Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320160003&lang=pt vol. 25 num. 47 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Mestrados profissionais na área de educação e ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto procura discutir dois dos desafios que programas de Mestrado Profissional (MP) enfrentam atualmente, para constituir uma identidade funcional que os distinga dos mestrados acadêmicos e mantenham a qualidade acadêmica desejável. Partimos do pressuposto que os MP têm um compromisso com um impacto mais preciso em relação à educação básica, respondendo à sua realidade e demandas, e que sua proposição deve estar alinhada com os resultados de uma política voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Assim, procura-se contribuir para o delineamento das necessidades e compromisso educacional que um MP deve atender. O primeiro desafio destes MP diz respeito à interpretação que têm feito das necessidades do contexto educacional para definir suas propostas. O segundo diz respeito às possibilidades de como formar o professor. Considerando os fundamentos consolidados da área de formação, é possível ultrapassar as disputas entre comunidades epistêmicas, propondo uma formação completa e complexa do profissional da educação. <hr/>ABSTRACT The text discusses two of the challenges that Professional Master’s programs (PM) currently face. We assume that the PM have a commitment to a clear impact, regarding basic education, responding to its reality and demands, and that its proposal should be aligned with the results of a policy for improving the quality of education. So, we seek to contribute to the educational guidelines that a PM should commit. The first challenge of the PM concerns the interpretation that has been made of the needs of the educational context to define its proposals. The second challenge concerns the interpretation that has been done on how to form the teacher. The teacher education field considers the complexity of the professional practice of education and does not minimize their formation needs and conditions. To consider the consolidated basis of the education field, will allow to overcome the disputes between epistemic communities, each seeking to highlight their own perspective and knowledge, by proposing a complete and complex formation of the education professional.<hr/>RESUMEN El texto analiza dos de los retos que los programas de Maestrías Profesionales (MP) enfrentan en la actualidad, para construir una identidad funcional que los distingua de las maestrias académicas y mantenga la calidad académica deseable. Partimos del presupuesto que los MP tienen un compromiso con un impacto más preciso con respecto a la educación básica, en respuesta a su realidad y demandas, y que su propuesta debe estar alineada con los resultados de una política de mejora de la calidad de la educación. De este modo, se busca contribuir al diseño de las necesidades y el compromiso educativo que debe cumplir un MP. El primer desafío de los MP se refiere a la interpretación que han hecho de las necesidades del contexto educativo para definir sus propuestas. El segundo se refiere a las posibilidades de cómo formar el maestro. Teniendo en cuenta los fundamentos consolidados del area de formaciòn, es posible superar los conflictos entre las comunidades epistémicas, proponiendo una formación completa y compleja del profesional de la educación. <![CDATA[Tutoria acadêmica no mestrado profissional: um aprendizado compartilhado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto discute a tutoria acadêmica, atividade que faz parte da proposta curricular do Mestrado Profissional: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os tutores são doutorandos dos Programas de Educação da mesma Universidade. Por dois semestres, os tutores, com supervisão da coordenação do curso, acompanham os mestrandos no processo de desenvolvimento do seu trabalho final de Mestrado. Com o objetivo de analisar os significados que alunos e tutores atribuem à tutoria acadêmica, optou-se pela metodologia dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo três perguntas abertas que foi encaminhado, via Google Docs, para 116 alunos e 13 tutores que participaram da tutoria nos anos 2013, 2014 e 2015. Um total de 45 discentes e todos os tutores preencheram o instrumento. Os resultados apontaram que a tutoria se constituiu num espaço de aprendizagem que possibilitou o desenvolvimento profissional para ambos os públicos. Essa atividade tem contribuído positivamente tanto para a formação de novos pesquisadores quanto de docentes e orientadores para a educação superior. <hr/>ABSTRACT This paper discusses the academic tutorship, which is part of the curriculum in the Master Professional Course for Teacher Educators in the Pontifical Catholic University of São Paulo. Tutors are doctoral students in education at the same university. For two semesters, supervised by the head of the course, the tutors guide the graduate students to develop their final work of Master. In order to analyze the meanings that students and tutors attach to academic tutorship, we adopted the methodology of Meaning Nuclei (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). To collect data, we used a questionnaire with three open questions that was sent via Google Docs to 116 students and 13 tutors who were involved in the tutorship in the years 2013, 2014 and 2015. A total of 45 students and all tutors filled the instrument. The results showed that tutorship is a learning space that enabled professional development for both audiences. This activity has contributed positively to both the learning and training of new researchers, as well as of prospective higher education teachers and advisers.<hr/>RESUMEN El texto analiza la tutoría académica, que es parte de la propuesta curricular de la Maestría Profesional: Formación de Formadores, en la Universidad Católica de Sao Paulo. Los tutores son estudiantes de doctorado de los programas de educación de la misma universidad. Durante dos semestres, tutores, bajo la supervisión de la coordinación del curso, acompañan los estudiantes graduados en el proceso de desarrollo de su trabajo final de Maestria. Con el fin de analizar los significados que los estudiantes y profesores atribuyen a la tutoría académica, usamos la metodología de Núcleos de Significación (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para recopilar los datos, se utilizó un cuestionario con tres preguntas abiertas que se enviaran a través de Google Docs a 116 estudiantes y 13 profesores que participaron en la tutoría en los años 2013, 2014 y 2015. Un total de 45 estudiantes y todos los tutores contestaron el instrumento. Los resultados mostraron que la tutoría constituye un espacio de aprendizaje que permitió el desarrollo profesional, para todos, estudiantes y tutores. Esta actividad ha contribuido de forma positiva tanto para el aprendizaje y la formación de nuevos investigadores, como para la formación de futuros maestros para la educación superior. <![CDATA[Acreditação do programa de pós-graduação misto (academic oprofissional) em Chile: impressões academicas para um debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El ensayo presenta impresiones académicas sobre los mecanismos de aseguramiento de la calidad de la Educación Superior, mediante el análisis histórico de la regulación universitaria y la conceptualización de los enfoques evaluativos vigentes en la materia. Además, relata las experiencias vividas por el autor, en su rol de Coordinador (2003- 2011) del Programa mixto (académico-profesional) Magíster en Educación, mención Política y Gestión Educativas de la Universidad Austral de Chile ante la Comisión Nacional de Acreditación de Postgrado, deteniéndose en las implicancias prácticas y teóricas de la experiencia. Finalmente, concluye con algunas reflexiones exploratorias sobre la formación inicial y permanente de profesores y los desafíos pendientes en el debate académico nacional e internacional.<hr/>ABSTRACT The paper presents academic impressions on the mechanisms of guarantee of the quality of the Graduate Education, by means of the historical analysis of the university regulation and the conceptualization of the evaluative approaches in the matter. Besides, reports the experiences lived by the author, as Coordinator (2003-2011) of the Mixed Program (academic-professional) Master in Education, Political and Management mention of the Austral University of Chile by the National Commission of Accreditation of Post degree, in the practical and theoretical implications of the experience. Finally, concludes with some exploratory reflections on the teachers’ initial and training formation and the hanging challenges in the academic national and international debate.<hr/>RESUMO O ensaio apresenta vistas acadêmicas sobre os mecanismos de garantia da qualidade da Educação Superior de qualidade, através de uma análise histórica da regulação universidade e a conceituação dos enfoques avaliativos vigentes na matéria. Além disso, relata as experiências do autor, em seu papel como Coordenador (2003-2011) do Programa misto (académica e profissional) Mestrado em Educação, Política Educativa e menção Política y Gestão educativa da Universidade Austral do Chile frente à Comissão Nacional de Acreditação graduado, refletindo nas implicações práticas e teóricas da experiência. Por fim, conclui com algumas reflexões exploratórias sobre a formação inicial e continuada dos professores e os desafios restantes no debate acadêmico nacional e internacional. <![CDATA[Mestrado profissional em educação: a constituição do professor/pesquisador e o retorno para a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O mestrado profissional em educação tem se apresentado como um importante espaço de formação de docentes da educação básica, já que se pretende nessa modalidade, por meio da imersão na pesquisa, formar um professor/pesquisador. Vislumbra-se, no âmbito de um mestrado dessa natureza, que o professor/pós-graduando/pesquisador possa desenvolver pesquisa focalizada nas situações reais, na sala de aula, nos diversos espaços educativos e, portanto, tem condições de ser protagonista de sua formação e transformação profissional. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de tecer reflexões sobre o percurso formativo dos docentes da educação básica na modalidade mestrado profissional e os possíveis impactos dessa formação para os profissionais e para a escola. Para tanto, buscou-se, por meio de abordagem qualitativa, apreender, por meio de narrativas dos egressos, os percursos, os sentidos e as possíveis contribuições dessa formação, no nível pessoal e profissional e, consequentemente, para a educação básica. As narrativas mostraram que a prática profissional foi transformada pela pesquisa realizada, os egressos destacaram a importância da relação direta entre a pesquisa e a realidade profissional, no entanto, o impacto pretendido pela aplicação dos projetos de intervenção ainda é algo a ser conquistado, o que revela necessidade de criar políticas para esse fim.<hr/>ABSTRACT The professional master’s degree in education has emerged as an important formation space for teachers of basic education, since it is intended in this modality, through immersion in research, to form a teacher/researcher. It is glimpsed, in the ambit of this master’s degree’s nature, that the teacher/graduate student/researcher can develop research focused on real situations, in the classroom, in different educational spaces and therefore to be able to be protagonist of its own formation and professional transformation. In this sense, this article aims to weave reflections on the formation course for teachers of basic education in professional master mode and the possible impacts of such training for professionals and for the school. Therefore, it was sought, through a qualitative approach, to learn through the narratives of graduates, the paths, directions and possible contributions of such formation, in the personal and professional level and consequently to the basic education. The narrations showed that professional practice has been transformed by the research held, the graduates highlighted the importance of the direct relationship between research and the professional reality, and however, the desired impact for the implementation of intervention projects is still something to be conquered, which reveals the need to create policies for this purpose.<hr/>RESUMEN El máster profesional en la educación se ha convertido en un importante espacio de formación básica de maestros de educación, se pretende en esta modalidad, a través de la inmersión en la investigación, formar un profesor/investigador. Se vislumbra, en el objetivo de un master de tal naturaleza, que el profesor/pos-graduando/investigador pueda desarrollar la investigación centrado en situaciones reales, en el salón de clases y en diferentes espacios educativos y por lo tanto es capaz de ser protagonista de su formación y transformación profesional. En este sentido, este artículo pretende tejer reflexiones en el curso de formación para profesores de educación básica en la modalidad de maestría profesional y los posibles impactos de este tipo de formación para los profesionales y para la escuela. Por lo tanto, se buscó a través de un enfoque cualitativo, aprender, a través de narrativas de egresados, las rutas, los sentidos y las posibles contribuciones de dicha formación, a nivel personal y profesional, y en consecuencia para la educación básica. Las narrativas mostraron que la práctica profesional ha sido transformado por la investigación, los graduados destacaron la importancia de la relación directa entre la investigación y la realidad profesional, sin embargo, el impacto deseado para la realización de proyectos de intervención sigue siendo algo que debe ser conquistado, lo que muestra la necesidad de crear políticas para este propósito. <![CDATA[O debate sobre identidade, cultura e conhecimento em um programa de mestrado profissional em educação de jovens e adultos: processos formativos para a docência e para a educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Para tanto, busca-se uma definição conceitual dos termos identidade e cultura, ao mesmo tempo em que se investiga a constituição da identidade cultural brasileira a partir da contribuição das matrizes étnicas presentes na história do Brasil, seguida de discussões sobre identidade, cultura e conhecimento na EJA no contexto atual. Este texto resulta de pesquisa bibliográfica e reflexões do aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) e Freire (1979), entre outros que discutem as múltiplas referências e a diversidade da identidade cultural dos sujeitos que frequentam a EJA e sua relação com o currículo. A análise teórica apresenta como resultado a necessidade do reconhecimento da diversidade cultural do povo brasileiro pela EJA. Discute, por fim, a proposição de uma escola aberta às múltiplas identidades presentes na escolarização na EJA e na formação docente.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to situate an essay through a theoretical analysis of the relationship between identity and culture in the context of the fundamental knowledge and formation on adult and youth education, in the professional master’s program in Adult and Youth Education. Therefore, it is sought a conceptual definition of the terms identity and culture, at the same time when is investigated the constitution of the Brazilian cultural identity from the contribution of ethnic matrices present in the history of Brazil, followed by discussions about identity, culture and knowledge in YAE in the current context. This text result of bibliographic research and reflections of the theoretical contribution of Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) and Freire (1979), among others that discuss the multiple references and diversity of the cultural identity of the subjects that attend the YEA and its relation with the curriculum. The theorical analysis shows as result the necessity of the recognizing of cultural diversity of the brazilian people through the YAE. It discusses, finally, the proposal of a school open to the multiple identities present in the YEA schooling and in the teacher formation.<hr/>RESUMEN O objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e da cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Por lo tanto, se pretende una definición conceptual de la identidad y la cultura, al mismo tiempo que se investiga la constitución de la identidad cultural brasilera a partir de la contribución de matrices étnicas presentes en la história del Brasil, seguido de discusiones sobre identidad, la cultura y el conocimiento en la educación de jovenes y adultos en el contexto actual. Este texto resulta de investigaciòn bibliogràfica y reflexiones del aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) y Freire (1979) entre otros que discuten sobre las múltiples referencias y la diversidad de la identidad cultural de los sujetos que asisten a la EJA y su relación con el curriculo. El análisis teórico há dado lugar a la necesidad de reconocer la diversidad cultural del pueblo brasilero para la EJA. Se discute, por último, la propuesta de una escuela abierta a las múltiples identidades presentes en la escolarizaciòn en la educación de jovenes y adultos y la formación docente. <![CDATA[Mestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente, rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação, chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional, dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicos que são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientação dos docentes credenciados nos referidos programas.<hr/>ABSTRACT This article show the itinerancy and the legacy of the post-graduate program in Education, in professional modality, offered by the Education Department, Campus I, at State University of Bahia. Its aims, first, to remember the origin of Professional Master in Brazil, highlighting its path, legitimization and consolidation around the brazilian territory and then later, emphasize the main features of the two programs : Management and Technologies Applied to Education (GESTEC) and Youth and Adults Education (MPEJA). From a methodological point of view, this is a descriptive paper based on the law that supports the creation and implementation of these programs, which aims to promote a reflection on public policies in the area of postgraduate education, drawing attention to the importance in offering these courses, specifically in this mode, especially for teachers and managers of basic education, key players and applicants of these courses. The most evident results are due to innovative educational practices, increase of educational research, new data and updated information about education, technology, management and youth and adult education (EJA), as well as new methodologies and technological artifacts that are driven by investigations carried out by students with the guidance of teachers accredited in those programs.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta la itinerancia y los legados de los Programas de Postgrado en Educación en la modalidad Profesional, que se ofrecen en el Departamento de Educación, Campus I, de la Universidad del Estado de Bahía. Su objetivo es en primer lugar, recordar la creación de las Maestrias Profesionales en Brasil, con el fin de poner de relieve su trayectoria, legitimación y consolidación en todo el territorio brasilero y posteriormente demostrar principales características de los dos programas: Gestión y Tecnologías Aplicadas a la Educación (Gestec) y Educación Jóvenes y Adultos (MPEJA). Desde un punto de vista metodológico, se trata de un estudio descriptivo, destacando algunos datos cuantitativos y cualitativos recogidos para apoyar este artículo, que subvenciona la legislación que apoya la creación y ejecución de estos programas, cuyo objetivo es promover una reflexión sobre la política curso de postgrado en la educación, llamando la atención sobre la importancia de ofrecer estos cursos, específicamente en esta modalidad, especialmente para los profesores y los administradores de la educación básica, principales actores y demandantes de estos cursos. Autores como Cevallos y Pasos (2012), Janini (2006), André (2001), Novoa (2009), Machado (2009), Haddad y Di Pierro (1999), Ramón Flecha (1999) dialogan en el análisis de los dátos con las investigadoras. Los resultados más evidentes se deben a las prácticas educativas innovadoras de los trabajos de curso realizados por los estudiantes, el aumento de la investigación educativa, los nuevos datos e información actualizada sobre educación, tecnología, gestión y EJA, así como nuevas metodologías y artefactos tecnológicos que son impulsados por las investigaciones realizadas por los estudiantes con la guía de maestros certificados en estos programas. <![CDATA[Fundamentos e práticas da educação profissional e tecnológica: reflexões e propostas de estudo a partir de um mestrado profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A expansão dos cursos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos últimos anos tem trazido desafios significativos nessa área, seja na rede pública ou privada. Dentre eles está o estabelecimento de programas de pós-graduação que permitam formar docentes, gestores e pesquisadores voltados para a realidade da EPT, conhecendo seus limites e possibilidades. Mais ainda, trata-se também de criar perspectivas de leitura, reflexões e estudos nessa modalidade de ensino. A partir da experiência docente e em pesquisa em EPT dentro do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, numa instituição pública paulista que atua na formação técnica e tecnológica desde 1969, os autores propõem neste artigo uma dessas possíveis perspectivas, considerando algumas trilhas básicas de investigação levantadas no contexto da arquitetura curricular de uma disciplina intitulada Fundamentos e Práticas da EPT. Parte-se da hipótese de que é necessário conhecer os fundamentos epistemológicos das relações entre educação e trabalho; problematizar o papel da EPT no atual contexto do desenvolvimento tecnocientífico, compreender as interfaces entre educação, sociedade e tecnologia a partir dos estudos da historiografia da Educação Profissional e Tecnológica, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal.<hr/>ABSTRACT The expansion of courses in Vocational and Technological Education (VTE) in recent years has brought significant challenges, whether in the public or private system. Among them is the establishment of postgraduate programs to provide teachers, managers and researchers to face the reality of VTE, acknowledging its limits and possibilities. Moreover, it is also about creating perspectives for reading, reflections and studies in this type of education. From teaching experience and research in VTE within the Professional Master’s Program in Management and Development of Vocational Education in São Paulo public institution engaged in technical and technological education since 1969, the authors propose in this article one of these possible perspectives, considering some basic tracks research raised in the context of curriculum architecture of a course entitled “Fundamentals and Practices on VTE”. The hypothesis is that is necessary to know epistemological foundations of the relationship between education and labor; problematize the VTE role concerning the present techno-scientific development context, trying to understand the interfaces among education, society and technology from a historiographical researches on Vocational and Technological Education, identifying the changes and continuities in legal basis.<hr/>RESUMEN La expansión de los cursos en Educación Profesional y Tecnologíca (EPT) en los últimos años ha traído consigo importantes desafíos en esta área, sea en la red pública o privada. Entre ellos se encuentra el establecimiento de programas de posgrado para capacitar a los profesores, gestores e investigadores involucrados con la realidad de la EPT, conociendo sus límites y posibilidades. Por otra parte, también es necesario crear perspectivas de lectura, reflexiones y estudios en este tipo de educación. Desde la experiencia docente y en la investigación acerca de la EPT en el Programa de Maestría Profesional en Gestión y Desarrollo de la Educación Profesional en una institución pública en Sao Paulo que ha realizando acciones de formación técnica y tecnológica desde 1969, los autores proponen en este artículo una de estas perspectivas posibles, teniendo en cuenta algunas pistas básicas de investigación que en el contexto de la arquitectura curricular de una materia del curso titulada “Fundamentos y Prácticas de la EPT”. Se inicia con la hipótesis de que es necesario conocer los fundamentos epistemológicos de la relación entre la educación y el trabajo; problematizar el papel de la EPT en el contexto actual de desarrollo tecnocientífico, comprender las interfaces entre la educación, la sociedad y la tecnología en vista de la historiografía de los estudios de educación profesional y tecnológica, la identificación de los cambios y continuidades en su fundamentaciòn legal. <![CDATA[Tornar-se educadora/professora: palavras que contam como foi!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto partilhamos, particularmente, vivências e dinâmicas investigativas ocorridas durante a profissionalização no Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O conceito de avaliação (FERNANDES, 2008) entrelaçou teoria e prática na intervenção pedagógica. A pesquisa biográfica (DELORY MOMBERGER, 2012; JOSSO, 2002), que inclui o conceito de mediação biográfica (PASSEGGI, 2008), orientou os processos de investigação, também guiados pelo conceito de isomorfismo pedagógico (NIZA, 2009). Priorizando a investigação-formação e a participação, a narrativa global e retrospectiva mostrou que o papel dos participantes não foi fixo no desenvolvimento daquele projeto e que alguns contornos se alteraram no espaço/tempo de fazer. Observando, escutando, recordando, atuando e escrevendo, aprendemos de nós e das crianças, da e na profissão. A participação afastou posturas tradicionais do investigador e as narrativas tomaram parte numa construção de saberes em que todos tivemos voz.<hr/>ABSTRACT This text focuses on the research accomplished within the framework of the Practice of Supervised Teaching (PST), as a part of the Master Degree in Childhood and Primary Education. We wrote, supervisor and newly-graduated, focused on the space-time of the teacher education in practice with children and on the processes which enclose the construction of knowledge during the PST. The concept of evaluation (Fernandes, 2008) was always present and it led us to understand that action and research, teaching and learning, children and adult voices, have twined along the path of education and (trans)formation. The concept of pedagogic isomorphism (Niza, 2009) also guided us in the conception of the course, in action in the classroom and in research practices. The biographical approach (Passeggi, 2008; Delory Momberger, 2012) was a very important topic too. As well, we perceived changes that came from reflection and coherency in a project. As agents, we were learning together and building up transformations with children and other people in the school<hr/>RESUMEN En este texto nos centramos con especial interés en la dimensión investigativa desarrollada durante las Prácticas de Enseñanza, de la Mástria en Educación Infantil y de Enseñanza Primaria. En esta fase, al final del curso, se pone de manifiesto la presencia y la autoría de futuros profesionales en la investigación llevada a cabo y el proceso seguido. El concepto de evaluación (Fernandes, 2008) nos ayudó a comprender como se entrecruzó la acción y la investigación, la enseñanza y los aprendizajes, la voz de los niños y la de los adultos. Admitimos que la perspectiva de la investigación (auto)biográfica (Josso, 2002; Delory-Momberger, 2012) y el concepto de mediación biográfica (Passeggi, 2008) orientaron el proceso de investigación que exponemos, el cual también se fijó en la acción y en la formación. La noción de isomorfismo pedagógico (Niza, 2009) nos ha guiado. No solo encontrándonos comprometidas con la coherencia y la escucha, sino también con el deseo de ser agentes del proceso, percibimos cambios en que tales prácticas nos condujeron, a tener voz y a aprender.<hr/>Palabras-claves: Práctica de Enseñanza; Investigación y (Auto)Biografia; Formación <![CDATA[O mestrado profissional em educação e a repercussão dos relatórios críticoreflexivos à luz de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho tem como objetivo identificar as repercussões da execução dos Relatórios Crítico-Reflexivos, construídos no âmbito da modalidade de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/UNIPAMPA), à luz de conceitos freireanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental. Coletaram-se, aleatoriamente, oito trabalhos de conclusão de curso e os dados foram trabalhados pela análise textual discursiva. As repercussões evidenciam a proximidade das categorias freireanas, estabelecendo um diálogo fecundo entre a teoria e a prática, construindo alternativas e afirmando uma autonomia que não é concedida e nem tutelada, mas que se constrói no fazer-se. Os resultados apontam que a metodologia da pesquisa no PPGEdu apresenta desafios, tensionamentos e ensinamentos em relação às metodologias historicamente construídas e socialmente legitimadas, pois se constata o envolvimento do pesquisador e o protagonismo dos sujeitos participantes.<hr/>ABSTRACT This work aims to identify the impact of the implementation of Critical-Reflexive Reports, set up in the PPGEDU/UNIPAMPA professional master’s in light of Freire’s concepts. This is a qualitative research, which used the documentary research approach. It was randomly collected eight course final papers and the data were worked by discursive textual analysis. The repercussions show the proximity of freire’s categories, establishing a fruitful dialogue between theory and practice, building alternatives and claiming an autonomy that is not granted and not protected, but it is built on the action. The results show that the methodology of research in PPGEDU presents challenges, tensions and teachings regarding the historically constructed and socially legitimated methodologies, as it is verified the involvement of the researcher and the role of the participating subjects.<hr/>RESUMEN Este estudio tiene como objetivo identificar las repercusiones de la elaboración de los Informes Crítico-Reflexivos, construidos en el ámbito de la modalidad de la maestria profesional do PPGEdu/UNIPAMPA, a la luz de conceptos freireanos. Se trata de una investigación cualitativa, que utilizó el abordaje de la investigación documental. Se colectaron, aleatoriamente ocho trabajos de conclusión de curso y los datos fueron trabajados por el análisis textual discursiva. Las repercusiones evidencian la proximidad de las categorías freireanas, estableciendo un diálogo fecundo entre la teoría y la práctica, construyendo alternativas y afirmando una autonomía que no es concedida y tampoco tutelada, pero que se construye en el hacerse. Los resultados apuntan que la metodología de la investigación en el PPGEdu presenta desafíos, tensiones y enseñanzas en relación a las metodologías históricamente construidas y socialmente legitimadas, pues se constata el envolvimiento del investigador y el protagonismo de los sujetos participantes. <![CDATA[Programa de intervenção educativa para o tratamento da obesidade infantil baseado em vídeojogos ativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN La obesidad infantil es la enfermedad crónica con mayor prevalencia en los países desarrollados y en vías de desarrollo. Los últimos estudios mostraron que Canarias es la comunidad española con el índice de obesidad infantil más alto. Sin embargo, esta enfermedad es fácil de prevenir, educando desde niños en hábitos saludables, y el desarrollo de las TICs en general y los videojuegos en particular, representan una oportunidad de trabajar para alcanzar un cambio. Por ello, en este trabajo se presenta el diseño de un programa de intervención educativa para el tratamiento de la obesidad infantil. Este programa está destinado a niños y niñas de 8 a 12 años de edad con obesidad y que acuden por primera vez al Servicio de Pediatría del Hospital Universitario de Canarias, y actualmente está siendo validado. Los resultados parciales muestran que la satisfacción de los menores con el programa es alta, destacando el enfoque en juegos. Asimismo, el 100% de los niños y niñas creen que han aprendido a través del programa de intervención educativa, y que tanto la actividad física (91,7%), como la alimentación saludable (90,9%) han cambiado sus hábitos de vida.<hr/>ABSTRACT Childhood obesity is the most prevalent chronic disease, both in developed and in developing countries. Recent studies showed that the Canaries is the Spanish community with the highest rate of childhood obesity. However, this disease is easily preventable by educating children from unhealthy habits, and the development of ICT in general, and video games in particular, represent an opportunity to work towards the change. So, in this paper we present the design of an educational intervention program for treatment of childhood obesity. This program is intended for children from 8 to 12 years old with obesity attending for the first time at the Pediatric Service of the Hospital Universitario de Canarias. This program is currently being validated. Partial results show that satisfaction under the program is high, highlighting the focus on games. Also, 100% of children believe they have learned through educational intervention program, and both physical activity (91.7%), as healthy eating (90.9%) have changed their lifetime habits.<hr/>RESUMO A obesidade infantil é a doença crônica mais prevalente nos países desenvueltos e em desenvolvimento. Estudos recentes mostraram que as Canárias é a comunidade espanhola com a maior taxa de obesidade infantil. No entanto, esta doença é facilmente evitável se educar as crianças com hábitos saudáveis. E o desenvolvimento das TICs em geral e dos videojogos em particular representam uma oportunidade de trabalhar para uma mudança. Por isso, neste trabalho se apresenta a concepção de um programa de intervenção educativa para o tratamento da obesidade infantil. Este programa é destinado a crianças de 8 a 12 anos com obesidade e que vão pela primeira vez ao Serviço de Pediatria do Hospital Universitário de Canárias, e atualmente está sendo validado. Os resultados parciais mostram que a satisfação no âmbito do programa é alta, com destaque para o foco em jogos. Além disso, 100% das crianças acreditam que aprenderam através do programa de intervenção educativa, e que tanto a atividade física (91,7%), como uma alimentação saudável (90,9%) mudaram seus hábitos de vida. <![CDATA[A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.<hr/>ABSTRACT The end of high school is a time of difficult transition to adulthood. In order to understand how different spheres of socialization influence in this crucial phase of decision making and planning towards the future, for this research we selected students from four public schools in Minas Gerais, two of them located in Belo Horizonte, the other two in Mariana. The selected methodology was qualitative and the techniques used were questionnaire and interview. The questionnaire aimed to identify trends and make a descriptive outlook of young graduates and their families. The interviews contributed to an analysis of everyday reality and intergenerational transfers between grandparents, parents and young people. Thus, this research discusses how different generations present in the same domestic space facing the entrance in the labor market, as they build their strategies and plans to the future, and how they relate to other spheres of socialization.<hr/>RESUMEN El final de la escuela secundaria es un momento de difícil transición a la edad adulta. Con el fin de entender cómo los diferentes ámbitos de socialización influyen en esta etapa crucial de decisiones y la planificación para el futuro, fueron seleccionados para esta investigación los estudiantes de cuatro escuelas públicas de Minas Gerais, dos de ellas localizadas en Belo Horizonte y dos en Mariana. La metodología elegida fue cualitativa y las técnicas utilizadas fueron el cuestionario y la entrevista. El cuestionario dirigido a identificar tendencias y hacer un panorama descriptivo de los jóvenes y sus familias. Las entrevistas contribuyeron a un análisis de la realidad cotidiana y la transmisión intergeneracional entre abuelos, padres y jóvenes. Por lo tanto, esta investigación analiza cómo las diferentes generaciones presentes en la mismo espacio doméstico entra en el mercado de trabajo y construyen sus estrategias y planes hacia el futuro y cómo se relacionan con otras esferas de socialización del joven. <![CDATA[Os sujeitos em tempos complexos à luz/sombra da ontologia de Edgar Morin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432016000300187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, situamos a questão do sujeito à luz/sombra do pensamento de Edgar Morin, que necessita de uma autoética, de uma autocrítica, de ensinar a condição humana, considerando a questão do ser e do saber no pensamento complexo, dadas as desordens e incertezas destes tempos complexos.<hr/>ABSTRACT In this paper, we place the question of the subject in light/shadow of the thought of Edgar Morin, which needs a self-ethics, a self-critical, to teach the human condition, considering the question of being and knowledge in complex thinking, given the disorders and uncertainties of these complex times.<hr/>RESUMEN En este texto, se coloca la cuestión del sujeto a la luz/sombra del pensamiento de Edgar Morin, que necesita de una autoética, de una autocrítica, de enseñar la condición humana, teniendo en cuenta la cuestión del ser y del saber en el pensamiento complejo, teniendo en cuenta los trastornos y falta de fiabilidad de estos tiempos complejos