based on the proposal of activities in the cognoteca and also on the observations conducted with elementary school children aged from 6 to 10 years. From that, we describe three different activity formats with cognitive games and we point out some contributions to learning. At the same time, we present some pedagogical possibilities, emphasizing the related aspects for planning, resources and organization of space in the school context. <![CDATA[O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula: uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que se reflita sobre o papel da escola, bem como os desafios enfrentados pelo educador frente à tarefa de construção colaborativa de conhecimento.<hr/>In this article, departing from a dynamic approach to language acquisition, we discuss the role played by bi/multilingualism in the acquisition of knowledge. We focus our discussion on the executive control and creativity shown by these learners. This theoretical presentation will pave the way for a discussion on the role played by the school system as well as on the new challenges to be faced by teachers in a cooperative construction of knowledge. <![CDATA[A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os baixos níveis de compreensão leitora entre estudantes da escola básica no Brasil, principalmente em Alagoas, tão divulgados pelos meios de comunicação, demandam da academia pesquisas que se ocupem do problema. Diante disso, este trabalho, situado na área de Leitura e Cognição, objetivou verificar a compreensão de textos e o uso do processo inferencial entre estudantes do nono ano do ensino fundamental, em três escolas públicas e três escolas particulares de Maceió-AL, durante o 2º semestre de 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa, com aporte quantitativo, fundamentada na abordagem cognitiva da leitura, que considera a importância do conhecimento prévio como essencial para o processo inferencial e, consequentemente, para a compreensão da leitura. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário perfil do estudante, um teste de compreensão com questões de múltipla escolha, um questionário pós-teste e um teste cloze. Após a análise dos dados, concluímos que, dos 67 estudantes colaboradores das escolas públicas, 56 (83%) apresentaram déficit na compreensão leitora; por sua vez, dos 111 estudantes colaboradores das escolas particulares, 38 (34%) apresentaram tal deficiência, principalmente em questões que demandavam ativação do conhecimento prévio para consolidar as estratégias inferenciais, essenciais à leitura fluente e produtiva.<hr/>The low levels of reading comprehension among students from elementary and high school in Brazil, mainly in the state of Alagoas, which have been constantly publicized in the mass media, demand academic researches on the problem. In view of that, this research, on the reading and cognition area, aimed to verify reading comprehension and the use of the inferential process among students from the elementary school´s ninth grade of three public schools and three private schools in Maceió, in the state of Alagoas, which was carried out during the second semester of 2012. The authors conducted a qualitative and interpretative research based on quantitative data, according to the cognitive approach of reading, for which the previous knowledge is essential for the inferential process and, consequently, for reading comprehension. In order to collect data, two questionnaires were applied as well as a multiple choice reading test and a cloze test. The data analysis showed that among the 67 students from the public schools, 56 (83%) of them presented deficits in reading comprehension, while among 111 students from the private schools, 38 (34%) of them presented such deficits, especially on questions which demanded previous knowledge activation in order to consolidate inferential strategies which are essential to fluent and meaningful reading. <![CDATA[Leituras compartilhadas, memória e envelhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, enfocamos a prática de leitura desenvolvida nos Círculos de Leitura, mediante a recepção do texto literário e as trocas de experiências que promovem a socialização e o fortalecimento da solidariedade entre as idosas participantes do grupo “Circuleiturando”. Nosso interesse de estudo se direciona para a temática Envelhecimento e Aprendizagens, na intenção de compreender as práticas sociais das pessoas idosas que buscam novas aprendizagens, (re)descobertas de ver o mundo, a si próprio(a) e formas de (re)inventar a velhice. Como aportes teóricos, utilizamos autores que estudam memória e envelhecimento e as práticas da leitura, assim como buscamos a inspiração na literatura para fundamentar nossas motivações. A partir da receptividade e participação das idosas, concluímos que o círculo de leitura se constitui em uma atividade valiosa para estimular os diversos tipos de memória e mecanismos cognitivos, assim como para desenvolver a competência comunicativa e ativar a imaginação.<hr/>In this article, we focus on the reading practices developed in the so-called Reading Circles, under the reception of literary texts and exchanges of experiences which promote the socialization and the reinforcement of solidarity among elderly women, participants of the group “Circuleiturando”. Our research interest centers around the topic Aging and Learnings, and it is aimed at understanding the social practices of elderly women who look for new learnings, (re)discoveries of world views, their own selves, and the ways of (re)inventing the aging process. The theoretical approach is based on authors who study about memory and aging, and reading practices; as well as we find inspiration in literary texts as the basis of our motivation. From the receptivity and participation of this group of elderly women, we conclude that the reading circle has proven to be a valuable activity in order to stimulate the various types of memory and cognitive mechanisms as well as to develop their communicative competence and activate their imagination. <![CDATA[Literatura na formação de professoras: presente!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensaio, inspirado nas considerações de Iser sobre representações, “um como se” bem ao gosto da escrita literária, escopo de sua discussão, partilha as experiências, concepções e práticas constitutivas da formação de professoras em exercício, que elegeu, entre outros artefatos, a linguagem, as artes, as letras e as tecnologias como fios que teceram os diálogos em torno das aprendizagens e dos ensinos. Nele, se reconhece a questão da literatura e do ensino como uma relação mais polêmica que pacífica, e mostra-se como a leitura literária levou professoras a descobrir autores e passar a incluir a literatura como realce das suas práticas pedagógicas. As escritas advindas dos diversos gêneros literários foram o alicerce para construção do memorial de formação, atividade inerente ao curso.<hr/>This paper, based on Iser´s representations, a “how to” according to the literary writing, that he discusses, shares experiences, ideas and constitutive practices of teacher training of teachers in service, which elected, among other artifacts, the language, the arts and the technologies as threads that have woven the dialogues around learning and teaching. It recognizes the issue of literature and teaching as a relationship that is more controversial than peaceful, and it shows how literary reading led teachers to discover authors and now to include literature as enhancement of their teaching practices. The writings from various literary genres were the foundation for building the memorial of the training course, activity inherent to the course. <![CDATA[Modelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os modelos atualmente adotados, quer em Portugal quer no Brasil, no contexto da universitarização da formação de professores para a competência de escrita, em particular, têm proposto novas formas de agir didático, nomeadamente, no sentido de uma articulação entre a formação e o próprio contexto escolar. Após uma breve apresentação de algumas considerações sobre a formação de professores para o ensino da língua, em geral, e para o ensino da produção escrita, em particular, passaremos à apresentação de três processos de formação contínua para o ensino da produção de textos escritos, terminando com algumas considerações que podem ser extraídas de todo esse processo, e que nos permitem equacionar princípios-chave para a definição de um modelo de formação de professores para o ensino dessa competência.<hr/>Teacher training models currently used, both in Portugal and in Brazil, in the context of the universitarization of teacher training in the competence of writing, in particular, have proposed new ways of teaching, especially in the sense of links between teacher training and the school context. After a brief presentation of some considerations of teacher training for language teaching in general and teaching of writing in particular, we present three processes of training for teaching the production of written texts. We conclude making some considerations that can be drawn from this process and that allow us to reach key principles for the definition of a model for teacher training for this competence. <![CDATA[Aprendizagem profissional e políticas para formação continuada de professores: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto propõe uma discussão sobre a aprendizagem profissional como base epistemológica da formação continuada de professores. Para tanto, objetiva identificar as principais repercussões dos movimentos e ações para a formação de professores em uma rede pública municipal de ensino, partindo da problematização dos indícios do ponto de vista dos sujeitos do processo: os professores, pontuando também perspectivas para a formação, ancoradas em uma ideia de cognição e aprendizagem do adulto/profissional que se coloca em condição de aprendiz. Como metodologia, lança mão de uma pesquisa empírica de base documental, com dados coletados em uma rede municipal de ensino de porte médio, no interior do Rio Grande do Sul, ao longo de quinze anos (1997-2012). Os dados empíricos coletados permitem visualizar a frequência dos professores aos eventos de formação continuada, bem como a avaliação que realizaram acerca dos mesmos. Enquanto pauta de discussão, foram dimensionados indicativos sobre alguns significados que o professor atribui a sua formação continuada, enquanto parte inerente de suas atividades profissionais. Como conclusão defende-se a formação continuada como qualificação profissional, como parte da condição de ser professor e das atribuições distintivas do processo de aprendizagem e das práticas pedagógicas que o esteiam.<hr/>This paper proposes a discussion on apprenticeship as epistemological basis of the continuous training of teachers. For that, it aims to identify the main effect on movements and actions for teacher training from a city´s municipal education network, based on questioning the evidence of the point of view of the subjects of the process: the teachers, punctuating also prospects for training, according to an idea of cognition and adult/professional learning that is an apprentice. The methodology follows an empirical research of documentary database, with data collected in a municipal school of medium size, in the countryside of Rio Grande do Sul state, over fifteen years (1997- 2012). The empirical data collected allow us to visualize the frequency of teachers in the continuous education, as well as their evaluation of the courses. As part of the discussion, we bring some indicators of how teachers understand their continuous education as an inherent part of their professional activities. In conclusion, the data shows the continuous education as qualification and as part of the condition of being a teacher as well as part of the distinguishing features of the process of learning and of the pedagogical practices involved in it. <![CDATA[Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo reporta-se às aprendizagens, relacionadas ao conhecimento profissional do professor, de nove professoras que ensinam matemática, ocorridas no âmbito de uma experiência de formação continuada de um grupo que se constituiu em uma comunidade de prática (Cop-MatAnosIniciais). Analisa momentos de discussão coletiva dessa CoP e procura compreender como essas professoras se engajam no empreendimento relato e análise do relato do desenvolvimento de tarefas em sala de aula na busca de repensar suas práticas de ensino de matemática. Essa CoP foi coordenada pela primeira autora deste artigo, tendo-se recorrido, essencialmente, a registros em áudio das sessões de formação e a registros escritos das professoras e da formadora para recolha dos dados. A análise dos dados revelou o que se tornou ponto de enfoque nos processos de negociação de significados da CoP, nomeadamente: o desempenho dos alunos na resolução de tarefas matemáticas; os diferentes tipos de questões feitas pelo professor durante a aplicação de tarefas de alto nível de demanda cognitiva; a gestão do tempo destinado aos alunos para a resolução de tarefas. A dinâmica assumida nessa experiência de formação continuada evidenciou elementos constituintes da prática dessa comunidade que permitiram aprendizagens das professoras.<hr/>This article reflects on learning related to nine Math teachers´ professional knowledge, in the context of a continuing education experience of a Community of Practice (Cop- MatAnosIniciais). It analyses the moments of collective discussions of this CoP and it tries to understand how these teachers engage in enterprise the report action and the report analysis of the tasks development in the classroom in pursuit of rethinking their teaching practices of mathematics. This CoP was coordinated by the first author, and the data were collected by audio recordings of the training sessions and written records of the teachers and the researcher. The data analysis revealed what became the focal point in the negotiation processes of the CoP, named: students’ performance in solving mathematical tasks; the different types of questions created by the teacher during the application of tasks of high level cognitive demand; the students´ time management to solve tasks. The dynamic performed in this continuing education experiment revealed components of this community of practice that allowed the teachers’ learning. <![CDATA[Aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional docente na universidade: desafios, perspectivas e trajetórias de mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensinosuperior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.<hr/>Higher education has suffered deep transformations as a result of its democratization, the globalization of society, and the growing market demands. In this article, current challenges in university teaching are discussed as well as their implications on student learning. In order to counteract neoliberal tendencies that reduce opportunities for empowering education, we present proposals for the reconfiguration of teacher professionalism based on humanistic and democratic values. Arguments are presented for the collective construction of pedagogical cultures based on a view of the teacher as a critical intellectual and an agent of change, and on valid educational purposes, where the articulation among teaching, research and professional development is promoted, and where conditions are created for valuing and innovating teaching and learning practices. Two paths of change developed in the authors´ institutions are described, illustrating the above perspectives and showing that it is possible to look critically at the present to design the future, by promoting inquiry and the transformation of cultures where teaching occupies a secondary and largely invisible place. <![CDATA[Profissão professor: modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca investigar como é representada a figura do professor na escola inclusiva da atualidade. Tem como perspectiva teórico-metodológica algumas ferramentas da Análise do Discurso em Michel Foucault, operando especialmente com os conceitos de enunciação, enunciado, discurso e governamentalidade. Utiliza como objeto de análise reportagens da Revista Nova Escola (2008-2013) para mapear em seus ditos as enunciações que remontam o enunciado de professor-inclusivo, evidenciando o quanto o mesmo dá a ver o discurso da inclusão escolar em nossos dias. As análises provocam pensar o professor da escola inclusiva como um profissional cujas características sejam principalmente a flexibilidade, a dinâmica, a tolerância, a criatividade, ou seja, tudo o que se espera de qualquer outro profissional no contexto da lógica de governamento pautada no neoliberalismo.<hr/>In this paper we investigate how the figure of the teacher is represented in the current inclusive schools. Our theoretical-methodological perspective is based on some analysis tools of discourse analysis according to Michel Foucault, operating especially with the concepts of enunciation, statement, discourse and governmentality. Articles in the magazine Nova Escola (2008-2013) were used as the object of analysis, in order to map those statements which recall the enunciation of inclusive teacher, highlighting how much they show school inclusion discourses nowadays. The analyses provoke us to think inclusive school teachers as professionals whose characteristics would mainly be flexibility, dynamics, tolerance, creativity that is everything that is expected from any other professional in the context of a government logic based on neoliberalism. <![CDATA[Las concepciones implícitas de los profesores universitarios sobre los requisitos para el aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo tuvo como objetivos (1) analizar las concepciones de profesores universitarios sobre la relación entre los requisitos para el aprendizaje presentados por sus alumnos y la enseñanza/aprendizaje de sus disciplinas, bajo el marco conceptual de las teorías implícitas sobre enseñanza y aprendizaje, y (2) evaluar posibles diferencias entre las concepciones de profesores de psicología de la educación y de profesores de otras asignaturas de cursos de formación docente. Para eso se ha llevado a cabo entrevistas semiestructuradas con 32 profesores de universidades públicas y privadas del área de la educación, en el estado de Bahia, Brasil. El grupo de entrevistados fue compuesto por 16 profesores de Psicología de la educación y 16 de otras asignaturas. Las entrevistas fueron grabadas, transcriptas y analizadas por medio del análisis de contenido. Los resultados sugieren que los profesores adoptan en su mayoría una concepción llamada interpretativa sobre la enseñanza y el aprendizaje, lo que está de acuerdo con estudios anteriores sobre teorías implícitas. Además de esto no fueron encontradas diferencias nítidas entre las concepciones de los dos grupos de profesores en relación a los requisitos para aprender y la enseñanza y aprendizaje de las respectivas disciplinas.<hr/>This study aims (1) to analyze the conceptions of university professors about the relationship between the learning requirements presented by their students and the learning/teaching of their disciplines, within the conceptual framework of implicit theories on teaching and learning, and (2) to evaluate possible differences between the conceptions of professors of educational psychology and professors in charge of other training courses. A semi-structured interview was held with 32 professors from public and private universities in the area of education, in the state of Bahia, Brazil. The interviewed group was formed by 16 professors from educational psychology subject and 16 from other subjects. The interviews were recorded, transcribed and analyzed according to the content analysis. The results suggest that the professors adopt mostly an interpretative conception of teaching and learning, which agrees with previous studies on implicit theories. Besides this, clear differences between the conceptions of the two groups of professors about the requirements for learning and teaching in their respective disciplines were not found. <![CDATA[Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas sobre a trajetória como estudante, a formação, a prática profissional e sua discussão em grupo. A pesquisa constituiu-se de um grupo colaborativo com a participação voluntária de pesquisadores universitários, pós-graduandos, graduandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em um curso de extensão universitária. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utilizou a narrativa da trajetória escrita e transcrição das filmagens dos encontros presenciais nos momentos de leitura, discussão e problematização das narrativas. A escrita da narrativa caracterizou-se a princípio pela reflexão individual, revelando crenças, saberes e teorias implícitas sobre a aprendizagem da docência. No grupo, outras articulações foram vivenciadas, surgindo a percepção dos participantes de seus próprios conhecimentos, em especial de matemática, e a possibilidade de socializá-los. Um dos mais expressivos resultados obtidos foi a experiência de que a universidade pode promover espaços formativos tendo como princípio a concepção de desenvolvimento profissional por meio de questionamentos, identificações e estranhamentos que a própria história e a história do outro possibilitam nestes espaços.<hr/>This paper aims to understand the aspects involved in individual and collective reflective processes according to writing narratives of the story as student as well as of his/her education, professional practice and group discussion. The research was conducted with a collaborative group, with voluntary participation of university researchers, graduate students, undergraduate Pedagogy students and Elementary school teachers in a university extension course. The qualitative and interpretative research was based on the written narratives of their trajectory and video transcripts of the meetings when there were moments of reading, discussion and problematisation of his/her own narratives. The written narrative is characterized initially by individual reflection, revealing beliefs, knowledge and implicit theories of teacher education. Other points of view were experienced by the group, and the participants’ perception came from their own knowledge, especially of mathematics, as well as the ability to socialize them. One of the most significant results was the experience that the university can promote formative spaces based on the conception of professional development through questions, identifications and strangeness that our own story and those of others make possible in these spaces. <![CDATA[Pierre Bourdieu: da “ilusão” à “conversão” autobiográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ilusão biográfica, título do artigo de Pierre Bourdieu, publicado em 1986, quando as histórias de vida ressurgiam nas Ciências Humanas e Sociais, tornou-se uma expressão emblemática da tensão entre tendências opostas: a que lança um olhar de suspeição sobre o biográfico e a que defende sua legitimidade em pesquisa. A reedição, em 2013, do livro de Franco Ferrarotti, Histoire et histoires de vie, que certamente contribuiu para o contra-ataque de Bourdieu, é uma ocasião privilegiada para retomar o pensamento bourdieusiano sobre o biográfico, entre 1986 e 2001. Nosso objetivo é apresentar considerações iniciais resultantes de pesquisas sobre a epistemologia da pesquisa (auto) biográfica, na qual se inserem três trabalhos de Bourdieu: A ilusão biográfica (1986 e 1998), por sua “crítica” às histórias de vida; A Miséria do Mundo (1993 e 2003), por sua “adesão” ao método biográfico, e Esboço de auto-análise (2004 e 2005), por sua “conversão” ao autobiográfico. Após considerações sobre as perspectivas de Bourdieu, Ferrarotti e o movimento das histórias de vida em formação, que surge também nos anos 1980, pontuaremos a inflexão (im)provável do pensamento de Bourdieu com o objetivo de tematizar suas contribuições para pesquisa (auto)biográfica e ultrapassar o marco de A ilusão biográfica.<hr/>“The Biographical Illusion”, by Pierre Bourdieu, published in 1986, at the time of the re-emergence of life stories in the Human and Social Sciences, became an emblematic expression of the tension between opposing tendencies: one that throws a suspicious glance at biographies, and the other one that defends its legitimacy in research. The reprint, in 2013, of Franco Ferraroti’s “History and life stories”, which certainly contributed to Bourdieu’s counter-attack, was a privileged occasion to return to bourdieuian thought on biographies, which he proposed from 1986 to 2001. Our aim is to present initial considerations from a study on the epistemology of (auto)biographical research, in which we study three works by Bourdieu: “The Biographical Illusion” (1986/1998), for its “criticism” to life stories; “The Weight of the World” (1993/2003), for its “adherence” to the biographical method; and “Sketch for a Self Analysis” (2004/2005), for its “conversion” to the autobiographical analysis. Through considerations on Bourdieu’s and Ferrarotti’s perspectives and the developing life-stories movement, that also emerged in the 80s, we highlight the (im)probable slant on Bourdieu’s thought looking forward to providing you a thematic framework of his contributions to the (auto)biographical research and going beyond the “biographical illusion”. <![CDATA[Educação e direitos humanos numa perspectiva intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipatória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emancipação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na agenda das práticas sociais.<hr/>This article aims to stimulate reflections on Human Rights from an intercultural perspective related to political and philosophical aspects in the educational field. We understand the need for strengthening Human Rights issues in education, taking into consideration each teacher’s social context of action in his/her educational practice and reflection based on social, political and philosophical perspectives. In terms of methodology, this study comprises theoretical analysis with historical elements and theoretical-philosophical concepts. We consider that every individual is a subject with the right to human dignity and that Human Rights must be understood from an intercultural perspective, overcoming the Eurocentric view which still prevails today. We see the constitution of citizenship as a process that takes place through social, political and cultural life. Therefore, we stress the need of redefinition of Human Rights concepts, from an intercultural and emancipatory perspective of the educational reality. Through an education engaged in the enhancement of citizenship and human and social emancipation, it is possible to give opportunity to the right to learn as an essential element of Human Rights on the social agenda. <![CDATA[Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipatória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emancipação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na agenda das práticas sociais.<hr/>This article aims to stimulate reflections on Human Rights from an intercultural perspective related to political and philosophical aspects in the educational field. We understand the need for strengthening Human Rights issues in education, taking into consideration each teacher’s social context of action in his/her educational practice and reflection based on social, political and philosophical perspectives. In terms of methodology, this study comprises theoretical analysis with historical elements and theoretical-philosophical concepts. We consider that every individual is a subject with the right to human dignity and that Human Rights must be understood from an intercultural perspective, overcoming the Eurocentric view which still prevails today. We see the constitution of citizenship as a process that takes place through social, political and cultural life. Therefore, we stress the need of redefinition of Human Rights concepts, from an intercultural and emancipatory perspective of the educational reality. Through an education engaged in the enhancement of citizenship and human and social emancipation, it is possible to give opportunity to the right to learn as an essential element of Human Rights on the social agenda. <![CDATA[Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipatória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emancipação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na agenda das práticas sociais.<hr/>This article aims to stimulate reflections on Human Rights from an intercultural perspective related to political and philosophical aspects in the educational field. We understand the need for strengthening Human Rights issues in education, taking into consideration each teacher’s social context of action in his/her educational practice and reflection based on social, political and philosophical perspectives. In terms of methodology, this study comprises theoretical analysis with historical elements and theoretical-philosophical concepts. We consider that every individual is a subject with the right to human dignity and that Human Rights must be understood from an intercultural perspective, overcoming the Eurocentric view which still prevails today. We see the constitution of citizenship as a process that takes place through social, political and cultural life. Therefore, we stress the need of redefinition of Human Rights concepts, from an intercultural and emancipatory perspective of the educational reality. Through an education engaged in the enhancement of citizenship and human and social emancipation, it is possible to give opportunity to the right to learn as an essential element of Human Rights on the social agenda. <![CDATA[A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipatória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emancipação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na agenda das práticas sociais.<hr/>This article aims to stimulate reflections on Human Rights from an intercultural perspective related to political and philosophical aspects in the educational field. We understand the need for strengthening Human Rights issues in education, taking into consideration each teacher’s social context of action in his/her educational practice and reflection based on social, political and philosophical perspectives. In terms of methodology, this study comprises theoretical analysis with historical elements and theoretical-philosophical concepts. We consider that every individual is a subject with the right to human dignity and that Human Rights must be understood from an intercultural perspective, overcoming the Eurocentric view which still prevails today. We see the constitution of citizenship as a process that takes place through social, political and cultural life. Therefore, we stress the need of redefinition of Human Rights concepts, from an intercultural and emancipatory perspective of the educational reality. Through an education engaged in the enhancement of citizenship and human and social emancipation, it is possible to give opportunity to the right to learn as an essential element of Human Rights on the social agenda. <![CDATA[De volta ao inferno: um caso de tradução intersemiótica entre literatura e videogame]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipatória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emancipação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na agenda das práticas sociais.<hr/>This article aims to stimulate reflections on Human Rights from an intercultural perspective related to political and philosophical aspects in the educational field. We understand the need for strengthening Human Rights issues in education, taking into consideration each teacher’s social context of action in his/her educational practice and reflection based on social, political and philosophical perspectives. In terms of methodology, this study comprises theoretical analysis with historical elements and theoretical-philosophical concepts. We consider that every individual is a subject with the right to human dignity and that Human Rights must be understood from an intercultural perspective, overcoming the Eurocentric view which still prevails today. We see the constitution of citizenship as a process that takes place through social, political and cultural life. Therefore, we stress the need of redefinition of Human Rights concepts, from an intercultural and emancipatory perspective of the educational reality. Through an education engaged in the enhancement of citizenship and human and social emancipation, it is possible to give opportunity to the right to learn as an essential element of Human Rights on the social agenda.