Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320140002&lang=pt vol. 23 num. 42 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de Desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.<hr/>This article presents the fundamentals of research methodology better known as Design-Based Research - DBR, and that we believe we have a better term for it in Portuguese, Pesquisa de Desenvolvimento (Development Research). Our study starts contextualizing why adopt this methodological approach, analyzing its emergence. Then it offers guidance on how to use this approach in order to research and develop applications in several areas, for the development of proposals of cognitive processes in digital educational environments in particular. <![CDATA[Tecnologia e design de complexmedia dedicada à educação digital: um relato de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação concebida e realizada com suporte digital apresenta na atualidade um complexo conjunto de redes sociotecnológicas, com interface hipermidiática múltipla e multifacetada, com possibilidades de interação por comunicação presencial e remota. A este paradigma se pode chamar de "Educação Digital". Considera-se, como ponto de partida conceitual deste artigo, um processo de modelagem teórica em mídia do conhecimento no formato de hipermídia complexa (Complexmedia), a qual comporta objetos educacionais nas modalidades de Simuladores-Animadores (SF), Experimentos Educacionais (EE), Áudio (RD) e Audiovisual (TV). O referencial teórico é suportado pela Teoria Socio-histórica a partir de um diálogo estabelecido entre os três principais autores que emprestarão sustentação às investigações: Vygotsky (1984, 1993), Leontiev (1978) e Thompson (1998). Aspectos complementares de fundamentação estruturam-se em Morin e Le Moigne (2000), na revisão do conceito de tecnologia educacional e construção do conceito de Ciberarquitetura (CARVALHO NETO, 2006), que amparam a modelagem teórica em mídia do conhecimento, na modalidade de hipermídia complexa (Complexmedia). O modelo de autoria tecnológica e design em mídia do conhecimento foi oportunizado e deflagrado por ocasião da chamada pública para o Projeto CONDIGITAL, lançado por via editalícia pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e executado no período 2007 a 2010 pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), a partir de aprovação federal com o título original da obra Física Vivencial: uma Aventura do Conhecimento.<hr/>Education designed and carried out with digital support presents today a complex set of socio-technological networks with multiple and multifaceted hypermedia interfaces, with possibilities of face-to-face and remote communication. This paradigm can be called 'Digital Education'. We consider as a conceptual starting point of this article a theoretical modeling process of knowledge media through a complex hypermedia format (Complexmedia), from which educational objects are derived in terms of Animators - simulators (SF), Educational Experiments (EE), Audio (RD) and Audiovisual (TV). The theoretical frame work comes from Socio-historical Theory from a dialogue between the three main authors that underpin our investigations: L. S. Vygotsky (1984, 1993), A. N. Leontiev (1978) and J. B. Thompson (1998). Complementary aspects of reasoning are structured according to E. Morin (2000), reviewing the concept of educational technology and the construction of the concept of Cyber architecture (CARVALHO NETO, 2006), which are the basis for theoretical modeling of knowledge media, in the hipermedia complex mode (Complexmedia). The model of technological authorship and design of knowledge media was triggered during the public call for CONDIGITAL Project, public notice launched by the Ministry of Science and Technology (MCT) and the Ministry of Education (MEC), with funding of the National Fund for Education Development (FNDE) and implemented in the period from 2007 to 2010 by Galileo Galilei Institute for Education (IGGE) from federal approval according to the original title of the work living Physics: an adventure of knowledge. <![CDATA[Design pedagógico de materiais didáticos: performance docente na produção hipermidiática em ambientes virtuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performance docente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.<hr/>We address in this paper the production of hypermedia learning materials in virtual environments according to a pedagogical design of a theoretical and practical example developed by a multidisciplinary team. We aim to highlight opportunities for a didacticmethodological hypermedia resources (content) structuring connected with study activities as well as to elucidate the specificities of the teacher performance in this context. We adopt as a methodological typology the action research, which supports the cyclical movement of action-reflection-action in the multidisciplinary work around the research, development and training for hypermedia production activities in virtual environments. A diary of participant observation and a survey for monitoring, recording and analysis of data collected during the process were used. The results, analyzed in light of multidisciplinary collaborative interaction and based on a source triangulation (observation, participation/ intervention, questionnaires), suggest that the pedagogical design developed by the multidisciplinary team is sustained by interactivity, enhanced by coupling media and the problem-dialogic interaction around the school contents. Finally, we conclude that the theoretical and practical example, presented as a posible pedagogical design of hypermedia learning materials, constitutes a technological and pedagogical innovation, intensifying flexibility and democratization of school practices mediated by network technologies. <![CDATA[O modelo pedagógico da Universidade Aberta De Portugal: aprender online no curso de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos neste texto o percurso seguido ao longo de uma Unidade Curricular, integrada no 2º ano da graduação em Educação lecionada em regime online na Universidade Aberta (UAb), a universidade pública de educação a distância de Portugal. Nesta Unidade Curricular os estudantes são chamados a conceber e desenvolver um pequeno projeto de investigação que visa a iniciação ao desenvolvimento de competências base de pesquisa em contextos educacionais. Tomando como base o modelo pedagógico virtual da UAb, a Unidade Curricular foi planeada tendo em conta a sua especificidade que apela à prática da investigação no terreno. Pretende-se apresentar o design curricular adotado, designadamente como foi alicerçado o percurso de aprendizagem na sala de aula virtual e como foi pensada a interação entre estudantes de modo a promover a reflexão e partilha de saberes entre o grupo. A avaliação proposta foi pensada de modo a testar o desenvolvimento efetivo das competências visadas, mas assumindo expressamente uma dimensão formadora, ou seja, constituindo-se como parte integrante do ato pedagógico e do processo de aprendizagem. À reflexão dos docentes sobre o desenvolvimento dos trabalhos na Unidade Curricular, enquanto observadores participantes, junta-se a análise da perspectiva dos estudantes, avaliada por questionário, aplicado às duas turmas do curso.<hr/>We present, in this paper, the steps of an online course, from a graduation in Education, at the public Open University (UAB) of Portugal. In this course, students must design and develop a small research project, which aims the development of basic research skills in educational contexts. Based on the virtual pedagogical model of UAB, the course was planned taking into account the specificity of the field research practice. We present the curriculum design adopted in the virtual classroom, designed to promote interaction among students in order to promote reflection and shared knowledge wi the group. The assessment was designed to test the effective development of targeted skills but also assuming a formative dimension and becoming an integral part of the pedagogical act and of the learning process. We analyze the considerations of the teachers as participants and observers as well as the students´ perspective assessed by a survey answered by the students from both classes of the course. <![CDATA[Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo emerge da pesquisa Gamificação em Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais: uma Experiência no Ensino Superior1 e objetiva compreender e discutir a relação design-cognição na docência, num contexto de configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais, na perspectiva da Gamificação. A pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, usa como metodologia Design Research e cartografia, e como instrumentos: observação, registros fotográficos digitais, registros em filmadoras digitais, registros em áudio digital e registros escritos. Para a análise dos dados utiliza a análise textual discursiva. Os principais resultados evidenciam que a relação design-cognição na docência ocorre na medida em que o docente está sujeito construtor ativo do design da experiência, sendo fundamental para que atribua sentidos a uma prática inovadora, por "estar na situação" e, portanto, poder falar "de dentro", a partir do seu processo de aprendizagem. Assim, como conclusão é possível dizer que a relação design-cognição na docência, principalmente vinculada à configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais na perspectiva da Gamificação, ocorre na medida em que o docente configura, juntamente com os discentes, esses espaços de convivência, em que o outro é reconhecido como legítimo na interação e, portanto, alguém com quem se pode aprender.<hr/>The paper emerges from the research "GAMIFICATION IN HYBRID AND MULTIMODAL LIVING SPACES: AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION" and its aim is to understand and discuss the relationship between design and cognition in teaching, in a context of Hybrid and Multimodal Living Spaces, from the perspective of Gamification. The research is based on an exploratory and qualitative approach, according to the Design Research and Cartography methodology, having as instruments: observation, digital photographic records, digital video records, digital audio records and written records. Data analysis is based on discursive textual analysis. The main results show that the relationship between design and cognition in teaching occurs when the teacher is an active builder subject of the design of the experience and it is fundamental to put meanings to an innovative practice, once "being in the situation", the teacher is able to speak "according to his/her own experience", from his/her own learning process. So, we have come to the conclusion that the design-cognition relationship in teaching, mainly linked to the Hybrid and Multimodal Living Spaces configuration, in the perspective of Gamification, occurs when the teacher configure with the students these living spaces, recognizing each other as legitimate in the interaction and therefore recognizing each student as someone from whom they can learn something. <![CDATA[Repensando o método caso em cursos de administração: desafios e oportunidades da abordagem socioconstrutivista com ferramentas da WEB 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute as origens e os usos do Método Harvard de estudos de casos em educação empresarial. Ele argumenta que os princípios socioconstrutivistas incorporados nesta técnica de ensino são mais relevantes em nossa sociedade pós-moderna do que na era industrial em que ela foi concebida. Recentes evoluções tecnológicas, principalmente com advento da Web 2.0 e ferramentas colaborativas on-line, tornam oportuno experimentar com versões de estudos de caso mediadas por interfaces digitais, a fim de aumentar o seu potencial de pensamento crítico e criativo em ambientes autênticos - o que denominamos potencial de "Interatividade Colaborativa". Após analisar cuidadosamente os méritos pedagógicos da abordagem original, discutimos possíveis inovações para versões de casos na web que poderiam ser incorporadas a essa tradição centenária. Apresentamos os resultados de nossas experiências anteriores no Brasil com o Sistema Panteon para resolução colaborativa de problemas (LIMA, 2003), bem como uma utilização mais recente do Facebook e Google Sites como ferramentas para a discussão de um caso fictício chamado "Organixis" na EMLV, uma Escola de Gestão em Paris. Conclui-se que, se por um lado essas ferramentas têm um enorme potencial em termos de interatividade colaborativa, por outro lado várias barreiras se apresentam, incluindo a resistência de professores e alunos a novos métodos baseados em aprendizagem à distância e os desafios tecnológicos de gestão de plataformas on-line.<hr/>This article discusses the origins and current uses of Harvard's Case Method in business education. It argues that the socio-constructivist principles embedded in this teaching technique are more relevant in our post-modern society than it was in the industrial age when it was first conceived. Recent changes in technology, particularly with the advent of Web 2.0 online collaborative communities, suggest that it is time to experiment it with case studies mediated by digital interfaces in order to increase its critical and creative thinking potential in authentic problem environments (what we call "Collaborative Interactivity" potential). After a careful analysis of the pedagogical merits of the original approach, we discuss possible Web 2.0 innovations that could be built into this centennial tradition. We present the findings from our previous experiments in Brazil with the Panteon System for collaborative problem solving (LIMA, 2003), as well as a more recent use of Facebook and Google Sites as tools to discuss a fictitious case called "Organixis" at EMLV, a Business School in Paris. We conclude that while these tolos have an enormous potential in terms of supporting collaborative interactivity, several barriers remain, including the resistance from both teachers and students to new methods based on distance learning and technological challenges of managing online platforms. <![CDATA[Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.<hr/>Educational practice is often used in literature as equivalent to pedagogical practice, teaching practice and praxis. This article aims to analyze the educational practice from its interaction with the education of Classical Greece and the enlightenment and romantic influence of Rousseau as well as its contribution to understanding the triple dimension of educational practice. It starts from the premise that educational practice is multidimensional and that pedagogical practice and teaching practice are modalities from the first one. The results of this bibliographical study of doctoral thesis show that educational practice is developed and updated as required for the socio-historical context, and that praxis understood as an intrinsic relationship between theory and practice is the emerging possibility of transformational practice. <![CDATA[A linguagem do material didático impresso de cursos a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo demonstrar a relevância da linguagem na concepção de materiais didáticos impressos e seu papel mediador em cursos a distância. Descreve a necessidade, já apontada pelos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (BRASIL, 2007), de conceber um material didático impresso que detenha características próprias e não seja um apêndice dos cursos presenciais. Para isso, ele deverá ser dinâmico e apresentar-se como um diálogo com o aluno, de modo a promover a autonomia do educando e a responsabilização deste pelo processo de aprendizagem, fundamental em cursos desenvolvidos na modalidade a distância. Para refletir sobre a relevância da linguagem na concepção e elaboração de materiais didáticos impressos, usamos os conceitos bakhtinianos de dialogismo, interação verbal e gêneros do discurso a partir das obras Marxismo e filosofia da linguagem (BAKHTIN, 2006) e Estética da criação verbal (BAKHTIN, 1997). Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso atentar para a importância da aproximação do discurso científico escrito às condições do discurso narrativo (oral), para a adoção de uma concepção de linguagem que conduza o educando à construção do conhecimento e para a utilização de recursos linguísticos que de fato favoreçam a interação.<hr/>This article aims to demonstrate the importance of language for the development of printed learning materials and their role as a mediator in distance courses. It describes the need to design printed learning materials that present their own features and not be simply an appendix of lessons conducted in traditional classes, what has already been identified by the Quality Benchmarks for Distance Learning Higher Education (BRASIL, 2007). For that, it must be dynamic and presented as a dialogue with the student, in order to promote the autonomy of the student as well as their accountability to the learning process which is key for the development of the distance courses. To reflect on the importance of language in the design and the creation of teaching printed materials we are based on Bakhtinian concepts of dialogue, verbal interaction and genres of discourse from Marxism and Philosophy of Language (BAKHTIN, 2006) and Aesthetic of Verbal Creation (BAKHTIN, 1997). According to the findings of this study, it is possible to realize the importance of approaching scientific discourse to narrative discourse, particularly to adopt a conception of language that enables the learner to develop the knowledge as well as the practical use of linguistic capabilities that encourage interaction. <![CDATA[Tempos e redes: a arquitetura de uma sala de aula em EAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos, tem-se intensificado a implantação de cursos de graduação na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.<hr/>In recent years, the implantation of undergraduate courses by public institutions in the modality of distance learning has increased, allowing the investigation of important elements related to the process of teaching-learning done through e-learning (EaD in Portuguese) also be part of relevant discussions in the academic community. The challenge is to incorporate information and communication technologies (TIC), taking into account these aspects, without incurring the error of connecting the technological resource to the empirical conception of education. In an era of networking education, the pedagogical time has a temporal dimension dedicated to the production of significant experiences that provide the student with autonomy in the teaching-learning process. TIC is generally seen as an instrument, but, being new technology, its relevance has other meanings, composing the so-called twenty-first century skills. Theoretical contributions here include works by Lévy (2009) and by Pais (2004). Our aim is, as researchers who believe that it is necessary to face the challenge that is more on the educational side than on the technological side, to rethink the role that pedagogy plays nowadays, as well as to reflect on developed works that had positive results. <![CDATA[O paradigma da cosmodernidade: uma abordagem transdisciplinar à educação para a cidadania global proposta pela Unesco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológicometodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de "Terra-Pátria", na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução, pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa, criativa, transdisciplinar, polissêmica, transcultural, transnacional e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos a criação de uma constelação de escolas-ONGs irmãs que desenvolvam projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela UNESCO para o século XXI.<hr/>The nature of this paper is to study and reflect upon the Global Citizenship Education (GCE) proposed by UNESCO in the post-2015 Development Agenda led by the United Nations. It is a research presented by a triumverate made up of epistemologicaltheoretical-methodological field that seeks to develop anidentity-consciousness of "Earth-Homeland", where human beings are seen as a same biological species with the same evolution, because the future history of humanity requires evolution of knowledge towards new transcultural and transhumanism dialectical concepts. Toward an understanding and respect for the historic-cultural characteristics of each community, we start from the Cosmodernity paradigm formulated by Nicolescu, the complexity of Morin and the poli-logic of Galeffi in order toto approach knowledge through a complex, creative, transdisciplinary, polysemous, transcultural, transnational and transpolitical epistemology that promotes GCE as the causal energy principle of the transformation process of human being and the world-society. As a result, we propose the creation of a Constellation of Twinned NGO-Schools which develop altruistic educational cooperation projects in all corners of the planet to build, ultimately, a new trans democratic horizon in the GCE proposed by UNESCO for the twenty-first Century. <![CDATA[O ensino numa escola plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais - a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.<hr/>It is undeniable that inter/multicultural education has become more important due in part to the phenomenon of racism in Europe that has been, in our point of view, caused by poorly regulated and non-integrating immigration policies, partly derived from the own blind logic of market associated with the phenomenon of globalization. The change the school is confronted with is a correlated to the ongoing change in Western societies - the passage of predominantly national companies that are relatively stable in its socio-cultural physiognomy of the first half of the 20th century to companies of the postwar years after the sixties which are increasingly multicultural and multiethnic societies in a global society where there are no borders and the circulation of information and people is a constant, where welfare levels have increased, but the phenomena of exclusion have exacerbated. <![CDATA[Mídia e educação: interface processual na teoria das representações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata das relações entre mídia e educação, na interface com as representações sociais, discutindo o papel das mídias na formação da sociedade contemporânea, criticando os impactos sociais da globalização e da tecnologia. O estudo também analisa as mensagens veiculadas e organizadas pelos atores sociais, a partir de critérios cognitivos, afetivos, ideológicos, sociais, históricos e culturais, à luz da teoria das Representações Sociais conceituada como o conhecimento do senso comum e formada em razão do cotidiano do sujeito. Tomando como base teóricos que são referências nas Representações Sociais - Moscovici (1976, 1978); Jodelet (2009); Jovchelovitch (2004); Alves-Mazzotti (1994); Sá (1998) - e da Mídia - Thompson (2007, 2011); McLuhan (2005); Martín-Barbero e Rey (2001); Dizard (2000) -, as autoras aprofundam o debate sobre os limites e as potencialidades dos meios de comunicação de massa, sua capacidade de modelação da opinião pública, resgatando o sujeito que expressa um saber prático de assimilação, aprendizagem e interpretação do mundo, que é produzido coletivamente na prática social e nas relações interpessoais. É uma abordagem que se encontra hoje no centro de um debate interdisciplinar, pois tenta nomear e fazer relações entre as construções simbólicas e a realidade social. Por outro lado, é intenção das autoras, que vêm estudando essa temática, quer nos respectivos grupos de pesquisa, quer nas publicações, deixar sementes que possam germinar, abrindo novos recortes e outras perspectivas de análises da escuta da mídia e de seu saber-fazer, para futuros pesquisadores e acadêmicos.<hr/>This article discusses the relationship between media and educationat the interface with the social representations, and it debates the role of different media in the formation of contemporary society, as well as criticizes the social impacts of globalization and technology. The study also analyzes broadcast messages organized by social actors, based on cognitive, affective, ideological, social, historical and cultural criteria from a Social Representation viewpoint, conceived of as commonsense knowledge and formed by the daily life of the subject. Taking as theoretical base researchers who are reference in the two fields of study presented here as, in social representation, MOSCOVICI (1976; 1978); JODELET (2009; JOVCHELOVITCH (2004); ALVES - MAZZOTTI (1997); SÁ (1994), and in media, (THOMPSON, 2007; 2011); McLUHAN (2005); MARTÍN-BARBERO (2001); DIZARD (2000), the authors deepen the debate about the limits and potentialities of the means of mass communication, their ability to manipulate public opinion, bringing back the subject who expresses a practical knowledge of assimilation, learning and interpretation of the world, which is produced collectively in social practice and in interpersonal relationships. It is an approach which is now at the center of an interdisciplinary debate because it attempts to name and establish relationships between symbolic constructions and the social reality. On the other hand, the authors, who have been studying this theme, both in study groups and in publications, intend to plant sedes that can germinate, thus opening new horizons and perspectives of analysis of listening to the media and its expertise for future researchers and scholars. <![CDATA[A normalização do idoso na mídia impressa: provocações foucaultianas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O envelhecimento tem sido uma temática de intensa discussão na atualidade. A mídia tem se encarregado de apresentar formas de ser e viver a velhice na contemporaneidade. O objetivo deste artigo é mapear acontecimentos discursivos que dão condições de possibilidade para emergência da velhice enquanto uma população. O estudo traz algumas ferramentas de uma análise discursiva sobre o processo de envelhecimento, a partir da utilização da mídia impressa, presente em reportagens de capa dos cadernos de saúde de dois jornais do Rio Grande do Sul, de 2004 a 2010. O campo teórico apresenta, especialmente, os estudos de Michel Foucault. Finalizamos problematizando uma velhice pautada pelo discurso da promoção da saúde, que aparece recorrentemente nas reportagens analisadas, e refletindo sobre todo investimento feito em prevenção para que a vida seja cada vez mais longa e melhor.<hr/>Aging has been a theme of intense discussion in the present. The media has taken charge of presenting forms of being old and living in old age in contemporary times. The goal of this article is to map discursive events that make the emergency of old age as a population possible. The study brings some tools of a discursive analysis of the aging process, from the use of print media present in covers of reports on health from two newspapers of Rio Grande do Sul, from 2004 to 2010. The theoretical field is especially based on Michel Foucault's studies. We finish by contextualizing an old age guided by the discourse of health promotion that recurrently appears in the analyzed reports, and reflecting on all investment made for prevention in order to achieve a longer and better life. <![CDATA[Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo configura-se a partir de uma pesquisa, que buscou compreender como são utilizados a Biblioteca Escolar e o Laboratório de Informática, enquanto ambientes de produção de leitura, escrita e conhecimento. Buscou-se fundamentação teóricometodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, respaldada por Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. O campo de pesquisa constituiu-se de duas escolas situadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação desenvolveu-se por meio de: (a) entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, uma professora responsável pelo laboratório de informática, três professores e duas coordenadoras pedagógicas; (b) análise documental; (c) observação; e (d) questionário. A pesquisa aponta a possibilidade de trabalhos integrados na biblioteca escolar, no laboratório de informática e na sala de aula, e mostra a necessidade da formação para o uso das tecnologias a toda comunidade escolar.<hr/>This article sets up from a research which aims to understand how the School Library and the Computer Lab are being used as reading, writing and knowledge production environments. It is based on qualitative research according to the historical and cultural approach and Lev S. Vygotsky and Mikhail Bakhtin studies. The field of research was two schools located in the city of Juiz de Fora in the state of Minas Gerais. The research developed by: (a) semi-structured interviews with two librarians, a teacher who was responsible for the computer lab, three teachers and two pedagogical coordinators; (b) document analysis; (c) observation; and (d) questionnaire. The research indicates the possibility of integrated activities in the school library, in the computer lab and in the classroom, and it also shows the need for training the school community in the use of technology. <![CDATA[Imagem do professor e atratividade da docência: enunciados sobre carreira docente na mídia impressa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre "imagem do professor na mídia" e "atratividade da docência", práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir "como o discurso atua e como se revela" (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.<hr/>This text invests in analyzing the production of discourses on the attractiveness of the teaching career in journalistic texts addressing various issues related to basic education, in order to understand, from the intersection between "the image of the teacher in media" and "the attractiveness of teaching", discursive production practices of representations of teaching set out in reports on attractiveness of teaching published by print media. For the analysis of 04 reports published between 2010 and 2013 on the teaching career in Brazil from Victor Civita Foundation online archive about the importance of teachers and quality of education, we operate Foucault's analytical discourse in order to read, describe and discuss "how discourse operates and how it reveals" (FOUCAULT, 2006). The analysis of statements of print media suggests that the discursive formations select and direct the representation processes of teaching and appreciation of teachers as signifying practices. <![CDATA[Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No Brasil, cresce exponencialmente a oferta de graduações na modalidade online, na medida em que a legislação oficial específica e as políticas públicas de inclusão social no ensino superior contam com as tecnologias digitais invadindo os mais distintos setores da vida social. No entanto, a expansão da modalidade online não tem sido acompanhada de formação docente adequada, particularmente entre os graduandos em pedagogia e aqueles professores que atuam em cursos na web. Este texto reúne algumas considerações sobre formação de professores para docência online extraídas de investigação acadêmica realizada com base no estudo de um caso brasileiro. O quadro teórico articula abordagens sobre: a) educação e cultura digital; b) docência no ensino superior; e c) formação para a docência online. As conclusões apontam para a necessidade de: a) desenvolver saberes docentes que contemplem a especificidades do meio online; b) desenvolver o diálogo entre professores e alunos enquanto parceiros que compartilham a construção do conhecimento e da comunicação; c) superar o uso das interfaces fórum e chat baseado na interação sem articulação, em favor da colaboração e interatividade; d) investir na formação continuada que proporcione ao docente aptidões pedagógicas específicas como expressão socioafetiva nas relações interpessoais com os cursistas e expertise tecnológica para promover a inclusão do cursista na dinâmica específica da aprendizagem online. Focado nesses desafios, o texto espera contribuir com o debate sobre a qualidade da formação de professores para docência online, quando a tendência ainda é a subutilização das potencialidades interativas da web e a reprodução de práticas unidirecionais da sala de aula presencial.<hr/>In Brazil, the offer of online graduation courses grows exponentially. This is due to the country´s legislation, the public policies for social inclusion in higher education and the invasion of digital technologies in the various aspects of our social lives. Nevertheless, the expansion of the online model has not yet been accompanied by the offering of adequate teacher training, particularly among Pedagogy undergraduates and online teachers. The present article presents some considerations on teacher training for online teaching, drawn from an academic research based on a Brazilian case study. The theoretical framework for this study includes: a) education and digital culture; b) higher education teaching and c) teacher training for online teaching. The research findings point to the need for: a) developing teacher knowledge which contemplates the specific pedagogical and technical characteristics of the online medium; b) developing a dialog between teachers and learners as partners who share knowledge building and communication; c) overcoming the use of forums and chat rooms as interfaces for interactions without exchange of knowledge between participants, in favour of peer collaboration and interactivity; d) investing in continuous professional development programmes, that enable the development of specific teaching skills, such as the acquisition of technological expertise and the development of socio-affective skills, in order to promote the inclusion of learners in the specific dynamics of online learning. Focusing on these challenges, this article aims at contributing to the discussion about the quality of teacher training for online teaching, in relation to the ongoing trend of underutilization of the interactive potential of the web and the repetition of traditional classroom teaching practices. <![CDATA[As identidades dos alunos em tempos de cultura digital: a percepção dos professores de educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo centra-se nos efeitos percebidos pelos professores nas identidades dos alunos da educação básica em razão da cultura digital. Inspira-se no campo teórico dos Estudos Culturais, que tem como uma de suas preocupações mostrar os inúmeros efeitos que as TICs, como invenções humanas, produzem sobre nós e as transformações que elas trazem para a educação, problematizando os diferentes significados do ato de educar em tempos de cultura digital. Para identificar as mudanças observadas, foram aplicados questionários abertos para 20 professores de educação básica de uma escola da rede estadual localizada na região Centro-Oeste do Brasil. De acordo com nossas discussões teóricas, as características dos estudantes apontadas pelos professores podem ser vistas como prejudiciais ao processo educativo (desinteresse, agitação, distração, comodismo, dispersão), favoráveis (criatividade, interlocução, interesse, curiosidade, mais informação) ou, ainda, como uma mescla de ambos os tipos. De qualquer modo, elas mostram a condição dos estudantes pós-modernos, sujeitos que são um efeito dos inúmeros discursos que se dobram em seus corpos, incluindo os discursos midiáticos. Em razão desses discursos, suas identidades são constantemente ressignificadas.<hr/>This paper focuses on the effects of digital culture on students´ identities perceived by teachers of basic education. It is based on the theoretical field of Cultural Studies, which is concerned with the effects that ICT, as human inventions, have produced in us and the changes they have brought to education, problematizing the different meanings of educating in times of digital culture. In order to identify such changes, open questionnaires were applied to 20 teachers of basic education from a state school located in the middle-west of Brazil. According to our theoretical discussions, the characteristics of students identified by the teachers can be seen as either harmful (lack of interest, inquietude, distraction, self-indulgence, dispersion) or favorable (creativity, interlocution, interest, curiosity, more information) to the education process, or even as a combination of both. Anyway, they reveal the postmodern students' condition as subjects that are an effect of a range of discourses folded in their bodies, including the media discourse. Due to these discourses, their identities are constantly resignified. <![CDATA[Pelo enraizamento da história, memórias de educadoras sergipanas se revelam]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é fruto de uma pesquisa em Educação e toma por objeto de estudo as narrativas orais das professoras Acinete Almeida Bispo (1932), Janete Aguiar de Souza Cruz (1939), Josefina Batista Hora (1928), Maria Isabel dos Santos (1930), Maria Lita Silveira (1936), Maura Fontes Hora (1933) e Risoneuma Soares Feitosa (1943), residentes no município de Umbaúba, cidade localizada no sul sergipano; e tem como problemática as seguintes questões: Como as fontes orais podem ser utilizadas na pesquisa histórica? Como as memórias de educadores podem fazer parte dos domínios da História da Educação? O objetivo foi compreender como a pesquisa historiográfica pode se valer de relatos orais, sobretudo, de professoras idosas. Ao nos apropriarmos das memórias das professoras e concebê-las como fruto de sujeito fazedor de sua própria história, buscamos na História Cultural e Social Inglesa, segundo Edward P. Thompson (1981), respaldo teórico para operarmos historiograficamente por lentes "vistas de baixo". Para tal, fizemos uso do conceito de memória de Raphael Samuel (1997). O referencial teórico-metodológico foi construído a partir da metodologia da história oral, segundo as análises realizadas por Alberti (2005). Assim, podemos concluir que, muito embora existam múltiplos debates e discussões sobre o uso da memória na pesquisa historiográfica, aqui, neste trabalho, identificamos que a memória oral em muito alimentou a História. Neste caso específico, pode-se contemplar que o uso da memória nos fez entender as práticas escolares e a cultura escolar no município de Umbaúba-SE, no período de 1955 a 1989.<hr/>This article is based on a research in education and takes as its object of study the oral narratives of the teachers Acinete Bispo Almeida (1932), Janete Aguiar de Souza Cruz (1939), Josefina Batista Hora (1928), Maria Isabel dos Santos (1930), Maria Lita Silveira (1936), Maura Fontes Hora (1933) and Risoneuma Soares Feitosa (1943),who live in the city of Umbaúba, that is located in the southern Sergipe, and it has the following research problems: how oral sources can be used in historical research? How memories of educators can be part of the fields of the History of Education? Our aim was to understand how historical research can make use of oral reports, especially of older teachers. When we analyze the memories of the teachers and interpret them as the result of subjects who make their own history, we take Cultural and Social English History, according to Edward P. Thompson (1981) as the theoretical basis to historiographically interpret the data from the "selves" point of view. For that, we bring the concept of memory of Raphael Samuel (1997). The theoretical and methodological framework was built from the oral history methodology, according to analyzes conducted by Alberti (2005). Thus we can conclude that although there are multiple debates and discussions on the use of memory in historical research, in this study, we identified that memory helps a lot to know and understand history. In this particular case, we can consider that the memory data helped us understand the school practices and the school culture of Umbaúba/SE during the period from 1955 to 1989. <![CDATA["A magoa de ver hir esquecendo...": escrita conventual feminina no Portugal do século XVII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200245&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é fruto de uma pesquisa em Educação e toma por objeto de estudo as narrativas orais das professoras Acinete Almeida Bispo (1932), Janete Aguiar de Souza Cruz (1939), Josefina Batista Hora (1928), Maria Isabel dos Santos (1930), Maria Lita Silveira (1936), Maura Fontes Hora (1933) e Risoneuma Soares Feitosa (1943), residentes no município de Umbaúba, cidade localizada no sul sergipano; e tem como problemática as seguintes questões: Como as fontes orais podem ser utilizadas na pesquisa histórica? Como as memórias de educadores podem fazer parte dos domínios da História da Educação? O objetivo foi compreender como a pesquisa historiográfica pode se valer de relatos orais, sobretudo, de professoras idosas. Ao nos apropriarmos das memórias das professoras e concebê-las como fruto de sujeito fazedor de sua própria história, buscamos na História Cultural e Social Inglesa, segundo Edward P. Thompson (1981), respaldo teórico para operarmos historiograficamente por lentes "vistas de baixo". Para tal, fizemos uso do conceito de memória de Raphael Samuel (1997). O referencial teórico-metodológico foi construído a partir da metodologia da história oral, segundo as análises realizadas por Alberti (2005). Assim, podemos concluir que, muito embora existam múltiplos debates e discussões sobre o uso da memória na pesquisa historiográfica, aqui, neste trabalho, identificamos que a memória oral em muito alimentou a História. Neste caso específico, pode-se contemplar que o uso da memória nos fez entender as práticas escolares e a cultura escolar no município de Umbaúba-SE, no período de 1955 a 1989.<hr/>This article is based on a research in education and takes as its object of study the oral narratives of the teachers Acinete Bispo Almeida (1932), Janete Aguiar de Souza Cruz (1939), Josefina Batista Hora (1928), Maria Isabel dos Santos (1930), Maria Lita Silveira (1936), Maura Fontes Hora (1933) and Risoneuma Soares Feitosa (1943),who live in the city of Umbaúba, that is located in the southern Sergipe, and it has the following research problems: how oral sources can be used in historical research? How memories of educators can be part of the fields of the History of Education? Our aim was to understand how historical research can make use of oral reports, especially of older teachers. When we analyze the memories of the teachers and interpret them as the result of subjects who make their own history, we take Cultural and Social English History, according to Edward P. Thompson (1981) as the theoretical basis to historiographically interpret the data from the "selves" point of view. For that, we bring the concept of memory of Raphael Samuel (1997). The theoretical and methodological framework was built from the oral history methodology, according to analyzes conducted by Alberti (2005). Thus we can conclude that although there are multiple debates and discussions on the use of memory in historical research, in this study, we identified that memory helps a lot to know and understand history. In this particular case, we can consider that the memory data helped us understand the school practices and the school culture of Umbaúba/SE during the period from 1955 to 1989. <![CDATA[Vozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvécia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432014000200246&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é fruto de uma pesquisa em Educação e toma por objeto de estudo as narrativas orais das professoras Acinete Almeida Bispo (1932), Janete Aguiar de Souza Cruz (1939), Josefina Batista Hora (1928), Maria Isabel dos Santos (1930), Maria Lita Silveira (1936), Maura Fontes Hora (1933) e Risoneuma Soares Feitosa (1943), residentes no município de Umbaúba, cidade localizada no sul sergipano; e tem como problemática as seguintes questões: Como as fontes orais podem ser utilizadas na pesquisa histórica? Como as memórias de educadores podem fazer parte dos domínios da História da Educação? O objetivo foi compreender como a pesquisa historiográfica pode se valer de relatos orais, sobretudo, de professoras idosas. Ao nos apropriarmos das memórias das professoras e concebê-las como fruto de sujeito fazedor de sua própria história, buscamos na História Cultural e Social Inglesa, segundo Edward P. Thompson (1981), respaldo teórico para operarmos historiograficamente por lentes "vistas de baixo". Para tal, fizemos uso do conceito de memória de Raphael Samuel (1997). O referencial teórico-metodológico foi construído a partir da metodologia da história oral, segundo as análises realizadas por Alberti (2005). Assim, podemos concluir que, muito embora existam múltiplos debates e discussões sobre o uso da memória na pesquisa historiográfica, aqui, neste trabalho, identificamos que a memória oral em muito alimentou a História. Neste caso específico, pode-se contemplar que o uso da memória nos fez entender as práticas escolares e a cultura escolar no município de Umbaúba-SE, no período de 1955 a 1989.<hr/>This article is based on a research in education and takes as its object of study the oral narratives of the teachers Acinete Bispo Almeida (1932), Janete Aguiar de Souza Cruz (1939), Josefina Batista Hora (1928), Maria Isabel dos Santos (1930), Maria Lita Silveira (1936), Maura Fontes Hora (1933) and Risoneuma Soares Feitosa (1943),who live in the city of Umbaúba, that is located in the southern Sergipe, and it has the following research problems: how oral sources can be used in historical research? How memories of educators can be part of the fields of the History of Education? Our aim was to understand how historical research can make use of oral reports, especially of older teachers. When we analyze the memories of the teachers and interpret them as the result of subjects who make their own history, we take Cultural and Social English History, according to Edward P. Thompson (1981) as the theoretical basis to historiographically interpret the data from the "selves" point of view. For that, we bring the concept of memory of Raphael Samuel (1997). The theoretical and methodological framework was built from the oral history methodology, according to analyzes conducted by Alberti (2005). Thus we can conclude that although there are multiple debates and discussions on the use of memory in historical research, in this study, we identified that memory helps a lot to know and understand history. In this particular case, we can consider that the memory data helped us understand the school practices and the school culture of Umbaúba/SE during the period from 1955 to 1989.