Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320170003&lang=pt vol. 26 num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A comunicação inclusiva na dinamização e preservação do patrimônio cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Reflexão teórica sobre acesso ao patrimônio cultural tangível e intangível na defesa de um novo paradigma de mediação cultural apoiado no modelo de comunicação inclusiva. Advoga-se que para a cultura fruir a toda e qualquer pessoa, haverá necessidade de eliminar todo tipo de barreiras, que vão desde a envolvente territorial e arquitetônica, às estratégias de preservação, interpretação e divulgação do acervo, às mídias e tecnologias utilizadas e, acima de tudo, à diversidade dos próprios conteúdos nas mais variadas situações comunicacionais. Da mesma forma, haverá que ter em mente o perfil e as necessidades específicas de cada potencial receptor, tomando por medida as suas capacidades e competências, numa abordagem positiva e não discriminadora. Ao centrar a experiência cultural num paradigma de diversidade humana e no design universal com potencial para a customização individualizada, toda e qualquer ação servirá múltiplos perfis, sem que se limite a qualquer um deles e muito menos que se centre na deficiência.<hr/>ABSTRACT Theoretical reflection on access to tangible and intangible cultural heritage in the defense of a new paradigm of cultural mediation based on the model of inclusive communication. It is argued that, in order to give everyone the opportunity to enjoy culture, there will be a need to eliminate the barriers to be found in the environment; in the preservation, interpretation and dissemination strategies; in the media and technologies used; and, above all, in the contents to be used in the most varied communication situations. Likewise, the profile and specific needs of each potential recipient should be addressed, taking into account their skills and competences, in a positive and non-discriminatory approach. By making the cultural experience be based on a paradigm of human diversity and universal design with the potential for individualized customization, every action will serve multiple profiles, without limiting them to any of them, much less by focusing on disability.<hr/>RESUMEN Reflexión teórica sobre el acceso al patrimonio cultural tangible en la defensa de un nuevo paradigma de mediación cultural asiente al modelo de comunicación inclusiva. Se aboga que, para dar la oportunidad a cualquier persona de fruir de la cultura, habrá necesidad de eliminar todo tipo de obstáculos que van desde el entorno territorial y arquitectónico a las estrategias de preservación, interpretación y divulgación del acervo a los medios y tecnología utilizados y, sobretodo, a la diversidad de los contenidos en las situaciones comunicacionales más variadas. De la misma forma, habrá que tener en mente el perfil y las necesidades específicas de cada potencial receptor, midiendo sus capacidades y competencias, con un abordaje positivo y no discriminatorio. Al centrar la experiencia cultural en un paradigma de diversidad humana y en el diseño universal con potencial para adaptación individualizada, toda y cualquier acción servirá a múltiples perfiles, sin que se limite a cualquiera de ellos y mucho menos que se centre en la deficiencia. <![CDATA[Diversidade: os outros de “mim”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste ensaio é apresentar a expressão da diversidade como outras possibilidades de constituição do indivíduo, expressão essa possibilitada pela incorporação da cultura, o que indica a sua importância para a diferenciação individual. O meio para atingir tal objetivo é a análise de três novelas de Leon Tolstói: A morte de Ivã Ilitch, O senhor e o servo e A felicidade conjugal, escritas no século XIX, e do filme de Michelangelo Antonioni Passageiro: profissão repórter, produzido no século XX. A análise dessas obras, permeadas por reflexões feitas por Adorno, Benjamin e Horkheimer, indica distinções na apresentação de outras possibilidades de constituição do eu na modernidade. Nas novelas de Tolstói, ressalta-se a alternativa de vida calcada na bondade, na serenidade, na solidariedade. No filme de Antonioni, destaca-se a impossibilidade de ser outro; a ideia de que tudo deva ser alterado para que tudo permaneça como está é visível nesse filme, contrapondo-se à percepção concreta da mudança presente nas novelas analisadas.<hr/>ABSTRACT The objective of this essay is to present the expression of diversity as other possibilities of constitution of the individual, an expression made possible by the incorporation of culture; which indicates the importance of this for individual differentiation. The means to achieve this goal is the analysis of three novels by Leon Tolstoy: “The death of Ivan Ilitch”, “The Lord and the servant”, and “Family happiness”, written in the nineteenth century, and Michelangelo Antonioni’s film “The Passenger”, produced in the twentieth century. The analysis of these works, permeated by reflections made by Adorno, Benjamin and Horkheimer, indicates distinctions in the presentation of other possibilities of constitution of the self in modernity; in the novels of Tolstoy, the alternative of life based on kindness, serenity and solidarity stands out; in Antonioni’s film, the impossibility of being another is outstanding; the idea that everything is altered so that everything remains as it is visible in this film, in opposition to the concrete perception of the change present in the analyzed novels.<hr/>RESUMEN El objetivo de este ensayo es presentar la expresión de la diversidad como otras posibilidades de constitución del individuo, expresión que posibilita la incorporación de la cultura; lo que indica su importancia para la diferenciación individual. El medio para alcanzar tal objetivo es el análisis de tres novelas de León Tolstói: “La muerte de Iván Ilitch”, “El señor y el siervo” y “La felicidad conyugal”, escritos en el siglo XIX, y de la película de Michelangelo Antonioni “El reportero”, producido en el siglo XX. El análisis de estas obras, impregnadas por reflexiones hechas por Adorno, Benjamín y Horkheimer, indica distinciones en la presentación de otras posibilidades de constitución del yo en la modernidad; en las novelas de Tolstói, se resalta la alternativa de vida calcada en la bondad, en la serenidad, en la solidaridad; en la película de Antonioni, se destaca la imposibilidad de ser otro; la idea de que todo sea cambiado para que todo permanezca como está, es visible en esta película, contraponiéndose a la percepción concreta del cambio presente en las novelas analizadas. <![CDATA[O olhar, a palavra e a audiodescrição (ad)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As pessoas com deficiência visual contam com um recurso de acessibilidade denominado Audiodescrição (AD) que consiste, grosso modo, na descrição de informações que são veiculadas visualmente em um filme, programa de televisão, peça de teatro, fotografia, pintura, escultura ou o que mais envolva imagem. O debate atual sobre AD perpassa por problematizar as questões estéticas na sua realização. Para pensar sobre essas fissuras das abordagens a respeito da recepção pelas pessoas cegas, recorremos ao filme documentário Janela da Alma, dos cineastas João Jardim e Walter Carvalho, de 2001, em diálogo com autores que refletiram sobre a proeminência do olhar. Em seguida abordamos e refletimos sobre o papel da palavra, com base em Bakhtin (2003, 2006) e outros autores. Realizada deste lugar, a AD será fruto da consciência de que somos pelo reconhecimento das nossas possibilidades e do outro, bem como pelo respeito à diversidade e às diferenças.<hr/>ABSTRACT Visually impaired people count on an accessibility resource denominated Audio Description (AD) which is roughly consisted of the description of information broadcasted in a movie, a TV program, theatrical play, photography, paintwork and everything else involving images. The current debate on AD encompasses problematizing aesthetical issues during its realization. In order to think about those chinks in the approaches on the way blind people receive it, we resort to the documentary Janela da Alma by filmmakers João Jardim and Walter Carvalho (2001), in a dialog with authors who reflected upon sight prominence. Next, we approach and reflect upon the role of the word itself, based on Bakhtin (2003, 2006) and other authors. Performed under that perspective, Audio Description will be stemming from the conscience that we are for the recognition of our capabilities and of the other’s, as well as for showing respect for diversity and for difference.<hr/>RESUMEN Las personas con deficiencia visual disponen de un recurso de accesibilidad llamado Audiodescripción (AD), que consiste, de manera general, en la descripción de informaciones que son transmitidas a través de imágenes en una película, en programas de televisión, obras de teatro, fotografías, pinturas, esculturas y etc. El debate actual sobre AD se centra en problematizar los aspectos estéticos en la puesta en práctica de la misma. Para reflexionar sobre las fisuras en los abordajes respecto a la recepción de las personas ciegas, recorremos al documental “Ventana del alma”, de los cineastas João Jardim de Walter Carvalho (2001), en charla con autores que hicieron reflexiones sobre la preeminencia de la mirada. De seguido, abordamos y reflexionamos sobre el papel de la palabra, basándonos en Bakhtin (2003, 2006) y en otros autores. Realizada desde este lugar, la AD será fruto de la conciencia de somos por el reconocimiento de nuestras posibilidades y del otro, así como como por el respeto a la diversidad y a las diferencias. <![CDATA[Pessoa com deficiência: estigma e identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo objetiva-se verificar, por meio das mídias audiovisuais, como as pessoas com deficiência são reconhecidas, porque, apesar dos direitos atuais adquiridos, ainda são visualizadas e/ou relatadas experiência negativas que abordam estigma, identidade e autonomia. Com isso, busca-se responder: Após décadas de educação inclusiva no Brasil, ainda existe preconceito ou estigma com a pessoa com deficiência? A metodologia é a netnografia, por ser uma pesquisa realizada em ambientes virtuais. Quanto à coleta dos dados, deu-se por meio da visualização e seleção de vídeos do YouTube que envolvem a temática estigma e identidade social. Para tanto, utilizou-se os descritores mais comuns como deficientes, deficiência visual, deficiência física, deficiência mental, deficiência intelectual, deficiência auditiva, pessoas com necessidades educacionais especiais, mongoloide, débil mental, ceguinho, surdo (piada) e surdinho. Como resultado, destacase a representação em mídia de forma ridicularizada, desrespeitosa, considerando a pessoa com deficiência como irresponsável, desatenta, fora do padrão social, não inteligente, agressiva, frívola, dentre outros.<hr/>ABSTRACT The aim of this paper is to check through the audiovisual media as people with disabilities are recognized. Thus we seek to answer, with a few decades of inclusive education in Brazil: there is still prejudice or stigma on the embodiment of those with disabilities? The methodology is netnography to be a survey conducted in virtual environments. The data collection will be through visualization and selection of YouTube videos that involves the theme stigma and social identity. In order to achieve this aim it has used descriptors such as: handicapped people, visual impaired people, physical impaired people, mental impaired people, intellectual impaired people, deaf person, people with special needs, “mongoloide”, mentally retard, blind people, deaf (sick joke). As a result, we highlight: the representation in media is mocked, disrespectful, and consider those people as irresponsible, heedless, nonstandard, not wise, aggressive, frivolous, amongst others.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es verificar, por medio de las medias audiovisuales, como las personas con discapacidad son reconocidas, pues, a pesar de los derechos actuales adquiridos, es aún visualizada y/o relatada a través de experiencias negativas que abordan estigma, identidad, autonomía. Así, buscamos contestar: ¿Después de algunas décadas de educación inclusiva en Brasil, todavía existe prejuicio o estigma sobre la persona con discapacidad? La metodología es netnografía, por ser una investigación realizada en ambientes virtuales. Los datos fueron recogidos a través de la visualización y selección de videos de Youtube sobre los temas estigma e identidad social. Para eso, se utilizaron descriptores comunes como discapacidad, discapacidad visual, discapacidad física, discapacidad mental, discapacidad intelectual, discapacidad auditiva, personas con necesidades especiales, “mongoloide”, débil mental, cieguito, sordo (chiste), y “surdinho”. El resultado obtenido es que la representación en la media es ridiculizada, irrespetuosa y considera la persona con discapacidad irresponsable, distraída, fuera de los estándares sociales, no inteligente, agresora, fútil, entre otros. <![CDATA[Acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência: sobre o que estamos falando?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As temáticas acessibilidade e inclusão encontram-se na agenda das discussões e das políticas públicas brasileiras na contemporaneidade. Entende-se que assegurar condições de acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida significa possibilitar que possam desfrutar seus direitos com dignidade e em igualdade de oportunidade com os demais, oferecendo-lhes condições de inclusão em todos os espaços e possibilidade de uso dos equipamentos e bens disponíveis ao público em geral. Imbuídas dessa compreensão, neste trabalho objetivamos realizar uma discussão em torno da questão conceitual da acessibilidade, compreendendo-a como condição sine qua non para inclusão social, educacional e cultural. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e de documentos acerca desta temática, buscando releitura, análise e sistematização de modo a produzir outras possíveis contribuições com o debate acerca do tema. Os resultados apontaram que uma cultura inclusiva deve assegurar a todos os cidadãos acesso a ambientes projetados a partir da concepção de Desenho Universal, bem como acesso à Tecnologia Assistiva, aos que dela necessitam, para que usufruam dos espaços, bens e produtos culturais da sociedade. Conclui-se, nessa perspectiva, que o Estado precisa garantir o acesso de todas as pessoas aos seus direitos sociais, em condições de igualdade com os demais cidadãos.<hr/>ABSTRACT The topics of accessibility and inclusion are on the agenda of discussions and Brazilian public policies nowadays. Understand that ensuring accessibility conditions for people with disabilities and reduced mobility means enabling them to enjoy their rights with dignity and equal opportunity with others, offering them conditions of inclusion in all the spaces and conditions of use the equipment and objects available to the general public. Imbued with this understanding, in this work we aim to make a discussion around the concept of accessibility, understanding it as a sine qua non condition for social, educational and cultural inclusion. The methodology used was the revision of the literature and documents about this theme, seeking re-reading, analysis and systematization in order to produce other possible contributions with the debate about the theme. The results pointed out that an inclusive culture should guarantee all citizens access to environments designed from the Universal Design concept, as well as access to Assistive Technology, to those who need it, so that they can enjoy the spaces, goods and cultural products of society. It is concluded from this perspective that the State must ensure that all persons have access to their social rights, on a basis of equality with other citizens.<hr/>RESUMEN Los temas de accesibilidad y inclusión están en la agenda de las discusiones y de las políticas públicas brasileñas en la actualidad. Se entiende que asegurar condiciones de accesibilidad a personas con discapacidad y movilidad reducida significa posibilitar que puedan disfrutar de sus derechos con dignidad y en igualdad de oportunidades con los demás, ofreciéndoles condiciones de inclusión en todos los espacios y de uso de los equipos y objetos disponibles al público en general. Imbuido de este entendimiento, en este trabajo pretendemos hacer una discusión sobre el concepto de accesibilidad, entendiéndolo como una condición sine qua non para la inclusión social, educativa y cultural. La metodología utilizada fue la revisión de la literatura y de los documentos acerca de este tema, buscando la relectura, el análisis y la sistematización para producir otras posibles contribuciones con el debate sobre el tema. Los resultados señalaron que una cultura inclusiva debería garantizar a todos los ciudadanos el acceso a entornos diseñados desde el concepto de Diseño Universal, así como el acceso a la Tecnología Asistencial, a quienes la necesitan, para que puedan disfrutar de los espacios, objetos y productos culturales de la sociedad. Desde esta perspectiva, se concluye que el Estado debe garantizar que todas las personas tengan acceso a sus derechos sociales, sobre la base de la igualdad con los demás ciudadanos. <![CDATA[O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da universidade federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC), criado em 2013 pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com o Ministério da Cultura, é uma iniciativa pioneira de formação lato sensu na temática. O objetivo deste artigo é apresentar o CEAC e suas contribuições para o fortalecimento de uma política que reflita e articule a Acessibilidade Cultural para as pessoas com deficiência. Por meio de um relato de experiência, antecedido por uma breve contextualização política sobre o tema, foram discutidos os aspectos inerentes ao curso: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; a formação de uma rede de articulação, fomento e formação em acessibilidade cultural e a produção científica decorrente do CEAC. Constatou-se que em suas duas edições ele teve um papel estratégico na visibilidade da questão e na luta das pessoas com deficiência pela garantia de acesso à fruição cultural, tal como preconizado pelas políticas públicas. <![CDATA[Audiodescrição e acesso à cultura audiovisual para o empoderamento de pessoas com deficiência visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A cultura contemporânea é especialmente multimodal no sentido de que, para expressar-se, utiliza suportes variados como televisão, rádio, celulares, computadores etc, com emprego de diferentes linguagens e formatos. De modo a fazer um recorte nas linguagens associadas ao sentido da visão, este artigo procura focalizar determinada parcela da população, justamente aquela que, estando privada desse sentido (a pessoa com deficiência visual), carece de soluções que lhe possibilitem o usufruto e acesso à informação visual presente em espaços como cinemas, teatros, passeios turísticos etc. Um modo de compensar a ausência da visão e de tornar a imagem acessível é a audiodescrição, tratada neste artigo como tradução intersemiótica e audiovisual, pois traduz a informação visual em informação verbal (escrita ou oral).<hr/>ABSTRACT Contemporary culture is especially multimodal, in the sense that, to express itself makes use of various media, such as television, radio, cell phones, computers etc. through different languages and formats. In order to make a selection of languages associated with the sense of sight, this paper highlights specific part of population, just the ones (the visually impaired people), who has no means to enjoy and access visual information as cinema, theaters, travel tours etc. A way to compensate the lack of vision, and make images accessible is through audio description, that is treated here as intersemiotic and audiovisual translation ones, once it translates visual information into verbal information (written or oral).<hr/>RESUMEN La cultura contemporánea es especialmente multimodal en el sentido de que, para expresarse, utiliza soportes variados como televisión, radio, celulares, computadoras etc, con empleo de diferentes lenguajes y formatos. Con el propósito de promover un recorte sobre los lenguajes asociados al sentido de la visión, en este artículo se busca focalizar determinada parte de la población, justamente aquella que, estando privada de ese sentido (la persona con discapacidad visual), carece de soluciones que le posibiliten el usufructo y acceso a la información visual presente en espacios como cines, teatros, paseos turísticos etc. Un modo de compensar la ausencia de la visión y de hacer la imagen accesible es la audiodescripción, tratada en este artículo como traducción intersemiótica y audiovisual, pues traduce la información visual en información verbal (escrita u oral). <![CDATA[Design para experiência multissensorial em museus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo visa apresentar os resultados obtidos com a pesquisa de doutorado intitulada Design para experiência multissensorial em museus: fruição de objetos culturais por pessoas com deficiência visual, realizada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PgDesign/UFRGS), de 2012 a 2016. Teve-se como objetivo propor os requisitos para o projeto e o desenvolvimento de recursos multimodais táteis e sonoros para fruição de objetos culturais pelo usuário com deficiência visual em museus, segundo uma abordagem integrada com base no design para a experiência. O embasamento metodológico ampara-se nas abordagens de pesquisa qualitativa e pesquisa aplicada. Assim, são empregadas as técnicas de observação direta, entrevistas e Engenharia Kansei para caracterizar e compreender as experiências dos sujeitos da pesquisa, bem como para compreender os processos de desenvolvimento e os materiais para produção de recursos para consequente avaliação. A verificação do trabalho ocorreu no Museu Joaquim Felizardo, em Porto Alegre. Os requisitos de projeto validaram a hipótese elencada em resposta ao problema de pesquisa. Além dos requisitos de projeto, chegou-se a novos instrumentos para o auxílio no projeto de recursos de acessibilidade, como: metodologia para o desenvolvimento de recursos multimodais táteis e sonoros e instrumento para avaliação da experiência pelo usuário por meio de escalas de diferencial semântico.<hr/>ABSTRACT This article aims to present the results obtained in the doctoral research entitled Design for multisensorial experience in museums: enjoyment of cultural objects by people with visual impairment, helded in the Graduate Program in Design (PgDesign/UFRGS) from 2012 to 2016. Its goal is to propose the requirements for the design and development of tactile and sound multimodal resources for the enjoyment of cultural objects by users with visual impairment in museums, according to an integrated experiencebased design approach. The methodological foundation is based on the approaches of qualitative and applied research. Thus, the techniques of direct observation, interviews and Kansei Engineering are used to characterize and understand the experiences of the subjects of the research, as well as to understand the development processes and the materials for the production of resources for consequent evaluation. The verification of the work occurred in the Joaquim Felizardo Museum, in Porto Alegre. The design requirements validated the hypothesis listed in response to the research problem. In addition to the design requirements, new tools were added to aid in the design of accessibility resources, such as: methodology and guidelines for the development of tactile and sound multimodal resources and instrument for user experience evaluation through differential semantic scales.<hr/>RESUMEN En este artículo se pretende presentar los resultados obtenidos con la investigación de la tesina de doctorado titulada: Diseño para la experiencia multisensorial en museos: fruición de objetos culturales por personas con discapacidad visual, realizada en el Programa de Postgrado en Diseño (PgDesign/UFRGS) de 2012 a 2016. Fue propuesto como objetivo los requisitos para el proyecto y el desarrollo de recursos multimodales táctiles y sonoros para el disfrute de objetos culturales por el usuario con discapacidad visual en museos, según un enfoque integrado basado en el diseño para la experiencia. La base metodológica se ampara en los enfoques de investigación cualitativa e investigación aplicada. Así, se emplean las técnicas de observación directa, entrevistas e Ingeniería Kansei para caracterizar y comprender las experiencias de los sujetos de la investigación, como también para comprender los procesos de desarrollo y los materiales para producción de recursos para consecuente evaluación. La verificación del trabajo ocurrió en el Museo Joaquim Felizardo en Porto Alegre. Los requisitos de proyecto validaron la hipótesis enumerada en respuesta al problema de la investigación. Además de los requisitos de proyecto, se llegó a nuevos instrumentos de ayuda en el proyecto de recursos de accesibilidad, como: metodología para el desarrollo de recursos multimodales táctiles y sonoros e instrumento para evaluación de la experiencia por el usuario a través de escalas de diferencial semántico. <![CDATA[Formação de audiodescritores consultores: inclusão e acessibilidade de ponta a ponta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A audiodescrição (AD) é uma modalidade de tradução que torna acessível a pessoas cegas ou com baixa visão o conteúdo imagético de produtos visuais ou audiovisuais. Contudo, para que essa acessibilidade seja, de fato, garantida é preciso que a qualidade dessas ADs seja assegurada. A presença do audiodescritor consultor, profissional com deficiência visual responsável por conceder feedback especializado, muito pode contribuir nesse sentido. Entretanto, isso só será possível se os consultores tiverem a capacitação e o perfil necessários para o exercício de sua função. Neste estudo, um desdobramento de pesquisa anterior publicada sob o título de Audiodescritor consultor: competências necessárias ao profissional não vidente,1 aliamos as conclusões da referida pesquisa a nossa experiência pessoal em cursos de capacitação no intuito de delinear diretrizes que venham nortear propostas de qualificação de pessoas com deficiência visual para o trabalho com AD. Preconizamos que consultores sejam formados em conjunto com roteiristas e narradores em cursos que aliem teoria e prática e tenham ênfase no trabalho colaborativo. Desse modo, a inclusão e a acessibilidade não estarão restritas apenas ao consumo, mas permearão todo o processo, ou seja, da formação dos profissionais à produção e fruição dos produtos audiodescritos.<hr/>ABSTRACT Audio description (AD) is a form of translation that makes visual or audiovisual products accessible to blind or visually impaired people. However, for such accessibility to be truly guaranteed, the quality of the descriptions must be ensured. The presence of an audio description consultant, the visually impaired professional responsible for providing specialized feedback in the area, can greatly contribute in this regard. Yet, this will only be possible if consultants have the profile and the qualification required to carry out their duties. In this study, an extension of a previous research published under the title of “Audiodescritor consultor: competências necessárias ao profissional não vidente”, we combine the conclusions of the aforementioned research with our personal experience as a trainer in order to outline guidelines for proposals of qualification of visually impaired people to work in the field of AD. We recommend that consultants be formed along with writers and narrators in courses that combine theory and practice and emphasize collaborative work. This way, inclusion and accessibility will not be restricted to consumption, but permeate the whole process, that is, from the training of professionals to the production and enjoyment of audio described products.<hr/>RESUMEN La audiodescripción (AD) es una modalidad de traducción que hace accesibles a personas ciegas o con baja visión productos visuales o audiovisuales. Sin embargo, para que esta accesibilidad sea, de hecho, garantizada es necesario que la calidad de esas descripciones sea asegurada. La presencia del consultor en audiodescripción, profesional con discapacidad visual responsable de conceder feedback especializado, mucho puede contribuir en ese sentido. Sin embargo, esto sólo será posible si los consultores tienen el perfil y la capacitación necesarios para el ejercicio de su función. En este estudio, un desdoblamiento de investigación anterior que se publicó bajo el título de “Audiodescritor consultor: competências necessárias ao profissional não vidente”, complementamos las conclusiones de dicha investigación con nuestra experiencia personal en cursos de capacitación con el fin de delinear directrices que vengan a orientar propuestas de calificación de personas con discapacidad visual para el trabajo con AD. Preconizamos que los consultores sean formados en conjunto con guionistas y narradores en cursos que alian teoría y práctica y tengan énfasis en el trabajo colaborativo. De este modo, la inclusión y la accesibilidad no estarán restringidas sólo al consumo, sino que permearán todo el proceso, es decir, desde la formación de los profesionales a la producción y el disfrute de los productos audiodescriptos. <![CDATA[A audiodescrição dos sentimentos das personagens no filme Um amigo inesperado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300171&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta parte dos resultados do Projeto CAD_TV (PosLA/UECE/BFPFUNCAP), que, por meio de um estudo baseado em corpus, descreveu as estratégias de tradução de roteiros de audiodescrição (AD) de programas exibidos na televisão brasileira. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias discursivas utilizadas no roteiro de AD do filme Um Amigo Inesperado (2006) para recriar os sentimentos das personagens. Para isso, as seguintes etapas foram realizadas: (1) solicitação da gravação do programa junto à emissora; (2) transcrição da AD em software específico; (3) etiquetagem do roteiro de AD; (4) revisão das etiquetas; (5) identificação das recorrências narrativo-discursivas; (6) descrição e análise das recorrências mais significativas; e (7) comparação das estratégias discursivas das inserções de AD com as imagens do filme. Foram consideradas, neste estudo, apenas as etiquetas referentes à classificação das emoções das personagens, no caso, estado emocional, estado mental e expressão facial. De modo geral, a análise evidenciou um paralelismo entre signos visuais da obra e signos verbais do roteiro de AD. No nível gramatical-discursivo, percebeu-se uma tendência à inversão de termos da oração, estratégia que atribuiu destaque às informações relativas aos sentimentos das personagens.<hr/>ABSTRACT This article presents part of the results from CAD_TV (PosLA/ UECE/ BFP-FUNCAP) research project that, through a corpus based study, described the translation strategies in audio description scripts of programs broadcast on Brazilian television. In this perspective, the present work aims to analyse the discursive strategies in the audio description script of the movie After Thomas (2006) in order to recreate the expression of feelings among characters. In this sense, the following steps have been taken: (1) request of the audio described program of the broadcast; (2) transcription of the audio description using a specific software; (3) labelling of the AD script; (4) review of the labels; (5) identification of narrative-discursive recurrence in the scripts; (6) description and analyses of meaningful recurrence; and (7) comparison of the discursive strategies in the AD inserts with their correspondent movie images. In the present study, only the labels related to the classification of characters’ emotions were considered: emotional states, mental states and facial expressions. In general, the study revealed a parallel between visual movie signs and verbal signs in the AD script. In the grammaticaldiscursive level, it was noticed a clear tendency to invert the standard word position in a sentence, highlighting information related to a characters’ feelings.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta parte de los resultados del proyecto CAD_TV (PosLA/ UECE/BFP/FUNCAP) que, por medio de un estudio basado en corpus, describió las estrategias de traducción de guiones de audiodescripción (AD) de programas exhibidos en la televisión brasileña. La presente investigación objetiva analizar las estrategias discursivas utilizadas en el guión de AD de Un amigo inesperado (2006) para recrear los sentimientos de los personajes. Para ello, las siguientes etapas fueron realizadas: (1) grabación del programa junto a la emisora; (2) transcripción de la AD en software específico; (3) etiquetado del guión de AD; (4) revisión de las etiquetas; (5) identificación de las recurrencias narrativo-discursivas; (6) descripción y análisis de las recurrencias más significativas; y (7) comparación de las estrategias discursivas de las inserciones de AD con las imágenes de la película. Han sido consideradas solamente las etiquetas referentes a la clasificación de las emociones de los personajes, estado emocional, estado mental y expresión facial. El análisis ha evidenciado un paralelismo entre signos visuales de la obra y signos verbales del guión de AD. En el nivel gramatical-discursivo, se ha percibido una tendencia a la inversión de términos de la oración, estrategia que ha atribuido destaque a las informaciones relativas a los sentimientos. <![CDATA[A política de educação especial do governo FHC (1995-2003): uma opção pela integração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar a política de Educação Especial do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), de modo a identificar sua contribuição para a construção de um sistema educacional inclusivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias, respectivamente, documentos nacionais e internacionais e produções científicas. A análise dos dados permitiu constatar que o então governo, mesmo tendo atuado na reestruturação do sistema educacional mediante a promoção de amplo conjunto de intervenções no campo legal, preservou o modelo de atuação das administrações anteriores na Educação Especial. Desse modo, mantiveram-se, majoritariamente, a oferta de serviços educacionais apartados às pessoas com deficiência e o investimento em instituições especializadas privadas, prejudicando a inserção de todos os indivíduos no sistema educacional comum.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the Special Education policy from Fernando Henrique Cardoso’s government (1995-2003), in order to identify its contribution to the development of an inclusive educational system. For this purpose, a qualitative research was conducted, focused on analysis of primary and secondary sources, being respectively national and international documents and scientific productions. Through data analysis it was possible to state that although being active in the restructuring of the educational system through the promotion of a wide set of interventions in the legal field, the government then maintained the operation model of previous administrations at Special Education. Thus, the provision of detached educational services to disabled people and investment in specialized private institutions has been mostly retained, hindering the insertion of all individuals in the common educational system.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar la política de Educación Especial del gobierno de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), como una forma de identificar su contribución en la construcción de un sistema educacional inclusivo. Para ello se realizó una pesquisa cualitativa, enfocada en el análisis del contenido de fuentes primarias y secundarias, al igual que documentos nacionales e internacionales así como producciones científicas. El análisis de los datos permitió constatar que dicho gobierno, aún habiendo sido responsable de la reestructuración del sistema educacional mediante la promoción del amplio conjunto de intervenciones en el campo legal, preservó el modelo de actuación de las administraciones anteriores en la Educación Especial. De ese modo se mantuvieron, de forma mayoritaria, la oferta de servicios educacionales apartados a las personas con deficiencia y la inversión en instituciones especializadas privadas, perjudicando la inserción de todos los individuos en el sistema educacional común. <![CDATA[Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo tem como objetivo analisar, no discurso pedagógico acerca da deficiência, as formações discursivas que se produzem a partir do encontro entre formações imaginárias e acontecimento discursivo, conforme formulação de Pêcheux. O corpus foi constituído por materiais produzidos por grupos focais, dos quais participaram docentes de salas de recursos, de salas comuns, técnicos e gestores da educação especial. Compreende o processo discursivo como composto por jogos de sentido regulados cultural e historicamente. Em tais jogos, analisando-se os lugares de onde falam aqueles que descrevem as salas de recursos e o lugar do outro em tais descrições, assim como as circunstâncias em que tal acontecimento discursivo ocorre, são explicitadas relações que evidenciam a heterogeneidade do discurso pedagógico sobre inclusão, o qual oscila entre o autoritário e o polêmico.<hr/>ABSTRACT The article aims to analyze, in the pedagogic discourse about the disability, the discursive formations that are produced from the encounter between imaginary formations and discursive event, as formulated by Pêcheux. The corpus consisted of materials produced by focal groups, which included lecturers from support rooms, common rooms, technicians and special education managers. It understands the discursive process as composed of sense games that are culturally and historically regulated. In such games, analyzing the places where those who describe the resource rooms and the place of the other in such descriptions, as well as the circumstances in which such a discursive event occurs, are analyzed, relations that evidence the heterogeneity of the pedagogical discourse on Inclusion, which oscillates between authoritarian and controversial.<hr/>RESUMEN El artículo pretende analizar, en el discurso pedagógico sobre la discapacidad, las formaciones discursivas que se producen desde el encuentro entre formaciones imaginarias y acontecimiento discursivo, como ha formulado Pêcheux. El corpus consistió en materiales producidos por grupos focales, de que participaron maestros que actúan en salas de recursos multifuncionales, salas comunes, técnicos y gestores de la educación especial. El proceso discursivo consiste en juegos de sentido regulados por la cultura y por la historia. En este tipo de juegos, analizando los lugares en los que hablan son las que describen las salas de recursos y el lugar de otro en tales descripciones, así como las circunstancias en las que ocurre tal acontecimiento discursivo, son explicitadas relaciones que muestran la heterogeneidad del discurso pedagógico en la inclusión, que oscila entre el autoritario y el controvertido. <![CDATA[Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES - 2013 a 2016]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodológicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada.<hr/>ABSTRACT The objective of this article is to know, through a systematic review, the research related to teaching work and Specialized Educational Attendance, between the years of 2013 to 2016. It observed an increase in the number of researches that relate these two elements. However, there was a predominance of studies in the south and southeast regions to the detriment of other regions of the country. It was possible to notice that the studies found on Teaching Work and ESA focused on the following elements: Public Policies, Pedagogical Practice, Teacher Training, Assistive Technologies, Teachers’ Discourse, Teaching Identity, Teaching Well-Being, Evaluation, and Knowledge Production. Among the methodological instruments found, although varying in nomenclature and approach, the use of the interview, present in 30 studies, followed by the documentary analysis in 13, the observation in 15, the documentary analysis in 13, the focus group in 9, the field diary and the conversational dynamics in 1 each.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es conocer, a través de una revisión sistemática, las investigaciones relacionadas con trabajo docente y Atención Educativa Especializada, entre los años de 2013 a 2016. Observó un aumento en el número de investigaciones que relacionan esos 2 elementos. Sin embargo, hubo un predominio de los estudios en la región sur y sudeste en detrimento de las otras regiones del país. Se puede observar que los estudios encontrados sobre Trabajo docente y AEE tuvieron como foco los siguientes elementos: Políticas Públicas, Práctica pedagógica, Formación de profesores, Tecnologías Asistivas, Discurso de los profesores, Identidad docente, Bienestar docente, Evaluación, y Producción del conocimiento. Entre los instrumentos metodológicos encontrados, aunque variando en nomenclatura y enfoque, se percibió prioritariamente el uso de la entrevista, presente en 30 estudios, seguido del análisis documental en 13, la observación en 15, el análisis documental en 13, el grupo focal en 9, el diario de campo y la dinámica conversacional en 1 cada uno. <![CDATA[Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011- 2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais, bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.<hr/>ABSTRACT The present study deals with the educational policies of inclusion in the scope of secondary and higher education, from 2003 to 2014. The research problem consists of knowing the Brazilian response to the international recommendations regarding the inclusion of plots of the young population in high school and higher. The objective is to analyze the influence of the recommendations of the international organisms on the education policies for the Brazilian high and higher education, with a view to include the young people in the processes of schooling and professionalization. For this, we made a historical cut of educational policies for secondary and higher education in the governments of Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011- 2014); we analyzed the main documents with recommendations from international organizations for high school and higher education; and we investigate the influence of the recommendations of the international organisms on these educational policies as well as the response to these recommendations. The methodology used was the bibliographical and documentary research. We adopted as theoretical reference the Critical Theory of the Frankfurt School.<hr/>RESUMEN El presente trabajo aborda las políticas educativas de inclusión en el ámbito de la enseñanza media y superior en el período de 2003 a 2014. El problema de investigación consiste en saber cuál es la respuesta brasileña a las recomendaciones internacionales en relación a la inclusión de parcelas de la población joven en la enseñanza media y superior. El objetivo es analizar la influencia de las recomendaciones de los organismos internacionales sobre las políticas educativas para la enseñanza media y superior brasileños, en la perspectiva de inclusión de los jóvenes en procesos de escolarización y profesionalización. Para ello, realizamos un recorte histórico de las políticas educativas para la enseñanza media y superior en los gobiernos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) y Dilma Rousseff (2011-2014); analizamos los principales documentos con recomendaciones de los organismos internacionales para la enseñanza media y la enseñanza superior; e investigamos la influencia de las recomendaciones de los organismos internacionales sobre estas políticas educativas, así como la respuesta a estas recomendaciones. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica y documental. Adoptamos como referencial teórico la Teoría Crítica de la Escuela de Frankfurt. <![CDATA[Educação permanente em saúde na estratégia saúde da família: reflexões a partir do existencialismo e da educação libertadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto problematiza a educação permanente dos profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir do entendimento de educação permanente de Emerson Elias Merhy, Laura Feuerwerker e Ricardo Ceccim, da concepção filosófica/psicológica existencialista de Jean-Paul Sartre e da teoria educativa libertadora de Paulo Freire. Debate a questão: em que medida a formação em serviço dos profissionais de saúde da ESF possibilita sua viabilização enquanto pessoas críticas, autoras de suas práticas no seu processo de trabalho? Os dados empíricos foram gerados em uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 09 enfermeiras e 17 técnicas de enfermagem de 10 ESF do município de Criciúma, sul do estado de Santa Catarina. A formação oferecida é pontual, com assuntos voltados para atualização ou para facilitar o cumprimento das metas estabelecidas. Existe espaço para discussão, mas como manifestação de dúvidas e trocas de experiências, sem que esteja presente o elemento da reflexão crítica sobre o cotidiano do trabalho realizado. Tampouco é problematizada a lógica empresarial que invade o campo da saúde pública. Esta formação não viabiliza a constituição de pessoas críticas, constituindo-se em uma educação continuada, de características bancárias, e na alienação da liberdade.<hr/>ABSTRACT The present article discusses the continuing education of health professionals of the Family Health Strategy (FHS), based on the understanding of continuing education by Emerson Elias Merhy, Laura Feuerwerker and Ricardo Ceccim, the philosophical/ psychological existentialist conception by Jean-Paul Sartre, and the education for liberation theory by Paulo Freire. The article addresses the following question: to what extent in-service training of the FHS health professionals enables their viability as critical people, authors of their practices in their work process? Empirical data was generated in a qualitative research, through the use of semi-structured interviews with nine nurses and 17 nursing technicians working in 10 FHS located in Criciúma, a city situated in the south of Santa Catarina. The training offered is limited, with issues selected in order to face daily problems or to facilitate the attainment of specific goals. There is room for discussion, but as an expression of doubt and exchange of experiences only, without critical reflection regarding the everyday work. Besides, the business logic that invades the field of public health is not confronted. This training does not accomplish the formation of critical people and seems to characterize a continuing education marked by banking aspects and alienation.<hr/>RESUMEN El texto problematiza la educación permanente de los profesionales de la salud de la Estrategia Salud de la Familia (ESF) a partir del entendimiento de la educación permanente de Emerson Elias Merhy, Laura Feuerwerker y Ricardo Ceccim, de la concepción filosófica/psicológica existencialista de Jean-Paul Sartre y de la teoría educativa liberadora de Paulo Freire. Debate la cuestión: ¿en qué medida la formación en servicio de los profesionales de la salud de la ESF posibilita su viabilización como personas críticas, autoras de sus prácticas en su proceso de trabajo? Los datos empíricos fueron generados en una investigación de abordaje cualitativa, a partir de entrevistas semiestructuradas con 09 enfermeras y 17 técnicas de enfermería de 10 ESF del municipio de Criciúma, sur del estado de Santa Catarina. La formación ofrecida es puntual, con asuntos direccionados para la actualización o para facilitar el cumplimiento de metas establecidas. Existe espacio para discusión, pero como manifestación de dudas y cambios de experiencias, sin que esté presente el elemento de la reflexión crítica sobre lo cotidiano del trabajo realizado. Tampoco es problematizada la lógica empresarial que invade el campo de la salud pública. Esta formación no viabiliza la constitución de personas críticas, constituyéndose en una educación continuada, de características bancarias, y en la alienación de la libertad. <![CDATA[Massive open online courses (MOOCS) no ensino do empreendedorismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432017000300273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo analisa a oferta de cursos na área da educação, no que se refere ao ensino de empreendedorismo com o uso de uma ferramenta de cursos massivos online gratuitos, denominados MOOCs. O objetivo foi verificar como essa prática pedagógica de ensino a distância vem ganhando adeptos em todo o mundo, e mais precisamente no ensino de técnicas e formação associadas ao empreendedorismo. Foi realizado um estudo bibliométrico na principal plataforma agregadora de provedores de MOOC, comparando sua oferta com os demais temas, e também se verificou a plataforma brasileira provedora de MOOCs e sua relação com o tema. Os achados mostraram que o empreendedorismo é um tema muito relevante e crescente nos cursos MOOC, notadamente na principal provedora mundial, COURSERA. Os MOOCs partem do princípio de que o conhecimento deve ser compartilhado livremente para aqueles que queiram aprender, sem a imposição de restrições geográficas, econômicas e demográficas. A referência brasileira, a plataforma e-learning VEDUCA, é uma plataforma recente, muito menor que as demais existentes em países da Europa e nos Estados Unidos, porém com parcerias internacionais e nacionais no desenvolvimento de seus projetos de ensino a distância.<hr/>ABSTRACT This study analyzes the offering of educational courses for teaching entrepreneurship with the use of a tool for free massive open online courses, called MOOCs. The goal was to verify how this pedagogical distance learning practice has gained fans all over the world and, more precisely, the teaching of techniques and training associated with entrepreneurship. A bibliometric study was conducted on the main aggregator platform of MOOC providers, comparing its offering to other subjects, and also checking the Brazilian platform that provides MOOCs and its relation to this topic. The findings showed that entrepreneurship is a very relevant and growing topic in MOOC courses, notably in the world’s leading provider, COURSERA. MOOCs assume that knowledge must be shared freely for those who want to learn without the imposition of geographical, economic and demographic constraints. The Brazilian point of reference, the VEDUCA e-learning platform, is a recent platform, much smaller than the others existing in European countries and the United States, but with international and national partnerships for the development of its distance education projects.<hr/>RESUMEN Este estudio analiza la oferta de cursos de formación dele ámbito empresarial a través de herramientas de cursos masivos online gratuitos, llamados MOOCs. El objetivo era comprobar cómo esta práctica pedagógica de educación a distancia está ganando seguidores en todo el mundo, y más concretamente, en el ámbito de la formación en técnicas educativas orientadas a la enseñanza del espíritu emprendedor. Se llevó a cabo un estudio bibliométrico en la principal plataforma de proveedores de MOOC, comparando su oferta con la de otros ámbitos, y también se analizó la plataforma brasileña proveedora de MOOCs y su relación con este tema. Los resultados mostraron que el espíritu emprendedor es un tema de gran importancia y creciente interés en los cursos MOOC, especialmente en el principal proveedor a nivel mundial, COURSERA. Los MOOCs parten del principio de que el conocimiento debe compartirse libremente para todas las personas que deseen aprender sin la imposición de limitaciones geográficas, económicas y demográficas. La plataforma de referencia en Brasil, la web de e-learning VEDUCA, es una plataforma reciente, mucho más pequeña que las ya existentes en Europa y Estados Unidos, pero que cuenta con asociaciones nacionales e internacionales que favorecen el desarrollo de sus proyectos de enseñanza a distancia.