Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320180001&lang=pt vol. 27 num. 51 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A formação como pedagogia da relação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta a interatividade entre a pedagogia da infância e a pedagogia da formação de professores de educação infantil, focando-se nas perspetivas participativas para formar adultos e educar crianças. Comparam-se os papéis da mediação pedagógica ao nível da formação inicial e da formação em contexto ouvindo os atores centrais - formandos e formadores. Apresenta-se toda a formação como uma pedagogia da relação no âmbito de uma teoria do desenvolvimento humano.<hr/>ABSTRACT This article presents the interactivity between childhood pedagogy and the pedagogy of teacher education, focusing on participatory perspectives as a means to professional development and children’ learning. The roles of pedagogical mediation are compared at the level of initial training and context based professional education through listening to the central actors - trainees and trainers. All the process is presented as a relational pedagogy in the scope of a theory of human development.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta la interactividad entre la pedagogía de la infancia y la pedagogía de la formación de profesores de educación infantil, enfocándose en las perspectivas participativas para formar adultos y educar a niños. Se comparan los papeles de la mediación pedagógica a nivel de la formación inicial y de la formación en contexto oyendo a los actores centrales - formandos y formadores. Se presenta toda la formación como una pedagogía de la relación en el ámbito de una teoría del desarrollo humano. <![CDATA[Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche.<hr/>ABSTRACT The professional training/education of early childhood teachers for working in education and care contexts for children under 3s has been recognized as influential in the qualification of these services. However, the preparation of these professionals has been characterized as insufficient and/or inadequate in the face of the needs associated to the professional profile and functions. This study focuses on the preservice preparation of early childhood teachers for working with toddlers. Specifically, it intends to examine the representativeness and meaning of core pedagogical dimensions in students’ professional learning during practicum. Data from 41 practicum reports were subjected to a deductive analysis, departing from pedagogical dimensions identified in the literature. Results point to six pedagogical dimensions more representative and meaningful according to students’ discourses: experimentation of activities [proposed by the adult], observation of the child and its proximal contexts, organization of space and materials, organization of time, adult-child interaction and involvement of families. Some implications are addressed at the level of training/education processes, with a focus on practicum experiences with very young children.<hr/>RESUMEN La formación profesional de profesores(as) de educación infantil para el trabajo en guarderías ha sido reconocida como influyente en la cualificación de estos servicios, a pesar de que sea designada frecuentemente como insuficiente y/o desajustada a las necesidades asociadas al perfil y respectivas funciones profesionales. El presente estudio se concentra en la formación inicial de profesores(as) de educación infantil, pretendiendo analizar la representatividad y significado asignado a dimensiones pedagógicas en el aprendizaje profesional en el ámbito de un prácticum en guarderías. Datos procedentes de 41 informes de prácticum fueron sometidos a un análisis deductivo, con base en dimensiones de la pedagogía identificadas en la literatura. Los resultados evidenciaron seis dimensiones con mayor representatividad y significado en los relatos de las becarias: actividades de experimentación [propuestas por un adulto], observación del niño y de sus contextos proximales, organización de espacios y materiales, organización del tiempo, interacción adulto-niño y envolvimiento de las familias. Se adelantan algunas implicaciones a nivel de los procesos de formación, con incidencia en la experiencia formativa en un contexto de prácticas en guarderías. <![CDATA[Pedagogo generalista: professor de educação infantil: implicações e desafios da formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola<hr/>ABSTRACT Education has been expanding its formation spectrum in the last 30 years. From the formation of school specialists for the educational system, it turned to the formation of generalist educators, licensed to teach in the first years of elementary school and in education programs for young adults. The change in the qualification requirements for teachers, from high school to higher education, and the national curriculum guidelines for education, with an emphasis on teaching, did not follow the need for deepening the teachers’ formation. This article proposes an analysis of the DCNP, of the teachers’ formation guidelines, and of the general education of the pedagogue graduated in education, in relation to the required professional abilities of the elementary school teacher, defined by the DCNEI. The methodology is based on content analysis of the legal documents that validate teacher education and elementary school education. It was observed that these guidelines, with their multiple functionalities, have not met the expectations pointed by the DCNEI to the qualified exercise of teaching in kindergarten and preschool.<hr/>RESUMEN El curso de Pedagogía, en Brasil, viene ampliando su espectro formativo en los últimos 30 años. De la formación de especialistas para las escuelas y el sistema educativo, se adhirió a la formación del pedagogo generalista y licenciado para el magisterio en los Años iniciales, Educación Infantil y Educación de Jóvenes y Adultos. El cambio de la exigencia de habilitación de profesores de la Enseñanza Media para la Enseñanza Superior y las Directrices Curriculares Nacionales de la Pedagogía (DCNP) con énfasis en la docencia no acompañó necesidades de profundización de formación docente. Este artículo propone analizar las DCNP y las directrices de formación de profesores, y la formación generalista del pedagogo licenciado en Pedagogía, en relación a las capacidades profesionales exigidas del docente de Educación Infantil, definidas por las Directrices Curriculares Nacionales de la Educación Infantil (DCNEI). La metodología se basa en el análisis de contenido de los documentos legales balizadores de la formación docente y de la Educación Infantil. Se observó que estas directrices, con sus múltiples funcionalidades, no han atendido las expectativas que las DCNEI apuntan al ejercicio cualificado de la docencia en guardería y preescolar. <![CDATA[Formação inicial para a docência na educação infantil: indicadores da produção acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados. Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.<hr/>ABSTRACT This text discusses the initial training for teaching in Early Childhood Education, with the objective of analyzing indicators derived from recent academic productions on the subject. Anchored in Bakhtinian theoretical-methodological assumptions, the present study is characterized by a qualitative exploratory approach. For the production of data, a bibliographic survey procedure was chosen in national journals. The systematization of the results consisted of quantitative data and analysis of the statements expressed in the selected articles. This interlocution evidenced the relevance of the personal dimension in the training for the teaching profession, with emphasis on the need for a partnership between undergraduate and undergraduate teachers and for the discussion of the challenges related to teacher recognition and valorization policies, explaining the complexity of the processes of teacher education.<hr/>RESUMEN Este texto discute la formación inicial para la docencia en la Educación Infantil, con el objetivo de analizar indicadores resultantes de producciones académicas recientes sobre la temática. Anclado en supuestos teórico-metodológicos bakhtinianos, el presente estudio se caracteriza por un abordaje cualitativo de carácter exploratorio. Para la producción de datos, se optó por procedimiento de levantamiento bibliográfico en periódicos nacionales. La sistematización de los resultados se constituyó por el cálculo de datos cuantitativos y el análisis de los enunciados expresados en los artículos seleccionados. Esta interlocución evidenció la relevancia de la dimensión personal en la formación para la profesión docente, con destaque para la necesidad de asociación entre docentes de la graduación y los estudiantes y para la discusión de los desafíos vinculados a las políticas de reconocimiento y valorización del profesor, explicitando la complejidad de los procesos de formación docente. <![CDATA[Liderança de um contexto educacional em mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A formação contínua em contextos integrados representou a ação e o objeto da pesquisa em uma investigação-ação em um centro de educação infantil público do município de São Paulo. O programa formativo, pautado na inquirição de práticas, implicou ações supervisoras realizadas pelas lideranças formais (diretora e coordenadora pedagógica), apoiadas pela pesquisadora, adotando como gramática pedagógica a Pedagogia-em- Participação. Um propósito da pesquisa foi identificar as atuações individuais e conjuntas da diretora e da coordenadora pedagógica, o estilo de liderança e o tipo de envolvimento de ambas com a formação. Recorreu-se à análise de conteúdo de depoimentos de treze professoras, da diretora, da coordenadora pedagógica e de três supervisoras escolares a entrevistas. A pesquisa revelou o papel fundamental das lideranças formais na formação, promovendo e apoiando ações interativas num ambiente de aprendizagens. Houve o estabelecimento de uma liderança partilhada pela diretora e coordenadora pedagógica, baseada no alinhamento de princípios, crenças e valores.<hr/>ABSTRACT Continued teacher training in integrated contexts represented the action and the object of research into action-investigation in a public early childhood education centre in São Paulo municipality. The teacher training programme, which consists of an inquiry into practice, centred on actions supervised by a formal leadership (the principal and pedagogical coordinator) with the support of researcher and adopted the Pedagogy in Participation approach. The aim of the research was to identify the individual and collective actions of the principal and pedagogic coordinator, leadership style and the sort of engagement that they both had while training. A content analysis approach of interviews and testimonials of thirteen teachers, the principal, and three school supervisors was carried out. The research highlighted the fundamental role of the formal leadership in terms of the promotion and support of related actions in the learning environment. There was an establishment of shared practices between the principal and the pedagogic coordinators based on the alignment of their mutual principles, beliefs and values.<hr/>RESUMEN La formación continua en contextos integrados representó la acción y el objeto de la búsqueda en una investigación-acción en un centro de educación infantil público del municipio de São Paulo. El programa formativo, pautado en la indagación de prácticas, implicó acciones supervisoras realizadas por los líderes formales (directora y coordinadora pedagógica), apoyadas por la investigadora, adoptando como gramática pedagógica la Pedagogía en Participación. Un propósito del estudio fue identificar las actuaciones individuales y conjuntas de la directora y de la coordinadora pedagógica, el estilo de liderazgo y el tipo de participación de ambas con la formación. Se recurrió al análisis de contenido de testimonios de trece profesoras, de la directora, de la coordinadora pedagógica y de tres supervisoras escolares a entrevistas. La búsqueda reveló el papel fundamental de los líderes formales en la formación, promoviendo y apoyando acciones interactivas en un ambiente de aprendizajes. Se estableció un liderazgo compartido por la directora y coordinadora pedagógica, basada en la alineación de principios, creencias y valores. <![CDATA[Programa Effective Early Learning (EEL): uma abordagem praxeológica e participativa para avaliar e melhorar a qualidade na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT This paper acknowledges the importance of providing high quality early education to young children if positive long term child outcomes and social mobility for the less advantaged are to be achieved. It offers a strategy to improve pedagogical quality in early childhood settings worldwide where quality remains low for many children and sets out an alternative praxeological model of quality assessment and improvement that is democratic, participatory, inclusive and culturally sensitive rather than universalised and metricised. The Effective Early Learning (EEL) quality evaluation and improvement programme embodies this participatory approach and has been successfully implemented across UK, Portugal and the Netherlands, where evidence has shown its impact in enhancing child wellbeing, child involvement and child dispositions to learn through improving the quality of pedagogical processes and the enabling educative context in which these occur.<hr/>RESUMO Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da Aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning - EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem.<hr/>RESUMEN Este artículo reconoce la importancia de proporcionar una educación inicial de alta calidad a los niños pequeños para promover resultados positivos a largo plazo que favorezcan la movilidad social para los menos favorecidos. Ofrece una estrategia para mejorar la calidad pedagógica en ambientes de la primera infancia en todo el mundo, en situaciones en que la calidad permanece baja para muchos niños y establece un modelo praxeológico alternativo de evaluación y mejora de calidad democrático, participativo, inclusivo y culturalmente sensible en lugar de universalizado y pautado en referencias métricas. El programa de evaluación y mejora de la calidad del Aprendizaje Temprano Efectiva (Effective Early Learning - EEL) adopta este enfoque participativo, siendo una aplicación con éxito en el Reino Unido, Portugal y los Países Bajos, con la evidencia de su impacto en la mejora del bienestar de los niños, participación infantil y disposiciones infantiles para aprender a través de la mejora de la calidad de los procesos pedagógicos y de la promoción de un contexto educativo propicio en el que estos ocurren. <![CDATA[Prática, biografia e construções teóricas em educação infantil: um currículo brincante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo argumenta sobre o entretecimento num contexto de Educação Infantil entre práxis, biografia, pesquisa e construção teórica. Abordando a brincadeira como mediação e experiência em Educação Infantil, o texto faz com que esses entretecimentos ofereçam pautas reflexivas sobre o que denominamos de um currículo brincante. Nessa itinerância biográfica, teórica e heurística, a argumentação engendrada vai explicitando como a brincadeira no currículo da educação de crianças qualifica de maneira significativa esta educação, ampliando suas ressonâncias para a formação da infância, como uma condição própria dessa fase de desenvolvimento. É com esse conjunto de argumentos que o artigo explicita conclusivamente sobre a necessidade de se pensar e praticar currículos “brincantes” em Educação Infantil.<hr/>ABSTRACT This article argues about interconnectedness among praxis, biography, research and theoretical construction in the context of Early Childhood Education. By approaching play as mediation and experience in Early Childhood Education, the article makes this interconnectedness offer reflexive guidelines about what we call a playful curriculum. In this biographical, theoretical and heuristic route, the engendered argumentation explain show play in children’s education significantly qualifies this education, broadening its resonance to make childhood a condition typical of this development phase. With this set of arguments, the article conclusively explains about the need for thinking/practicing playful curricula in Early Childhood Education.<hr/>RESUMEN El presente artículo argumenta sobre el entrelazamiento en un contexto de Educación Infantil entre praxis, biografía, investigación y construcción teórica. Enfocando el juego como mediación y experiencia en Educación Infantil, el texto hace que esos entrelazamientos ofrezcan pautas reflexivas sobre lo que denominamos de un currículo basado en juegos. En este camino biográfico, teórico y heurístico, la argumentación proyectada va aclarando como el juego en el currículo de la educación de niños califica de manera expresiva esta educación, resonando para la formación de la niñez como una condición propia de esta etapa del desarrollo. Es con ese conjunto de argumentos que el artículo aclara conclusivamente sobre la necesidad de pensar y practicar currículos basados en juegos en la Educación Infantil. <![CDATA[Os fazeres de bebês e suas professoras na organização pedagógica centrada na criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo busca captar o ponto de vista de bebês sobre a organização das práticas educativas, explorando suas possibilidades expressivas não verbais, em situações cotidianas da Educação Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras, seis Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 31 crianças de ambos os sexos, com idades entre 08 e 16 meses, integrantes de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade do Recife-PE. Foram realizadas 38 sessões de filmagem durante três meses. Os dados foram produzidos por meio da análise microgenética, em que cada sessão foi observada atentamente a fim de serem recortados e descritos episódios interacionais. Olhar para o bebê no contexto da Educação Infantil e ouvi-lo em seus interesses viabilizou a captura e a compreensão de seu ponto de vista como elemento que balizou a construção de um trabalho pedagógico a partir das competências sociocomunicativas que seu comportamento interativo pôde desvelar em parceria com suas professoras.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study is to understand children’s perspective on the planning of educational practices, exploring their expressive nonverbal communication, in everyday situations in the context of the Early Childhood Education (ECE). The participants of this study were: two teachers, six teacher assistants, and 31 children of both sexes, aged 8-16 months, members of two municipal centers for ECE, in Recife, PE, Brazil. During three months, 38 filming sessions were recorded. A microgenetic analysis was conducted to generate the data. All sessions were carefully analyzed in order to be cut out and described in interactive episodes. Looking at the children’s perspective in the context of ECE and understanding their point of view, led us to the development of a pedagogical work based on the socio-communicative competence that their interactive behavior could unveil along with their teachers.<hr/>RESUMEN Este estudio busca captar el punto de vista de los bebés en la organización de las prácticas educativas, explorando sus posibilidades expresivas no verbales en situaciones cotidianas de la Educación Infantil. En la investigación participaron dos profesoras, seis auxiliares de desarrollo infantil y 31 niños de ambos sexos, con edades entre 08 y 16 meses, integrantes de dos Centros Municipales de Educación Infantil de la ciudad de Recife, PE, Brasil. Los datos fueron recogidos por medio del análisis microgenético, en que cada sesión fue observada atentamente a fin de ser recortados y descritos episodios interactivos. Se realizaron 38 sesiones de filmación durante tres meses. Mirar al bebé en el contexto de la Educación Infantil y oírlo en sus intereses posibilitó la captura y la comprensión de su punto de vista como elemento que permite el desarrollo de un trabajo pedagógico a partir de las competencias sociocomunicativas que el comportamiento interactivo del bebé pudo manifestar en compañía de sus profesoras. <![CDATA[Formação em redes de composições curriculares com crianças: encontros filosóficos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetiva dar visibilidade às conversas com as crianças e ampliar sentidos de currículo e formação de professores(as) na Educação Infantil, motivados pela intenção de valorizar suas experiências e desejos no presente. Utiliza a pesquisa com o cotidiano por compreender a potencialidade de seus aspectos formativos para os sujeitos das escolas e das universidades na ampliação de saberes e fazeres promovida em sua relação colaborativa de autoridade partilhada. A pesquisa foi realizada no contexto das aulas de Filosofia em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Cariacica-ES, com crianças entre quatro e cincos anos de idade. Diferentemente do que buscam as orientações do governo atual, ao propor uniformizar uma orientação comum curricular, as redes de conhecimentos, experiências, linguagens, afecções, saberes, fazeres da escola e da vida inventadas no cotidiano escolar, em atenção aos seus sujeitos, são importante estratégia para a renovação dos currículos e dos processos de formação de professores(as) nos seus espaços-tempos de produção cotidiana.<hr/>ABSTRACT The work aims at giving visibility to conversations with children and to broaden the senses of curriculum and teacher’s training in Early Childhood Education, motivated by the intention to value their experiences and desires in the present. It uses, as a theoretical and methodological contribution, the research with the everyday, due to understanding the potential of its formative aspects for the subjects of schools and universities in the expansion of knowledge and actions promoted in their shared authority relationship. The research was carried out in the context of philosophy classes of a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in Cariacica/ES with children between 4 and 5 years old. Different from what the current government’s guidelines seek by standardizing on a common curricular orientation, the networks of knowledge, experiences, languages, affection, knowledge, school and life, made up in the school daily life, in attention to their subjects, those are important strategies for the renewal of resume and teacher training processes in their space-time of daily production.<hr/>RESUMEN Objetiva dar visibilidad a las conversaciones con los niños y ampliar sentidos de currículo y formación de profesores en la Educación Infantil, motivados por la intención de valorar sus experiencias y deseos en el presente. Utiliza, como aporte teóricometodológico, la investigación con lo cotidiano, por comprender la potencialidad de sus aspectos formativos para los sujetos de las escuelas y de las universidades en la ampliación de saberes y hacer promovida en su relación de autoridad compartida. La investigación fue realizada en el contexto de las clases de filosofía en un Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) en Cariacica/ES con niños entre 4 y 5 años de edad. A diferencia de lo que busca las orientaciones del gobierno actual al proponer uniformizar una orientación común curricular, las redes de conocimientos, experiencias, lenguajes, afecciones, saberes, hacer de la escuela y de la vida inventadas en el cotidiano escolar, en atención a sus sujetos, son una importante estrategia para la renovación de los currículos y de los procesos de formación de profesores en sus espacios de producción cotidiana. <![CDATA[Pesquisas com crianças em contextos da Amazônia: o locus e temáticas dos estudos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.<hr/>ABSTRACT The objective of this paper is to present the research with children in the scope of the Post-graduation Program in Education of Pará State University- UEPA (PPGEDUEPA). The analyzed productions, from 2007 to 2015, are related to children who are the subjects of the researches. The question investigated is: Which loci, methodological strategies and main themes have been analyzed in the researches with children carried out by the master students of PPGED-UEPA in the Amazonian context? It consists of a research of bibliographic and documental type, and a state of knowledge. In the data analysis, thematic categories were constructed. The main theoretic references are: Oliveira &amp; Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer &amp; Santos (2011). Among the themes are: playful experiences with toys and games, the children’s knowledge and words about childhood and school, and social representations on day care and school.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es presentar la investigación con niños en el ámbito del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad del Estado de Pará - UEPA. Las producciones analizadas, en el período de 2007 a 2015, son con los niños, considerando ser los mismos sujetos de las investigaciones. La cuestión investigada es: ¿qué locus, estrategias metodológicas y principales temáticas están siendo analizadas en las investigaciones con niños realizados por los mestrandos del PPGED-UEPA en el contexto amazónico? Consiste en una investigación bibliográfica, documental y un estado de conocimiento. En el análisis de los datos se construyeron categorías temáticas. Los principales referenciales teóricos son: Oliveira y Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer y Santos (2011). Entre las temáticas destacan: las vivencias lúdicas por medio de juegos y bromas, saberes y palabras de los niños sobre infancia y escuela y representaciones sociales sobre la guardería y la escuela. <![CDATA[Justiça na escola: conflitos escolares na infância através da educação intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem por objetivo pensar, através das lentes da interculturalidade crítica, as potencialidades dos conflitos que são inerentes ao cotidiano escolar na infância. Em diálogo com Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre outros autores, apostamos na educação intercultural crítica como possibilidade de investigar os conflitos escolares nas perspectivas da justiça restaurativa e da escola justa (SCHILLING, 2014), em contraposição ao processo de judicialização desses conflitos, o que vem sendo amplamente realizado na educação básica brasileira. O artigo traz ainda um esforço teórico de compreender os conflitos que nascem no chão da escola através de uma prática pedagógica denominada “caixa de recados”, utilizada como mecanismo de administração e transformação dos conflitos em momentos de aprendizagens.<hr/>ABSTRACT This paper focuses on reflecting about potential conflicts that are present in the school routine in childhood, by the eyes of critical interculturalism. According to Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), and other authors, we believe in critical intercultural education as a way of investigating school conflicts through the perspective of restorative justice and fair school (SCHILLING, 2014), in opposition to the judicialization of these conflicts, what has been done in Brazilian basic schools. The paper brings on theoretical understanding about the conflicts that come up inside schools, through a pedagogical practice called “message box”, which is used to manage and transform conflicts into learning moments.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es pensar, por medio de las lentes de la interculturalidad crítica, las potencialidades de los conflictos que son inseparables del cotidiano escolar en la infancia. En dialogo con Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre otros autores, apostamos en la educación intercultural crítica como posibilidad de investigar los conflictos escolares en las perspectivas de justicia restaurativa y de escuela justa (SCHILLING, 2014), en contraposición al proceso de judicialización de estos conflictos que están cada vez más aplicados en la educación brasileña. Además, el artículo propone un esfuerzo teórico de comprender los conflictos propios de la escuela por medio de una práctica pedagógica denominada “buzón de mensajes”, utilizada como mecanismo de administración y transformación de los conflictos en momentos de aprendizajes. <![CDATA[Tecituras entre educação e saúde: processos de escolarização da juventude soteropolitana com doenças falciformes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir do entrecruzamento entre educação e saúde, desenvolveu-se este estudo, de caráter multidisciplinar, objetivando levantar as pesquisas realizadas no estado da Bahia sobre doenças crônicas, destacadamente as Doenças Falciformes, além de traçar o perfil de escolarização de jovens soteropolitanos com a patologia, e, finalmente, descrever suas percepções e expectativas escolares. Para tanto, metodologicamente, o presente texto resulta de uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa, dos tipos exploratória e descritiva. Para o alcance dos objetivos elencados, foram utilizados protocolos de pesquisa documental e formulários para a colheita de informações e depoimentos. Estes últimos foram aplicados a professores, na fase exploratória da pesquisa, e aos jovens com doenças falciformes, cadastrados no ambulatório multirreferencial da Avenida Carlos Gomes, em Salvador. Os resultados do levantamento bibliográfico-documental sublinham a necessidade de pesquisas que dialoguem entre as áreas abordadas, dada a relevância socioacadêmica do estudo, em um cenário de escassa produção científica. As informações dos formulários apontam para o (des)conhecimento dos professores sobre a patologia, para as diferenças no que tange à postura pedagógica e para a esperança dos jovens quanto às possibilidades do fazer docente numa perspectiva que contemple a diversidade.<hr/>ABSTRACT From the intersection between education and health, developed the study of multidisciplinary, aiming to raise the research conducted in the state of Bahia on chronic diseases, notably the Falciform Diseases; in addition to showing the youth education profile the “soteropolitanos” with pathology; finally, to describe their perceptions and scholastic expectations. Therefore, methodologically, this text, results from a survey of qualitative and quantitative natures, of exploratory and descriptive types. To achieve the objectives listed, documentary research protocols and forms for collecting information and reports were used. The latter were applied to teachers, as in the exploratory phase of the research, and young people with sickle cell disease, registered in multi referential clinic Avenue Carlos Gomes. The results of the bibliographic and documentary survey highlight the need for research that communicate between the areas addressed, given the socioacademic relevant to the study, in a scarce scientific production scenario. The information formed points to the (lack of) knowledge from the teacher, as to the pathology, the differences regarding the pedagogical approach, and the hope of the young people about the possibilities of making teaching a perspective that contemplates diversity.<hr/>RESUMEN Desde la intersección entre la educación y la salud, desarrolló el estudio multidisciplinar con el objetivo de aumentar las investigaciones en el estado de Bahía de las enfermedades crónicas, en particular la anemia de células falciformes; además de mostrar a los soteropolitanos el perfil de educación de los jóvenes con patología; Por último, describir sus percepciones y expectativas escolares. Por lo tanto, metodológicamente, este texto, el resultado de un estudio de naturaleza cualitativa y cuantitativa, de tipo exploratorio y descriptivo. Para lograr los objetivos mencionados, los protocolos de investigación documental y formularios para la recogida de información y se utilizaron informes. Este último se aplicaron a los maestros, en la fase exploratoria de la investigación, y los jóvenes con anemia de células falciformes, registrados en la clínica multirreferencial Avenida Carlos Gomes. Los resultados de la encuesta bibliográfica y documental ponen de relieve la necesidad de una investigación que se comunican entre las áreas tratadas, dada la relevancia socioacadêmica del estudio, en un escenario de producción científica escasa. Los formularios de información apuntan a la falta de conocimiento del maestro de la patología, las diferencias en cuanto a la concepción pedagógica y la esperanza del jóvenes acerca de las posibilidades de hacer la enseñanza de una perspectiva que contemple la diversidad. <![CDATA[A audiodescrição e a mediação teatral: a palavra e o jogo dialogando com a cena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo aborda a audiodescrição como tradução intersemiótica, interpretando-a, a partir das proposições bakhtinianas, como um posicionamento responsivo, gerador de uma contrapalavra que ocupa o entrelugar dos enunciados das obras traduzidas, sobretudo o teatro, orientando-se pela perspectiva de que a atividade espectatorial das pessoas com deficiência visual possa provocar contraimagens como (trans)figurações singulares daquilo que foi apreciado. Essa abordagem pelo viés da responsividade nos remete ao caráter mediador da audiodescrição na teia semiótica de atribuição de sentidos que nos permite uma iniciativa teórico-prática de articulação da audiodescrição com a mediação teatral, a partir do jogo improvisacional. Esse enfoque é assumido pela pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), a qual investigou o processo de acessibilidade do espetáculo “De Janelas e Luas”, tendo como referência o monólogo protagonizado por Mayra Montenegro, cuja apresentação acessível se deu em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, situada na cidade de Natal-RN. Nos limites deste artigo, será ressaltada essa convergência entre a audiodescrição e a mediação teatral, assumindo como perspectiva a consideração do horizonte ético e estético da formação do espectador a partir do encontro, provocado pela cena teatral, entre jovens com e sem deficiência visual.<hr/>ABSTRACT The present article approaches audio description as intersemiotic translation, interpreting it, from bakhtinian propositions, as a responsive standing, originator of a counterword that occupies the inbetween of the translated pieces’ sayings, above all, the theatre, guiding itself through the perspective that the spectatorial activity from the visually impaired may provoke counterimages as singular (trans)figurations from that which was witnessed. This approach through the bias of responsivity reminisce us to the mediator character of audio description in the semiotic web of senses attribution that allows us a theoretical-practical initiative of audio description articulation with the theatrical mediation, from the improvisational play. This focus is assumed by the research, that investigated the accessibility process of “De Janelas e Luas”, accomplished in the Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), bearing as reference the monologue performed by Mayra Montenegro, whose accessible presentation was presented to a 2nd grade state high school class, situated in the city of Natal-RN. This convergence between the audio description and the theatrical mediation assumes as perspective, the consideration of the ethical and aesthetic horizon from the spectator’s formation since the encounter, provoked by the theatrical scene, between young visually impaired and not visually impaired.<hr/>RESUMEN El presente artículo aborda la audiodescripción como traducción intersemiótica, interpretándola, a partir de las proposiciones bakhtinianas, como un posicionamiento responsivo, generador de una contrapalabra que ocupa el entrelugar de los enunciados de las obras traducidas, orientándose por la perspectiva de que la actividad espectatorial de las personas con discapacidad visual puede provocar contra-imágenes como (trans)figuraciones individuales de lo que se ha apreciado. Este abordaje orientado por la responsividad nos remite al carácter mediador de la audiodescripción en la red semiótica de atribución de sentidos que nos permite una iniciativa teórico-práctica de articulación de la audiodescripción con la mediación teatral, a partir del juego improvisacional. Este enfoque es asumido por el estúdio, que investigó el proceso de acesibilidad del espectáculo “De Janelas e Luas”, realizado en Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/ UFRN), teniendo como referencia lo monólogo cuya presentación accesible se dio en una clase 2º año la Enseñanza Media, situada en la ciudad de Natal-RN. En los límites de este artículo, se resalta esa convergencia entre la audiodescripción y la mediación teatral, asumiendo como perspectiva la consideración del horizonte ético y estético de la formación del espectador a partir del encuentro, provocado por la escena teatral, entre jóvenes con y sin discapacidad visual. <![CDATA[Modernidade pedagógica, transmissão da herança cultural e produção da identidade nacional: a emergência da educação para o patrimônio na reforma do ensino secundário em Portugal (1894-1895)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto analisa como a mais sistemática e informada reforma do ensino secundário no século XIX em Portugal, datada de 1894-1895, configura os valores preponderantes para reconhecer a herança cultural do país e dessa forma inscrever duradouramente no currículo da educação pública a questão do patrimônio como fator estruturante da consolidação do Estado-nação. A reforma que leva o nome do principal político, pedagogo e investigador que nela participa, Jaime Moniz, atualiza o sistema português de ensino de acordo com as experiências internacionais, marcando um momento fundador da educação comparada e o ponto de adesão a uma pedagogia de âmbito universal. Tal como nas experiências pedagógicas de outros países, o alcance da instrução secundária joga-se, então, na formação de uma classe média com um conhecimento geral que serve de âncora para os estudos superiores e constitui o ponto comum da mentalidade nacional, da formação do espírito público e da união moral da nação.<hr/>ABSTRACT The text analyzes how the most systematic and informed reform of secondary education in the nineteenth century in Portugal, dating from 1894-1895, sets the prevailing values for recognizing the country’s cultural heritage and hence inscribe permanently in the curriculum of public education the heritage as a structuring factor in the consolidation of the nation-state. The reform that bears the name of the leading politician, educator and researcher who participated in it, Jaime Moniz, updates the Portuguese system of education in accordance with international experiences, marking a founding moment of comparative education and the adherence to a universal pedagogy. As in the pedagogical experiences of other countries, the success of secondary education is the formation of a middle class with a general knowledge that serves as an anchor for higher studies and constitutes the common ground for the national mind-set, the formation of the civic spirit and the moral union of the nation.<hr/>RESUMEN El texto analiza como la reforma más sistemática e informada de la educación secundaria en el siglo XIX en Portugal, con fecha de 1894 a 1895, establece los valores fundamentales para reconocer el patrimonio cultural del país y por lo tanto inscribir de manera duradera en el currículo de la educación pública la cuestión de la herencia como factor estructurante de la consolidación del Estado-nación. La reforma que lleva el nombre del principal político, educador e investigador que participa en ella, Jaime Moniz, actualiza el sistema educativo portugués de acuerdo con la experiencia internacional, marcando un momento fundador de la educación comparada y el punto de adhesión a una pedagogía de ámbito universal. Al igual que en las experiencias pedagógicas de otros países, el alcance de la instrucción secundaria se juega entonces en la formación de una clase media con un conocimiento general que sirve de ancla para los estudios superiores y constituye el punto común de la mentalidad nacional, del espíritu público y de la unión moral de la nación. <![CDATA[Participação popular, poder e formação da cidadania: um estudo político-pedagógico do orçamento participativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000100251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa a relação entre participação popular, poder e cidadania a partir de estudo sobre o orçamento participativo no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O argumento central é que a participação na definição de projetos e prioridades é uma prática social privilegiada de formação da cidadania. O estudo está baseado numa metodologia participativa, tendo como princípio o diálogo com os diversos setores envolvidos. Como conclusão, aponta-se o potencial político-pedagógico do orçamento participativo através da leitura coletiva da realidade, e a importância de espaços públicos de discussão para a reconstrução de relações de poder.<hr/>ABSTRACT The article analyses the relationship between popular participation, power and citizenship, based on studies on participatory budgeting in the state of Rio Grande do Sul (Brasil). The central argument is that participation in the definition of projects and priorities is a privileged social practice for citizenship education. The study is based on a participatory methodology which has as leading principle the dialogue with the different stakeholders. As conclusion the article highlights the political-pedagogical potential of the collective reading of reality, as well as the importance of public discussion spaces for the reconstruction of power relations.<hr/>RESUMEN El artículo analiza la relación entre participación popular, poder y ciudadanía, desde el presupuesto participativo en el estado de Rio Grande do Sul (Brasil). El argumento central es que la participación en la definición de proyectos y prioridades es una práctica social privilegiada de educación ciudadana. El estudio tiene por base una metodología participativa cuyo principio orientador es el diálogo con los diferentes participantes. La conclusión apunta para el potencial político-pedagógico de la lectura colectiva de la realidad, bien como la importancia de espacios públicos para la reconstrucción de relaciones de poder.